Cidades

Sesc RN encerra Semana do Comerciário com tradicional corrida de rua

Começou no último sábado (24/04), com diversas atividades na praça do relógio, no bairro Alecrim, em Natal, e terminou no Dia do Trabalhador (01/05), com a 6ª Corrida do Comerciário, também na capital potiguar. Foi assim a Semana do Comerciário, idealizada pelo Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), para homenagear os trabalhadores no dia deles. Também foram realizadas atividades em Mossoró e Caicó durante a semana, atraindo milhares de potiguares.

A Corrida do Comerciário, uma das mais tradicionais corridas de rua de Natal, reuniu 1.600 corredores – além dos que correram na chamada “pipoca” – para disputar os percursos de 5 e 10 km e a corrida infantil. “De um universo de 1.600, 800 foram comerciários. Isso atesta que estamos cumprindo nossa função de atender o nosso público alvo”, comentou a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral.

A largada da corrida infantil aconteceu às 16h, e os adultos iniciaram o percurso às 16h50. Uma multidão se reuniu em frente ao Complexo Cultural de Natal, na avenida Itapetinga, para praticar atividade física.

Este ano, a corrida teve como tema a sustentabilidade: kits dos atletas, distribuição de mudas para plantio, painéis com mensagens relativas à preservação ambiental e camisetas temáticas jogaram luz sobre a questão. O evento faz parte da campanha Move Brasil, que assumiu um compromisso com a sociedade de promover eventos para estimular a prática da atividade física, diminuindo assim os índices de sedentarismo no Brasil até 2016.

Os três primeiros lugares levaram para casa troféus e medalhas, e todos os participantes receberam medalhas. Além disso, com o apoio do Café Santa Clara, da Telepesquisa e da Miranda Computação – cujo representante, Afrânio Miranda, levou troféu de empresa que mais reuniu atletas para a corrida -, foram sorteados cestas, uma mochila de notebook, um mini sistem e um tablet. A Tribuna do Norte também foi parceira do evento por mais um ano.

A lista com o resultado completo da 6ª Corrida do Comerciário estará disponível no site www.sescrn.com.br após 48 horas da competição. No entanto, os primeiros lugares já foram divulgados:

5 KM

PNE

PABLO GUSTAVO FERREIRA

COMERCIÁRIO FEMININO

1) LUCINEIDE FERREIRA DAS CHAGAS
2) TELMA LUCIA DA SILVA
3) ERICA MELO DA SILVA

COMERCIÁRIO MASCULINO

1) PAULO SERGIO DOS SANTOS SILVA
2) FRANCISCO JANILSON DE ALMEIDA

3) FRANCISCO FELIX DE SOUZA FERREIRA

COMUNIDADE FEMININO

1) LUDYENE CLEICE SIQUEIRA NASCIMENTO

2) DANIELLA CERVEIRA DE FARIA

3) ELISANGELA MARIA DA CRUZ

COMUNIDADE MASCULINO

1) JOSIVAN DOS SANTOS CARVALHO

2) THALLES DA SILVA FELIPE

3) RAFAEL WANDERLEY NASCIMENTO

10 KM

COMERCIÁRIO FEMININO

1) MARIA NAZARÉ DA SILVA

2) MARIA PIEDADE DA COSTA

3) MARIA SONIA DE MEDEIROS COSTA

COMERCIÁRIO MASCULINO

1) JOSÉ PEREIRA DA SILVA

2) WILTON DA SILVA CAMBOIM

3) ALEXANDRE DANTAS FERREIRA

COMUNIDADE FEMININO

1) EUGÊNIA MARIA DANTAS

2) IVONETE MARROQUE EMILIANO

3) MARIA REJANE CAVALCANTE DE OLIVEIRA

COMUNIDADE MASCULINO

1) MARCIEL MIRANDA DE A. SILVA

2) JOSENILDO JANUÁRIO DA SILVA

3) PRISCILIANO RIBEIRO DA SILVA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

MEC diz que vai recorrer de decisão que prorroga prazo de inscrição no Fies

O juiz federal Raphael Cazelli de Almeida Carvalho acatou, ontem, uma ação civil pública movida pela Defensoria Pública da União e determinou que a União e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorroguem o prazo de inscrição por tempo indeterminado para os alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez.

O prazo para a adesão ao Fies terminou no último dia 30. O magistrado determinou, ainda, multa diária de R$ 20 mil caso o governo não cumpra a prorrogação do prazo. A medida vale até nova decisão da Justiça.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria do MEC informou que o ministério ainda não foi notificado e, tão logo o seja, irá recorrer da decisão por meio da Advocacia-Geral da União (AGU).

IG

Opinião dos leitores

  1. eles tiram o site do ar, minguem consegue nada, quando e prorrogado para ver se algum aluno consegue algum financiamento, eles entra na justiça, por que sera?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

EXCELENTE: Viva Costeira retorna em maio

Viva

 

O Projeto Viva Costeira está prestes a voltar, com formato ampliado e mais opções de entretenimento, esporte e lazer. A previsão é para este mês de Maio, mantendo a regularidade dominical e com novo horário, das 14h às 22h.

“O Viva Costeira tem a aprovação da população e une a beleza única da Via Costeira com uma estrutura ideal para a prática esportiva e o lazer das famílias. Nosso governo está reformulando para torná-lo ainda melhor para natalenses e turistas”, ressaltou o governador Robinson Faria.

Entre as melhorias apresentadas com este novo formato, estão a nova identidade visual do projeto e nova logomarca, ampliação do horário com o dobro do tempo, afixação de pórticos no início e no fim do percurso de 2,5 km de extensão.

O projeto prevê ainda novos espaços, como o Espaço Kids (animado por recreadores), Espaço Cultural (com apresentação de artistas locais em palco montado), e Espaço Pôr-do-Sol (para contemplação e apresentações musicais no fim da tarde).

Outras melhorias dizem respeito a parcerias firmadas com instituições privadas de saúde e academias, para prestação de serviços de aferição de pressão arterial, taxa de glicose, índice de gordura, etc., além de exercícios funcionais e de preparação física.

 

Está previsto a locação de bicicletas e skates, além de armários para guardar apetrechos. Será montado ainda um mini-mirante (estrutura removível) para contemplação. E, ao longo do percurso, serão instaladas duchas temporizadas para aliviar o calor e ajudar na hidratação.

 

VIVA COSTEIRA – O ‘Viva’ foi criado em abril de 2013. Desde então são mais de 60 edições buscando o bem estar da população a partir da interdição de uma das faixas da Via Costeira, sempre aos domingos, a partir da rotatória do Centro de Convenções até o Hotel Pestana.

 

Opinião dos leitores

  1. Excelente iniciativa, tardes de domingo já tinha a cultura de caminhar com meus filhos na via costeira, com a volta, irei retornar uma prática que muito nos satisfazia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

NÃO É POR AI: Paulinho da Força Sindical chama Dilma de “desgraçada”

O presidente da Força Sindical, do Partido Solidariedade e Deputado Federal, Paulinho, não poupou a presidente Dilma Rousseff com críticas ao seu governo durante ato promovido pela Força Sindical em São Paulo neste 1º de maio.

Diante de grande plateia, “Paulinho da Força” chamou Dilma de “desgraçada”, “covarde” e não poupou críticas à sua gestão.

Não sou advogado da Presidente e nem desejo, mas o deputado Paulinho antes de faltar com respeito com a maior autoridade do país, e uma mulher, poderia antes fazer uma autocritica, Paulinho responde ações de várias naturezas e já se envolveu em várias situações constrangedoras que não tem moral para conduzir um evento desta forma.

 

Opinião dos leitores

  1. Disse a verdade. E como sempre os robôs alienados do pt entram em ação pra defender sua queridinha.

  2. Muito pior foi o que ela fez com os Brasileiros, tô concordando com o Deputado, essa mulher é ruim e mentirosa, coisa que não cabe a um presidente de uma nação.

  3. Infelizmente esse é o nível da crítica contra Dilma, Lula e o PT/aliados. O Paulinho vomitou o que anda nas cabeças e corações dos principais "líderes" da oposição, que inclui as quatro maiores famílias dona dos meios de comunicação de massas do país (Marinho, Mesquita, Frias e Civita); os herdeiros dos Coronéis do Leite de Minas Gerais, os herdeiros dos Barões do Café de São Paulo, a elite do Paraná, os oligopólios do petróleo internacional (Chevron, esso, texaco, etc), e outros tipo LOBÃO, SHEREZZADE, SILAS MALAFAIA, MARCOS FELICIANO, RONALDINHO FENÔMENO, LUCIANO HULK. Além dos donos de "ongs" financiados por norteamericanos e governos Tucanos, para fazer movimentos e divulgar ataques diários com mentiras e manipulações das verdades.
    Paulinho mostrou muito mais, quem ele é. E isso mostra que quem anda com ele está bebendo da mesma taça de veneno chamada FANATISMO. Ódio é o seu sentimento por ter perdido a oportunidade de ser talvez Ministro. Quem sabe…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

A Guerra de Renan contra Dilma

 

Por Josias de Souza

Renan Calheiros pertence a uma linhagem especial de políticos cuja primeira característica é considerar que todos são culpados pelas crises, exceto ele. Autoconvertido em aliado tóxico do governo, o presidente do Senado atribui a Dilma Rousseff suas desavenças com o Palácio do Planalto. Ele acusa a chefe do Executivo de envolvê-lo num enredo de intrigas. Em reação, tornou-se um truculento guerrilheiro legislativo.

Dilma reacendeu o pavio de Renan ao trocar o comando do Ministério do Turismo. Chefiava a pasta Vinicius Lages, afilhado político do senador. Entrou no lugar dele o ex-deputado Henrique Eduardo Alves, preferido do vice-presidente Michel Temer e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Renan se diz incomodado com a falta de método de Dilma, não com a perda do ministério.

Em privado, Renan conta que, antes de exonerar Vinicius, Dilma chamou o ministro para uma conversa em seu gabinete. Elogiou-lhe o desempenho e informou que não cogitava desalojá-lo da pasta do Turismo. Fez isso por opção, não por pressão. “Eu não pedi nada”, diz Renan. A segunda característica do senador é o desprendimento. Munido de autocritérios, ele se considera um altruísta. É como se os cargos lhe caíssem no colo sem que ele os reivindicasse.

O problema é que Dilma já havia prometido o Ministério do Turismo a Henrique Alves, que passou a cobrar o compromisso depois que seu nome foi excluído do rol de suspeitos da Lava jato. Espremida, a presidente chamou Renan para uma conversa. Lero vai, lero vem intrigou-o com o vice-presidente.

Dilma dissera a Temer que mantinha Henrique Alves no freezer porque Renan guerreava pela permanência do afilhado político Vinicius Lages. Na conversa com Renan, alegou o oposto. Era Temer quem pegava em lanças pelo amigo Henrique. A presidente perguntou a Renan como deveria proceder para dissolver o impasse. O senador aconselhou-a a acionar a barriga.

Nessa versão, Dilma deveria acomodar Henrique Alves numa vice-presidência do Banco do Brasil. Coisa temporária. Duraria de 60 a 90 dias. Tempo suficiente para dissolver o impasse. A presidente refugou a sugestão de Renan. Alegou que Temer lhe dissera que ficaria desmoralizado se a troca de guarda do Turismo não fosse efetivada. Contou que Temer lhe exibira seis e-mails que recebera de Henrique Alves cobrando sua nomeação.

Submetido à intriga, Renan passou a enxergar inimigos em cada sala do Planalto, inclusive na de Dilma e na de Temer. Sua irritação aumentou na proporção direta do esforço empreendido pela presidente e seu vice para adulá-lo. O Planalto ofereceu cargos de consolação para Vininicus Lages. Renan preferiu alojá-lo no gabinete da Presidência do Senado.

Súbito começaram a gotejar no Diário Oficial da União nomeações de apaniguados de Renan. Um amanheceu presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Outro acordou diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Tudo isso num instante em que o presidente do Senado posava para os holofotes enrolado na bandeira da redução do número de ministérios e de cargos de confiança, nomeados sem concurso.

Renan explodiu à sua maneira. Intensificou as mordidas em Dilma sem exigir a demissão de nenhum de seus afilhados. E classificou o coordenador político Temer de gerente de Recursos Humanos, mero distribuidor de “cargos e boquinhas”. De aliado, o senador converteu-se numa espécie de líder informal da oposição. Ameaça virar do avesso o ajuste fiscal do governo, que tachou de “desajuste”.

O mais irônico é que os acessos de raiva de Renan causam vergonha e remorso no Planalto. A própria Dilma precisa explicar por que se empenhou tanto para fazer de Renan, em fevereiro, presidente do Senado pela quarta vez.

Dilma já sabia que, àquela altura, o aliado era um inquérito esperando na fila da Operação Lava Jato para acontecer. Também sabia que, alvejado por uma investigação no STF, Renan seria um político sujeito às suas vinganças. Dar-lhe mais autoridade era colocar a espada nas mãos de um furioso, era expor o governo a muitos inconvenientes. A guerrilha legislativa mal começou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

FOTO: Família e amigos pedem ajuda para encontrar jovem desaparecido

Maximo
O jovem Máximo Augusto Medeiros de Araújo, está desaparecido desde a madrugada desta sexta-feira (01).
A família e uma legião de amigos preocupados,  pede que se alguém souber alguma pista de Máximo entre em contato pelo celular: (84) 9908-6394.

Opinião dos leitores

  1. vamos pedir a Deus para encontrarmos Máximo Augusto de Medeiros Araújo.Tenho 6 anos e estou pedindo a Deus por essa graça.Sou Maya de Medeiros Formiga

  2. Meu Deus e seus pastorinhos, ajude a procura esse rapaz, que seja encontrado com vida e saudável, para alegria da família e todos. Amém. Vamos fazer corrente de orações meu povo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Dívida dos grandes clubes supera R$ 5 bi. Veja ranking dos 12 times

Os 12 grandes clubes brasileiros voltaram a ter um crescimento nos seus débitos acima da inflação: o número superou pela primeira vez R$ 5 bilhões. Os dados constam dos balanços das agremiações de 2014, publicados nesta quinta-feira. O aumento em relação ao final de 2013 foi de 13% ou R$ 694 milhões. O número total é R$ 5,347 bilhões.

A análise foi feita pelo blog com as ajudas do consultor de marketing Amir Somoggi e do contador Benny Kessel. Suas avaliações para as contas dos clubes, bem mais aprofundadas, podem ser encontradas nos sites: www.futebolbusiness.com.br e www.balancodabola.blogspot.com.br. Eles não têm relação com eventuais erros, já que tudo aqui é de minha responsabilidade.

No levantamento, foram consideradas as dívidas líquidas das agremiações – as explicações para as regras estão abaixo em nota. Entre os 12 clubes, o Flamengo foi o único que reduziu o seu passivo, além de ter obtido a maior receita entre eles. É, sem dúvida, o quem tem avançado sob o ponto de vista financeiro, embora ainda figure como o segundo maior devedor.

Tanto que deixou a liderança do ranking das dívidas, posto que agora é ocupado pelo Botafogo. O clube alvinegro carioca foi, aliás, o que teve maior aumento de seu débito líquido com a gestão de Maurício Assumpção. É a situação mais dramática.

Mas o segundo maior crescimento de dívida foi do Corinthians com um salto de R$ 120 milhões. O clube ainda enfrenta o peso do passivo com a sua arena, que não está registrado no balanço.

Times como Grêmio, São Paulo e Santos também tiveram pioras sensíveis de suas contas. E o Vasco é um caso à parte: seu documento financeiro têm diversas ressalvas, os números não são confiáveis segundo os auditores, e as contas finais de Roberto Dinamite foram mudadas.

Veja abaixo a lista dos maiores débitos.

 Ranking das dívidas (em milhões)

1o Botafogo – R$ 848 – 2014  // R$ 699 – 2013 // Aumento – R$ 149

2o Flamengo – R$ 698 – 2014  // R$  757 – 2013  // Redução – R$ 59

3o Vasco – R$ 597 – 2014 //  R$ 572 – 2013 // Aumento – R$ 25

4o Atlético-MG – R$ 487 – 2014 // R$ 438 – 2013  // Aumento – R$ 49

5o Fluminense – R$ 440 – 2014 // R$ 423  – 2013 // Aumento – R$ 17

6o  Grêmio – R$ 383 – 2014 // R$ 282 – 2013 // Aumento – R$ 101

7o  Santos – R$ 373 – 2014  // R$ 297 – 2013 // Aumento – R$ 76

8o  São Paulo – R$ 341 – 2014  //  R$ 251 – 2013 // Aumento – R$ 90

9o Palmeiras – R$ 333 – 2014 //  R$ 312 – 2013 // Aumento – R$ 21

10o Corinthians ***- R$ 314  – 2014 // R$ 194 – 2013 // Aumento – R$ 120

11o Internacional – R$ 280 – 2014 // R$ 229 – 2013 //Aumento – R$ 51

12o Cruzeiro – R$ 253 – 2014 // R$ 200 – 2013 // Aumento – R$ 53

Nota Explicativa 1: A dívida líquida é o passivo total do clube menos o ativo circulante e o ativo não circulante, excluído o imobilizado. O que significa isso? Soma-se tudo que a agremiação deve e desse valor é subtraído o que ela tem para receber, isto é, seus créditos. Até o ano passado o blog usava o valor bruto do débito, mas mudou para refletir melhor a situação financeira de cada um. Os números foram arredondados para cima quando fracionados.

Nota Explicativa 2 *** Há que se ressalvar que o Corinthians não registra em seu balanço a sua dívida relacionada ao Itaquerão porque esta é indireta por meio de uma empresa. Esse débito está entre R$ 750 milhões e R$ 800 milhões. Considerado esse valor, o clube tem o maior endividamento entre os clubes brasileiros.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo do RN pretende instituir previdência complementar para o funcionalismo

O governo do Rio Grande do Norte submeteu ao legislativo estadual, nesta quinta-feira, 30, projeto de lei que institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) para o funcionalismo. A partir dele, o servidor que ganhar acima do teto do Regime Geral de Previdência – hoje de R$ 4.6 mil – terá que contribuir com um fundo complementar estadual para receber o valor integral do salário após a inatividade. A medida vale para os servidores a ingressarem no funcionalismo público estadual via concurso.

Regime semelhante já foi adotado em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Rondônia, e está em discussão em outros, como Paraná e Santa Catarina. A medida funciona como uma reforma previdenciária nos estados, o que em algumas décadas pode extinguir o déficit atualmente existente nas contas da previdência pública no Brasil.

A partir do Projeto de Lei, que ainda irá tramitar nas comissões da Assembleia Legislativa para posterior sanção ou veto do governador, o funcionário estadual do Rio Grande do Norte que quiser receber aposentadoria acima do teto do regime geral, hoje R$ 4,6 mil, contribuirá com valor extra para fundo complementar, a critério do próprio servidor. A contribuição do governo sobre as aposentadorias, por sua vez, poderá cair de 22% para 8%.

São tutelados pelo RPC, os titulares dos poderes Executivo, sejam da administração direta ou indireta, Legislativo, Judiciário, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado e da Defensoria Pública.

Para administrar e executar o plano de benefícios de caráter previdenciário complementar, o projeto prevê a criação da Fundação de Previdência Complementar do Estado do Rio Grande do Norte (Fuprevi/RN), sem fins lucrativos. A gestão dos recursos será realizada por instituição financeira credenciada pelo Banco Central, contratada mediante licitação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Jovem morre baleado por vizinho depois de confundir apartamento em Pirituba

Um jovem de 18 anos morreu baleado por um vizinho depois de confundir o apartamento em que morava em Pirituba, zona oeste da capital, na madrugada desta sexta-feira (1º). O vizinho pensou que o rapaz era um ladrão e atirou contra ele.

Em entrevista à Rede Record, Verônica Gomes, mãe de Matheus Moreno das Chagas, de 18 anos, contou que o filho saiu para jogar boliche com amigos da escola e que voltou para casa por volta das 2h30. Segundo ela, o jovem havia consumido bebida alcoólica.

O jovem que morava no 16° andar se confundiu no elevador e acabou indo para o 18° andar. Ele forçou a porta do vizinho, o agente federal aposentado Claudecio Ferreira de Azevedo, de 69 anos, que pensou que ele era um ladrão. Chagas foi atingido por dois tiros disparados pelo vizinho e morreu no local.

No condomínio onde aconteceu o crime, a segurança é reforçada. Além da porta de entrada, cada prédio tem uma guarita exclusiva. Para liberar as portas, é preciso passar por um leito de impressão digital.

Azevedo fugiu do local do crime. Ele só se apresentou na delegacia 6 horas depois do ocorrido. Depois de prestar depoimento, o homem foi liberado. O aposentado vai responder por homicídio doloso —quando há intenção de matar.

O aposentado já responde por tentativa de homicídio que ocorreu em 2011 quando baleou outro vizinho na saída de uma casa lotérica. Chagas era estudante do 3º ano do Ensino Médio e trabalhava como estagiário no Fórum de Santana na zona norte.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Caminhoneiro é preso acusado de abusar de adolescente

O caminhoneiro identificado como Anízio de Paula dos Santos, de 30 anos, residente na cidade de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, foi preso em Mossoró RN, na manhã desta sexta-feira, 01 de maio, após ser denunciado por uma adolescente de 14 anos.

A adolescente, que também mora em Várzea Grande, ligou para a Polícia Militar denunciando que estava sendo abusada sexualmente e mantida em cárcere privado pelo caminhoneiro. Ela disse à PM que foi forçada a viajar com o caminhoneiro de Mato Grosso e quando chegava em uma cidade, ele deixava a mesma trancada na cabine, para evitar que ela fugisse.

A Polícia Militar depois de percorrer vários postos de combustíveis, conseguiu localizar a carreta e durante a abordagem encontrou a adolescente.

Os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão, no Alto São Manoel, e apresentados ao bacharel Rafael Lins. O conselho tutelar foi acionado e conduziu a menor para exame no ITEP.

Anízio alegou perante a autoridade policial que a menor teria vindo em sua companhia de livre e espontânea vontade e que os dois tinham um relacionamento amoroso há bastante tempo. A menor desmentiu a versão do caminhoneiro e disse que foi forçada a viajar com ele e que sempre ficava presa na cabine do veículo.

Após os procedimentos, o caminheiro foi autuado por crime de abuso sexual a menor e por cárcere privado, e encaminhado à Cadeia Pública de Mossoró, onde está a disposição da Justiça. A Menor foi entregue ao Conselho Tutelar, que vai providenciar o retorno a Várzea Grande, no Mato Grosso, sua cidade natal

Com informações de Alcivan Villar

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz que denúncias contra ele são ‘insinuações’ e que elite é ‘masoquista’

lulete

Por O Globo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira que a elite do país tem um “medo inexplicável” de que ele volte à Presidência e a acusou de ser “masoquista”, uma vez que, segundo ele, nunca esse setor “ganhou tanto dinheiro” como em seu governo (2003-2010). Em discurso no ato do Primeiro de Maio da CUT, em São Paulo, o ex-presidente criticou as revistas semanais que têm publicado denúncias de seu suposto tráfico de influência para negociação de empresas brasileiras no exterior. Lula também defendeu o governo de sua sucessora e afirmou que está pronto para a “briga” na defesa de Dilma Rousseff.

— Sou um homem que eu sei de onde vim, sei onde estou e sei para onde eu vou. O que me assusta profundamente é o medo que a elite brasileira tem que eu volte à Presidência da República. É um medo inexplicável porque nunca eles ganharam tanto dinheiro na vida como no meu governo, nem empresários, nem banqueiros e os trabalhadores também — disse o ex-presidente, em tom de indignação.

— Eles deveriam agradecer a Deus, todo dia acender uma vela, pela a minha passagem e da Dilma pelo governo, mas não eles são masoquistas. Gostam de sofrer — prosseguiu.

Lula considerou “insinuações” as denúncias feitas contra ele.

— Todo dia eu vejo insinuações. Lá na Operação Lava-Jato tão esperando que alguém cite o nome do Lula. Ah, porque o objetivo é pegar Lula — disse o ex- presidente, que também sugeriu, em tom irônico, que se ofereça dinheiro para empresários que citarem o seu nome em denúncias.

Na edição desta sexta, a revista “Época” traz uma reportagem afirmando que o Ministério Público Federal abriu um procedimento de investigação para saber se houve tráfico de influência de Lula na relação entre a construtora Odebrecht e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para contratos obtidos pela empresa em outros países. Na semana passada, a “Veja” publicou que a construtora OAS teria feito uma reforma em uma chácara de sócios do filho de Lula, Fabio Luiz da Silva, o Lulinha, a pedido do ex-presidente. Lula elevou o tom e atacou as publicações.

— Aí vem essas revistas brasileiras que são um lixo. Não valem nada. Peguem todos os jornalistas da Veja e da Época e enfiem um dentro do outro que não dá 10% da minha honestidade — disse o ex-presidente.

Para Lula, “não tem um representante da elite brasileira que não tenha recebido favor do Estado”.

— Conheci muitos meios de comunicação falidos e ajudei porque acho que tem que ajudar.

O ex-presidente provocou a oposição e disse estar pronto para a disputa política em favor da presidente Dilma.

— Cada um que olhe para o seu rabo. Se alguém acha que cheguei até onde cheguei, que fez o que eu fiz neste país, que vou baixar o rabo e minha crista por conta de insinuação. Eu estou quietinho no meu lugar. Não me chame para briga porque eu sou bom de briga.

Lula anunciou, no discurso, que vai voltar a percorrer o país.

— Não tenho intenção de ser candidato a nada, mas eu tenho vontade de brigar. Está aceita a provocação. Aos meu detratores, vou começar a percorrer o país outra vez. Vou conversar com o povo brasileiro. Vou desafiar aqueles que não se conformam com o resultado da democracia. Aqueles que desde a vitória da Dilma estão pregando a queda dela.

Aos trabalhadores reunidos pela CUT no Anhangabaú, Lula pediu “paciência” com Dilma, lembrando que a presidente está no início do segundo mandato.

— Queria pedir a vocês que muitas vezes ficam nervosos com a Dilma, que ficam irritados, que a gente tem que ter paciência como a mãe da gente. Porque ela foi eleita para governar quatro anos. Temos que ver o resultado final. Na hora que ela está com dificuldade, em vez de só criticar, é melhor a gente dar mão e dizer: companheira, você é nossa. Vamos fazer a crítica que tiver que fazer, mas o povo tem que saber, sobretudo os adversários, que mexeu com a Dilma, mexeu com muita gente neste país e mexeu com a classe trabalhadora.

Apontando dados negativos de uma pesquisa do Dieese sobre terceirização, Lula atacou o projeto de lei que modifica a atividade no país e fez uma crítica velada ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por ter trazido o tema para a pauta do Congresso. Cunha já havia sido duramente criticado pelos sindicalistas que discursaram antes de Lula no ato do Primeiro de Maio.

— O projeto de terceirização foi apresentado há onze anos por um deputado empresário (Sandro Mabel). Nunca se falava dele e, de repente, ele ganhou uma prioridade na cabeça de alguns deputados. E foi aprovado em tempo recorde—ironizou Lula.

Lula apresentou os dados da pesquisa feita pelo Dieese a pedido da CUT, segundo a qual foi constatado que os trabalhadores terceirizados trabalham três horas semanais a mais que os de contratação direta, o que reduziria o mercado em 800 mil empregos. A remuneração seria 24,7% menor que a de contratações diretas e a rotatividade no emprego seria o dobro, atingindo 44,9%.

(mais…)

Opinião dos leitores

  1. LAZER DAS ELITES BRASILEIRA: BEBER NO FINAIS DE SEMANA EM SUAS CASAS DE PRAIA E DIRIGIR EMBRIAGADO!!!! E O LULA É QUE É O CACHACEIRO!!! CONTA OUTRA PIADA!!!

  2. Quem são os donos da imprensa no Brasil? Qual sua influência em nossas vidas? Como nossa história está ligada e essas famílias? Mais uma vez, depois de 10 horas de pesquisa eu as encontrei. Ok, aqui vamos nós.
    O debate sobre liberdade de imprensa anda em alta no país. Diz-se muito da tentativa de censura do Governo Federal. Fala-se em retrocesso, que remonta a ditadura e blá blá blá. A história e os negócios serão nossa luz nesse tema. É proposital a grita dos tradicionais veículos de comunicação contra o suposto controle da imprensa. A imprensa é, e sempre foi, controlada no país. A questão é saber por quem, e quais foram seus acordos para que assim acontecesse.

    O nome dos bois:

    Abravanel (SBT)

    Bloch (Antiga Manchete)

    Civita (Abril)

    Frias (Folha)

    Levy (Gazeta)

    Marinho (Globo)

    Mesquita (O Estado de S.Paulo)

    Nascimento Brito (Jornal do Brasil)

    Que tal parar um pouco de falar do que pouco sabe e fazer uma visita a biblioteca municipal?
    Acesse esse endereço e verifique os detalhes. Pesquise. Pare de se contentar só com o leitinho e o mastigadinho dado na sua boquinha por blogs que nada mais fazem do que reproduzir o que "outros" produzem, sendo pagos ou recebendo ordens para isso.
    http://shimahouse.wordpress.com/2012/12/04/as-9-familias-donas-da-midia-no-brasil

  3. Esse Lula é tão burro que ele mesmo é que confessa que "AS ZELITES" foram as que mais ganharam em seu governo. Alguém ainda duvida que o governo de Lula foi o governo "DAS ZELITES"? Só sendo burro igual a ele só que com uma diferença, ESTE BURRO AÍ DA FOTO que saiu com cara de caganeira está podre de rico e agora conseguiu conquistar o tão sonhado espaço "NAS ZELITES". Fora BUFÃO CACHACEIRO.

  4. Claro, Lula. A Elite está revoltada porquê sabe que aonde seus filhos estudam , os filhos da empregada sua também estudam. A Elite está incomodada porquê o Proletariado está andando de carro próprio, e que a indústria da seca está fracassada. Estão incomodados porquê o Sr tornou-se uma celebridade internacional, ou será que Obama falou asneira quando lhe elogiou perante o mundo inteiro? Fique tranquilo! Nas urnas o Sr é imbatível.

  5. Só quem apoia o crime, a corrupção, a lavagem de dinheiro, a vagabundagem quer lula de volta. O seu lugar deveria ser na cadeia ao lado de dilma sua cumplice. Fora lula e o Pt para sempre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Sem ajuda do Tesouro, BNDES quer captar R$ 15 bi no mercado financeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja captar 15 bilhões de reais este ano, no mercado doméstico e no exterior. Para viabilizar a operação, vai solicitar à empresa de auditoria KPMG que retire a ressalva, incluída no balanço do banco no ano passado, sobre as perdas acarretadas pela desvalorização da Petrobras. O BNDES é detentor de 17,3% do capital social da petroleira, com uma participação direta do banco e também de sua empresa de participações, a BNDESPar.

No ano passado, o BNDES registrou lucro líquido de 8,59 bilhões de reais, mas a KPMG fez a ressalva de que o valor está inflado em 1,6 bilhão de reais, remetendo o cálculo a perdas de 2,6 bilhões de reais estimadas com a desvalorização da Petrobras e deduzindo deste o provisionamento que já havia sido feito pelo banco, de 1 bilhão de reais.

Em relatório publicado no Diário Oficial em março, quando divulgou o balanço, o BNDES comentou sobre o investimento na Petrobras: “Em 31 de dezembro de 2014, seu valor de mercado, apurado com base na cotação das ações em bolsa de valores, apresentava desvalorização em relação ao respectivo custo de aquisição”.

A Petrobras tentou convencer os auditores de que o total provisionado seria suficiente para anular eventuais prejuízos com a queda na cotação das ações. Mas, alegando não ter acesso aos números detalhados do balanço da Petrobras, a KPMG decidiu manter a ressalva. Com a divulgação do balanço dos terceiro e quarto trimestres pela petroleira, o BNDES voltará à carga para referendar o cálculo de seus técnicos.

A ressalva dificulta e encarece a captação de recursos pelo banco de fomento, que este ano, pela primeira vez desde 2008, não receberá reforço de caixa do Tesouro, seu único acionista. Desde 2008 – numa iniciativa que, à época, buscou reduzir os efeitos da crise internacional na indústria brasileira -, o governo injeta recursos no banco que somaram, até 2014, 416,05 bilhões de reais.

Um dos primeiros anúncios do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi o de suspender esses aportes. Em 2014, foram 60 bilhões de reais. Além desse reforço, o banco foi ao mercado internacional duas vezes no ano passado e captou em dólares (1 bilhão de reais) e em euros (650 milhões), em títulos com prazo de vencimento em 2019.

Este ano, o BNDES fez um financiamento externo, em abril, de 150 milhões de reais com o Japan Bank for International Cooperation e o Mizuho Bank. Internamente não houve emissão de debêntures, mas o BNDES informou, por meio de sua assessoria, que “vem fazendo esforços para diversificar sua fonte de recursos”. O banco trabalha com a meta de reduzir em ao menos 30% os desembolsos, mantidos nos últimos dois anos em torno de 190 bilhões de reais.

(Com informações da Veja e do Estadão Conteúdo)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Síria: confrontos com Estado Islâmico deixam 47 mortos

Pelo menos 47 pessoas morreram desde quinta-feira (30) em combates registrados em Tel Tamr, na Síria, entre o grupo extremista Estado Islâmico (EI) e forças curdas e cristãs, revelou hoje (1º) o Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

Do total de mortos, 35 eram integrantes do EI, que lançou um ataque para tentar controlar várias localidades da zona de Tel Tamr, na região de Al Hasaka. Entre os combatentes curdos sírios, houve 12 mortos. No fim de fevereiro, o EI iniciou uma ofensiva em Al Hasaka, mas encontrou resistência por parte de milícias curdas e cristãs em combates travados na região.

Citado pela agência espanhola EFE, um comandante do grupo armado cristão, Kino Gabriel, contou hoje que alguns elementos do grupo extremista executaram atentados suicidas num povoado para cortar a ligação entre as duas margens do rio Jabur.

As mílicias curdas conseguiram recuperar o domínio de algumas zonas próximas da via que liga Al Hasaka e Tel Tamr, disse a mesma fonte. A Síria confronta-se com uma guerra civil desde março de 2011, que já terá provocado mais de 220 mil mortos, com diversos grupos ‘jihadistas’ controlando vários territórios.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aécio diz que o 1º de Maio será lembrado como o dia da vergonha

groboo

No ato do 1º de Maio promovido pela Força Sindical, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que a presidente Dilma Rousseff não teve coragem de fazer pronunciamento na TV no Dia do Trabalho. Já o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (SD-SP), a chamou de desgraçada e puxou coro de “fora, Dilma” em cima do palco.

Para Aécio, o dia de hoje será lembrado como o dia de vergonha já que a presidente não se pronunciou na TV, como é de praxe no Dia do Trabalho.

— Este 1º de Maio vai ficar lembrado como o dia da vergonha. O dia em que a presidente da República se acovardou e não teve a coragem de olhar nos olhos dos trabalhadores brasileiros — afirmou em discurso feito para os participantes do ato da Força.

Antes de subir ao palco, o senador afirmou ainda que a presidente não teve coragem de dizer aos trabalhadores que eles irão pagar o preço do ajuste fiscal.

— A presidente se acovardou e não teve coragem de dizer aos trabalhadores que eles vão pagar o preço mais duro desses ajustes. A presidente da República se esconde hoje daqueles que vêm sustentando esse Brasil. A irresponsabilidade do governo do PT faz com que neste 1º de Maio os trabalhadores não tenham absolutamente nada a celebrar — disse a jornalistas.

Paulinho disse que Dilma trouxe de volta a crise e a inflação. E puxou um coro em referência aos pedidos de impeachment. Antes do início dos discursos, o ministro do Trabalho, Manoel Dias (PDT), deixou o ato, que acontece na zona norte de São Paulo..

— Quem quer essa desgraçada fora levanta a mão — gritou o deputado ao grande público presente. Até o momento, a PM não divulgou estimativa de público.

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, também endossou o discurso raivoso, pedindo para os presentes contrários às medidas provisórias 664 e 665, que alteram a forma de acesso a pensões por morte e auxílio-desemprego, levantassem a mão. O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), estava presente no palco, mas, constrangido, não levantou a mão.

O projeto de lei 4.330, que permite a terceirização para qualquer atividade e é defendido pela Força Sindical, ficou de fora dos discursos no palco da Força.

Antes dos discursos, Aécio afirmou que o PSDB vai pedir a convocação na CPI do presidente da Petrobras de Aldemir Bendine, para esclarecer uma informação publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, sobre a destruição das reuniões do seu Conselho de Administração, entre elas as que trataram de negócios investigados na Operação Lava-Jato.

— A CPI solicitou os áudios, a gravação das reuniões do Conselho de Administração, para que possamos entender quem foram os responsáveis pelo crime cometido pela companhia numa operação que lesou a Petrobras. Se isso se confirmar, teremos que proceder do ponto de vista judicial para punir aqueles que cometeram esse delito. Nós estaremos na próxima semana convocando na CPI o presidente da empresa para que ele diga de forma clara se aconteceu isso, se houve inutilização de provas — afirmou Aécio.

GREVE DOS PROFESSORES

Aécio ainda criticou o que ele classificou de “ironia” a forma como a presidente comentou a ação da PM contra a greve dos professores em Curitiba (PR). Em vídeo divulgado hoje, Dilma afirmou que em plena democracia, “temos que nos acostumar as vozes das ruas, aos pleitos dos trabalhadores, reconhecer como legítimas as reivindicações de todos segmentos sociais da população”, sem “violência e sem repressão”. “Para isso, nada melhor que o diálogo franco e transparente entre governo e a sociedade.”

— Nós lamentamos profundamente o que aconteceu. Nada do que aconteceu em Curitiba deve ser objeto de ironia de quem quer que seja — afirmou o senador, que evitou comentar a atuação do governador Beto Richa (PSDB).

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Vergonha para a Classe Trabalhadora de Minas por lembrar que foi governada por esse indivíduo. Um Professor com 10 anos de carreira ganhava pouco mais de um salário Mínimo , sem contar que Anastasia, seu Fiel Escudeiro ainda acionou o Supremo para anular o direito dos educadores mineiros de receberem o Piso Nacional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTO: Agentes realizam intervenção no Provisório e encontram celulares e “Teresa”

teresa

Os Agentes Penitenciários do Presídio Provisório, localizado na zona Norte de Natal, realizaram uma revista na manhã de hoje (01) e encontraram 17 celulares, 10 carregadores  e 1 “teresa”, corda artesanal utilizada para fuga de detentos.

A ação foi realizada simultaneamente nos dois pavilhões A e B da cadeia pública, onde os agentes foram recebidos com garrafadas e pedradas. Os presos estão soltos dentro do pavilhão sem as grades de proteção.

Veja a matéria completa mo Portal 190RN.com

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Ben E. King, do hit ‘Stand by me’, morre aos 76 anos

STAN

Mais conhecido pelo clássico “Stand by me”, Ben E. King morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos, de causas naturais. Amigo do lendário músico de R&B, o cantor Gary U.S. Bonds deu a notícia em sua página no Facebook.

“Com muito pesar, eu preciso dizer adeus a uma das almas mais doces, gentis e talentosas que eu tive o privilégio de conhecer e chamar de amigo por mais de 50 anos”, disse Bonds, dos hits “New Orleans” e “Quarter to three”.

A notícia foi confirmada pelo assessor do cantor ao jornal “The Telegraph”. Em 2013, King fez uma turnê pelo Reino Unido, e se apresentou nos Estados Unidos no ano passado.

King começou a carreira no fim da década de 1950 com a banda The Drifters. No repertório, versões de sucessos como “There goes my baby” e “Save the last dance for me”. Em carreira solo, alcançou o topo das paradas dos Estados Unidos com “Stand by me”, em 1961.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *