Jornalismo

PT quer PDT fora do governo por causa da declaração que o “PT roubou demais”

Por Cláudio Humberto

Apesar da crise política e das seguidas derrotas em importantes votações no Congresso, parlamentares petistas pressionam a cúpula do partido a romper com o PDT de Carlos Lupi, demitindo o ministro Manoel Dias (Trabalho), por ele indicado. É uma reação a Lupi, que dias atrás acusou o PT de “roubar demais” no governo. Esse caso foi um dos itens da conversa de Dilma com Lula, ontem, em São Paulo.

Lula avalia que é hora de “engolir sapos” e “ciscar pra dentro”, por isso não concorda com a expulsão do PDT da base de apoio do governo.

A inciativa de rompimento pode ser do próprio PDT: é o que pretendem senadores pedetistas, em carta aberta a Carlos Lupi divulgada ontem.

O senador Cristovam Buarque (DF) acha que continuar apoiando Dilma pode levar ao aniquilamento do partido fundado por Leonel Brizola.

Opinião dos leitores

  1. quem mais o reclama mais o deseja.. o poder……. todos roupam…. quantos lavajatos tem em cada prefeitura do RN e nunca se descobrira… pura hipocrisia.. um partido acusando outro pra mim é um sujo falando de um mau lavado

  2. Um aliado de outro, se roubo, CADEIA. Se existir provas do envolvimento do aliado, CADEIA nos DOIS.
    Não tem essa de ser do partido A ou B e por isso ser perdoado, santificado e tratado como herói. ROUBOU, DESVIOU, CORROMPEU – CANA, CADEIA!!
    Teve o MENSALÃO, os CONDENADOS foram tratados pelo PT como heróis nacionais. Porquê?
    Agora estoura o Petrolão, BILHÕES DESVIADOS, começa a fazer sentido o tratamento dado ao pessoal do MENSALÃO, ou seja, sabiam que o desvio dos recursos públicos é GENERALIZADO e queriam colocar a MÁSCARA DE INOCENTES nos envolvidos. NÃO COLOU!!
    Ainda faltam investigar os fundos de pensão, levar em frente a operação Zelotis e abrir os empréstimos do BNDES. Ainda tem muito a ser desvendado e precisa ser investigado o mais rápido.

  3. A ficha dos caras não cai, teimam em achar que um erro justifica o outro. É como quem diz, vcs já roubaram muito agora é a nossa vez. Como são imbecil. Acorda o PT é quem governa, é quem esta no poder.

  4. O Deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, deve ser julgado hoje pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falsificação de documento particular, falsidade ideológica e estelionato; caso envolve a compra de uma fazenda com recursos públicos, que teria sido superfaturada em R$ 1 milhão; um dos principais aliados do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na oposição, Paulinho prometeu recolher 1 milhão de assinaturas pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff antes do Primeiro de Maio.

  5. Saia PDT, tem um ditado que diz "Me diga com quem andas, que te direi quem é".
    O PT quer o quê? Jogar para debaixo do tapete os BILHÕES DESVIADOS?
    Como vem rolando na internet: OS CUSTOS PARA RECONSTRUIR O NEPAL, UM PAÍS DESTRUÍDO POR UM TERREMOTO, SERÁ menor QUE O ROMBO NO BRASIL CAUSADO PELA CORRUPÇÃO NO BRASIL.
    O PT acha pouco?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Com pacote de obras e privatizações, Dilma tenta virar a página

 

Por Josias de Souza

Enroscada num enredo monopolizado por notícias negativas, Dilma Rousseff tenta colocar em pé mais um programa de concessões de obras de infraestrutura —estradas, ferrovias, portos, aeroportos… São empreendimentos necessários. Segundo o líder do governo, José Guimarães, foram orçados em R$ 150 bilhões. Quebrado, o Estado não tem caixa para bancá-los. E tentará atrair dinheiro privado para a empreitada.

Dilma discutiu o assunto no final de semana com um grupo de ministros e dirigentes de bancos estatais. O blog ouviu um dos participantes da conversa. Segundo suas palavras, o que a presidente pretende é “virar a página”. Dilma quer mudar de assunto. Deseja esboçar um quadro que comece a sinalizar para o cenário pós-crise econômica e moral. Plantados agora, os projetos começariam a dar frutos no final de 2016.

O que atrapalha as boas intenções de Dilma são os fatos. Noutros tempos, as empreiteiras pilhadas na Operação Lava Jato seriam as primeiras a se interessar pelo novo pacote de privatização de empreendimentos públicos de Dilma. Hoje, elas não têm nem caixa nem saúde jurídica para tomar parte do processo. Que contrapartidas o governo oferecerá para atrair novos investidores? Dilma conseguirá lidar com o capital estrangeiro sem fazer cara de nojo?

O que o governo tenta fazer agora em reação à conjuntura adversa é o que deixou de fazer no primeiro mandato de Dilma por convicção, compromisso e precaução. A presidente talvez tenha se dado conta de que não dá para atrair dinheiro privado apertando o nariz dos donos. Mas a ficha pode ter demorado a cair. Dilma já não escreve o enredo do seu governo sozinha. A Procuradoria e o Judiciário também desejam virar a página. Só que para trás. E o retrovisor mostra personagens como João Vaccari Neto e Renato Duque, denunciados novamente nesta segunda-feira por lavagem do dinheiro sujo extraído da Petrobras.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

O QUE SE PASSA? Dilma desiste de pronunciamento na TV no 1º de Maio

O Estado de S. Paulo

Na avaliação de integrantes do governo, conforme relatos colhidos pelo Estado, não havia anúncio de medidas a serem feitas, caso Dilma se optasse pelo pronunciamento, o que poderia ser um motivo a mais para reacender a reação negativa contra o governo.

A última vez que um presidente não foi à TV para falar no Dia do Trabalhador foi em 2009, quando o ex-presidente Lula optou por comparecer a uma cerimônia alusiva à data, no Rio de Janeiro.

Em 2003, no seu primeiro ano de governo, Lula também não foi à TV, mas esteve presente à uma missa em homenagem aos trabalhadores, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Lula usava bem menos a estratégia dos pronunciamentos que Dilma. Em quatro anos e quatro meses de governo, a presidente já igualou o número de pronunciamentos dos oito anos do Lula.

Opinião dos leitores

  1. O que acontece é o que todos sabemos, um país entregue a corrupção, inflação, desemprego, sem segurança pública, sem saúde pública, sem eira, sem beira e o único rumo que o governo tem é o de se manter no poder pelo poder, custe o que custar. Deve ser por isso que o senhor Lula fala do exército de Stédile e vive nas sombras, aparecendo apenas quando é conveniente para criticar o que deveria ter combatido depois de mais uma década no poder. Ela falando vai haver panelaço, apitaço, vaias e tudo mais…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

IMPORTANTE: Governo anuncia promoção de 1.232 praças

Promoção

 

O governador Robinson Faria anunciou a promoção de 1.126 policiais militares e 106 praças bombeiros nesta primeira etapa, quantidade acima do que determina a Lei de Promoção de Praças. O anúncio foi feito durante reunião com associações ligadas à categoria, realizada na tarde desta segunda-feira (27), na governadoria.

“Nenhum governo fez uma promoção destas até hoje. Foi preciso um estudo aprofundado, um aporte financeiro, para chegarmos ao anúncio deste número. É mais um cumprimento de um compromisso do nosso governo”, destacou o governador, acrescentando que demanda de promoções reprimidas é uma distorção de mais de 20 anos que será equacionada em quatro de seu governo.

Além de anunciar a promoção, que deve ser publicada até o próximo 22 de maio, o governador determinou que um cronograma com as próximas promoções de praças e oficiais seja elaborado e divulgado até a segunda-feira, 4 de maio, o que ficará cargo da secretária de Segurança e Defesa Social, Kalina Leite.

Na próxima semana – ainda sem agenda definida –, será realizada uma nova reunião para tratar também da promoção dos oficiais militares e bombeiros.

DO BLOG: Finalmente um governo começa a olhar para os Policiais Militares, essa questão das promoções é uma reivindicação antiga, para o nosso leitor ter ideia, tem policias que estão para se aposentar que nunca conseguiram ser promovido, uma verdadeira aberração. Torcer que o Governo consiga cumprir o cronograma que vai soltar das promoções pendentes da tropa. Sem dúvida, um grande avanço.

 

 

Opinião dos leitores

  1. O Governo precisa anunciar os criterios. Tem policial que pelas precatias condicoes fisicas nao consegue " pular uma gilete". Outros estao afastados da caserna ha muitos anos exercendo outras atividades. Sera que merecem ser promovidos?

  2. O que está acontecendo?
    Mas as matérias publicadas no diário oficial do estado dizem que além dos que já estão a disposição não retornarem, outros estão quase que diariamente sendo colocados a disposição do TJ e da AL.

    Matérias publicadas

    Cessão de HERIBERTO ALVES GONÇALVES DA SILVA – EMATER para PM DE GOIANINHA – IN.doc
    Cessão de AELTON DE AQUINO VIANA – PMRN para TRIBUNAL DE JUSTIÇS – SF.doc
    Prorrogação de cessão de LUZIA FRANCISCA DE PAIVA – DATANORTE para AL.doc
    Cessão de ROMILDO FAUSTINO DOS SANTOS JÚNIOR – PMRN para TJRN.doc

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

GRAVE: Construtoras do Minha Casa Minha Vida no RN vão demitir 4000 funcionários já a partir de segunda-feira

Agora não é mais “disse me disse”, o que esse blog vem publicando sobre essa grave crise instalada em primeira mão desde a semana passada, e nesta segunda(28) veio com o aviso que as construtoras iriam parar o projeto Minha Casa Minha Vida no RN a partir desta quarta-feira(29), a situação não só se concretizou, como piorou. É muito grave.

As construtoras do Rio Grande do Norte, por intermédio do Sinduscon, notificaram a Caixa Econômica Federal que além de paralisar as obras dos projetos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida nesta quarta, irão colocar 4000 funcionários de aviso prévio já a partir de segunda-feira.

Isto significa que 4 mil trabalhadores do setor passarão no mesmo dia a cumprir aviso prévio.

Resumo da ópera: o programa Minha Casa, Minha Vida, que ajudou a alavancar a imagem das administrações petistas, captando voto a rodo, está inadimplente e o pior, quebrando tudo que é empresa pequena de construção e os que ainda sobreviveram, estão se desfazendo de patrimônio.

A paralisação, decidida pelos empresários por um atraso de repasse da CAIXA de aproximadamente, R$ 15 milhões, vai provocar desemprego em massa, atrasar as obras, frustrar a população beneficiada e aprofundar ainda mais a crise econômica no RN.

Vem barulho grande por aí. E a imagem da quarta administração petista consecutiva que já está no chão, ameaça ir pelo ralo.

Alguém duvida?

O BG conseguiu com exclusividade copia do documento encaminhado a Caixa pelas construtoras:

Sinduscon

Opinião dos leitores

  1. Eu fui um dos que votei e defendi esses corruptos, mais acordei estou fora! xô petistas nunca mais.

  2. Vocês são muito pessimistas!! Está tudo bem!! Tudo do jeito que foi prometido na campanha. O povo que se enganou!!!

  3. Estamos F…, Isso gera efeito dominó, só Deus sabe quantos esses 4000 empregos vão puxar para o mesmo buraco, tá passando da hora da Dilma colocar o boné e vazar, é muita incompetência para uma pessoa só. PT nunca mais.

  4. Isto me faz lembrar da época da campanha….
    Cadê os defensores???
    A UFRN em peso marchando em favor de Dilma e do PT?
    Cadê?? Hum???
    Ladrões safados, estão acabando com o nosso Brasil

  5. Aumento da energia (ok)
    Aumento combustível (ok)
    Paralisação da economia brasileira (ok)
    Fim dos concursos públicos (ok)
    Impunidade aos corruptos (ok)

    Todas promessas do PT foram cumpridas, só esqueceram de avisar que era dia da mentira e tudo seria feito ao contrário.
    O que se passa na cabeça de quem ainda defende?

    Não tá fácil pra ninguém

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Audiência discute construção de presídio em Ceará-Mirim

 Crédito da foto: João Gilberto

A crise no sistema carcerário do Rio Grande do Norte foi tema de audiência pública na tarde desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa. A construção de um presídio no município de Ceará-Mirim, na Grande Natal, foi o foco principal da discussão, que contou com a participação de representantes do Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público e deputados. Enquanto prefeitos da Região Metropolitana se posicionam contra a construção, o Governo garante que o equipamento precisará ser construído.

Proposta pelo deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), a audiência tratou sobre o trâmite do projeto de construção de presídio para 600 detentos, em Ceará-Mirim, com recursos de aproximadamente R$ 17,8 milhões. O parlamentar criticou a escolha do município e argumenta que a indicação da cidade, devido à localização geográfica, vai contribuir para que a penitenciária conviva com fugas, assim como o presídio de Alcaçuz.

“A construção em Ceará-Mirim seria um erro para o estado. Tem que ser construído em região inóspita, e não em área com potencial turístico e com terreno arenoso. os cidadãos de Ceará-Mirim não querem, não precisam e não merecem esse presente de grego”, disse Gustavo Fernandes, sugerindo que se leve em consideração a proposta de construir a unidade prisional na fronteira do estado, viabilizando uma gestão compartilhada com outra unidade da federação.

Também participando do debate, o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PMDB) elogiou a realização da audiência e enalteceu a busca por soluções para o problema carcerário no estado. Para ele, Governo, deputados, prefeitos e sociedade civil precisam ampliar o debate sobre o caso e agir para que o déficit de vagas seja amenizado.

“São 3.800 vagas que o estado precisa criar urgentemente e temos que analisar como isso será viabilizado. Por isso a importância dessa audiência e da presença de todos os interessados no assunto”, disse Ezequiel.

Principal crítico da possibilidade de construção do presídio em Ceará-Mirim, o prefeito Antônio Peixoto (PR) disse que o caso transcorre desde 2008, mas que a Prefeitura entendia que se tratava da construção de uma cadeia pública para abrigar presos da Comarca local. Segundo Peixoto, a proposta inicial seria para o cumprimento da lei para que cada comarca tivesse sua cadeia – e a de Ceará-Mirim abrigaria 60 presos. O número, na opinião do prefeito, seria suficiente.

“‘Cadeião’ para atender qualquer tipo de preso do Rio Grande do Norte nós somos contrários. Ceará-Mirim já foi vítima. Uma cadeia pública com 60 vagas era mais do que suficiente para a cidade. Já demos a parcela de contribuição com o estado quando aceitamos a construção do aterro sanitário e não recebemos nenhum tipo de compensação por isso”, criticou Peixoto.

Por outro lado, a procuradora da República Cibele Benevides argumentou que o estado precisa da construção da unidade, independente de onde for erguida. A representante do MPF explicou que o Governo do Estado já devolveu altas cifras aos cofres da União e que, por isso, a ex-governadora Rosalba Ciarlini foi denunciada. Benevides garante afirma que o Rio Grande do Norte não tem condições de devolver a verba.

“Estamos em condições de devolver recursos? Se não começar a construir até junho serão perdidos. O sistema prisional tem que ser prioridade absoluta na atual situação e acredito que não se possa mais evitar a vinda de estruturação. Vemos com bastante preocupação quando olhamos para um ponto específico e não vemos o todo”, disse Cibele Benevides.

Já o Governo do Estado dá como certa a construção da unidade. O secretário de Justiça e Cidadania, Edílson França, explicou que o prazo para o início das obras é o fim de junho e que não há tempo hábil para a viabilização de outro destino para o presídio.

“Chegamos a uma situação que é irremediável. Essa construção já é discutida há dois anos e ela precisa ocorrer. O que temos que buscar – e é meu objetivo – é a melhoria do sistema, humanização dos presídios. Não sei se vamos conseguir, mas é o que queremos”, garantiu Edílson França.

Compuseram a mesa da audiência o deputado propositor Gustavo Fernandes (PMDB), o deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), o secretário Edílson França, o juiz de Execuções Penais Henrique Baltazar, o promotor Antônio Siqueira Cabral, a procuradora Cibele Benevides, o prefeito Antônio Peixoto, o reitor da UERN, Pedro Fernandes, o coordenador do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos DIonísio, e a secretária de Segurança Kalina Leite. Estiveram presentes ainda os deputados Ricardo Motta (PROS), Carlos Augusto Maia (PT do B), Kelps Lima (Solidariedade) e Gustav

 

o Carvalho (PROS).

Opinião dos leitores

  1. quem danado deseja esse presente de grego… deveriam fazer no interior.. bem distante… encima de serra bem alta… queria ver eles cavando na pedra…kkkkkkk

  2. Sou um analfabeto no assunto, no entanto, gostaria que a midia perguntasse a quem tem o poder de decidir, o porque de não construir em algum ponto nom sérido aproveitando os lajedos existentes naquela região. O gasto com o alicerce seria o mínimo ,isso sem falar que para existir fuga, os presos precisariam de uma britadeira ou explosivo para efetivá-los. AGORA, SERÁ QUE EXISTEM PESSOAS com outros interesses financeiros por trás? Afinal de contas estamos no Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

iPhones têm 2º semestre seguido de recorde, e receita da Apple cresce 27%

A Apple vendeu 61,2 milhões de iPhones nos primeiros três meses deste ano, um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2014 -trata-se do segundo trimestre seguido em que a companhia bate recorde na comercialização desses smartphones.

O resultado foi determinante para que a companhia liderada por Tim Cook tivesse aumento de 27% nas receitas no período, valor que chegou a US$ 58 bilhões. O lucro líquido foi de US$ 13,57 milhões, 33% a mais que os US$ 10,2 bilhões do primeiro trimestre de 2014.

“Nós estamos vendo um número maior de pessoas mudando para o iPhone do que em ciclos anteriores, e iniciamos um trimestre excitante com o lançamento do Apple Watch”, afirmou Cook, em comunicado.

Opinião dos leitores

  1. é muito troxa no brasi… pelo amor de deus mas via o poder e a hostenção, afinal pesão mais que uma ligação

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Sejuc instaura investigação em Alcaçuz

A Secretaria de Estado da Infraestrutura iniciou o processo de fechamento do túnel encontrado na manhã desta segunda-feira (27) na penitenciária de Alcaçuz, após uma ação conjunta entre policiais do Batalhão de Choque da PM e agentes penitenciários. O secretário estadual de Justiça e Cidadania, Edilson França, determinou ao diretor de Alcaçuz, Eider Brito, e ao coordenador penitenciário, Durval Oliveira, que seja instaurado um inquérito policial e aberta uma investigação administrativa para o caso.

De acordo com o secretário Edilson França, toda e qualquer infração ou lesão de lei resulta em uma apuração administrativa, além de um inquérito policial quando se tratar de ação penal. O titular da Sejuc disse ainda que o trabalho da polícia foi fundamental para evitar uma fuga do presídio.

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do RN (BPChoque) já estão orientados a intensificar os patrulhamentos nas áreas onde se situam as unidades prisionais.

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), solicitou a renovação da permanência da Força Nacional de Segurança Pública no RN, a fim de garantir um reforço policial nas áreas ao entorno das unidades prisionais consideradas mais críticas pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc). Além disso, os militares da Força Nacional também estão disponíveis para colaborar, sempre que necessário, nas intervenções nos presídio, em apoio aos agentes penitenciários.

O Governo do RN também autorizou, por meio da liberação de diárias operacionais, a complementação de mais policiais militares para reforçar as guaritas dos presídios e, assim, obter uma maior fiscalização quanto a rotina diária dos presos.

DO BLOG: São tantos túneis em Alcaçuz, que virou brincadeira nas redes sociais a imagem da construção do Eurotúnel.

Opinião dos leitores

  1. A matéria até que nao tá ruim. Mas tem um erro crasso. Secretário nenhum- até mesmo o de justiça e cidadania- não tem competência pra mandar instaurar inquérito policial. Ele pode até manda abrir investigação administrativa, mas não IP.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Investigado na Lava Jato, José Dirceu fecha firma de consultoria

Investigado em um inquérito sigiloso na operação Lava Jato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu encerrou suas atividades como consultor de grandes grupos empresariais.

Em um ofício enviado ao juiz Sergio Moro, o advogado do petista, Roberto Podval, informou que a empresa da JD Assessoria e Consultoria Ltda demitiu os seus funcionários e pôs à venda o prédio na rua República do Líbano, no Ibirapuera, onde funcionava.

Todas as linhas telefônicas da empresa já foram desativadas.

A firma foi aberta em 1998, mas Dirceu só começou a trabalhar como consultor em 2006, logo depois de ser abatido pelo escândalo do mensalão. Conforme a Folha de S.Paulo revelou no início de abril, a JD Consultoria teve receitas brutas de R$ 39,1 milhões entre 2006 e 2013.

No ofício ao juiz Moro, o advogado de Dirceu afirma que a JD está “inoperante”, mas ainda não foi formalmente encerrada porque ainda tem débitos tributários em parcelamento. “A empresa peticionária já cessou todas as suas atividades e não tem nenhum pagamento a receber”.

Segundo ele, a empresa chegou a ter 15 empregados em 2013, oito no ano passado e “recentemente demitiu todos os funcionários restantes, com exceção de uma, por razões de preservação de direitos trabalhistas”.

O defensor também pede que o ex-ministro seja chamado a depor em um inquérito policial que corre em segredo de Justiça e apura se Dirceu recebeu propina de pelo menos duas empreiteiras suspeitas de integrar o cartel que agia na Petrobras: a Toyo Setal e a Engevix. Em ocasiões anteriores, Dirceu negou que as atividades de consultoria envolvessem a estatal e que todos os pagamentos se referiam a serviços prestados.

YOUSSEF

O ex-ministro entrou no radar da investigação sobre o esquema de corrupção na Petrobras depois que o doleiro Alberto Youssef afirmou que o petista recebia pagamentos do empresário Júlio Camargo, da Toyo Setal. Nas planilhas que controlavam pagamentos de suborno, segundo Youssef, Dirceu era associado à sigla “Bob”.

A quebra de sigilo bancário e fiscal da JD Consultoria mostrou que recebeu R$ 10 milhões de empreiteiras e firmas suspeitas de pagar propinas em troca de contratos com a estatal -entre as receitas, R$ 1,45 milhão vieram da Jamp Engenheiros Associados, de Milton Pascowitch, apontado como um dos onze operadores da propina na Diretoria de Serviços, comandada por Renato Duque (indicado pelo PT). Pascowitch era ligado à Engevix.

Tanto a Engevix quanto Dirceu negam que os pagamentos sejam propina disfarçada. O executivo Gerson Almada, preso em novembro, afirmou que Dirceu prestou serviços à Engevix prospectando negócios no exterior.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Trabalho Seguro-RN lembra do Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

MostraImagemNesta terça, 28 de abril, faz 46 anos que uma explosão em uma mina nos Estados Unidos vitimou fatalmente 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data 28/04 como um dia para reflexão e reforço dos ideais de prevenção dos acidentes e doenças do trabalho.

Segundo a OIT, os acidentes de trabalho são a causa da morte de mais de dois milhões de trabalhadores no mundo por ano. São três pessoas que morrem a cada minuto devido a condições impróprias de trabalho. Os setores que apresentam menores condições de segurança em todo o mundo, inclusive no Brasil, são a agricultura, a construção civil e a mineração.

Conforme o último Anuário Estatístico da Previdência Social, lançado em janeiro de 2015 e referente a 2013, foram registrados, naquele ano, 717.911 acidentes de trabalho no Brasil que resultaram em 2.792 mortes.

Para promover uma reflexão e o reforço dos ideais de prevenção dos acidentes e doenças do trabalho existe o Programa Trabalho Seguro do TST e CSJT que realiza, durante todo o ano, atividades de conscientização para trabalhadores e empregadores.

No Rio Grande do Norte, o Programa é desenvolvido pelos juízes do trabalho Alexandre Érico e Simone Jalil que atuam na realização de palestras educativas em empresas, escolas e Universidades, participam de Semanas de Prevenção de Acidentes do Trabalho quando esclarecem dúvidas de trabalhadores e empregadores, além da realização de um Seminário anual e do Prêmio Trabalho Seguro de Jornalismo, dentre outras ações.

Nos dias 16 e 17 deste mês, os Gestores Regionais do Programa Trabalho Seguro de todo Brasil estiveram reunidos no TST para uma avaliação das ações implementadas no ano de 2014 e, ainda, para uma apresentação das ações programadas para a campanha 2015 que tem como tema a NR12 que trata dos cuidados com o manuseio de máquinas e equipamentos.

“Nessa reunião foram apresentadas as realizações do programa em 2014 traçando um paralelo diante das metas prefixadas para o programa e, das 06 Metas para o biênio 2014/2015, o Trabalho Seguro-RN cumpriu 05”, informou o juiz do trabalho Alexandre Érico Alves.

Para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, a juíza Simone Jalil vai participar, nesta terça-feira (28), às 18h, do I Seminário pela Construção de uma Cultura de Prevenção de Acidentes na SST, no Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN).

O evento é realizado pelo curso de Saúde e Segurança do Trabalho e acontece até a quarta-feira (29), das 18h às 22h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal Central.

Fonte: Ascom – TRT/21ª Região

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: ‘Museo della Merda’: Itália tem museu dedicado ao cocô

102_2736-blog-museo-merda
No Louvre, em Paris, você encontra obras dos mais variados estilos, de artista consagrados. No MoMa, em Nova York, as portas são abertas para a arte moderna. Na Itália, entre dezenas de importantes museus, uma chama atenção pela “matéria prima”. O Museo della Merda, em Castelbosco, é dedicado simplesmente ao cocô.

Situado em uma fazenda de criação de gado para produção de Grana Padano, o museu rende homenagem às várias formas do cocô: humano, animal e até de dinossauros. Sim, há peças de cocô fossilizadas! Além disso, o local reproduz instalações arquitônicas erguidas com a utilização de esterco.

Nas palavras da direção do museu: “Um gabinete de curiosidades contemporânea que encontra o seu princípio na ciência e na arte de transformação”.

A ideia, nas palavras dos curadores Luca Cipelletti, Gaspare Luigi Marcone e Massimo Valsecchi é “dar ao cocô o valor que ele tem”, na prática e metaforicamente. Eles exigem que o museu não seja encarado como uma brincadeira.

102_2736-blog-museo-shitO Globo

Opinião dos leitores

  1. Tá uma boa ideia, levar os Petistas para serem expostos nesse museu. Ficaria assim, museo della merda de um partidodo Brasil de bosta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

ABC x América na final do campeonato será sábado às 16:00h

A FNF acaba de divulgar que a final do estadual ABC x América, será sábado dia 02, quatro da tarde no Frasqueirão.

Portanto o jogo não será no domingo, e sim no sábado, às 16:00.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Partidos tem até 30 de abril para prestação de contas

051b3336-4e7b-4949-bad6-252fef8483c9Os partidos políticos têm prazo legal fixado até o próximo dia 30 de abril para entregar à Justiça Eleitoral suas prestações de contas anuais, abrangendo toda a movimentação de recursos, financeiros ou estimáveis em dinheiro, referentes ao exercício de 2014.

Trata-se de dever imposto às agremiações partidárias de todos os níveis de direção (nacional, estadual e municipal), previsto na Constituição Federal (artigo 17, inciso III) e na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32).

De acordo com a legislação, cabe à Justiça Eleitoral verificar a regularidade das contas dos partidos políticos, dos seus registros contábeis e fiscalizar a origem e aplicação dos recursos recebidos, financeiros e estimáveis em dinheiro, sejam oriundos de repasses de cotas do Fundo Partidário, seja de outras fontes.

Para a elaboração e a apresentação da prestação de contas os diretórios e comissões provisórias estaduais e municipais dos partidos políticos devem seguir a Orientação Técnica nº 2/2015, da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE (ASEPA), conforme estabelece a Portaria TSE nº 107, de 4 de março deste ano.

Os procedimentos previstos naquelas Orientações Técnicas devem também ser observados para as prestações de contas de exercícios anteriores a 2014, eventualmente não entregues à Justiça Eleitoral.

TRE-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Cientista cria teoria para retardar o envelhecimento e diz que vai viver até os 150 anos

8lfwjppy9g_4wwo168hf7_fileAlex Zhavoronkov, diretor de um centro de biopesquisa sediado no Reino Unido, disse que espera viver até 150 porque descobriu os segredos de como retardar o processo de envelhecimento. A “chave” para isto seria um rigoroso regime de exercícios físicos combinado com medicamentos, suplementos e exames regulares de saúde.

Para viver mais também é preciso evitar o casamento, deixar de ter filhos e abrir mão dos bens materiais. Zhavoronkov destacou que em breve as pessoas terão acesso a vacinas e medicamentos que devem garantir maior longevidade, durante uma entrevista para o The Sunday Telegraph.

— Eu acho que em dois ou três anos teremos soluções farmacológicas eficazes com base em drogas já aprovadas que ajudarão as pessoas permanecem mais jovens e saudáveis até que outros avanços na medicina regenerativa e terapia genética sejam disponibilizados para as pessoas.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Nacional de Estatística da Inglaterra citada pelo Daily Mail, um menino nascido no Reino Unido hoje deve viver 78,8 anos e uma menina de 82,8 anos.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Tânia Alves e Dodora Cardoso no projeto Seis e Meia

Instagram Tânia Alves e Dodora Cardoso (1)Há mais de 30 anos, Tânia Alves fazia história na televisão protagonizando a primeira minissérie da Rede Globo, Lampião (Nelson Xavier) e Maria Bonita (Tânia). Hoje, a atriz dedica seu talento também em shows de música cantando principalmente bossas e boleros. Nesta terça-feira, ela será a atração principal do Projeto Seis e Meia. O show de abertura fica por conta de Dodora Cardoso, a partir das 18h30, no Teatro Alberto Maranhão.

INGRESSOS PROJETO SEIS E MEIA

Tânia Alves e Dodora Cardoso

Local: Teatro Alberto Maranhão

Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

Telefone: (84) 3211-7196, (84) 3232-9704

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTO: DEHOM cumpre mandado de prisão contra homem acusado de matar cunhado em Natal

IMG-20150427-WA0008Os policiais civis da Delegacia Especializada em Homicídios (DEHOM) cumpriram, na tarde desta segunda-feira (27), o mandado de prisão em desfavor de José Eliomar Silva de Queiroz, de 42 anos. José Eliomar é acusado pelo homicídio de seu cunhado, Rafael Ribeiro da Silva, de 31 anos, na ocasião do fato.

O crime aconteceu no dia 1º de novembro de 2014, no bairro Potengi, localizado na zona norte de Natal. Após um desentendimento, envolvendo questões familiares, e discussão presenciada por demais parentes dos envolvidos, o acusado desferiu uma única cutilada de faca na vítima, que não resistiu ao ferimento e veio a óbito.

Após investigações, a equipe policial da DEHOM identificou a localização de José Eliomar, que se apresentou a especializada, onde se deu o cumprimento do mandado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *