Judiciário

Ação do MPF resulta em condenação de Edinólia Melo por improbidade

Uma ação do Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) resultou na condenação da ex-prefeita de Ceará-Mirim, Maria Edinólia Câmara de Melo, por omissão na prestação de contas. A pena inclui o ressarcimento do dano causado aos cofres públicos, na quantia de 76.031,75 (valor de fevereiro de 2013, a ser atualizado); além de multa correspondente a duas vezes a remuneração recebida como prefeita. Ela já recorreu da decisão.

Edinólia Melo assinou, em seu primeiro mandato, de 2001 a 2004, um convênio de R$ 63.698,98, com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para implantação do Núcleo de Apoio à Família em Ceará-Mirim. A prefeita promoveu a prestação de contas de apenas parte dessa verba, descumprindo sua obrigação como gestora, mesmo após ser devidamente notificada.

A ação do MPF, assinada pelo procurador da República Kleber Martins, aponta que em março de 2003 o Ministério do Desenvolvimento Social alertou que o prazo para prestação de contas final dos recursos recebidos era agosto de 2003. Em julho de 2008, cinco anos depois, novamente o ministério voltou a cobrar da então prefeita o cumprimento desse dever. No entanto, o segundo mandato dela se encerrou sem que a solicitação tenha sido atendida.

A sentença da juíza federal Gisele Leite destaca que esse segundo mandato “se estendeu até o dia 31 de dezembro de 2008, tempo suficiente para que tivesse cumprido sua obrigação de prestar contas”. A magistrada acrescenta que “é evidente a presença do dolo na conduta em epígrafe, porquanto a demandada, na condição de então Prefeita (…) e ciente do seu dever de prestação de contas (…), não o fez, obstando, intencionalmente, a regular fiscalização das verbas recebidas.”

O Ministério do Desenvolvimento Social aprovou apenas parcialmente as contas do convênio, já que até janeiro de 2013 a então prefeita enviou prestações parciais. Foram reprovadas as contas relativas ao período posterior, inclusive em virtude da não aplicação dos recursos no mercado financeiro, no valor de R$ 24.588,33. Essa quantia atualizada até fevereiro de 2013 já alcançava R$ 76.031,75.

“Frise-se que a não observância desse dever, além de criminosa e ímproba, ainda impediu que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome analisasse se as verbas foram utilizadas corretamente”, ressaltou o MPF.

A ação tramita na Justiça Federal sob o número 0005717-80.2013.4.05.8400

http://www.prrn.mpf.mp.br/grupo-asscom/noticias-internet/acao-do-mpf-resulta-em-condenacao-de-edinolia-melo-por-improbidade

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça obriga Governo do Estado a repassar às prefeituras repasses atrasados da Farmácia Básica

O próximo presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a ser eleito nesta quinta-feira, em assembleia geral da entidade, terá de imediato a missão de exigir do Governo do Estado o cumprimento de uma decisão judicial de interesse das prefeituras potiguares. O Tribunal de Justiça determinou que o Governo efetue, imediatamente, o pagamento dos repasses dos recursos destinados aos programas da Farmácia Básica e Atenção Básica, em atraso desde 2010. O valor inicial da ação foi de R$ 65 milhões e já está em R$ 73 milhões. O Governo foi condenado a fazer o pagamento, sob pena de multa diária de 1 mil reais e enquadramento em crime de desobediência à Justiça.

A decisão do Tribunal de Justiça é resultado de Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (Procuradoria Geral da Justiça) e a FEMURN. A ação foi ajuizada em 2013. No final de 2013, a primeira decisão da Justiça foi no sentido do governo repassar de imediato o repasse do mês em curso, no valor de R$ 912 mil e abrir crédito suplementar para garantir o pagamento das parcelas seguintes.

Em 2014, o governo do Estado, sob a administração da então governadora Rosalba Ciarlini ainda chegou a fazer o repasse de um mês, mas voltou a suspender os repasses dos meses seguintes. A decisão do pagamento dos atrasados foi tomada em dezembro do ano passado pelo desembargador Expedito Ferreira, que determinou ainda que o não cumprimento da decisão resultará na majoração da multa e reconhecimento do crime de desobediência.

Uma resolução do Tribunal de Justiça suspendeu até o próximo dia 19 os prazos processuais em razão do recesso de fim de ano. Por isso, o prazo de cinco dias para que o Governo do Estado se pronuncie e cumpra a decisão será aberto na próxima terça-feira, 20.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

FESTA DO VERÃO: Sexta tem White Party

White

A turma que for curtir a White Party nesta sexta-feira (16) em Pirangi terá uma surpresa que promete fazer muito sucesso. A festa terá um espaço de beleza e make up do salão MHair assinado pelo badalado Anilson Knight, um dos mais conceituados de Natal, que será montado no evento. Além disso, ainda haverá uma área para relaxamento sob o comando da clínica Emagrecer. Não bastassem todas essas mordomias, a festa na Arena Ecomax será no esquema open bar premium e terá shows de Leo Verão e Daniel Freitas, Ramon Schnayder, DJ Lucas Borchardt e Sax in the House. Os ingressos estão à venda nas lojas A Graciosa (Natal Shopping e Midway), no site www.white2015.com.br e na bilheteria do Circo da Folia em Pirangi. Mais informações: (84) 3235-8157.

Serviço:
White Party 2015
Dia: 16 de janeiro (sexta-feira)
Local: Arena Ecomax, Pirangi
Horário: a partir das 19h
Atrações: DJ Lucas Borchardt, Leo Verão e Daniel Freitas, Ramon Schnayder e Sax in the House
Vendas: A Graciosa (Midway e Natal Shopping) e bilheteria do Circo da Folia (Pirangi)
Vendas online: www.white2015.com.br.
Informações: (84) 3235-8157

Opinião dos leitores

  1. Que saudade do Circo de Pirangi onde a estrutura era 100% melhor, todo no asfalto, quanto aos preços é absurdo uma garrafa de vodka Orloff que custa no comercio R$ 20,00 na arena custo R$180,00, cadê o Procom?

  2. O Procon Estadual e o Procon Municipal de Parnamirim (que nunca vi realizar qualquer tipo de diligência que viesse a ser destaque na imprensa), bem como a 5ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, que possui atribuição para atuar no que tange ao Direito do Consumidor no Município, deveriam agir nos próximos 2 sábados de show na Arena Ecomax com a finalidade de averiguar, in loco, o desrespeito a vários direitos do consumidor que foram constatados no show passado e que, com certeza, deverão se repetir. Preços extremamente abusivos de bebidas (o triplo/quádruplo do valor que se vê habitualmente no comércio) , produtos que você compra e não são oferecidos (o gelo, por exemplo, você compra por 20 reais, uma caçambinha com 1,5 kg de gelo, sob a promessa de que pode ser reposto, mas ao final você nao consegue repor); estrutura de área vip extremamente precária com barro, lama e goteiras; superlotação da área vio, dentre outros absurdos. A sociedade potiguar espera a atuação destes Órgãos para fazer valer o seu direito do consumidor nos dias 17 e 24 deste mês!

  3. As expectativas criadas em torno do shows de Bell Marques e da banda Aviões do Forró, se confirmaram: Dois excelentes shows.
    Quanto a ESTRUTURA dessa tal de ARENA ECOMAX……… É DE DAR DÓ!
    VENDE-SE INGRESSO PARA UM SETOR CHAMADO DE PISTA, ONDE O SUBSTANTIVO "CURRAL" SERIA ADEQUADAMENTE MELHOR EMPREGADO!
    Piso de barro cercado de grades por todos os lados, numa equivalência de talvez, com muita generosidade, 35% do ambiente, e o que é mais interessante: SEM ACESSO AO PALCO.
    Vende-se também ingresso para uma área muito famosa que é chamada de VIP, onde o piso é de concreto, acredito eu, intercalado com brita. Uma enorme tenda cobre grande parte do espaço! Os VIP´S são identificados por uma vistosa pulseira. Acho que não esqueci de mais nada!

    Ahhhhhhh. não me darei ao trabalho de falar sobre os preços cobrados em função dessas estruturas.

  4. Se for como foi o show de Bell e Aviões, onde quem comprou o ingresso de Pista ficou numa espécie de curral, na areia, onde mal dava pra ver o palco, no fundo do espaço, inclusive a"área VIP" onde de VIP não tem nada, apenas o espaço reservado, deve ser uma beleza, absurdo a Arena Ecomax, nunca maissssssssssssss, tô fora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Cresce para 31% total de consumidores comprometidos com dívidas, diz Boa Vista

A parcela de consumidores brasileiros comprometida com dívidas nos próximos meses cresceu oito pontos percentuais na passagem do terceiro para o quatro trimestre do ano passado e chegou a 31%, de acordo com a pesquisa Perfil do Inadimplente, realizada pela Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Na passagem do terceiro para o quatro trimestre cresceu de 19% para 23% o total de inadimplentes que possuem mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas. Já a parcela dos consumidores com comprometimento entre 25% a 50% caiu de 33% para 30% no período. E o número de endividados com a renda familiar comprometida em até 25% ficou ligeiramente menor, de 48% para 47%.

Segundo o levantamento, no quatro trimestre, 42% dos consumidores disseram estar pouco endividados e 25% afirmaram estar muito endividados. A parcela dos “mais ou menos endividados” ficou em 33%.

O desemprego foi apontado por 36% dos entrevistados para justificar a inadimplência. A segunda razão foi o descontrole financeiro, com 28% das menções. Em seguida aparece o empréstimo do nome a terceiros (12%).

A pesquisa apurou ainda que 95% dos inadimplentes possuem dívidas com atraso superior a 90 dias. A aquisição de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos foi a razão da inadimplência para 19% dos entrevistados, mesmo porcentual que obteve o item pagamento de contas diversas (condomínio, aluguel, conta de celular e outros serviços).

Otimismo

Apesar do contexto de relativa instabilidade, e desaquecimento do mercado de trabalho e menor concessão de crédito, a pesquisa mostrou que cresceu de 83% para 90% a parcela de consumidores que estão otimistas em relação aos próximos 12 meses.

O otimismo do consumidor reflete na intenção dos consumidores em realizarem novas compras após quitarem as dívidas. De acordo com a pesquisa 32% pretendem realizar novas compras – aumento de 5 pontos porcentuais em comparação com a pesquisa anterior.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

CNI: Brasil aparece em 9º entre 11 nações em educação

O baixo desempenho dos estudantes brasileiros em testes como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) levou o País a aparecer em 9º lugar entre 11 nações avaliadas pelo estudo “Competitividade Brasil 2014”, divulgado nesta quarta-feira, 14, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O estudo compara Brasil, Turquia (8º), Chile (7º) Rússia (6º), Espanha (5º), Polônia (4º), Coreia (3º), Austrália (2º) e Canadá (1º). A educação brasileira é melhor apenas, segundo o ranking, do que no México (10º) e na Colômbia (11ª). Contribuiu para o desempenho do Brasil a queda no número de estudantes matriculados no ensino médio e a qualidade da educação. O País foi bem somente quando avaliado o volume de recursos destinados à educação.

Na avaliação da CNI, a disparidade entre dinheiro aplicado e qualidade da educação oferecida colocam em xeque a política do governo para o setor. “O contraste entre essas dimensões é observado desde o relatório de 2010 e põe em questão a eficiência e eficácia do gasto público no País”, diz o estudo.

Em inovação, o Brasil aparece em 8º lugar quando avaliados apoio governamental, P&D e inovação nas empresas. O Brasil caiu da 9ª para a 10ª posição em política de compra governamental de produtos de tecnologia avançada.

fonte: Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Financiamento de veículos caiu 5,4% em 2014 ante 2013, revela Cetip

O financiamento de automóveis de passeio, motocicletas e veículos pesados caiu 5,4% em 2014 ante 2013, de acordo com dados da Unidade de Financiamentos da Cetip. Em todo o ano passado, foram financiados 6.392.797 veículos, sendo mais usados (3.232.882) do que novos (3.159.915). Apenas em dezembro, as vendas financiadas somaram 624.567 veículos, alta de 15,9% em relação a novembro, mas queda de 0,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

No último mês do ano, os financiamentos apenas de veículos novos somaram 313.983 unidades, alta de 16,8% em relação a novembro, porém queda de 7,6% ante dezembro do ano anterior. Mesmo com a alta de dezembro na margem, as vendas financiadas de novos caíram 10,1% no acumulado de 2014 na comparação com 2013.

A queda de financiamentos de usados, por sua vez, foi menor (-0 2%) na variação anual, mesmo com as altas de 15,1% em dezembro ante novembro e de 8,2% em relação ao mesmo mês de 2013.

Dentre os veículos, os automóveis leves usados foram a única categoria a apresentar alta nos financiamentos em 2014 ante o ano anterior. Segundo a Cetip, foram financiadas 2.966.503 unidades desse tipo no ano passado, crescimento de 0,3% na comparação anual.

Na mesma base de comparação, as vendas financiadas de veículos leves novos caíram 9,6%, enquanto as de motos novas e usadas caíram 8,7% e 3,1%, respectivamente. Os financiamentos de pesados, por sua vez, caíram 21,9% entre os novos e 6,9% entre os usados.

Modalidades

Entre as modalidades de financiamento, o consórcio foi o único que cresceu no acumulado de 2014: foram financiados 865,5 mil unidades, alta de 0,5% ante 2013.

Apesar disso, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) se manteve como a opção de financiamento mais utilizada pelos consumidores, com 5,31 milhões de unidades financiadas no ano passado, mesmo isso representando queda de 6,2% em relação a 2013. Já o leasing que caiu 10,1% no ano, segue como a terceira mais usada, com 89 6 mil financiamentos.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Obra de subestação da Cosern em Capim Macio será discutida em audiência pública nesta quinta

A construção de uma subestação elétrica pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), em Capim Macio, será discutida em audiência pública nesta quinta-feira (15), às 10h,  pelo Ministério Público Estadual (MPE), na sede da instituição, na rua Promotor Manoel Alves Pessoa, em Candelária. A obra é foco de procedimento na 41ª Promotoria de Justiça da Comarca de Natal.

Durante a audiência, serão discutidos, entre outros tópicos, a distância da rede de alta-tensão das residências, escolas, praças e postos de saúde; se as obras de acessibilidade, calçadas, muros e recuos obedecem à legislação ambiental; o impacto visual da obra e ruído e o dimensionamento da rede frente às radiações eletromagnéticas que serão geradas.O Ministério Público Estadual, através da 41ª Promotoria de Justiça, solicitou da Semurb essas informações e que realizasse uma vistoria nas obras da estação de distribuição de energia elétrica.

O procedimento preparatório (nº 06.2014.00007976-4), que tramita na 41ª Promotoria,  sob a responsabilidade do promotor de Justiça João Batista Machado Barbosa, foi originado após uma reclamação recebida pelo MP.

A audiência é aberta à participação das pessoas interessadas no assunto. São esperados os representantes de instituições como UFRN, UERN, Semurb, Idema, Cosern, Aneel, Conselho Comunitário de Capim Macio e do Crea.

Com informações do MPRN

Opinião dos leitores

  1. Agora? A obra já está praticamente pronta. As linhas de transmissão passam na janela dos apartamentos e a estação está encravada no meio das casas.
    Se chegarem a conclusão óbvia de que a obra do jeito que foi realizada é extremamente agressiva para o bairro vão mandar desfazer tudo? Só quero vê.

  2. Essa audiência será para " inglês ver", pois a obra já é " fava contada ". O terreno no local já está definido e acordado, inclusive com a posteacao da linha de transmissão PRONTA( com os cabos já muito próximos).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

FOTO: Estudante de Natal consegue nota máxima na redação do ENEM

IMG-20150114-WA0012-200x300Foto: site Marista

André Diniz, educando do 3º Ano do Colégio Marista de Natal, está entre os 250 estudantes brasileiros que conseguiram a nota máxima na redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014. Dos 6.193.565 candidatos que fizeram a prova, 529.374 tiveram nota zero na redação, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira); outras 248.471 foram anuladas. Um total de 9.519.827 estudantes de todo o Brasil se inscreveram no ENEM do ano passado.

A base de estudos do Colégio Marista e o estímulo dos pais à leitura foram, segundo André, pontos fundamentais para levá-lo a excelência na redação do ENEM. “O Marista sempre me deu todo o apoio pedagógico, desde que entrei lá, em 2004. E, também, sempre fui estimulado a ler pelos meus pais. Por isso, a escrita tornou-se uma coisa muito natural”, destaca André, que confessa ter ficado surpreso com a nota máxima. “Eu saí da prova consciente de ter feito uma boa redação, mas depois que foi anunciado que só 250 no Brasil inteiro tiraram nota 1000… Nossa, fiquei surpreso. Não esperava, sinceramente”.

Apesar do hábito da leitura e do incentivo da escola, André confessa também que nunca teve o hábito de escrever. Ele revelou ser mesmo fã de matemática e física. “Sempre tive mais apego à física e matemática. Tanto é assim que quando o Marista implantou a monitoria no Terceiro Ano eu fui ser monitor destas disciplinas. E isso me ajudou bastante porque tinha que ajudar aos outros também. Então, pude melhorar em aspectos como retórica e resolução de exercícios”, conta André, que vai tentar uma vaga em Engenharia Elétrica, na UFRN. Com a média de 801,88 ele pode pleitear uma vaga em qualquer curso e Universidade do país. “Cada Universidade tem seus pesos. Mas, prefiro mesmo Engenharia Elétrica na UFRN”.

O tema da redação – “Publicidade Infantil” – surpreendeu a todos os candidatos. Mas, André disse que, apesar da surpresa, não teve dificuldade em escrever sobre o assunto. “Esse tema pode ter sido surpreendente, mas a meu ver não era um assunto tão difícil. São coisas que você vê no cotidiano”, afirma o leitor assíduo de poesias, notícias e artigos de opinião. André faz questão de dividir a conquista com o Colégio por onde passou toda sua vida de estudante: “Passei minha vida inteira dentro do Marista. Eu fui construído como pessoa lá e devo muito à minha escola pelo que sou hoje”, agradece.

Com informações do site do Marista

Opinião dos leitores

  1. Parabéns para André, sucesso em toda a sua vida, grande exemplo para todos em especial pelo seu reconhecimento do seu aprendizado no Colégio Marista, orgulho centenário do Rio Grande do Norte.

  2. Parabéns para o André. Fruto merecido do esforço dele. Registro que este feito, aqui no RN não foi somente dele. Tenho orgulho de ser Tio de João Pedro Cortez de Matos, cursando hoje a 3ª série do Ensino Médio do Colégio Contemporâneo que também tirou nota MÁXIMA na redação do ENEM 2014. Tudo fruto do esforço e dedicação destes alunos nota 10!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

GRAVE: Sete novas denúncias de abusos na USP são relatadas por email

Sete novos casos de denúncias de abusos na USP foram relatados em duas contas de email criadas pela CPI das Universidades e por coletivos feministas. A ferramenta online foi criada para receber novos relatos de violação aos direitos humanos nas instituições de ensino. A reportagem apurou que, entre os depoimentos, há episódios de estupros, assédio sexual e violência em trotes.

Os casos teriam ocorrido em duas unidades da Universidade de São Paulo, uma delas já envolvida com outras denúncias – Faculdade de Medicina (Fmusp) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq).

Os responsáveis pelos endereços eletrônicos aguardam que as vítimas, ainda anônimas, possam depor na CPI, instalada no final do ano passado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) após diversos relatos de estupro e violência contra alunos em festas da Fmusp.

Nesta quarta-feira, 14, a CPI recebe depoimentos de um aluno da PUC-Sorocaba e relatos de outros estudantes.

fonte: Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UFRN: Matrículas para estudantes da graduação começam nesta quarta

As matrículas em disciplinas dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) têm início nesta quarta-feira, 14, e se estendem até o próximo dia 24. O procedimento é realizado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), link graduação.

Segundo o calendário escolar da UFRN, definido em novembro na Resolução 38/2014 do Conselho de Administração, o 1º semestre letivo começa em 02 de fevereiro e termina no dia 20 de junho. A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) ratifica que os estudantes que não efetuarem a matrícula ou não pedirem a suspensão de programa, correm o risco de cancelamento do vínculo com a Universidade.

Reingresso

A PROGRAD também divulgou na segunda-feira, 12, a relação final das inscrições homologadas para o reingresso de 2º Ciclo 2015.1 – Grupo 2. Para baixar o documento, o interessado deve acessar o endereçohttp://www.prograd.ufrn.br/, clicar em formas de ingresso > reingresso de 2º ciclo > reingresso de 2º Ciclo 2015.1.

Com informações da UFRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

UFERSA: Edital oferece 459 vagas destinadas à transferência no semestre 2015.1

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido lança edital com processo seletivo para preenchimento de 459 vagas destinadas a Transferência no semestre letivo 2015.1 em 20 possibilidades de cursos distribuídos entre os câmpus Central, em Mossoró, e ainda Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

A Transferência tem como objetivo permitir o ingresso de alunos matriculados em cursos de graduação que estejam matriculados em outro campus da Ufersa; estejam matriculados em curso de origem oferecido em outro turno do mesmo campus da Ufersa; ou então que sejam provenientes de outras Instituições de Ensino Superior.

As inscrições para o Processo Seletivo Interno para Transferência serão gratuitas e deverão ser feitas unicamente por via eletrônica no Portal Ufersa, em link específico para estes fins. O prazo de inscrição para vagas de Transferência será de 13 a 19 de janeiro.

Será exigida a seguinte documentação para inscrição: a) Formulário de Inscrição constante no Portal Ufersa; b) Histórico Escolar da graduação, onde constem a carga horária cursada e a carga horária total de seu curso de origem; c) Resultado do ENEM do candidato retirado da página do INEM; d) Documento do Ministério de Educação (MEC) que constate a autorização/reconhecimento do curso de origem do candidato (Exclusivamente para candidatos que não sejam alunos da UFERSA).

Mais informações e consulta ao edital na página da Comissão Permanente de Processos Seletivos – CPPS.

Com informações da assessoria

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

VÍDEO: Conheça o laptop que roda jogos de Xbox One e PS4

imagem.phpASSISTA AQUI

Chega de guerrinha de consoles! E se você tivesse uma caixa capaz de rodar tanto os jogos do PS4 quanto os do Xbox One? O modder Eddie Zarick criou este monstro de Frankenstein e criou o Playbox, uma espécie de laptop que combina os dois videogames em um só, junto com uma tela de 22 polegadas com resolução Full HD.

Zarick já é bastante reconhecido pela sua arte. Ele já divulgou previamente o Playbook 4 e o Xbook One que, como dão a entender os nomes, são, respectivamente, o PS4 e o Xbox One transformados individualmente laptop. Ele também criou o Xbook Duo, que junta o One e o 360 em apenas uma caixa.

No caso do Playbox, a caixa é dividida em duas partes. No lado esquerdo são armazenados os componentes do PS4, e na direita os do Xbox One. Ambos são alimentados pelo mesmo cabo de energia, mas não é possível ligar os dois ao mesmo tempo para evitar superaquecimento. Para alternar entre o videogame da Sony e da Microsoft, basta utilizar mudar a posição do interruptor.

Por enquanto, o “brinquedo” não está à venda, segundo Zarick. O protótipo foi, na verdade, criado sob encomenda. Ele, no entanto, vende o Xbook One por US$ 1,5 mil e o Playbook 4 por US$ 1,4 mil, mais que o triplo do valor dos consoles em seu estado natural. Quem já tiver um videogame e estiver disposto a cedê-lo para o processo de modificação pode pagar mais barato no produto final, no entanto.

Olhar Digital, Via The Verge

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Graça Foster refuta alegações de advogado de Cerveró sobre seus bens

A presidente da Petrobras, Graça Foster, rebateu nesta quarta-feira, 14, a defesa do ex-diretor da estatal, Nestor Cerveró, que afirmou nesta manhã que a executiva também deveria ser presa por movimentações ilegais de patrimônio. Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa da estatal, a Petrobras informou que “refuta veementemente” as alegações de que as transações patrimoniais de Graça Foster tenham sido “indevidas”.

“A Petrobras reafirma que já prestou, em 21/08/2014, todas as informações ao Tribunal de Contas da União sobre as movimentações patrimoniais da Presidente Graça Foster e que elas foram realizadas em obediência à Legislação”, informou a estatal em nota.

A estatal também informou que a prisão preventiva de Nestor Cerveró foi feita “em razão da sua prática continuada de ocultação e dissimulação de bens e direitos (valores e imóveis para familiares), visando frustrar a aplicação da lei penal na ação judicial em que é réu, relacionada aos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro”.

Cerveró foi preso na madrugada desta quarta-feira ao desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio. Seu advogado classificou a prisão de “arbitrária e ilegal”. A prisão foi requerida pelo Ministério Público Federal após ter identificado “fortes indícios” de que o ex-diretor tenha feito transações financeiras irregulares para familiares, além de movimentação patrimonial “em valores nitidamente subfaturados”.

Em junho, o ex-diretor teria doado a parentes três imóveis em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. As transferências ocorreram no curso das investigações do TCU sobre os prejuízos causados com a compra da refinaria de Pasadena. Pouco mais de um mês após a movimentação, o Tribunal decretou o bloqueio de bens do ex-diretor.

“Se é crime para Nestor, é para Graça. Se o Ministério Público Federal pediu prisão para o Nestor por esse fato, deveria pedir para a Graça. Se não o fez, então está prevaricando”, afirmou Edson Ribeiro, advogado de defesa do ex-diretor.

Graça Foster também realizou doações de imóveis a familiares, em março, um dia após o jornal O Estado de S. Paulo publicar o posicionamento da presidente Dilma Rousseff sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas. No posicionamento, a presidente confirmava ter dado aval à compra da refinaria, que causou prejuízo de cerca de US$ 1 bilhão à estatal, segundo o TCU. Dilma justificou o voto argumentando que se baseou em relatório “falho e incompleto”, elaborado por Cerveró.

fonte: Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Existe um diferença básica que esse advogadozinho e esses jornais sensacionalistas esquecem.
    Cervero foi responsabilizado pelo TCU e indiciado pelo Ministério Público, ele é réu em um processo.
    Ja com relação a Graça o TCU disse não ter encontrato nenhuma responsabilidade e o mesmo Ministério Público também não indiciou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Imagens e relatos secretos de óvnis são revelados pelos EUA

ufoprojeto-americanoreprodaily Uma das imagens guardadas no arquivo do projeto Livro Azul. Foto: Daily Mail / Reprodução

Mais de 12 mil relatos foram registrados nos Estados Unidos entre 1947 e 1969 sobre a presença de objetos não identificados (óvnis) por americanos em todo o território do país. Todos esses testemunhos foram registrados pelo governo, na época, para serem estudados e justificados no Projeto “Blue Book” (ou, Livro Azul, em português), que reunia ufólogos e agentes das Forças Aéreas. As informações são do Daily Mail.

Após décadas com esses documentos fechados, o governo americano, finalmente, abriu ao público: relatos e fotos de diversos mistérios. Segundo a publicação, 701 casos ainda estão sem solução, já que os envolvidos não conseguiram encontrar justificativa para a presença desses objetos.

Entre os casos resolvidos, algumas causas apontadas para as visões são “delírios”, “trauma pós Guerra-Fria”, além de presença de aviões pelicanos.

Os documentos estão disponíveis também na internet.

O projeto Livro Azul tinha o objetivo de investigar os possíveis casos de ufologia entre 1947 e 1969, nos Estados Unidos, além de determinar se os OVNIs eram uma ameaça para a segurança nacional, e analisar cientificamente os dados relacionados com o UFO. Uma ordem de encerramento para o estudo foi dada em dezembro de 1969; todas as atividades terminaram em janeiro de 1970.

Terra

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Nova secretária da Cultura fez ataques a Dilma e à imprensa

2005-028847-_20050503Foto: Leonardo Aversa

O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que chegou à pasta na última segunda-feira, enviou à Casa Civil o nome de seus dois primeiros secretários: a amazonense Ivana Bentes, que assumirá a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e o carioca Vinícius Wu, que ficará na Secretaria de Articulação Institucional. Em comum, os dois têm um histórico de defesa do ativismo cultural e de ataques à grande imprensa.

Até o ano passado, Ivana dirigia a Escola de Comunicação da UFRJ, e fazia uma defesa contundente do jornalismo independente, com críticas às maiores empresas de comunicação do país. Em junho de 2013, ela também somou vozes aos que se manifestavam abertamente contra os rumos do governo da presidente Dilma Rousseff. Em sua página no Facebook, Ivana escreveu que o projeto de governo era “limitado e nacional-desenvolvimentista” e que havia “um fosso entre o discurso e as políticas” adotadas. Dessa forma, Ivana defendeu que os manifestantes continuassem tomando as ruas, uma vez que “governo é que nem feijão: só funciona na pressão”.

Nesta terça-feira, ao ser confrontada com as críticas que fez à Dilma no passado, a professora negou que haja uma contradição entre o que disse e o posto que ocupará no Ministério da Cultura. Para ela, essas diferenças são, na verdade, um sinal de “amadurecimento político”.

— Sou filiada ao PT. Votei e fiz campanha pela eleição da presidente Dilma. Estamos na ponta esquerda do time que joga com ela, o que não me exime de ter um pensamento crítico e construtivo de dentro do próprio PT e do governo e apontar retrocessos. — disse Ivana. — É nossa contribuição para uma renovação e reconfiguração do campo político no Brasil e de uma esquerda global.

Ivana não esconde, no entanto, sua preferência pelas políticas adotadas no governo Lula. Promete lutar pela implementação da Lei Cultura Viva, que busca desburocratizar a prestação de contas dos Pontos de Cultura e dos agentes culturais — causa alinhada com as bandeiras de movimentos sociais como os coletivos Fora do Eixo e Mídia Ninja, que se tornaram conhecidos durante as manifestações de 2013.

Na época, a nova secretária chegou a dividir o microfone com Elisa Quadros, black-bloc popularmente conhecida como Sininho e que está foragida da Justiça. Num encontro que reuniu as duas, Ivana defendeu uma nova narrativa midiática e enalteceu o “momento extraordinário” que o Rio de Janeiro vivia, em que “a gente tem junto professores, estudantes, black blocs, sindicalistas.”

Em entrevista à revista “Cult”, em março do ano passado, Ivana disparou contra a mídia. Disse que ela “negocia denúncias, pessimismo e otimismo, reputações” e “mal disfarça a editorialização dos fatos”. O ponto mais grave, no entanto, era “interferir e direcionar fatos e investigações”.

Admiradora de Juca, Ivana também nunca poupou críticas às ex-ministras da Cultura. Para ela, Marta Suplicy e Ana de Hollanda se equivocaram na pasta:

— (Houve) Falta de uma política de participação e cogestão das políticas públicas. (Houve) Redução dos investimentos no Programa Cultura Viva e falta de sensibilidade em relação às dificuldades burocráticas enfrentadas pelos agentes culturais diante de uma máquina estatal burocratizada e que criou um clima de insegurança jurídica.

Orçamento modesto

Ivana ocupará, no entanto, uma secretaria criada em maio de 2012, por Ana de Hollanda. Com um orçamento modesto, de R$ 60,8 milhões para 2014, a Secretaria de Cidadania e Diversidade tem como principal programa o Cultura Viva, que foi criado em 2004 pelo então ministro, Gilberto Gil. Desde aquele ano, de acordo com a assessoria de imprensa da pasta, R$ 563 milhões foram investidos na criação de 4.376 Pontos de Cultura e em 172 Pontões.

— A secretaria é estratégica nesse novo entendimento expandido da cultura pensado pelo ministro Juca Ferreira. (Ele) Pensa a cultura como um direito, e na sua dimensão simbólica e econômica. Elabora políticas, programas e ações que incluem desde os povos de terreiro até a cultura digital — defende.

Vinícius Wu, que também aguarda a aprovação da Casa Civil para assumir a Secretaria de Relações Instituicionais, foi secretário-geral de governo de Tarso Genro, no Rio Grande do Sul.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Na hora da onça beber água, fica parecendo uma gatinha, tem gente que só quer se da bem.
    Bate, Bate, Bate Bate, aí aparece uma oportunidade. Com certeza vai nomear sininho como assessora. Caso de Polícia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

TRISTE: Mãe salva vida do filho de 8 anos e depois morre afogada

mtmulhersalvafilhoFoto: Araguaia Notícias / Reprodução

A cabeleireira Juliane Mores Amorim, de 30 anos, morreu afogada, após salvar o filho, de 8 anos, e um colega dele, da mesma idade. O acidente fatal aconteceu no final da tarde desta terça-feira (13), na praia da Rapadura, em Barra do Garças (MT).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, Juliane estava com a família aproveitando do período de férias na praia de água doce, uma das mais perigosas do rio Garças, quando viu que o filho estava se afogando. Desesperada, ela entrou correndo na praia e tentou agarrá-lo. Depois de tirar o menino, o colega dele também começar a se afogar e, assim que ela salvou o segundo garoto, com a ajuda de uma prima, perdeu as forças.

Juliane já foi retirada do rio, por um outro banhista, sem vida. Fizeram massagem, acionaram o Corpo de bombeiros, que quando chegou ao local do acidente, encaminhou a prima, desacordada, às pressas ao hospital.

“Esse rio é meio melindroso, meio danado, cheio de rebojo”, explica o ex-marido dela, vereador da cidade vizinha, Aragarças (GO), Cleybiomar Gonçalves dos Santos. Rebojos são redemoinhos embaixo da água, que agem como correntezas, sem que o praiano perceba onde eles estão. “Por causa disso, essa praia, que antigamente era a mais badalada de Barra, tem deixado de ser frequentada”, destaca o ex-marido.

Além de beber muita água, Juliane também engoliu areia, movida pelos rebojos.

A família dela, que também é de Aragarças, está inconsolável no velório. “O menino, que era o único filho dela, deve ficar com o pai ou a avó”, informa o vereador Cleybiomar. Na manhã desta quarta-feira (14), ele verificando os detalhes para o velório e sepultamento da ex-mulher, com quem ficou casado 5 anos e mantinha um relacionamento amistoso, embora não seja pai do menino salvo.

“Ficou a amizade pela pessoa maravilhosa que era, mãe generosa, cuidadosa ao extremo, de uma família também maravilhosa, que agora sofre com essa situação terrível”, lamenta Cleybiomar.

Juliane completou 30 anos no dia 30 de dezembro.

Familiares e amigos se despedem dela na Casa dos Velórios. O corpo será sepultado às 17h30 desta quarta-feira.

Terra

Opinião dos leitores

  1. Cabeleireira, mãe, heroína, Deus te cubra de luz e conforto e bençãos aos filhos e familiares. Será que a causa desses salva-vidas é maior do que a vida dessa mãe?Podem ter aumento nos vencimentos mais levem essa dor junto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *