Diversos

Na Bahia, garotas de programa entram em penitenciária e são escolhidas por catálogo virtual

cATALOGOExiste prostituição dentro da penitenciária e não é de hoje. As mulheres são agenciadas pelos próprios presos. É a forma que eles têm de ganhar dinheiro. É gente perigosa. Vocês, jornalistas, não deveriam mexer nisso. É coisa para a polícia —afirmou uma mulher que, há 18 anos, frequenta as imediações do Complexo Penitenciário do Estado, em Mata Escura, periferia de Salvador. Ela disse, ainda, que conhece a maioria das mulheres que vão visitar os internos e, por medo de represália, pediu para não ser identificada.

Denúncia feita pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) dá conta da existência de um catálogo de prostitutas que circula entre os presos da Penitenciária Lemos Brito (PLB). De acordo com Geonias Santos, presidente do sindicato, o catálogo é uma pasta digital cheia de fotos de mulheres nuas, seminuas e em posições eróticas que circula nos celulares dos presos. É por meio deste catálogo que eles escolhem as mulheres para fazer sexo.

— Paga-se de R$ 1.700 a R$ 2 mil por um programa. Depois, o preso dá um gelo na prostituta para obrigá-la a baixar o preço. A maioria vem da orla. Existe, inclusive, um Disque Itapuã. Em cada unidade da Lemos Brito, existe essa prostituição exacerbada — afirma Geonias Santos. Parte do catálogo, segundo ele, foi apreendida em abril passado nos celulares de internos do módulo 5 da PLB, cuja população carcerária era de 472 presos até o final de agosto, segundo a direção da unidade.

Conforme denúncia do Sinspeb, as garotas de programa se cadastram e entram na unidade como se fossem companheiras dos internos.

— Muitas chegam lá e não sabem nem o nome do preso que estão indo visitar. Na PLB, já ocorreram vários casos desse tipo, de a pessoa precisar olhar o nome na carteira (documento que a visita faz, com o nome dela e do interno, para ter acesso ao preso) — afirma o presidente, Geonias Santos.

— Essa carteira não representa controle algum — finaliza.

O diretor da Lemos Brito, Everaldo Carvalho, confirma a existência de prostituição na unidade, mas não do catálogo. Ele disse que a instituição passou a exigir mais documentos da visitante, inclusive dos internos, para combater a prática.

O catálogo também é novidade para o diretor de gestão prisional da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), major Júlio César.

— Eu fui pego de surpresa com esse catálogo porque a pessoa, para ingressar no estabelecimento prisional, precisa passar por um processo de identificação de vínculo e até mesmo de amizade com o interno. É um absurdo isso — afirmou.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Comarca de Nova Cruz vai passar por inspeção carcerária

A Corregedoria Geral da Justiça do Rio Grande do Norte definiu mais uma unidade carcerária a ser inspecionada. Desta vez, a Inspeção Judicial se dará nos estabelecimentos prisionais da Comarca de Nova Cruz/RN, no período de 22 a 26 de setembro de 2014 e seguem uma determinação da Portaria nº 513, de 14 de abril de 2009 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

A ação segue o que foi firmado pelos Tribunais de Justiça, durante a realização do “I Seminário sobre o Sistema Carcerário”, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, nos dias 02 e 03 de abril de 2009, na cidade do Rio de Janeiro.

O evento serviu para que fosse criado um grupo especializado de juízes e servidores na meta de auxiliar, em regime de exceção, as varas congestionadas, seja para realização de mutirões ou inspeções no sistema carcerário.

Segundo o corregedor geral, desembargador Vivaldo Pinheiro, as inspeções independem de prévio aviso e são realizadas nos serviços que estão sob sua fiscalização, com o objetivo de efetivar levantamento ou colher informações sobre a atuação funcional na Comarca.

Durante a inspeção, serão verificados pedidos a respeito de irregularidades, morosidade na tramitação de processos, no cumprimento de atos processuais e relativos às atividades extrajudiciais, dentre outras observações.

A Portaria também foi encaminhada para o secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, ao secretário de estadual da Justiça e da Cidadania, ao procurador geral de Justiça, a defensora pública geral do Estado e ao Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do RN.

TJRN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Dilma cogita limitar Ciência Sem Fronteiras a estudantes de baixa renda

Ao anunciar que todos os inscritos na última etapa do programa Ciência Sem Fronteiras vão ganhar bolsa de estudos no exterior desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesse domingo (14) que poderá incluir a renda como critério na seleção de estudantes.

Isso aconteceria num eventual segundo mandato da petista, que disputa a reeleição e voltou a prometer neste domingo mais 100 mil bolsas de estudo para brasileiros no exterior.

“Não está afastado o corte por renda”, afirmou Dilma, dizendo que o programa continuaria em seu próximo governo, mas permaneceria limitado às bolsas para as áreas de exatas, que incluiu cursos como de engenharia e biomédica.

Sobre uma possível inclusão da área de humanas no Ciência sem Fronteiras, a presidente afirmou: “Não temos dinheiro para abrir para todo mundo”.

Dilma marcou a tradicional coletiva dominical no Palácio do Alvorada para falar do Ciência Sem Fronteiras. Anunciou que há mais 14.900 vagas disponíveis para a última etapa do programa, cujas inscrições se encerram no dia 29 de setembro. Afirmou ainda que há mais de 60 mil inscritos.

Para atender a toda a demanda, ela diz que vai dar bolsas a todos os inscritos que cumprirem os requisitos do programa, que inclui prova de proficiência em idioma estrangeiro e o aceite da faculdade no exterior.

Folha Press

Opinião dos leitores

  1. Estimados,
    Enviar estudantes para fora não deve seguir critério de renda. Para que o conhecimento retorne ao país, devemos enviar os melhores capacitados. Se faltam critérios no programa, a ponto de virar turismo, isto precisa ser corrigido.

  2. Uma pergunta aos cientistas que comentaram esse texto: onde que está escrito que um programa que visa qualidade do estudante e cuja seleção é baseada no mérito deste, deve excluir esse ou aquele aluno por pertencer a uma ou outra classe social….
    E outra. Onde ficou estabelecido que o participante do programa está proibido de descordar dessa ideologia político-partidária vigente.
    Tenham dó. Estudem acomodados mentais e viciados em cotas.

  3. Corretíssimo. Conheço um monte de gente que tá lá fora só passeando as custas do governo, ainda abre a boca pra falar mal. Estudar que é bom..

  4. Conheço várias pessoas de alta renda que estão com os filhinhos viajando pelo Ciência Sem Fronteira que só sabem falar mal do governo, devem ter saudade dos tempos que na UFRN faltava de tudo, de material de expediente a livros na biblioteca, as cadeiras e quadros eram quebrados, uma universidade sucateada perdendo espaço para as fracas universidades particulares.
    Felizmente tivemos um governo que salvou as Universidades Federais.
    Tem que haver seleção por renda mesmo, no mínimo priorizado para quem tem baixa renda, quem pode pagar para estudar no exterior que pague e deixe de mamar nas tetas do governo e ainda tem coragem de falar mal do bolsa família.

  5. Aí os riquinhos que estao viajando de graça, às custas do governo e criticando o mesmo, vão chorar desesperadamente! Hipócritas!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Piloto do MH370 cortou oxigênio da cabine e avião afundou inteiro, diz livro

O piloto do voo MH 370 da Malaysia Airlines, que desapareceu em março com 239 pessoas, teria deliberadamente despressurizado a cabine – matando a maioria dos passageiros -, e depois pousado o avião no mar, onde ele afundou inteiro, sem deixar destroços.

A afirmação foi feita por dois investigadores de acidentes aéreos, Geoff Taylor e Ewan Wilson, no livro ‘The Truth Behind the MH 370 Loss’ (ou ‘a verdade por trás da perda do MH 370). Eles não integram as equipes oficiais de investigação do caso, mas afirmaram que a publicação é resultado de um estudo que analisou todos os cenários possíveis da tragédia.

Segundo os autores, o piloto Zaharie Ahmad Shah despressurizou a cabine, o que fez com que máscaras de oxigênio caíssem do teto. O suprimento de ar, no entanto, teria sido suficiente para apenas 20 minutos. Depois deste tempo os passageiros morreram asfixiados.

“Como o voo era noturno, é possível que muitas pessoas não tenham visto as máscaras caindo. Elas devem ter morrido em poucos minutos”, dizem os autores.

O livro afirma ainda que Zaharie trancou o copiloto do lado de fora da cabine e sobreviveu respirando seu próprio suprimento de ar, que durou cerca de 40 minutos. Depois ele pressurizou novamente a cabine e pousou o avião no mar, onde ele afundou inteiro, sem deixar destroços aparentes.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Datafolha registra nova pesquisa para presidente

O Datafolha vai às ruas nesta semana para uma nova pesquisa eleitoral sobre a corrida presidencial, segundo registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O levantamento nacional, encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, vai avaliar as intenções de voto para a Presidência da República em primeiro e segundo turno, a rejeição dos candidatos e a avaliação do atual governo.

As simulações de segundo turno trarão novamente o confronto entre Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB), além das simulações com Dilma Rousseff (PT) e Marina e Aécio e Dilma. Segundo o registro no TSE, serão entrevistados 5.362 eleitores, entre quarta, 17, e quinta-feira, 18. O protocolo do levantamento é BR-00665/2014. A data prevista para a divulgação dos resultados é o dia 18 de setembro. O Datafolha também registrou pesquisas de intenção de voto para governador e senador nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Com bandeiras da cidade de Santa Cruz e do RN, corpo do ex-governador Iberê é velado na Escola do Governo

150466Foto: Magnus Nascimento, via Tribuna do Norte

Depois de ser velado em Santa Cruz, o corpo do ex-governador Iberê Ferreira de Souza chegou por volta das 9h15 na sede da Escola de Governo, no Centro Administrativo de Natal.  O momento é de adeus dos amigos e familiares na capital.

Com velório previsto até 16h, logo em seguida, o corpo do ex-governador será levado pelo Corpo de Bombeiros até o cemitério Morada da Paz, em Emaús, local de sepultamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

FOTO: Permissionários fazem protesto nas proximidades de sede da Prefeitura e pedem reunião com prefeito

150468Foto: Fernando Machado – via Tribuna do Norte

A Tribuna do Norte destaca que na manhã desta segunda-feira (15), um grupo de aproximadamente 25 permissionários de Natal iniciou uma manifestação nas proximidades do palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal. O objetivo do grupo é conseguir uma reunião com o prefeito Carlos Eduardo para discutir a retirada de “supostos transportes alternativos irregulares” das ruas de Natal. Na realidade, o objetivo do Sitoparn é a revogação imediata de autorização para 24 veículos realizarem viagens na zona norte da capital. No entanto, até o momento, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), não sinalizou possibilidade de acatar a medida.

Segundo apurado pela Tribuna do Norte, para conseguir o encontro com Carlos Eduardo, os permissionários afirmam que permanecerão em frente à Prefeitura por tempo indeterminado, mas não descartam fazer uma manifestação mais incisiva.

Buscando evitar um trânsito mais problemático no local de “conflito”, a STTU bloqueou a rua Junqueira Aires, ao lado da Prefeitura do Natal.

Com informações da Tribuna do Norte

Atualizado às 13h58

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTO: Vaza imagem do 1º smartphone com a marca ‘Windows’

imagem.phpNa semana passada vazou a informação de que a Microsoft pretende acabar com a marca Windows Phone, unificando os sistemas operacionais móvel e para desktop sob a marca Windows. Agora surgiu a primeira imagem de um aparelho com essa configuração.

O smartphone se chama GoFone GF47W e é feito pela fabricante britânica My Go. Ele foi descoberto pelo pessoal da Neowin em meio a páginas para uso interno da empresa.

Especula-se que a partir de 2015 todos os aparelhos móveis equipados com o sistema da Microsoft virão com uma descrição semelhante, matando a marca Windows Phone. Ao mesmo tempo, o nome Nokia também desaparecerá, à medida em que os dispositivos passarão a se chamar só Microsoft.

Olhar Digital – UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PM recupera nesta segunda 5 carros roubados em uma hora em Natal; suspeito é baleado

Excelente trabalho da Polícia. O portal G1-RN destaca que nesta segunda-feira (15), dois homens foram presos suspeitos de roubarem  “somente” cinco carros, um deles, inclusive, de uma emissora de televisão potiguar, em um intervalo de uma hora em Natal.  De acordo com  a notícia, um dos suspeitos foi preso em Cidade da Esperança com um carro roubado e uma pistola e o outro em Cidade Satélite após uma perseguição policial.  Na prisão de um dos suspeitos ainda houve troca de tiros seguido do capotamento do veículo em que estava. O acusado foi baleado. Os carros recuperados pela polícia são um Uno branco roubado em Capim Macio, um HB20 branco roubado em Nova Parnamirim, um Ethos pego em Cidade Satélite, e um Palio vermelho e um Classic preto roubados no Planalto.

Mais informações em  http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2014/09/dupla-e-presa-suspeita-de-roubar-5-carros-em-1-hora-em-natal-diz-pm.html

Com informações do G1-RN

Opinião dos leitores

  1. Parabenizar o General? Aquele ditador lá sabe de nada. Esses secretários parece que são pagos apenas pra dar entrevista e fazer "reuniões".

  2. Caro Luciano, entenda que o General não realiza patrulhamento ostensivo nas ruas! Seus parabéns tem que ser para os verdadeiros HOMENS que fazem a segurança pública do Estado, pena que o efetivo reduz mensalmente com aposentadorias e pedidos de exoneração. Daqui a pouco o General vai embora e a policia continuará a fazer o seu trabalho.

    1. Luciano, fala sério! Que comentário foi esse??? Parabéns aos policiais envolvidos na ação, verdadeiros herois, e, infelizmente, tão pouco reconhecidos por não estarem de terno e gravata!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Querétaro defende Ronaldinho após ataque racista; clube pede "castigo exemplar" a político

Ronaldinho Gaúcho ganhou amparo e apoio do Querétaro e dos mexicanos após ser chamado de “macaco” por um político da cidade mexicana onde vai jogar, via redes sociais. Nesta segunda-feira, um dia após o post racista de Carlos Trevino Nuñez, clube e cidadãos saíram em defesa do brasileiro e cobraram ações enérgicas das autoridades. Em nota, os dirigentes pediram um “castigo exemplar” na Hastag #TodosSomosSimios.

“Realmente, eu tento ser tolerante, mas eu detesto futebol, e o fenômeno de idiotice que produz. Eu detesto ainda mais porque as pessoas inundam as avenidas fazendo-nos chegar duas horas mais tarde em casa. E tudo isso para ver um macaco… Brasileiro, mas ainda assim um macaco. Isso é um circo ridículo”, postou Carlos Trevino Núñez, ex-secretário do Desenvolvimento Social de Querétaro (2006 a 2009) e integrante do Partido da Ação Nacional (PAN).

Poucas horas depois de sua infeliz declaração, os mexicanos se revoltaram contra o político. Uma comunidade foi criada contra Carlos Trevino, divulgando sua foto e reprovando suas atitudes.

O Querétaro, por sua vez, promete dar total apoio para Ronaldinho e, em nota, repudiou totalmente a atitude do político. “Depois da lamentável publicação realizada por uma pessoa de status público, o senhor Carlos Manuel Trevino Núñez, vertida através das redes sociais insultado nosso jogador Ronaldo de Assis Moreira ‘Ronaldinho’, exortamos as respectivas autoridades para que tomem ações no assunto e afirmamos que como clube chegaremos até as últimas consequências da lei para que este tipo de expressões não voltem a afetar a algum de nossos jogadores e membros do clube”, afirmou o clube, em nota oficial.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Após três anos, Patrícia Poeta deixará o Jornal Nacional

patricia-poeta-1378839645872_615x300 Após três anos no “Jornal Nacional”, Patrícia Poeta deixará o programa em novembro para se dedicar a um novo projeto de entretenimento da Globo. De acordo com comunicado oficial divulgado pela emissora, Renata Vasconcelos, atualmente no “Fantástico”, será a substituta da jornalista. A mudança será anunciada ao vivo no “Jornal Nacional” desta segunda-feira (15).

Poeta, que já está há 15 anos na Globo, irá deixar a bancada do “JN” no dia 3 de novembro. Em seu período no programa, ela se destacou ao cobrir a eleição do Papa Francisco, as manifestações de junho de 2013 e a Copa do Mundo, durante a qual chegou a apresentar o “Jornal Nacional” direto da Granja Comary, o centro de treinamento da seleção brasileira.

Em declaração oficial, a jornalista afirmou que seus anos no “Jornal Nacional” foram “maravilhosos” e disse que está feliz em se envolver com o novo projeto: “Agora, parto feliz para começar a desenvolver um novo projeto, no entretenimento, algo com que sempre sonhei e para o qual procurei estar preparada. Sempre vi a televisão como um espaço maior para propor e realizar ideias. É exatamente isso que estou fazendo agora”.

Renata Vasconcelos, que entrou no “Fantástico” em 2013, após onze anos no “Bom Dia Brasil”, assumirá o posto de apresentadora deixado por Poeta e também se tornará editora executiva do “Jornal Nacional”.

“Estar ao lado de William Bonner no ‘Jornal Nacional’ é uma honra e uma alegria imensa”, afirmou Vasconcelos. “Sou jornalista por formação e vocação. Todos esses anos na GloboNews, no ‘Bom Dia Brasil’ e, agora, no ‘Fantástico’, me deram a certeza de que o telejornalismo é o que me atrai, é a minha paixão, é o que sei fazer. E poder exercê-lo no jornal mais importante da TV brasileira é algo que me traz ao mesmo tempo uma alegria imensa, pelo reconhecimento do meu trabalho, mas também muita responsabilidade. Conto com o apoio de todos para honrar esse compromisso que assumo agora”.

UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

FOTOS: Quadrilha explode caixas do Bradesco em usina em Baía Formosa-RN; seis são presos

10583819_284241448450074_7652451794457666147_n 10610844_284241378450081_2691858444875670734_n 10649741_284241398450079_1420810127743437296_n 10653715_284241518450067_7685642073423939231_nFotos: Facebook(Destacamento de Baía Formosa)

A Polícia Militar prendeu dois homens na madrugada desta segunda-feira (15) suspeitos de explodirem caixas eletrônicos do banco Bradesco que ficam dentro de usina de cana de açúcar no município de Baía Formosa, no litoral Sul do RN. Toda a mobilização policial na região ocorreu após a ação criminosa e conseqüente fuga. De acordo com a PM, os suspeitos estavam em uma van com mais oito homens, e foram detidos por equipe do GTO (Grupo Tático Operacional) de Canguaretama, que fez a abordagem ao veículo na BR-101. Enquanto os dois que não conseguiram sair da van foram rendidos, e com eles foi encontrada uma mala com o dinheiro levado dos terminais, os demais integrantes da quadrilha fugiram para o matagal e seus paradeiros são desconhecidos até o momento.

Segundo a PM, na van foram encontrados “chupacabras”, material usado para a clonagem de cartões de crédito, além de ferramentas usadas para explodir o terminal bancário. Já a maleta de posse da dupla estava cheia de dinheiro. Ainda segundo a PM, vários policiais foram designados a tarefa da contagem do dinheiro – cerca de R$ 143.000,00(Cento e quarenta e três mil reais).

Por fim, os presos foram encaminhados para a Delegacia de Canguaretama. Em o depoimento, os dois homens disseram que estavam levando um grupo para um comício em Natal, e não souberam explicar de onde era o dinheiro encontrado na maleta.

NOVAS PRISÕES

Segundo a PM, mais quatro suspeitos foram presos na manhã desta segunda-feira(15) nas proximidades do local em que em empreenderam fuga, na cidade de Canguaretama. Informações dão conta que eles tentavam pegar um táxi, quando foram surpreendidos pelos policiais. Com eles foram apreendidos duas pistola 380 e ainda duas armas roubados de um policial civil e outro militar, um revólver 38 e uma pistola ponto 40.

Atualizado às 09h45

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Erros transformam candidatos em 'milionários'

Erros e omissões distorcem a contabilidade dos partidos e dificultam a tarefa de quem tenta descobrir quanto dinheiro circula pelas campanhas eleitorais. A vereadora Eliza Virgínia Fernandes (PSDB), de João Pessoa, gargalhou ao saber que, como candidata a deputada estadual, declarou ter recebido R$ 89 milhões de doações na prestação de contas entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A bolada faz da campanha de Eliza a terceira mais “rica” até agora, perdendo apenas para as de Édio Correa Filho (PP-RJ) e da presidente Dilma Rousseff. Candidato a deputado estadual no Rio, Correa Filho arrecadou, segundo os registros entregues ao TSE, mais de R$ 251 milhões, o dobro do que a campanha de Dilma recebeu. Trata-se de mais um erro.

O maior doador da campanha de Correa Filho é o deputado federal Júlio Lopes, candidato à reeleição também pelo PP. Ele teria repassado R$ 251.185.000 ao correligionário, segundo a prestação de contas. A assessoria de Lopes, porém, afirma que o deputado federal doou apenas um cheque de R$ 5 mil, além de material de campanha. Ao estimar o valor de panfletos, cartazes e faixas, a equipe de Correa Filho deve ter digitado um número com zeros a mais, na casa dos milhões, segundo a assessoria de Lopes.

Eliza Virgínia disse também suspeitar que houve erro de digitação em sua prestação de contas. “Não tinha nem ideia e agora vou pedir para o contador retificar. É uma grande piada estar entre os candidatos mais ricos”, afirmou. A candidata, entretanto, brincou que o erro a faria sair no jornal, tornando-a mais “famosa”. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Filho de Iberê faz homenagem ao Pai no Facebook

Joca

Opinião dos leitores

  1. Sem sombra de dúvidas, um Cidadão do Bem o qual o Rio Grande do Norte se orgulha de tê-lo como um filho e que, na política sobe honra com dignidade o seu nome, descanse em Paz, IBERÊ, com votos de pesar a todos seus familiares.

  2. Certamente que esta é a mais lúcida e autêntica homenagem. Despojada de palavras bonitas, contudo, linda e naturalmente verdadeira. IBERÊ foi um político que entrou e saiu da política sem deixar nenhuma dúvida sobre sua honestidade e sobre seu caráter. Que DEUS o conceda o descanso eterno.

  3. Independente do homem publico que era, acho que essa é a homenagem mais verdadeira, pura e sincera. Parabéns pela linda mensagem de amor, gratidão e saudade!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

MPF quer classificação indicativa para transmissão das lutas de MMA na televisão

O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) ingressou com ação civil pública para obrigar a União, através do Ministério da Justiça, a efetuar classificação indicativa, na TV aberta, das transmissões dos eventos de artes marciais mistas, conhecidos como MMA, bem como das respectivas chamadas durante os intervalos comerciais.

Caso a Justiça Federal atenda o pedido, as transmissões das lutas de MMA que ocorrem em campeonatos como UFC, Bellator Fighting Championship e Dream serão tidas como impróprias para menores de 18 anos e não poderão ser veiculadas ou anunciadas pela televisão antes das 23 horas.

Na ação, o MPF defende que, embora a Portaria 368/2014, do Ministério da Justiça, isente de classificação indicativa programas esportivos, a transmissão dos eventos de MMA diferencia-se dos demais eventos esportivos devido à exibição de cenas exacerbadas de violência, em que imagens das lutas mais sangrentas parecem inclusive funcionar como atrativo principal.

“A ação civil pública não pretende discutir a luta ou o esporte em si, mas apenas os efeitos que a veiculação de imagens carregadas de sangue, com pessoas extremamente machucadas, possa ter sobre a formação de crianças e adolescentes”, explica o procurador da República Fernando de Almeida Martins, autor da ação.

Segundo o procurador, “se um programa de ficção que contém cenas exageradas de violência é obrigatoriamente submetido à classificação indicativa, não existe justificativa para se excluir dessa classificação programas que transmitem o mesmo tipo de cena, ainda mais porque, nesse caso, trata-se de cenas reais”.

Chamado a opinar sobre o assunto, o Conselho Federal de Psicologia apontou que “A brutalidade de um combate de MMA é percebida diferentemente entre aqueles que conhecem a modalidade e entre aqueles que a vêem de fora” e que “a maneira como são narrados, comentados e espetacularizados, mais do que a prática esportiva em si, pode banalizar e, no limite, incitar à violência”.

Pessoa em desenvolvimento – O pedido do Ministério Público Federal fundamenta-se, entre outros, no artigo 76 do Estatuto da Criança e do Adolescente, segundo o qual “as emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto-juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”.

Para o MPF, a lei não fez qualquer diferenciação quanto ao tipo de programa a ser classificado. “O texto legal não deixou nenhuma margem para se excluir do sistema de classificação indicativa programas que veiculem práticas esportivas, especialmente as extremas como o MMA”, afirma Fernando Martins.

A ação lembra que a classificação da programação televisiva atende dois objetivos fixados na Constituição Federal, que são o respeito à condição peculiar da pessoa em desenvolvimento (artigo 227) e o direito da pessoa e da família de se defenderem de programas de televisão que não respeitem seus valores éticos e sociais (artigo 220).

“Isso quer dizer que a necessidade de se impor limites à programação da televisão decorre da própria peculiaridade do meio: ao contrário de outros meios de comunicação e de expressão (cinema e teatro, por exemplo), a televisão entra diretamente no lar das pessoas. A verdade é que se pode impedir, com certa facilidade, o acesso de crianças a locais onde se realizam espetáculos considerados impróprios para o público infantil, mas como impedi-las de ter acesso à programação televisiva disponível dentro de casa?”, indaga o procurador.

Para o MPF, a reticência do Ministério da Justiça em tomar providências para classificar a transmissão dos eventos de MMA constitui negativa de cumprimento da legislação protetiva dos direitos de crianças e adolescentes, cabendo ao Poder Judiciário suprir tal omissão.

ACP nº 69283-06.2014.01.3800

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Certus/Gazeta do Oeste: Henrique tem 18,59% e Robinson 15,33%

A pesquisa divulgada neste domingo (14) pelo jornal mossoroense Gazeta do Oeste mostra  empate entre os candidatos ao Governo Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB). A pesquisa o crescimento da campanha de Robinson Faria na capital do Oeste.

De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto Certus e Gazeta do Oeste de 10 à 12 de setembro, Robinson tem 15,33% e Henrique tem 18,59%, o que configura empate técnico entre os candidatos já que a margem de erro é de 3%.

A disputa para o Senado também mostra a vitória de Fátima Bezerra (PT) que – de acordo com a pesquisa – vence a disputa com 9,3% à frente da candidata em segundo lugar. A pesquisa mostra que 33,67% dos mossoroenses votam em Fátima contra 24,37% que votam em Wilma.

A margem de erro da pesquisa Certus/Gazeta é de 3% percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi protocolizada no TRE com sob o número RN-00026/2014.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *