Judiciário

Ministério Público Federal abre investigação penal sobre procurador da Lava Jato

Foto: Divulgação/PRPR

O Ministério Público Federal abriu investigação, no âmbito do STJ (Superior Tribunal de Justiça), para apurar suspeitas de pagamentos ilícitos ao procurador Januário Paludo, um dos mais experientes integrantes da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

É a primeira investigação penal que tem como alvo um procurador da Lava Jato em Curitiba. A apuração partiu de um relatório da Polícia Federal, de outubro, sobre mensagens trocadas entre o doleiro Dario Messer e sua namorada. As mensagens citam uma suposta propina paga a Paludo para dar proteção ao doleiro.

O teor do relatório da PF foi revelado no sábado (30) pelo UOL e confirmado pela Folha. O relatório da PF foi enviado à PGR (Procuradoria-Geral da República) para adoção de providências. Integrantes do órgão avaliaram o caso como gravíssimo.

A investigação criminal está a cargo do subprocurador-geral Onofre Martins, designado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para oficiar perante o STJ.

Paralelamente, a Corregedoria do Ministério Público Federal instaurou uma sindicância para apurar as mesmas suspeitas do ponto de vista ético-disciplinar. O procedimento está sob a responsabilidade da corregedora-geral, Elizeta Maria de Paiva Ramos.

Dario Messer, conhecido como “o doleiro dos doleiros”, é um dos que devem ser ouvidos na investigação penal no STJ. Outros nomes que acusam a Lava Jato de praticar desvios também poderão ser chamados a depor, como o advogado Rodrigo Tacla Duran, conforme apurou a reportagem.

Os diálogos de Messer com sua namorada são de agosto de 2018. Eles foram obtidos pela PF do Rio de Janeiro, de acordo com o UOL, durante as investigações que resultaram na operação Patrón, fase mais recente da Lava Jato fluminense.

Nas conversas obtidas pela PF, Messer diz à sua namorada que uma das testemunhas de acusação contra ele teria uma reunião com Paludo, e acrescenta: “Sendo que esse Paludo é destinatário de pelo menos parte da propina paga pelos meninos todo mês”.

Para a PF, ainda de acordo com a reportagem do UOL, os “meninos” mencionados por Messer são Claudio Fernando Barbosa de Souza, o Tony, e Vinicius Claret Vieira Barreto, o Juca, suspeitos de atuar com o doleiro em operações de lavagem de dinheiro investigadas pela Lava Jato do Rio.

Paludo está na Operação Lava Jato em Curitiba desde o seu início, em 2014. Já trabalhou em outras operações de combate à corrupção, como o caso Banestado, e é apontado como conselheiro do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa, e próximo do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça.

Parte das mensagens de Telegram obtidas pelo site The Intercept Brasil e noticiadas por vários veículos, incluindo a Folha, foi extraída de um grupo composto por procuradores da República e nomeado como “Filhos do Januário”, em referência a Paludo.

As mensagens de Telegram, que levaram a suspeita de combinação entre procuradores e juiz, também estão sendo analisadas pela PGR em outro procedimento.

A reportagem procurou Paludo por meio da assessoria de imprensa do Ministério Público Federal no Paraná para comentar as investigações abertas no STJ e na Corregedoria. O órgão reiterou o conteúdo de uma nota divulgada no fim de semana na qual afirma que repudia as suposições infundadas contra o procurador.

“A ação penal que tramitou contra Dario Messer em Curitiba foi de responsabilidade de outro procurador que atua na Procuradoria da República no Paraná, o qual trabalhou no caso com completa independência. Nem o procurador Januário Paludo nem a força-tarefa atuaram nesse processo [envolvendo Messer]”, afirma o texto.

“O doleiro Dario Messer é alvo de investigação na Lava Jato do Rio de Janeiro, razão pela qual não faz sequer sentido a suposição de que um procurador da força-tarefa do Paraná poderia oferecer qualquer tipo de proteção”, continua a nota.

“Os procuradores da força-tarefa reiteram a plena confiança no trabalho do procurador Januário Paludo, pessoa com extenso rol de serviços prestados à sociedade e respeitada no Ministério Público pela seriedade, profissionalismo e experiência.”

Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. Que seja investigado, se for o caso, processado e se provado qualquer crime, pague pelo erro.
    Não deve existir corrupto e bandido sem pagar pelo crime cometido.
    Pode até existir fã clube de bandido e corrupto, mas nunca deixar de responder e, se provado, pagar pelo delito.
    Impunidade só serve para cultuar a criminalidade e vitimizar bandido pego pela justiça

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, terá 668 voos extras na alta temporada de verão

Foto: Divulgação

A Inframerica, administradora do Aeroporto de Natal, terá para os meses de dezembro e janeiro cerca de 668 voos extras para atender a demanda da alta temporada de verão.

Para os dois meses a concessionária prevê um fluxo entre 550 mil e 595 mil passageiros. A movimentação aérea esperada para o período é de 3.687 pousos e decolagens.

Os dias de maior fluxo de passageiros devem ser 20, 21 e 22 de dezembro, vésperas das comemorações de Natal, e 27 e 28 de dezembro, saída para o Ano Novo.

A maioria dos voos que chegam a Natal vem de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Brasília. O movimento internacional também deve aumentar. A expectativa é que 28 mil embarques e desembarques aconteçam no período. A TAP aumentou a frequência e a Corendon está realizando voos charters de Amsterdã para a capital potiguar.

Para quem for viajar, a Inframerica recomenda que cheguem com pelo menos 1h30 de antecedência para voos nacionais e 2h30 para internacionais. Além disso, para agilizar o andamento dos processos na fila de raio-x, o passageiro deve retirar todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas.

Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes, líquidos e inflamáveis. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.

Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.

Veja outras informações importantes para ter uma viagem tranquila:

Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal, pelo site: www.natal.aero

Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho.

A Inframerica lembra que os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao “Achados e Perdidos”. A sala fica localizada no piso mezanino, na sala do protocolo, na área administrativa do Aeroporto. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h (intervalo: das 12h às 13h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (84) 3343-6060. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas.

Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivos de segurança, não deixe seus pertences desacompanhados.

O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.

Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações.

Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar​. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros, as corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de entrar no carro.

Opinião dos leitores

  1. O RN é uma LÁSTIMA em termos de SEGURANÇA. Acorda GOVERNADORA , já é tempo, coloca a polícia na rua. É carro da policia pra cima e pra baixo e ação nada. Tem muita gente fardada passeando nos carros da policia pelas ruas de Natal e interior do estado, mais ação que é o que importa não acontece. Não se vê um policial nas ruas e os marginais a vontade agindo de todo lado.

  2. Tragam seguranças particulares pq circular pelo RN virou um risco de vida para a população – não podemos ir a bares, restaurantes -arrastões e assaltos….
    Cadê a policia na rua Governadora?
    Foram para a CHINA tb?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Liverpool confirma força máxima para disputar Mundial de Clubes

Foto: Carl Recine/REUTERS

O Liverpool anunciou na manhã desta quinta-feira (5) os atletas inscritos para o Mundial da Fifa, no Qatar. Como o treinador Jurggen Klopp já havia adiantado, o time vai com suas principais estrelas para competição.

O provável time que vai enfrentar o Flamengo na final da competição vai ter Alisson, escolhido melhor goleiro do mundo na temporada 2018/19, o atacante egípcio Salah, o brasileiro Roberto Firmino, o senegalês Sadio Mané, e o melhor zagueiro do planeta, o holandês Van Djik.

Confira a lista completa:

Goleiros: Alisson, Adrán e Lonergan
Defensores: Alexander-Arnold, Van Dijk, Lovren, Joe Gomez, Robertson e Williams
Meio-campistas: Wijnaldum, Milner, Keita, Henderson, Oxlade-Chamberlain, Lallana, Shaqiri, Jones e Elliott
Atacantes: Firmino, Mané, Salah, Brewster e Origi

Esta será a quarta vez que o Liverpool disputa o campeonato Brasil e nunca foi campeão. Times brasileiros são indigestos aos ingleses. Em 1981, perdeu para o Flamengo; em 2005, a derrota foi para o São Paulo. Só 1984, que os Reds perderam para os argentinos do Independiente.

R7

 

Opinião dos leitores

  1. Pois, nós vamos de seleção brasileira com camisas rubro negras igual fez a alemanha.

    A diferença é que vamos levar dois estrangeiros, Arrascaeta Uruguaio e o zagueirão Espanhol.
    O restante é só seleção brasileira, podem vê.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

FOTOS: Detran atualiza e forma vistoriadores veicular na região do Seridó

Fotos: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) conclui nesta quinta-feira (05), o Curso de Capacitação de Vistoriador e Lacrador Veicular com foco nos servidores do Órgão. A qualificação está atendendo os emplacadores e vistoriadores do Detran que são lotados na região do Seridó. As instruções estão ocorrendo na cidade de Caicó.

De acordo com o instrutor da Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran), Felipe Péricles, o curso atende duas situações, servindo como atualização dos procedimentos aos vistoriadores já formados, e de formação de novos profissionais, já que, os após o curso, os emplacadores do Detran passam a atuar também no serviço de vistoria veicular. “A capacitação atende os dois públicos, no caso, teremos a formação de novos profissionais e a atualização da equipe que já atua na área”, explicou.

O Curso de Capacitação de Vistoriador e Lacrador Veicular é vital para a leitura técnica apurada e correta dos códigos veiculares e para percepção de análise de segurança dos automóveis. Com a capacitação, os funcionários da área de vistoria e lacração terão maior capacidade técnica de detectar possíveis irregularidades no veículo, evitando, dessa forma, situações delituosas, a exemplo de clonagem e adulteração veicular em geral.

Outro fator importante no Curso é que o corpo técnico do Detran está sendo atualizado com as informações mais recentes que envolvem o campo da vistoria e lacração veicular, como também a construção de um padrão de atuação técnica envolvendo todas as unidades do Detran no Rio Grande do Norte que atuam nos serviços de vistoria veicular.

O treinamento leva aos participantes a capacidade de reconhecer fraudes ou adulterações nos identificadores veiculares e na documentação do automóvel, aferindo tecnicamente se o objeto vistoriado é idôneo ou procedente de produto de roubo, furto ou adulteração.

A capacitação conta com uma carga horária de 20h/aula compreendendo as disciplinas de “Identificação Veicular”; “Noções Básicas de Adulteração e Perícia”; “Legislação de Trânsito”; e “Estágio Supervisionado”. O Curso segue em conformidade com as diretrizes determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e com as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam sobre o tema.

O curso já foi concluído no polo Natal, onde a Eptran formou e aperfeiçoou 67 servidores. O treinamento vai atender todas as regiões do Rio Grande do Norte.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Estrutura que torna mais fácil o processo de adoção já está em operação no Brasil

Reportagem em vídeo aqui

Já está em funcionamento o Cadastro Nacional de Adoção. O sistema tornou o processo mais fácil e mais rápido. Na Casa de Acolhimento, uma menina de 13 anos sonha com uma família. “Queria ter pai, mãe e irmãos”.

E no curso preparatório para pretendentes à adoção, vários casais estão gestando um filho no coração.

“A gente está com a fé que a gente vai conseguir. Pode demorar um pouco, mas um dia vai acontecer”, disse o pintor industrial Anísio Carlos dos Santos.

Unir as crianças e os interessados é um desafio para a Justiça. Hoje, são menos de cinco mil crianças aptas à adoção e mais de 42 mil famílias interessadas em adotar.

Essa era uma situação comum em muitos estados e municípios. Por muitos anos, fichários e livros manuscritos foram o único recurso de servidores e juízes para organizar as informações dos processos de adoção. O trabalho manual ficava mais demorado e sujeito a falhas. Mas isso tudo está sendo aposentado. Vai ficar num armário. A partir de agora, é a tecnologia que vai ajudar a Justiça a formar aumentar as famílias adotivas.

O Cadastro Nacional de Adoção interliga todas as Varas de Infância e Juventude do Brasil. Nele estão os dados das famílias pretendentes e os das crianças disponíveis para a adoção. Os interessados não podem ver os perfis. Os dados, atualizados diariamente, são sigilosos e ficam disponíveis apenas para a Justiça.

Hoje, quase 98% das famílias querem crianças com até 10 anos. O novo modelo é uma esperança para as mais velhas, que agora tem o Brasil inteiro na busca por uma nova família.

“Uma criança que esteja apta a ser adotada hoje no estado do Rio Grande do Sul, um adolescente de 14 anos, e não tenha ali nenhum interessado por aquele perfil de adolescente. Tem um interessado no Amazonas. O sistema, automaticamente, vai ter como fazer com que tudo isso converse e o juiz da Infância do Rio Grande do Sul vai ser avisado de que, no Amazonas, tem um interessado com tais características, endereço e tal para que a vara possa entrar em contato com esse interessado para que ele venha a começar o processo de aproximação e de adoção daquele adolescente”, explicou o juiz da Infância e da Juventude Iberê de Castro Dias.

Para quem vai começar o processo, como a fonoaudióloga Thais Inocêncio Pires e o marido, o novo cadastro pode facilitar o encontro do filho que eles estão procurando – um menino de até 4 anos. Nada que diminua a ansiedade dos futuros pais.

“A ansiedade acho que faz parte desse processo, mas, ao mesmo tempo, a gente tem muita tranquilidade. Eu acho que tende a ser um pouco mais rápido. A atualização do cadastro é muito interessante, a nova. Ajudou para eles e vai ajudar para a gente que vai entrar na fila”, disse Thais.

Globo – JN

 

Opinião dos leitores

  1. Criar menino legítimo hoje está difícil, imagine criança adotiva. Pensem muito bem antes de colocar uma criança nessa zorra. E olhe que quem vos escreve é um sujeito alto astral, não se trata de um depressivo da vida não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Comissão da Câmara debate projeto de lei que limita prêmio da Mega-Sena

Foto: Márcia Foletto

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados debate em audiência, nesta quinta-feira (dia 5), às 9h, o Projeto de Lei 2981/2019, que propõe um limite para o prêmio da Mega-Sena de 30 milhões de vezes o valor da aposta simples.

Se aprovada a proposta, os prêmios dos concursos vão acumular sempre que não houver ganhadores da Mega-Sena até alcançar o limite de 30 milhões de vezes o valor da aposta de seis dezenas. Hoje, o custo mínimo é de R$ 4,50, logo, o valor pago será de, no máximo, R$ 135 milhões. O que exceder esse valor será distribuído nos prêmios da Quina.

De acordo com o deputado Chiquinho Brazão (Avante-RJ), autor da proposta, o objetivo é democratizar e socializar os prêmios da Mega-Sena:

— Não estamos dando um teto para o prêmio. O limite vai variar de acordo com o valor da aposta de seis números. A ideia é fazer o dinheiro circular mais na economia e distribuir renda. Com um prêmio muito alto, a renda fica concentrada. Fizemos uma pesquisa e vimos que a grande maioria das pessoas gosta da ideia de aumentar o prêmio secundário, porque há mais chances de ganhar. Isso vai estimular as pessoas a apostarem mais.

Nem todos concordam com a análise, no entanto. Alguns parlamentares defendem que os grandes prêmios estimulam as pessoas a apostar. Por isso, a deputada Alê Silva (PSL-MG) solicitou a audiência pública para debater o tema.

— Pedi a audiência porque as entidades precisam expor suas opiniões. A Caixa Econômica Federal nos passou um relatório técnico que mostra que o número de apostas cresce quando o prêmio acumula. Com a limitação, menos pessoas apostariam, o que diminuiria a arrecadação do Estado.

Foram convidados para discutir o assunto na audiência o autor da proposta, o relator do projeto, Vinícius Farah (MDB-RJ), e representantes do Ministério da Economia e da Caixa Econômica Federal.

O deputado Brazão afirmou que não conversou ainda com a Caixa e com o Ministério da Economia, mas que os parlamentares estão muito favoráveis à proposta:

— Achamos que a conversa na audiência será produtiva para explicarmos a importância do projeto. Acreditamos que vamos aprovar o texto sem modificações.

Extra – O Globo

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Turista norueguês é baleado em assalto na praia de Búzios, na Grande Natal

Foto: Reprodução/via G1-RN

A Polícia Militar confirmou que um turista norueguês foi baleado durante um assalto a um restaurante na praia de Búzios, em Nísia Floresta, na Grande Natal, na noite dessa quarta-feira (4). Câmeras de segurança em frente ao local registraram o caso. Na ocasião,  os bandidos se aproximaram do estabelecimento a pé. Então, um deles sacou uma arma e anunciou o assalto e se iniciou uma abordagem a clientes em uma mesa do lado de fora. Neste momento, a vítima, de 62 anos, reagiu e chegou a usar uma cadeira para se defender, e foi baleada na região do abdômen.

Durante a ação criminosa, os bandidos roubaram objetos das vítimas que estavam no local e fugiram correndo. Policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar que foram ao lugar do crime disseram que o homem foi socorrido consciente. Uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local e encaminhou o homem ao hospital. Veja vídeo aqui em reportagem na íntegra do portal G1-RN.

Opinião dos leitores

  1. O que acho interessante é que no governo anterior, todos os dias a imprensa batia, existia um tal de "OBVIO" que todos davam a devida credibilidade, agora, o tal não tem mais credibilidade, ninguém critica a insegurança e a imprensa se cala.

  2. A violência está em níveis assustadores em nosso Estado, a criminalidade está solta e a população encarcerada em casa. Esse (des)governo nada faz, e a grande imprensa finge que esta tudo bem. Absurdo como a segurança esta abandonada e os bandidos aparelhados…
    FORA FÁTIMA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Carnatal 2019: com superestrutura no evento, Band Natal fará 22 horas de transmissão ao vivo para o RN e Alagoas

Iniciada a contagem regressiva para o início do *Carnatal 2019*, o diretor geral da *BAND NATAL*, Carlo Bastos, anuncia que a emissora está ultimado os preparativos para realizar a maior cobertura local do carnaval fora de época ,aos famoso do Brasil. “Estamos entrando na festa com uma superestrutura, que vai garantir mais de 22 horas de transmissão ao vivo, além da cobertura de todos os detalhes e bastidores da festa através do programa *“De Olho na Folia”*, que será transmitido diretamente dos jardins da emissora”, explica Bastos.

Carlo Bastos revela ainda que a BAND NATAL contará com um estúdio dentro do *Camarote Skol*, cuja movimentação será mostrada ao vivo para o público que se encontra em casa. “Será um espaço onde faremos entrevistas com celebridades e mostraremos toda a animação do camarote mais badalado da festa”, enfatiza.

Esse ano, além do estúdio dentro do Camarote Skol, a BAND NATAL terá um segundo estúdio em outro ponto do circuito. Nesse segundo estúdio a transmissão será feita por *Juliana Guimarães*, apresentadora da *Band Bahia*, juntamente com o jornalista potiguar Jackson Damasceno.

A BAND NATAL ainda usará na cobertura do evento, que tem início no próximo dia 12 de Dezembro, prosseguindo até o domingo, dia15, uma unidade móvel de externa – um caminhão totalmente equipado para transmitir ao vivo tudo o que acontece na avenida e no interior dos blocos.

Segundo Bastos, a edição 2019 do Carnatal consolida uma parceria tradicional da BAND NATAL com a *Destaque Promoções*, empresa que realiza o evento. Segundo ele,  a emissora “ faz a melhor e maior cobertura do Carnatal”, transmitido a festa inclusive para o estado de Alagoas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Simplifica: Prefeitura de São Gonçalo começa a oferecer serviços públicos digitais

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN vai lançar, no próximo dia 16 de dezembro, o programa ‘Simplifica São Gonçalo’, que visa a desburocratização e modernização dos serviços públicos municipais e das funções administrativas da prefeitura, além de gerar economia de tempo nos processos e a redução de gastos com papel e impressões em todo o Poder Executivo, uma ação de sustentabilidade.

Esse serviço é um avanço tecnológico na gestão municipal, já que permite mais agilidade nos processos internos e facilita o acesso do cidadão aos serviços, eliminando filas e tornando desnecessário o deslocamento das pessoas até os postos de atendimento das diversas secretarias, como realizar matrículas para escolas, agendamento de consultas, alvarás, licenças, certidões.

“A proposta é que, em breve, a população possa também agendar consultas e exames médicos sem precisar sair de casa, nem enfrentar filas para pegar ficha. Desde a semana passada, todos os processos, memorandos, ofícios, parecer e demais documentos já estão sendo tramitados através de um sistema contratado pela prefeitura”, destacou prefeito Paulo Emídio.

O recurso ainda permite que o gestor possa acompanhar a produtividade dos funcionários, saber o tempo gasto no despacho dos documentos, como também o atendimento às solicitações da população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Trabalhador morre e duas pessoas ficam feridas em acidente na BR-101 em Parnamirim na manhã desta quinta

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

O portal G1-RN destaca um grave acidente registrado na manhã desta quinta-feira(05) que resultou na morte de um homem e ainda deixou duas pessoas feridas na BR-101, na altura do bairro Boa Esperança em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo  com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Voyage que causou o acidente vinha do centro do município em direção à rodovia, perdeu o controle e bateu em um carrinho de lanches que estava em frente a uma parada de ônibus. Outro veículo, um Mille, também foi atingido.

Veja mais – VÍDEOS: População se revolta com motorista em Parnamirim em acidente que matou trabalhador na manhã desta quinta na BR-101

Segundo a reportagem, o motorista e um passageiro do veículo que provocou o acidente apresentavam sinais de embriaguez. Eles tiveram ferimentos e foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima, de 46 anos, morreu ainda no local.

Opinião dos leitores

  1. As multas para quem é pego dirigindo com sinais de embriaguez é muito barato, deveriam ser de 10.000 reais pra cima e perder pelo resto da vida o direto de dirigir.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

“Bazar Solidário” da Casa Durval Paiva terá smartphones, perfumes importados e eletrônicos

Casa de Apoio à Criança com Câncer (Durval Paiva) realiza nos dias 06 e 07 de dezembro, das 9 às 19h no Shopping Via Direta, um bazar para arrecadar fundos para as atividades da instituição. A entrada custará R$ 20.

O bazar terá smartphones, perfumes importados, kits de maquiagem, eletrônicos, vestuário, dentre outros produtos doados pela Receita Federal.

Regulamento:

– As mercadorias adquiridas no Bazar Solidário da Casa Durval Paiva não poderão ser revendidas, em hipótese alguma.
– Não será permitido entrar com bolsas, sacolas na loja do Bazar Solidário da Casa Durval Paiva.
– É obrigatório informar o nome completo e número do CPF para realizar compras no Bazar Solidário da Casa Durval Paiva.
– Apenas pessoas físicas podem adquirir mercadorias no Bazar Solidário da Casa Durval Paiva.
– Haverá um limite de aquisição de 5 produtos por CPF para as categorias perfumes, eletrônicos e celulares, e de 10 produtos para as demais categorias.
– Não será aceito pagamento em espécie, apenas cartão de débito ou crédito. Será permitido pagamento parcelado no cartão de crédito em até 5 vezes sem juros, com parcela mínima de R$ 300,00 (trezentos reais).
– O acesso ao Bazar será por ordem de chegada, com limite no número de pessoas presentes no salão de vendas por vez e tempo preestabelecido de 45 minutos para cada grupo de pessoas.
– O Bazar Solidário da Casa Durval Paiva acontecerá nos dias 06 e 07/12/2019, no Via Direta Shopping, das 09h às 19h.
– O objetivo do Bazar é arrecadar fundos para as atividades da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, e foi possibilitado graças ao apoio da Delegacia da Receita Federal do Rio Grande do Norte.
– Os produtos adquiridos no Bazar Solidário da Casa Durval Paiva NÃO têm GARANTIA e NÃO poderão ser TROCADOS.
– Cabe à Casa Durval Paiva a organização do Bazar, de acordo com as recomendações e determinações da Receita Federal.

Portal NE10

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Não há espaço político para retrocesso no combate à corrupção’, diz Moro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu ontem que os diferentes projetos que tratam da execução da pena após a condenação em segunda instância evoluam de maneira simultânea no Congresso. Os textos em tramitação propõem a alteração para permitir prisão após a condenação em segundo grau por vias diferentes: mudança no Código de Processo Penal (CPP) ou emenda à Constituição. Moro participou do seminário “E Agora, Brasil?”, organizado pelos jornais O GLOBO e Valor Econômico, com o patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai analisar na semana que vem uma proposta que prevê alterações no Código de Processo Penal. Um projeto de lei precisa de maioria simples, em votações na Câmara e no Senado, para ser aprovado. Já a CCJ da Câmara aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o formato de recursos que chegam aos tribunais superiores, possibilitando a prisão após a decisão em segunda instância. O rito de uma PEC, no entanto, é mais demorado: o texto precisa do aval de três quintos dos deputados, além de ter de passar, antes, pela comissão especial instalada ontem na Casa.

— É uma decisão que cabe ao Congresso. Vai depender da formação da maioria política para um (projeto) ou outro. Entretanto, não são mutuamente excludentes. Nada impede que se aprove o projeto de lei, que tem a vantagem de ser mais rápido, e, concomitantemente, tramite a Proposta de Emenda Constitucional, que é mais lenta, mas é mais difícil de, eventualmente, ser derrubada. Há certo sentido de urgência que justificaria, na minha opinião, que se seguisse os dois caminhos — disse Moro.

O ministro evitou entrar em confronto direto com o Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente reviu o entendimento que vigorava desde 2016 e passou a proibir a prisão após a sentença de segundo grau. Moro, no entanto, classificou a mudança de posição como um revés. O titular da Justiça tem atuado junto a deputados e senadores com o objetivo de acelerar o andamento das propostas que possibilitariam a execução antecipada da pena.

— Respeitamos o Supremo Tribunal Federal, só achamos que essa não é a melhor solução para o país. Após o precedente do Supremo, algumas pessoas que estavam condenadas, cumprindo pena em segunda instância, estão sendo colocadas em liberdade. Não são só casos de corrupção, há casos graves de assassinatos, por exemplo. É importante que recuperemos a execução em segunda instância — afirmou o ministro.

Segundo Moro, o fato de cinco ministros do STF terem defendido que a atual redação da Constituição já permitiria a prisão antes do trânsito em julgado, sem ferir a presunção de inocência, demonstra que o Congresso poderia fazer a mudança via projeto de lei. Ele também levantou a hipótese de a própria Corte alterar novamente o entendimento, depois da aposentadoria dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello.

— Dois magistrados que votaram pela exigência do trânsito em julgado podem se aposentar nos próximos anos, então existe a chance pela mudança de composição da Corte — avaliou Moro.

O ministro defendeu a execução após segunda instância como uma forma de combater a impunidade, diminuir a reincidência, além de trazer resultados mais efetivos para a segurança pública. Moro citou o caso do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que já havia sido investigado por corrupção nos anos 1990, mas só foi preso em 2017, depois que a Polícia Federal apreendeu R$ 51 milhões em espécie em um apartamento vinculado a Geddel.

— Ele (Geddel) foi investigado na década de 1990 pela CPI dos Anões do Orçamento. Aliviaram para ele, não foi punido. Qual foi a consequência? Em 2017, apareceu o apartamento dos R$ 50 milhões. O pessoal diz: “Ah, mas a pessoa custa muito para o Estado”. Sim, mas e o criminoso solto? Difícil estimar. No caso do Geddel Vieira, pelo menos R$ 50 milhões, mas acredito que deve ter custado bem mais — comparou Moro.

O ministro acrescentou que não acredita na chance de retrocessos no combate à corrupção, como ocorreu na Itália após a Operação Mãos Limpas, e citou como um dos motivos a atenção que a população passou a dedicar ao assunto.

— Não vejo espaço político para retrocessos significativos, ainda que possam ocorrer reveses momentâneos. Vejo, por exemplo, o movimento de congressistas para restabelecer a execução em segunda instância. Temos mais motivos para ter boas expectativas.

Moro disse também que não vê a possibilidade de que ocorram grandes manifestações no país, acompanhando o movimento que acontece no Chile:

— Não vejo no cenário brasileiro a ocorrência de episódios como temos visto em outros países. No Chile, também não se via essa perspectiva e elas ocorreram, mas a situação do Brasil parece bastante diferente.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Se Moro é bandido! Imagine só rato barbudo, cú de cana do Lula chamamos esse mocinho de quê?

  2. Só há espaço mesmo para pisar na constituição e combinar sentença com procurador que recebe propina para não investigar suspeito. É incrível que alguns ainda vejam nesse cara um exemplo de moralidade e combate à corrupção. Sintoma de um país doente e despolitizado.

    1. com razao, este moro é um bandido da pior especie.

    2. Vc acha que pra arrancar 30 bilhões de reais roubados pelos corruptos e devolver para os cofres na nação, é ferir a constituição?, então o que representa o comandante e sua quadrilha que desviaram mais de 900 bilhões de reais de verbas que eram pra ser investidas na vida das pessoas? Esses são quem merece apoio da população? Eles São vítimas da truculência de Sérgio Moro? As ações de Sérgio Moro foram mais maléfica pra sociedade do que os assalto generalizado às instituições e os desfalques financeiro nas políticas públicas? Quem roubou deve ser apoiado em detrimento de quem prendeu os ladrões? Facílimo de decidir

    1. Tem muita moral e o apoio do Brasil que presta, diferente do rato barbudo, chefe do partido que virou quadrilha que só tem o apoio dos devotos, dos marginais e dos parasitas de sindicato!

    2. A parte do rato barbudo eu concordo, mas que Moro é moralista sem moral É VERDADE.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

[FOTO] Vaiado, Neymar comemora gol mandando torcida do PSG se calar e mantém clima de guerra declarada

Foto: Bertrand GUAY/AFP

O clima de guerra estabelecido entre Neymar e a torcida do Paris Saint-Germain continua quente. Ainda no primeiro tempo, o brasileiro acertou um belo chute de esquerda, colocando a bola no fundo da rede do Nantes, adversário desta quarta em partida do Campeonato Francês. Na comemoração, o atacante, que estava sendo vaiado por parte das arquibancadas do Parque dos Príncipes, casa do PSG, provocou seus críticos colocando o dedo indicador na boca e pedindo silêncio. O gesto irritou a torcida, que aumentou as vaias enquanto o locutor do estádio gritava o nome do autor do gol. Para piorar a situação, o VAR enxergou falta no lance e anulou o tento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Ministério Público rebate Flávio e diz que acessou dados financeiros por meios formais; confira nota na íntegra

Poucas horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) encerrar o julgamento que definiu regras para compartilhamento de dados sem autorização judicial, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) divulgou nota de esclarecimento sobre sua atuação no inquérito que investiga o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete quando atuou como deputado estadual. Acusado pela defesa de Flávio de ter solicitado informações fiscais do político por e-mail sem ter um processo formal em andamento – o que configuraria quebra de sigilo -, a promotoria divulgou ofício que informa os caminhos utilizados para que a Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf) reportasse os dados em questão.

“Para não mais deixar dúvidas sobre sua atuação dentro dos parâmetros legais, o MPRJ divulga o Ofício nº 40.340, da Unidade de Inteligência Financeira, com data da última segunda (02/12), em que o órgão informa os caminhos para obtenção de tais dados, dando garantia sobre a segurança e a confidencialidade das informações fornecidas”, diz a nota emitida pelo MP-RJ no fim da noite desta quarta-feira 4.

“Em definitivo não mais se sustenta a alegação da defesa do referido senador”, afirma o comunicado, que cita detalhes do documento: “em resposta ao Ofício nº 1188, da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), enviado em 22 de novembro deste ano, a UIF informa que os “Relatórios de Inteligência Financeira disseminados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro percorreram a mesma via oficial que é adotada para disseminação dos demais relatórios de inteligência financeira”.

O julgamento finalizado pelo STF nesta quarta teve origem em um pedido da defesa de Flávio. Após votação, a Corte decidiu por autorizar o compartilhamento total de dados financeiros da Receita Federal e da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), com o Ministério Público (MP) e com a polícia sem autorização judicial.

Com a nota do MP-RJ destaca, porém, ficou definido que deve ser resguardado o sigilo das informações, e sendo consideradas inválidas as comunicações por e-mail, telefone ou Whatsapp. Diante dessa norma, a defesa do senador sustentou a tese de prática irregular no caso ao acusar o órgão público de ter solicitado informações por e-mail.

Ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz teve detectada uma movimentação considerada suspeita em ação do antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf): entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017, 1,2 milhão de reais passou pela sua conta bancária. Durante esse período, Queiroz atuava como assessor parlamentar de Flávio Bolsonaro, que era então deputado estadual.

Confira, abaixo, a íntegra da nota divulgada pelo MP-RJ:

“À luz da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, nesta quarta-feira (04/12), por dez votos a um definiu regra para o compartilhamento, sem autorização judicial prévia, de dados sigilosos de órgãos de controle, como a Unidade de Inteligência Financeira (UIF, antigo COAF), com o Ministério Público, o MPRJ vem rechaçar falsa alegação da defesa do senador Flávio Bolsonaro, e reafirmar que sempre atuou dentro dos parâmetros oficiais e legais em todas as suas solicitações aos órgãos de inteligência, observando rigorosamente os protocolos.

De acordo com a tese aprovada pelos ministros do STF nesta quarta, esse compartilhamento de dados só pode ser feito por meios formais – sistemas e vias de cada órgão. Segundo a proposição do ministro Alexandre de Moraes, ficou definido que é constitucional o compartilhamento dos relatórios de inteligência financeira da UIF e da íntegra do procedimento fiscalizatório da Receita Federal com o Ministério Público e as polícias para fins criminais, sem a obrigatoriedade de prévia autorização judicial, devendo ser resguardado o sigilo das informações, e sendo consideradas inválidas as comunicações por e-mail, telefone ou Whatsapp.

Já a defesa do hoje senador Flávio Bolsonaro – deputado estadual à época – voltou a alegar que as informações teriam sido solicitadas pelo MPRJ ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) sem que houvesse uma investigação formal em andamento, o que configuraria quebra de sigilo. Afirma ainda a defesa que tais dados teriam sido requeridos via e-mail.

A esse respeito, e para não mais deixar dúvidas sobre sua atuação dentro dos parâmetros legais, o MPRJ divulga o Ofício nº 40.340, da Unidade de Inteligência Financeira, com data da última segunda (02/12), em que o órgão informa os caminhos para obtenção de tais dados, dando garantia sobre a segurança e a confidencialidade das informações fornecidas.

Assim, em resposta ao Ofício nº 1188, da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), enviado em 22 de novembro deste ano, a UIF informa que os “Relatórios de Inteligência Financeira disseminados ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro percorreram a mesma via oficial que é adotada para disseminação dos demais relatórios de inteligência financeira, a exemplo dos mencionados RIF nº 27.746 e RIF nº 38.484, os quais foram enviados por meio do SEI-C 39208 e do SEI-C 49744, respectivamente”.

Dessa forma, em definitivo não mais se sustenta a alegação da defesa do referido senador.”

Veja

Opinião dos leitores

  1. Eu fazendo parte do Clã Bolsonaro, implantava o AI – 5 no MP e indicava uma pessoa de confiança para fazer arminha lá. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Quanto aos gabinete do pt, psol e do psb nessa mesma alrj, e que o coaf também detectou movimentação atípica e com valores mais alto que o de Flávio, jogaram pra debaixo do tapete? E o flagrante de rachadinha dentro do gabinete da presidência da alrn, ficou só na secretária e outros peixes miúdos? Ou será que é uma investigação direcionada, era também salutar para democracia que se chegasse às conclusões também nesses outros casos ou uma flagrante discriminação contra o Flávio, e isso é facismo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Balança positiva: RN vai fechar 2019 com maior volume de exportações da década

O Rio Grande do Norte vai fechar o ano com o maior volume de exportações da última década. As vendas registradas até novembro deste ano ultrapassaram os 349 milhões de dólares (US$), de acordo com informações do Ministério da Economia, e são 35% maiores do que todo o registro de 2009, quando o ano encerrou com 256 milhões de dólares em vendas ao exterior.

Para este ano, o principal motivador para a alta das exportações é a fruticultura. A venda de melão representa 27% da pauta de exportações potiguar. Até novembro, o valor comercializado superou os US$ 93 milhões. Os principais compradores são os Estados Unidos, Espanha e Reino Unido.

Outro fenômeno responsável pelo momento positivo são as constantes altas do dólar. De janeiro até novembro, a moeda americana subiu 9,43% frente ao Real, o que aumentou a competitividade dos produtos do país lá fora. Até o fechamento desta edição, o dólar estava cotado em R$ 4,19.

Leia a matéria na íntegra AQUI no Agora RN.

Opinião dos leitores

  1. O rei do melão, um Paulista levando o RN nas costas.
    Essa a grande verdade.
    E ainda tem gente que é contra empresarios.
    Como por exemplo os esquerdopatas.
    Idiotas!!!!

    1. De vc tirou essa ideia? Quem era o vice de Lula? José Alencar era o que?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI DAS FAKE NEWS: Chamada de burra, Carla Zambelli diz em CPI que Joice Hasselmann é louca

A rixa entre as outrora amigas e aliadas Carla Zambelli (PSL-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP) levou as duas deputadas a uma troca de ofensas durante a sessão da CPMI das Fake News nesta terça-feira (4).

A ex-líder do Congresso chamou a colega de burra e, em troca, foi chamada de louca.

A lavação de roupa suja das duas parlamentares paulistas não foi o único embate pessoal entre congressistas das duas alas de um PSL rachado.

Durante a sessão, houve discussão entre Bia Kicis (DF) e Nereu Crispim (RS), além de provocações entre Carlos Jordy (PSL-RJ) e o ex-correligionário Alexandre Frota (PSDB-SP).

Zambelli usou a palavra depois de cerca de oito horas de sessão. “A deputada Joice Hasselmann falou que ela ajudou os deputados de São Paulo a serem eleitos. Nós em São Paulo elegemos 17 deputados, mas sete ficaram de fora porque não conseguiram os 30 mil votos, que seria o mínimo”, disse Carla no início de sua fala. “Então na verdade os 700 mil votos dela que ‘sobraram’ se perderam. Então isso é matemática.”

Assim que retomou a palavra para a resposta, Joice respondeu: “Você não conhece a lei, você é burra, Carla, desculpa”.

“Isso é uma ofensa pessoal, senhor presidente”, interpelou Carla. “Se você não tem o mínimo de nível, Joice Hasselmann…”, começou ela, que teve o microfone cortado.

Em 2018, sete deputados do PSL se elegeram apenas com os próprios votos, entre eles Joice, que fez mais de um milhão de votos. Os demais parlamentares foram eleitos levando em conta os votos recebidos pelo partido como um todo, desde que tenham atingido uma votação mínima —entre eles Carla, que teve 76 mil votos.

Joice continuou respondendo Carla, que havia acusado a ex-líder de produzir um dossiê contra ela, deliberadamente sabotar sua candidatura e espalhar fake news.

Ao afirmar que havia sido o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que havia pedido que a deputada descesse de um carro de som durante a campanha, Carla afirmou fora dos microfones: “O presidente? Você é louca, Joice”.

As duas ainda trocaram farpas pessoais. Joice afirmou ter pagado a conta do restaurante de Carla, que protestou. “Paguei a sua conta e a do seu ex-namorado, o Alex”, retrucou Joice.

“Continuem”, disse Frota ao microfone, arrancando risos do plenário. Carla deixou a sessão antes do fim da resposta da “ex-amiga”, com quem tem fotos abraçada.

O presidente da comissão, senador Angelo Coronel (PSD-BA), fez troça. “Eu imaginava que só no Nordeste tinha essas guerras, mas estou vendo que em São Paulo é ainda pior”, afirmou, rindo.

A sessão, que já dura cerca de nove horas, teve outros bate-bocas e momentos que arrancaram risos da plateia. No meio da tarde, Frota levantou um bolo de aniversário. O cheiro da vela acesa tomou o plenário da comissão no Senado.

“Para comemorar um ano do caso Queiroz”, afirmou, em referência à investigação sobre o ex-assessor de Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), Fabrício Queiroz. A apuração do Ministério Público do Rio de Janeiro teve início há mais tempo, mas o caso foi revelado pela imprensa em dezembro do ano passado.

Uma troca de provocações entre Jordy e Frota também causou furor no plenário, pelo teor sexual.

O tucano afirmou que o deputado carioca havia dito que “sentou no seu colo” e insinuou: “Eu não sabia eu já tinha ido aí”.

Jordy retrucou afirmando que o deputado possui uma prótese peniana. O bate-boca continuou, mas os demais parlamentares presentes na sessão reclamaram e pediram aos colegas que mantivessem o nível do debate.

Já próximo das 22h, o parlamentar Nereu Crispim acusou a deputada Bia Kicis de estar entre aqueles que o difamam nas redes sociais. “O seu filho está no exterior, o meu está aqui vendo tudo isso”, afirmou.

“Desde que eu fui eleito eu sofro calúnia e difamação, a minha esposa é chamada de prostituta, eu sou chamado de corno todos os dias, por pessoas de dentro do meu partido”, disse o gaúcho.

A única coisa que ofuscou as discussões entre os parlamentares foi a briga entre deputados estaduais de São Paulo que suspendeu a votação da reforma da Previdência dos servidores nesta terça.

Frota pediu a palavra para anunciar o ocorrido. “Só para falar que se vocês acham que aqui está quente, lá na Alesp saiu briga de soco. O pau comeu feio, isso aqui é Sessão da Tarde”, disse.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Joice hasselmann foi à CPI e mostrou que funcionários públicos alimentados pelo governo Bolsonaro sobem artificialmente tags no Twitter para atacar inimigos. O dia amanhece como? Com #JoiceTraidoira e #JoiceLixo nos TT.

  2. É estarrecedor o cidadão ler e ouvir esses depoimentos e saber que nosso país esta nas mãos dessas pessoas esse é o país da mentira ou seja da fake news. O pior é tem pessoas que não acredita.

    1. Você reclamou quando o país estava nas mãos dos corruptos que deram causa, forma e processos nos escândalos do Mensalão, Petrolão e da Lava Jato?
      Você reclamou todas as vezes que apareciam provas do roubo de BILHÕES dos cofres públicos?
      Você reclamou quando o governo brasileiro que odeia a ditadura no Brasil, financiou por 10 anos as ditaduras de Cuba, Venezuela, Guiné e países africanos?
      Onde vocês estava quando o país foi tomado pelos corruptos de plantão até 2018?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *