Política

Partido de Marina entra com pedido de registro na Justiça Eleitoral

10_32_54_53_fileA Rede Sustentabilidade, partido que tem como principal fundadora a ex-senadora Marina Silva, protocolou nesta segunda-feira (26) pedido de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esse é um dos requisitos necessários para que o partido seja formalmente criado, o que precisa ocorrer até 5 de outubro, a um ano das eleições em 2014, para que o partido esteja apto a disputar o pleito do ano que vem. Marina é o principal nome da sigla em formação para concorrer à Presidência no próximo ano.

A partir do protocolo, o TSE terá 30 dias para analisar o pedido.

Para ser registrado, o partido precisa apresentar mais de 490 mil assinaturas. Segundo a assessoria da Rede, o pedido foi protocolado com 304 mil assinaturas já certificadas, na expectativa que outras 220 mil já enviadas aos cartórios eleitorais sejam validadas enquanto o processo corre na Justiça Eleitoral.

A assessoria informou ainda que foram coletadas, ao todo, 860 mil assinaturas, mas após triagem, foram enviadas 637 mil para análise dos cartórios.

O documento protocolado nesta segunda-feira no TSE argumenta que a validação das assinaturas tem sido um obstáculo e que os cartórios “não cumprem sua tarefa no prazo de quinze dias, nem determinam diligências quando em dúvida acerca da autenticidade da assinatura ou da sua correspondência com os números dos títulos eleitorais informados… nem motivam o ato de recusa do apoiamento”.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Lula se comporta como se nada tivesse sido descoberto sobre Jaques Wagner”, diz colunista

Imagem: Reprodução/Instagram

Para o colunista Josias de Souza, o presidente Lula adota uma postura de complacência e isolamento estratégico ao minimizar o impacto político do caso que envolve o senador Jaques Wagner e o ex-sócio do Banco Master.

Segundo ele, Lula está negligenciando a polêmica envolvendo Jaques Wagner e ex-sócio de Daniel Vorcaro: “acha que isso não vai interferir na eleição”.

Com informações do UOL News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Thabatta faz relato emocionado sobre identificação com Zenaide: “uma admiração que vai além da política”

Imagem: Reprodução

Em um depoimento emocionado, a vereadora Thabatta Pimenta diz que sua admiração pela senadora Zenaide Maia vai muito além da política.

No relato, Thabatta lembra que foi Zenaide lhe estendeu a mão e a enxergou quando ninguém enxergava. Ela também destaca a sensibilidade da senadora em vários momentos marcantes da sua vida e cita a identificação entre as duas como mães atípicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Academia cristã só para homens viraliza e web não perdoa: “rosca direta”

Foto: Reprodução

Com o objetivo de criar um ambiente de treino alinhado com princípios cristãos, influenciadores dos Estados Unidos criaram uma academia exclusiva para homens que rapidamente chamou atenção nas redes sociais. Nomeada de Proverbs 27:17 Fitness, o lugar ganhou repercussão pela proposta de oferecer um espaço considerado mais adequado aos valores religiosos dos fundadores, além de evitar situações vistas por eles como possíveis “tentações”.

A iniciativa começou a ganhar espaço nas redes sociais após um dos idealizadores explicar que a criação da academia também está relacionada à preocupação com casos de infidelidade associados a ambientes tradicionais de musculação. Segundo os responsáveis pelo projeto, a ideia é proporcionar um local onde os frequentadores possam se exercitar sem distrações consideradas incompatíveis com as convicções.

Além dos treinos, a academia busca promover a convivência entre homens que compartilham da mesma fé. Segundo os fundadores, o espaço pretende fortalecer amizades, incentivar a disciplina e contribuir para o desenvolvimento espiritual dos alunos por meio de uma rotina baseada em valores cristãos.

Contudo, a proposta dividiu opiniões nas plataformas digitais. Enquanto alguns internautas apoiaram a criação de um ambiente voltado para pessoas com princípios semelhantes, outros questionaram a separação por gênero e criticaram a justificativa usada para defender o funcionamento exclusivo para homens.

A repercussão também foi acompanhada por uma onda de memes nas redes sociais. Termos como “rosca direta” passaram a circular em publicações de humor, fazendo referência ao universo das academias e aumentando ainda mais a visibilidade do caso.

Com informações do Portal Dol

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Após PP barrar Tereza Cristina, Pedro Lupion vira aposta do agro na vice de Flávio

Foto: Pablo Valadares

Depois da negativa da federação para o nome de Tereza Cristina na vice, o agronegócio colocou dois nomes novos na mesa: Pedro Lupion, do Republicanos-PR e atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), e o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), hoje pré-candidato ao Senado. Entre os dois, é o nome de Lupion que ganhou força no entorno do senador nos últimos dias, justamente pela costura que ele já mantém com a bancada ruralista no Congresso.

Para nomes do entorno de Flávio ouvidos pela reportagem, o desafio agora é outro: convencer Marcos Pereira, presidente nacional do Republicanos, a liberar um de seus quadros para a chapa.

A avaliação interna é que Domingos Sávio agrega mais peso eleitoral por ser de Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país, o que mantém o mineiro como alternativa caso a negociação com o Republicanos em torno de Lupion não avance. Questionados sobre a possibilidade de escolher uma mulher para a vaga, o discurso no entorno do senador tem sido o mesmo: falta opção. “Não tem muita gente disponível”, tem sido a resposta padrão.

O problema é que a informação não fecha com os fatos. Nomes como a deputada federal pelo Ceará Priscila Costa (PL), além de Simone Marquetto e Julia Zanatta, já sinalizaram disposição para compor a chapa do filho 01.

Entrando na última semana de convenções e definição de chapas, a campanha de Valdemar Costa Neto segue como a única, entre as grandes candidaturas presidenciais, ainda sem vice definido.

Jovem Pan

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

[VÍDEO] ‘BOLADÃO’ CAIU: primeiro fugitivo de Alcaçuz é finalmente capturado

Foto: Reprodução

O primeiro dos 11 presos que fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi recapturado na tarde desta sexta-feira (31). Julianderson Francisco Nogueira, conhecido pelos apelidos de “Boladão” e “Mucaia”, foi localizado na região de Pium. A informação é do SOS Policial.

A captura ocorre horas após a fuga registrada na unidade prisional, considerada a maior do Rio Grande do Norte. As forças de segurança seguem em operação para localizar os outros dez foragidos.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias da prisão de Julianderson Francisco Nogueira. As buscas pelos demais fugitivos continuam.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

São Gonçalo adere ao Programa de Interiorização da Educação do SESI/FIERN para melhorar indicadores do ensino municipal

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante oficializou a adesão ao Programa de Interiorização da Educação do SESI, vinculado à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), que tem como objetivo apoiar os municípios na melhoria dos indicadores da educação pública.

O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Jaime Calado, que destacou o compromisso da gestão com ações voltadas ao fortalecimento do ensino. “Todas as ações que forem para melhorar a educação de São Gonçalo são muito bem-vindas. O SESI tem resultados muito positivos na educação. Um exemplo é a Escola do SESI de São Gonçalo que é exemplo e qualidade e destaque na formação”, afirmou o prefeito.

De acordo com o supervisor pedagógico do programa, André Menezes, a iniciativa é uma evolução de um projeto piloto iniciado em 2024 no município de Acari, que apresentou resultados positivos. Em 2025, outros quatro municípios aderiram à proposta e, neste ano, o programa foi reestruturado, passando a se chamar Programa de Interiorização da Educação.

A proposta é realizar um diagnóstico da realidade educacional de cada município por meio de avaliações aplicadas aos estudantes. Com base nos resultados, serão elaboradas estratégias pedagógicas para fortalecer a aprendizagem e dar frutos logo no primeiro semestre de 2027.

Segundo André Menezes, o programa oferece acompanhamento técnico especializado para alunos, professores e gestores escolares, de forma totalmente gratuita, contribuindo para o fortalecimento da educação municipal. Entre os objetivos da iniciativa também está o apoio aos municípios na melhoria de indicadores educacionais, incluindo o VAAR (Valor Aluno Ano por Resultados), mecanismo do Fundeb que incentiva a melhoria da qualidade da educação pública por meio do desempenho e da gestão educacional.

Cada município participante indicará um interlocutor responsável por acompanhar a execução das ações junto à equipe técnica da FIERN. A primeira avaliação está prevista para o mês de setembro.

Durante o encontro, André Menezes também ressaltou a importância histórica e estratégica do Sistema S para o desenvolvimento do país, destacando sua contribuição na formação de mão de obra qualificada e no fortalecimento da indústria brasileira. Segundo ele, o Sistema S é um patrimônio nacional que, há décadas, apoia o setor produtivo por meio da educação profissional, da inovação e da qualificação de trabalhadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

“Quem vai decidir é o Bolsonaro”, diz Valdemar sobre candidatura de Michelle, após reunião

Foto: Divulgação/PL

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse que Jair Bolsonaro é quem decidirá se Michelle Bolsonaro será candidata ao Senado pelo Distrito Federal.

“Ela falou que vai resolver com o marido dela, porque ela tem que cuidar do marido. Ela vai decidir isso, provavelmente, até domingo. Quem vai decidir é o Bolsonaro se ela sai de candidata ou não. Porque ela está lá com ele, cuidando dele. E ela tem esse problema pela frente. É muito difícil fazer campanha“, afirmou Valdemar a jornalistas após conversar com Michelle, na tarde desta sexta-feira (31/7).

Bolsonaro está em prisão domiciliar cumprindo a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado em 2022.

A decisão de Michelle Bolsonaro será anunciada até domingo (2/8), dia em que ocorrerá a convenção do PL-DF. O evento está marcado para começar às 17h. Valdemar afirmou que Michelle participará do encontro partidário. Há expectativa de que Flávio Bolsonaro também esteja presente.

O encontro do líder partidário com a ex-primeira-dama ocorreu na casa de doces de Marília Amélia, da pré-candidata a deputada federal pelo PL.

Valdemar Costa Neto disse que Michelle Bolsonaro vai reassumir a presidência do PL Mulher após as eleições. O presidente nacional declarou que Ana Munhoz, uma “pessoa” indicada pela ex-primeira-dama, cuidará desse braço do partido até lá. “Ela vai ficar aqui trabalhando e tendo contato com as presidentes estaduais. Não vamos mais ter comando nacional”, explicou.

Com informações de Metrópoles

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Líder em aprovação: Prefeito de Serra Caiada, ex-prefeito e grupo de vereadores anunciam apoio à candidatura de Álvaro Dias

Foto: Divulgação

O prefeito de Serra Caiada, Joãozinho Furtado, o ex-prefeito Faustinho e um grupo de vereadores do município anunciaram apoio à candidatura de Álvaro Dias ao Governo do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira e reuniu lideranças políticas e comunitárias da cidade.

Também participaram da reunião os vereadores Edilmo Lyra, Erivan Elias, Cristilene Azevedo, Janaína Bezerra, Ovídio Neto (Tabelinho da Ambulância), Jailson Mendonça e Leandro da Ótica, além de ex-prefeitos, ex-vereadores, ex-suplentes de vereador, moradores e lideranças da zona rural.

Durante o encontro, Joãozinho Furtado afirmou que a decisão foi tomada em conjunto com seu grupo político e destacou que considera Álvaro Dias apto a contribuir para o desenvolvimento do município.

“Sabemos da competência de Álvaro. As nossas lideranças, que já trabalham por Serra Caiada, estão com ele. Álvaro tem competência técnica e, além disso, conta com um vice-governador amigo, que é Babá Pereira. Entendemos que ele é o candidato que poderá ajudar o nosso município”, afirmou.

Ao agradecer a manifestação de apoio, Álvaro Dias disse que pretende manter o diálogo com as lideranças locais e trabalhar por ações voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte e de Serra Caiada.

“Agradeço a confiança do prefeito Joãozinho, do ex-prefeito Faustinho, dos vereadores e de todas as lideranças que estão conosco. Para mim, é uma honra receber esse apoio do prefeito Joãozinho, que é um dos prefeitos mais bem avaliados do nosso estado. Vamos seguir juntos, somando esforços pelo Rio Grande do Norte”, finalizou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro diz que está montando “grande time” para campanha

Foto: Reprodução/Instagram

O senador e candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), disse nesta 6ª feira (31.jul.2026), a jornalistas em seu QG em São Paulo, que está montando “um grande time” para a campanha e prometeu que logo será revelado os nomes que o compõem.

A declaração se deu depois da expectativa pela confirmação do nome da senadora Tereza Cristina (PP) para vice na chapa de Flávio para o Planalto.

O PP declarou nesta 6ª feira (31.jul), pouco depois da declaração do senador confirmando o convite, que permanecerá neutro nas eleições de 2026 e que Cristina acatou a decisão. Flávio agradeceu à senadora Tereza Cristina (PP-MS) e afirmou compreender a decisão do Progressistas.

“O importante é que a gente está montando um grande time aqui. Cada vez mais todos verão quem está compondo esse nosso time para resgatar o Brasil, com pessoas competentes, referências em suas áreas e todos engajados em não deixar o Brasil ir pro buraco”, afirmou Flávio.

Poder 360

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TV Globo expõe incompetência do governo Fátima após fuga em Alcaçuz: “Isso não é normal em nenhum lugar do mundo”

Foto: Reprodução/TV Globo

O jornalista potiguar Alan Severiano, que responde interinamente pela apresentação do Jornal Hoje, da TV Globo, teceu duras críticas à mais recente fuga registrada na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, em Alcaçuz, na manhã desta sexta-feira (31), quando pelo menos 11 detentos escaparam da unidade.

“Isso não é normal em nenhum lugar do mundo. Duas fugas em dois anos. Sem contar aquele outro caso, na Penitenciária Federal de Mossoró, ocorrido há alguns anos. Há algo de muito errado acontecendo aí, não é mesmo?”, cravou o apresentador, em rede nacional.

Os fugitivos conseguiram acessar a área externa e transpor os muros do presídio, momento em que o sistema de segurança da unidade acionou o alerta. Do total de 13 presos que deixaram a cela, dois foram localizados e recapturados ainda dentro do complexo penitenciário.

O episódio ganha contornos ainda mais contraditórios diante da divulgação oficial da gestão Fátima Bezerra, que anuncia investimentos que superam os R$ 500 milhões na área de Segurança Pública, classifica o Rio Grande do Norte como um dos estados mais seguros da região Nordeste e ressalta ações de valorização e ampliação do efetivo policial, numa cínica demonstração de que “o trabalho tá aí”.

A reportagem completa exibida no Jornal Hoje pode ser conferida através do link abaixo.

https://g1.globo.com/jornal-hoje/video/onze-presos-fogem-de-penitenciaria-no-rn-14829046.ghtml

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *