Pesquisa Consult/BlogdoBG/98FM/JH: Confira lista dos vereadores mais citados

Como todos sabem, a escolha para vereador não acontece da mesma forma que a de prefeito. Para prefeito, basta que o candidato tenha  a maioria dos votos válidos, mas para vereador essa votação depende do total de votos de cada coligação. Mesmo assim, o BG disponibiliza a lista com os vereadores mais citados de forma espontânea, ou seja, sem uma lista definida de nomes, na pesquisa de opinião pública do instituto Consult, encomenda pelo Blog do BG, 98 FM e O Jornal de Hoje.

Esse ano elegeremos 29 vereadores, ao contrário das últimas eleições municipais. E nessa lista dos 29 mais citados aparecem nomes tradicionais da política como os vereadores Chagas Catarino, Aquino Neto, Raniere Barbosa, Edvan Martins, Adão Eridan, Franklin Capistrano, Ney Lopes Júnior, Professor Luis Carlos, Júlio Protásio, Júlia Arruda, Maurício Gurgel, Bispo Francisco de Assis, Assis Oliveira, Enildo Alves; o ex-vereador Ubaldo Fernandes; os ex-deputados estaduais Luiz Almir e Wober Júnior; o vice-prefeito de Natal Paulinho Freire; o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Kalazans Bezerra; e os suplentes de vereador Dinarte Torres e Dagô.

Mas, nomes novos também começam a despontar como o de Dickson Nasser Júnior, que tenta se eleger no lugar do pai que não concorrerá esse ano; o da professora Amanda Gurgel, que ficou conhecida pelo protesto feito na Assembleia Legislativa por melhorias na educação; o do servidor Aroldo Alves; o do sobrinho do ministro Garibaldi Alves Filho, Felipe Alves; o do irmão da deputada Gesane Marinho, Bertone Marinho; o de Rafael Motta, filho do deputado Ricardo Motta, presidente da Assembleia Legislativa; o de Jacó Jácome, filho do deputado Antônio Jácome; e o do líder comunitário Ary Gomes que já tentou se eleger em outras eleições, mas que pela primeira vez figura entre os mais cotados. Só estamos publicando candidatos que tiveram pelo menos 3 citações. Em um universo de 1800 entrevistas, o candidato que não teve 3 citações, convenhamos que só uma “magica” no dia da eleição

Confira a relação dos 66 candidatos mais citados. Na tabela os numeros são de citações e ao lado os percentuais de cada candidato. A pergunta era “Se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr.(a) (você) votaria para Vereador(a) de Natal?” (pergunta NÃO estimulada)

Essa é a primeira pesquisa feita em Natal, desde o início do processo eleitoral, com 1800 entrevistas. Um número que garante uma margem de erro de apenas 2,1% para mais ou para menos com grau de confiabilidade de 95%. É a mais completa. As entrevistas da pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o número de protocolo 077/2012, foram feitas entre os dias 1 e 4 de setembro.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Francisco disse:

    realmente e lamentavel, estamos vendo ai as mesmas caras que nada fizeram dando como exemplo o Prf. Luiz Carlos, ja esta no terceiro mantado, e nem pela potilandia que é o seu bairro nada faz, so uma amostra; EXISTE UM ENORME BURACO PROXIMO A RUA DO SAL QUE SE TORNOU UM VERDADEIRO LIXAO, A QUADRA DE ESPORTE ESTA ABANDONADO A MUITO TEMPO, UNS POUCOS APARELHOS PARA MUSCULAÇÃO PROXIMO A QUADRA A FERRUGEM JA ACABOU E O POVO CONTINUA  VOTANDO NESSE CARA!!!!!!

  2. Aparecidadantas2007 disse:

    Lamento iremos continuar patinando com a ignorância da maioria. O povo não caiu na real ainda coo é que se vota em candidato ficha suja??????????? Acorda Natal. 

  3. Irmaoreginaldo disse:

    natal precisa de homem como o dr joanilson rego, para fazer a diferença..

  4. Reginaldomoveis Me disse:

    natal precisa observa os nomes para votar por ex.  O Dr joanilson um homem honesto este sim merece  chegar, para fazer a diferença…

  5. Arivaldo24 disse:

    PARECE QUE ESSE POVO NASCEU PARA SOFRER. ESTÃO APARECENDO AS MESMAS CARAS QUE NADA FIZERAM. AO CONTRÁRIO, ABANDONARAM A CIDADE, QUE ESTÁ JOGADA ÀS TRAÇAS, ESBURACADA, COM ESGOTO CORRENDO PELAS RUAS E PESSOAS SOFRENDO. TUDO GRAÇAS A ESSES "SENHORES DOS VOTOS", INCOMPETENTES!!!

  6. indignado disse:

    é muito triste ver o nome de pessoas como rambo,super moura e dagô na frente do dr.sérgio freitas,delegado honestíssimo e querido principalmente no bom pastor e nao teve nem 3 citações na pesquisa?é por isso que natal nunca vai mudar,infelismente.

  7. magda disse:

    gostaria de saber se a lei da ficha limpa é verdadeira e se realmente existe o que sera do destinos desses vereadores que tem ficha suja. maria

  8. Luiz disse:

    Gostaria de saber porque o nome do candidato Carlos Santos não apareceu em nenhuma vez, visto que em outra pesquisa ele aparece com 025%. E no bairro de Mãe Luíza ele é bem votado.

    • blogdobg disse:

      Olá Luiz, como eram muitos nomes só publicamos os que tiveram de 3 citações para cima.

  9. […] Hoje, dia 06 de setembro de 2012, o Consult, Blog do Bruno Giovanni, Rádio 98 FM e O Jornal de Hoje…. A pesquisa foi feita em Natal, desde o início do processo eleitoral, e contou com 1800 entrevistas. A margem de erro ficou em 2,1% para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade ficou em 95%. Os candidatos mais bem colocados são (os nomes não estão ordenados de acordo com o número de votos): […]

  10. […] também uma parcial sobre a corrida pelas cadeiras na Câmara Municipal. Mesmo sabendo quem são os candidatos que mais têm intenção de voto e sendo possível fazer uma projeção dos possíveis vereadores eleitos para a próxima […]

  11. […] pegamos o resultado da pesquisas de intenção de voto dos vereadores e somamos em todas as coligações. Assim, conseguimos fazer uma projeção por coligação e […]

COMENTE AQUI