Política

PESQUISA EXAME/IDEIA: Saúde de Bolsonaro faz com que avaliação negativa do governo diminua, inclusive, no nordeste

Fotos: Reprodução/AFP/Exame

Desde a última quarta-feira, 14, o presidente Jair Bolsonaro está internado para o tratamento de uma obstrução intestinal. Ele recebeu os primeiros atendimentos ainda em Brasília, e logo foi transferido para São Paulo, para mais exames e avaliar a possibilidade de cirurgia. Antes mesmo de pegar o avião rumo à capital paulista, ele postou uma imagem em suas redes sociais, deitado na maca, e ligado a vários equipamentos médicos.

A cena influenciou os últimos números da pesquisa EXAME/IDEIA de avaliação de governo. Para 51%, Bolsonaro é ruim ou péssimo. Na sondagem feita há uma semana, este número estava em 57%, o mais alto desde o começo do mandato, em 2019. Os que avaliam o governo como ótimo ou bom saíram de 20% para 26%. Os que avaliam como regular eram 22% na pesquisa do dia 8 de julho, e agora são 20%.

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 1.258 pessoas entre os dias 12 a 15 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Maurício Moura, fundador do IDEIA, destaca que o estado de saúde de Bolsonaro influenciou a opinião pública. Ele ainda lembra de outros casos em que um chefe do Executivo passou por problemas médicos, ou precisaram ser internados, e a percepção das pessoas sobre o governo mudou.

“Percebemos uma sensação mais positiva dos entrevistados em função da internação do presidente. Vale ressaltar que os chefes de Estado quando hospitalizados melhoram sua popularidade. Exemplos recentes são o Boris Johnson, no Reino Unido, e o próprio Donald Trump, que apesar da derrota na eleição, subiu nas pesquisas quando teve covid-19. Sem mencionar as melhorias históricas de Ronald Reagan, quando foi operado após o atentado, e Dwight Eisenhower, depois de sofrer um ataque cardíaco”, afirma.

Essa mudança na avaliação foi sentida principalmente na região Sudeste, onde concentra a maior parte do eleitorado. Há uma semana, 57% dos moradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo achavam o governo ruim ou péssimo. Agora, este número é de 49%.

Mesmo no Nordeste, onde Bolsonaro costuma ter as maiores rejeições, os números mudaram. Na pesquisa do dia 8 de julho, 67% avaliavam Bolsonaro como ruim ou péssimo. Na mais recente sondagem EXAME/IDEIA, eles são 58%.

Entre os evangélicos, a parcela que mantém o apoio ao governo Bolsonaro desde o início do mandato, também houve uma variação do sentimento negativo. Há uma semana, 52% avaliavam o governo como ruim ou péssimo, e 37% como ótimo ou bom. Na pesquisa desta sexta-feira, 36% acham o trabalho do presidente ótimo ou bom, e outros 36% como ruim ou péssimo. Os que avaliam como regular saíram de 9% para 25%.

Estado de saúde de Bolsonaro

No último boletim médico divulgado pela Secretaria Especial de Comunicação Social, o presidente Bolsonaro segue internado no Hospital Vila Nova Star, e não tem previsão de alta hospitalar. “Bolsonaro está mantendo evolução clínica satisfatória. Desta forma, foi retirada a sonda naso-gastrica e planeja-se o início da alimentação para amanhã [sexta-feira]”, diz a nota enviada pelo governo.

O presidente já precisou fazer quatro cirurgias em decorrência da facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018. Os dois primeiros procedimentos foram realizados logo após o atendimento de emergência, por conta de lesões nos intestinos grosso e delgado. Bolsonaro ainda fez mais duas operações, no começo e no fim de 2019.

Exame

 

Opinião dos leitores

  1. O fato é que os jagunços digitais do PT, podem esperniarem, vcs tem todo direito, mas que o véi Bolsonaro ta reeleito em primeiro turno tá.
    Na hora de votar, o povo não vota em ladrão!!
    Vcs vão vê.

  2. O presidente já tem 66 anos e sofreu um atentado à faca, perpetrado por um maluco esquerdopata (ex filiado ao PSOL), que deixou sequelas. É um bocado de dementes sem caráter vivem insinuando que foi tudo farsa, envolvendo um monte de gente, incluindo vários médicos e hospitais de renome. Tem que ter muita paciência e evitar proximidade com elementos desse nível.

    1. Vc está entre os “leprosos”. Quanto maior a distância, melhor.

  3. Vejam a avaliação dessa grande mídia imunda. Por que essa pseuda melhora na avaliação não teria relação com a vacinação, com o fim da pandemia, com o bom desempenho da economia, com o fracasso dessa CPI fajuta, com a percepção da perseguição que sofre o presidente, dentre outras coisas? Há muitos motivos para se exaltar o governo Bolsonaro.

  4. CONVOCO TODOS OS PATRIOTAS A SE JUNTAREM A MIM NUMA GREVE DE FEZES EM SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE! SÓ IREMOS AO BANHEIRO NOVAMENTE QUANDO ELE ESTIVER SAUDÁVEL EM CASA!!!

    💩🇧🇷

  5. É melhor ir providenciando mais BOSTA…kkkkkkk
    Vá acumulando m*rda para a época dos debates……kkkkkk

  6. Povo burro é assim mesmo. Se lascando todo dia e com peninha do traste. Fácil demais enganar o brasileiro, não é a toa que estamos até o pescoço dentro dessa fossa.

    1. Vc deve estar falando do RN e do caótico desgoverno de Fátima do PT. Realmente, precisamos nos livrar desse traste antes que acabe com o que ainda resta do estado.

  7. Foco no que interessa: a corrupção no MS, que pelos últimos fatos apurados, não se limitou à compra da vacina, mas também ao transporte, com Lira, Barros e Eduardo Bolsonaro. Melhor Bozo permanecer internado mais um tempo.

  8. Quem tem pena de um verme desses?
    Mimimi da porra, parece um bando de maricas!
    Até o ano que vem, vai ser uma facada por mês e umas 3 caganeiras.

  9. Hahaha então já pode ficar internado até às próximas eleições, pois o tal do ‘solução’ em alguma hora vai ter que parar, né ? Mas a inflação…..

  10. Vai tenta usa os corpo como vez em 2018 um sacana de última categoria mais genocida o povo acordou viu chega de tanto descaso em enganar a população

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[PESQUISA] Ponta Negra/Consult: Na espontânea, Rogério Marinho lidera para o senado

Foto: Reprodução

A pesquisa Sistema Ponta Negra/Consult com intenções de voto para as eleições 2022 no Rio Grande do Norte apontou empate técnico para o Senado. Mas na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos, o ex-ministro Rogério Marinho (PL) aparece em primeiro lugar com 11,65%.

Em seguida aparece Carlos Eduardo Alves (PDT) com 7,29% e o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 2,29%. Foram realizadas 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Rio Grande do Norte. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022.

O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ponta Negra/Consult coloca Carlos Eduardo e Rogério Marinho empatados tecnicamente em 1° lugar

Foto: Reprodução/ TV Ponta Negra

A pesquisa Sistema Ponta Negra/Consult com intenções de voto para as eleições 2022 no Rio Grande do Norte apontou empate técnico para o Senado. O ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT) aparece com 24,65 das intenções e o ex-ministro Rogério Marinho (PL) com 22,41. Em terceiro lugar aparece o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 8,18%. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

Na pesquisa não estimulada também há empate. Carlos Eduardo fica com 23,71% e Rogério Marinho com 21,59%. Em terceiro aparece Rafael Motta com 7,18%.

Foram realizadas 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Rio Grande do Norte. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

A pesquisa “Administração Pública e Eleições 2022 no RN” teve o objetivo de identificar junto à população eleitora do estado, visando as eleições 2022, a preferência em relação à Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, deputado federal e deputado estadual. A pesquisa também teve objetivo de avaliar o governo do presidente Jair Bolsonaro e da governadora do RN, Fátima Bezerra.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pesquisa Ponta Negra/Consult: Fátima aparece com 33,24%, Fábio Dantas com 15,12% e Styvenson com 14,12%

Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), permanece na liderança de intenções de voto para as Eleições 2022 no estado. Fátima Bezerra aparece com 33,24% contra 15,12% do ex-vice-governador Fábio Dantas (SD) em pesquisa do Sistema Ponta Negra/Consult, divulgada nesta terça-feira (28). Também aparece na pesquisa o nome do senador Styvenson Valetim (PODEMOS), em terceiro lugar com 14,12% das intenções de voto.

Fátima Bezerra  lidera em pesquisa espontânea para o governo do Rio Grande do Norte. Ela aparece com 19,65% contra 7,71% de Fábio Dantas. Styvenson Valetim aparece em terceiro com 4,41%.

Em simulação de um segundo turno, Fátima Bezerra aparece com 36,47% e Fábio Dantas com 26,59%. Mais de 50% dos entrevistados apontaram que ainda não sabem dizer em quem votaria para governador do Rio Grande do Norte.

Foram realizadas 1700 entrevistas, distribuídas nas 12 regiões do Rio Grande do Norte. O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

A pesquisa “Administração Pública e Eleições 2022 no RN” teve o objetivo de identificar junto à população eleitora do estado, visando as eleições 2022, a preferência em relação à Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, deputado federal e deputado estadual. A pesquisa também teve objetivo de avaliar o governo do presidente Jair Bolsonaro e da governadora do RN, Fátima Bezerra.

A pesquisa de opinião pública foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com os protocolos BR-00969/2022 e RN/02501/2022.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

NO RN: Lula aparece com 47,76%, contra 30,6% de Bolsonaro, segundo pesquisa Ponta Negra/Consult

Foto: Reprodução/TV Ponta Negra

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para as eleições 2022 no Rio Grande do Norte. Lula (PT) aparece com 47,76%, contra 30,6% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa Sistema Ponta Negra/Consult, divulgada nesta terça-feira (28) no Jornal do Dia, da TV Ponta Negra (SBT). Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

Já na pergunta não-estimulada, Lula também lidera, com 40,94% e Jair Bolsonaro é citado com 26,24%. Em terceiro lugar aparece o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes com 2,94%. A pesquisa aponta ainda os resultados para um possível Segundo Turno das Eleições, onde Lula lidera com 50,88% dos votos e Bolsonaro permanece em segundo lugar com 32,06%.

O estudo de campo ocorreu entre os dias 22 e 25 de junho de 2022. Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 2,3%, com confiabilidade de 95%.

A pesquisa “Administração Pública e Eleições 2022 no RN” teve o objetivo de identificar junto à população eleitora do estado, visando as eleições 2022, a preferência em relação à Presidência da República, Governo do Estado, Senado Federal, deputado federal e deputado estadual. A pesquisa também teve objetivo de avaliar o governo do presidente Jair Bolsonaro e da governadora do RN, Fátima Bezerra.

A pesquisa de opinião pública foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com os protocolos BR-00969/2022 e RN/02501/2022.

Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Torcida chama adolescente negro de macaco durante jogo de basquete em Mossoró

Vídeo: Instagram

Enquanto cobrava uma falta e estava com a posse da bola durante um jogo de basquete, um adolescente negro não apenas foi chamado de macaco, como teve que ouvir a torcida fazer sons imitando o animal.

A partida foi realizada nesta segunda (27) e fazia parte dos Jogos Escolares que estão sendo sediados em Mossoró. O vídeo foi postado pelo pai do jovem. A família já fez um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil para denunciar o racismo e também planeja entrar na justiça para responsabilizar os culpados.

“Na hora meu filho sentiu muito, agora tá um pouco melhor. É o preço a ser pago por se destacar em algum esporte. Isso, infelizmente, tá ficando cada vez mais normal e ninguém faz nada”, lamentou Jamerson Nascimento, pai do jovem.

Ainda de acordo com Jamerson, a escola na qual o filho estuda está prestando assistência e já entrou em contato com a organização dos Jogos Escolares para que alguma providência seja adotada.

Saiba Mais

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

UBS em Natal não aplica vacinas em menores de 1 ano por falta de agulhas

Foto: Pedro Trindade

Quem tenta vacinar crianças menores de um ano na Unidade Básica de Jardim Progresso, na zona Norte de Natal, está tendo dificuldades. Apesar de ter imunizantes disponíveis, a aplicação é impossibilitada por falta de agulhas. De acordo com funcionários da unidade, o retorno do município quando as solicitações são feitas é que há uma deficiência na entrega do item, específico para vacinação de bebês.

“Nossa necessidade fica no envio de 50 agulhas por dia. Infelizmente, a prefeitura está conseguindo mandar 20 por semana”, afirma Rockfeller de Souza, recepcionista da unidade. Além da falta de vacinas, a equipe de saúde da família do bairro está desfalcada de um profissional de enfermagem. A baixa prejudica cerca de 700 pessoas.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal orientou que a direção da unidade faça o pedido de agulhas necessárias para que o quantitativo seja regularizado. Já em relação a ausência do enfermeiro, a pasta esclarece que o atendimento não está comprometido pois existem três equipes atuando na UBS.

G1 RN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Natal propõe aumento de 3 anos na idade mínima para aposentadoria

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal enviou à Câmara Municipal um projeto de lei sobre a reforma da previdência dos servidores. Segundo o município, as modificações visam atender as exigências do Governo Federal em relação ao equilíbrio fiscal.

O projeto encaminhado prevê o aumento em três anos para a idade mínima para a aposentadoria. Para mulheres, a nova idade mínima é de 58 anos, enquanto os homens passam a se aposentar a partir dos 63.

O projeto foi encaminhado à Câmara no último dia 14 de junho. O prazo dado pelo Governo Federal para a implementação das mudanças é no último dia do mês (30). A oposição reclama do pouco tempo para análise do texto.

“Fomos todos pegos de surpresa com o pouco tempo para analisar uma demanda que impactará a vida do funcionalismo público da capital potiguar”, afirma o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Klaus Araújo (Solidariedade).

Segundo o presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município (Natalprev), Thiago Marreiros, a reforma vai promover uma adequação na legislação previdenciária do Município.

“Então, a gente pretende adequar a legislação às exigências da Emenda Constitucional 113, como os critérios de elegibilidade dos servidores para fim de aposentação, o regime de concessão de pensão por morte, que precisa ser modificado, entre outros fatores”, afirmou.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

João Brigatti não é mais técnico do América

Foto: Reprodução

O técnico João Brigatti não segue mais no América de Natal para o decorrer do Campeonato Brasileiro e disputa da Pré-Copa do Nordeste.

O profissional recebeu proposta do Manaus, que disputa a Série C do Brasileirão, entrou em acordo amigável com a diretoria e foi liberado.

Com ele segue o seu auxiliar, Vaguinho Santos. Funcionário do clube, Leandro Sena reassume a equipe interinamente.

Brigatti comandou o Mecão em 8 jogos e conquistou 3 vitórias, 4 empates e 1 derrota.

 

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 68,4%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 68,4%, registrada no início da tarde desta terça-feira (28). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 66.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 74,4% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 61,5% e a região Seridó tem 40%. Até o momento desta publicação são 12 leitos críticos (UTI) disponíveis e 39 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 30 disponíveis e 27 ocupados.

Outros 6 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e 3 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outra síndrome gripal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COVID: RN possui 12 leitos críticos e 30 leitos clínicos disponíveis

O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 12h20 desta terça-feira (28).

Neste período, havia seis (06) pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (01) aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 12 leitos críticos e outros 30, sendo clínicos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *