Pesquisadores da UFRN conquistam bolsa em seleção nacional do Santander

Dois pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foram selecionados no edital nacional do Programa Santander Identidades. Das oito bolsas ofertadas pela seleção para todo país, duas foram conquistadas pelos estudantes de mestrado da UFRN, Thiago de Oliveira e Jéssica Vivianne de Brito.

Programa Santander Identidades tem o objetivo de apoiar profissionais pretos, pardos ou indígenas; matriculados em cursos de MBA Full Time, Mestrado Profissional em Administração, Mestrado Acadêmico ou curso equivalente; fluentes em português; que tenham sido aprovados em testes como GMAT, GRE ou ANPAD; e com no mínimo  cinco anos de experiência profissional. Além da inscrição, os candidatos fizeram uma redação, enviaram currículo e passaram por uma entrevista on-line. O coordenador do PPGA, Luciano Sampaio, destacou a importância de ter alunos da pós-graduação sendo selecionados em certames de alta concorrência, o que evidencia a qualidade dos alunos.

A pesquisadora selecionada no Programa Santander Identidades, Jéssica Brito, contou que uma das etapas foi uma redação, na qual a candidata deveria contar qual a sua maior realização?. “Escrevi um texto contando como a aprovação em uma universidade pública aos 16 anos impactou não só na minha vida profissional, mas também mudou o rumo da minha trajetória”, completando que a seleção vai possibilitar a realização de cursos e capacitações que serão custeados com o valor da bolsa, bem como gerou motivação para participar de outras seleções e de incentivo para os seus colegas.

“Para mim, ter sido selecionado entre os oito contemplados é uma grande alegria”, comemorou Thiago de Oliveira, avaliando que o resultado demonstra que ele está trilhando um caminho correto acadêmica e profissionalmente. O pesquisador selecionado reforçou ainda que a Secretaria de Gestão de Projetos (SGP), local da UFRN onde ele pesquisa, tem grande parcela na conquista.

Na opinião do secretário da SGP e professor orientador de Thiago de Oliveira, André Gurgel, a importância da seleção mostra a robustez do programa de pós-graduação na formação dos estudantes, possibilitando a conquista de prêmios nacionais e internacionais importantes. Já o pró-reitor de Planejamento da UFRN e professor orientador de Jéssica Brito, Josué Vitor, considerou que “essa é uma conquista resultante também do compromisso institucional da UFRN com um ensino de excelência e inclusivo. Enquanto docente, me sinto bastante orgulhoso da conquista de minha orientanda Jéssica, que tem demonstrado alta competência acadêmica”.

O selecionados receberão bolsas de estudos, além de uma mentoria de 12 meses com executivos do Banco Santander. Confira outras informações sobre o edital no site do Santander.

Com UFRN