Economia

“Pessoal tem reclamado dos preços dos alimentos, tem subido, sim, além do normal. Também é uma consequência do ‘fique em casa’, que quase quebrou a economia”, diz Bolsonaro

Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (23), que uma das consequências do isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, foi a alta no preço dos alimentos.

Cercado de apoiadores e seguranças, o presidente reconheceu o aumento de preços, mas disse que a responsabilidade não é dele. “Pessoal tem reclamado dos preços dos alimentos, tem subido, sim, além do normal. Também é uma consequência do ‘fique em casa’, que quase quebrou a economia”, destacou.

“Então tem muita coisa errada, sabemos disso, mas a responsabilidade tem que ser apontada para quem é de direito. Todo mundo aponta para mim essa questão dos alimentos, estou fazendo o possível para voltar à normalidade”, explicou o presidente.

“Se não tivesse feito aquelas medidas lá atrás, para ajudar pequenas e micro empresas, auxílio emergencial, estaria terrível aqui no Brasil”. (Jair Bolsonaro).

Bolsonaro disse que a população, às vezes, se “esquece” do período da pandemia, e destacou que o governo se endividou em quase R$ 700 bilhões para tomar medidas. Além disso, o presidente respondeu às críticas sobre o agronegócio ter que priorizar o mercado interno.

“Passam a criticar o tempo todo o agronegócio, falando que tem que vender aqui para dentro e não para fora do país. E olha a soja, ela tem que ser toda exportada, não tem como ser consumido tudo aqui dentro. E outra coisa, eu sou da lei da livre iniciativa, oferta e procura, e o mercado é quem diz se vai ser vendido aqui ou lá fora”, defendeu.

Bolsonaro disse que sofre “o tempo todo com mentiras, tentando desgastar o governo” e críticou a oposição. “Ao invés da esquerdalha mostrar o que fizeram no passado, não vão mostrar, porque só roubaram, não adianta mostrar. Então tem que caluniar os outros”, afirmou.

“E mais, o governo federal, com as medidas que tomou, evitou algo muito pior do que o aumento de alguns alimentos. Que foi o que? Desabastecimento. Se o campo tivesse ficado em casa, não teríamos comida aqui, o Brasil estaria pegando fogo. É isso que a esquerda quer, que o Brasil pegue fogo para dizer que eles são os salvadores da pátria”, emendou.

Desmatamento e queimadas

Bolsonaro ressaltou aos seus apoiadores um vídeo, postado em suas redes sociais nesta manhã, que mostra como é tratado o agronegócio no Brasil. “Para mostrar que não é da forma que dizem que nós tratamos, de forma mentirosa falam que nós tacamos fogo em tudo. Nós não plantamos na Amazônia e criticam a derrubada (de árvores). Então, são críticas infundadas e tem objetivo comercial”, defendeu.

O Chefe do Executivo ainda voltou a criticar a hipocrisia dos países que exigem maior compromisso no combate aos crimes ambientais. “Pergunta na Europa o que é mata ciliar. Não tem um palmo de mata na margem dos rios. Ninguém tem um código rural como o nosso. Aqui o produtor rural é obrigado a preservar, na região da Amazônia, 80% da floresta”, explicou Bolsonaro.

“O que o mundo vê na Amazônia? A floresta? Se for a floresta, nós estamos prontos para fornecer mudas para eles reflorestarem seus países. E por que tanta crítica ao Brasil? É por causa do comércio, do agronegócio. Somos uma potência em exportação de commodities e eles querem que cada vez mais nós produzamos menos, para não prejudicar seus mercados lá fora”, afirmou.

Ele ainda voltou a defender a técnica não comprovada de combate as queimadas, de usar o gado como forma de evitar a propagação de incêndios. “Você vê o fogo no Pantanal. No passado, podia deixar o boi comer o capim na área preservada, hoje não. Então acumula uma massa vegetal morta muito grande, quando vem o fogo ele incendeia e o negócio vira uma barbaridade”, disse.

Para Bolsonaro, o que falta é compreensão da população, que não tem o conhecimento das coisas. “Passaram aí 30 anos com Paulo Freire, só aprendendo abobrinha, sabem nada, nem uma tabuada sabem, e querem dar palpite sobre economia”, diagnosticou.

Sobre as notícias de que o agronegócio vendeu para fora do País por preços mais baratos do que os comercializados dentro do Brasil, Bolsonaro disse que isso é “tão absurdo que dá nem para comentar”.

Demarcação de terras indígenas

Bolsonaro voltou a defender o uso de terras demarcadas para exploração e ressaltou que o assuntos, que antes era um pesadelo para o produtor rural, agora é algo que “tem que estar muito bem explicado” para acontecer em seu governo.

“Dá para imaginar a pressão que eu sofro fora do Brasil? No passado, quando um governo, o presidente viajava, ao voltar, no Diário Oficial, tinha lá tudo quanto é demarcação de terra indígena, ampliação de parque e reserva, o que cada vez mais inviabilizava nossa agricultura, agora inverteu completamente isso”, disse.

“Qual era o grande temor do agricultor, falando aí em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás? Era acordar e saber que a sua terra estava sendo demarcada. No meu governo, você ouviu alguma coisa sobre isso?” (Jair Bolsonaro)

Bolsonaro continuou a defender as mudanças impostas pelo governo e deu também como exemplo a educação. “Não é fácil mudar. Você não vê mais coisa errada em sala de aula, você não vê livro editado por nós ensinando a criancinha o que você não quer que ela aprenda. Temos na educação um ministro que é competente e é pastor, alguém poderia imaginar?”, ressaltou.

“Eu não quero que falem bem do Brasil, eu quero que falem a verdade”, encerrou.

R7

 

Opinião dos leitores

  1. O aumento de preço dos alimentos ocorreu no mundo todo, o que aconteceu, a produção por causa da pandemia caiu e o consumo aumentou devido até mesmo ao auxílio emergencial que deu condições de uma melhor alimentação para àqueles que estão na extrema pobreza, favorecidos no mundo todo.
    Talvez muitos não conheçam mas é a famosa lei da oferta e da procura, mais oferta = preço baixo, mais procura = aumento de preço.
    O Bolsonaro já baixou taxas e encomendou importação de alimentos.
    Daqui a pouco irão culpar o Bolsonaro por chover, por fazer sol, por escurecer.

  2. Quando a esquerda critica o véio Bolsonaro,é porque ele está fazendo a coisa certa,e a esquerda vendo o poder cada dia mais impossível.Em 2022 vai ser no 1º turno.Chora Petralhada !!!!

  3. Não foi por falta de aviso.
    O véi duro avisou, chamaram de doído, maluco de genocida, do diado que o parta.
    Agora aguente.
    O véi duro da gota serena.
    É melhor JAIR se acustumando.
    Não acreditaram, agora peguem, vão comer a corda da globo lixo e o anão João Doria que da nisso.
    Se mesmo assim a petezada tiverem achando ruim, vão pra Argentina.

  4. Manoel veja se compra na feira do alecrim algo para colocar no seu cérebro, é facil, todo sábado tem, lá só não vendem aquilo que tem muito na cabeça de camarão e sai pela porção terminal do cólon intestinal, outra, vcs falarem em mentira, isso é pegajoso, leiam, basta isso, o próprio nove dedos mentindo e sorrindo, falando que mentia, seus ex amigos ainda estão vivos, principalmente um médico chamado Palocci, vivia com ele, cheirava ele, idolatrava, babava, comia no mesmo prato, uma vergonha. Pedro Barusco…., não façam nada comigo kkkkk que devolvo 100 milhões de DOLARES, tem horas que da pena ler o que vcs da esquerda escrevem, menino burro, a guerra fria já passou, a união soviética acabou, Cuba acabou, Venezuela idem, até a China vermelhinha já abandonou aqueles preceitos maquiavélicos, acorda jumento, estamos em 2020, seu partido lascado, sem credibilidade, o chefão numa mansão, JANJA colocando o café dele, aí sim é sabida, vcs não passam de uns abestalhado sem Horizonte.

  5. O Brasil passa por uma crise de confiança, quem terá coragem de investir em um país que navega sem rumo? daí o dólar a quase 6 reais e a fuga de capitais. O presidente mais uma vez é desonesto tentando imputar a culpa em terceiros e ñ em sua incompetência.

  6. Pessoal, relações econômicas internacionais não algo simples. São muitas ementos que interferem no processo, inclusive variáveis exógenas. Não adiante culpar o Presidente nem chamar pessoas de gado. O presidente, ao optar pela manutenção das atividades econômicas concomitante aos cuidados com a pademia, mediante o isolamente vertical, estava querendo evitar o pior. Um país com a economia quebrada jamais terá forças para bancar a saúde pública. Elementar!

    1. Qual é a causa de o real ter sido umas das moedas que mais se desvalorização frente ao dólar?

  7. Esse cidadão quer que a população brasileira seja extinta do planeta?
    Vai negar também que no Brasil não tem corona?

  8. Com o dolár a quase 6 reais, a China vende uma geladeira e leva uma carrada de soja, milho, arroz e ainda sobra umas pratinhas, e olha que a ultima safra foi grande. O Brasil, um dos maiores produtores de grãos, agora tem que importar em uma tentativa de freiar os preços. Mas nosso querido presidente em vez de trabalhar prefere viver de picuinha e terceirizar a culpa pela alta dos alimentos.

  9. Falou o mentiroso.
    Nao seria por causa do valor estratosférico do Dólar o qual os alimentos está atrelados?

  10. QUAL É A LÓGICA???
    SAFRA RECORDE NO ANO 2020… E A CULPA É DO #FICAEMCASA???

    A FOSSA ABRIU NO PLANALTO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ex-chefe de gabinete de Lula pediu pintura de 100 mil euros de presente a lobista: ‘E meu quadro?’

Foto: Reprodução

O ex-chefe de gabinete do presidente Lula, Marco Aurélio Santana Ribeiro, pediu um quadro de 100 mil euros de presente à lobista Roberta Luchsinger, que intermediava negócios de empresários junto ao governo federal. Marcola, como é conhecido, teve R$ 217 mil em despesas pessoais pagas por Roberta, mas o valor do quadro solicitado chega a representar quase o triplo dessas despesas.

A defesa de Marcola afirmou que não teve acesso à íntegra dos autos e do inquérito, “que vem sendo parcialmente vazado com objetivo de distorcer o próprio teor da investigação”. Também disse que “nunca houve recebimento de obra de arte ou objetos de valor.

Ele deixou o governo em julho e foi deslocado para atuar na campanha à reeleição de Lula. Após o nome dele aparecer nas investigações, Marcola se afastou da equipe de campanha.

Marcola admitiu que recebeu transferências, mas disse que se tratavam de “empréstimo pessoal”, que foi “contraído e quitado”. O ex-assessor de Lula afirmou ainda ter pago a dívida no valor de R$ 249 mil à lobista.

As conversas também mostram que Roberta enviou a Marcola uma lista de demandas de interesse dela junto ao governo federal e recebeu, em resposta, o recado para conversarem ao telefone.

No diálogo, obtido pelo Estadão, Roberta lhe enviou uma foto do quadro e disse que estava sendo emoldurado para entrega. A conversa é transcrita pela PF como mais um indício do pagamento de vantagens indevidas a Marcola em troca da intermediação dos interesses de empresários representados por Roberta.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

CPMI sobre Lulinha esbarra no calendário eleitoral e deve ficar para próxima legislatura

Foto: Reprodução

Parlamentares ouvidos pela Jovem Pan defendem a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar suspeitas envolvendo Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas avaliam que o calendário eleitoral deve dificultar a instalação e o funcionamento da comissão ainda em 2026.

A avaliação nos bastidores é que, com deputados e senadores mobilizados nas eleições até o fim de outubro, restaria pouco tempo para instalar uma comissão e desenvolver os trabalhos ainda nesta legislatura.

Apesar da dificuldade, fontes ouvidas pela reportagem afirmam que a movimentação em torno de uma CPMI pode produzir efeitos políticos mesmo sem a instalação neste ano. Uma das avaliações é que a defesa da investigação pode chegar às negociações para a composição das próximas Mesas Diretoras do Congresso.

O movimento ocorre em meio a novas informações sobre investigações envolvendo Lulinha. A Polícia Federal apontou em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal que o filho do presidente teria mantido uma “comunhão de interesses econômicos” com a lobista Roberta Luchsinger e o empresário Fernando Bittar em tratativas relacionadas a negócios com o governo federal. A defesa de Lulinha nega irregularidades.

O nome do filho do presidente já havia chegado ao Congresso durante os trabalhos da CPMI do INSS. Em fevereiro, a comissão aprovou a quebra de sigilo de Lulinha, medida posteriormente anulada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, em razão do procedimento adotado na votação dos requerimentos.

Com informações da Jovem Pan

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Conheço Lulinha desde criança e acredito em sua inocência”, diz ‘ex-condenado’ no Mensalão e Lava Jato, Delúbio Soares

Foto: Reprodução

Ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores e candidato a deputado federal por Goiás Delúbio Soares defendeu nesta 6ª feira (21.ago.2026) o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. Em entrevista ao Poder360, afirmou confiar no filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Acredito na inocência do Fábio Luís, porque eu o conheço desde criança. Tenho toda confiança nele e que todos esses fatos serão esclarecidos”, declarou.

O ex-tesoureiro petista disse estar concentrado na própria campanha e que a equipe de Lula é que deve discutir como reagir a esses casos, “se vai atrapalhar nas pesquisas, se vai interferir”.

Delúbio foi tesoureiro do PT de 1999 a 2005. Delúbio foi condenado na Ação Penal 470, conhecida como Mensalão, e na operação Lava Jato. Ele chegou a ser preso, mas foi solto em 2016 depois de receber indulto natalino da então presidente, Dilma Rousseff (PT).

Em 2005, na época do Mensalão, foi expulso do PT, mas voltou ao partido em 2011. Delúbio tentou ser deputado federal em 1986, mas não foi eleito.

Em 2026, disputará uma vaga na Câmara dos Deputados pelo PT de Goiás.

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

BON VIVANT: Em Madri, Lulinha mora em condomínio de luxo com piscinas, spa e sauna

Foto: Reprodução

O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, está morando em um condomínio de luxo nos arredores de Madri, na Espanha.

Interlocutores de Lulinha disseram ao Metrópoles que ele paga um aluguel de cerca de 3 mil euros, o equivalente a R$ 18 mil na cotação atual, e que o apartamento teria dois quartos. Segundo o site oficial do empreendimento, as plantas são de apartamentos de 202 a 227 metros quadrados.

O imóvel faz parte de um complexo de luxo de 40 mil metros quadrados, com quatro piscinas externas e uma piscina interna climatizada, sala de leitura, coworking, spa, sauna, academia, sala de dança, um espaço gastronômico de 115 m², e áreas de lazer com tobogãs e tirolesas.

La Moraleja é um bairro da elite espanhola. Quem também mora lá é o atacante brasileiro Vini Jr., que joga no Real Madrid.

Lulinha vive com a mulher e os filhos no apartamento. Procurado, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, que faz a defesa do filho primogênito do presidente Lula, não se manifestou.

Lulinha mudou-se para Madri com a família no meio de 2025, conforme revelou a colunista Andreza Matais, do Metrópoles. A saída do Brasil já era planejada desde janeiro daquele ano.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

FALIRAM? Nove candidatos a governador zeram patrimônio declarado em 2026

Foto: Ilustração/Pexels

Nove candidatos a governador informaram à Justiça Eleitoral, em 2026, que não possuem bens a declarar, mas haviam declarado patrimônio nas últimas eleições em que participaram. Os nomes são do PSTU, Agir, Democrata, PCB, PL e Solidariedade.

O destaque é a candidata do Agir a governadora de São Paulo, Policial Edjane (foto), que havia declarado um patrimônio de 480 mil reais em 2024, quando concorreu a vereadora de Poá (SP) e ficou como suplente. Tratava-se de uma casa nesse valor. Mas, neste ano, ela diz não ter bens a declarar.

Cabo na Polícia Militar de São Paulo, ela tem 49 anos, tendo nascido em Surubim (PE) em 28 de abril de 1977. Ela declara ter Ensino Médio completo. Esta é a quarta eleição que disputa. Em cada uma teve um partido diferente, já tendo passado por PTB, Pros e PL.

A declaração de bens é obrigatória para todos os candidatos. No total, 30 candidatos a governador informaram à Justiça Eleitoral não ter bens a declarar, em 2026. A maioria é de partidos nanicos. E dos 30, 21 já haviam dito não ter patrimônio nas eleições anteriores das quais participaram. Os dados foram levantados por O Antagonista a partir da plataforma de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] TRÂNSITO PARADO E O PAU COMENDO: Homens fecham avenida no Alecrim para luta de boxe

Imagem: Reprodução/ Águia Repórter/ Instagram

Uma cena inusitada ocorreu na tarde desta sexta-feira, no Alecrim. Um grupo decidiu fechar a avenida para promover uma competição amadora de boxe entre dois colegas.

O trânsito foi parado, mas seguiu fluindo, após dois minutos de combate. No vídeo, um dos expectadores anunciam que a luta teve aposta de R$ 50 para o vencedor.

Na verdade, tudo não passou de uma brincadeira de amigos que trabalham no bairro. Coisas que, às vezes, podem ocorrer numa sexta-feira no maior centro de comércio popular de Natal.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

INSEGURANÇA: Feminicídios caem no Brasil, mas RN registra alta no atual governo

Foto: Ilustração/ Pexels

O número de feminicídios no Brasil caiu 3,2% entre janeiro e julho de 2026, segundo dados do governo federal. Ao todo, o país registrou 848 vítimas, contra 876 no mesmo período de 2025.

No Rio Grande do Norte, porém, o cenário foi diferente. O estado registrou 11 feminicídios entre janeiro e junho de 2026, contra 10 no mesmo período do ano passado. Dessa forma, o RN apresentou alta de 10% no primeiro semestre, enquanto o país registrou redução de 2,5% no mesmo intervalo.

Os dados fazem parte do Monitoramento Nacional da Violência contra a Mulher, elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Ministério das Mulheres, com informações do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp VDE).

Entre janeiro e junho de 2025, o Rio Grande do Norte contabilizou 10 feminicídios. Já no mesmo período de 2026, o número subiu para 11.

Assim, o estado registrou um caso a mais no primeiro semestre deste ano.

O resultado coloca o RN na contramão da tendência nacional. Enquanto o Brasil reduziu os registros, o estado potiguar apresentou crescimento.

Com informações de Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PROCURADO: Ex-presidente da CPMI aciona PGR e PF para Interpol localizar Lulinha para depor

Foto: Foto: Nelson Almeida/AFP

O senador Carlos Viana (PSD-MG) informou nesta sexta-feira (21) que acionou a Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para que a Interpol ajude a localizar o paradeiro do filho do presidente Lula (PT), Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, para assegurar que ele possa depor sobre as suspeitas de corrupção e tráfico de influência no governo petista.

Viana presidiu a CPMI do INSS e agora articula no Congresso Nacional uma nova CPMI do Lulinha, para investigar as relações suspeitas do herdeiro de Lula com lobistas e investigados pelo roubo bilionário a aposentados e pensionistas.

“Acabo de acionar a PF e a PGR para saber oficialmente onde está Lulinha e se ele está à disposição das investigações. Se estiver no exterior e houver necessidade, pedi que sejam avaliados todos os mecanismos de cooperação internacional cabíveis, inclusive os canais da INTERPOL. Quero uma resposta simples: Se a PF precisar ouvi-lo amanhã, sabe onde encontrá-lo?”, escreveu Viana, em suas redes sociais.

Pela manhã, Carlos Viana disse que protocolou requerimento à Presidência da República para obter informações e documentos sobre reuniões, acessos, contatos e a suposta oferta de cargo à amiga de Lulinha e lobista, Roberta Luchsinger, mencionada em mensagens reveladas pela investigação.

“Não estamos investigando um sobrenome. Estamos tentando descobrir se relações pessoais e acesso ao centro do poder foram utilizados para abrir portas do governo a interesses privados. […]A investigação precisa ir até o fim”, justificou Viana.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

Avaliação negativa do governo Lula sobe de 38% para 41%, aponta Nexus/BTG


Foto: Reuters

A avaliação negativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 41%, segundo pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (13). O índice soma os eleitores que consideram a gestão ruim (8%) e péssima (33%).

Por outro lado, a avaliação positiva alcançou 35% na rodada atual do levantamento. Esse grupo é formado pelos entrevistados que avaliam o governo federal como ótimo (16%) e bom (19%).

Na comparação com a rodada anterior, divulgada em 29 de junho, a avaliação negativa da administração federal oscilou um ponto para baixo (era de 42%).

A Nexus/BTG entrevistou 2.003 eleitores, entre os dias 10 e 12 de julho, por meio de entrevista por telefone. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

O levantamento foi contratado pelo BTG Pactual e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-07981/2026.

Com informações da CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2026

DATAFOLHA: Confira a pesquisa de intenção de voto para a Presidência no 1º e 2º turnos

Foto: Arte/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta 47% das intenções de voto no segundo turno, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL) registra 43%, conforme levantamento do Instituto Datafolha divulgado nesta sexta-feira (21/8). Esta é a primeira pesquisa do instituto realizada após o encerramento do prazo para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A pesquisa ouviu 2.058 eleitores entre os dias 18 e 20 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para um nível de confiança de 95%, e o levantamento encontra-se registrado no TSE sob o número BR-08448/2026.

No levantamento anterior, realizado em julho, Lula aparecia com 48% das intenções no segundo turno, e Flávio com 43% — diferença de cinco pontos percentuais. Agora, a vantagem entre os dois candidatos caiu para quatro pontos.

Este também é o primeiro resultado divulgado desde que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho mais velho do presidente, passou a ser alvo de três inquéritos da Polícia Federal. As apurações investigam suposto tráfico de influência em favor de empresas junto ao governo federal.

 1º turno: Lula tem 39%; Flávio, 33%; Caiado, 5%; Renan, 4%; Zema, 3%

A pesquisa Datafolha desta sexta-feira (21/8) — a primeira do instituto após o início da campanha eleitoral — mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 39%.

Em segundo lugar aparece o senador Flávio Bolsonaro (PL), com 33%. A margem de erro permanece de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Intenções de voto — 1º turno:

– Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 39%
– Flávio Bolsonaro (PL): 33%
– Ronaldo Caiado (PSD): 5%
– Renan Santos (Missão): 4%
– Romeu Zema (Novo): 3%
– Pablo Marçal (PRTB): 2%
– Escritor Augusto Cury (Avante): 2%
– Samara Martins (UP): 1%
– Rui Costa Pimenta (PCO): 1%
– Veterinário Wilson Grassi (Democrata): 1%
– Edmilson Costa (PCB): 1%
– Clariana Barão (DC): 0%
– Hertz Dias (PSTU): 0%
– Em branco/nulo/nenhum: 7%
– Indecisos: 4%

Na pesquisa anterior, de julho, Lula tinha 40% no primeiro turno, contra 32% de Flávio Bolsonaro — uma diferença de oito pontos, que agora diminuiu para seis.

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram entrevistadas 2.058 pessoas com 16 anos ou mais, em todo o território nacional, no período de 18 a 20 de agosto.

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *