Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
Deixa de ser ridiculo cara, se esse policial não sabe fazer o devido uso de uma arma, com todo respeito a sua opinião, isso não ti autoriza vir a público generalizar a ação por ele praticada.
Eu acho que; cada caso e um caso, e TB acho que se vc está na sua casa e entrar um bandido na sua casa e vc está armado o bandido vai pensar duas vezes se pode lhe enfrentar.
PC-CE tinha que ser rebocado até o estado onde mora.
No mínimo foi reprovado no exame pscotécnico, recorreu, entrou para a instituição e deu nisso.
N falaram que ele tirou uma “brincadeira” pesada com uma criança que estava comendo cachorro quente. O policial civil disse para a criança”não vai aguentar essa salsicha toda n” , ai levou no pé da orelha de um cidadão que estava próximo e foi a cena. Aí o policial sacou a arma.
Não generalize, tem muitos policiais competentes. Infelizmente gente despreparada existem em todas as profissões
Concordo plenamente com você.
Típico da polícia esse comportamento RIDICULO….QUE DEVERIAM SER ENQUADRADOS SEMPRE…ATE NAS ABORDARGENS CHEIAS DE PONTA PÉS E EMPURRÕES, LASTIMÁVEL
Mais um cidadão de bem com uma arma. Se o policial age assim, imagine os outros. É essa a segurança que transmite o armamento…
Quando as ameaças vêm de uma faca você deixa de usar facas em casa?
Uma arma, seu ridículo esquedopata, serve para defesa. A pessoa que a está usando responde pelos próprios atos. Suba numa favela ou em qq bairro comandado por facções e transmita esse seu comentário chulo. Viúva do 9 dedos.
Um fato isolado não deve se generalizar. Esse policial praticou crime e deverá ser punido. Mas se achar melhor, defenda que os bandidos são os únicos merecedores de andarem armados e matando pessoas de bem.
DEIXA DE SER IMBECIL PETISTA TEM TANTO CIDADÃO DE BEM Q USA ARMA E NAO FAZ MERDA
ESTE POLÍCIAL ESTAVA EMBRIAGADO NAO GENERALIZE