A Prefeitura de Parnamirim, em cumprimento à decisão judicial expedida no processo nº. 0806925- 37.2019.8.20.5124, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim/RN, SUSPENDE o andamento do Concurso regido pelo Edital nº 002/2019.
As inscrições serão reabertas. A prova objetiva NÃO será aplicada no dia 4 de agosto de 2019. O Edital de Suspensão, assim como o novo cronograma do Concurso, será publicado pela Prefeitura de Parnamirim.
A nova data da prova objetiva está aprazada para o dia 08.09.2019, no turno matutino, de modo que os candidatos já podem se reprogramar para este dia.
A Prefeitura e a Funcern lamentam a suspensão do Concurso, fato que implicou no adiamento de todo o cronograma do certame. Os Órgãos ressaltam, no entanto, que o ato foi necessário para dar fiel cumprimento à decisão judicial proferida.
Os candidatos poderão obter informações e esclarecer quaisquer dúvidas referentes ao Concurso Público junto à FUNCERN por meio do e-mail [email protected].
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 0,58% em maio, após alta de 0,67% no mês anterior, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (12).
Esse resultado representa a maior taxa para o mês de maio em cinco anos. O dado desta sexta só fica abaixo do número visto em maio de 2021, quando a inflação subiu 0,83%. Além disso, o IPCA de maio fez com que o índice voltasse a ultrapassar o teto da meta perseguida pelo Banco Central, que é de 3%, mas com tolerância até 4,50%.
No acumulado de 12 meses até maio, o IPCA teve alta de 4,72%. A expectativa de analistas consultados pela Reuters, era de alta de 0,53% em maio, acumulando em 12 meses alta de 4,66%
O índice foi puxado principalmente pelo setor de alimentação e bebidas, com inflação de 1,33%. Em seguida, habitação (1,22%) e saúde (0,90%) completam o ranking de maior aumento de preços.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende ampliar as ações do programa Celular Seguro para combater o mercado ilegal de aparelhos roubados ou furtados.
Ao comentar o assunto, Lula disse: “Eu sei que rico não compra telefone roubado. Mas eu sei que os pobres compram. Quem é que não gosta de comprar uma coisinha barata?”.
A fala que viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (12), ocorreu na última quarta-feira (10) durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), em Brasília.
Segundo o presidente, o governo possui informações sobre cerca de 2,5 milhões de celulares registrados como roubados ou furtados e pretende enviar notificações diretamente aos aparelhos identificados no sistema.
“Eu ia apertar um botãozinho e passava a mensagem dizendo que todos 2,5 milhões de pessoas que estão com o celular roubado têm que devolver. Precisa devolver porque ele pode estar cometendo um delito e, se ele for pego, ele pode sofrer uma punição desnecessária”, afirmou.
Lula disse que a situação de pessoas que adquiriram aparelhos sem saber a origem do produto o fez refletir sobre a medida, mas defendeu o avanço do programa.
“Essa inquietação econômica de quem está com o telefone roubado mexeu com a minha cabeça. Mas eu não posso ficar com essa dúvida porque o telefone seguro vai deixar 200 milhões de brasileiros tranquilos de que ele não vai ter mais o seu celular roubado”, declarou.
O presidente informou ainda que discutirá a implementação da nova fase do programa com o ministro da Justiça, Wellington César Lima. A iniciativa, criada em 2023, permite o bloqueio de celulares, linhas telefônicas e aplicativos em caso de roubo ou furto.
Ao reforçar a proposta, Lula afirmou: “Eu vou efetivamente despachar o sinalzinho para quem tiver com o telefone roubado devolver, porque senão poderá ter consequências”.
A Associação dos Institutos de Pesquisas do Rio Grande do Norte (ASSINP/RN) divulgou uma nota oficial em que manifesta preocupação com o aumento da divulgação de levantamentos considerados de caráter duvidoso no estado. A entidade afirma que tem observado a circulação de pesquisas com resultados divergentes e que, segundo a associação, não respeitam critérios técnicos e legais exigidos para esse tipo de estudo.
Fundada em 2002, a ASSINP/RN reforçou seu compromisso com a ética, a transparência e a credibilidade das pesquisas de opinião pública. Na nota, a entidade critica o que classificou como práticas mercantilistas no setor, apontando que alguns levantamentos estariam contribuindo para o descrédito da pesquisa científica perante a sociedade.
De acordo com a associação, pesquisas sérias devem apresentar metodologia transparente, amostra representativa da população investigada, margem de erro claramente informada e registro nos órgãos competentes, conforme determina a legislação eleitoral. A entidade também alertou para os riscos da divulgação de enquetes e sondagens sem rigor técnico, afirmando que essas iniciativas podem distorcer a opinião pública e prejudicar o processo democrático.
A ASSINP/RN ainda defendeu que a Justiça Eleitoral amplie o rigor na fiscalização das pesquisas divulgadas durante o período eleitoral. Segundo a associação, é necessário combater irregularidades, punir desvios éticos e garantir que apenas informações confiáveis e tecnicamente consistentes sejam apresentadas à população.
Ao final da nota, a entidade reafirma que continuará atuando para fortalecer o mercado de pesquisas no Rio Grande do Norte, destacando que seu compromisso é com a verdade, a moralidade e a credibilidade da pesquisa científica, além da proteção da confiança do eleitor e da integridade do processo democrático.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse esperar “compreensão dos homens sobre tudo para diminuir a violência contra a mulher”. Declarou também que “ciúme é demonstração de fraqueza de caráter”. As declarações foram dadas nesta 6ª feira (12.jun.2026), em live com a primeira-dama Janja da Silva sobre o Dia dos Namorados.
“Como o cara pode ter ciúmes da mulher? Se ama a mulher, confia na mulher. Deixa ela fazer as coisas que ela quer fazer, se vestir como quer, sair com as amigas. Vamos colocar confiança nas pessoas que a gente ama, se a gente fizer isso você vai ver que vai dormir melhor, acordar melhor e viver muito mais tempo”, afirmou.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) realizou o resgate de duas pessoas que ficaram à deriva após o naufrágio de uma embarcação em área marítima próxima à praia de Miami, no litoral potiguar.
De acordo com informações da equipe de mergulho do CBMRN, a embarcação virou a mais de um quilômetro da costa. Durante a operação de resgate, na quinta-feira (11), algumas vítimas foram retiradas da água com o apoio de um jet ski particular, enquanto a equipe de mergulho do CBMRN atuava no salvamento dos demais ocupantes.
Os bombeiros localizaram e resgataram as duas últimas vítimas que permaneciam junto ao casco da embarcação virada, conduzindo-as em segurança até a praia. Após o resgate, os ocupantes foram conduzidos em segurança até a faixa de areia, onde passaram por avaliação da equipe de salvamento.
Apesar do susto, ninguém apresentava ferimentos ou necessidade de atendimento médico especializado. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte reforça a importância do uso de coletes salva-vidas, da manutenção preventiva das embarcações e da observação das condições do mar antes de qualquer navegação.
A Prefeitura de Extremoz divulgou a programação completa do São João 2026, que será realizado entre os dias 18 e 20 de junho. O evento contará com grandes atrações nacionais e artistas locais, prometendo movimentar a cidade e atrair milhares de visitantes durante os três dias de festa.
Entre os destaques da programação estão Eric Land, Márcia Fellipe, Grafith, Rafinha, Núzio Medeiros, Filho do Piseiro e a banda Cavalo de Pau.
Além dos grandes shows, a programação também valoriza artistas da terra, fortalecendo a cultura local e garantindo espaço para talentos potiguares.
O percentual de famílias com contas em atraso em Natal caiu para 22,7% em maio, o menor índice de inadimplência para o mês desde 2015, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela CNC e analisada pelo Instituto Fecomércio RN (IFC). Apesar da melhora, 83,2% dos lares ainda possuem algum tipo de dívida, sendo o cartão de crédito a principal modalidade de endividamento.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a inadimplência atingiu 38,9%, a redução foi de 16,2 pontos percentuais. Com relação a abril de 2026, também houve queda de 1,8 p.p.
Mesmo com a melhora dos indicadores, 235.368 famílias de Natal ainda possuem algum tipo de dívida. Desse total, 32,5% apresentam um grau moderado ou elevado de comprometimento da renda. A pesquisa também identificou que 64.368 famílias possuíam contas em atraso em maio. Do total, a maior parte das pendências tinha até 90 dias de atraso.
Na avaliação do Instituto Fecomércio RN, a redução dos índices sugere que as famílias têm conseguido equilibrar melhor o orçamento, cobrindo as despesas do dia a dia e quitando parte das dívidas já contraídas.
O economista e educador financeiro Helder Cavalcanti avalia que o resultado observado em Natal reflete uma combinação de fatores econômicos de ordem conjuntural e estrutural.
“A capital possui uma economia fortemente baseada nos setores de serviços, comércio, turismo, administração pública e mercado imobiliário, atividades que mantiveram um nível razoável de dinamismo e geração de renda nos últimos anos”, avalia.
Notícia assim nos alegra e só enfurece e frustra a high sociey natalense decadente. Muito obrigado excelentíssimo Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva!
Natal receberá, no dia 20 de novembro, o novo espetáculo do Padre Patrick, um dos maiores fenômenos da internet e dos palcos brasileiros. Os ingressos para a apresentação de “Pecado É Não Rir” já estão sendo vendidos no https://ingressodigital.com/evento/21032/padre-patrick-pecado-e-nao-rir. O show será realizado no auditório do Hotel Praiamar Arena e propõe uma combinação de humor, espiritualidade e reflexões sobre os sete pecados capitais.
Conhecido nacionalmente pela forma leve e descontraída com que aborda temas religiosos nas redes sociais, Padre Patrick chega à capital potiguar com um espetáculo que vai além da comédia. No palco, ele conduz uma narrativa envolvente que mistura situações do cotidiano, histórias bem-humoradas, personagens caricatos e mensagens que convidam o público à reflexão.
A apresentação tem como ponto de partida os sete pecados capitais – soberba, avareza, luxúria, inveja, gula, ira e preguiça. Cada tema é explorado a partir de dúvidas inusitadas, comportamentos comuns e experiências com as quais o público facilmente se identifica, criando uma conexão direta entre humor e realidade.
Ao longo do espetáculo, as gargalhadas dividem espaço com momentos de reflexão. Ao final de cada bloco, Padre Patrick apresenta passagens bíblicas e mensagens sobre os impactos de cada pecado na vida cotidiana. O contraste entre a leveza da comédia e a profundidade das reflexões é um dos diferenciais da montagem.
Com direção criativa e uma proposta que utiliza iluminação e trilha sonora para ampliar a experiência do público, “Pecado É Não Rir” convida os espectadores a uma jornada que começa no riso, passa pela consciência e termina em um convite à transformação pessoal.
Fenômeno nas redes sociais, Padre Patrick acumula milhões de seguidores e se tornou referência nacional ao unir fé, bom humor e mensagens positivas. O sucesso na internet se refletiu nos palcos, onde seus espetáculos têm atraído grandes públicos em diversas cidades brasileiras.
Serviço:
Padre Patrick – Pecado É Não Rir
Data: 20 de novembro de 2026
Local: Auditório do Hotel Praiamar Arena – Avenida Senador Salgado Filho, 1906, Lagoa Nova, Natal/RN
Início das vendas: quinta-feira, 11 de junho
Classificação: livre
Passados mais de 30 dias desde que a vereadora Samanda Alves (PT) anunciou a articulação junto ao Governo Federal para liberação de aproximadamente R$ 9 milhões destinados à conclusão das obras de requalificação da Praia do Meio, a Prefeitura do Natal ainda não recebeu qualquer repasse financeiro referente aos recursos divulgados.
O anúncio ocorreu no início de maio, durante reunião entre Samanda Alves e o prefeito Paulinho Freire (União Brasil), ocasião em que a parlamentar destacou ter atuado em Brasília para destravar recursos federais destinados a obras consideradas estratégicas para a capital potiguar. Entre elas estava justamente a requalificação da Praia do Meio, uma das principais intervenções urbanísticas da orla natalense.
Entretanto, apesar da divulgação da articulação política e da expectativa criada em torno da liberação dos recursos, até o momento não há registro de ingresso dos valores nos cofres municipais.
A situação ocorre em um contexto no qual a Prefeitura de Natal vem denunciando dificuldades na liberação de recursos federais para diversas obras estruturantes da cidade. Segundo informações divulgadas pela gestão municipal, aproximadamente R$ 41 milhões em recursos da União destinados a obras e investimentos permanecem pendentes de liberação, afetando diretamente o andamento de importantes intervenções.
No caso específico da requalificação da orla da Zona Leste — que contempla as praias dos Artistas, do Meio e do Forte — a própria Prefeitura já informou que a execução se encontra próxima de 70%, mas depende da chegada de novos recursos federais para sua conclusão. A ausência dos repasses tem provocado sucessivos atrasos no cronograma inicialmente previsto.
A demora na efetivação do repasse também reacende o debate sobre a diferença entre a articulação política para obtenção de recursos e a efetiva transferência financeira para execução das obras. Embora o anúncio da liberação tenha sido amplamente divulgado, a população segue aguardando que os recursos saiam do papel e cheguem efetivamente à conta da Prefeitura para permitir a retomada e conclusão dos serviços.
Enquanto isso, comerciantes, moradores e frequentadores da Praia do Meio continuam convivendo com uma obra que se arrasta há anos e cuja conclusão permanece condicionada à liberação dos recursos federais anunciados.
A decisão que permitiu à ex-deputada federal Carla Zambelli responder em liberdade na Itália critica o julgamento que a condenou por invasão ao sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
A CNN Brasil teve acesso ao conteúdo integral da decisão da Corte de Apelação da Itália. O documento acolhe o argumento da defesa da brasileira e fala em “violação do direito a um julgamento justo”.
No despacho, a Justiça da Italia diz que a falta de princípios de imparcialidade e independência no julgamento de Zambelli constituiu impedimento para que ela seja extraditada ao Brasil.
O documento lembra, por exemplo, que o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, participou do julgamento de Zambelli mesmo sendo vítima de um dos crimes imputados à brasileira.
O texto se refere a uma “dupla função” assumida por Moraes, o que afetaria a imparcialidade do processo judicial.
“É indiscutível que [Moraes] é considerado prejudicado pelos crimes atribuídos ao apelante [Zambelli], dado ao dano causado pela introdução no sistema informático do Conselho Nacional de Justiça do documento relativo ao mandado de prisão falso expedido contra ele”, afirma.
A decisão atesta ainda que, na jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, a falta de imparcialidade de um juiz é identificada no “exercício, pela mesma pessoa, de diferentes funções no âmbito do processo judicial”.
E ressalta que foi o mesmo magistrado quem expediu o mandado de prisão, solicitou a extradição ao Brasil e forneceu informações sobre as condições da penitenciária no Brasil.
A CNN Brasil entrou em contato com o gabinete de Moraes, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto.
O documento refuta, porém, o argumento da defesa da ex-congressista bolsonarista sobre o risco de desrespeito aos diretos humanos caso ela cumprisse pena no Brasil, na penitenciária
Comente aqui