Política

PT vê menção a Serra como combustível para CPI

299187-970x600-1O PT avalia como combustível para a instalação imediata de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara o fato de o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) ter sugerido um acordo à multinacional alemã Siemens para evitar o travamento de uma licitação para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), como revelou a Folha.

“Está demonstrada a participação de agentes públicos. Isso mostra a urgência de instalação de uma CPI”, disse o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), designado pela liderança petista na Câmara como articulador da coleta das 171 assinaturas necessárias para a criação da comissão de inquérito. Ele afirma que a coleta começará hoje, mas que o grosso das assinaturas deverá vir na próxima terça-feira, quando a Câmara estará mais cheia.

A mensagem relata uma conversa que um diretor da Siemens, Nelson Branco Marchetti, diz ter mantido com Serra e seu secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, durante congresso do setor ferroviário em Amsterdã, na Holanda.

Teixeira afirma ver indícios de crime por parte de José Serra, embora o conteúdo do e-mail não indique que o tucano sabia da existência de um cartel.

“Na minha avaliação, está caracterizada fraude a licitação”, afirma o deputado, em relação ao fato de o tucano ter sugerido que a Siemens poderia ser subcontratada pela concorrente CAF, que já havia apresentado preço mais baixo para o fornecimento de 40 trens para a CPTM.

O petista diz que o esforço central do partido, rival histórico de Serra, será conseguir as assinaturas para a CPI. Ele descarta, nesse primeiro momento, tentar a convocação de Serra ou de executivos da Siemens em comissões específicas da Casa.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o governo tucano tem ampla maioria, o líder do PT na assembleia, deputado Luiz Claudio Marcolino, afirmou que a citação do ex-governador José Serra (PSDB) mostra a necessidade da instalação de uma CPI.

“Com o envolvimento no nome do Serra, a suspeita sai da esfera apenas de funcionários da administração pública e vai para a esfera política, o que deve ser alvo de uma investigação dos deputados”, afirmou.

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), contudo, entende que, caso haja uma conexão temática com alguma das comissões permanentes da Câmara, é necessário, sim, que o partido defenda a convocação de Serra e de executivos da Siemens.

“Se tiver acho que é necessário, até porque envolve uma questão mais grave do que o simples fato de haver um esquema de cartel, que é a existência de empresas estrangeiras promovendo a corrupção dentro do Brasil”, disse.

Ao lado de Candido Vaccarezza (PT-SP), Berzoini defendeu que Serra tenha todo o direito de defesa garantido, e afirmou tratar o caso com cautela.

“Sempre sou cauteloso com qualquer notícia desse tipo, porque é preciso sempre preservar o direito de defesa. Mas os elementos são muito contundentes, eu acho que existe uma necessidade de haver uma apuração rigorosa para saber exatamente o que aconteceu”, disse Berzoini.

Para Vaccarezza, é preciso garantir “amplo direito de defesa e apurar os fatos com rigor, sem nenhuma condenação a priori”.

Folha

Opinião dos leitores

  1. Kasinsk, essa é a postura perfeita do perfeito "ANALFABETO POLÍTICO", como dizia Bertold Brech. Da sua omissão surgem a prostituição, a criminalidade, a corrupção, a violência, os desvios, etc, enquanto alimentam os maus políticos. Pessoas como vc são orgânicas, servindo apenas para propósitos passionais fanáticos.

  2. Agora vc se entregou Kasink, "todo analfabeto político afirma que não gosta de política". Essa omissão é justamente a energia que os oportunistas precisam para prosperar. De pessoas como vc é que se alimentam os maus políticos. Pessoas que afirmam "detestar política", são, segundo Bertold Brech, o exército de ANALFABETOS POLÍTICOS, massa de manobra dócil para ser tranquilamente manipulada de um lado para outro como lhes aprouver. Mudar o seu discurso e dizer que não disse o que vc disse, não vai livrar a tua cara de pau. Toda Generalização é um erro do ponto de vista científico. O fato é que devemos nos desnudar de nossas falsas máscaras e nos vestir de um manto onde nossa bandeira deve ser a Justiça, a Isonomia, a paz e a probidade de todos em prol de uma nação limpa, ética e moralmente inatacável.
    Se manca Paulo Kasinsk. Pega a tua viola e bota no saco, faz um curso de conscientização e se politiza aprendendo que as grandes mudanças na história não acontecem aos saltos, e sim em processos que pode começar de maneira simples e em qualquer lugar ou momento. PT, PDB, DEM, PMDB, PTB, PDT, PV E DEMAIS Partidos, são feitos de homens "espertos"que se aproveitam dos espaços que os homens honestos e despolitizados feito vc, deixam abertos. Assim, acorda, vamos estudar e participar do processo requerendo justiça sem discriminações de qualquer natureza. Chega de parcialidades e passionalidades em favos dos tubarões, condenando apenas os inimigos e os peixes pequenos. é muito fácil ser forte encima dos fracos,não? Difícil é ser justo com os grande e verdadeiros corrupto em nossa linda e hipócrita sociedade.

  3. Bacana o seu comentário, Pedro Paulo. Mas, acredite: nem de política eu gosto. Imagine… O que eu disse no primeiro comentário, e daí esse entendimento que eu estaria defendendo o PSDB, é que nas próprias palavras do deputado PTista, está lá:"Indícios… Não indique…" . Não digo nem afirmei que Serra tem ou não culpa na história, apenas achei a acusação, digamos, rala para o tamanho da dimensão que deram. E que o PT já fez melhor. Só isso. Ainda me resta um pouco de juízo para não ter que estar defendendo político ou partido. Sem essa. E mais: não brigo com os fatos. Abs.

  4. O maior escândalo deste país é que 45 inquéritos referentes às denúncias contra o PSDB paulista foram arquivados pelo Ministério Público de São Paulo, que teve que trazê-los à luz por pressão internacional, já que as multinacionais europeias corromperam políticos de outros países, além dos que corromperam no Brasil, e as notícias só estavam sepultadas aqui, no único dos países relacionados com o caso da Alstom em que ninguém foi punido. E a imprensa surda, muda, calada…

    Não é de estranhar, portanto, que, a blindagem descarada de corruptos amigos da Globo e de outros veículos da mídia tenha despertado revolta crescente na sociedade, que passou a ser contrária à grande imprensa em geral e que tem, até mesmo, levado à violência, com ataque a unidades móveis de várias emissoras e expulsão de repórteres da Globo dos protestos, além de depredação de prédios da Vênus Platinada.

  5. Esse Paulo Kasinsk… Paulo, não é que haja defensores incondicionais do PT nos comentários abaixo. Vejo-os mais como alguém que procura a realidade do fatos. Ninguém precisa divulgar ou defender a versão do PSDB sobre os escândalos políticos que envolve esse partido, porque isso a imprensa já faz com "categoria". Agora, por amor a verdade, é necessário que haja um contraponto, porque, se não, se instaura a ditadura do pensamento único. Aí sempre o PT será o grande vilão do Brasil, e o PSDB e outros partidos uns coitadinhos que sofrem com a denúncias infundadas dos petistas e são todos agremiações de frades franciscanos e irmãs carmelitas…

    Demonstre bom senso e reconheça a denúncia da Siemens e da Alstom, que nem certamente o fez no caso do "mensalão", quando o deputado Roberto Jefferson colocou a boca no mundo!…

  6. Ora, meu ilustríssimo Zé Ninguém. Não adianta vociferar. E agradeço, porque na sua acusação está a minha resposta: ao me acusar de defender o PSDB, essa mesma acusação, inversamente vai para você, que defende o PT. Sacou? Isso eu desmonto fácil. É minha praia. Agora veja, nunca é demais lembrar: não sou eu que está no encalço de alguns PTistas, é a Justiça, Zé Ninguém. No mais, obrigado pela atenção. Vou ver o meu Vasco jogar. Esse Juninho é um cracaço, né não, Zé Ninguém? Só falta você me dizer que além de PTista é Flamenguista. Mas pode continuar a escrever. Terá resposta. No mais, me perdoe esse estilo de escrever, digamos, elegante. É congênito.

  7. paulo kasinsk, mostra a tua cara. Quero ver quem paga para vc defender o que defende diariamente. Suas pocisões já estão manjadas: Age como Ministério Público acusando pesada, continua e sistematicamente tudo o que for dito sobre o PT, enquanto age como advogado de defesa de tudo que é desfavorável ao PSDB. Tão óbvia é a sua postura que nos faz rir de suas manifestações. Os fatos atribuídos ao PT são presumidamente verdadeiros a priori, e os imputados ao PSDB são apenas invenções, falsos indícios e montagens. Acorda homi. Enquanto tivermos essa visão passional e virulentamente fanática, não iremos a lugar nenhum. Temos que tratar a todos por igual, Petistas, Tucanos, Militares, civis, religiosos, ateus, etc… HIPOCRISIA TEM LIMITE!

  8. Meu caro Ricardo Couto. Agradeço por ter lido alguns comentários meus e pela lembrança. Seu comentário merece o meu perdão, porque está claro que você não leu, aqui mesmo no BG, quando afirmei que não tinha Partido, que o meu Partido é o Partido da minha bela cidade de Natal. Dito isto, fica esclarecido. Também não se avexe, não, como diz a canção. Não livro a cara de ninguém, apenas procuro ser minimante coerente no que estou criticando. Não sou da turma do "KKKKKKKKK", tipo de expressão-comentário muito profundo para mim, e que portanto não sei usá-lo. E usei, num contexto onde a crítica era a esse pensamento mais que profundo, o "KKKKKKKKKKKKK". Me esforço, muito, meu ilustre leitor, por fazer dos comentários pelo menos algo de interessante, em respeito a você e a outros leitores. Se não consigo, paciência. Também quero lembrar-lhe que sou humano, portanto, com todas as mazelas, erros e contradições dessa condição. E quero dizer da importância e do respeito que dou ao Blog do BG, por abrir essa janela para que possamos nos expressar. Por mais contundentes que sejam minhas críticas, me imponho certos limites. Não misturo o pessoal com o profissional, e tenho plena consciência do que é a lei. É isso. Nos vemos por aqui.

  9. Caro Ricardo! A caixa preta não é o governo de São Paulo. A caixa preta é a Petrobras, os Fundos de Pensão e das ONGS espalhadas por aí que recebem dinheiro público para não sei o que, mas que na verdade, financiam as campanhas do PT. A roubalheira aí, faz o governo de São Paulo ser ladrão de laranja cravo na feira. Daí se pergunta: A troco de que a OAB está utilizando indevidamente o dinheiro da contribuição anual dos advogados para encomendar pesquisa IBOPE para saber se o povo quer reforma política? Isso não é assunto da OAB. Está mais do que claro que o PT e seus comparsas farão de tudo e utilizarão todos os meios possíveis, sejam eles lícitos ou ilícitos para permanecer no Poder, inclusive, se utilizando da OAB. Já é hora da OAB se explicar porque dentro de seus quadros, há membros da esquerda que estão atuando partidariamente e indiscriminadamente para encobrir a roubalheira do PT. Você duvida? Eu não.

  10. Gostaria muito que a teoria sobre "o domínio do fato" que foi aplicado por Joaquim Barbosa para condenar o José Dirceu fosse utilizada da mesma forma nesse escândalo do propinoduto do metrô de SP, para vermos outros políticos como Serra e Alckmin pagarem por seus atos.
    Mas infelizmente da mesma forma que a imprensa trata de forma diferente determinados escândalos a justiça também se comporta assim.

    1. E AINDA EXISTE UMA SÓ CRIATURA NA FACE DA TERRA QUE TENHA DÚVIDA DA SAFADEZA DO TRIO DE LADRÕES DO PSDB DE SÃO PAULO? NEM OS FAMILIARES DESSES LARÁPIOS ACREDITAM NELES.

  11. Factoide do factoide. Releia esse trechinho aqui; as maiúsculas são por minha conta: "Teixeira afirma ver INDÍCIOS de crime por parte de José Serra, embora o conteúdo do e-mail NÃO INDIQUE que o tucano sabia da existência de um cartel". Pode?, esse chafurdo todo? O PT está cada vez mais hilário, já foi melhor na modalidade "atirar pedra". Normal, as mãos andam ocupadas demais com outras coisas.

    1. Kkkkkkkkkkk

      Acompanho esse blog e costumo ler alguns comentários , sempre vejo esse Paulo Kasinsk fazer comentários políticos, cobrando rigor nas punições, investigações…
      Mas me parece que a indignidade dele é seletiva, apresenta uma postura para denuncias contra o PT e outra contra os políticos do PSDB.
      Caro Paulo, a caixa preta que é o governo de SP deixa qualquer político do Brasil parecendo ladrão de galinha, para se ter uma ideía da blindagem que possui o PSDB em SP foi preciso uma investigação na França contra a Alstom para se descobrir o esquema de propina e superfaturamento das obras do metrô.
      Sr. Paulo será que a Siemens, empresa alemã, que está sendo investigada na França admitiria que pagou propina a pessoas ligadas ao PSDB de SP apenas para criar um factoide para o PT usar contra o PSDB?
      Acorda!
      Essa indignidade seletiva não ajuda em nada a melhorarmos o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Potiguar lidera grupo de voluntários que resgata vítimas de enchete no RS

Foto: Cedida 

O Rio Grande do Sul segue inundado. Cerca de 80% do Estado Gaúcho está afetado com as enchentes. De acordo com o último dado da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quarta-feira (8), o desastre climático já deixou 95 mortos, 128 desaparecidos e 158 mil desalojados. Diante deste cenário, o potiguar Victor Fernandes é um dos líderes do “Nordestinos na Serra Gaúcha”, um grupo de voluntários que atua na região de Gramado e Canela.

“Quando a gente chega em casa, que tem comida, tem cama, tem o canto quentinho e seguro, bate uma tristeza, sabe? Porque a gente tem tudo isso e as pessoas que estão aqui não tem mais nada, nada. Durante o dia a gente não tem nem tempo de chorar, só de ajudar. Mas quando chega em casa, a gente desaba”, relata Victor Fernandes. Natural de Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte, Fernandes trabalhava como corretor de imóveis. Em agosto de 2022, ele foi a passeio para Gramado e depois voltou para morar. Com a tragédia que assola o RS, o potiguar, junto a outros nordestinos, decidiu ajudar as pessoas que estão sendo afetadas pelas enchentes.

O grupo atua há mais de quatro dias nas cidades de Três Coroas e Igrejinha, que ficam próxima de Gramado arrecadando alimentos, água, itens de higiene, ração e muito mais. “Na região de Canoas tem muita criança desaparecida e existe um apoio para isso, nas buscas pelas crianças que foram levadas pela enxurrada”, ressalta o potiguar.

Além da arrecadação, Victor detalha que o trabalho realizado pelos voluntários foca em limpeza, de camas, colchões, casas, móveis. “Teve muita casa que a água ficou no telhado e o pessoal perdeu tudo, ficou só as paredes das casas. Então, está todo mundo tirando as coisas de dentro da casa e jogando nas ruas, que estão virando um lixão a céu aberto”, descreve o potiguar.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ESCÂNDALO: TCE apura supostas irregularidades de Kátia Pires com doação de terreno que virou choperia

Foto: Reprodução

Mais um desdobramento sobre a suposta doação irregular de um terreno, que teria sido usado para fins comerciais, e o acúmulo de cargos pela vice-prefeita Kátia Pires. Roberval Amaral da Silva, militar aposentado, denunciou à Prefeitura de Parnamirim na então gestão de Raimundo Marciano de Freitas.

 

Para o denunciante, a doação de terras na mesma área aconteceu não só à pré-candidata, mas a mais de 20 pessoas naquela época. Em relação à fração doada a ela, ele questiona se houve, ou não, o interesse público na doação, já que, segundo ele, o terreno funcionava como estabelecimento comercial, e não como moradia, como afirmou Kátia Pires ao Diário do RN.

“Tinha um comércio lá e era uma choperia. Agora não sei se tem outra coisa, até pouco tempo estava desocupado agora tem outra coisa (estabelecimento comercial). Houve uma declaração somente dela (Kátia Pires) incorporando aquele imóvel no seu patrimônio, coisa que a própria justiça tem uma decisão sustando qualquer possibilidade dessa natureza. Mas ela fez a declaração como o seu patrimônio”, fala ele, apontando para o Ofício nº 12405001383-4636/05 expedido pelo Ministério Público em 2005, determinando que Kátia se abstenha de realizar a transmissão do imóvel.

A denúncia foi acatada pelo Tribunal de Contas do Estado. O processo do TCE nº 300.643/2021-TC, relatado pela conselheira Maria Adélia Sales, trata a respeito de possível irregularidade em doações de bens públicos “a pessoas com grande influência política local”, no ano 2000.

Uma fração do terreno situado na rua Maria Dolores, no loteamento Parque Vale do Pitimbu, foi doado através de Decreto Municipal nº 4733/2000 à ex-vereadora.

À atual pré-candidata a prefeita, o Tribunal de Contas solicitou, em 04 de fevereiro de 2022, esclarecimentos do ex-prefeito Marciano e do atual prefeito Rosano Taveira. Ao ex-gestor, pede documentos que comprovem com quais finalidade e interesse público os imóveis foram doados, sob quais critérios e “por qual razão fez uso da utilização dessa modalidade de alienação (doação) em detrimento da utilização da outorga de concessão do direito real de uso”.

Acúmulo de cargos
Roberval ainda explica como chegou à parte da denúncia que aborda o acúmulo de funções por parte de Kátia Pires, na Câmara Municipal de Natal, através da Prefeitura de Natal, e na Câmara de Parnamirim. Segundo ele, em pesquisas para um processo pessoal sobre seu IPTU, chegou ao conhecimento que Pires, enquanto servidora da Prefeitura de Natal, lotada na Casa Legislativa natalense, assumiu o primeiro mandato como vereadora e não se desvinculou do cargo.

“Ela não se desligou, não fez a desincompatibilização. Então ficou esses anos todinhos como servidora da Câmara e vereadora. E quando foi agora em 2021, O TCE fez o chamamento (para justificativa). E ela terminou pedindo até a aposentadoria pelo Natal Prev, antecipou a aposentadoria. Na realidade já estava como vice-prefeita e ao mesmo tempo também servidora da Câmara e recebendo dos dois órgãos”, acusa Roberval.

O denunciante ainda observa que há uma sanção cautelar do Tribunal de Contas pedindo a devolução de R$ 31 mil em relação a esse período, apenas o que ela ficou como acumulando de vice-prefeita e ao mesmo tempo, servidora da câmara.

“Na realidade, era para ser o período todo”, opina ele, se referindo ao também ao tempo em que ela ocupou cargo de vereadora.

Vice-prefeita não esclareceu ocupação do imóvel

A reportagem do Diário do RN fez novo contato com a pré-candidata a prefeita de Parnamirim, mas não obteve retorno para esclarecimento dos pontos abordados pelo denunciante. Ela foi questionada sobre o uso do terreno na época da doação e sobre o acúmulo de cargos e salários, além da ocupação do imóvel atualmente, mas não respondeu até o fechamento da edição.
Em resposta dada à reportagem, que foi publicada nesta terça-feira (07), ela justificara que “os fatos foram esclarecidos no âmbito administrativo”. Ela afirmou, ainda, que o terreno havia sido utilizado para moradia de sua família há 20 anos, diferente da acusação de Roberval.

Diário do RN

Opinião dos leitores

  1. Que lindo!! Ainda bem que vai ser resolvido!!

    Mais mudando de assunto

    algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe os nomes dos políticos seguidores da SEITA BOLSONARISTA que foram no show da Madonna?

    falaram que eram do RS!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo segue sem pagar emenda e irrita deputados

Foto: Reprodução

“Cadê as emendas dos deputados?”, o apelo recorrente do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), foi direcionado ao líder do governo na Casa, o deputado estadual Francisco do PT, em razão da falta de sinalização de uma data para o Executivo iniciar repasses de R$ 112 milhões de emendas parlamentares previstas no Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2024.

“Não podemos passar mais pelo que estamos passando”, reclamou o deputado Tomba Farias, reconhecendo que a Casa está calada diante do tratamento adotado pelo governo Fátima Bezerra (PT) em atrasar a liberação de recursos destinados a municípios e instituições conveniadas. “Esta Casa não é do governo, esta Casa é do povo e as emendas são dos municípios”, continuou.

Tomba Farias também se reportou em tom contundente ao deputado estadual George Soares (PV), que estava na exercício da presidência da mesa, durante os cinco minutos que discursava na tribuna da Casa: “O senhor foi líder do governo e sabe o que é isso”.

Farias cobrou a “promessa” do governo, de que os recursos das emendas seriam liberados dentro do período previsto constitucionalmente, até o fim do primeiro semestre, como havia garantido já em 2023, o secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier.

Segundo Farias, no ano passado realizou-se a maior festa da história da padroeira Santa Rita de Cássia em Santa Cruz – “o governo não pagou as emendas, mas a governadora foi a primeira que chegou lá, foi para o meio da procissão, as TVs filmando e esta Casa silencia e precisamos nos unir e tomar providência, dizer que é plural, mas é do povo do Rio Grande do Norte”.

O deputado Francisco do PT reagiu, informando que esteve com o deputado Tomba Farias e apresentou uma proposta na semana passada, “como já tinha passado no colegiado, sobre o pagamento de emendas parlamentares”, iniciando-se ainda em maio e outra parte em junho. “Com relação ao valor das emendas, o quantitativo, não defino e continuo defendendo a tese, de que a gente só pode assumir compromisso se puder cumprir”, destacou o líder governista.

“Então, eu trouxe sim uma proposta”, retrucou Francisco do PT, a respeito da cobrança: “O deputado Tomba Farias sabe que apresentei, se não agradou é outra história, o que me comprometi a trazer como líder do governo, eu trouxe”.

Farias insistiu, afirmando que realmente recebeu-a proposta do governo, mas a considerou como “ridícula” e que o governo “manga desta Casa”, pois de uma total previsto de R$ 4 milhões por deputado, manda “500 mil para pagar em maio”.

Para encerrar a discussão, Francisco do PT voltou a dizer que o governo cumpriu o prometido de apresentar o calendário para liberação das emendas. “Acho que não é mangando, porque o governo nunca fez isso, aliás, deputado de oposição já me disse que no passado não vinha nem pagamento de emenda parlamentar, hoje a governadora se esforça muito para tratar todo mundo por igual”.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Os deputados doido para pegar o dinheiro para gastar na campanha a governadora só de ruim sabendo que os aliados dela vão perder a eleição para prefeito e não vai soltar o dinheiro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Câmara gasta R$ 100 mil para deputados passarem 1º de maio em Cuba. Mineiro entre eles

Foto: Reprodução 

A Câmara dos Deputados gastou quase R$ 100 mil para seis deputados de partidos de esquerda viajarem a Cuba para participar das comemorações do Dia do Trabalhador, no 1º de maio, em Havana.

Segundo dados da Câmara, viajaram a Cuba os deputados Fernando Mineiro (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA), Alice Portugal (PCdoB-BA), Gervásio Maia (PSB-PB), Tarcísio Motta (PSol-RJ) e Marcio Jerry (PCdoB-MA).

Os parlamentares ficaram na capital cubana entre os dias 29 de abril e 3 de maio. Todos eles receberam diárias e tiveram as passagens aéreas pagas pela Câmara, totalizando um gasto de R$ 97,5 mil.

Houve, porém, variações no valor das passagens. Fernando Mineiro, por exemplo, informou à Câmara ter gasto R$ 8,4 mil no bilhete aéreo, enquanto os outros parlamentares informaram custo em torno de R$ 5 mil cada.

Segundo os deputados, o objetivo da viagem era participar de reuniões na Assembleia do Poder Popular, de encontros da Internacional de Solidariedade com Cuba e das celebrações do Dia do Trabalhador.

Confira os gastos de cada um dos deputados na viagem a Cuba:

Fernando Mineiro (PT-RN)
Diárias: R$ 10.169,28
Passagem: R$ 8.486,56

Tarcísio Motta (PSol-RJ)
Diárias: R$ 11.461,99
Passagem: R$ 4.997,11

Gervásio Maia (PSB-PB)
Diárias: R$ 10.169,28
Passagem: R$ 5.378,67

Alice Portugal (PCdoB-BA)
Diárias: R$ 10.246,32
Passagem: R$ 4.872,30

Lídice da Mata (PSB-BA)
Diárias: R$ 10.246,32
Passagem: R$ 5.928,07

Marcio Jerry (PCdoB-MA)
Diárias: R$ 10.169,28
Passagem: R$ 5.455,18

Total: R$ 97.580,36

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe os nomes dos políticos seguidores da SEITA BOLSONARISTA que foram no show da Madonna?

    falaram que eram do RS!

  2. Infelizmente Mineiro representa os interesses de Cuba pago com dinheiro público brasileiro.

  3. Interessante que, quando os deputados do outro campo políticos utiliza dinheiro da sua cota parlamentar para falar mal do Brasil na Europa e nos EUA, esse portal não fala nada, porque?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

AstraZeneca para de fabricar e distribuir vacina contra a covid

Foto: Divulgação

AstraZeneca começou a retirar sua vacina contra a covid-19 do mercado mundial e vai parar de fabricá-la. Segundo a farmacêutica, a medida é por razões comerciais, uma vez que há um “excedente de imunizantes” que foram atualizados para novas variantes do Sars-CoV-2.

A companhia já havia enviado, em março, um pedido à UE (União Europeia) para a retirada voluntária da “autorização de introdução no mercado”. A solicitação foi aceita e entrou em vigor na 3ª feira (7.mai.2024). A Vaxzevria, como a vacina é chamada, tem sido alvo de escrutínio por causa de um efeito adverso raro do imunizante.

AstraZeneca reconheceu pela 1ª vez diante da Justiça que a sua vacina contra a covid-19 pode causar um “efeito adverso raro”. A farmacêutica é alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até £ 100 milhões (cerca de R$ 650 milhões).

A farmacêutica disse, em documentos anexados ao processo, que o imunizante “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia”. Chamada de TTS, a condição é caracterizada pela formação de coágulos de sangue e pode ocasionar o entupimento de veias e artérias.

Em comunicado citado pelo The Telegraph, a AstraZeneca afirmou estar “extremamente orgulhosa” do papel que a sua vacina desempenhou na pandemia. “De acordo com estimativas independentes, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas só no 1º ano de utilização e mais de 3 bilhões de doses foram distribuídas”, lê-se na nota.

“O nosso trabalho foi reconhecido pelos governos de todo o mundo e é amplamente considerado como tendo sido um componente crítico para acabar com a pandemia global”, acrescenta.

“Como, desde então, foram desenvolvidas múltiplas vacinas para variantes da covid-19, há um excedente de imunizantes atualizados disponíveis. Isto levou a um declínio na procura pela Vaxzevria, que já não é fabricada nem fornecida. A AstraZeneca tomou, portanto, a decisão de iniciar a retirada das autorizações de introdução no mercado da Vaxzevria na Europa”, diz o comunicado.

E completa: “Faremos parceria com autoridades reguladoras em todo o mundo para iniciar a retirada da autorização de comercialização da Vaxzevria”.

Poder 360

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: População amarra homem acusado de assaltar idosa na zona Norte de Natal

Um homem foi amarrado pela população após tentar assaltar uma mulher idosa na zona Norte de Natal. O caso ocorreu na Avenida Tomaz Landim, na zona Norte de Natal.

O suspeito está sendo acusado de roubar a bolsa de uma idosa, logo após ela sair de um banco.

A população do local capturou e deteu o homem, o deixando amarrado enquanto aguardava a chegada da polícia.

96FM

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Sargento da polícia é encontrado morto às margens da BR-304

Sargento da polícia militar é encontrado morto as margens da rodovia BR-304 em Macaíba na grande Natal

De acordo com o que a PM informou ao Via Certa, o homem foi identificado como Sargento Mota e era lotado no gabinete civil da governadoria do estado.

Pela investigação no local da polícia civil o caso pode ser tratar de um acidente.

O ITEP fez uma verificação no local e não encontrou perfurações de arma de fogo.

Via Certa Natal 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Empresa de filho de Lula entra na lista de devedores de imposto

Foto: Reprodução

Uma situação inusitada ocorre em meio à criação de impostos pelo governo Lula. É que uma das empresas de Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do presidente, amarga dívida tributária com a União.

O débito de R$ 2.668,24 é referente à atuação da LFT Marketing Esportivo, da qual Luís Cláudio é fundador e dono. O atraso no pagamento fez com que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, incluísse a empresa do filho de Lula na lista de devedores, que abrange tanto pessoas físicas quanto jurídicas.

Desde que Lula venceu a eleição à Presidência, no final de 2022, Luís Cláudio voltou a movimentar a empresa, fundada em 2011 e sediada em São Carlos, no ABC Paulista. Em 2015, a LFT chegou a ser alvo de busca e apreensão no âmbito da Operação Zelotes, que apurou suposto tráfico de influência. A investigação, porém, não gerou mais transtornos ao empresário.

Procurado pela coluna, o filho de Lula se disse surpreso com o débito tributário, que vem desde 2023 e foi inscrito na Dívida Ativa sob o número 80 6 23 256335-70:

“Sobre essa dívida, desconheço! Sempre paguei corretamente meus impostos! Inclusive recebo isso de você com um certo espanto. Solicitei aos meus contadores que verifiquem o que poderia ser isso”, afirmou.

Metrópoles

Opinião dos leitores

    1. algum ANALFABETO FUNCIONAL já sabe os nomes dos políticos seguidores da SEITA BOLSONARISTA que foram no show da Madonna?

      falaram que eram do RS!

  1. Pra quem tem um pai ladrão condenado em três instâncias, e ex-presidiário, ser sonegador não é nada !

  2. Atenção para alguns FAKES espalhados pela extrema direita!!!!!! Doações não tem cobrança de impostos – Não está sendo exigida nota fiscal de doações – Veículos de apoio ao salvamento não estão sendo multados – Não há recolhimento de jet skis e barcos de quem não tem habilitação – Helicópteros não estão sendo impedidos de ajudar em resgates – Governo Federal não patrocinou show da Madonna no Rio – Marmitas não estão sendo fiscalizadas. Não repasse, por favor.

    1. Roubar sim, mas mesmo assim a família de LULADRAO continua fazendo o que mais sabe, roubar, corromper, manipular, desviar, sonegar, essa é o exemplo que o chefe da gang oferece.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Chuvas no RS: rodovia vira pista de pouso improvisada para chegada de doações

Foto: Reprodução

Em meio às fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul, a rodovia BR-116 se transformou em uma pista de pouso improvisada para receber, nesta terça-feira (7), um avião de pequeno porte que levou doações para a população de Guaíba e Eldorado do Sul, cidades da região metropolitana de Porto Alegre que foram afetadas pela enchente histórica.

Cerca de 300 litros de água, remédios e alimentos não perecíveis foram enviados por um grupo de empresários do Rio de Janeiro no avião que pousou às margens da rodovia federal, na altura do município de Guaíba. Atualmente, a rodovia está fechada para o tráfego de veículos.

De acordo com a prefeitura da cidade, a Brigada Militar prestou apoio para organizar o pouso da aeronave.

Ainda na terça (7), a BR-116 foi liberada para a passagem de um caminhão com 20 toneladas de alimentos enviado por empresários de Itapema, em Santa Catarina. Segundo a prefeitura de Guaíba, as doações serão encaminhadas para cerca de 70 abrigos que estão recebendo mais de 11 mil vítimas da enchente.

Os mantimentos foram recebidos pelo prefeito da cidade e mais de 30 voluntários, que fizeram uma corrente humana para deixar os alimentos na sede da prefeitura. “Nós estávamos sem quilos de feijão e sem quilos de massa, estava zerado o estoque”, afirmou Marcelo Maranata (PDT).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Abril de 2024 foi o mais quente da história, diz observatório Copernicus

Foto: John Wessels/AFP

Dados do observatório Copernicus, da Agência Espacial Europeia, indicam que abril de 2024 teve as temperaturas mais elevadas para esse mês já registradas na série histórica. A média global foi de 15,03°C no período, ficando 0,14°C acima do máximo anterior, de 2016.

No mês passado, os termômetros ficaram 0,67°C além da média para abril entre 1991 e 2020. Em relação à estimativa para o período pré-industrial (1850-1900) —anterior aos maiores efeitos do aquecimento global—, a alta foi de 1,58°C.

Os resultados do boletim climático —feito com base em análises geradas por computador a partir de bilhões de medições de satélites, aeronaves, embarcações e estações meteorológicas de todo o mundo— mostram que o planeta segue apresentando uma sequência de novos recordes de calor após 2023, que foi classificado pelo Copernicus e por outras instituições de pesquisa como o ano mais quente da história da humanidade.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *