Comportamento

Queda no número de acessos ao Twitter no Brasil ultrapassa os 24%, Tumblr e Pinterest avançam.

Nada parecia deter o avanço do Twitter no Brasil em meados de 2008. Verdadeira febre na internet, o microblog conquistava uma legião de usuários famosos, que a todo instante postavam tweets (mensagens) em apenas 140 caracteres. Mas, quatro anos depois, uma reviravolta. Apesar de ter criado até uma versão em português, a rede social americana só tem perdido usuários por aqui. No último ano, diz a consultoria britânica comScore, a queda ultrapassa os 24%: foi de 12,916 milhões de acessos únicos, em julho de 2011, para 9,774 milhões, no mês passado. Sem criar novos serviços no site, como faz o rival Facebook, especialistas acreditam que o Twitter vai continuar perdendo espaço entre os internautas brasileiros.

Até cinco seguidores em 40%

Além da falta de inovação, o próprio comportamento do brasileiro — que gosta de ver fotos, conversar e interagir com outros usuários — ajuda a explicar os números ruins do Twitter. É o que os analistas chamam de “Efeito Orkut”, que hoje conta apenas com 20,6 milhões de acessos, uma queda de 43% em relação ao ano passado. Já o Facebook segue movimento oposto, com avanço de 64%, para 42,4 milhões de usuários únicos.

Se no Brasil o Twitter não anda bem, nos Estados Unidos o microblog só cresce. O número de acessos únicos subiu de 32,7 milhões, em julho de 2011, para 40,2 milhões em julho de 2012, avanço de 22%.

— Se analisar o Facebook, ele é muito semelhante ao que era o Orkut. Você consegue conversar, ver fotos e interagir. É como se fosse uma “orkutização” do Facebook. Muito da queda que se vê no Twitter aconteceu porque o usuário migrou em definitivo para o Facebook. Acho que o brasileiro não entendeu como funciona o Twitter e quer transformar todas as redes no que era o Orkut. Já o americano tem outro perfil, de interagir com pequenos comentários — explica Tiago Luz, presidente da agência de marketing UnderDogs.

Estima-se que o Twitter tenha pouco mais de 40 milhões de contas no Brasil. Levantamento feito pela Enken, de publicidade digital, revela que cresceu de 20% para 25% do total da base o número de usuários que não acessaram o microblog no último ano.

Domenica Guida, especialista em redes sociais da Enken, acredita que é preciso mais inovações para aumentar a interação entre os usuários:

— Quem está lá não usa. E 40% dos usuários no Brasil têm entre um e cinco seguidores. Ou seja, a interação é muito baixa. O brasileiro gosta de interagir. E a empresa sabe que essa interação baixou, por isso, acredito que algo deva acontecer. Antes víamos os famosos falarem tudo na rede. Hoje, eles usam o Facebook.

O produtor de eventos Rafael Cuia parou de usar o Twitter por uma razão simples: os usuários estão em redes como o Facebook e o Instagram, que contém apenas fotos e foi adquirido recentemente pela empresa de Mark Zuckerberg.

— Acho que o Instagram explica muito o fato de as pessoas terem saído do do Twitter. Os usuários preferem, por exemplo, ver a foto de uma pessoa na praia em vez de ler que ela está na praia.

Tumblr e Pinterest avançam

A tendência de migração do usuário para novos sites também é apontada por Daniel Mendes, diretor da Fluida, agência de marketing para celulares. Ele cita redes como Tumblr (parecido com o Twitter, mas o usuário pode postar fotos e escrever sem limitação de tamanho) e Pinterest (semelhante ao Instagram, mas sem a possibilidade de alterar as cores da foto):

— O usuário vai descobrindo novas redes. Por isso, o Twitter precisa de mais inovação, já que é pouco multimídia. Do lado comercial, o Twitter também não tem apelo.

Procurado, o Twitter afirmou que não comenta números de consultorias e não divulga números por país. Porém, ressaltou em nota que pretende abrir um escritório no Brasil devido aos eventos esportivos que vão ocorrer, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governadores freiam PL Antifacção e cobram “modelo Bukele” contra o crime no Brasil

Foto: Aline Massuca/Metrópoles

Governadores de centro-direita pressionaram o presidente da Câmara, Hugo Motta, a adiar a votação do PL Antifacção, projeto que endurece o combate ao crime organizado no país. A reunião aconteceu nesta quarta-feira (12), em Brasília, e contou com nomes de peso: Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Cláudio Castro (PL-RJ) e Romeu Zema (Novo-MG).

Os governadores afirmaram que um projeto dessa importância não pode ser votado às pressas, sem um debate mais amplo com a sociedade. Segundo apuração, Romeu Zema chegou a propor uma visita oficial a El Salvador para conhecer de perto o modelo de segurança implantado pelo presidente Nayib Bukele, que conseguiu reduzir drasticamente os índices de violência no país com uma política de mão firme contra facções criminosas.

Também participaram da conversa o governador Jorginho Mello (PL-SC) e os vice-governadores Celina Leão (PP-DF) e Daniel Vilela (MDB-GO). O clima foi de consenso: o tema precisa ser discutido com profundidade — e não decidido em cima da hora.

Mais cedo, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), já havia feito o mesmo pedido a Motta: adiar a votação do PL Antifacção para a semana de 10 de dezembro. A pressão agora é para que o Congresso leve o combate ao crime a sério — com planejamento e coragem, e não com pressa de manchete.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil bate recorde de turistas estrangeiros, mas infraestrutura continua no século passado

Foto:  Paulo Pinto/Agência Brasil

O Brasil que Lula tenta vender lá fora como “potência do turismo” até bateu recorde de visitantes estrangeiros: 7,68 milhões de turistas internacionais entre janeiro e outubro deste ano, segundo a Embratur. É o maior número da história para o período e representa 42% a mais que em 2024. A projeção é encerrar 2025 com 9 milhões de visitantes, mas quem chega ainda encontra estradas precárias, aeroportos limitados e insegurança em várias regiões do país, segundo informações da Agência Brasil.

O coordenador de Demanda e Transportes Multimodais da Embratur, Philipe Karat, comemorou o “mercado saudável” e disse que o país superou em 11% a meta do Plano Nacional de Turismo. Segundo ele, os próximos anos devem trazer bons ventos à aviação, desde que os investimentos realmente aconteçam — o que, convenhamos, é raro em governos que priorizam ideologia em vez de infraestrutura.

O destaque ficou para Florianópolis, que ultrapassou a marca de 1 milhão de passageiros internacionais, tornando-se o terceiro aeroporto do país a atingir esse número — atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Um feito que mostra o potencial turístico brasileiro, mas também a falta de conexão eficiente entre as regiões. Como lembrou o diretor da Iberia, voar no Brasil “não é luxo, é necessidade”, já que o transporte por terra continua precário.

Enquanto o governo tenta vender o país como “destino sustentável”, especialistas lembram que o turismo também depende de segurança, infraestrutura e credibilidade — três palavras que o Brasil ainda precisa reconquistar. Até lá, o recorde é motivo de comemoração… mas também de alerta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula tenta “amaciar” Trump após tarifaço de 50% contra o Brasil, mas negociações seguem travadas

Foto: Divulgação/Ministério das Relações Exteriores

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado americano Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, durante o encontro do G7, para tentar destravar as negociações sobre tarifas comerciais entre Brasil e Estados Unidos.

Segundo o Itamaraty, o Brasil enviou uma nova proposta de negociação no dia 4 de novembro, depois de uma reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países. O chanceler disse que a ideia é cumprir a orientação de Lula e Trump, que trataram do tema em um encontro recente na Malásia, e buscar uma “reaproximação” comercial.

O problema é que o clima não está nada amistoso. Em julho, Donald Trump impôs um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, além de revogar vistos de ministros e autoridades ligadas ao governo Lula e ao STF. A medida foi vista como resposta a políticas consideradas “antiamericanas” e à falta de reciprocidade diplomática do Brasil.

Durante o encontro, Lula pediu a suspensão imediata do tarifaço, alegando que “não há motivo para desavenças” entre os países. Mas, por enquanto, o pedido parece ter caído no vazio. As negociações seguem lentas, e o presidente brasileiro já avisou que pode ligar novamente para Trump se nada avançar até o fim da COP30, em Belém (PA).

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Rogério Marinho: “Obras celebradas por Fátima foram iniciadas e asseguradas no governo Bolsonaro”

Imagens: Reprodução/95 FM Caicó

O senador e pré-candidato ao Governo do RN, Rogério Marinho afirmou que as principais obras hoje apresentadas pela governadora Fátima Bezerra (PT) como realizações de sua gestão foram, na verdade, iniciadas, orçadas e tiveram os recursos assegurados durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em entrevista à Rádio 95 FM de Caicó, nesta quarta-feira (12), o parlamentar citou como exemplos a adutora do Agreste, o canal do Apodi, a barragem de Oiticica e a adutora do Seridó. “Todas as obras que Fátima fala foram iniciadas e garantidas no governo do presidente Bolsonaro”, ressaltou.

Líder da oposição no Senado, Rogério destacou que, mesmo com a governadora sendo aliada direta do atual presidente, o Rio Grande do Norte segue sem receber novos investimentos federais de impacto. “Temos uma governadora que, apesar de ter parceria com o presidente, não consegue trazer o volume de recursos que trouxemos para o RN quando estivemos no Ministério do Desenvolvimento Regional”. E lembrou que a duplicação da BR 304, anunciada pela atual gestão, não teve nem mesmo a licitação realizada até agora.

Rogério também criticou a condução da gestão estadual nas áreas de educação, saúde e segurança. Ele citou a recente decisão do governo de permitir a aprovação de alunos reprovados em até seis disciplinas. “Estamos condenando gerações ao subemprego. E é uma professora quem está à frente do governo”, observou.

Sobre a situação da saúde pública, Rogério afirmou que “os hospitais estão sucateados” e que cresce “a sensação de insegurança” no Estado. Segundo ele, “o Rio Grande do Norte está quebrado, sem capacidade de investimento”.

“Ser pré-candidato ao Executivo é uma enorme responsabilidade. O Estado está destruído, a autoestima da população está em baixa. No RN, não há gestão nem governo. O que existe é um desgoverno incompetente, aprisionado pela ideologia. Infelizmente, andamos para trás”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF diz que ex-nora de Lula atuou para liberar recursos do MEC para empresa suspeita de fraudes

Carla Ariane Trindade, ex-nora de Lula | Foto: reprodução/processo judicial

A Polícia Federal identificou indícios de que Carla Ariane Trindade, ex-nora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atuou em Brasília para liberar recursos do Ministério da Educação (MEC) em favor da empresa Life Tecnologia Educacional, investigada por fraudes em licitações e desvios de verbas públicas.

A PF também apontou a participação do empresário Kalil Bittar, ex-sócio de Fábio Luís Lula da Silva (Lulinha), no mesmo esquema. Kalil é irmão de Fernando Bittar, um dos donos do sítio de Atibaia, investigado na Lava Jato.

Nesta quarta-feira (12), a PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas de Carla e Kalil, autorizados pela 1ª Vara Federal de Campinas, que também determinou a apreensão dos passaportes dos dois.

Segundo a PF, a Life Tecnologia recebeu cerca de R$ 70 milhões para fornecer kits e livros escolares a prefeituras do interior paulista, com superfaturamento e desvios para empresas de fachada.

O dono da empresa, André Mariano, preso na operação, teria contratado Carla e Kalil para obter influência no governo federal. Em uma agenda apreendida, o nome de Carla aparece anotado como “Nora”, em referência a seu antigo vínculo com Lula.

A Justiça citou indícios de que Carla usava sua proximidade com o governo para defender interesses privados no FNDE e em prefeituras de Mauá, Diadema e Campinas, com viagens a Brasília pagas por Mariano.

A PF afirma ainda que Kalil recebia uma “mesada” de Mariano em troca de apoio político após a eleição de Lula, em 2022. Conversas e movimentações bancárias mostram que ele buscava novos contratos para a empresa junto a ministérios e governos estaduais ligados ao PT.

Nem Carla, nem Kalil ou o Palácio do Planalto se manifestaram até o momento.

Com informações do Blog de Fausto Macedo, no Estadão

Opinião dos leitores

  1. Sem condenação, infelizmente, todo dia uma novidade e nesse ritmo, só falta a hora de comer osso.

  2. 🎶🎵🎶🎵🎶 Se gritar pega ladrão, nessa família, não fica um meu irmão, se gritar pega ladrão, não fica um… 🎵🎶🎵🎶🎵🎶🎵

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banco Central não pode brigar com os dados, diz Galípolo após Haddad defender cortes na taxa de juros

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reafirmou nesta quarta-feira (12) a necessidade de manter a taxa Selic em nível restritivo, apesar da declaração do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de que haveria “espaço para cortes”.

Galípolo disse que o BC não pode ignorar os dados econômicos:

“Todos podem criticar o Banco Central. O BC é que não pode brigar com os dados”, afirmou.

Ele lembrou que a meta de inflação é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual, mas o IPCA acumula alta de 4,68% nos últimos 12 meses, acima do alvo.

“Em 11 meses, não ficamos dentro da meta nenhuma vez. Há projeções de que passarei grande parte do mandato fora dela”, disse.

Segundo o presidente do BC, a Selic a 15% ao ano é necessária para trazer a inflação à meta:

“Está claro por que a taxa está num patamar restritivo e por que precisa continuar assim”, afirmou.

Questionado sobre a política fiscal do governo Lula, Galípolo evitou críticas diretas:

“Nosso foco é a inflação e como a política fiscal a afeta.”

Ele também destacou que, mesmo com juros altos, a economia brasileira mostra resiliência: o crédito cresce em ritmo menor, mas o desemprego segue no menor nível da série histórica, com 5,6% no trimestre até setembro, segundo o IBGE.

O BC estuda por que, apesar dos juros elevados, o impacto sobre o crédito e o consumo é limitado.

“Em outros países, uma taxa real desse nível provocaria retração maior na economia”, concluiu Galípolo.

Com informações de Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Feriado da Proclamação da República: Veja o que abre e fecha no comércio em Natal no sábado (15)

Foto: divulgação

O comércio em Natal funciona com horário alterado no próximo sábado (15) em função do feriado nacional da Proclamação da República. Os horários foram divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), que detalhou a programação no comércio de rua, bancos, shoppings e supermercados. Veja abaixo.

Comércio de rua

Centro

  • Fechado

Alecrim

  • Aberto das 8h às 17h

Zona Norte

  • Abertura facultativa das 8h às 12h

Shoppings

 

Midway Mall

  • Lojas e quiosques: 12h às 21h
  • Alimentação e lazer: 11h às 22h
  • Cinema: conforme a programação
  • Supermercado: 7h às 22h
  • Academia: 8h às 14h

Cidade Jardim

  • Lojas e quiosques: 14h às 20h
  • Alimentação: a partir das 12h

Natal Shopping

  • Alimentação: 11h às 22h
  • Quiosques de alimentação: 13h às 21h
  • Âncoras e Megalojas: 12h às 21h
  • Demais Lojas e quiosques: 15h às 21h
  • Academia Bodytech: 08h às 15h
  • Alpendre: 12h às 23h
  • Cinema: Conforme Programação

Cidade Verde

  • Lojas diversas: 15h às 20h
  • Alimentação e lazer: 11h às 21h
  • Clínicas fechadas.

Partage Norte Shopping

  • Lojas e quiosques – 15h às 21h
  • Alimentação das 11h às 22h
  • Cinema – Conforme programação
  • Academia: 8h às 14h
  • Supermercado: 7h às 21h

Praia Shopping

  • Alimentação: das 11h às 21h
  • Demais Lojas: das 14h às 20h
  • Cinemas: consultar programação em moviecom.com.br

 

Supermercados

 

  • Aberto das 7h às 22h

 

Bancos

 

  • Fechados

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Empresário potiguar Sérgio Gaspar é o novo Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

Sérgio Gaspar e Manoel Linhares | Foto: Divulgação/ABIH

O empresário potiguar Sérgio Gaspar Pereira, Sócio-diretor do Ocean Palace Beach Resort & Bungalows, em Natal (RN), foi eleito por unanimidade Presidente da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis para o biênio 2026/2027.

A posse da nova diretoria está prevista para janeiro, marcando o início de uma nova etapa para a entidade que representa o setor hoteleiro em todo o País. Conhecido como “Sessé”, Gaspar já ocupava o cargo de Vice-presidente da ABIH Nacional. Sua eleição foi oficializada na sede da entidade, em Brasília, durante cerimônia conduzida pelo atual presidente Manoel Linhares.

A escolha unânime reflete a confiança do setor em sua capacidade de liderança e na continuidade das ações estratégicas da entidade.Em seu discurso de posse, Sérgio Gaspar reconheceu o desafio de suceder o “Baixinho”, apelido carinhoso de Linhares, e destacou que sua gestão será pautada pela participação ativa da diretoria e pela construção coletiva de um plano de metas para os próximos dois anos.

“Vamos seguir firmes na missão de incentivar políticas públicas voltadas exclusivamente para o turismo e reforçar o diálogo com os poderes Executivo e Legislativo. O turismo é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou Gaspar.

Com experiência no setor e visão empreendedora, Gaspar pretende ampliar o protagonismo da ABIH Nacional em temas como qualificação profissional, inovação tecnológica, sustentabilidade e promoção internacional do turismo brasileiro.

Conheça a nova diretora da ABIH Nacional para o biênio 2026/ 2027:

Presidente: Sérgio Pereira Gaspar (ABIH-RN)

Vice Presidente: Gustavo Paulo Neto (ABIH-PB)

Diretor Administrativo: José Odécio (ABIH-RN)

Vice Diretor Administrativo: José Carlos da Silva (ABIH-FOZ)

Diretor Financeiro: Abdon Gosson (ABIH-RN)

Vice Diretor Financeiro: José Domingo Bouzon (ABIH-RJ)

Diretor Operacional: Antonio Dias (ABIH-SP)

Vice Diretor Operacional: Osmar Vailatt (ABIH-SC)

CONSELHO FISCAL

Conselheiro: Eduardo Fontes (ABIH-BA)

2º Conselheiro: Alfredo Lopes (ABIH-RJ

3º Conselheiro: Clóvis Carneiro (ABIH-PA)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Flávio Bolsonaro acusa Gonet de conluio com STF durante sabatina: “Não tem vergonha?”

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Durante a sabatina para recondução ao cargo de procurador-geral da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acusou Paulo Gonet de agir em conluio com o Supremo Tribunal Federal e questionou se ele “não tem vergonha”. Flávio afirmou que o PGR participa de uma “farsa” e estaria colaborando com a “perseguição de inocentes”.

“O senhor não tem vergonha? Esse conluio, esse jogo combinado, essa farsa. E o senhor colaborando com a perseguição de pessoas inocentes. O senhor não se sente mal de fazer isso, não? Tudo isso que o senhor está fazendo em conluio com o Supremo é nulo em um Estado democrático de direito”, afirmou Flávio.

Gonet é avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para permanecer por mais dois anos no cargo. Se aprovado, seu nome ainda será votado no plenário.

Flávio também acusou o PGR de interferir nas competências do Congresso ao afirmar que uma eventual anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 seria inconstitucional. Para o senador, Gonet tenta impedir que o Congresso avalie pedidos de impeachment de ministros do STF.

Gonet respondeu dizendo que a decisão sobre anistia é do Congresso e reconheceu a competência dos parlamentares, mas destacou que o tema gera controvérsia jurídica.

Veja o trecho abaixo:

 

Com informações de Metrópoles e O Povo

 

Opinião dos leitores

  1. Chora, Flávio. Chora, que nós vamos comemorar quando aquele desgraçado do ‘pintou o clima com as novinhas’, ‘não sou coveiro’, ‘ai, tô sem ar, hahaha’, que atrasou a vacina, que estimulou o povo a ir pras ruas em plena pandemia, for para a papuda. Lugar de ladrão de jóias é na papuda. E quem gostar do criminoso bolsonaro que o leve pra casa.

  2. O mais revoltante é o senado Federal votar favorável à indicação de crápula dessa espécie.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: COP 30 usa 160 geradores movidos a diesel para garantir funcinamento de ar condicionado onde países decidem sobrequestões climáticas

Na COP 30, o combate às emissões depende, ironicamente, de equipamentos que seguem emitindo carbono. Dentro da Blue Zone, área mais restrita da COP 30, onde chefes de Estado e negociadores definem o futuro das políticas climáticas do planeta, o clima não é de calor. Homens de terno e mulheres com trajes pouco confortáveis para o verão amazônico só conseguem suportar o ambiente graças ao ar condicionado funcionando no máximo.

A contradição é evidente: enquanto discutem formas de reduzir as emissões globais e conter o aquecimento da Terra, o conforto térmico dessas lideranças é garantido por uma solução que gera o problema que eles tentam resolver.

Para manter a estrutura funcionando, a conferência utiliza 160 geradores movidos a diesel, responsáveis por fornecer aproximadamente 80.000 kVA de energia. Cada máquina libera pela tubulação toneladas de gases de efeito estufa — os mesmos que, nas mesas de negociação, todos prometem combater.

Reportagem da revista VEJA percorreu a área dos geradores e identificou mais de 30 praças de máquinas, algumas com até 20 unidades operando simultaneamente. O resultado: enquanto se fala em metas ambientais, nuvens de carbono saem pelo escapamento para manter o ar condicionado gelado onde o destino climático do planeta está sendo decidido.

Confira abaixo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por VEJA (@vejamais)

Com informações de Veja

Opinião dos leitores

  1. Para nós, barco de luxo e ar-condicionado a diesel…Pra vc´s, recionamento e redução de emissões…Hipócritas!!!!!!!!!!

  2. Bobagem, para a extrema esquerda é um simples detalhe, para eles, os fins justificam os meios. Hipócritas!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *