Política

Reportagem do Fantástico confunde investigações, foca apenas em um político e passa impressão de perseguição

A reportagem do Fantástico exibida no quadro ‘Cadê o Dinheiro que Estava Aqui?’, na edição desse domingo (11), chamou a atenção, além da falta de elementos novos, do foco, centrado no governador Robinson Faria.

O material foi produzido ao longo da semana e serviu para retratar três operações, a Dama de Espadas, a Candeeiro e Anteros, que apuram desvios na Assembleia Legislativa, Idema e obstrução de justiça, respectivamente.

Ao unificar desvios que ocorreram em tempos e sob gestões diferentes, focando no governador, a reportagem deu um tom de perseguição.

A impressão ficou ainda evidente quando a reportagem apenas citou a participação de deputados estaduais nas investigações sem citar nomes. R$ 34 milhões dos R$ 50 milhões que o Fantástico diz terem sido desviados envolvem deputados estaduais.

A reportagem ainda deixa para o telespectador entender que os desvios no Idema ocorreram sob a gestão atual, quando na verdade foram no período anterior, da ex-governador Rosalba Ciarlini, que nada tem a ver com o caso, não sendo alvo de investigação.

Chama a atenção ainda o fato de o material ter chegado à rede Globo no momento que o governador começou a se movimentar politicamente e depois de ter deixado o gabinete para cumprir agenda, entregar obras, dar entrevistas e deixar a entender que é candidato a releeição. Inevitavelmente, o uso do material feito pelo Fantástico acuará o governador.

É o segundo caso recente envolvendo o Rio Grande do Norte em que o quadro ‘Cadê o Dinheiro que Estava Aqui?’ vende gato por lembre. Na matéria anterior, a expectativa foi sobre os desvios da Arena das Dunas. O material foi duramente criticado por requentar denúncias que já eram de conhecimento público e numa edição pobre e confusa..

Opinião dos leitores

  1. Não me causa estranheza ate porque a filial da rede globo aqui ainda tem participação dos Alves,então esta explicado.agora todo mundo sabe que e o senador e quem são os deputados ne gente.

  2. Matéria de capa do Fantástico!
    Agora entendemos porque o Estado paga atrasado seu funcionalismo…

  3. Não dá pra engolir a Globo, mais uma vez, querer provocar o linxamento público de alguém de forma seletiva.

  4. A reportagem esqueceu de comentar que Robinson foi eleito como poste de lula, chapa de Fatima… Estranho ne?? Lula condenado por corrupcao, apoiando Robinson.. Ate a esposa (digo ex) fez questao de subir no palanque do condenado… 'inocente". Será que vai ter uma campanha, sem Robinson é Gópi?

  5. entrei aqui pensando q a população estaria indignada com os fatos levantados… mas não, estão revoltados com a reportagem! Putz! é por isso que o Brasil se encontra nessa situação.

  6. SANTOS, SANTOS SANTOS.
    O BRASIL É UMA PIADA, NOSSO ESTADO, PIOR, SÓ APARECE EM REPORTAGENS POLICIAIS E TRAGÉDIAS, INFELIZMENTE.
    TAMBÉM O QUE ESPERAR DE UMA GESTÃO CATASTRÓFICA DESSAS E DE ANOS DE GESTÃO DE ALVES E MAIA E O PT SÓ NA REBARBA, COMENDO POR FORA.
    TODOS SANTOS.

  7. Para os entendedores de politica é normal, mais para quem esta no HWG, na violência da cidade, na falta de remédios, na falta do 13 e salários atrasados, não é normal, sem falar que as redes de comunicação do do nosso estado é tudo controlada.

  8. O Fantástico misturou foi tudo. Relatou fatos de várias operações deixando a entender para os leigos que tudo que foi mostrado no mundo "Fantástico" da Globo na noite de ontem se trata de uma única operação que supostamente envolve o governador do RN. Não sei se ele é culpado ou inocente, só as investigações dirar, mas uma coisa eu sei as reportagens da Globo são meramente políticas partidários não tendo como objetivo informar a população mais sim fazer o jogo sujo da politicagem.

  9. Não intendo o motivo do pessoal esta reclamando, falando que é matéria antiga, requentada. Preados não importa se antiga, crime é crime, não importa quando o fato foi consumado. Ainda mais nos valores que é roubo pode atingir.
    Agora quando pensamos no nosso próximo governador esse fato sim da raiva. Porque não temos um pre-candidato de qualidade, um que se diga que possui passado ilibado, todos tem alguma parte do telhado feita de vidro.

  10. Não precisa ser VIDENDE para saber o resultado das eleições:
    CARLOS EDUARDO : GOVERNADOR
    AGRIPINO : SENADOR
    GARIBALDI: SENADOR
    FÁTIMA :RINDO que colocou ?da campanha
    E os IDIOTAS DO RN CHORANDO PORQUE O ESTADO NÃO MELHORA !!! ESSE POVO DO RN MERECE CHIBATA

  11. Ade Pessoa deixe falar besteira, onde o PT tem poder sobre a Rede Globo, isso é coisa dos Alves, que querem continuar no poder com a eleição de Carlos Eduardo. Agora faltou a matéria cita que após essa mulher roubar assembleia ganhou uma gorda aposentadoria de mais de trinta mil reais por mês.

  12. Maior burburinho em razão de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em véspera de eleição com um dos pré-candidatos sendo um dos Alves (concessionários da Globo no RN)??

    Viés eleitoreiro puro e evidente!

  13. O Blog tá muuuito parcial. Se alguém fala de Robinson, a defesa vem na velocidade da luz.

  14. Não acredito que ainda tem quem acredite que nosso desgovernador seja inocente.
    E seus blogs pagos para defendê-lo, deveriam ter vergonha na cara, deveriam ter ética. Mas infelizmente não tem.
    A população do nosso estado tem o dever moral de extirpar da política pessoas como o governador, deputados estaduais e federais e senadores este ano. É muita roubalheira!

    1. Só sendo muito tapado para achar que o PT está influenciando a Globo!

    2. Claro que tem PT na jogada. A Globo fala bem de Lula todo dia, em todos os noticiários e chega até a defendê-lo, na pessoa de William Bonner. Até um asinino consegue acreditar nisso.

  15. Começou a campanha e requentar notícias é uma velha estratégia política pra desviar a atenção e enganar os trouxinhas.
    Essa reportagem coincide com o rompimento do "menino prodígio" de São José do Mipibu, Fábio Dantas, que deseja criar um clima favorável para o afastamento do Governador Robson Faria, que tudo faria e até agora nada.
    Pobre Rio Grande sem Sorte. Ter decidido entre Robson e Henrique foi demais pra todos nós. Agora encarar a possibilidade de pegar Fabio Dantas ou Carlos Eduardo unido a pior espécie de políticos do nosso Estado, Garibaldi e José Agripino; é de matar qualquer um.
    Não se surpreendam de mais nada, a Rede Globo se transformou num mega monopólio de Propaganda e Marketing contratada por grupos econômicos políticos para levar seus projetos megalomaníacos de poder a frente.
    Mas Robson tem o SBT, outro decadente meio de comunicação que esmola migalhas do governo federal em troca de fazer propagandas ridículas a respeito da Reforma da Previdência malfadada.
    A guerra está só começando. Bom que a população começa a perceber as manipulações e mentiras desses meios de comunicação que não tem mais vergonha e pudor de propagar falsos fatos e desvirtuar os acontecimentos para beneficiar e proteger os seus adversários e clientes.
    Ficar atento meu povo, a Rede Globo com o seu BBB quer fazer todo mundo de Bobo. E na dúvida sobre o caminho a seguir, basta olhar pra que lado a Globo aponta e seguir na direção contrária.

    1. Observa-se que vc "esqueceu" de mencionar a senadora do "górpi" no seu comentário. Ela também é candidata ao governo, lembra? O que vc acha dela?

  16. Quem cometeu crime, que pague pelo que fez. Está defendendo seu governador BG? Deixe ele se explicar na justiça, afinal ele ele está com um dos advogados mais caros do país. Já ouvia de minha avó, onde há fumaça, há fogo. O nome do governador não caiu de paraquedas. Para o MP acusar, deve haver algum indício.

  17. achei muito tendenciosa a reportagem… e ainda mais se tratando de assunto “antigo”… essa política Brasileira é podre! Mas acredito que isso não vai afetar o RN!!!

  18. O Governador e nenhum político é santo. FATO. Agora a rede Globo não da viagem perdida, concordo com o editor, achei sensacionalista e com um foco. Me lembrou em menor escala o que tentaram fazer com TEMER, tirar do poder. Temer para mim é ladrão, mas tenho muito medo quando se usa imprensa para atingir objetivos sem respeitar os caminhos legais.

    1. Como aliás fizeram e continuam fazendo de maneira descarada, clara e pública com Lula.

    2. Lula é um corrupto condenado pela justiça do nosso país, "cumpanhero". Investigado por centenas de policiais federais, procuradores de justiça e fiscais do TCU, e julgado e condenado por diferentes juízes, esse sujeito ainda responde a diversos outros processos, todos do mesmo naipe. Só pessoas totalmente desprovidas de cérebro ou que estão claramente defendendo seus interesses particulares ("boquinhas") são capazes de ainda sustentar esse discurso fajuto de "perseguição política". O povo brasileiro está abrindo os olhos para a realidade.

  19. Isso é sem dúvidas o dedinho da oligarquia Alves tentando enterrar de vez o governador. Agora no tocante aquela operação que Ranieri foi citado e investigado só vai sobrar para ele? O jogo realmente é bruto. Ontem desmoralizaram a nível nacional o Governador prejudicando ainda mais os servidores e o estado, quero ver quando aparecer um deles fora o Henrique que já está preso.

  20. Passaram a semana toda divulgando a reportagem eu achando que série um pipoco! Foi nem um peido de veia, matéria com cunho único e exclusivo política

    1. Claro que Robinson não é inocente. Longe disso! Mas é só ele??? E ainda é matéria requentada e mal produzida…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Jovem é baleado no estacionamento do Atacadão e socorrido de helicóptero na Zona Sul de Natal

Um jovem foi baleado no estacionamento do Atacadão, às margens da BR-101, na Zona Sul de Natal, na tarde deste sábado (27).

Segundo informações preliminares do Via Certa Natal, a vítima se chama Ícaro, tem 25 anos e foi atingido por três disparos. Ele estava ao telefone quando foi surpreendido pelo atirador.

Após ser socorrido pelo SAMU, ele foi levado pelo helicóptero Potiguar 02 ao Hospital Walfredo Gurgel.

O autor dos disparos fugiu do local e até o momento desta publicação não foi encontrado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT Natal divulga nota confirmando que deputada Divaneide Basílio foi agredida por agente da PF que fazia segurança de Janja em evento em Natal

Fotos: João Gilberto | Ricardo Stuckert

O PT Natal divulgou uma nota, neste sábado (27), se solidarizando com a deputada estadual Divaneide Basílio. No texto, o partido confirma que ela foi agredida por “um agente da Polícia Federal” que fazia a segurança da primeira-dama Janja da Silva durante o evento político voltado para as mulheres na noite de quinta-feira (25), na Arena das Dunas, em Natal.

“Ressaltamos a agressão decorreu de agente externo à organização partidária do evento e que medidas foram e estão sendo tomadas pelo nosso Partido. A primeira-dama, assim que foi informada, prontamente repudiou o ocorrido e afastou o agente dos eventos seguintes”, diz o comunicado do PT.

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) também divulgou nota se solidarizando com a companheira de partido. Ela relatou que Divaneide “teve inicialmente o acesso barrado de forma truculenta e violenta a um espaço onde se realizava o evento, num claro desrespeito a uma mulher negra, que estava no local no exercício de seu mandato”.

A própria deputada já havia emitido um comunicado afirmando que tinha sido agredida “durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas”. Ela relatou que “foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra”. Divaneide também afirmou que “o episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Homem culpa personal por deixar ex-esposa ‘no shape’ e destrói academia em Campo Grande-MS

Um homem destruiu o estúdio de treinamento funcional de uma personal trainer de 43 anos ao jogar o carro contra a fachada do local, na madrugada de quinta-feira (25), em Campo Grande (MS). Segundo a polícia, ele é ex-marido de uma cliente da vítima e havia enviado mensagens de ameaça horas antes do ataque.

De acordo com o boletim de ocorrência, o homem culpava a personal pelo fim do casamento e escreveu frases como: “Você destruiu a minha família”, “Tudo isso é culpa sua” e “Você colocou ela no shape, mas destruiu uma família”.

A proprietária do estabelecimento contou que conhecia o casal havia cerca de um ano e meio e nunca teve desentendimentos com o homem. Ela acredita que ele imaginava que a ex-esposa estivesse no estúdio no momento do ataque.

Com o impacto, a fachada ficou destruída, com vidros quebrados, grade retorcida e parte da parede danificada. Os equipamentos usados nas aulas não foram atingidos. O caso foi registrado como dano qualificado e perseguição. A Polícia Civil investiga o crime e tenta identificar oficialmente o responsável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pilões: prefeita, ex-prefeito e grupo político declaram apoio a Walter Alves

O presidente estadual do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, recebeu neste sábado (27) mais um importante apoio para as Eleições deste ano. A prefeita de Pilões, Lena de Céu, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto, ambos do MDB, além de um grupo político formado por seis vereadores e outras lideranças do município, anunciaram apoio ao projeto de Walter para a Assembleia Legislativa.

O encontro contou ainda com a presença do deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Dr. Bernardo Amorim, que participou da agenda ao lado das lideranças locais.

Walter Alves agradeceu a confiança do grupo político e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento de Pilões. “Recebo esse apoio com muita alegria e gratidão. Tenho uma história de trabalho por Pilões e isso aumenta ainda mais a minha responsabilidade de seguir lutando por recursos, obras e ações que melhorem a vida da população”, afirmou.

Ao justificar o apoio, o ex-prefeito Dr. Sabino Neto destacou os investimentos destinados por Walter ao município. “Walter tem muito serviço prestado em Pilões. Sempre foi um parceiro da nossa cidade, destinando recursos importantes e contribuindo para obras e ações que fazem a diferença na vida da população”, disse.

Durante a agenda no município, Walter Alves e as lideranças visitaram o canteiro de obras do Hospital Municipal de Pilões. O equipamento está sendo construído com investimento de quase R$ 3 milhões destinados à obra e à aquisição de equipamentos. Os recursos foram assegurados por Walter ainda quando exercia o mandato de deputado federal.

Além dos recursos para o hospital, Walter também viabilizou emendas para a construção de uma praça de eventos, do calçadão da cidade, aquisição de ambulâncias, custeio da saúde e outras ações que, juntas, somam mais de R$ 5 milhões em investimentos destinados ao município.

Opinião dos leitores

  1. Kkkk faz o L ..onde tá a picanha do pai dos pobres…kkkkk pra se lascar ! Nem ovo o pobre não pode comer kkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

IBGE: Todos os cortes de carne bovina ficaram mais caros no primeiro semestre de 2026; picanha subiu mais de 10%

Foto: George Piskov/Pexels

Todos os cortes de carne bovina ficaram mais caros no primeiro semestre de 2026, segundo dados do IBGE. Entre janeiro e junho, o peito bovino registrou a maior alta (10,9%), seguido da picanha (10,66%) e do filé-mignon (10,22%). A alcatra subiu 9,48%, enquanto as menores variações foram do patinho (6,61%) e do cupim (5,75%).

Alta de preços de janeiro a junho de 2026 (em %):

  • Peito: 10,90%
  • Picanha: 10,66%
  • Filé-mignon: 10,22%
  • Lagarto redondo: 9,59%
  • Alcatra: 9,48%
  • Acém: 9,33%
  • Capa de filé: 9,27%
  • Costela: 9,20%
  • Contrafilé: 8,73%
  • Pá: 8,50%
  • Músculo: 7,53%
  • Lagarto comum: 7,24%
  • Coxão mole: 7,02%
  • Patinho: 6,61%
  • Cupim: 5,75%

*Fonte: IPCA-15 (IBGE)

Segundo especialistas, a principal razão foi o aumento das exportações para a China antes do limite de isenção tarifária imposto pelo país asiático, o que reduziu a oferta de carne no mercado interno.

Em janeiro, a China impôs uma sobretaxa de 55% sobre as exportações de carne bovina brasileira que ultrapassarem 1,1 milhão de toneladas em 2026. Abaixo desse volume, a tarifa permanece em 12%.

“A medida de salvaguarda da China subverteu a lógica do mercado. O Brasil, tipicamente, exporta mais no segundo semestre do que no primeiro. Esse ano vai exportar mais no primeiro do que no segundo”, explica Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado.

Com menos carne disponível no Brasil, os preços subiram. A expectativa é de um alívio temporário nos próximos meses, com a redução das compras chinesas. No entanto, segundo Iglesias, a tendência é de nova alta no fim de 2026, impulsionada pela retomada da demanda da China, pelo aumento do consumo nos Estados Unidos e pelos impactos do El Niño sobre a produção de gado.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPRE captura 172 foragidos da Justiça em Natal no primeiro semestre de 2026; 101 eram procurados por roubo e furto

Foto: PMRN/CPRE

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) capturou 172 foragidos da Justiça em Natal durante o primeiro semestre de 2026.

As prisões foram realizadas pelo Tático Operacional Rodoviário, do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV), durante ações de fiscalização e patrulhamento, como abordagens preventivas, fiscalização de trânsito e ações de inteligência.

Segundo o balanço da corporação, 101 dos detidos eram procurados por crimes de roubo e furto. Os demais tinham mandados de prisão por outros delitos. Todos detidos têm sido conduzidos à Central de Flagrantes e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

São João de Natal tem Maior Cuscuz do Mundo e shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra no Polo Nélio Dias neste sábado (27)

O São João de Natal continua neste sábado (27) com o segundo dia de programação no Polo Nélio Dias, na Zona Norte da capital. A festa reúne atrações musicais, gastronomia e apresentações culturais, tendo como destaques o Maior Cuscuz do Mundo e os shows de Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra.

A programação começa às 17h com a primeira edição do Maior Cuscuz do Mundo em Natal. Idealizada pelo Queiroz Atacadão, com apoio da Prefeitura do Natal, a ação contará com a produção e distribuição gratuita de uma tonelada de cuscuz. O evento também terá apresentações de quadrilhas juninas, música ao vivo e o tradicional concurso de quem come mais cuscuz, que premiará os vencedores com R$ 500 por rodada.

À noite, o palco do Polo Nélio Dias recebe Natan Vinícius, Alinne Reis, Samyra Show e Raça Negra, encerrando a programação deste sábado.

Além das atrações, o público contará com uma estrutura preparada para receber milhares de pessoas, com serviços de saúde, acessibilidade, assistência social, proteção às mulheres, monitoramento por câmeras, atuação integrada das forças de segurança, praça de alimentação e transporte público gratuito ao término dos shows.

Os shows também serão transmitidos ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura do Natal no YouTube, permitindo que o público acompanhe a programação de qualquer lugar.

O São João de Natal 2026 é apresentado por Esportes da Sorte e Brahma, com patrocínio de Cachaça Matuta e Ballantine’s.

PROGRAMAÇÃO

Polo Nélio Dias (Estacionamento)

27 de junho (sábado)

* Natan Vinícius
* Alinne Reis
* Samyra Show
* Raça Negra

28 de junho (domingo)

* Chico Forrozeiro
* Zé Cantor
* Filho do Piseiro
* Toca do Vale

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeito Antônio Henrique reafirma compromisso com a geração de emprego durante formatura da primeira turma da Ocean School

A Prefeitura de Ceará-Mirim realizou, nesta sexta-feira (26), a formatura da primeira turma da Ocean School, iniciativa desenvolvida em parceria com o Hotel Ocean Palace, que certificou 46 alunos para atuar no setor de hotelaria. A ação representa mais um passo da gestão do prefeito Antônio Henrique no fortalecimento da qualificação profissional e na ampliação das oportunidades de emprego e renda para a população.

“É muito gratificante ver o sorriso no rosto de cada um de vocês. Hoje, mais do que receber um certificado, vocês conquistam uma oportunidade de mudar de vida por meio do trabalho. Estão preparados para ingressar no mercado e podem ter a certeza de que nossa gestão continuará investindo em parcerias que gerem emprego, renda e esperança para o povo de Ceará-Mirim. Quero fazer um agradecimento especial à direção do Hotel Ocean Palace, em nome de Denise Gaspar, filha de Ceará-Mirim, que acreditou nessa iniciativa e abriu as portas para que essa parceria se tornasse realidade. Juntos, estamos criando oportunidades, formando profissionais e transformando vidas”, destacou o prefeito Antônio Henrique.

Ao longo de uma semana de capacitação, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e atividades práticas em diferentes áreas da hotelaria, ampliando suas perspectivas de inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a vocação do município para o desenvolvimento do setor de serviços.

A Ocean School integra a política municipal de incentivo à qualificação profissional, aproximando o poder público da iniciativa privada para construir caminhos que promovam inclusão social, desenvolvimento econômico e mais oportunidades para os cearamirinenses. A expectativa é que novas turmas sejam realizadas, ampliando o alcance da iniciativa e beneficiando ainda mais famílias do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘TRAGÉDIA DO BALDO’: Prisão de motorista de ônibus desgovernado que matou 19 foliões faz Natal relembrar triste episódio 40 anos depois

A prisão de Aluízio Farias Batista, foragido há mais de 40 anos, fez o natalense relembrar de uma das maiores tragédias ocorridas na capital potiguar.

O caso que ficou conhecido como ‘Tragédia do Baldo’ teve repercussão nacional, e deixou marcas profundas na cidade. O episódio afastou os foliões das ruas de Natal e contribuiu para o declínio do carnaval de rua na capital por muitos anos, até sua retomada no início dos anos 2000.

Preso nesta sexta-feira (26), Aluízio era o motorista do ônibus desgovernado que na madrugada de 25 de fevereiro de 1984 invadiu o desfile do bloco Puxa-Saco, no bairro Cidade Alta, em Natal. O acidente deixou 19 mortos e dezenas de feridos.

Ele teria perdido o controle do veículo após acelerar em alta velocidade durante o trajeto. Testemunhas relataram na época que ele ignorou semáforos, chegou a cerca de 70 km/h e, ao fazer a curva sob o Viaduto do Baldo, atingiu um carro estacionado, atravessou o canteiro central e invadiu a avenida onde cerca de 5 mil foliões participavam do carnaval.

O ônibus ainda percorreu aproximadamente 86 metros atropelando pessoas. Na tentativa de fugir, o motorista deu marcha à ré e atingiu mais vítimas. O veículo só foi parado quando um folião conseguiu subir no ônibus e puxar o freio de mão.

Laudo do ITEP descartou falha mecânica. O motorista foi indiciado e condenado a 21 anos de prisão, mas desapareceu poucos dias após prestar depoimento e nunca mais foi localizado, até ser preso na sexta-feira, 26 de junho de 2026.

A prisão de Aluízio foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas, usando uma identidade falsa.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Civil prende condenado pela “Tragédia do Baldo” após mais de 40 anos foragido

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado de Mato Grosso, cumpriu, nesta sexta-feira (26), um mandado de prisão definitiva contra Aluísio Farias Batista, de 69 anos, condenado a 21 anos de reclusão pelos crimes relacionados ao caso conhecido como “Tragédia do Baldo”, um dos episódios mais marcantes da história do Rio Grande do Norte.

Aluízio Batista, o motoristaAluísio Farias Batista

A captura foi realizada no âmbito da “Operação Resgate”, após um trabalho investigativo que possibilitou a localização do foragido no estado de Mato Grosso, onde ele vivia há décadas.

“Tragédia do Baldo”

O fato ocorreu na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, durante o período carnavalesco em Natal. Conforme apurado à época, o condenado conduzia um ônibus quando perdeu o controle do veículo na região do Baldo e atingiu integrantes de uma banda de música e participantes de um tradicional bloco carnavalesco que desfilava pelas ruas da capital.

A ocorrência resultou na morte de 19 pessoas e deixou outras 12 gravemente feridas, sendo considerada uma das maiores tragédias já registradas no estado. Após o ocorrido, o motorista fugiu e permaneceu foragido por mais de quatro décadas.

Investigação e uso de identidade falsa

As diligências para localização do condenado tiveram início a partir da única fotografia disponível dele, registrada no ano do crime. Durante as investigações, os policiais identificaram que o pai do foragido havia falecido em Tangará da Serra (MT), em 2021, informação que contribuiu para o intercâmbio de dados entre as forças policiais dos dois estados.

Durante Investigação Documental, foi constatado que, no ano de 1995, o investigado chegou a emitir um documento de identidade utilizando seus dados verdadeiros e originais no estado de Mato Grosso. Posteriormente, no ano de 1996, um indivíduo faleceu em Natal (RN), e o condenado passou a utilizar os dados dessa pessoa falecida.

O momento exato em que ele começou a fazer uso dessa identidade falsa ainda não foi precisado, e o fato ainda será investigado pela Polícia Civil. No entanto, as investigações afirmam com segurança que, no ano de 2021, ele utilizou o RG vinculado à pessoa falecida em 1996 para renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e continuar exercendo atividades profissionais como motorista.

A verdadeira identidade foi confirmada por meio do cruzamento de informações cadastrais, análises documentais e procedimentos de comparação facial realizados pelas equipes de investigação.

Após a confirmação da identificação, a equipe de policiais foi inicialmente ao local de trabalho do condenado, mas ele não estava presente. Posteriormente, em ato contínuo, os policiais se dirigiram à residência dele. No local, ele apresentou inicialmente o seu nome falso, mas, depois que a equipe demonstrou que já sabia a sua real identidade, ele acabou confessando e dizendo seu nome verdadeiro.

O homem foi conduzido à unidade policial para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, encaminhado ao sistema prisional para o cumprimento da pena definitiva de 21 anos de reclusão, em regime fechado.

A Polícia Civil do RN informou que a operação reforça o compromisso com a responsabilização criminal, a preservação da memória das vítimas e a busca permanente pela Justiça, independentemente do tempo decorrido desde a prática do crime.

Opinião dos leitores

  1. Surpresa e aliviada pela eficiência de uma polícia investigativa, competente e compromissada com a lei. Parabéns as polícias dos dois estados. Viva os nossos homens que arriscam as suas vidas em defesa de uma sociedade nem sempre grata. Sei que a prisão nunca trará os entes queridos de volta, aos pais, filhos, irmãos, sobrinhos e amigos, porém isso dará à todos um sensação de alívio e justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *