Economia

Risco de racionamento de energia faz Dilma convocar setor elétrico

ELIANE CANTANHÊDE

COLUNISTA DA FOLHA

Dez dias depois de dizer que é “ridículo” falar em racionamento de energia, a presidente Dilma Rousseff convocou reunião de emergência sobre os baixos níveis dos reservatórios, para depois de amanhã, em Brasília.

A reunião foi acertada entre Dilma, durante suas férias no Nordeste, e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, que a presidirá. Balanço e propostas serão levadas diretamente à presidente.

Dirigentes de órgãos do setor tiveram de cancelar compromissos para comparecer.

Na avaliação do governo, os níveis dos reservatórios estão até 62% abaixo dos registrados no ano passado e a situação tem piorado por causa do intenso calor, sobretudo no Sudeste.

Edson Silva/Folhapress
Panorâmica do reservatório de Marimbondo, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, com nível abaixo do normal
Panorâmica do reservatório de Marimbondo

Com temperaturas que chegam a 40 graus em cidades como o Rio de Janeiro, o consumo de energia com ar condicionado, ventilador e refrigerador tem disparado.

Técnicos do setor acusam Dilma de estar centralizando as decisões e dizem que, se o racionamento não é uma certeza, também não pode ser simplesmente descartado. Um deles diz que o risco “está acima do prudencial”.

Mesmo antes da reunião, já vinham sendo tomadas medidas extras para garantir a produção de energia, como a reativação da usina de Uruguaiana, parada desde 2009, e o acionamento a plena capacidade das usinas térmicas, muito mais caras do que as hidrelétricas.

Há duas ironias, conforme análise dos órgãos do setor.

Uma é que a situação só não fugiu ao controle porque o crescimento econômico de 2012 foi pífio, na ordem de 1%. Se tivesse sido de 4,5%, como previra o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o consumo da indústria estaria bem maior e haveria risco imediato de faltar energia.

A segunda ironia é que a reunião governamental e o sinal amarelo pela falta de chuvas ocorrem justamente quando enchentes assolam o Rio de Janeiro, deixando milhares de desabrigados.

Além da preocupação pontual, com o momento presente, o governo teme que a situação se mantenha ao longo deste ano, pressionando todo o setor no último trimestre e no início de 2014.

Quanto à Copa, há certa tranquilidade, porque os estádios, preventivamente, estão sendo equipados com modernos e potentes geradores.

Oficialmente, estarão presentes ao encontro de quarta-feira os integrantes do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que é presidido pelo ministro das Minas e Energia e é convocado, por exemplo, quando há apagões de grandes proporções, como ocorreu mais de uma vez em 2012.

Participarão a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a ANP (agência de petróleo), a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) e o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

O CMSE se reporta ao CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), órgão de assessoria direta da Presidência da República. É possível que também o conselho venha a ser convocado proximamente por Dilma para debater a questão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STJ nega pedido de urgência e mantém investigação da PF na Operação Mederi em São Miguel

Foto: Reprodução

O ministro Joel Ilan Paciornik, do STJ, negou o pedido de urgência apresentado pelo prefeito de São Miguel, Leandro Michel do Rego Lima, e por seu irmão, Lincoln Micaele Rêgo Lima.

A defesa tentava anular as buscas da Operação Mederi e manter o material recolhido lacrado, conforme informações do Blog do Dina.

Com a decisão judicial, a Polícia Federal continua autorizada a analisar todos os documentos e mídias apreendidos.

Os relatórios da corporação apontam Lincoln como o principal articulador do direcionamento de licitações e acusam o prefeito médico de participação direta em reuniões sobre vantagens indevidas.

Diálogos Gravados

A investigação aponta que o esquema na saúde municipal envolvia o aumento artificial de quantitativos em pregões eletrônicos.

Escutas ambientais capturaram os operadores discutindo os repasses financeiros e alegando que os ganhos extras serviam para manter o padrão de vida dos envolvidos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] AUTO SHOW BRASIL chega a Parnamirim com feirão de carros e condições especiais

Imagens: Divulgação

Quer comprar ou trocar de carro? Quer fazer o melhor negócio??
Feirão tem muitos, mas só AutoShow, é SHOW!

Mais uma edição do AutoShow Brasil no Rio Grande do Norte, e desta vez será de 21 a 24 de Maio em Parnamirim!

Será no parque Aritófanes Fernandes, o Parque da Festa do Boi; uma área ampla, para realizar este grande evento: É AutoShow de São João!

Parceria com o C6 Bank, as melhores taxas e a primeira parcela só em setembro, 120 dias pra começar a pagar!

Comidas típicas, forró pé de serra, estacionamento grátis, total segurança… uma festa pra toda a família, vale a pena conferir!

Depois de ser pioneiro com total sucesso em Natal no Arena das Dunas em 2025, agora em Parnamirim no parque da festa do Boi, é hora do AutoShow de São João!

De quinta a domingo das 08h às 20h. Traga seu usado e venha aproveitar!

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ANÁLISE: Cláudio Humberto diz que oposição vê Lula protegendo o PCC de classificação proposta por Trump

Foto: Divulgação

A oposição intensificou as críticas ao governo federal e afirmam que a gestão do presidente Lula (PT) atua para blindar a facção criminosa PCC, segundo análise publicada na coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

A tese ganhou força após a prisão da influenciadora digital Deolane Bezerra. Ela foi alvo de uma operação conduzida pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, sob a acusação de atuar como operadora financeira e realizar lavagem de dinheiro para o grupo criminoso.

Conforme a coluna, o deputado Messias Donato (União-ES) classificou a situação como uma demonstração de omissão por conveniência por parte do Executivo federal. “A prisão escancarou o que muitos já sabiam: aliada direta do presidente, envolvida com lavagem de dinheiro do PCC”, destacou Messias.

Já o deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), ex-promotor de Justiça, declarou perplexidade com o que chamou de proximidade entre o crime organizado e esferas da República. “Olha a proximidade do crime organizado com a República”, apontou estarrecido o deputado e ex-promotor de Justiça Alfredo Gaspar (PL-AL).

A coluna finaliza a análise com as falas do deputado Kim Kataguiri (Missão-SP): “Deolane virou símbolo da normalização do absurdo” e de Evair de Melo (Rep-ES), “a prisão escancara a podridão que tomou conta do país. E Lula ainda se recusa a tratar facção como terrorismo”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

CUSTO BRASIL: Marcas como Nike e Adidas transferem operações para o Paraguai em busca de impostos menores

Foto: Reprodução

Grandes marcas globais do setor de calçados e vestuário, como Adidas, Nike e Fila, expandiram de forma significativa suas operações fabris em território paraguaio.

O movimento estratégico de descentralização industrial ocorre por intermédio do Grupo Dass, responsável pelas confecções na América do Sul.

O principal atrativo para a transferência de linhas de produção é o conjunto de incentivos operacionais oferecido pelo governo paraguaio, com destaque para a chamada Lei de Maquila.

A legislação local estabelece regimes de tributação reduzida e desburocratização aduaneira para empresas focadas na exportação.

Relatórios de comércio internacional apontam que o Paraguai consolidou-se como um polo de montagem e manufatura no continente.

Fabricantes utilizam as vantagens fiscais do país vizinho para produzir insumos com custos reduzidos e, posteriormente, reinserir os produtos acabados no mercado consumidor brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

ALERTA MÉDICO: Pessoas com ideologia de esquerda tem 150% mais riscos de doença mental, diz estudo

Foto: Reprodução

Levantamentos realizados por institutos americanos, entre eles o General Social Survey (GSS) e o Pew Research Center, identificaram uma correlação estatística entre posicionamentos políticos progressistas e índices mais elevados de relatos de problemas de saúde mental.

Segundo os dados analisados, a associação apareceu de forma recorrente em diferentes pesquisas e grupos de amostragem, segundo informações do Poder360.

De acordo com os estudos citados, pessoas que se identificam como “extremamente liberais” ou progressistas apresentaram taxas maiores de ansiedade, depressão e TDAH em comparação com entrevistados de perfil conservador.

Os levantamentos também apontaram menor índice médio de satisfação com a vida entre os grupos pesquisados.

Pesquisadores e analistas comportamentais afirmam que diferentes fatores podem influenciar os resultados observados.

Entre os pontos citados estão níveis mais elevados de neuroticismo, menor religiosidade, maior exposição a debates sociais complexos e uso intenso de redes sociais.

Os próprios pesquisadores ressaltam que os dados indicam correlação estatística e não comprovam relação direta de causa e efeito entre ideologia política e transtornos mentais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ciro Nogueira diz que Flávio Bolsonaro “tem que ser investigado” no caso Master

Foto: Reprodução

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, evitou sair em defesa direta do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas investigações que envolvem o Banco Master. Ambos parecem entre os nomes citados nas apurações em andamento.

Durante entrevista, ele afirmou que todas as investigações precisam seguir o rito previsto em lei e declarou que eventuais punições devem ocorrer caso haja comprovação de irregularidades.

Segundo Ciro, Flávio deve passar normalmente pela investigação .

A estrutura política de apoio a Flávio Bolsonaro sofreu desgaste após a divulgação de mensagens e conversas reservadas entre ele e o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.

As suspeitas envolvem o financiamento de produções cinematográficas e o custeio logístico de viagens internacionais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

MATEMÁTICA DE MOSSORÓ: PF identifica quem era “Fátima” em planilha de esquema investigado na Operação Mederi

Foto: Reprodução

As investigações da Polícia Federal na Operação Mederi avançaram e identificaram a mulher citada como “Fátima” na contabilidade clandestina apelidada pelos investigadores de “matemática de Mossoró”.

De acordo com o relatório, trata-se de Maria de Fátima Dantas dos Santos, beneficiada direta por repasses de propina na ordem de 10%.

A apuração apontou que a investigada é uma assessora de comunicação que foi nomeada formalmente para atuar na administração pública por meio da Portaria nº 157/2024.

Inicialmente alocada na pasta de Comunicação, ela foi posteriormente transferida para o setor de Cerimonial do Palácio da Resistência.

O avanço célere das descobertas documentais da Polícia Federal foi o fator determinante para que o desembargador federal Rogério Fialho Moreira decidisse manter o processo sob o foro do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O magistrado rejeitou a recomendação do Ministério Público Federal para enviar o caso à primeira instância.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PRESSÃO NO CONGRESSO: Senador leva pizza para Alcolumbre e cobra CPMI do Banco Master

Imagens: Reprodução/Estado de Minas

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) levou uma caixa de pizza para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e exigiu a instalação imediata da CPMI sobre o Banco Master.

Ele defendeu a convocação do senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) para prestar esclarecimentos sobre o filme Dark Horse. E subiu o tom ao relembrar menções a contratos envolvendo familiares dos ministros do STF Dias Toffoli e Alexandre de Moraes nas apurações do caso.

Por fim, Claitinho pediu que a CPMI seja aberta de forma rápida para “separar o joio do trigo”.

A criação da comissão enfrenta resistência nos bastidores por parte dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] PROVOCAÇÃO: Sem citar Flávio Bolsonaro, Lula dispara: “Ainda vai aparecer muito mais coisa”

Imagens: Reprodução/CNN

O presidente Lula (PT) criticou a oposição durante pronunciamento oficial. Sem citar diretamente o nome do senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ele disparou ironias sobre o financiamento de produções artísticas no país.

Lula afirmou que sua gestão “nunca foi atrás da lei Daniel Vorcaro” para viabilizar captação de recursos para nenhum artista brasileiro, segundo informações da CNN. A fala faz referência direta ao proprietário do Banco Master, instituição que está sob investigação da Polícia Federal.

O petista afirmou estar convencido de que o atual período de investigações revelará novos fatos sobre as relações financeiras da gestão anterior. “Ainda vai aparecer muito mais coisa”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

FIM DO “SIGILO DE 100 ANOS”: Câmara aprova projeto após gastos de R$ 2,35 bilhões com viagens no governo Lula

Foto: Reprodução

A oposição ao governo Lula (PT) conseguiu aprovar na Câmara dos Deputados um projeto de lei que limita o uso do chamado “sigilo de 100 anos” em informações públicas. O objetivo é impedir que dados sejam mantidos sob restrição com base em alegações de proteção de informações pessoais.

A iniciativa ganhou força após levantamentos do Portal da Transparência apontarem que a gestão Lula acumulou R$ 2,35 bilhões em despesas com viagens oficiais de servidores e autoridades. O texto agora segue para apreciação do Senado Federal.

Parlamentares da oposição afirmaram que as restrições da Lei de Acesso à Informação vinham sendo aplicadas de forma distorcida para ocultar agendas oficiais da primeira-dama Janja, listas de visitantes de prédios públicos e despesas administrativas com comitivas internacionais.

Os deputados defendem maior transparência sobre gastos e compromissos oficiais do governo federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *