
Foto: Reprodução/Lais/UFRN
Conforme levantamento até o fim da manhã desta terça-feira(01), através de dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS–UFRN), o Rio Grande do Norte registra seis municípios com taxa de transmissibilidade para covid acima de 4. Poço Branco, Santa Cruz, João Câmara, Pau dos Ferros, Caicó e São José do Mipibu. O índice que indica o potencial de transmissão da covid 19, a Rt, está em 0,66 no estado como um todo.
No Estado, 84 municípios se encontram em zona de risco, enquanto outros 24 estão em zona de perigo. VALE DESTACAR que essa taxa tem grande variação ao decorrer do dia, e pode ser conferida a situação em tempo real conforme link no fim do post.
A Taxa de Transmissibilidade, ou Taxa Rt para ser mais simples, é um dos indicadores utilizados para medir a evolução de uma doença endêmica. De forma simples, essa taxa indica quantas pessoas podem ser infectadas a partir de uma pessoa já doente.
Para exemplificar suponha o Rt = 2, isso significa dizer que, estatisticamente falando, uma pessoa doente contaminará duas saudáveis. O ideal então é que esta taxa se mantenha o mais próximo possível de zero.
A partir do momento que ela se mantém constantemente abaixo do valor 1, significa dizer que a doença está em um estado “controlado”.
NÚMEROS EM TEMPO REAL AQUI.
É o resultado das carreatas, passeatas, comícios e motocadas políticas que está chegando, foi uma zombaria desnecessária das pessoas que achavam que a pandemia estava adormecida nesse período eleitoral, eis aí as consequências.
Não sou especialista, nem vi "estudo científico" sobre isso, mas parece evidente que estamos passando pelo "contágio de rebanho" como tanto cientistas e médicos falaram que iria acontecer.
Mas aqueles que querem acabar com o país, voltam a aterrorizar e hiper dimensionar a situação, sugerindo novo isolamento social, mais uma vez desnecessário.
Os números mostram uma situação inversa a encontrada no primeiro semestre onde os médicos sabem como lidar com o vírus e como tratar a maioria das pessoas infectadas.
Tivemos em 01 dia 287 mortes e 21 mil pessoas infectadas, realidade muito diferente a encontrada antes, quando a maioria dos infectados iam a óbito e tudo que os médicos tinham eram dúvidas no tratamento.
Por mais torcida contra ou a favor, uma coisa o Brasil tem que reconhecer: "Quem defendeu o uso da ivermectina, da cloriquina, dos anti coagulantes estavam certos e quem teve a responsabilidade e respeito a vida, usando e permitindo o uso dessa medicação, salvou muitas vidas.
Vejam o caso do campeão de mortes no Brasil, o estado de São Paulo, cujo governo foi radicalmente contra o uso da medicação e teve a maior quantidade de mortes no Brasil, seguido do CE e demais estados que impediram a população de tomar a medicação.
Não faço acusações, nem deixo dúvidas ao que escrevo, tudo está baseado em fatos reais e públicos, facilmente consultados, mas se quiserem se ofender ou fugir da real, podem até berrar contra, mas vão ter que criar versões, pois aqui reflete os fatos.