Saúde

Saiba como interpretar resultados de estudos clínicos das vacinas de Covid-19

Foto: Unsplash

Têm sido semanas agitadas com notícias sobre vacinas de Covid-19. Primeiro tivermos resultados preliminares dos estudos clínicos com a vacina da Pfizer, depois da vacina russa Sputnik V. Na última semana, ouvimos sobre a vacina da Moderna [e nesta segunda-feira (23), sobre a eficácia do imunizante da Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, que apresentou eficácia de até 90% de acordo com a dosagem]. Todos esses resultados foram compartilhados com a mídia, antes de serem revisados por pares e publicados em um periódico.

Enquanto esperamos mais resultados preliminares de mais ensaios com vacinas nas próximas semanas e meses, é importante entender o que está por trás desses anúncios, o que as notícias não nos contam e o que os pesquisadores ainda não sabem.

Isso pode nos ajudar a identificar boas notícias, ser mais críticos ou postergar nosso julgamento até que tenhamos mais informações.

1. A notícia me conta o tipo de ensaio?

Neste estágio da pandemia, os resultados que chegam às manchetes são geralmente resultados provisórios dos ensaios clínicos finais, conhecidos como fase 3. Isso é quando uma vacina é dada a milhares de pessoas e avalia-se quão bem ela funciona e se é segura (mais sobre isso abaixo).

Nesses ensaios, voluntários são aleatoriamente divididos em dois braços de estudo, o da vacina (pessoas que tomam o imunizante de verdade) e o do placebo (pessoas que tomam um placebo, em geral uma substância inerte, como uma injeção de solução salina). No entanto, alguns ensaios usam vacinas contra outras doenças como placebo. Então, idealmente, a divulgação midiática deveria mencionar como os resultados da vacina se comparam aos do placebo ou do outro imunizante.

Antes da vacina chegar nesse estágio ela terá completado com sucesso ensaios menores (fases 1 e 2). Frequentemente, essas fases se combinam. Então você poderia ter resultados de um ensaio que combine as fases 1 e 2 ou as fases 2 e 3.

2. A notícia menciona segurança?

Como as vacinas são testadas majoritariamente em voluntários saudáveis, é extremamente importante demonstrar que o imunizante é seguro.

Efeitos colaterais (também chamados de eventos adversos) são reportados a um comitê independente — geralmente com dois ou mais especialistas em imunologia e medicina, e também um bioestatístico. É um dos trabalhos desse comitê de monitoramento de dados receber e avaliar os relatórios de eventos adversos, e olhar os resultados provisórios para determinar se o ensaio deve continuar.

Às vezes, se forem levantadas questões de segurança, o ensaio é temporariamente interrompido enquanto o comitê faz a investigação. Foi o que aconteceu no ensaio da vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca [em setembro], que depois foi retomado.

Portanto, qualquer notícia deveria falar sobre quantas pessoas foram afetadas pelos efeitos colaterais, os tipos de reações adversas (comuns/raras, graves/leves), se são em pessoas que receberam a vacina ou o placebo e se o comitê de monitoramento está investigando. Nem todos esses detalhes estão disponíveis para o público.

3. A notícia fala quão bem a vacina funciona?

Os resultados dos testes são medidos em mais de um momento e ao final do estudo. Este é outro fator que o comitê de monitoramento de dados supervisiona. Por exemplo, o comitê tem regras sobre a eficácia da vacina que se aplicam durante o estudo para determinar se o ensaio prossegue. Então, uma regra pode ser algo como “para o ensaio continuar, a eficácia da vacina deve ser de no mínimo 60% depois que 25% dos indivíduos completaram os testes”.

Os resultados divulgados nas manchetes atualmente vêm desse tipo de análise. Em outras palavras, o comitê já acessou os resultados nesse ponto e deu o sinal verde para prosseguir.

Nenhum ensaio de fase 3 reportou, até agora, a análise completa de dezenas de milhares de participantes do estudo, mas isso deve acontecer nas próximas semanas.

Eficácia da vacina

A eficácia da vacina descreve o quanto a vacina oferece de proteção contra a doença-alvo. A fórmula e os cálculos podem ser bem complicados, então vou apenas dar um exemplo simples aqui.

Uma das medidas é baseada no “índice de ataque”, que é a proporção de pessoas no estudo diagnosticadas com Covid-19. Medimos esse índice nos “braços” da vacina e do placebo separadamente, e depois dividimos um pelo outro para ter a taxa de ataque. Em seguida, subtraímos a razão da taxa de ataque de 1 para obter uma medida da eficácia da vacina.

Por exemplo, se 5% dos que receberam a vacina são diagnosticados com Covid-19 e 40% dos que tomaram o placebo são confirmados com a doença, então a taxa de ataque é (5%/40%) ou 0,125 ou 12,5%. Isso significa que a eficácia da vacina é de 87,5% (100%-12,5%).

*Adrian Esterman é professor de bioestatística e epidemiologia na Universidade do Sul da Austrália. Artigo originalmente publicado em inglês no site The Conversation.

Galileu

 

Opinião dos leitores

  1. Vamos a interpretação
    As enzimas primogênitas do RNA são caracterizadas pela dureza eletrostática do
    citoplasma das células atingidas pelo vírus ?.
    O nível de chocolate ? aumenta muito , a cápsula viral fica rachadinha na sua superfície e tem a cor laranja ? no conteúdo interno .
    Somente um dado intriga os cientistas como é por que o depósito de 21 itens descoberto pelo virologista QUEIROZ e ainda não explicado .
    Resumo da análise
    Se você come chocolate gosta de uma laranja rachada e tem depósito em conta vai estar muito perto de ficar Imune .

  2. Petistas não sabem nem interpretar uma simples frase, vai saber interpretar exames, nem de fezes kkk kkk.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “O Estado sou eu”: Rogério Marinho critica frase de Alcolumbre e compara presidente do Senado ao Rei Luís XIV

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), criticou duramente a decisão do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), de retirar da pauta do plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública. Para o parlamentar, a medida carece de fundamentação adequada e representa uma condução autoritária dos trabalhos legislativos.

Durante pronunciamento, Marinho ironizou a postura de Alcolumbre ao compará-la à célebre frase historicamente atribuída ao rei absolutista francês Luís XIV: “O Estado sou eu!”

O senador argumentou que o Senado Federal é uma “Casa de pares”, o que exige que as deliberações preservem o caráter coletivo e democrático da instituição, rechaçando qualquer viés centralizador por parte da presidência.

Na avaliação do líder oposicionista, ao cancelar a votação da pauta, Alcolumbre “virou as costas para a sociedade” mais uma vez. O episódio acirra ainda mais os ânimos políticos no Congresso Nacional em torno do debate sobre a segurança pública.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] WAACK: Lula dobra aposta com promessa de passe livre do transporte público sem recurso em caixa


Vídeo: Reprodução/CNN Brasil

O jornalista William Waack avaliou o impacto das propostas eleitorais do governo e destacou o cenário apertado, mas persistente, da disputa política, durante comentário no programa WW, da CNN Brasil. Segundo o âncora, até o momento, as benesses promovidas pela gestão não surtiram o efeito esperado nas pesquisas de intenção de voto nos moldes planejados pela campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesse contexto, o analista classificou como uma “aposta dobrada” a nova promessa de Lula em assegurar transporte público gratuito nos fins de semana em mais de 5.000 municípios brasileiros.

De acordo com o jornalista, a proposta carece de estudos conclusivos de viabilidade e não passou pelo crivo técnico do Ministério da Fazenda. O principal entrave apontado reside na total incerteza sobre como custear e implementar a medida na prática.

“Ninguém sabe hoje como financiar, como implementar, como fazer funcionar, dado os custos sobre os quais ninguém tem uma estimativa clara, e dado o cipoal jurídico no qual ninguém sabe como se moveria uma proposta desse tipo”, ponderou Waack.

Para o comentarista, embora encarecida como mera promessa política, a iniciativa ilustra como o populismo fiscal lida com a falta de previsibilidade financeira e com riscos institucionais severos. Waack conclui que o descumprimento de promessas sem respaldo orçamentário agrava as condições políticas do país, enquanto sua efetivação real desencadearia uma crise fiscal de proporções alarmantes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula diz que explicações de diretor-geral da PF sobre participação em festa de Vorcaro em Londres “não foram convincentes”


Vídeo: Reprodução/TV Globo

Na sabatina da Globo, nesta quinta-feira (14), o presidente Lula (PT) disse que as explicações dadas pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, sobre a participação dele em uma festa promovida pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro em Londres “não foram convincentes”.

“Quando eu fiquei sabendo que ele tinha ido a Londres, eu chamei a atenção de que o papel do diretor da Política Federal não permite que ele tivesse ido a Londres. Ele me deu uma explicação, não foi convincente para mim. Ele não precisava ter ido”, disse Lula.

Apesar disso, o presidente defendeu que Andrei Rodrigues “está fazendo um trabalho extraordinário” na Polícia Federal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “POPULISMO FISCAL”: Gerson Camarotti critica proposta de Lula sobre transporte público gratuito aos fins de semana


Vídeo: Reprodução/GloboNews

O comentarista político Gerson Camarotti criticou duramente a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de implementar tarifa zero no transporte público aos fins de semana. A declaração foi feita durante o programa Edição das 18, da GloboNews, após o anúncio da medida feito a apenas dez dias do segundo turno das eleições.

Para Camarotti, o momento do anúncio e a falta de detalhamento financeiro fragilizam a proposta: “É populismo fiscal. Como é que um presidente da República, em plena eleição, faz uma proposta sem dar a fonte da receita?”, questionou o jornalista.

O analista também traçou um paralelo entre a estratégia do atual governo e os movimentos eleitorais adotados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, quando a gestão passada concedeu benefícios financeiros a categorias como taxistas e caminhoneiros na reta final da disputa presencial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula defende Alexandre de Moraes e Flávio Dino e diz que “todo mundo está implicado” no caso Master


Vídeo: Reprodução/TV Globo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender os ministros do STF, Alexandre de Moraes e Flávio Dino, durante a sabatina da Globo nesta quinta-feira (14).

Perguntado sobre como a população poderia acreditar que ele defende de fato que todos sejam investigados, ao mesmo tempo em que Flávio Dino, indicado por ele para o STF, pediu vistas e travou a investigação contra Alexandre de Moraes, Lula respondeu que não tem “como interferir na decisão de um ministro da Suprema Corte”.

“O Flávio Dino queria que todos fossem julgados na mesma sessão, porque a denúncia paira sobre todos. Então, o Flávio Dino fez aquilo que é de direito dele”, disse.

Lembrado que Alexandre de Moraes era o ministro do STF mais implicado no caso do Banco Master, Lula citou que Dias Toffoli, Nunes Marques e André Mendonça também teriam envolvimento com Daniel Vorcaro. “Agora está todo mundo implicado”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“ELE ESTÁ EM PÂNICO”: Áudio de irmã revela rotina de Daniel Vorcaro na Papudinha


Áudio: Reprodução/Revista Veja

Um novo registro em áudio obtido e publicado pela revista VEJA revela detalhes dramáticos sobre o cotidiano de Daniel Vorcaro na prisão. De acordo com relatos de pessoas que o visitaram na Papudinha, o nível de estresse do ex-proprietário do Banco Master sofreu uma escalada considerável nos últimos dias.

Entre as visitantes mais frequentes do ex-banqueiro está sua irmã, a advogada Natália Vorcaro Zettel. Ela também é casada com Fabiano Zettel, cunhado de Vorcaro e outro investigado no caso do Banco Master que cumpre pena privativa de liberdade. Em uma gravação recente, Natália desabafa sobre o estado emocional do irmão: “Ele está em pânico”.

O principal motivo da apreensão de Vorcaro seria a possibilidade de transferência de volta para um presídio de segurança máxima, onde as regras e restrições são substancialmente mais rigorosas.

O pavor decorre das memórias dos treze dias que passou na Penitenciária Federal de Brasília, confinado em uma cela de apenas 9 metros quadrados. Natália relata as condições dramáticas vividas pelo irmão no período:“ Ele passou por tortura na prisão máxima, sem água, sem comida, sem contato externo, com a luz ligada 24 horas piscando. E eles estão falando que vão colocar ele no mesmo lugar. Mas ele está em pânico, ele está em pânico.”

Com informações da Revista Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lula diz que “não sabia” que o Bolsa Família não teve aumento em seu governo


Vídeo: Reproduçaõ/TV Globo

Durante a sabatina na TV Globo, na noite desta quinta-feira (14), Lula (PT) disse que só deu o aumento do Bolsa Família faltando 17 dias para o primeiro turno porque “não sabia” que o programa social não havia sido reajustado.

“Eu não sabia [que não teve reajuste], porque é inexplicável que num governo do Lula alguém pense em não reajustar a inflação no salário das pessoas. É impensável, mas aconteceu”, disse ele.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“EU NÃO VOU VOTAR”: Renan Santos descarta apoio a Lula e libera seguidores no segundo turno

Reprodução

Renan Santos (Missão) afirmou que não apoiará Lula (PT) no segundo turno e que não pretende votar. Em entrevista ao programa Alt Tabet, do Canal UOL, divulgada nesta quinta-feira (15), ele disse que deseja preservar a independência do projeto político de seu partido.

“Eu não vou votar. A última vez eu pedi voto nulo. Dessa vez eu tô falando: votem em quem quiserem”, declarou. Renan afirmou que não quer associar o Missão a nenhuma das candidaturas que disputam a Presidência.

O dirigente disse que sua prioridade é construir um campo político próprio. “Eu preciso abrir o meu campo, e isso é a melhor coisa que eu posso fazer pelo Brasil, mais do que o meu voto”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

DATAFOLHA: Violência é o principal problema do país para 20%; saúde preocupa 18%

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A violência foi citada por 20% dos eleitores como o principal problema do país de responsabilidade do governo federal, segundo pesquisa Datafolha. Saúde aparece com 18%, e economia, incluindo inflação e preço dos alimentos, com 15%.

Também foram mencionados corrupção (7%), educação (6%), desemprego (4%), fome e miséria (3%), impostos altos (3%) e desigualdade social (2%). Administração pública, gastos públicos, impunidade, salário, política e habitação tiveram 1% cada. A pergunta foi espontânea, sem alternativas, e permitia apenas uma resposta.

As menções à violência passaram de 17% em julho para 20%, enquanto saúde recuou de 21% nos dois levantamentos anteriores para 18%. Segundo a reportagem, as oscilações ficaram dentro da margem de erro. Saúde foi mais citada por mulheres (22%) e por pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos (23%).

O Datafolha ouviu 2.520 eleitores de 16 anos ou mais nos dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o registro no TSE é BR-00466/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] “Vamos varrer o PT do RN e do Brasil”, diz prefeito Paulinho Freire em evento de apoio a Allyson Bezerra


O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), fez um discurso forte durante um evento na noite desta quinta-feira (14) em apoio ao candidato ao Governo do Estado, Alysson Bezerra (União Brasil).

Além de pedir voto para Allyson, o prefeito também pediu aos apoiadores para “cravar o 22” em Flávio Bolsonaro (PL). “A gente vai varrer o RN e Brasil das mãos do PT”, declarou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *