Foto: Rodrigo Paiva/Getty Images
Será obrigatório tomar vacina contra a covid-19 para entrar nos estabelecimentos da cidade de São Paulo. A prefeitura informou hoje que irá lançar um passaporte de vacinação que deverá ser exigido no comércio, serviços e eventos em geral a partir das próximas semanas.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o comprovante da vacinação poderá ser feito por meio do aplicativo da prefeitura ou com o cartão físico da vacinação. O anúncio com todos os detalhes, incluindo a data de início para a medida entrar em vigor, ainda será feito oficialmente. Locais que não cumprirem a exigência poderão ser multados.
A exigência será que as pessoas estejam com o esquema vacinal em dia. Então, se o cidadão tomou apenas uma dose e ainda não chegou a data para a segunda, não há problema. Mas, se estiver atrasado, pode ser impedido de entrar nos locais.
A proposta é incentivar a vacinação na capital. O cidadão deverá baixar o aplicativo e-SaudeSP, da prefeitura, que apresenta todas as informações de saúde do usuário, com base nos dados do Ministério da Saúde. Pessoas que tiverem dificuldade em baixar a ferramenta poderão apresentar o comprovante físico.
“A pessoa baixa o aplicativo da prefeitura e lá terá um QR Code com todas as informações: primeira dose, segunda dose, quando ela vai tomar ou deveria ter tomado. Se identificarmos que o estabelecimento não está exigindo ou que há pessoas no local que não se vacinaram, aplicaremos uma multa [no empreendimento]”, informou Nunes em entrevista coletiva na manhã de hoje.
O plano é que os últimos testes com o dispositivo do e-SaudeSP acabem nessa semana e a medida passe a valer já na semana que vem.
É uma medida mais educativa, como a Lei Antifumo. A gestão de Nunes diz entender que, na prática, é difícil controlar todos os estabelecimentos na cidade. “Mas a multa será bem cara”, afirmou Nunes, que disse ainda não ter valor definido.
“O objetivo é que seja obrigatória a vacinação para frequentar qualquer estabelecimento em São Paulo”, afirmou Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde.
A quarentena foi encerrada no estado de São Paulo na última quarta (17). Com isso, não há mais limites de horário nem ocupação. Ainda continuam proibidos aglomerações e grandes eventos.
Nunes já havia sinalizado a obrigatoriedade de vacinação em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, do governo estadual, na semana passada, quando falou sobre o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, marcado para o primeiro fim de semana de novembro.
De acordo com o plano de flexibilização do governo estadual, grandes eventos, como shows em pé e jogos de futebol com torcida, estarão liberados a partir de 1º de novembro. “Pode ser o evento da ONU [Organização das Nações Unidas], mas, em São Paulo, se quiser fazer, vai ter que estar vacinado”, disse o prefeito após a coletiva.
Segundo Aparecido, a exigência pode não fazer tanta diferença em pequenos estabelecimentos, mas, para os grandes eventos – em especial os executivos – pode surtir o efeito desejado. “Queremos que as pessoas se vacinem”, declarou.
UOL
Esses esquerdistas procuram tudo que é brexa pra tentar atrapalhar.
Isso tem cabimento???
Comércio é particular, tem dono, aí sai um idiota com uma proposta dessas?
Imoral!!
o cara querer que as pessoas sejam vacinadas pra deixar o cliente entrar nos estabelecimentos comerciais?
Ridícula!!
Ridícula!!
Esses caras estão reescrevendo a constituição.
Estão fazendo uma do agrado deles, onde o comércio acabe, e o povo fique na miséria.
Não vão conseguir.
Inconstitucional !!!
De fato “Direita Honesta”, o povo esta sen escravizado por essa briga ideológica, qua não vai a lugar algum. Até que vai, vai a alta da inflação, economia travada, vacinas atrasadas, preços subindo, real desvalorizado, poder de compra em baixa e o seu presidente com briguinhas sem futuro, aprisionando tudo e todos. Se toca!!!
Vc não sabe o que é escravidão ou então “se faz de doido” (aposto nessa última). Quem ler lá em cima um artigo sobre a Venezuela saberá o que ocorrerá com o Brasil se a esquerda voltar ao poder. E o presidente Bolsonaro é a ÚNICA barreira que nos separa desse triste destino. Por isso está sendo hostilizado por todo o “mecanismo”. Mas o povo está do seu lado e ainda confio no poder garantidor das Forças Armadas que, infelizmente, parece ser a única instituição nacional que ainda pode restaurar nossa liberdade. A Constituição Federal não serve mais para nada e está sendo seguidamente atropelada pelo STF, que DEVERIA protegê-la.
Esse controle social é um absurdo, é colocar mordaça no povo, manter o controle social como todo ditador faz. Não te nada de ser para o bem, nada!
Contra a CF.
Uma medida arbitrária e contra a lei brasileira, totalmente desnecessária e ilegal. Por isso a turma que idolatra bandido está dando apoio.
Melhor que isso, Dória, o senhor coronavac deveria mostrar quantas pessoas morreram depois de tomas as duas doses d coronachina que ele foi garoto propaganda dessa porcaria.
A esquerda junto a alguns meios de comunicação estão tentando impor o controle social a força na base da manutenção do medo.
O comércio que adotar o controle de acesso através desse passaporte, tem que ser boicotado pelo povo de bem, deixa os 8% da esquerda sustentar esses pontos comerciais.
O medo é a melhor arma para se escravizar um povo. É contra esse autoritarismo insano que o presidente Bolsonaro luta. Ninguém pode ser obrigado a injetar drogas em seu organismo, muito menos vacinas emergenciais, aprovadas às pressas e cujos efeitos ainda são desconhecidos. O povo está sendo escravizado aos poucos e muitos não estão se dando conta do perigo.
Vc tá ganhando muito bem pra ficar conversando essas merdas aqui o dia todo? Ou faz isso só por alienação por comer ração de capim cloroquinado? Vários países ocidentais e democráticos já exigem passaporte vacinal: Coreia do Sul, Japão, Portugal, Holanda, Luxemburgo, Itália, Irlanda, Grécia, França, Dinamarca, Áustria, União europeia, Israel. Basta pesquisar que vc poderá se informar e sair dessa sua bolha de desinformação. Outra cosia, ninguém precisa do MINTOmaníaco das rachadinhas pra garantir liberdade nenhuma, o que garante isso eh a nossa Constituição e instituições fortes. Endeusar político eh perigoso e já vimos isso na época de lulaladrao…
O povo está sendo esvravizado por está perdendo seus direitos, emprego, redução de salários, perda de garantias trabalhistas, aposentadoria, 13°, fgts, férias, passando fome, comendo osso, pé de galinha, sendo ameaçado por um desqualificado e sua trupe todos os dias e não porque está se exigindo vacinas. Bicho de chifres!
Vc não merece resposta, mas outros também leem. A perda de direitosxe liberdades é fenômeno mundial, aproveitando a “oportuna” pandemia criada na China. Famosos “mundiais”, como a atriz Jane Fonda, já agradeceram pela “oportunidade”. O bandido de 9 dedos, também. Quanto a vc, mude seu linguajar pois seus jargões já surrados entregam suas preferências e seus patrões. Gente como vc nasceu para ser escravo ou, no máximo, pau mandado de político corrupto. Os valores que me motivam são com certeza diferentes dos seus.
Alienado, como era o país quando foi governado pelo PT? Vc tava em Marte? Basta ter honestidade na comparação dos indicadores sociais entre o governo do PT e o desastre do governo desse sujeito que vc defende. Pare de comer capim com cloroquina e ivermectina e acorde pra realidade.