Imagens: UOL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou pela primeira vez, nesta quinta-feira (5/2), sobre o encontro que teve com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro. A reunião entre os dois ocorreu no Palácio do Planalto, em 2024.
Segundo o chefe do Executivo, o empresário disse, na ocasião, que estava sofrendo “perseguição”.
“Ele então me contou da perseguição que ele estava sofrendo, que tinha gente interessada em derrubar ele e tal. O que eu disse para ele: não há posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica feita pelo Banco Central. Foi essa a conversa”, narrou o presidente em entrevista ao portal UOL, nesta quinta-feira (5/2).
Conforme revelou o Metrópoles, na coluna da Andreza Matais, Lula recebeu Vorcaro em ao menos uma oportunidade. O encontro ocorreu em dezembro de 2024 e contou ainda com a presença do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Em entrevista ao Metrópoles, na última sexta-feira (29/1), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia relatado o que teria sido o teor da conversa entre Lula e Vorcaro.
Segundo Haddad, Lula afirmou a Vorcaro que as decisões sobre o Master seriam tomadas pelo Banco Central, de forma estritamente “técnica”.
“Galípolo tomou posse, viu que estava diante de um problema grave, abriu os procedimentos internos para apurar, constatou a fraude bilionária, tomou todas as medidas necessárias, interna e externamente, para uma decisão robusta, uma decisão sustentável perante qualquer tribunal. Esse é o certo. Com a orientação do presidente da República, que nos disse sempre: façam o trabalho de vocês. Quando ele está diante de uma informação, diz: façam o trabalho de vocês. O que, aliás, foi o que ele disse na reunião com o Vorcaro, segundo todas as testemunhas: ‘Olha, a decisão sobre você é do Banco Central, técnica. Uma decisão técnica vai ser tomada. Se bem, bem; se mal, mal‘. E é a orientação que eu recebo”, contou Haddad.
O ministro também defendeu o presidente por ter recebido Vorcaro. Segundo ele, na época do encontro, o que havia apenas era “rumor” e “disse-me-disse” de que as coisas não estavam andando bem no Master.
“Tinha muito rumor de que as coisas não estavam andando bem. Era um disse-me-disse. O rumor existia desde 2024. Tinha problema, mas você não tinha indício de crime, de fraude. Parecia um negócio mal feito, que não ia dar certo. Agora, no início de 2025, já há elementos concretos. O Galípolo estava muito preocupado, abrindo procedimentos internos para mergulhar na fiscalização. E aí houve um envolvimento quase que ato contínuo do Ministério Público”, contou Haddad.
Questionado sobre por que não alertou Lula a não receber Vorcaro, o chefe da equipe econômica afirmou que não sabia que o presidente da República receberia o banqueiro e ressaltou que não conhece Vorcaro.
“Eu nem sabia que ele ia receber. Eu não conheço essa pessoa. Até outro dia, eu não sabia se ele ia estar nesse ambiente ou não”, declarou Haddad.
Metrópoles com informações de UOL
DA DESCARGA
A MERDA É GRANDE
FORA BOSTANARO
Caladooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!
A cabra da peste. Esse é nordestino. Valeu comandante
Bolsonaro até 2026, e o choro é livre.
Esse cara precisa sofrer interdição. Enquanto ele tem médico pra tratar suas loucuras, a grande maioria não tem e muita gente está a espera de leitos de UTIs e morrendo pelo país. Interdição já.
O mais recente apoio no Brasil ao uso "off label" de medicamentos no combate à COVID partiu do presidente do Conselho Federal de Medicina. Compete a ele, LEGALMENTE, disciplinar as orientações à categoria médica. Já há PAÍSES utilizando oficialmente tais remédios. A propósito, a Bahia, governada pelo PT, acaba de se render ao uso da ivermectina e da hidroxicloroquina. O discurso mentiroso está sendo derrotado pela realidade.
Ele tem razão e muita.
Mas o " CHORO É LIVRE" COMO DISSE UMA repórter
MOURÃO JÁ!
O que salvou ele foi a facada!
Vixe! Esse MINTO já voltou a conversar BOSTA!? KKKKKK. Daqui a pouco Lira enquadra ele!
Esse bobinho já se vacinou faz muito tempo. E foi com a coronavac. Pra que então decretou sigilo de seu cartão de vacinação? É um Pelé.
Se deu certo use de novo!
Bota quente comandante, os ptralhas ficam tudo doidos kkkkk.
O presidente está totalmente CERTO.
Fui aí médico e foi esse o tratamento passado para mim.
Você que acha que o nosso presidente está errado .se você for infectado por esse VIROS. Você não vai fazer uso deste tratamento?
Em terra fértil nasce o que é bom,mas num trrreno árido,só cobras,lagartixas,escaravelhos.
As vezes o remédio de DEUS é amargo demais….FARAÓ wue o diga.
O vei é duro. 2022
Esse é topado e testado.
O melhor de todos os tempos.
Bolsonaro.
2022.
Ô véi duro da gota serena.
É cru meu fii !!!
Ééééééé!!!!!!!
Patético
Conversador de bosta
Cara de Lagartixa falou.
VALEU MEU CAPITÃO.