Mundo

Milei enfrenta pressão crescente em meio a eleições na Argentina

Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu

Os argentinos vão às urnas neste domingo (7) para votar nas eleições legislativas na província de Buenos Aires, que abriga quase 40% dos eleitores do país. A disputa será um desafio para o governo do presidente Javier Milei, já que a região tem sido tradicionalmente um reduto da oposição peronista.

O líder argentino tem apresentado as eleições legislativas deste fim de semana como uma oportunidade para acabar com kirchnerismo, movimento da oposição liderado pela ex-presidente Cristina Kirchner.

Milei também está atento às eleições de meio de mandato que acontecerão no dia 26 de outubro, quando os argentinos voltam às urnas para preencher as cadeiras do Congresso, onde o governo conta com uma minoria atualmente.

Uma bancada maior no Congresso daria ao governo mais liberdade para bloquear as medidas da oposição que buscam derrubar as reformas de Milei. Diante das políticas de austeridade do presidente, parlamentares da oposição buscaram aumentar gastos com saúde e educação e, na quinta-feira (4), pela primeira vez, derrubaram seu veto a um projeto de lei de ampliação do orçamento para pessoas com deficiência.

Um resultado fraco nas eleições pode intensificar a incerteza sobre sua capacidade de aprovar as reformas que muitos investidores veem com simpatia.

Mas manchetes dos jornais argentinos têm sido tomadas por um escândalo de corrupção que pode levar a consequências políticas para a eleição deste domingo, e colocam pressão sobre o governo Milei.

No fim de agosto, a imprensa local publicou gravações de áudio nas quais uma autoridade de alto escalão do governo estaria discutindo suborno e sugerindo que a irmã e chefe de gabinete do presidente, Karina Milei, estaria recebendo propina. Javier Milei classificou as alegações como mentiras, e Karina Milei não comentou o caso.

A frustração da população com as rígidas medidas do presidente já puxava seus índices de aprovação para baixo, segundo cientistas políticos. Em agosto, eles caíram 39%, de acordo com uma pesquisa da Trespuntozero realizada após o surgimento das denúncias de corrupção — patamar mais baixo já registrado para Milei até o momento e uma queda em relação aos 48% de julho. Outra pesquisa recente da Management & Fit constatou que 73% das pessoas estavam preocupadas com o escândalo de suborno.

O índice de referência do mercado de ações local caiu mais de 14% no mês passado e nesta semana atingiu seu nível mais baixo desde o início de abril.

Ainda assim, não está claro o efeito real que a turbulência terá sobre a eleição. Muitos dos apoiadores de Milei ignoraram as denúncias, repetindo a afirmação do presidente de que ele é vítima de uma operação orquestrada pela oposição.

Facundo Cruz, consultor político em Buenos Aires, avalia que Milei não deve perder muito apoio em decorrência do escândalo por conta do clima político altamente dividido.

“Esta é uma eleição muito polarizada”, disse. “Há a ideia de que você precisa defender o governo apesar disso.”

CNN

Opinião dos leitores

  1. Se o presente tá dando certo e a Argentina tá saindo da crise econômica herdada da gestão anterior, porque mudar? Espero e desejo que o Argentino reflita e saiba votar com a razão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comportamento

ALERTA: Bancário de 30 anos tem pulmão perfurado por uso de cigarro eletrônico

Foto: Instagram

O bancário Allan Douglas, de 30 anos, fez um alerta nas redes sociais sobre o consumo de cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapers. De acordo com o morador de Manaus, o pulmão dele foi perfurado após alguns dias intensificando o uso do dispositivo eletrônico durante uma viagem de férias ao Rio de Janeiro.

Em uma rede social, Allan disse que precisou ficar internado em um hospital manauara e pediu que seus seguidores – quase 26 mil – avisassem aos amigos sobre os riscos envolvidos no uso de cigarros eletrônicos. Em entrevista, o rapaz contou que vinha usando cigarros eletrônicos há cincos meses, mas apenas esporadicamente. Em férias no Rio de Janeiro, ele passou a fumar todos os dias durante duas semanas.

“Eu apenas fazia uso em saídas com os amigos, mas como não estava trabalhando, usei todos os dias, principalmente na praia. Não costumava tragar, apenas aspirar. Acredito que seja muito importante discutir isso amplamente porque cada um tem um organismo e existe o risco”, afirmou em entrevista.

Após 11 dias, o bancário recebeu alta. A venda de cigarros eletrônicos não é permitida no Brasil. Em 2019, após uma onda de casos nos Estados Unidos, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos criou o nome Evali para designar uma doença pulmonar associada ao uso do dispositivo.

Pesquisas já mostraram que as bactérias que, naturalmente, existem no pulmão se tornam mais nocivas causando mais inflamações quando são expostas ao vapor do cigarro eletrônico. Essa situação pode levar a doenças como a DPOC, doença pulmonar obstrutiva crônica, e asma.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. “Graças ao cigarro eletrônico ” Graças a ele que é um Zé Mane e foi fumar essa bosta, ou será que ele fumou forçado? Quem procura acha. Esse é mais daqueles que amam uma modinha.

  2. Nem eletronico e nem comum.. cigarro mata do mesmo jeito.. Fede, suja, polui e mata quem usa e quem está por perto. Dificil entender pq alguem empurra fumaça pra o pulmao. Nao faz sentido ser burro assim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Violência

Violência contra mulher: 2/3 das agressões são domésticas ou cometidas por alguém da família

Foto: Agência Brasil

violência doméstica e intrafamiliar representa dois terços (65,2%) de todas as notificações de violência contra mulheres no ano de 2022, totalizando 144.285 casos, segundo o Atlas da Violência, divulgado nesta terça-feira (18).

Entre os crimes mais notificados, a violência física aparece como prevalente com 36,7% dos casos.

O segundo tipo mais frequente, com 31,1% dos registros, consiste em “violências múltiplas”, ou seja, casos em que mais de uma forma de violência foi informada pela vítima.

Em seguida, aparecem negligência (11,9% dos casos), violência psicológica (10,7%), violência sexual (8,9%) e outras formas de violência (0,7%). O estudo é feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Foram considerados dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Segundo especialistas, crimes de violência de gênero têm altos índices de subnotificação, diante do receio da vítima de denunciar o agressor. Diante disso, o mapeamento via registros de saúde tende a dar um cenário mais completo do que a compilação dos boletins de ocorrência.

Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes de até 14 anos são 24,5% das vítimas. Praticamente metade (49,9%) são mulheres em idade reprodutiva, entre 15 e 39 anos. Já as idosas representaram 6,4% do total.

“Do ponto de vista de trajetórias da violência, em bebês e crianças de até 9 anos, a violência mais comum sofrida nessa etapa da vida é a negligência. E a segunda mais comum são os casos de violência sexual, cerca de 30%. É muita coisa”, afirma Samira Bueno, uma das coordenadoras do Atlas.

Para as meninas de 10 a 14 anos, a principal causa de atendimento no sistema de saúde foi violência sexual, quase metade dos casos (49,6%)”, acrescenta ela, também diretora executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Isso traz um pouco da magnitude do problema.”

Fonte: Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

TRT-RN leiloa estádio Barretão, do Globo de Ceará-Mirim, nesta sexta-feira (22)

Foto: Reprodução

Uma área de 120 hectares na fazenda Jacoca de Cima I, onde foi construído o estádio Barretão, a sede oficial do Globo F.C. e um armazém com 1.100 m² de área construída, em Ceará-mirim, será leiloada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), no próximo dia 22 de março (sexta-feira).

O estádio foi penhorado pela 5ª Vara do Trabalho de Maceió para garantir o pagamento de uma dívida trabalhista da Tendência Tecnologia Educacional Ltda-ME, que tramita na 5ª Vara do Trabalho de Maceió, empresa que tem entre seus sócios o proprietário do clube.

O primeiro leilão do ano de 2024 do TRT-RN será realizado na sexta-feira (22), a partir das 9h, reunindo 40 lotes de bens penhorados pelas Varas do Trabalho de Natal, Mossoró, Assu, Caicó, Ceará-Mirim e Currais Novos para pagamento de dívidas trabalhistas.

O leilão será presidido pelo juiz Inácio André de Oliveira, da Coordenadoria de Mandados e Pesquisa Patrimonial e da Central de Mandados do TRT-RN.

Imóveis
Além do estádio Barretão, o TRT-RN vai leiloar vários imóveis, automóveis e equipamentos industriais, com destaque para a Fazenda Nascença III, em Ceará-mirim e a Fazenda Catamboeira, em São Gonçalo do Amarante, uma garagem de ônibus e uma casa à beira mar de Pitangui, no litoral norte.

Também serão leiloadas várias salas comerciais no centro do Rio de Janeiro, um prédio comercial no bairro da Ribeira e a sede do Centro Social Urbano do bairro da Nossa Senhora da Apresentação, em Natal e um terreno no bairro Paredões e uma casa no conjunto Vingt Rosado, em Mossoró.

O TRT-RN ainda vai leiloar 400 milheiros de tijolos de 8 furos e todos os equipamentos da Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância de São Miguel, na região oeste do estado e da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Natal.

O pregão será híbrido, com lances presenciais e telepresenciais. Os lances presenciais poderão ser apresentados no auditório do Hotel Majestic (Av. Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra, em Natal).

Os lances telepresenciais será necessário o cadastramento no site do leiloeiro (www.mnleilao.com.br), onde a lista dos bens que serão leiloados já está disponível para consultas.

SERVIÇO
1º Leilão Judicial do TRT-RN
Data: Sexta-feira (22 de março de 2024), às 9:00h
Presencial: Hotel Majestic (Av. Roberto Freire, 3800 – Ponta Negra, em Natal).
Telepresencial: www.mnleilao.com.br

Opinião dos leitores

  1. Para conhecimento de todos, não há nenhum processo em execução de penhora em nome da APAE Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

PEGOU CLIENTES DE SURPRESA: C&A fecha loja no Centro de Natal

Foto: Magnus Nascimento

Os natalenses que frequentam o bairro Cidade Alta, na zona Leste de Natal, foram pegos de surpresa nesta sexta-feira (11) com uma placa de anúncio de encerramento das atividades nas lojas C&A, uma das principais lojas de roupas do Brasil.

“Encerramos as atividades desta loja no dia 11 de março de 2022. Esperamos você em uma de nossas unidades mais próximas, para uma experiência de moda incrível! Ou, se preferir, fique conectado conosco através do nosso site”, diz comunicado colado na loja.

Localizada no coração da Cidade Alta, na Avenida Rio Branco com esquina para a João Pessoa, a C&A foi inaugurada na capital em 1994 e foi uma das primeiras lojas de departamento do Rio Grande do Norte.

Além de clientes, funcionários da loja foram pegos de surpresa com o anúncio do fechamento. A reportagem apurou que eles serão transferidos para outras filiais da C&A na capital potiguar, que possui lojas no Natal Shopping e Partage Norte Shopping.

No banner da loja, há ainda indicação para clientes. “Trocas de produtos poderão ser realizadas em qualquer uma de nossas unidades, assim como o pagamento das atuais e próximas faturas do Cartão C&A.ks pagamentos das faturas também poderão ser feitos em agências bancárias, casas lotéricas pelo internet banking. Utilize o app C&A para consultar o seu limite para compras e saques, ou tenha acesso a linha digitável para pagamento de fatura”, diz o banner.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O empresário investe milhões em um loja e o poder público não fiscaliza e deixa todo tipo de ambulante em frente à loja.(veja a foto) uma vergonha. Acho que o presidente da empresa foi visitar a loja, viu a cena horrorosa na porta e mandou fechar.

    1. O meu presidente luta pela retomada da economia .. esta bendita governadora é do quanto pior, melhor !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN ganha primeira unidade da Zeiss Vision Center, alemã referência em equipamentos óticos e lentes

Foto: Divulgação 

Sinônimo de inovação e tecnologia, a ZEISS inaugura sua primeira unidade licenciada no Rio Grande do Norte, em Natal, no dia 24 de março de 2022 no Midway Mall, o maior shopping center do Estado e um dos maiores do Nordeste, com a proposta de oferecer ao público muito mais do que um layout moderno, mas uma experiência com a maior referência mundial em equipamentos óticos e lentes, a alemã ZEISS, em um conceito dinâmico e inovador.

Na ZEISS Vision Center Natal, você poderá encontrar armações de marcas consagradas e as lentes corretivas ZEISS, que oferecem altíssima precisão óptica, proporcionando uma adaptação mais rápida e segura, favorecendo o resultado estético.

Entre os destaques da loja está o tratamento para prevenção da luz azul DuraVision BlueProtect. O excesso de exposição visual à luz azul, causada por aparelhos digitais, televisores e lâmpadas de LED pode representar um risco para a saúde, além de causar doenças oculares. O tratamento DuraVision BlueProtect garante conforto visual mesmo em ambientes ou condições cuja porção de luz azul é elevada.

Os atendimentos são todos feitos por consultores que receberam treinamento especializado junto à fabricante alemã, e avaliam o perfil de visão de cada cliente através de equipamentos modernos para criar soluções óticas sob medida para cada consumidor.
Tudo para proporcionar aos clientes uma experiência de compra à altura do padrão de qualidade do Grupo Saraiva e Maia e da ZEISS.

Sobre a ZEISS

A multinacional foi fundada em 1846 na cidade de Jena e, atualmente, sua sede fica em Oberkochen, na Alemanha. Com mais de 10 mil colaboradores, a ZEISS é líder e referência internacional no setor da óptica e optoeletrônica. O grupo desenvolve fábricas, planetários, lentes objetivas fotográficas e cinematográficas, binóculos e soluções para a pesquisa biomédica, tecnologia médica, indústria de semicondutores, automotiva e mecânica.

Sucesso em 19 países, a ZEISS está presente no Brasil com lojas exclusivas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Chapecó (SC), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Jundiaí (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministério pede retirada do Kinder Ovo após casos de contaminação

Foto: Gerardo Vieyra

Às vésperas da Páscoa e diante do registro de dezenas de casos, na semana passada, de salmonela causada por chocolates Kinder no Reino Unido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.

“Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”, ressalta a Senacom, em nota.

A empresa tem o prazo de 72h, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou prestar os devidos esclarecimentos.

O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. Segundo a legislação que regulamenta o recall, o fornecedor é responsável por explicar qual é o defeito e alertar sobre o risco envolvido, além de orientar os consumidores sobre como evitar incidentes e o que fazer para obter reparo, substituição ou reembolso do produto.

O governo federal mantém um sistema acessível no site, no qual o consumidor pode pesquisar se um produto ou serviço foi objeto de recall recentemente, além de se cadastrar para receber alertas sempre que um novo recall for lançado.

Procurada pela Agência Brasil, até o fechamento desta reportagem, a Ferrero do Brasil não respondeu o que fará diante da notificação que recebeu da Secretaria Nacional do Consumidor.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Sicredi disponibiliza mais de R$ 6,8 milhões para o turismo no Nordeste

Foto: Divulgação

Não há dúvidas de que o setor de turismo está aos poucos voltando ao normal após serem retiradas as restrições causadas pela pandemia da Covid-19, principalmente na região Nordeste. Através da oferta de linhas de crédito, instituições financeiras estão auxiliando o setor na retomada da economia. Somente no primeiro semestre deste ano, o Sicredi já disponibilizou mais de R$ 6,8 milhões em crédito para o setor na região Nordeste, contemplando desde empresas de hospedagens, bares e restaurantes até transporte.

Entre os estados, a Paraíba lidera o número de investimentos, com mais de R$ 4,2 milhões investidos; em segundo aparece o Rio Grande do Norte, com R$ 1,1 milhões destinados ao setor. Em terceiro, o Ceará, com R$ 388 mil, seguido por Pernambuco com mais R$ 322 mil. De acordo com o consultor de Negócios da Central Sicredi Norte/Nordeste, Marcos Barbosa, com a retomada da vida normal, pós-pandemia, a expectativa é que o setor volte a crescer e se desenvolver acompanhando todo potencial que a região tem para essa atividade, beneficiando desde o microempreendedor até as grandes empresas do turismo.

“O Turismo é uma das vocações da região Nordeste que já vem sendo trabalhada e hoje representa uma fonte de recursos muito importante, desde a geração de emprego e renda, bem como de cidadania, por meio do acesso a lazer e bem-estar. Nesse contexto, o Sicredi apoia diversos projetos ligados ao setor, concedendo crédito e fazendo o dinheiro girar na própria região”, afirma Marcos Barbosa.

Crescimento do turismo

No primeiro semestre de 2022, em todo o país, o setor cresceu 34% em relação ao mesmo período do ano passado, e o faturamento do segmento chegou a R$ 94 bilhões, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), em parceria com o Ministério do Turismo.

Em relação aos próximos meses, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que até o final do ano o setor ainda deve ter uma alta de 5,1% em relação a 2021. A análise é feita com base no cruzamento de informações da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando o potencial mensal de geração de receitas do setor.

Os números também mostram que, entre as regiões, o Nordeste se destaca no potencial de crescimento estando entre os sete destinos com maior procura pelos turistas e saindo na frente na recuperação do setor.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.200 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Salatiel destaca alianças partidárias e diz que Nilda faz política assediando candidatos do grupo liderado por Taveira

Foto: Reprodução

O pré-candidato a prefeito de Parnamirim, Salatiel de Souza (PL), diz que está se preparando para administrar a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte. Segundo ele, o projeto é fazer Parnamirim avançar. Já quando questionado sobre sua principal possível adversária na campanha deste ano, Salatiel é objetivo: “Nilda só tem tempo para fazer política e fica assediando nossos candidatos.

A pré-candidatura de Salatiel foi anunciada há 10 dias com o apoio do atual prefeito Rosano Taveira (PR). De acordo com Salatiel, o arco de aliança em torno da sua pré-candidatura vem crescendo.

“Em relação aos partidos e apoios estamos conversando e ampliando esse grupo. Além do meu partido PL, nós temos o Republicanos, que é o partido do prefeito Rosano Taveira. Ele é filiado ao PR há mais de 15 anos, partido hoje presidido pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, nosso parceiro. O partido Republicanos inclusive conta com dois vereadores na atual legislatura; nós temos o Podemos do senador Styvenson Valentim, que será importantíssimo nesse arco de alianças trazendo o senador mais votado da última eleição; nós temos o apoio recém-chegado do PP – do deputado federal João Maia, que também vai ter agora a filiação de dois vereadores do nosso grupo; nós temos o Democracia Cristã, que é o partido que está criando uma nominata muito forte e deve eleger no mínimo três vereadores; e nós temos o PSB”, destacou.

Salatiel também garante que nesse arco de aliança as conversas continuam com os aliados União Brasil e PSDB. Em relação ao primeiro, ele é cirúrgico: “Não podemos esquecer que Taveira Jr é filiado ao União Brasil, foi o deputado mais votado na cidade e está conosco. A gestão do prefeito Taveira também conta com a parceria dos deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire e nós pretendemos manter essa coalizão. Temos certeza que o União Brasil, comandado pelo senador José Agripino, grande líder político do nosso Estado, estará unido conosco. Assim como o PSDB do presidente Ezequiel Ferreira”.

O pré-candidato finaliza lembrando que foi escolhido para ser o nome do grupo liderado por Taveira após consultas populares.

“A partir do resultado das pesquisas de quem seria o melhor candidato do nosso grupo, os partidos, os vereadores e o nosso prefeito Rosano Taveira, líder desse nosso grupo vitorioso há mais de 20 anos, apresentou meu nome, em consonância com as ruas, ao PL – Partido Liberal, presidido pelo senador Rogério Marinho, para que a gente pudesse disputar a eleição pelo maior partido do Brasil”, enfatiza.

Opinião dos leitores

  1. Salvação de Salatiel e o Partido Democracia Cristã! Direita Cristã, 95% população Cristã e 65% Direita

  2. Pode chamar ele de “descondenado” ou esse adjetivo só serve pra político bandido de esquerda?

    1. No mínimo, de DESEMPACTADO!
      Mas, se Lula pode voltar a cena do crime, é justo que Salatiel também possa.

    1. Roger Má se aliando com essa galera, logo ele o defensor da ética e trabalho na política.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes usou órgão do TSE para levantar informações sigilosas de contratado para obra em sua casa

Foto: Nelson Jr/SCO/STF

Mensagens obtidas pela Folha mostram que Wellington Macedo, policial militar lotado no gabinete de Alexandre de Moraes no STF (Supremo Tribunal Federal), utilizou o órgão de combate à desinformação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para levantar informações sigilosas sobre uma pessoa que faria uma obra na casa do ministro.

As conversas entre o PM, responsável pela segurança de Moraes, e Eduardo Tagliaferro, então chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação) do TSE, indicam o uso de banco de dados da Polícia Civil de São Paulo para as pesquisas de informações que não podem ser obtidas em plataformas de acesso público.

Foram acessados dados como endereço, telefone, filiação e histórico criminal do prestador de serviço.

Como mostrou a Folha, o PM também fez pedidos para a produção de relatórios ao setor de combate à desinformação do TSE. O uso da assessoria especial do TSE para questões relacionadas à segurança de Moraes está fora do escopo de atuação da estrutura do órgão.

A proteção de ministros do STF é de responsabilidade da Secretaria de Segurança do STF, formada por policiais judiciais e, quando necessário, reforçada com agentes de segurança de outras corporações, como a Polícia Federal.

No caso de ameaças a ministros, a praxe é que essa Secretaria de Segurança receba as informações e repasse para as autoridades competentes, seja a Polícia Federal ou as estaduais. Há a possibilidade de o próprio gabinete do ministro acionar a polícia diretamente com pedido de investigação por se tratar de suspeita de crime.

As mensagens que abordam o levantamento das informações indicam que os dados acessados eram sigilosos, o que contradiz a fala de Moraes no plenário do STF na quarta (14) quando ele afirmou que os dados solicitados pelo seu gabinete a AEED eram todos públicos.

Em 24 de fevereiro de 2023, o segurança do ministro encaminha o nome de uma pessoa e solicita que Tagliaferro levante a ficha criminal dele.

“Apenas se tem ou não passagem pela polícia”, pede o PM. “Boa tarde. De qual estado ele é? SP?”, responde Tagliaferro. “Ele é uma das pessoas que fará reforma no apt do Min”, afirma Wellington Macedo durante a conversa.

Cerca de uma hora depois do pedido, por volta das 16h30, Tagliaferro enviou um relatório intitulado “Consulta – Polícia Judiciária SP” e outro nomeado de “Registro Civil”.

Em seguida, ele encaminha também cópias de boletim de ocorrência em nome da pessoa indicada pelo segurança de Moraes.

Após encontrar um registro sobre um suposto homicídio na ficha criminal e levantar a possibilidade de ser um homônimo, Tagliaferro faz outras buscas e encontra informações sobre o processo e o cumprimento de pena pelo prestador de serviço.

“Excelente. Agora sim. Vou passar ao chefe”, diz o PM após receber as informações.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. prevaricação o nome desse crime, para quem não sabe. Se utilizar de bens ou recursos públicos para benefício próprio. Só isso daí já dava exoneração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Engorda de Ponta Negra alcança 68% de conclusão, diz Seinfra

Foto: Magnus Nascimento

As obras da engorda de Ponta Negra, em Natal, seguem para as intervenções no último quilômetro da praia a receber o aterro hidráulico. Nesta terça-feira (10), de acordo com Carlson Gomes, titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a área concluída se aproximava de 3 km. Com isso, mais 500 metros passam por interdição para a continuidade dos serviços. Apesar dos avanços, o secretário preferiu não especificar uma data para a finalização da obra. Ao todo, 4 quilômetros receberão o aterro, que amplia a faixa de areia em 50 metros na maré alta e em 100 metros quando a maré está baixa.

“A Seinfra e a Prefeitura trabalham para entregar a obra no final do ano. Já há 68% de conclusão, mas eu prefiro não especificar uma data para a finalização total. O certo é que estamos correndo para agilizar tudo. Os avanços mostram que a obra acontece dentro do esperado e que nós conseguimos recuperar aqueles cerca de 10 dias de paralisação registrados no começo dos trabalhos”, disse Gomes à TRIBUNA DO NORTE. A obra de engorda de Ponta Negra tem custo total orçado em R$ 73 milhões.

Com o andamento do aterro, banhistas e visitantes começaram a ocupar os trechos liberados pela Prefeitura, na altura dos hotéis da Via Costeira. Por causa da engorda, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) tem trabalhado para reordenar a praia. O secretário Thiago Mesquita explicou que a reorganização consiste no zoneamento dos quatro quilômetros contemplados pela intervenção, os quais são divididos por áreas específicas, como aquelas ligadas à prática de atividades náuticas, esportes, bem como espaços onde os banhistas podem fazer uso de coolers e sombrinhas.

Os cerca de 600 ambulantes cadastrados junto à Semurb podem transitar pela área zoneada, desde que estejam devidamente identificados com coletes e crachás com QR Code. “Cada ambulante recebe um colete com uma das quatro cores adotadas para identificar a categoria desses profissionais”, afirma Thiago Mesquita. Desde o último dia 1º a Semurb encabeça o monitoramento da reorganização, em parceria com a Secretaria de Turismo, Seinfra, Urbana, Guarda Municipal, Polícia Militar, Procon e Vigilância Sanitária.

“A reorganização também envolve a limpeza e manutenção dessas áreas para garantir a salubridade da praia”, disse o secretário. A produção de alimentos na praia é proibida, sendo permitida apenas em um centro de distribuição autorizado pela Vigilância Sanitária na Vila de Ponta Negra. Já a PM e a Guarda Municipal devem fiscalizar o tráfego de motocicletas no calçadão, o que não é permitido.

Para os quiosqueiros, a mudança diz respeito também à quantidade de guarda-sóis, limitada a 12 unidades (antes eram 15) para cada um. “Por enquanto, não tivemos autuações. As comunicações em torno desse processo foram muito bem feitas. Estamos executando as demarcações e tudo está correndo muito bem”, acrescentou Thiago Mesquita, em seguida. A operação de reorganização seguirá até o dia 5 de março do próximo ano, na quarta-feira de Cinzas.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Nós, pessoas de responsabilidade ambiental, nos negamos a pisar nessa engorda fascista…Boicote já, de todos os eleitores de esquerda à praia “genocida”. Temos a obrigação moral de nunca passar, nem perto, dessa orla anti-democrática…

  2. Mesmo o “Partido das Trevas” atrapalhando, a engorda está crescendo e melhorando o nosso cartão postal da cidade. Ainda bem que para Natal, a candidata levou pela!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Copom eleva juros básicos da economia para 10,75% ao ano

Foto: Agência Brasil

A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação fizeram o Banco Central (BC) elevar os juros pela primeira vez em mais de dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro

A última alta dos juros ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,25% para 13,75% ao ano. Após passar um ano nesse nível, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto e um corte de 0,25 ponto, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial, ficou negativo em 0,02%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda no preço da energia puxou o índice para baixo, mas o alívio na inflação é temporário.

As tarifas de luz subirão a partir de setembro por causa da bandeira tarifária vermelha. Além disso, a seca prolongada terá impacto no preço dos alimentos. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu que o choque de oferta de alimentos não seja resolvido por meio de juros.

Com o resultado, o indicador acumula alta de 4,24 em 12 meses, próximo do teto da meta deste ano. Para 2024, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,5% nem ficar abaixo de 1,5% neste ano.

No último Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária manteve a previsão de que o IPCA termine 2024 em 4%, mas a estimativa pode mudar por causa da alta do dólar e do impacto da seca prolongada sobre os preços. O próximo relatório será divulgado no fim de setembro.

As previsões do mercado estão mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,35%, perto do teto da meta. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,22%.

Crédito mais caro

O aumento da taxa Selic ajuda a conter a inflação. Isso porque juros mais altos encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas maiores dificultam o crescimento econômico. No último Relatório de Inflação, o Banco Central aumentou para 2,3% a projeção de crescimento para a economia em 2024, mas o número deve ser revisado após o crescimento de 1,4% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre.

O mercado projeta crescimento bem melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2,96% do PIB em 2024.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Sabotagem. Em agosto houve deflação e de janeiro a julho desse ano, a inflação ficou em 2,85%.

    1. o papel aceita tudo, na vida real, as coisas sao diferentes meu amigo. Lembra do video do lule falando que ‘inventava numeros’? pois eh… acorda

    2. Eu concordo, o Brasil está sendo sabotado criminosamente. Mas não é pelo BC cabeça de vento, é por quem criou um rombo trilionário. Sua ignorância está fazendo você brigar com o remédio, ao invés de brigar com o vírus (PT e esquerda nesse caso).

    3. Acho que vivo em outro País… Mensalmente faço as compras nos mercados de nossa capital… Não consigo ver essa “deflação”… A cada mês há um aumento considerado no valor total das compras… A título de exemplo, o preço do café Santa Clara, de 250 gramas, está a mais de 10 reais, em todos os supermercados… Dois meses atrás, era vendido numa faixa de 8 reais, no máximo… E vem mais aumento, sob a alegação das queimadas que atingem nosso País (e não aparece nenhum artista, intelectual, ambientalista, para criticar), assim como a mudança de bandeira da energia elétrica. Enfim, quem afirma que a inflação oficial ficou em 2,85%, não deve acompanhar a variação de preços no dia a dia do cidadão comum.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores fantasmas: Estado gasta mais de R$ 233 milhões com professores sem local de trabalho

Reprodução

O Sinsp-RN (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte) fez uma grave denúncia contra o Governo do RN. O sindicato disse que o Estado gasta mais de R$ 233 milhões com professores sem local de trabalho.

Cadê o professor? Sumiu e nem a secretaria de Educação viu.

Essa é a realidade de 3.207 professores sem lotação definida, de acordo com relatório da própria secretaria de Educação do Estado.

Dos 19.137 professores e especialistas da rede estadual de ensino, entre efetivos e temporários, 3.207 não têm nenhuma lotação definida pela SEEC.

R$ 233 milhões no mínimo

Esse valor é uma projeção baseada no piso salarial do magistério.

O número tem como base o salário de R$ 4.420,55, que é o mínimo que um professor recebe.

Sabemos que é comum que professores tenham salários muito superiores a esse valor. Então, esse custo pode chegar aos R$ 300 milhões anuais.

Consultas ao Portal da Transparência por amostragem mostram que a lista dos professores sem lotação tem seu salário regularizado, pagos mensalmente. Não foi possível fazer a pesquisa em cima de todos os nomes.

Fazer concurso resolve?

A política deveria ser outra nesse caso. O governo deve urgentemente chamar os professores que estão sem lotação e também em desvio de função para voltar ao seu local de trabalho, para cumprir sua função.

Existem na rede estadual de ensino 19 mil professores, as apenas 10.703 estão na sala de aula. Desses 3 mil são temporários, segundo relatório da SEEC.

Deixando claro que professores que estão em cargos comissionados e funções gratificadas não estão na lista de professores em desvio de função. Exemplo: diretor e vice-diretor eleitos não estão em desvio de função.

Portaria da SEEC trata sobre alocados

Em 2019 a SEEC já demonstrava preocupação com os professores sem lotação. A Portaria 251/2019 proibia a liberação a transferência de uma escola para outra ou entre setores quando sem que exista professor disponível para preencher a vaga; como também determina que gestores de escolas e Direcs realizem a lotação, sob pena de responder por omissão, por exemplo.

SINSP vai entregar relatórios para Control

Na próxima segunda-feira (18) o SINSP vai apresentar este relatório e outros documentos em que constam o nome de cada um dos professores sem lotação.

Apesar do relatório da SEEC mostrar que esses professores não têm local de trabalho, esperamos que isso não seja a realidade.

Na verdade, não sabemos se essas pessoas trabalham ou não trabalham. Esperamos que a Controladoria-geral do Estado fiscalize essa grave informação.

Opinião dos leitores

  1. Os números de desempenho da educação do RN demonstram bem o má gestão desse setor…e esse governo ainda tem a “cara-de-pau” de querer aumentar imposto!!!!!!

  2. O jornalista está enganado com relação aos salários dos professores honestos,moro em São paulo tenho 28 aulas e ganho 2.400.

    1. Pois aqui na Bahia um professor ganha uns 7 a 8 mil com 40 horas.

  3. Enquanto isso, um Processo de Aposentadoria fica mais de um ano na Procuradoria do IPERN, sob a alegação que não tem Servidores….. estão à disposição de outros Órgãos, apadrinhados pelos companheiros do governo.

  4. Só pode ser apadrinhados pq o professor só entra na folha depois que apresenta o Atestado de Exercício assinado pela chefia imediata da escola

    1. Aqui no NORDESTE não existe isso. Exemplo claro é na Bahia. Esta na mesmo dilema. Pena que ninguém reclama , tampouco denuncia

  5. Tem que existir uma fiscalização isto é sério a educação agradece, vamos a caça dos vampiros kkkkk

  6. As professoras em sala de aula trabalham muito e merecem respeito e o reconhecimento da sociedade.
    Infelizmente ainda está perpetuado em nossa cultura o favorecimento das panelinhas, das amigas e amigos dos gestores e políticos

  7. Mas o secretário da tributação quer começar onerando o diesel e a passagem do trabalhador. E quando falei apareceu quem defendesse. O Nordeste não é atrasado a toa… Analfabetismo e miséria são terreno fértil pra o PT.

    1. Absurdo, isso só mostra a verdadeira face da educação. Corporativismo total.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TRETA MINISTERIAL: Rui Costa chama Lupi de negacionista por fala sobre a Previdência

Foto: Wenderson Araujo/Valor

Reunidos no primeiro encontro de ministros de estado do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Previdência, Carlos Lupi, terão muito o que conversar nesta sexta-feira (6/1).

Em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico publicada hoje, Rui Costa desautorizou abertamente Lupi, que havia defendido na terça-feira (3/1), em seu discurso de posse no Ministério, a inexistência de um déficit nas contas da Previdência.

“Claro que tem déficit previdenciário, negar isso é negar a realidade. Vamos ter um negacionista dentro do nosso governo? O déficit da Previdência pública é enorme, continua enorme apesar de todas as reformas”, rebateu Costa, ao jornal.

Na entrevista ao Valor, o ministro-chefe da Casa Civil disse, ainda, que recomendou que Lupi “jogasse a gasolina fora” e que foi convocado com “extintores” para apagar o incêndio causado pela fala do representante da pasta da Previdência.

O negacionismo de Lupi produziu a primeira crise gestada pelo próprio governo. No dia em que o novo ministro defendeu uma “antirreforma” para desfazer parte das mudanças aprovadas em 2019 nas regras de concessão de aposentadorias e pensões, a Bolsa despencou 2% e o dólar subiu ao maior patamar desde julho passado.

A razão para o pessimismo do mercado é simples: o chefe da Previdência, que deveria ser o maior conhecedor das dificuldades do sistema, ataca uma das poucas iniciativas tomadas no passado recente para tentar equilibrar, ainda que em grau insuficiente, as despesas e receitas do INSS e dos regimes de servidores públicos e militares.

Os dados orçamentários, divulgados pelo próprio governo, apontam para um déficit de R$ 350 bilhões na Previdência pública e do INSS em 2023.

Caso o governo decidisse encampar a pauta de Lupi de promover uma antirreforma da Previdência, o custo em 4 anos seria de R$ 250 bilhões, como mostram cálculos de Pedro Fernando Nery, ex-consultor do Senado e professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

São recursos que, além de fazer falta para o cumprimento de promessas de campanha de Lula, deixariam a situação das contas públicas ainda mais delicada. Lembrando que o déficit fiscal previsto no orçamento de 2023 está em R$ 230 bilhões.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. O cabaré dos PTralhas só está começando, cada um querendo colocar o maior valor nos bolsos. Pelo que estamos vendo, esse ministro que sumiu com 48 milhões do povo nordestino deverá ser o dono do governo.

  2. Em menos de uma ano o pessoal vai sentir falta da equipe do bozo.
    1 semana de governo já teve:
    desentendimentos entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e o chefe da Defesa, José Múcio Monteiro. Rui Costa (Casa Civil) e Carlos Lupi a respeito da Reforma da Previdência. Fernando Haddad (PT), dando ré. Recuo envolvendo as declarações do senador Jean Paul Prates (PT). Denúncias de uma suposta ligação da ministra Daniela Carneiro (União Brasil), conhecida como Daniela do Waguinho, com a milícia. Ibovespa caindo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Uso de maconha aumenta em até 4 vezes risco de demência, diz estudo

Foto: RAUL ARBOLEDA / AFP

Pesquisadores da Universidade de Ottawa, no Canadá, descobriram que o consumo regular de maconha está associado ao desenvolvimento de demência. A lista de possíveis efeitos do uso também inclui problemas cardiovasculares graves, como AVCs, ataques cardíacos, arritmias cardíacas e insuficiência cardíaca.

Publicado no dia 14 de abril na JAMA Neurology, o estudo ganhou notoriedade por sua abrangência, já que analisou os dados de saúde de cerca de 6 milhões de pessoas. A pesquisa inclui somente adultos canadenses com 45 anos ou mais, sem diagnóstico prévio de demência.

Outro dado importante descoberto pelos cientistas foi que os usuários de cannabis já foram hospitalizados ou precisaram visitar o pronto-socorro por conta da droga tem até quatro vezes mais chances de receberem o diagnóstico de demência em até cinco anos.

“Alguém que vai ao pronto-socorro ou é hospitalizado por causa do uso de cannabis tem um risco 23% maior de desenvolver demência em cinco anos, em comparação com alguém que foi ao hospital por outro motivo”, disse Daniel Myran, coautor do estudo, em nota à imprensa. Ele reforça que o risco é 72% maior quando comparado à população geral.

Ainda, ele menciona que os números consideram demais fatores de risco para a doença, como idade, sexo, saúde mental, além do uso de substâncias e condições crônicas (como diabetes).

Estudos feitos anteriormente apontam que usuários de maconha também têm mais chances de recorrer ao atendimento emergencial ou hospitalização.

Apesar dos dados, Myran destaca que não é um estudo que vincula oficialmente a maconha com a demência, mas com o objetivo de entender mais a associação que está aumentando em pesquisas científicas.

Vale destacar que outros fatores de risco da demência são a idade, pressão alta, diabetes, má alimentação, problemas cardíacos e de sono, além da falta de atividade física.

Fatores adicionais

A análise foi feita a partir de registros médicos de 2008 a 2021, com mais de 6 milhões de pessoas entre 45 e 105 anos, moradores de Ontário, no Canadá, sem demência. Os pesquisadores encontraram aproximadamente 16 mil pessoas que passaram por atendimento médico por conta de reações negativas ao uso de maconha.

Myran reforça que após cinco anos da visita ao hospital ou internação, 5% desse número foi diagnosticado com demência. Em dez anos, cresce para 19%.

Ao longo dos 13 anos analisados, o número de adultos de 45 a 64 anos que foram ao pronto-socorro por causa do uso de maconha foi cinco vezes maior. Entre os idosos com 65 anos ou mais, esse número cresceu ainda mais: foi quase 27 vezes maior, de acordo com o estudo.

Caso seja comprovado que a maconha realmente causa demência, é necessário entender como isso acontece no cérebro dos usuários frequentes. O coautor acredita na possibilidade de que o uso diário pode mudar a forma como as conexões entre os neurônios funcionam.

Segundo Myran, há indícios de que o uso frequente de maconha possa estar ligado a processos inflamatórios e danos em pequenos vasos sanguíneos do cérebro. Outra hipótese é que esse hábito contribui para o surgimento de outros fatores associados à demência, como quadros de depressão e isolamento social.

InfoMoney

Opinião dos leitores

  1. Desnecessário até divulgar tais pesquisas em nosso País, aonde as portas estão escancaradas para trafego e uso de todas e qualquer droga.

  2. Se esse estudo for conduzido aqui no Brasil, nada supera o bolsonarismo em casos de demência. Está td documentado com vídeos inclusive.

    1. Lembre-se que seu bandido predileto é o grande incentivador de todo esse escarnio, que apodrece várias gerações, é só visitar as universidades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mais da metade dos rios do Brasil está sob ‘pressão’ e com vazão em risco, aponta estudo sobre nível de poços

Foto: Arte/g1

A superexploração das águas subterrâneas já ameaça o fluxo da maioria dos rios brasileiros. De acordo com um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, em parceira com colegas americanos, mais da metade dos rios do país já apresenta risco na redução do nível das águas.

A pesquisa, publicada na revista científica “Nature Communications”, analisou quase 18 mil poços em todo o território nacional. Destes, 55,4% mostraram níveis de água abaixo da superfície dos rios mais próximos.
Segundo os pesquisadores, essa diferença favoreceria a chamada percolação do rio para o subsolo, o que poderia comprometer o fluxo de água. Isso porque um rio ganhar ou perder água depende principalmente da diferença entre o seu nível e o do aquífero (formação que armazena água subterrânea) mais próximo.

➡️A percolação é o movimento da água através do solo. À medida que a água se infiltra nas camadas mais profundas do solo, ela atinge a água subterrânea, conhecida também como lençol freático.

Além de comprometer a vazão dos rios, o que pode afetar a disponibilidade de água para consumo humano, os ecossistemas aquáticos e até a paisagem, o uso excessivo de água subterrânea pode favorecer o afundamento do solo ou ainda o colapso da superfície.

“Esse cenário já foi observado na Índia e na Califórnia, e o Brasil pode vir a enfrentar problemas semelhantes se não houver planejamento e controle adequados”, alerta Paulo Tarso Sanches de Oliveira, um dos autores do estudo, em entrevista à Agência Fapesp.
Áreas mais afetadas

O estudo também mapeou quais áreas do país correm mais risco de perderem fluxo de água para a reserva subterrânea.

⚠️Os resultados mostram que a maioria dos “rios perdedores” no país (69%) estão localizados principalmente em áreas áridas ou áreas com uso agrícola intensivo.

No caso da bacia do São Francisco, por exemplo, 61% dos rios analisados têm potencial de perda de fluxo de água. Nessa região, a utilização frequente das águas subterrâneas para a irrigação é o que pode comprometer a disponibilidade de água nos rios.

Já na bacia do rio Verde Grande, um afluente do São Francisco que se estende pelo norte de Minas Gerais e sudoeste da Bahia, a situação é ainda mais preocupante. No local, até 74% dos rios podem ser impactados pela diminuição do fluxo.

Leia mais

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *