Política

ESTADÃO: Lula faz ‘defesa obscena de ditaduras e ditadores’

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em editorial publicado na edição desta sexta-feira, 8, O Estado de S. Paulo critica Lula por seu apoio e defesa de ditadores e ditaduras ao longo de sua trajetória política. A fala mais recente do petista foi um ataque à oposição da Venezuela, impedida pelo ditador Nicolás Maduro de participar das eleições presidenciais marcadas justamente para 8 de julho, data de aniversário do ditador Hugo Chávez, morto em 2013.

Com aliados na Justiça, os adversários de Maduro foram considerados inelegíveis. María Corina Machado, a líder da oposição, que venceu as prévias em outubro, não poderá disputar a eleição. E Lula, nesse caso, “num misto de grosseria e misoginia, sugeriu à oposição da Venezuela ‘não ficar chorando’”.

“Para Lula, bastaria à oposição escolher outro candidato – como se María Corina não tivesse sido vítima de flagrante perseguição e como se qualquer outro candidato pudesse concorrer livremente num ambiente totalmente controlado por Maduro”, critica o Estadão.

Além desse recente episódio, o jornal lembra da constante posição de Lula a favor de ditadores e ditaduras, o que se revela como “um padrão” do petista. No caso da Venezuela, Lula disse que é um país “democrático” até demais, por realizar “mais eleições que o Brasil” e, para proteger Maduro, afirmou que o “conceito de democracia é relativo”.

“Para Lula, democracia não é a soberania popular, a garantia das liberdades de expressão e de imprensa, a intransigência com qualquer forma de arbítrio de tiranos. Em seu relativismo, os ditadores companheiros são “democratas” porque se julgam intérpretes das aspirações do ‘povo’”, afirma o Estadão.

O jornal cita um caso de 2010, quando Lula defendeu a “Justiça” cubana e criticou presos políticos que ali faziam greve de fome contra o regime dos irmãos Castro. “Lula é cruel com aqueles que ousam enfrentar os ditadores companheiros”, afirmou. “Na sua diplomacia da imoralidade, equiparou os valentes dissidentes cubanos aos presos comuns no Brasil.”

Por fim, o Estadão lembra que Lula defendeu o ditador Daniel Ortega inúmeras vezes, a despeito das escancaradas violações de direitos humanos cometidas na Nicarágua. Em março do ano passado, por exemplo, o Brasil se recusou a acompanhar os mais de 50 países que denunciaram a prática de crimes contra a humanidade pela tirania de Ortega.

Esses arroubos a favor de ditaduras e ditadores têm feito com que a diplomacia brasileira se afaste de sua tradicional postura sóbria e neutra, afirma o jornal. Com isso, Lula tem o objetivo de ser o líder do “Sul Global” e um “guia genial” contra os Estados Unidos e os imperialistas do mundo.

“Lula manda às favas o histórico da diplomacia brasileira de prudência, neutralidade e respeito à democracia, e arrasta consigo o Brasil e sua política externa. Combina a habitual fala sem filtros em temas espinhosos dos quais nada entende com a defesa obscena de ditaduras e ditadores. A Lula pouco importa o que autocratas fazem contra a democracia e os direitos humanos — basta que se insurjam contra os Estados Unidos”, afirma o Estadão.

Essa postura de Lula representa um claro alinhamento “ao que há de mais retrógrado e autoritário”. Sua política externa revela “a hostilidade ao Ocidente e o alinhamento automático a tudo o que é antagônico aos valores ocidentais”. Em razão disso, conclui o jornal, “não há mais o que esperar de Lula senão essa imoralidade sem limites”.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Lula, o homem mais atrasado do mundo, só consegue ser ouvido por ditadores, por isso segue bajulando esse tipo de gente. Agora faço uma pergunta a imprensa chapa branca: Isso é democracia????

  2. Tudo que o estadão postou sobre a Venezuela é o que está acontecendo aqui, com a prisão e inelegibilidade dos opositores , o próximo passo , e não está longe, será a regulamentação das mídias sociais, para calar toda a população e acabar com a nossa liberdade.

    1. A foto diz tudo… me diz com quem tu andas eu te direi quem tu és…
      Precisa desenhar pra entender????

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil não corre risco de crise energética em 2024, diz ministro

Foto: Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (12), na capital paulista, que a segurança energética do país está garantida em 2024. De acordo com o ministro, não há previsão de racionamento e o governo agora discute medidas para reduzir o impacto das tarifas ao consumidor.

As declarações do ministro foram dadas após encontro com o ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Prichetto Fratin, em evento sobre novas ações para melhorar a qualidade dos serviços prestados pela empresa italiana Enel Distribuição São Paulo.

“Esse ano não teremos problema energético. Não teremos racionamento, nós estamos com segurança energética garantida. O que se discute agora é medidas para que a gente continue tendo essa segurança energética e que ela tenha o menor impacto tarifário para o consumidor, porque é muito simples a gente ter 100% de segurança energética, basta você ter 100% de [energia] térmica no Brasil, só que isso tem um custo muito elevado”, disse.

Preocupação

O ministro admitiu, no entanto, que o governo vê com preocupação o cenário para 2025, diante da situação hidrológica atual. “Quando dizem: 2025 é preocupante? 2026 é preocupante? Diante do cenário climático hidrológico que nós vivemos hoje, sempre o ministro tem que tratar como preocupante”, disse, acrescentando que não haverá “negligência por parte do nosso governo”.

Silveira ressaltou que leilões de energia térmica nova deverão ocorrer em breve, já que o planejamento do governo prevê a necessidade de dobrar o parque térmico até 2031. O parque térmico do Brasil tem atualmente uma capacidade de cerca de 20 gigawatts (GW).

“Infelizmente, temos de dobrar o parque térmico por causa dos efeitos climáticos, a temperatura está subindo. O Brasil nunca tinha consumido, antes de setembro deste ano [2024], 105 gigawatts em uma tarde de energia. A média é 85”, explicou.

Investimentos da Enel

A Enel Brasil, em cuja área de concessão, em São Paulo, ocorreu uma série de apagões no início de 2024, apresentou nesta quinta-feira ao ministro medidas para melhorar os serviços prestados. Além de São Paulo, a Enel é responsável pela distribuição de energia em áreas do Rio de Janeiro e Ceará.

Em São Paulo, a empresa informou que está investindo cerca de R$ 2 bilhões por ano, principalmente, para modernização e expansão da rede – 45% a mais do que a média anual dos últimos seis anos. No Ceará, os investimentos também aumentaram 45% e chegarão a R$ 1,6 bilhão ao ano. No Rio de Janeiro, serão investidos cerca de R$ 1,16 bilhão ao ano até 2026.

A Enel disse ainda que vai contratar, até 2026, cerca de cinco mil colaboradores próprios para atuar em campo e integrar 1.650 novos veículos à frota nas três distribuidoras. Em São Paulo, também serão realizadas, em 2024, 600 mil podas na área de concessão, 100% a mais do que o executado no ano passado.

Segundo o ministro, as melhorias apresentadas ocorreram em função do decreto do Ministério de Minas e Energia, publicado em junho passado, que definiu regras mais rígidas para concessões de distribuição de energia elétrica. O texto cita diretrizes a serem cumpridas em novos contratos. Para contratos vigentes, as distribuidoras têm a opção de se adequar ou não às novas regras para renovação da concessão.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-diretor do Ministério dos Direitos Humanos acusa Silvio Almeida de assédio moral: “socava mesa e dizia que eu era um merda”

Fotos: Filipe Araújo – Ministério dos Direitos Humanos | Divulgação

O sociólogo Leonardo Pinho, ex-diretor do Ministério dos Direitos Humanos, acusou o ex-ministro Silvio Almeida de assédio moral em episódios que teriam ocorrido em 2023, quando os dois trabalhavam juntos no governo Lula (PT). A entrevista de Pinho foi ao site Metrópoles. Procurado, o ministro não se pronunciou.

Pinho afirma que a relação ficou tensa à medida em que ele contrariava Almeida. Os dois se aproximaram durante a transição de governo. Na época, o ex-ministro o convidou para comandar a Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua.

Essa tensão se transformou em gritos e xingamentos por parte do ministro. Segundo o auxiliar, Almeida batia no próprio peito e na mesa ao se dirigir ao subordinado.

Almeida teria perdido o controle quando Pinho relatou queixas que vinham do Ministério da Igualdade Racial, em outubro de 2023. Ele ficou “irado” com as queixas sobre seu comportamento durante reuniões com a pasta comandada por Anielle Franco. “O ministro ficou descontrolado, transtornado, quando mencionei a Anielle”, diz Pinho.

Cinco meses antes, em maio, Anielle teria relatado a outros ministros que Almeida a assediou sexualmente.O relato era de que o ex-ministro passou a mão em sua perna por baixo da mesa em uma reunião no Ministério da Igualdade Racial.

Em outro episódio, Almeida teria intimidado Pinho. “O ministro me chamou para o gabinete dele, me disse que eu era incompetente e uma vergonha. Deu murros na mesa, bateu no próprio peito, foi agressivo, gritou, levantou da cadeira dele e veio do meu lado, a uns 20 centímetros, para me intimidar. Pensei que ele ia me agredir, me dar um soco”, afirmou.

No meio do ano passado, Almeida teria pedido a Pinho que gravasse escondido reuniões do Conselho Nacional dos Direitos Humanos. Ele queria saber os detalhes da elaboração das pautas e das críticas a seu ministério. “Respondi (…) que não gravaria ninguém. ‘Você é meu funcionário, vai fazer’, disse [Almeida]. Respondi: ‘Não vou fazer, e você tem um instrumento simples, a exoneração”, diz Pinho, que hoje é candidato a prefeito de Valinhos (SP) pelo PT.

Ameaça anônima

O sociólogo disse que decidiu dar entrevista após receber ameaça. Ele contou que, na semana passada, dirigia em uma rodovia quando recebeu uma ligação anônima no mesmo dia em que a denúncia original contra Almeida veio a público.

Segundo ele, uma voz masculina o intimidou: “Não vou aceitar. O complô vai ser desmantelado. Para de falar. O Silvio é sócio de grandes escritórios de advocacia. É sócio do Walfrido Warde”. E a ligação foi encerrada.

O que disse Pinho

[Almeida] me falou: ‘Você está insinuando o quê? Sou ministro de Estado, você é um merda’. Fiquei sem entender e tive medo de ele me agredir”, disse Leonardo Pinho, sociólogo, em entrevista ao Metrópoles.

Defesa do ex-ministro

Procurado pelo UOL, a defesa do ex-ministro disse que ele não vai se manifestar. “Não vamos comentar. Creio que devemos aguardar que o sistema de Justiça promova a devida apuração”, afirmou Thiago Turbay. Almeida também não respondeu ao Metrópoles. Em nota divulgada após sua demissão, ele disse que pediu para ser demitido pelo presidente Lula e que vai provar ser inocente das acusações de assédio sexual contra mulheres, incluindo Anielle.

Com informações de UOL e Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Estão esperando oq pra jogar esse vagabundo na CADEIA???? Precisa mais de provas? ou o ladrão canalha à quem ele serve vai transformar esse episódio em fumaça??? Vão fazer vista grossa? MPF, OAB, feminazis de plantão… kd o “mexeu com uma, mexeu com todas”? e os grobais que só apoiam, fazem e falam merda??? calados também??? BANDO DE CALHORDAS HIPÓCRITAS!!! Autoridades ainda sérias, prendam esse imundo!!!!

  2. NÃO ACREDITO EM NADA DISSO. P Q ESSE TEMPO TODO NINGUEM SE MANIFESTOU P RECLAMAR? MEDO DE PERDEREM A BOQUINHA?

  3. Como esse “Ministro de Estado” munido de todo o amor esquerdista/comunista fez tanta coisa ruim com tanta gente?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal anuncia desconto de 16% no IPTU 2026 e facilita regularização de dívidas de 2025

Foto: Secom

Para ajudar o contribuinte a planejar melhor o próximo ano, a Prefeitura do Natal divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), as regras para o IPTU 2026 — que incluem a Taxa de Lixo e a Contribuição de Iluminação Pública (COSIP) — e instituiu um parcelamento especial para débitos referentes a 2025. As medidas ampliam as oportunidades de regularização fiscal e oferecem mais alternativas de organização financeira. A ação foi publicada na íntegra no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (21).

Uma das principais novidades é o desconto de 16% para quem estiver adimplente até 30 de dezembro de 2025 e optar pelo pagamento antecipado do IPTU em parcela única até 9 de janeiro de 2026. Além da emissão digital do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), os contribuintes contemplados também receberão o boleto impresso em casa, garantindo mais praticidade. O pagamento poderá ser feito via PIX, código de barras, cartões de crédito e pelos canais digitais do Banco do Brasil.

O secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, destacou a importância das medidas e reforçou os benefícios ao contribuinte. “Estamos garantindo condições mais acessíveis e vantajosas para que o cidadão possa manter sua regularidade fiscal. O desconto de 16% é um estímulo importante, que premia quem se organiza e contribui com a cidade. Nosso objetivo é facilitar, desburocratizar e ampliar os canais de atendimento para que todos tenham acesso às melhores condições de pagamento”, afirmou.

Para quem não optar pelo pagamento antecipado, o município mantém o parcelamento automático do IPTU, da Taxa de Lixo e da COSIP em até 10 parcelas mensais. A SEFIN também instituiu um parcelamento especial para débitos com fatos geradores entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2025. Os contribuintes poderão regularizar a dívida em até 12 parcelas, mediante entrada mínima de 10%. O benefício estará disponível apenas entre 1º e 30 de dezembro de 2025, permitindo que mais contribuintes fiquem adimplentes e possam ter acesso ao desconto antecipado do IPTU 2026.

Formas de pagamento

Os boletos estarão disponíveis no portal da SEFIN. Contribuintes com direito ao desconto antecipado também receberão o documento impresso em suas residências. Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando o sistema PIX ou via leitura de código de barras nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários desses bancos.

Além disso, correntistas do Banco do Brasil podem consultar e emitir débitos de IPTU sem acessar o sistema da SEFIN e sem necessidade de boleto. O serviço está disponível no aplicativo do Banco do Brasil, no Internet Banking e nos terminais de autoatendimento, pelo caminho: Pagamentos > Impostos e Taxas > IPTU > RN > Natal.

É necessário informar o sequencial do imóvel e o CPF para consultar qualquer débito disponível — seja o IPTU 2026 com desconto ou débitos anteriores. Ao realizar o pagamento pelo Banco do Brasil, a baixa é automática e instantânea na SEFIN, garantindo ainda mais praticidade.

Contribuintes que tenham dúvidas ou necessitem de mais informações sobre o IPTU 2026 podem procurar os canais de atendimento da SEFIN, disponíveis presencialmente na sede da Secretaria, pelo WhatsApp (84) 98786-8208 ou pelo chat online no portal.

Como emitir o boleto do IPTU 2026 pelo WhatsApp

A SEFIN disponibiliza atendimento digital rápido e intuitivo para emissão do boleto com desconto. Basta seguir os passos:

Enviar um “Oi” para o WhatsApp da SEFIN: (84) 98786-1990;

Digitar “IPTU2026” ou o código “116”;

Seguir as instruções automáticas da ferramenta;

Para pessoas físicas, informar o CPF de um dos proprietários e a data de nascimento.

Confira a tabela de vencimento do IPTU 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese divulga programação da 272ª edição da Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal

Foto: Gicélia Nunes

A Arquidiocese de Natal divulgou a programação da 272ª Festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar, que ocorrerá de 11 a 21 de novembro. O tema deste ano é “Mãe da Apresentação: Rainha da paz, do amor e do perdão”.

As atividades acontecem na Catedral Metropolitana de Natal e na Igreja Matriz da Apresentação, com missas, novenário, procissões, feirinha e eventos culturais. Entre os destaques estão a 4ª Corrida da Padroeira (5 km) e o Angelus Potengi, passeio de barco que refaz o trajeto da descoberta da imagem da santa, de 14 a 16 de novembro.

O padre Valquimar Nogueira destacou que a festa terá momentos diurnos na matriz e, à noite, na Catedral, com novenário e kermesse. O arcebispo Dom João Santos Cardoso reforçou a mensagem espiritual de paz, amor e justiça.

Com mais de dois séculos de tradição, a festa reúne milhares de fiéis e marca o início do período natalino em Natal.

Confira a seguir a programação completa:

Catedral de Nossa Senhora da Apresentação

• Santas Missas
– De segunda-feira a sábado, às 11h e 16h30. Aos domingos, às 7h, 11h e 19h

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (ANTIGA CATEDRAL)

  • Santas Missas
    – De segunda-feira a sábado, às 16h30. Aos domingos, às 7h e 16h30

08 de novembro de 2025

19h – XXXVIII Noite Festiva da Antiga Catedral
Local: Centro Pastoral Dom Jaime Vieira Rocha (Ribeira)

09 de novembro de 2025

9h – VI Procissão Motorizada da Apresentação: Saída da Paróquia de Santo André de Soveral (Emaús – Parnamirim) em direção à Catedral Metropolitana.
12 a 20 de novembro de 2025
11h – Santa Missa seguida de recitação do Oficio de Nossa Senhora na Catedral Metropolitana.
18h – Santo Terço na Catedral Metropolitana

12 a 15 e 17 a 20 de novembro de 2025

6h – Amanhecendo com Maria: Terço caminhante com saída da Igreja do Rosário rumo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, seguida de Santa Missa dos Peregrinos.

14, 15 e 16 de novembro de 2025

15h – Angelus Potengi: Passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, revivendo o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação.

20 de novembro de 2025

6h – Santo Terço caminhante saindo da Igreja do Rosário dos Pretos, seguida de Santa Missa na Antiga Catedral com a presidência de Dom João Santos Cardoso, Arcebispo de Natal.

21 de novembro de 2025

3h – Passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, acompanhando a Procissão Fluvial.
Novenário do dia 11 a 20 de novembro na Matriz (Antiga Catedral) e na Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, conferir programação completa no site da Arquidiocese.

Dia de Nossa Senhora da Apresentação – 21/11

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (ANTIGA CATEDRAL)
0h – Salva da Meia-noite e início da Vigília da Apresentação, com as Irmãs do Instituto Hesed.
3h30 – Procissão Fluvial (a partir do Iate Club pelo Rio Potengi)
5h – Santa Missa festiva da alvorada, na Pedra do Rosário Presidente: Pe. Antônio Nunes de Araújo – Pároco da Paróquia de São João Batista – Lagoa Seca – Natal
7h30 – Santa Missa Solene de Nossa Senhora da Apresentação
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha – Arcebispo Emérito de Natal/RN
15h – Louvores e acolhida aos peregrinos e devotos para a Procissão
16h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Apresentação

Catedral de Nossa Senhora da Apresentação
10h – Santa Missa Solene de Nossa Senhora da Apresentação / Entrega do Título de Cidadão Natalense ao Arcebispo Dom João Cardoso.
Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
18h – Santa Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora da Apresentação Presidente: Dom João Santos Cardoso – Arcebispo Metropolitano de Natal/RN
19h30 – Show pirotécnico de encerramento

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Flávio Dino assume Justiça, dá recados a bolsonaristas e promete investigar morte de Marielle

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O ex-governador do Maranhão Flávio Dino (PSB), 54, foi empossado na tarde desta segunda-feira (2) como ministro da Justiça do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República.

O novo ministro fez um discurso com vários recados a bolsonaristas e manifestantes que atuam em atos antidemocráticos.

Ele começou sua fala cumprimentando a presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), a ministra Rosa Weber, e fazendo uma alusão aos embates entre o governo Jair Bolsonaro (PL) e o Judiciário.

Segundo o novo ministro, foi o Judiciário brasileiro que “garantiu o Estado democrático de Direito em uma hora tão difícil”.

Em seguida, o ministro agradeceu ao presidente Lula e abordou as ameaças anteriores à posse de que o petista não subiria a rampa do Palácio do Planalto.

 

“Subiu a rampa e de lá governa a nossa nação. Lamento muito por todos que apostaram contra e hoje estão pagando a aposta”, afirmou.

O novo ministro ainda citou os atos antidemocráticos, defendeu ponderação na atuação, mas sem “fechar os olhos em relação ao que aconteceu”.

Nesse momento, o ministro afirmou que atos terroristas e crimes contra o Estado democrático de Direito são “crimes políticos gravíssimos”.

O momento em que foi mais aplaudido foi quando abordou uma promessa à família de Marielle Franco de que a Polícia Federal irá apurar quem matou e quem mandou matar a vereadora —o crime ocorreu em 2018.

Durante a cerimônia também foram apresentados os integrantes da equipe do Ministério da Justiça.

Para o comando da PF, Dino tomou posse o delegado Andrei Rodrigues, responsável pela coordenação da segurança de Lula durante a campanha eleitoral e a posse.

Sobre a escolha de Andrei, embora o delegado tenha um histórico de proximidade com o PT —ele foi da segurança de Dilma Rousseff em 2010 e indicado para coordenar a segurança na Copa do Mundo e Olimpíadas do Brasil—, o ministro afirmou em entrevista à Folha que a escolha foi dele.

“Poderia haver a crítica se tivesse sido o Lula que colocou o Andrei. Eu volto a te dizer que não foi o Lula que indicou, quem indicou fui eu. Acho que ele preenche os critérios e estou muito feliz com a escolha.”

Também tomaram posse os secretários escolhidos por Dino. Entre eles, Martha Rodrigues de Assis Machado na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Tadeu Alencar na Secretaria Nacional de Segurança Pública, Elias Vaz, na Secretaria Nacional de Assuntos Legislativos, Augusto Arruda Botelho na Secretaria Nacional de Justiça e Rafael Velasco Brandani na Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Brandani foi escolhido após a reação de aliados do PT por causa da indicação do coronel Nivaldo César Restivo para o posto. O militar teve envolvimento no massacre do Carandiru.

O agora ministro também teve que recuar na nomeação do futuro diretor-geral da PRF. Após o nome escolhido por ele, o do policial Edmar Camata, ser apontado como entusiasta da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro, Dino indicou Antonio Fernando Oliveira.

O novo ministro já disse à Folha que pretende fazer um redesenho da força de segurança. A intenção é revogar, por exemplo, a portaria que ampliou os poderes da PRF.

Dino tem como pontos prioritários da nova gestão o fortalecimento da atuação na floresta Amazônica, combate ao crime cibernético e o controle de armas. Já nesta segunda-feira (2) foi publicado decreto que inicia a política de controle de armas.

Uma das medidas também defendida por Dino é o recadastramento de todas as armas do país em até 60 dias na Polícia Federal, independentemente se a arma possui registro no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), do Exército.

“Ele [decreto] não trata das armas já vendidas, isso vai ser debatida com o grupo de trabalho, tudo isso com a estruturação do programa de recompra. Mas é um decreto que vai na direção certa de restabelecer o controle de armas”, disse Dino.

Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. E a investigação de Chico, Zé, Dão, João, Maria, Dalva…? Tanta coisa para ser investigado aí esse cidadão juntamente com o pt indeusa Mariele. Brasil véi de guerra!!

  2. Será que ele vai também investigar quem foi o mandante que mandou o doido dar a facada em Bolsonaro?

  3. O Doutor aí é fera, vai resolver o problema das armas legais fácil, difícil vai ser catalogar, descobrir e desarmar os que possuem as ILEGAIS, apesar de todos sabermos que o atual presidente é amigo e patrocinado por esse povo legal.

  4. Seguindo a risca o decálogo de Lenin.
    10. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Natal terá primeiro skate park do estado até março, diz prefeitura

Foto: Reprodução Prefeitura do Natal

As obras do primeiro Skate Park de padrão olímpico do Rio Grande do Norte, localizado na Praia do Meio, estão 10% concluídas e têm previsão de entrega para março de 2025. O projeto, segundo a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura de Natal (Seinfra), ocupará uma área superior a 1.600 m² e contemplará as modalidades park e street, presentes no calendário olímpico internacional. A expectativa é de que o espaço incentive a prática do esporte na capital e atraia competições nacionais.

Além do equipamento, a Prefeitura também deve entregar mais duas pistas do tipo bowl, característica da modalidade park. A modalidade street é a mais praticada no Brasil. Ela simula ambientes urbanos, com obstáculos como escadas, corrimões e bancos. A medalhista olímpica Rayssa Leal, a fadinha, é um dos destaques dessa categoria. Já a park ocorre em pistas com transições suaves e paredes arredondadas, formando bowls e rampas. Um dos principais nomes dessa modalidade é o brasileiro Pedro Barros, também medalhista olímpico.

De acordo com a Seinfra, as obras acontecem dentro do prazo estipulado. Para Jódia Melo, secretária de Esporte e Lazer de Natal (SEL), a construção do skate park é uma grande oportunidade para o desenvolvimento do esporte na cidade. “Natal era uma das poucas capitais que não tinham uma pista oficial de skate. Com esse projeto, esperamos atrair competições nacionais e incentivar que os jovens treinem para competir, não apenas para lazer”, explicou.

Melo destacou a influência das Olimpíadas de Tóquio 2021, que incluíram o skate como modalidade oficial, e o exemplo da atleta Rayssa Leal, de apenas 14 anos. “A Rayssa alavancou muito o esporte, especialmente entre as meninas e os mais jovens. Esse skate park pode ser uma oportunidade para que mais pessoas se sintam motivadas a praticar em Natal. Fizemos algumas pistas, mas nos faltava uma pista oficial, nos inspiramos muito em pistas como a de Los Angeles e de Santos, que também são próximas à praia”, diz.

Ainda segundo a secretária, as novas pistas de skate da capital podem incentivar a prática de outros esportes radicais. “Estamos muito felizes com isso porque foi uma batalha que a gente conseguiu vencer para a gente desbravar outras modalidades esportivas. A gente, de fato, espera fomentar ainda mais os esportes radicais na nossa cidade, incentivando para que pessoas de todas as faixas etárias possam praticar, tanto como uma atividade física, mas também como um lazer”, pontua.

Apesar do avanço na construção do skate park, Claudionor Gomes, presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Skateboard (FNS), alerta que a infraestrutura, por si só, não é suficiente para garantir o acesso amplo ao esporte. Para ele, é essencial que a Prefeitura implemente ações complementares, como a criação de escolinhas de skate e apoio financeiro para a compra de equipamentos. “O skate é um esporte caro. Não adianta ter uma pista de alto nível se as crianças e os jovens não tiverem condições de comprar um skate e os equipamentos necessários para praticar com segurança”, afirmou Claudionor.

Ele também ressaltou o papel social que o esporte pode ter se houver incentivo adequado, destacando que a federação já realiza um trabalho voluntário nas escolas para divulgar o skate. “Nós levamos o skate até as escolas, fazemos apresentações, mas é preciso mais. A criação de uma escolinha municipal seria um grande passo para formar novos atletas e garantir que o esporte alcance todos os jovens, independentemente de suas condições financeiras”, cobrou o presidente da FNS.

Mesmo com as críticas, Claudionor vê no skate park da Praia do Meio uma oportunidade para o crescimento do esporte no Estado. “Acredito que possa sim incentivar mais pessoas a praticar o esporte. É muito interessante também a grande participação de meninas, a partir da forte influência da Fadinha [Rayssa Leal], que é a figura mais conhecida do esporte no mundo. Isso é muito bom para o esporte como um todo”, complementa.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Obra sem futuro estão construindo um monstrengo que no futuro vai se transformar em abandono total, primeiro por causa da areia já que venta muito naquele local, não se anda de skate na areia, dinheiro perdido, vai ficar igual aquelas academias que fizeram de cimento nas praças antigamente

  2. E o pontilhão de cidade nova/ planalto paralisado.. e vcs fazendo mais promessas? Homim deixe de muganga!

    1. Ei, comente aí sobre a lapada que o PT levou no Brasil, o bebim passou dois momentos piores do que a cadeia, primeiro com o aerolula e agora com as eleições, haja coração.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Não há sobreviventes, diz chefe dos bombeiros sobre acidente com avião e helicóptero nos EUA

Foto: Reuters

Um grave acidente aéreo abalou a capital dos Estados Unidos, Washington, no fim da noite de quarta-feira (29). Um avião comercial da American Airlines e um helicóptero militar bateram em pleno voo nas proximidades do aeroporto Ronald Reagan, um dos principais da capital americana. As duas aeronaves caíram no rio Potomac.

No começo da manhã desta quinta-feira (30), o chefe do Corpo de Bombeiros e Serviços Médicos de Emergência de Washington, John Donnelly, informou que foram recuperados 27 corpos do avião e um do helicóptero.

Ao todo, 67 pessoas estavam a bordo das duas aeronaves. Ele afirmou que não há sobreviventes e que as operações no local passaram de resgate para recuperação de corpos.

Segundo o jornal Washington Post, os corpos recuperados estão sendo levados para uma base de helicópteros da polícia local, próxima à ponte Frederick Douglass Memorial.

O voo
O jato bimotor Bombardier CRJ-700, com 60 passageiros e quatro tripulantes, decolou às 17h18 (20h18, no horário de Brasília) do aeroporto de Wichita, no estado do Kansas, com destino a Washington DC, capital dos Estados Unidos. A aeronave percorreu 1.785 km, e o pouso estava previsto para as 21h (23h em Brasília).

O CRJ-700 era operado pela companhia regional PSA Airlines, subsidiária da American Airlines, maior empresa aérea dos Estados Unidos.

O acidente
A batida com o helicóptero — um Sikorsky UH-60 Black Hawk do Exército dos EUA — ocorreu quando o avião da American Eagle estava a poucos metros da cabeceira do aeroporto nacional Ronald Reagan. Havia três tripulantes na aeronave militar.

O controlador de tráfego aéreo chegou a perguntar ao helicóptero sobre a separação de segurança entre as duas aeronaves, mas não houve resposta, conforme revela um áudio.

Resgate
Socorristas foram enviados imediatamente ao local da tragédia. Embarcações e mergulhadores começaram as buscas por sobreviventes nas geladas águas do rio Potomac.

No momento do acidente, fazia cerca de 0ºC em Washington. Perto do aeroporto, as rajadas de vento superavam 40 km/h, e a temperatura no rio Potomac estava entre 0º e 4ºC. Neste contexto, um sobrevivente do acidente poderia suportar entre 15 minutos e 30 minutos às condições adversas.

Donnelly informou que a aeronave está a cerca de 2,5 m de profundidade, em águas escuras e turvas, cobertas de pedaços de gelo. “Estamos vasculhando cada centímetro quadrado do espaço para ver se conseguimos encontrar alguém”, disse.

Ao amanhecer, o Sindicado dos Policiais de Washington publicou no X a seguinte mensagem:

“Foi uma noite longa e árdua no [rio] Potomac. Há mais de uma dúzia de agências aqui fazendo tudo o que podem. Por favor, rezem por essas vítimas e suas famílias, bem como pelas centenas de socorristas que ainda têm muito trabalho traiçoeiro e difícil para fazer.”

Investigação e repercussão
A tragédia levou à suspensão imediata das operações no aeroporto, que fica a poucos quilômetros da Casa Branca.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu duas declarações sobre o incidente. Na primeira, expressou condolências e elogiou o trabalho dos socorristas. Na segunda, questionou a prevenção do acidente, sugerindo falhas na comunicação entre a torre de controle e o helicóptero. “Por que o helicóptero não subiu, desceu ou virou? Isso parece uma situação que poderia ter sido evitada”, afirmou.

Autoridades seguem investigando as causas do acidente, analisam imagens do momento da colisão e as gravações de conversas entre pilotos e controladores de voo.

A FAA (Federal Aviation Administration) confirmou que o avião envolvido era um Bombardier CRJ-700, operado pela PSA Airlines para a American Airlines, e que investigações estão em andamento em conjunto com o NTSB (National Transportation Safety Board).

O CEO da American Airlines, Robert Isom, divulgou um comunicado em vídeo expressando “profunda tristeza” pelo ocorrido e afirmou que a companhia está focada em apoiar as famílias das vítimas e fornecer informações precisas.

R7

Opinião dos leitores

  1. Que Deus receba nos seus braços as vítimas e conforte suas famílias, nesse momento de imensa dor e tristeza 🙏

  2. Trump, vai consertar os EUA e impactar o Mundo colocando tudo em ordem, a esquerdalhada que se tore e se rasgue.

    1. Tinha que ser um homónimo do bandido, ignóbil, imbecil e babaca. Vai tomar teu remédio, doente mental

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TARIFAÇO: Alckmin diz que considera pedir a Trump mais prazo para negociar taxas

Foto: Divulgação/VPR

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) confirmou, nesta terça-feira (15/7), a possibilidade de solicitar a extensão do prazo de negociações no âmbito do “tarifaço” de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras.

“Nós queremos resolver o problema e o mais rápido possível. Se houver necessidade de mais prazo, vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou o vice-presidente após reunião com empresários do setor da indústria.

Alckmin também reforçou que o governo federal, ao lado dos setores prejudicados, trabalhará para reverter a sanção comercial anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump.

Participaram da reunião, do lado do governo federal:

  • Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento;
  • Marcio Rosa, secretário-executivo;
  • Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior;
  • Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços;
  • Rodrigo Zerbone, secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior;
  • Rui Costa, ministro da Casa Civil;
  • Bruno Moretti, secretário Especial de Análise Governamental da Casa Civil;
  • Jairo Gonçalves, assessor-chefe da Casa Civil;
  • Maria Laura da Rocha, embaixadora, ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores;
  • Maurício Carvalho Lyrio, embaixador, secretário do Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE;
  • Fernando Meirelles de Azevedo Pimentel, embaixador, diretor do Departamento de Política Comercial do MRE;
  • Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
  • Guilherme Mello, secretário de Política Econômica;
  • Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos;
  • Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento;
  • Olavo Noleto, secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da SRI;
  • Celso de Tarso, embaixador, chefe da Assessoria Especial Diplomática;
  • Vilma da Conceição Pinto, chefe da Assessoria de Assuntos Econômicos e Sociais;
  • Daniel Brito, primeiro secretário da Assessoria Especial Diplomática.

Do lado dos setores, estavam presentes:

  1. Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer;
  2. Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI);
  3. Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp);
  4. José Velloso, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq);
  5. Haroldo Ferreira, presidente-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados);
  6. Janaína Donas, presidente-Executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL);
  7. Fernando Pimentel, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT);
  8. Paulo Roberto Pupo, superintendente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci);
  9. Paulo Hartung, presidente Executivo da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ);
  10. Armando José Giacomet, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci);
  11. Rafael Lucchesi, CEO da Tupy;
  12. Giovanni Francischetto, superintendente da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas);
  13. Edison da Matta, diretor Jurídico e de Comércio Exterior do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças);
  14. Cristina Yuan, diretora de Relações Institucionais do Instituto Aço Brasil;
  15. Daniel Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG;
  16. Fausto Varela, presidente SINDIFER;
  17. Bruno Santos, diretor executivo ABRAFE;
  18. Alexandre Almeida, diretor da RIMA

Brasil é principal alvo do tarifaço

Desde o início da semana passada, os EUA têm notificado oficialmente os países sobre a implementação de tarifas unilaterais na importação de produtos e bens. Até o momento, 24 parceiros comerciais foram taxados.

O Brasil foi o maior prejudicado pela sanção comercial de Trump, com uma tarifa de 50%. Em resposta, o governo brasileiro defendeu a soberania nacional e se mostrou aberto para negociar com os norte-americanos.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Eita, 18 setores afetados… levem uma cestinha de presente pelas declarações de Lula falando em substituir o Dólar no BRICS, deu muito certo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Guerra em Gaza chega ao segundo ano com cautela nas negociações e desconfiança entre Hamas e Israel

Foto: Omar Al-Qattaa/AFP

O 7 de outubro de 2023 ficou marcado para sempre na história de israelenses e palestinos. Naquele sábado, combatentes do Hamas invadiram o sul de Israel, matando cerca de 1,2 mil pessoas e sequestrando 250 reféns. A ofensiva levou Tel-Aviv a iniciar uma resposta militar de grande escala, dando início a um conflito que, dois anos depois, ainda não chegou ao fim — e já deixou 67 mil mortos, além de transformar a Faixa de Gaza em ruínas.

Neste segundo aniversário, delegações de Israel e do Hamas se reúnem no Egito em busca de um acordo para encerrar a guerra. O clima, no entanto, é de cautela. As negociações seguem frágeis e podem ser suspensas a qualquer momento, já que persistem divergências profundas entre as demandas dos dois lados.

O esforço internacional está concentrado em torno do plano proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que busca pavimentar um caminho para o fim das hostilidades. A iniciativa tem apoio da maioria da comunidade internacional e também de grande parte das populações israelense e palestina, que desejam o encerramento da guerra.

Fome, deslocamentos e pressão interna

Nos últimos dois anos, Gaza foi assolada por uma epidemia de fome, com sucessivos deslocamentos internos da população. Atualmente, o Exército israelense mantém operações intensas na Cidade de Gaza com o objetivo declarado de “destruir os redutos do Hamas”.

Em Israel, a pressão interna para acabar com a guerra também cresce. A população cobra a libertação dos 48 reféns ainda mantidos em Gaza, manifesta cansaço com o prolongamento de um conflito que já se espalhou por sete frentes diferentes e sente os efeitos do isolamento diplomático e do aumento de ataques antissemitas em países como Estados Unidos e nações europeias.

Plano americano avança em etapas

Trump declarou que pretende concluir a “primeira fase” do acordo ainda nesta semana. Essa etapa envolve a troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos, além da retirada parcial das tropas israelenses de algumas áreas de Gaza.

Nas fases seguintes, o plano prevê negociações mais complexas, como o desarmamento do Hamas, a retirada completa de Israel do território e a definição da governança futura da Faixa de Gaza.

“Eu tenho medo de ser otimista sobre esse plano”, disse Yuval Benziman, professor de Ciências Políticas da Universidade Hebraica de Jerusalém. “É difícil acreditar que Israel vai aceitar a Autoridade Palestina em Gaza nas fases futuras, e um Estado palestino parece improvável”.

Apesar disso, Benziman avalia que a conclusão da primeira etapa já seria uma vitória significativa para a sociedade israelense.

Negociações em Sharm el-Sheikh

As tratativas acontecem na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh e estão centradas na troca de reféns por prisioneiros. Israel quer receber os sequestrados de uma só vez e, em contrapartida, libertaria 250 palestinos condenados à prisão perpétua e cerca de 1.700 detidos durante o conflito, além de entregar os restos mortais de 15 palestinos por cada corpo de refém.

Estima-se que 48 reféns israelenses continuem em Gaza, dos quais apenas 20 estariam vivos. O Hamas, por sua vez, exige a libertação de figuras importantes, como Marwan Barghouti, condenado a cinco prisões perpétuas, e Ahmad Sa’adat, líder da FPLP, que cumpre pena de 30 anos por planejar o assassinato do ministro do Turismo israelense Rehavam Ze’evi, em 2001.

A desconfiança, porém, domina ambos os lados. O Hamas não pretende liberar os reféns sem garantias de que Israel vai se retirar de Gaza e não voltará a atacar.

“O Hamas não é ingênuo. Eles surpreenderam Israel em 7 de outubro de 2023 e conhecem bem nosso comportamento”, afirmou Michael Milshtein, chefe do Fórum de Estudos Palestinos no Centro Moshe Dayan, em Tel-Aviv. “Eles não vão devolver os reféns sem garantias de Trump. Os sequestrados são sua principal moeda de troca”.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse à emissora ABC que 90% do acordo já foi costurado. A Casa Branca enviou ao Egito o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, e o genro do presidente americano, Jared Kushner, para tentar fechar os últimos detalhes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Reforma do Código Civil pode deixar cônjuge sem direito à herança

Foto: iStock

O projeto de reforma do Código Civil abre possibilidade para que o homem ou a mulher deixe o companheiro fora do testamento para receber herança — o que não é possível atualmente.

Hoje, o Código Civil não permite retirar o marido ou a esposa do direito à herança no testamento. Essa proibição passa pelo conceito de “herdeiros necessários”, que engloba, além do cônjuge, os ascendentes, que são pais, avós, bisavós e assim por diante, e descendentes, que são os filhos, netos, bisnetos e assim por diante.

Uma pessoa pode, em vida, deixar testamento para doar 50% do patrimônio para uma instituição, por exemplo. O restante, neste caso, precisa ficar para os herdeiros —incluindo o cônjuge—, o que é conhecido como “legítima” nas normas legais.

Contudo, a reforma pode tirar o cônjuge dos herdeiros necessários, segundo o artigo 1.845 do projeto. “São herdeiros necessários os descendentes e os ascendentes”, diz, sem citar os cônjuges.

Responsável pelo testamento pode deixar o cônjuge de fora da herança. “Para excluir da herança o cônjuge, o convivente, ou os herdeiros colaterais, basta que o testador o faça expressamente ou disponha de seu patrimônio sem os contemplar”, afirma o artigo 1.850 da proposta.

Em uma possível nova configuração, toda herança pode ser doada, mesmo se a única pessoa da família for o cônjuge, explica advogado. Na lei atual, isso não é possível. “Pelo novo Código, posso doar meu patrimônio, e meu companheiro ficar sem nada”, diz IlmarMuniz, da Cavalcante MunizAdvogados.

Muniz explica que, atualmente, só é possível tirar os herdeiros necessários do direito à herança em situações específicas. No caso de Suzane Von Richtofen, por exemplo, Andreas Von Richtofen, irmão dela, se tornou único herdeiro dos pais depois que a filha foi condenada a 40 anos de prisão pelo assassinato do casal.

Pela lei atual, só é possível deserdar um herdeiro necessário por indignidade

São considerados indignos e excluídos da herança os herdeiros envolvidos em homicídio (ou tentativa) do autor da herança, acusação caluniosa também contra o autor da herança ou nos casos em que o herdeiro impede, por violência ou fraude, o acesso do autor da herança a seus bens.

Na falta de testamento, vale a sucessão legítima, que é composta por descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais. A reforma não prevê alteração nesse ponto, seguindo na mesma ordem: descendentes, ascendentes, cônjuge e colaterais.

Cônjuge pode ficar com toda herança se não houver nenhum descendente ou ascendente, segundo o artigo 1.838 da proposta. “Em falta de descendentes e ascendentes, será deferida a sucessão por inteiro ao cônjuge ou ao convivente sobrevivente.”

Novo Código Civil

Proposta de reforma do Código Civil foi elaborada por comissão de 38 juristas, segundo o STJ (Superior Tribunal de Justiça). O colegiado teve a participação dos ministros do STJ João Otávio de Noronha, Isabel Gallotti, Marco Buzzi e Marco Aurélio Bellizze, além do ministro aposentado Cesar Asfor Rocha.

Comissão foi criada pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quando ele ainda era presidente do Senado. A presidência da comissão ficou a cargo do ministro Luís Felipe Salomão, vice-presidente do STJ.

Juristas propuseram a alteração de 1.122 dos 2.046 artigos da versão atual da lei. Além disso, o projeto acrescenta mais de 200 dispositivos ao código.

Tramitação da proposta, já protocolada no Senado, deve começar com a criação de uma comissão especial. Contudo, o UOL apurou que não há prazo para o colegiado ser criado e instalado.

UOL

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Em discurso no Congresso, Trump lista “terríveis desperdícios de dólares para moradia a imigrantes ilegais e promoção LGBTQI+”

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano) proferiu, na terça-feira (4) um discurso durante a sessão conjunta do Senado e da Câmara dos Representantes, no Congresso americano.

Ao longo das 2 horas de sua fala Trump exaltou e agradeceu pelo trabalho realizado por Elon Musk à frente do recém criado Departamento de Eficiência Governamental e pela identificação do que chamou de terrível desperdício de dólares dos contribuintes. Em seguida, Trump listou alguns identificamos pelo departamento comandado por Musk. Entre eles, bilhões de dólares para moradia e carros gratuitos para estrangeiros ilegais, milhões para promover o LGBTQI+ na nação africana de Lesoto, entre outros.

Leia abaixo o trecho completo do discurso no qual Trump lista os valores e os destinos identificados:

“Obrigado, Elon. Ele está trabalhando muito. Ele não precisava disso. Ele não precisava disso. Muito obrigado, nós agradecemos. Todos aqui – até mesmo este lado agradece [os democratas], eu acredito. Eles só não querem admitir isso. Basta saber de alguns dos terríveis desperdícios que já identificamos.

“US$ 22 bilhões do HHS [Departamento de Saúe e Serviços Humanos dos EUA] para fornecer moradia e carros gratuitos para estrangeiros ilegais. US$ 45 milhões para bolsas de estudo de diversidade, equidade e inclusão na Birmânia. US$ 40 milhões para melhorar a inclusão social e econômica de migrantes sedentários. Ninguém sabe o que é isso. US$ 8 milhões para promover o LGBTQI+ na nação africana de Lesoto, da qual ninguém nunca ouviu falar.

“US$ 60 milhões para o empoderamento de povos indígenas e afro-caribenhos na América Central – US$ 60 milhões. US$ 8 milhões para tornar os camundongos transgêneros – isso é real. US$ 32 milhões para uma operação de propaganda de esquerda na Moldávia. US$ 10 milhões para a circuncisão masculina em Moçambique. US$ 20 milhões para a ‘Vila Sésamo’ árabe no Oriente Médio. É um programa. US$ 20 milhões para um programa.

“US$ 1,9 bilhão para o recém-criado comitê de descarbonização de residências, liderado – e sabemos que ela está envolvida – apenas no último momento, o dinheiro foi passado por cima por uma mulher chamada Stacey Abrams. Você já ouviu falar dela?

“Um contrato de consultoria de US$ 3,5 milhões para um luxuoso monitoramento de peixes. US$ 1,5 milhão para a confiança dos eleitores na Libéria; US$ 14 milhões para a coesão social em Mali; US$ 59 milhões para quartos de hotel para estrangeiros ilegais na cidade de Nova York. Ele é um empreendedor imobiliário. Ele se saiu muito bem. US$ 250 mil para aumentar a inovação de ações climáticas locais veganas na Zâmbia. US$ 42 milhões para mudanças sociais e comportamentais em Uganda.

“US$ 14 milhões para melhorar os contratos públicos na Sérvia. US$ 47 milhões para melhorar os resultados de aprendizado na Ásia. A Ásia está se saindo muito bem com o aprendizado. Nós mesmos poderíamos usar isso. E US$ 101 milhões para contratos do DEI [Diversidade, Equidade e Inclusão] no Departamento de Educação – o maior valor já pago, nada parecido com isso.

“Sob o governo Trump, [foram descobertos] todos esses golpes – e há golpes muito piores – mas não achei apropriado falar deles. São muito ruins. Muitos outros foram descobertos, expostos e rapidamente eliminados por um grupo de pessoas muito inteligentes, em sua maioria jovens, liderados por Elon, e nós agradecemos. Descobrimos centenas de bilhões de dólares em fraudes.

Com informações de Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Se uma auditoria dessa fosse realizada em nossa Nação, com certeza os “destinos” dos recursos, oriundos dos impostos de quem produz e trabalha, seriam para esses tipos de entidades, que vivem como “sanguessugas” do dinheiro público e não trazem nenhum benefício ao nosso povo…
    Além do que, ainda há 40 Ministérios, uma infinidades de estatais, que trazem nenhum benefício e deixam um rombo no erário público…
    Temos que ter menos Estado, com ele se preocupando com áreas prioritárias (educação, saúde e segurança pública) e de estratégia…
    O rombo nessas estatais, que só servem como “cabide de emprego” para os “companheiros”, cresce a cada dia…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT aciona Ministério Público e diz que ato convocado por Bolsonaro pode se tornar ‘novo 8 de Janeiro’

Jair Bolsonaro convocou manifestação para o próximo domingo, 25, na Avenida Paulista | Foto: Wilton Junior/Estadão

O diretório paulista do Partido dos Trabalhadores (PT) enviou uma representação ao Ministério Público Eleitoral (MPE) dizendo que o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o próximo domingo, 25, pode se tornar um “novo 8 de Janeiro”. A manifestação, que será realizada na Avenida Paulista, foi organizada após Bolsonaro se tornar alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) que investiga o suposto planejamento de um golpe de Estado após as eleições de 2022.

O documento foi enviado ao órgão pelo presidente do diretório do PT, deputado Kiko Celeguim, nesta segunda-feira, 19. Segundo o parlamentar, “não há como deixar de ligar” o evento na Paulista aos atos antidemocráticos, o que torna necessário um reforço da segurança em São Paulo. A correlação é explicada por Celeguim pela manifestação ter sido a primeira convocada pelo ex-presidente desde então.

Outro ponto citado pelo PT foi uma “preocupação” sobre a participação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) no ato. Segundo Celeguim, o fato de o aliado do ex-presidente comandar as forças policiais do Estado provoca dúvidas sobre “os protocolos e recomendações” que serão seguidos pelas equipes de segurança.

“Isso porque, em 08 de janeiro de 2023 foi necessária força policial para a contenção dos manifestantes em Brasília. E não se sabe, ainda, quais os protocolos e recomendações que a Polícia Militar do Estado de São Paulo seguirá em 25 de fevereiro de 2024″, diz um trecho da manifestação.

O PT paulista também afirma que não nega “o direito de livre manifestação de pensamento e a possibilidade da realização de manifestações públicas”, mas diz, também relembrando o ataque aos prédios públicos, que os protestos não podem “afrontar o Estado Democrático de Direito”.

Ao Estadão, Celeguim afirmou que o Ministério Público precisa garantir um reforço da segurança durante a realização do ato, a fim de garantir que “um novo 8 de janeiro” não ocorra. “Cabe atenção redobrada, sobretudo, para que as graves falhas de segurança que aconteceram em Brasília, não se repitam em São Paulo”, disse nesta terça-feira, 20.

Malafaia ataca PT e diz que o partido tem medo da manifestação

O pastor Silas Malafaia, idealizador da manifestação, afirmou que a representação do PT paulista é uma “narrativa bandida de canalhas” e que o evento na Paulista contará com um “reforço gigante de policiamento”. Segundo o pastor, que alugou um trio elétrico para que Bolsonaro possa discursar aos apoiadores, uma das medidas de segurança será a instalação de torres de vigilância entre os participantes.

“Vai ter um reforço gigante de policiamento. Eles estão se borrando de medo pela grandiosidade da manifestação que, desde o início, estamos anunciando que é uma manifestação pacífica, de verde e amarelo”, disse ao Estadão.

Malafaia também afirmou que a representação é uma forma de o PT desviar o foco da crise diplomática com Israel, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) equiparar os ataques israelenses à Faixa de Gaza com o Holocausto.

Além de Tarcísio de Freitas, a manifestação deve contar também com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), de ex-ministros e de parlamentares do “núcleo duro” bolsonarista. O evento é uma estratégia do ex-presidente de mostrar força política e apoio popular após o desenrolar da operação da PF.

Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Vira não.
    Bolsomínion geralmente é covarde e os vagabundos que participaram do 08 de janeiro foi um bando de moleques que se confiaram que o canalha fascista iria dar proteção.
    No entanto ele estava tal qual um rato, escondido nos eua enquanto a legião de jumentos estava aqui fazendo papel de trouxa. Agora estão sendo PRESOS e não tem capitão nenhum pra proteger!

  2. Vixe, além de estar levando coice do mundo, está se tremendo de medo do dia 25 kkkkkkkkkkkkk bando de frouxos.

  3. “ Eles estão se borrando de medo pela grandiosidade da manifestação que, desde o início, estamos anunciando que é uma manifestação pacífica, de verde e amarelo”. Fácil de compreender, simples assim.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rogério comanda grande ato de filiação do PL com representantes de 16 cidades do Agreste

A cidade de São Tomé foi palco de uma grande movimentação política na manhã deste sábado (09). O município recebeu grande evento de filiação partidária realizado pelo PL, em meio as comemorações da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição. O ato contou com a presença do senador Rogério Marinho, presidente estadual do partido, e reuniu centenas de representantes da legenda de 16 cidades da região Agreste potiguar.

Na ocasião foi criado o PL Jovem e PL mulher em vários municípios e foram assinadas mais de 300 fichas de filiação ao PL, entre prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, vice-prefeitos, pré-candidatos a prefeito e vereador, lideranças políticas e cidadãos da região. “O PL está se preparando para oferecer ao cidadão potiguar muito mais do que nomes, serão projetos, propostas e ideias para melhorar a vida da população, sempre com foco na geração de emprego e renda para o nosso povo”, disse Rogério Marinho.

O senador também criticou o Governo do Estado pelo projeto enviado para a Assembleia Legislativa do RN com o objetivo de aumentar a alíquota do ICMS de forma definitiva. “A população vem sendo penalizada por carga extorsiva de impostos, e que infelizmente se refletem em serviço de péssima qualidade do Estado. E não precisa ir longe para comprovar isso, basta andar nas estradas, ir aos hospitais regionais, perguntar as mães e pais como está a qualidade da educação dos seus filhos. Perguntar ao cidadão se eles estão seguros na sua casa ou no trabalho. A sensação de insegurança é comum sob a inércia, incompetência e incapacidade do Governo”, disse.

Anfitrião do evento, o prefeito de São Tomé, Babá Pereira celebrou o sucesso do ato de filiação. “Foi um evento grandioso, de muita importância para o fortalecimento do PL. São lideranças que chegam para somar e fazer do PL o maior partido também do RN, na defesa da família, do patriotismo e da vida, que são os princípios que norteiam nossos cidadãos”, disse Babá, que é ex-presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn).

Além de Babá, estiveram presentes no evento diversos prefeitos, como Luciano de Lajes Pintadas (PL); Fabiano de Barcelona (PL); Tiquinho de Ruy Barbosa (PL); Novinho de Cerro Corá; Miguel Cabral de São Pedro (filiou-se ao PL); Clécio de Bom Jesus (PL); Pedro Sales de Várzea (filiou-se ao PL), Carlinhos de Jardim de Angicos, Ivanildinho de Santa Cruz (PL); Keka de São Bento do Trairi (filiou-se ao PL), Daniel Marinho de Nísia Floresta (PL); e Fernandinho de Acari.

Também participaram do ato os deputados estaduais Tomba Faria e Dr. Kerginaldo, o presidente do PL Jovem/RN, Daniel e demais membros, os vice-prefeitos: Moacir Júnior de Jardim de Angicos (filiou-se ao PL), Antônio Venceslau de Espírito Santo (filiou-se ao PL), Gá de São Tomé (filiou-se ao PL), Arnaldo de Caiçara do Rio do Vento (filiou-se ao PL), Dr. Bonfim de Ruy Barbosa (filiou-se ao PL); Elzinho de Cerro Corá; e Claudjande de Lajes Pintadas. Além deles, ainda prestigiaram a ação os ex-Prefeitos Edilson Júnior de Sítio Novo (filiou-se ao PL); Dr. Estrela de São Tomé (filiou-se ao PL); e Rainel Pereira de São Tomé (filiou-se ao PL).

Entre as mais de 300 filiações realizadas ao PL no encontro, estão lideranças políticas das cidades de São Tomé, São Bento do Trairi, Lajes Pintada, Riachuelo, Ruy Barbosa, São Paulo do Potengi, Várzea, Monte Alegre, Serra Caiada, Senador Elói de Souza, São Pedro, Bom Jesus, Santa Maria, Cerro Corá, São Bento do Trairi e Caiçara do Rio do Vento.

Opinião dos leitores

  1. O prefeito que se filiou ao PL, pediu para não se reeleger no próximo ano, só basta os adversários colar o nome dele a bolsojoias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pacote cria idade mínima de 55 anos para militar se aposentar

Sérgio Lima/Poder360 

O pacote de corte de gastos em preparação pela equipe econômica, sob coordenação de Fernando Haddad (Fazenda), deve atingir os militares. A maior novidade deve ser a criação de uma idade mínima de 55 anos para aposentadoria dos integrantes das Forças Armadas. Hoje, o sistema é regulado pela Lei nº 13.954, de 2019, e basta comprovar o tempo de serviço (pelo menos 35 anos). Ao se aposentar, o militar mantém o salário integral –e sempre recebe aumento quando os da ativa também são promovidos.

Essa idade mínima ainda é menor do que a exigida dos contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): 65 anos para homem e 62 anos para mulher. Na iniciativa privada, o trabalhador (a depender do salário) contribui com alíquotas de 7,5% a 14%. Os militares pagam 10,5% para sair da ativa com o salário integral –algo impossível para quem está no INSS.

A mudança deve causar alguma reclamação por parte dos militares, mas tudo tem sido amplamente negociado nos bastidores –e ainda é necessário aprovar uma lei no Congresso.

Como haverá regra de transição, vai demorar muito para quem está na ativa sentir a alteração no sistema. O ganho fiscal –com economia para o governo federal– também será mínimo no curto prazo. Mas a equipe econômica enxerga essa mudança como muito relevante para avançar sobre outros feudos quase intocáveis, como o Poder Judiciário, que hoje consome cerca de 1,5% do PIB.

Além da Previdência dos militares, há mudanças que já estão sendo noticiadas, inclusive pelo Poder360, que devem trazer ganhos pequenos em termos de economia –mas serão consideradas importantes por servirem de exemplo para outras áreas do governo.

A seguir, as 4 principais medidas que estão para ser anunciadas:

1) Previdência dos militares – será fixada uma idade mínima em 55 anos. Hoje, não existe idade mínima, mas só tempo de serviço, que é de 35 anos para quem entrou depois da aprovação da Lei nº 13.954, de 2019;

2) “morte ficta” – deve acabar. Ocorre hoje quando militares são considerados inaptos para o serviço e são expulsos. São considerados como mortos, mas seus familiares mantêm os benefícios, recebendo o salário. O “morto ficto” (morto fictício) surgiu com a aprovação da Lei nº 3.765, de 1960, que trata de pensões dos militares. Um fardado que é expulso segue com o soldo porque durante o período em que estava na ativa parte de seu salário era recolhida para custear o benefício. A “morte ficta” consome um valor pequeno por ano: R$ 25 milhões. Esse montante foi divulgado em junho de 2024, quando as Forças Armadas responderam a um pedido de acesso à informação;

3) contribuição para o plano de saúde – serão equalizados os valores cobrados de todos os integrantes das Forças Armadas. Hoje, há quem pague até 3,5% sobre o salário. Mas esse percentual é menor em vários casos. Tudo seria igualado a partir da implantação do corte de gastos;

4) transferência de pensão – prática será limitada ao máximo. Embora essa transferência tenha acabado a partir do ano 2001 (pela MP 2215), quem já havia contribuído anteriormente seguiu mantendo o benefício. Para militar que contribuiu, quando há caso de morte, a pensão fica para a viúva. Se a viúva morre, as filhas recebem. Se uma filha morre, a outra fica com a parte integral. É isso que se pretende acabar agora.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O benefício para as filhas dos militares foi valido para o período de guerra. Há quanto tempo não temos guerra envolvendo o Brasil ? As filhas menores devem receber o benefício, mas mulheres adultas, sem problemas físicos e mentais, deveriam perder tal benefício.
    Deveria acabar com 60 dias de férias para juízes e o recebimento duplo de 2 x 1/3 (terço de férias). E agora temos que a cada dia trabalhado, os juízes tem direito a um dia de folga, mas preferem receber em dinheiro, ou seja, a cada 30 trabalhados, os magistrados recebem o equivalente a 10 dias de salário, ou seja, o terço de salário.
    Outra coisa que ao meu ver precisa acabar é o quinto constitucional. Concurso público como a única forma de acesso aos cargos públicos.

  2. Sera que vão alterar qualquer coisa nos ganhos dos anitiados políticos que recebem sem terem trabalhado?

  3. Ninguém mexe no dinheiro do judiciário, MP e de políticos que são as classes que mais “usurpam” dinheiro público. “Engraçado”!

    1. Seria interessante ser um pacote de Todas as instituições!

  4. Há muito tempo que a aposentadoria dos militares e suas benesses carece de um realinhamento á nossa realidade.
    Simplesmente parou no tempo.
    Até porque, se observar o custo benefício dessa atividade, estão ganhando superbem para o que executam, o que destoa da realidade do trabalhador brasileiro assalariado.
    A verdade é que os militares, depois que perderam o status dos anos de chumbo, se tornaram moeda de troca na política brasileira.
    Tipo, ninguém queria ser o vice do bolsonaro e coube ao sargento juruna Mourão pagar o pato.

    1. Muito bem colocado em relação ao militares. Após retirar dos militares, tem que partir para o judiciário e legislativo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 84% dos municípios do RN tiveram seca em junho; veja regiões mais afetadas

Imagem: reprodução

Mais de 84% dos municípios potiguares apresentaram algum nível de seca no mês de junho, de acordo com os dados do Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas.

A seca moderada atingiu 34,1% dos municípios potiguares. Já a seca grave alcançou 30,5% das cidades do estado, principalmente nas regiões do Seridó e Alto Oeste.

A seca fraca foi observada em 19,8% dos municípios, com foco maior no Agreste. Segundo o monitor, apenas 15,6% dos municípios ficaram classificados como sem seca relativa, no Litoral Leste.

No período, a seca grave avançou no extremo oeste e a seca moderada avançou no centro-norte e oeste potiguar. Não houve registros de Seca Extrema ou Excepcional no estado.

Segundo o monitor, os dados indicariam um “cenário de atenção”. A situação é mais desafiadora que as registradas no mesmo período dos anteriores. Em junho de 2024, não houve seca registrada em nenhuma região o estado.

No mesmo mês dos anos de 2022 e 2023, apenas secas fracas e moderadas foram registradas e em áreas menores.

Os dados locais são levantados e divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Classificação dos tipos seca

  • Seca fraca: Veranico de curto prazo diminuindo o plantio, crescimento de culturas ou pastagem.
  • Seca moderada: Alguns danos às culturas, pastagens; córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos; algumas faltas de água em desenvolvimento de atividades; restrições voluntárias de uso de água solicitadas.
  • Seca grave: Perdas de culturas ou pastagens prováveis; escassez de água comum; restrições de água impostas.
  • Seca extrema: Grandes perdas de culturas/pastagem; escassez de água generalizada ou restrições.
  • Seca excepcional: Perdas de culturas/pastagens excepcionais e generalizadas; escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

Classificação de secas no RN em junho de 2025

Sem Seca Relativa

Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Goianinha, Jundiá, Macaíba, Maxaranguape, Montanhas, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedro Velho, Pureza, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Taipu, Tibau do Sul, Touros, Várzea, Vila Flor, Arez;

Seca Fraca (S0)

Bento Fernandes, Boa Saúde, Bom Jesus, Brejinho, Caiçara do Norte, Galinhos, Guamaré, Ielmo Marinho, Jandaíra, João Câmara, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Parazinho, Passa-e-Fica, Passagem, Pedra Grande, Poço Branco, Santa Maria, Santo Antônio, São Bento do Norte, São José do Campestre, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Serra Caiada, Serra de São Bento, Serrinha, Tangará, Vera Cruz

Seca Moderada (S1)

Acari, Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Baraúna, Barcelona, Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Campo Redondo, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel Ezequiel, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, Jardim de Angicos, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lajes Pintadas, Macau, Mossoró, Parelhas, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Porto do Mangue, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Cruz, Santana do Matos, São Bento do Trairí, São Fernando, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Serra do Mel, Severiano Melo, Sítio Novo, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Upanema, Venha-Ver;

Seca Grave (S2)

Água Nova, Alexandria, Almino Afonso, Antônio Martins, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Cruzeta, Encanto, Equador, Florânia, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, João Dias, José da Penha, Jucurutu, Lucrécia, Luís Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho-d’Água do Borges, Ouro Branco, Parnamirim, Patu, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Viçosa

Seca Extrema (S3) e Seca Excepcional (S4)

Sem municípios enquadrados

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *