Economia

RN tem maior crescimento de ICMS no Nordeste

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte apresenta a maior variação acumulada na arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre os estados do Nordeste. Ao todo, o percentual de aumento foi de 5.7%, número superior ao apresentado por Alagoas (4,9%) e Piauí (3.4%), até agosto deste ano.

O aumento, contudo, não ocorreu por conta da manutenção da alíquota do ICMS em 20%, mas principalmente pela contribuição do imposto que incide sobre os combustíveis a partir de junho. Dejaneiro a setembro deste ano, o Estado arrecadou R$ 630 milhões a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Desse total, nos últimos quatro meses, metade foi dos combustíveis.

Os dados são da pesquisa realizada pela Fecomércio/RN. O objetivo do encontro foi discutir junto a representantes da casa legislativa, Governo do Estado, prefeituras, setor produtivo e lojista a proposta de manutenção da alíquota do ICMS em 20% para 2024. O texto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) edepois seguirá para avaliação na Comissão de Finanças e Tributação (CFF), de onde deve partir para votação em plenário.

Embora a Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz) argumente que o Estado pode perder cerca de R$ 700 milhões em 2024 sem a manutenção da alíquota, a pesquisa da Fecomércio evidencia que a permanência do atual percentual não é uma garantia de aumento para a arrecadação do Estado. O que tem gerado aumento na arrecadação do Estado, sobretudo, é o aumento de uma alíquota específica sobre combustíveis.

Apenas em setembro, foram mais de R$ 120 milhões de arrecadação de ICMS exclusivamente com combustíveis, afirma William Figueiredo, consultor de economia da Fecomércio.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Vixe, e cadê esse dinheiro?? Será que estão guardando a sete chaves para as próximas eleições??? Pois os serviços que o estado tem a obrigação de oferecer para o cidadão estão aos frangalhos, como:
    Saúde
    Educação
    Estradas
    Segurança público
    Pagamento a fornecedores e outros mais, pois a pindaíba que os PTralhas aplicaram ao povo do RN está no limite máximo.

  2. E continua faltando dinheiro?? Alô Ministério Público o que tá acontecendo com esse dinheiro?

    1. Se vc for esperar pelo MP vc está frito, não existe MP para quem tem REAL e sim só para pobre coloque isso na sua cabeça que vc vai viver bem melhor..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aneel mantém bandeira verde nas contas de luz em janeiro de 2024

Foto: Brunorbs/Getty Images

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (29) que no mês de janeiro a bandeira tarifária será verde. Desta forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.

De acordo com a agência, a continuação da bandeira verde no início do próximo ano é porque as condições favoráveis de geração de energia permanecem. Há 21 meses o país tem adotado a bandeira verde após o fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022

O que são as bandeiras tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Quando a bandeira de escassez hídrica vigorou, de setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, o consumidor pagava R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeitura assina acordo com MP para melhorar abastecimento de remédios na rede de saúde de Natal

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, assinou, juntamente com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), um Termo de Cooperação Técnica que faz parte do Projeto Ministerial Abastece SUS.

O projeto busca proporcionar a melhoria nos processos de trabalho e solucionar problemas, principalmente voltados ao abastecimento de medicamentos na rede municipal.

“Esse é um momento muito importante para Natal. É uma parceria já consolidada com o Ministério, então esperamos contribuir para a melhoria dos serviços prestados aos nossos munícipes”, comentou o secretário municipal de saúde, Adilson Boldo, durante o ato de assinatura.

O projeto consiste em visitas de professores e alunos do Departamento de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) nos serviços de saúde do município, onde irão realizar um diagnóstico da rede farmacêutica da capital. Após a observação dos serviços, será apresentado à secretaria um plano de ação de enfrentamento para implementação de ações com a intenção de melhorar os fluxos na rede.

Além do secretário municipal, participaram do ato solene de assinatura do termo a representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), promotora de Justiça Kalina Correia Filgueira, titular da 48ª PMJ-Natal, a secretária-adjunta de Saúde de Natal, Rayanne Araújo e Rand Randall, professor do curso de farmácia da UFRN.

O que é o Abastece SUS

O Abastece SUS é um projeto desenvolvido pela 48ª e 62ª Promotorias de Justiça da Comarca de Natal, que busca a propor, para a Gestão Municipal de Saúde de Natal, medidas de assistência farmacêutica pública, contemplando diversas questões, desde a programação, até a aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos e de insumos.

Fonte: Portal 98Fm

Opinião dos leitores

  1. A SMS ESTÁ HÁ 06 MESES SEM FORNECER INSULINAS NO PROSUS!
    SERÁ QUE A SMS VAI VOLTAR A FORNECER AS INSULINAS?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT defende “núcleo político” no Planalto para ajudar Lula

Valter Campanato/Agência Brasil

Integrantes do PT defendem a criação de um “núcleo político” que faça reuniões frequentes e ofereça alternativas para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tomada de decisões governamentais.

O próprio presidente afirmou, em uma reunião com a bancada petista, que o governo já fez as bases para o desenvolvimento econômico e social do país.

Para Lula, a disputa a partir de agora é garantir o discurso político para as eleições de 2026.

Uma das expectativas de integrantes da legenda é que, com a ida de Gleisi Hoffmann (PT-PR) para o Palácio do Planalto, a costura para esse “núcleo” poderia ficar facilitada.

Os fatores citados são a experiência da petista acumulada desde 2019 como presidente do PT e a confiança que o presidente tem na deputada federal.

Gleisi é cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), em uma reforma ministerial.

De acordo com membros do partido, o grupo deveria ser composto pelos ministérios do Planalto (Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria-Geral, Secretaria de Comunicação Social e Casa Civil) e que temas pontuais poderiam envolver outros ministros da Esplanada dos Ministérios.

A avaliação é que a atuação da oposição nas redes sociais exige resposta rápida.

Um “núcleo político” poderia dar a perspectiva de possíveis crises com propostas de ação para evitar perdas políticas para o governo.

Um dos exemplos, é a “crise do Pix”. Nessa análise, se esse “núcleo” atuasse com o Ministério da Fazenda, a possibilidade do ganho político da oposição seria menor.

Uma das críticas de aliados do presidente neste terceiro mandato é que Lula não dá abertura para conversas e tem poucos “consultores” próximos para auxiliar nas decisões.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro era visto como “Trump tropical” pela USAID Ex-secretário de Trump, Michael Benz também afirmou que a agência influenciou no resultado das eleições de 2022 no Brasil… TALVEZ SEJA ESSE ASSUNTO QUE ESTÁ DEIXANDO OS RATOS TODOS MALUCOS.

  2. chamando todos os ratos, chamando todos os ratos, alguém na escuta….o navio esta afundando, chamando todos os ratos, chamando todos os ratos…

  3. Vamos lá meu povo, me ajude, me ajude. Temos que roubar mais, fraudar mais licitações , corromper mais gente, destruir o restante de fundo de pensões, vender estatais….roubar roubar roubar, esse é nosso lema, mas com toda honestidade, e apoio do stf, que ninguém é de ferro.

  4. O PT vai atrapalhar mais ainda o governo. Vai possibilitar a volta da outra quadrilha golpista e ladra que saiu a pouco de lá…

    1. Você sabe como o verdadeiro golpe aconteceu. E não foi em 23, foi um pouquinho antes, mané fodido….. Parcialmente a esquerda. Por que virou Reinaldo Azevedo?

  5. Não da certo não.
    São todos ultrapassados.
    Do presidente, até o último integrante dessa ideologia que não deu certo no mundo inteiro.
    Simples assim!!

  6. O interessante é esse povo acreditar que o PT sozinho está a bala de prata, que o centrao vai aceitar isso, que O NINE iria se dobrar e concordar em ser manobrado, que a imprensa vendida ainda muda algo, que as redes sociais vão ser caladas, que o povo é otario e que o STF ainda tem a mesma força das eleições de 2022, é muita ousadia e burrice.

  7. “por favor me ajuda”, enfim o Lule e sua quadrilha ptista estão derretendo…. Se prepare pois 2026 é logo ali.

    1. interessante, tem gente que defende a família rachadinha e chama os outros políticos de ladrão, são todos farinha do mesmo saco, nesse país são raros os políticos honestos.

    2. Observador, vc coloca todo mundo no mesmo saco, ok, no caso em tela, a familia que vc citou não foi condenada a NADA, ao contrario do PT que foi quase todo para CADEIA. ME CITE UM DIA DE ALGUEM DA FAMILIA DO EX PRESIDENTE PRESO,

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes concentra quase 100% dos mandados de prisão em aberto do STF

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Dos 236 mandados de prisão expedidos por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que seguem em aberto, 235 — o equivalente a 99,58% — foram assinados por Alexandre de Moraes. Apenas um, ou 0,42%, é de autoria do ministro Luiz Fux. Os dados são de um levantamento feito pelo Metrópoles, a partir de informações do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

As informações, alimentadas pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reúnem mandados expedidos por todos os tribunais do país.

Os nomes na lista são considerados foragidos e não incluem aqueles que já tiveram a prisão cumprida. No caso do STF, quase todos os mandados em aberto foram determinados por Moraes.

O mais recente foi o de Diego Dias Ventura, apontado como uma das lideranças do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília. Condenado a 14 anos, ele rompeu a tornozeleira eletrônica no início de julho, logo após a sentença proferida pela Corte.

O levantamento traz ainda um dado curioso: o mandado mais antigo expedido por Moraes e ainda não cumprido também está relacionado ao 8 de Janeiro. Marcos Alexandre Mataveli de Morais, ex-vice-prefeito de Pancas (ES), teve a prisão decretada em julho de 2023 e segue foragido desde então.

A relevância desses números se explica porque, antes dos atos de 8/1, ações penais no STF eram raras. Isso se devia a fatores como a competência constitucional restrita e barreiras processuais. Normalmente, a Corte julgava apenas autoridades com prerrogativa de foro, como presidente, ministros e parlamentares — o que deixava a maioria dos crimes comuns sob competência da primeira instância.

Os casos do 8/1 são julgados no STF por envolverem ataques diretos à Corte e a outras instituições, além de conexões com investigações que já tramitavam no tribunal envolvendo autoridades com foro privilegiado.

Mandado de Fux

O único mandado em aberto expedido por Luiz Fux é, coincidentemente, o mais antigo entre os demais ministros. Em dezembro de 2018, ele determinou a prisão preventiva de Paolo Colliva, cidadão italiano acusado de tráfico de drogas na região de Milão.

Embora o processo não esteja disponível para consulta, o despacho registra que Colliva mede 1,80 m e tem olhos castanhos e finos. A ordem de Fux prevê a prisão preventiva e a posterior extradição do foragido, que até então residia no Brasil.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Mercado de prostituição aquece durante Fórum de Davos com programa de R$ 3.850 por hora

Foto: World Economic Forum/ Benedikt von Loebell

A elite global que se reúne para o Fórum Econômico Mundial em Davos a fim de discutir os maiores problemas do planeta — de aquecimento global à desigualdade de gênero — também aquece na fria cidade da Suíça um setor da economia informal: a prostituição.

A demanda por trabalho sexual dispara a cada ano na reunião de líderes mundiais e magnatas dos negócios que vêm de todo o mundo para discutir temas variados.

Acompanhantes se hospedam nos mesmos hotéis que chefes poderosos e seus funcionários durante a cúpula de cinco dias, que começou na segunda-feira (16/1).

Uma trabalhadora do sexo chamada Liana disse que se veste com trajes de negócios para não se destacar entre os executivos, apesar da prostituição ser legal na Suíça, contou ela ao jornal alemão “Bild”.

Liana acrescentou que vê regularmente um americano que visita a Suíça várias vezes ao ano e está entre os 2.700 participantes da conferência.

Liana cobra cerca de €700 (R$ 3.850) por uma hora de serviço e € 2.300 (R$ 12,6 mil) pela noite inteira, mais despesas de viagem.

Foto: Reprodução/Instagram

A gerente de um serviço de acompanhantes em Aargau (Suíça), a 160 quilômetros do local da reunião de cúpula, diz que já recebeu 11 reservas e 25 consultas por programas sexuais e espera que muitas outras cheguem esta semana.

“Alguns também reservam acompanhantes para eles e seus funcionários para festejar na suíte do hotel”, contou ela ao jornal “20 Minuten”.

Salome Balthus, garota de programa e escritora, postou no Twitter:

“Encontro na Suíça durante o Fórum significa olhar para os canos das armas dos seguranças no corredor do hotel às 2 da manhã. E depois dividir com eles os chocolates do restaurante e fofocar sobre os ricos.”

O mulher de 36 anos está hospedada em um hotel perto de Davos durante a cúpula, mas se recusou a revelar quem são os clientes influentes.

“Acredite em mim, você não quer entrar em litígio com eles”, advertiu ela.

Em 2020, uma investigação do jornal “The Times” encontrou pelo menos 100 prostitutas viajando para Davos para a cúpula, de acordo com um policial suíço. Um motorista oficial do fórum disse que pegou em um hotel uma prostituta que alegou ter sido forçada pelo seu chefe a dormir com um cliente mais velho que estava participando da cúpula.

Blog Page Not Found – Extra

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Após assembleia, decisão sobre greve dos professores da UFRN vai a plebiscito

Foto: Adurn

Em assembleia marcada por uma forte e ampla participação dos docentes sindicalizados ao ADURN-Sindicato, a categoria decidiu na tarde desta segunda-feira (17), pelo encaminhamento de um novo plebiscito sobre a greve dos professores e pela não continuidade da discussão sobre a desfiliação da entidade ao PROIFES-Federação. A atividade aconteceu de forma híbrida, presencialmente no auditório da reitoria, e remotamente através do Zoom.

“Vivemos num momento bastante importante e estratégico. A Assembleia é um momento de debate, de confronto de ideias, de posicionamentos políticos e ideológicos, e prezar pelo respeito, pela divergência e pelo debate qualificado é fundamental”, afirmou o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão.

A afirmação do dirigente ao iniciar a assembleia se deve às ameaças recebidas pela direção da entidade nas redes sociais nos últimos dias. Negrão destacou que “o  ódio tem sido a tônica da política em várias instâncias, não só no parlamento brasileiro, mas também no caráter mundial” e lembrou que tratar opositores como inimigos é um perigo para o debate qualificado e para o próprio Estado Democrático de Direito.

A discussão durou mais de 4 horas e, em um primeiro momento, ouviu posições favoráveis e contrárias à permanência do ADURN-Sindicato no PROIFES-Federação. Após esse debate, os docentes responderam à seguinte pergunta: “Você concorda com a continuidade da discussão sobre a desfiliação do PROIFES-Federação?”, 241 professores e professoras votaram pela continuidade do debate, enquanto 344 decidiram por não continuar fazendo essa discussão, o que significa que o ADURN-Sindicato se mantém filiado ao PROIFES-Federação. Outros 16 docentes se abstiveram na votação.

Em um segundo momento, os presentes fizeram uma análise de conjuntura e colocaram suas posições acerca da continuidade ou não da greve geral por tempo indeterminado da categoria. Neste ponto, foi encaminhada a realização do plebiscito com a seguinte pergunta: “você concorda com o encerramento da greve geral por tempo indeterminado da categoria docente da UFRN?”. A consulta vai ocorrer das 8h da quarta-feira (19), às 17h da quinta-feira (20), no site do ADURN-Sindicato.

O presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, ressaltou a importância da participação de todos e todas nos debates. “Hoje os professores e professoras da UFRN deram mais uma demonstração da força de mobilização da categoria. Tivemos intervenções muito qualificadas no debate de duas discussões importantes para o Movimento Docente. Foi um momento histórico”, afirmou o dirigente.

Fonte: Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Realmente um momento histórico.
    Os defensores do desgoverno “Janjista” se posicionando contra seu voto.
    Faz o L

  2. 2 meses recebendo sem trabalhar… quando vão cortar o ponto dessas pessoas? cada um recebe 20k em média, basta ver no portal da transparencia. Enquanto isso muitos acordam cedo e sobem em uma moto para ganhar 1400 reais na chuva… é mole?

  3. Esses professores vão tudo ficar com o rabo entre as pernas. Aceitar o que o governo quer e ainda vão pedir voto nas próximas eleições. Todo castigo é pouco!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA e Espanha negam acusação de complô para ‘desestabilizar’ Venezuela

Foto: reprodução

Oficiais dos Estados Unidos e da Espanha negaram a acusação de complô feita pelo governo venezuelano para “desestabilizar” e “gerar ações violentas” no país.

Um porta-voz do Departamento de Estado americano classificou como “categoricamente falsas” as acusações de que os EUA estariam envolvidos em um complô para desestabilizar o governo Maduro.

O funcionário confirmou que um militar americano foi detido e citou “relatórios não confirmados de outros dois cidadãos americanos detidos na Venezuela”, de acordo com a agência Reuters.

“A Espanha nega e rejeita absolutamente qualquer insinuação de estar implicada em uma operação de desestabilização política na Venezuela”, disse uma fonte do Ministério das Relações Exteriores espanhol.

“O governo confirmou que os (dois cidadãos espanhóis) detidos não fazem parte do Centro de Inteligência Nacional ou de qualquer organização estatal. A Espanha defende uma solução democrática e pacífica para a situação na Venezuela”.

Segundo Diosdado Cabello, ministro do Interior venezuelano, foram presos dois cidadãos espanhóis (José María Basua e Andrés Martínez Adasme), um cidadão tcheco e três americanos identificados como Wilbert Josep Castañeda, um “militar da ativa” e “chefe” da operação, Estrella David e Aaron Barren Logan.

O ministro venezuelano afirmou ainda que foram apreendidos 400 fuzis dos Estados Unidos.

Ele também mencionou um suposto plano para atentar contra o presidente Nicolás Maduro e autoridades do Executivo, após as eleições de 28 de julho, nas quais foi proclamada a reeleição do presidente em meio a denúncias de fraude pela oposição.

As prisões provavelmente aprofundarão as relações já tensas da Venezuela com a Espanha e os Estados Unidos após a disputada eleição presidencial em julho.

Cabello vinculou os supostos planos para “atacar” a Venezuela a centros de inteligência da Espanha, dos Estados Unidos e à líder opositora María Corina Machado, além de outros dirigentes.

Nesta semana, a Venezuela chamou sua embaixadora em Madri para consultas e convocou o embaixador espanhol em Caracas para protestar contra os questionamentos à reeleição de Maduro.

As relações com o país europeu também se complicaram pela decisão do chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, de se reunir em La Moncloa com o opositor venezuelano Edmundo González Urrutia, que é procurado pela justiça de seu país e viajou à Espanha para solicitar asilo.

Cabello vinculou os supostos planos para “atacar” a Venezuela a centros de inteligência da Espanha, dos Estados Unidos e à líder opositora María Corina Machado, além de outros dirigentes.

g1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ASSU: Reta final tem denúncias de compra de votos; marido de candidata é citado e nega acusações

Screenshot 20241005 112110 WhatsApp

Por Dinarte Assunção – Blog do Dina

Na reta final da disputa eleitoral em Assu, o clima de tensão cresce com denúncias de suposta compra de votos envolvendo figuras de destaque da oposição.

O Blog do Dina obteve acesso a mensagens de WhatsApp que indicam movimentações sugerindo que eleitores estariam sendo aliciados com dinheiro em troca de votos. Entre os nomes mencionados nas conversas está Hamaildson de Barros Guilherme, marido da candidata à vice-prefeita Fabielle Cristina de Azevedo Bezerra.

Procurada, a defesa de Hamaildson negou as acusações, afirmou se tratar de fake news e comunicou medidas jurídicas.

Em print que circula no WhatsApp, mensagem atribuída a ele comunica dispor de R$ 6 milhões para a campanha. Em consulta a banco de dados privados, o Blog do Dina constatou que o patrimônio dele é estimado em 100 mil declarados. O grupo da situação informou ter acionado o Ministério Público Eleitoral.

Tensão

Ao mesmo tempo, relatos em áudios inundam grupos e conversas. Num deles, diz um assuense: “Veja com alguém aí, pô, pra… pra ver esses negócios aí das compras de votos aí, que os caras tão gastando dinheiro com força. Tô dizendo a vocês, é… umas três, quatro pessoas já vêm me falar aqui que, ó, é Rodrigo, Patrícia… os caras tão gastando dinheiro com força. Lá no buraco da…, tão agindo com força lá. E o pior é que não tem ninguém na cola deles, ó.”

A acusação também é atribuída à oposição. Em resposta, as candidatas Vanessa e Fabiele gravaram vídeo onde se dizem perseguidas pelo grupo de situação.

NOTA

O vídeo enviado se trata, lamentavelmente, de uma fake news, inclusive uma montagem criada por setores da oposição. Esse print tem circulado a muito tempo no município. Trata-se de uma tentativa de distorcer a realidade e desinformar a população.

Em verdade, as candidatas Vanessa e Fabielle foram perseguidas por três carros durante visitas às comunidades de Nova Esperança, no dia de ontem. Esse episódio apenas reforça o incômodo que o crescimento de ambas tem causado à oposição, que tem se valido de opressão e intimidação como estratégia política.

Estamos tomando todas as medidas cabíveis para que esse tipo de prática seja combatida.

As denúncias estão sob investigação das autoridades, e há a expectativa de que ações sejam deflagradas nos próximos dias para apurar o caso e garantir a integridade do processo eleitoral.

Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sicredi RN é homenageada pela Câmara Municipal de Natal

Reconhecimento ocorre no Ano Internacional do Cooperativismo e nos 110 anos do movimento no Rio Grande do Norte / O Assessor de Comunicação e Marketing da Sicredi RN, Pablo Ramos, representou a instituição na solenidade

A Sicredi RN recebeu homenagem da Câmara Municipal de Natal em Sessão Solene realizada nesta terça-feira (19), em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo. A iniciativa, proposta pelo vereador Luciano Nascimento (PSD), destacou a relevância do modelo cooperativo para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

O reconhecimento acontece em um ano simbólico: 2025 foi declarado pela ONU como o Ano Internacional do Cooperativismo, enquanto o Rio Grande do Norte celebra 110 anos da chegada do movimento cooperativista ao estado.

O Assessor de Comunicação e Marketing da Sicredi RN, Pablo Ramos, representou a instituição na solenidade e destacou a força da instituição no fortalecimento da economia local e nacional. “Com 27 mil associados no RN e mais de 9 milhões no Brasil, nosso compromisso vai além de oferecer produtos financeiros: entregamos proximidade e soluções que fortalecem o associado e a comunidade”, afirmou.

Além da Sicredi RN, outras 19 cooperativas que atuam em diferentes ramos, como saúde, crédito, transporte, trabalho, consumo, artesanato, agropecuária e seguros,também foram homenageadas.

Sobre a Sicredi RN

Fundada em 1993, a Sicredi RN é a maior cooperativa financeira do estado, com 27 mil associados. Presente em 11 municípios-polo — Natal, Parnamirim, Mossoró, Caicó, Currais Novos, Goianinha, Pau dos Ferros, São Gonçalo do Amarante, Assú, Apodi e Santa Cruz —, oferece soluções financeiras sustentáveis, alinhadas às necessidades dos associados e ao desenvolvimento das comunidades onde está presente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BRASIL: 7 milhões de pessoas recebem Bolsa Família há pelo menos 10 anos

Foto: Lyon Santos/ MDS

Das 20,6 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família, 7 milhões recebem dinheiro do programa há 10 anos ou mais, com dados de fevereiro de 2025. Esse número representa 34,1% do total e mostra a dificuldade que algumas parcelas da população têm em deixar de depender do Estado para se manter.

Os dados foram obtidos pelo Poder360 via Lei de Acesso à Informação, com cruzamento de informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

A região que tem o maior percentual de beneficiários em dependência longa é o Nordeste: 3,7 milhões destes estão no programa desde 2015 ou antes. Norte (900 mil), Sul (400 mil), Sudeste (1,7 milhão) e Centro-Oeste (300 mil) aparecem na sequência, em números aproximados.

Infográfico sobre o Bolsa Família e beneficiários em dependência longa do programa

O governo afirma que a legislação não estabelece um período máximo para permanência no Bolsa Família, mas diz promover iniciativas para que os beneficiários deixem o programa. Uma delas é a “Regra de Proteção”, que permite que inscritos que aumentem de renda possam receber 50% do valor do auxílio por até 24 meses.

Podem receber o benefício famílias com renda de até R$ 218 mensais por pessoa e que cumpram todos os requisitos cadastrais.

“A concessão de benefícios, realizada mensalmente, inclui as famílias no programa e transfere renda a partir da definição dos benefícios da família […] Em outras palavras, o processo de concessão consiste no pagamento de benefícios do programa às famílias selecionadas, de acordo com o número de pessoas na família e a existência de gestantes, nutrizes ou pessoas com idade de até 18 anos incompletos em sua composição”, afirma o ministério.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. O governo atira com pólvora alheia, ou seja, do contribuinte. Portanto, como diz o ditado popular, “não quer saber o tamanho do tiro”. Essa prática estimula a vadiagem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

RN tem 94 vagas para pintor, projetista, vendedor e outras profissões nesta quinta (15)

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, por meio do SINE-RN, oferece hoje, dia 15 de setembro, 94 vagas de empregos para Natal, Mossoró, João Câmara, São José do Mipibu, Assú, Parnamirim e regiões.

Para concorrer às vagas, o(a) candidato(a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponíveis para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh. Todas as oportunidades estão sujeitas a alteração.

NÚMERO DE VAGAS POR MUNICÍPIO

Natal e Região Metropolitana

ANALISTA DE CRÉDITO (INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS)    01
ARTE-FINALISTA     01
AUXILIAR DE LOGISTICA    03
CORRETOR DE IMÓVEIS    06
GOVERNANTA DE HOTELARIA    01
INSTALADOR DE EQUIPAMENTOS DE COMUNICAÇÃO    04
MANICURE    02
PINTOR DE MÓVEIS – A PISTOLA    01
PROJETISTA DE MOLDES    02
VENDEDOR PRACISTA    50

Vagas para Pessoas com Deficiência – PCD

ARMADOR DE ESTRUTURA DE CONCRETO     01
CONSULTOR DE VENDAS     04
ENCANADOR INDUSTRIAL     01
OPERADOR DE CAIXA     02
PEDREIRO     01

Mossoró e Região

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO     01
AUXILIAR DE PESSOAL     01
CAIXA (SUPERMERCADO)     01
INSPETOR DE MANUTENÇÃO (MECÂNICA)     01
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL     01

João Câmara e Região

MOTORISTA DE CAMINHÃO     01
NUTRICIONISTA     01
VENDEDOR EM COMÉRCIO ATACADISTA     01

São José de Mipibu e Região

ENTREVISTADOR DE CAMPO     03

Parnamirim e Região

MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL     01
SERRALHEIRO     01

Assu e Região

NUTRICIONISTA     01

Total geral = 94 vagas

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lucro líquido da Petrobras cai 38% no 1º trimestre de 2024

Foto: Flávio Emanuel / Agência Petrobras

A Petrobras registrou lucro líquido de R$ 23,7 bilhões no primeiro trimestre, queda de 37,9% ante o mesmo período do ano anterior, informou a companhia nesta segunda-feira (13).

O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado totalizou R$ 60,04 bilhões entre janeiro e março, queda de 17,2% versus o mesmo período de 2023.

O resultado é atribuído principalmente aos menores volumes de vendas e à redução do preço do petróleo e da margem de diesel, segundo a companhia.

“Além disso, o resultado foi impactado pela piora do resultado financeiro devido à desvalorização do real frente ao dólar. Esses efeitos foram parcialmente compensados pela redução das despesas operacionais e imposto de renda apurado”, segundo a Petrobras.

A receita líquida da petrolífera estatal somou R$ 117,7 bilhões, recuo de 15,4%, na mesma base de comparação. Contra o quarto trimestre de 2023, a receita líquida cedeu 12,3%.

Segundo a empresa, a queda foi influenciada, principalmente, “pela menor receita com as vendas de diesel no mercado interno e com exportações. A redução da receita com derivados no mercado interno deveu-se principalmente a menores preços, à sazonalidade do consumo, ao aumento do teor de biodiesel na mistura do diesel e à perda de competitividade da gasolina para o etanol hidratado”, afirma a Petrobras no documento.

A dívida financeira da companhia estava em US$ 27,7 bilhões no dia 31 de março deste ano, no menor nível desde 2010, informa a Petrobras. Já a dívida bruta estava em US$ 61,8 bilhões, valor dentro da faixa estabelecida no plano estratégico, ressaltou a petroleira no documento ao mercado.

Com informações de CNN Brasil e Valor Investe

Opinião dos leitores

  1. Bom mesmo era no tempo do Mito, com a Petrobras dando lucros exorbitantes para os acionistas. Não importa se o preço da gasolina era nove reais, O importante era que a Petrobras estava muito bem com o nosso dinheiro, o resto é mimimi de esquerdista.
    Eu sei que é difícil para um bolsonarista entender alguma coisa de lógica, mas não custa tentar.

  2. Se preservando a maior empresa do país, os resultados ainda não são de todo satisfatórios, imaginem se o jumento fascista tivesse sido reeleito!
    A Petrobrás ja teria sido sucateada, retalhada e vendida a preço de banana pro capita estrangeiro!
    Mas, aos trancos e barrancos o Brasil vai se refazer do desgoverno daquele corno sem vergonha!

  3. Lá vem outro petrolão? PT no poder é Perda Total. Chama GENOÍNO, SILVINHO DO PT, DIRCEU, DELÚBIO E CIA…

  4. O fumadores de charutos está no caminho certo, se ele anunciar melhoras, o nine vai querer meter a empresa em aventuras maquiavélicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após dois meses no nível vermelho, Aneel reduz para amarela bandeira tarifária de energia em novembro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Após dois meses no nível vermelho, a bandeira tarifária para novembro será amarela, com cobrança extra de R$ 1,885 na conta de luz para cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia elétrica consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reduziu a bandeira tarifária.

Em outubro, a bandeira estava no nível vermelho patamar 2, a mais cara de todas, com a cobrança de R$ 7,877 por 100 kWh. Desde agosto de 2021 que a tarifa mais alta não era acionada.

Segundo a Aneel, um dos fatores que determinaram a redução da bandeira tarifária para amarela foi a melhoria nas condições de geração de energia no país. A agência reguladora, no entanto, informou que a previsão de chuvas e de vazões nas regiões das hidrelétricas continua abaixo da média, o que justifica o acionamento da bandeira tarifária para cobrir os custos da geração termelétrica para atender às necessidades dos consumidores.

Bandeiras tarifárias

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos de R$ 1,885 (bandeira amarela), R$ 4,463 (bandeira vermelha patamar 1) e R$ 7,877 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. De setembro de 2021 a 15 de abril de 2022, vigorou uma bandeira de escassez hídrica de R$ 14,20 extras a cada 100 kWh.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

DEU RUIM: Homem finge mal-estar para não pagar conta de R$ 6 mil em bar mas acaba preso

Foto: reprodução/Polícia Civil

Um homem foi preso em flagrante na manhã desse sábado (16/4), em Goiânia-GO, depois de fingir que estava passando mal, para sair de um bar sem pagar a conta. O consumo do rapaz no estabelecimento, localizado no Setor Marista, bairro nobre e conhecido por bares famosos, somou R$ 6.275,00.

À polícia, o gerente do restaurante informou que o suspeito chegou ao local acompanhado de um amigo e algumas mulheres, e que consumiu bastante bebidas e comidas. Pouco tempo depois, o acompanhe e as mulheres foram embora deixando o homem, identificado como Ruan Pamponet Costa, sozinho.

Tentativa de golpe

Opinião dos leitores

  1. Esses eleitores e amigos do pilantra são fogo, em todo canto mentem, querem gozar dos honestos e riem do povo. Esse aí tem uma folha corrida parecida com a do ex tudo, vários processos no lombo, sempre com a justiça aliviando a sua barra, devia pelo menos levar um cacete, sim, NostraDeu vc tomou o Gardenal hoje? Cuida minino toma, saia do banheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

Jovem é ameaçado de morte e passa mal após vídeo com dança em monumento católico de Angicos

Foto: Reprodução

O jovem que aparece dançando em cima de um monumento católico em Angicos, durante a festa de São José no último fim de semana, precisou ser hospitalizado nesta segunda-feira (21) após passar mal por ter recebido várias ameaças de morte por telefone.

Uma pessoa próxima ao garoto ouvida pelo Portal da 98 FM relatou que o jovem passou mal e precisou até receber tranquilizantes para se acalmar diante dos comentários a respeito do que aconteceu na festa. Por causa das ameaças, o nome do garoto será preservado nesta reportagem.

O garoto trabalha na Prefeitura de Afonso Bezerra, cidade que fica a 30 Km de Angicos. Amigo do jovem, o secretário de Esportes da cidade, João Maria Alves, conta que o celular foi retirado do menino. Desde então, o garoto parou de acompanhar a repercussão do vídeo que mostra o momento em que ele sobe no Santuário de São José de Angicos e faz uma performance de dança.

À reportagem do Portal da 98 FM, o secretário disse que o jovem é católico e costuma frequentar a igreja periodicamente. O menino está muito abalado com a repercussão. João Maria declarou que o jovem não teve a intenção de desrespeitar o monumento católico e que o episódio de Angicos foi ocasionado pelo consumo exagerado de bebida alcoólica.

“Ele é uma pessoa católica, religiosa, participou recentemente da Crisma, mas teve esse momento de loucura. Ele e a família estão completamente angustiados”, registra.

Relembre o caso: VÍDEO: Jovem rebola e dá “sarrada” em imagem de Jesus Cristo no interior do RN

98 FM

Opinião dos leitores

  1. O que mais me espanta aqui é a quantidade de gente defendendo esse rapaz. Ele fez sim errado e não se pode passar a mão na cabeça! Alguém colher os frutos de suas consequências, não é julgar. Pessoal falando aqui que estamos julgando o rapaz. Mas existe o certo e o errado. E é totalmente errado desrespeitar a fé das pessoas. Ele não pensou nisso. Não foi uma simples brincadeira. Veja os movimentos que ele faz no vídeo. É desrespeitoso sim e não somos obrigados a engolir e aceitar que ele fez certo. Pecadores? Somos! Mas não podemos nos omitir diante do errado, porque isso também é pecado. Espero que de fato ele esteja arrependido, que não seja só pq as redes sociais o atacaram, que seja pelo desrespeito aos outros que ele cometeu.

  2. Esse canalha agora virou coitadinho e católico, merece pagar por seus atos diante da sociedade

    1. O que mais me espanta aqui é a quantidade de gente defendendo esse rapaz. Ele fez sim errado e não se pode passar a mão na cabeça! Alguém colher os frutos de suas consequências, não é julgar. Pessoal falando aqui que estamos julgando o rapaz. Mas existe o certo e o errado. E é totalmente errado desrespeitar a fé das pessoas. Ele não pensou nisso. Não foi uma simples brincadeira. Veja os movimentos que ele faz no vídeo. É desrespeitoso sim e não somos obrigados a engolir e aceitar que ele fez certo. Pecadores? Somos! Mas não podemos nos omitir diante do errado, porque isso também é pecado. Espero que de fato ele esteja arrependido, que não seja só pq as redes sociais o atacaram, que seja pelo desrespeito aos outros que ele cometeu.

  3. Ainda bem que aqui só tem santo. Sempre prontos a perdoar e não jogar a primeira pedra. Oh Glória!

  4. É o quê homi(sic) ? agora o dançarino de pole dance virou inocente e um passo de santo ? ele é catolico e fez isso ? imagine se não fosse. Sei não….

  5. Tava só cumprindo o que lhe foi ensinado no estilo Paulo Freire de educação. Fora respeito, fora deveres!
    Simples assim.

  6. Ninguém ameaçou esse rapaz até nós angicanos somos pacatos, agora queremos que ele pague conforme a lei.

  7. Devolve o celular do “santinho de Pau Oco”para ele se divertir com a sua dancinha e com os elogios da galera.

  8. Esse “engraçadinho” precisa de um castigo, e bem dado. Umas cinco ou seis lamboradas com urtiga ou tamiarana seriam um “especial” de bom tamanho.

    1. Ta aí o bom cristão, aprendeu tudo que Jesus ensinou. Muito bem, Jesus disse “Se caçoarem de mim, espanquem!”

  9. Gostaria de devedir uma pequena história com vcs.
    Eu trabalhei a 25 anos atrás aqui no RN nunca obra do RN ao estado do CE nesta obra tinha gente de todo Brasil mais sr por nome de Cícero de Alcantra era o meu encarregado era o meu superior trabalhamos essa obra toda o Gasfor do ano de 1998 aos dias de Hoje precisamente no dia do meu aniversário dia 26/02/99 foi o último dia eu lhe vir de lar pra car sempre perguntava alguns profissionais da época por ele mas ninguém sabia do mesmo só tinha uma certeza quê ele morava em Paulo Afonso BA achei uma rádio AM e FM me comuniquei com eles mais não obtive sussesso mais me considero uma pessoa muito curriosa esses dia olhando o fesbook uma curtida e essa me chanmou atenção quando puchei o seu perfil era de um sr da mesma cidade do meu Amigo sr Cícero de Alcantra fui no msm é me apresentei quem eu era e de onde como diz aquele ditado foi batata o cara era irmão do meu amigo confessso pra vcs de ontem pra car agente parrecem dois adolescentes não paramos de fazê planos pra o futuro obg pêlo espaço LUIZ EDILSON FERNANDES de Angicos RN o meu whp é (84)9 94 25 36 37

    1. Tivesse pensado antes de fazer ou os coleguinhas tivessem segurado a onda dele. Na hora devem ter achado engraçado e ele se sentiu o topzêza da turma. Embriaguez ou uso de drogas não o exime do crime de vilipêndio. Ele não desrespeitou uma imagem. Desrespeitou a fé de uma comunidade inteira. Não foi arrochado para subir no Cristo e erotizar? Aguente as consequências. Espero que as autoridades tomem providência e ele pague na justiça e não com a vida pelo que fez. Servirá de lição para os caça likes da vida. Se fosse realmente católico, jamais teria feito o que fez.

  10. Fez isso e é uma pessoa católica e religiosa… Imagine se não fosse. As pessoas tem que entender que toda ação, tem uma reação… Agora ser ameaçado de morte, não devemos chegar a tanto, pois existem crimes muito mais cruéis e que as pessoas amenizam: tipo pedofilia, que deveria ter pena de morte pra esses bandidos que abusam de crianças inocentes e a população ainda tratam como doentes…

  11. Ficam aqui algumas ressalvas:

    1 – “Jovem” não, delinquente.
    2 – “Passando mal”? Precisa ser devidamente punido, justiça precisa ser feita, não é possível que um marginal como esse “sarre” na imagem de Jesus Cristo e desmoralize a crença e fé de milhares de pessoas e fique empune.
    3 – “é religioso e católico”… nunca foi, não passa de um ser desprezível!

  12. Católico uma ova. Esse delinquente desfez da crença de milhares de pessoas e agora vem com essa lorota. Bandido.

    1. Seres humanos, se Deus se importasse o teria fulminado com um raio durante a dança, não é verdade?

  13. Catecismo proíbe o excesso de bebida alcoólica CIC 2090,jamais um praticante da fé católica romana faria uma não, mais duas bizarrices dessas, primeiro desrespeitar a própria fé, fazendo atos obscenos em uma imagem, isso da ex comungacao da igreja proíbido pelo resto da vida de tomar a hóstia sagrada,ser padrinho e participar de eventos ou participar de qualquer coisa da igreja, não conheço esse tipo de católico,na canção nova aqui em Natal ele não colocaria mais os pés,esse pelo jeito pertence a bandeira macabra anti família e anti ética que não vou citar o nome!

    1. Muito bem Klaus. Vc é um excelente católico, não julga nem condena. Só faltou dizer que o rapaz é evangélico ou de Esquerda!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *