Brasil

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta-feira

Foto: Marcelo Camargo

Termina na próxima quinta-feira (18), o prazo para os eleitores que não estiverem no seu domicílio eleitoral no dia da votação, no primeiro turno, em 2 de outubro; e, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro, solicitarem o voto em trânsito. O requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento. É possível solicitar o voto em trânsito para o primeiro, o segundo ou ambos os turnos.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em trânsito vale apenas para o cargo de presidente da República, quando a eleitora ou eleitor indicar uma cidade localizada em outra unidade da Federação diferente da do município do seu domicílio eleitoral.

“Podem votar nos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República apenas eleitoras e eleitores que indicarem para o voto em trânsito um município que esteja localizado na mesma unidade da Federação do seu domicílio eleitoral”, diz ainda o TSE.

O pedido para votar em trânsito só pode ser feito para as capitais e cidades com eleitorado igual ou superior a 100 mil pessoas. É possível consultar os locais habilitados a receber o voto em trânsito no site do TSE. Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito.

Eleitores, com o título de eleitor cadastrado no exterior, poderão votar em trânsito se estiverem em viagem ao Brasil. Para isso, devem indicar o município onde estarão no dia da votação. Nesses casos, só poderão votar exclusivamente em candidatas e candidatos a presidente da República.

“O voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. A habilitação para votar em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente”, informa o TSE.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições 2022

PSB pode eleger o Médico, Dr. César Maia, representação jovem na Assembleia Legislativa do RN

Projeções indicam possibilidade de renovação no Legislativo. Caso as pesquisas se confirmem em 2 de outubro, o PSB deve eleger Dr. César Maia como deputado estadual.

Com base na análise de levantamentos de dados para consumo interno do partido, pesquisas eleitorais e nas articulações e alinhamentos eleitorais, lideranças políticas projetam uma renovação nos quadros Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A se confirmar essa configuração, a dez dias das eleições, as legendas de esquerda ganhariam reforço, com a entrada do vereador de Parnamirim, Dr. César Maia, apontado como o primeiro do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

A Pesquisa DataVero/98 FM com registro na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-04242/2022 e BR-06960/2022, entrevistou 1.520 eleitores entre os dias 15 e 18 e a pesquisa ITEM/94 FM, registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-02062/2022., que ouviu1.600 eleitores entre os dias 12 e 14 de setembro apontaram o nome de Dr. César como o nome do PSB como chances reais de vitória.

“Estou fazendo uma campanha limpa, de convencimento olho no olho e pé no chão. É assim que acredito na transformação e renovação da política. Vou seguir, nestes poucos dias para a eleição, no esforço de apresentar minhas ideias e a importância da representação parlamentar para população potiguar”, destaca o candidato.

O candidato César Maia tem 33 anos, é vereador, fisioterapeuta, médico atuante nas cidades de São José de Mipibu, Nísia Floresta e Parnamirim. “Em muitos levantamentos feitos pelos institutos de pesquisa, está sinalizado um número significativo de pessoas que não sabem ainda em quem votar para o Legislativo. Então, temos que mostrar a nossa história, intenções e buscar cada voto”, completa.

Neste ano, o eleitorado potiguar terá mais de 320 candidatos para disputar as 24 cadeiras de deputado estadual da Assembleia Legislativa do estado e, do atual quadro da Assembleia Legislativa, 22 tentam permanecer no cargo, dois tentam uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Opinião dos leitores

  1. Vejo comentários de ” juízes da net (Jota minúsculo mesmo) ” que desconhece a trajetória desse homem que mesmo sendo vereador em Parnamirim, nunca deixou de atender um paciente nas cidades onde atua. Dr César, um homem atencioso e dedicado em um sacerdócio, que é senão talvez a mais linda profissão: Salvar Vidas.
    E aqueles que tecem comentários maldosos e raivosos em redes sociais, são justamente aqueles que o desconhecem.
    um forte abraço Dr César, 40123 !!

    1. Bom dia a todos, qual a especialidade do Dr. César Maia?

  2. Mais um médico que abandona a carreira pra ser político.! Mas entendo. ser médico é quase um sacerdócio se não tiver o fom abandona. Deve ter feito uma Universidade pública, de grátis, e depois fica na conta do contribuinte.Provavelmente vai ficar o resto da vida dizendo que é médico, mesmo que não atenda mais nenhum paciente a não ser se vislumbrar um voto…
    Triste Brasil.

    1. Ser médico é para quem quer exercer. Você tem umas tendências meio comunistinhas e autoritárias, ele apenas foi um brasileiro padrão, ou seja, pelézão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CPI das Pirâmides Financeiras aprova quebra de sigilo bancário de Tatá Werneck e Cauã Reymond

Fotos: reprodução/Globo

Em uma sessão realizada nesta quarta-feira (23), a CPI das Pirâmides Financeiras aprovou a quebra de sigilo de Cauã Raymond e Tatá Werneck. A decisão consiste em uma nova etapa na investigação em torno das atividades da empresa Atlas Quantum. Ambos os artistas já haviam sido convocados a prestar depoimento perante a comissão, porém, graças a um habeas corpus obtido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), foram dispensados de comparecer.

Propagandas vinculadas à Atlas Quantum estão sendo investigadas pela CPI. O fundador da companhia também teve a quebra de sigilo bancário determinada pela comissão parlamentar.

A sessão ficou marcada pelo embate entre o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) e o presidente da CPI, Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ). Todos os membros da comissão votaram a favor da quebra do sigilo, exceto Braga, que foi o único a manifestar contra.

A defesa de Tatá Werneck emitiu uma nota sobre a decisão da CPI e afirma que “recebe com profunda indignação o pedido de quebra de sigilo, pois ela não praticou crime algum, apenas realizou uma propaganda, cinco anos atrás, quando nada havia que desabonasse a empresa”. “Como artista, ela não poderia jamais prever que a empresa se envolveria em fraudes anos depois. Admitir que os artistas sejam responsabilizados por possíveis erros futuros de empresas para as quais tenham feito propaganda – e que sequer continuam contratados – significaria o fim da publicidade no Brasil”, diz o texto, frisando ainda que a humorista “jamais foi sócia, investidora ou participou dos lucros da empresa, motivo pelo qual considera a quebra de sigilo absurda e totalmente descabida para o que se pretende investigar na CPI”. Os advogados da artista, Maíra Fernandes, Guilherme Furniel e Ricardo Brajterman, afirmam ainda que tomarão todas as medidas judiciais cabíveis.

A defesa de Cauã Reymond também foi contatada pelo F5, e não retornou até a última atualização desta reportagem.

F5 – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Vereador Rafael Correia é eleito ‘Parlamentar do Ano’ em Extremoz pela terceira vez seguida

Reprodução 

A Câmara Municipal de Extremoz realizou, nesta segunda-feira (27), o prêmio de Parlamentar do Ano. A votação, realizada na sede do Poder Legislativo foi feita por representantes do Comitê da Imprensa que fazem a cobertura jornalística diária das atividades parlamentares. No pleito Rafael Correia conquistou o prêmio pela terceira vez seguida.

O evento organizado anualmente pela Casa premia o vereador mais atuante na busca da melhor qualidade de vida da população extremozense, atendendo aos anseios dos moradores e visando o crescimento do município.

De acordo com Rafael Correia, ser eleito pela terceira vez seguida é gratificante e recompensador. “Essa conquista só comprova que o trabalho vem sendo bem feito e que a população reconhece. Eu luto diariamente para transformar a vida dos extremozenses e tornar o nosso município um lugar cada vez melhor de se viver. Ganhar este prêmio é uma honra e me motiva a trabalhar mais”, disse o vereador.

Ao longo dos três anos de mandato, Rafael Correia teve 550 proposições, 30 projetos de lei apresentados e 18 leis sancionadas em áreas, como saúde, educação, cidadania, qualidade de vida e direitos da mulher.

Dentre as leis aprovadas em 2023, destacam-se a Lei Municipal 1.169/2023, que estabelece o tempo máximo de espera de 30 minutos para o início do atendimento nos cartórios extrajudiciais, bancos e lotéricas de Extremoz; e a Lei 1.176/2023 que consiste na interdição temporária de trechos de vias públicas para utilização da população para atividades de lazer, esporte, cultura e comercial.

Durante o ano, o parlamentar também compartilhou em suas redes o dia a dia de trabalho, visitas de fiscalização, conversas com moradores para atender demandas, além da criação de um projeto social com aulas para manicure e pedicure, para oferecer novas oportunidades de renda para a população.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem que matou cunhada durante encontro familiar é preso em Mossoró

Foto: Reprodução

O homem apontado como principal suspeito do assassinato da própria cunhada, Rossileny Silvino Ribeiro Dantas, de 37 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (28) em Mossoró, no Oeste potiguar.

A prisão foi confirmada pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela investigação.

Segundo a delegada Luana Vidal, o homem foi localizado e intimado a prestar depoimento na delegacia. Enquanto apresentava sua versão aos policiais, no entanto, a Justiça expediu o mandado de prisão preventiva, que tinha sido solicitada pela corporação.

Ainda segundo a delegada, o homem disse aos investigadores que a intenção dos disparos era “só cessar a briga”.

O crime aconteceu entre o fim da tarde e início da noite de sábado (25) no bairro Vingt Rosado, na casa do suspeito, onde a família tinha se reunido para almoçar, e passou a tarde, inclusive com consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo a Polícia Civil e testemunhas do crime, o homem cometeu o crime durante um conflito iniciado após uma discussão entre crianças da família. O homem fugiu após os disparos.

Segundo a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Rossileny sofreu um tiro no rosto e outro no abdômen. A esposa do suspeito, que é irmã da vítima, também sofreu um tiro de raspão no braço, mas não corre risco de morte.

“A briga entre eles teria se iniciado por causa da discussão entre duas crianças. Por causa dessa discussão, ele foi até seu quarto pegar a arma. A caminho do quarto, a sua companheira decidiu ir atrás dele, momento em que foi chamada de rapariga. Rossileny foi atrás deles no intuito de defender sua irmã, momento em que ele pegou a arma e efetuou os disparos”, informou a delegada Luana Vidal na segunda-feira (27).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas constatou a morte de Rossileny ainda no local. A dona de casa deixou dois filhos, de 11 e 13 anos, marido, além dos pais, aos quais dava assistência.

Fonte: G1 RN

Opinião dos leitores

    1. Quando vão desarmar os bandidos, eleitores do atual presidente?

  1. O reflexo da política de todo cidadão comprar uma arma de fogo,olhe aí os resultados chegando.

    1. Bem observado. Mas quem tem a intenção de matar usa o que tiver ao alcance da mão. Agora, reze pra nunca precisar de uma arma; e havendo necessidade dela não tenha à mão.

    2. Caso fortuito, será que essa arma era regularizada ? Porque as irregulares estão circulando e pioraram com a proibição do canhoto ladrao do planalto. Quanto mais se proíbe mais as irregulares circulam, e elas matam muito mais que as regulamentadas porque são armas utilizadas pra defesa e intimidação.

    3. Deixa de hipocrisia, petralha! Vai parar as fábricas de peixeira, excluir todas as pedras e madeira da natureza? Ou só se mata alguém com arma de fogo? Será que era legalizada? Vai falar isso na favela da maré!!!

    4. Discordo do Nobre Sr. Jefferson, primeiro não há política de todo cidadão comprar uma arma de fogo, armas são muitas, uma simples pedra, uma foice, facão, corda, cordão, barra de ferro, madeira, taco, estilete e ainda as próprias mãos, todos esses artefatos matam e aí? Seu raciocínio é ilógico.

    1. Concordo com vc, só acho que nessa prisão deveria servir para o filhote do capeta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pesquisa encomendada pelo Planalto mostra Lula com 62% de aprovação

Reprodução

Um levantamento realizado pelo Ipri (Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem), da agência FSB Comunicação, a pedido do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao qual o Poder360 teve acesso, indica que 62% dos brasileiros avaliam positivamente o trabalho da gestão petista. Outros 29% desaprovam o desempenho de Lula 3 e 9% não souberam dizer ou responder.

O resultado destoa de todos os demais estudos recentes divulgados pelas principais empresas de pesquisa do país. O Poder360 comparou os percentuais aos levantamentos do PoderData, CNT/MDA, Ipec (antigo Ibope), Quaest e Paraná Pesquisas.

O Datafolha não foi considerado por apresentar uma metodologia focada em avaliações de governo (bom/ótimo, regular e ruim/péssimo), o que não permite uma comparação precisa com a metodologia de aprovação/desaprovação.

O levantamento da Ipri/FSB foi realizado de 6 a 30 de janeiro de 2024. Foram feitas 21.515 pesquisas domiciliares nas 27 unidades da Federação com pessoas a partir de 16 anos e seguindo amostra representativa da população. A margem de erro é 1,3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. A Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) não divulgou o custo do levantamento.

O Planalto também não divulga a íntegra das pesquisas encomendadas. Afirma que são documentos preparatórios para políticas públicas. Também não existe um site em que seja possível consultar os resultados e metodologias das pesquisas contratadas.

No último levantamento, de dezembro, a aprovação estava em 59% –ou seja, variou acima da margem de erro. O pico foi de 64%, em fevereiro de 2023, ainda nos resquícios da “lua de mel” e do 8 de Janeiro. O pior foi em maio (50%), quando o governo começou a ter mais desavenças para avançar sua pauta no Congresso.

Leia mais

Poder 360

Opinião dos leitores

    1. Kkkkkkkkkkkkkkk, perai homi, kkkkkkkkkkkkkk, bichim, kkkkkkkkkk, fedorento, vai ficar até morrer, ou vontade de ser gente.

    2. O BRASIL NESSE PERÍODO JÁ ESTARÁ TOTAL ENTERRADO; QUEBRADO E DENTRO DE UM CAIXÃO; COM ESSA TROPA QUE ESTAR COMANDANDO A NOSSA NAÇÃO, NENHUMA PESPECTIVA PARA O FUTURO ESTAMOS VENDO?

  1. O Íbis encomendou uma pesquisa pra escolher qual o melhor time de futebol do Brasil. Pasmem: O time do interior de Pernambuco foi escolhido por mais de 64% dos entrevistados como o maior time brasileiro, vencendo grandes clubes como Flamengo, Corinthians, Grêmio e Cruzeiro.

  2. Na casa da minha sogra mandei fazer uma pesquisa e o resultado que eu tenho 100% de aprovação. Eu mesmo contratei a pesquisa.

  3. Claro, nosso presidente está mostrando serviço, o Brasil está em crescimento, salário forte, queda nos preços dos combustíveis e gás, bolsa família, minha casa minha vida, nova visão do mundo para investir no Brasil, etc, etc, etc.
    Vamos ver quem vai ser o primeiro a falar que a pesquisa é faker ou comprada.

    1. É sempre assim, o medo faz isso, mentir, acreditar, é uma NOIA

    2. Asno, você só errou no combustível. O resto, caiu tudo, inclusive, a nova visão do mundo. 🫏🫏🫏🫏queda nos preços dos combustíveis e gás, bolsa família, minha casa minha vida, nova visão do mundo

  4. Pesquisa realizada no interior dos presídios antes da fuga dos dois facínoras, agora deve chegar a 80%. Kkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Aneel aciona bandeira vermelha 2 em outubro e conta de luz ficará mais cara

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária será vermelha, patamar 2, em outubro. Essa é a mais cara do sistema de bandeiras, que significa uma cobrança extra nas contas de luz e sinaliza o custo “real” da energia para o consumidor.

Na bandeira vermelha patamar 2 são cobrados R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Isso passará a valer a partir do dia 1º de outubro e vai até o fim do mês.

Os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram influenciados pelas previsões poucas chuvas nos reservatórios das hidrelétricas e pela elevação do preço do mercado de energia elétrica ao longo do mês de outubro.

Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto e a vermelha, patamar 1, em setembro.

Para setembro, inicialmente, a Aneel havia decidido pela bandeira vermelha nível 2. Mas voltou atrás, após revisão de dados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e estabeleceu a bandeira vermelha 1, com a cobrança de R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos.

O acionamento das bandeiras tarifárias ocorre toda vez em que a previsão de chuvas para determinado período fica abaixo da média, o que afeta diretamente a geração de energia hidrelétrica no país.

O custo mais elevado nas contas de luz é resultado do acionamento das termelétricas nos momentos de pico de consumo.

As regiões Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por 70% da capacidade de armazenamento dos reservatórios do país enfrentam uma seca severa. Para evitar falta de energia ou racionamento, o governo federal adotou algumas medidas, como represensamento da água dos reservatórios dessas regiões e do Norte.

O governo também cogita decretar a volta do horário de verão, medida recomendada pelo ONS para dar um fôlego ao sistema.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. O povo começa a enxergar que a energia solar e a eólica são inúteis assim como aquela velha frase: “O petróleo é nosso”.

    1. Sério o que vc escreveu??
      Deixa eu te falar.
      Se não fosse as eólicas e as solar, tú já estava no escuro babaca.
      Pense nisso.

  2. Conversa para boi dormir. Tem menos usando energia das hidrelétricas. Tão querendo taxar o sol mesmo.

  3. Sabem porque isso está acontecendo, pura irresponsabilidade do ex presidente que não fez nenhum investimento nessa área, só sabia andar de jet-ski, zombar das pessoas doentes e fazer chacota com o povo brasileiro. Será que tem gente que vai culpar o atual governo que recebeu o país quebrado e sem nenhuma estrutura para nada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anatel notifica operadoras de internet para desbloquear o X

Foto: Reprodução

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou nesta 4ª feira (9.out.2024) que começou a notificar as operadoras de internet para desbloquear o acesso ao X (antigo Twitter). As notificações cumprem decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Na 3ª feira (8.out), Moraes deu até 24 horas para a agência dar ciência ao Supremo de que tomou as medidas necessárias para a volta da rede social. O trâmite consiste em acionar todas as operadoras de internet para que cada empresa remova as restrições criadas para acesso ao X.

O país tem atualmente mais de 20.000 provedores de internet banda larga fixa e cerca de 30 operadoras de internet móvel. A volta da rede social de Elon Musk não será imediata e depende de cada empresa, uma vez que cada prestadora tem um sistema próprio.

“Caberá a cada uma das prestadoras tomar as providências técnicas necessárias para implementar essa ordem judicial. O tempo para a execução do desbloqueio dependerá das medidas empregadas pelas prestadoras, conforme suas especificidades”, diz a nota enviada pela agência à imprensa.

DECISÃO DE MORAES A plataforma X foi liberada por Moraes depois do pagamento de multas pendentes, que somaram R$ 28,6 milhões, por descumprimento de ordens judiciais. A PGR (Procuradoria Geral da República) tinha emitido parecer favorável ao desbloqueio.

A decisão vem depois de a rede social regularizar sua situação no país. Dentre as determinações, o X quitou o valor em multas, indicou uma representante legal e suspendeu perfis com determinação judicial de bloqueio.

“Portanto, todos os requisitos necessários para o retorno imediato das atividades da X BRASIL INTERNET LTDA. em território nacional foram comprovados documentalmente e certificados pela Secretaria Judiciária”, afirmou o ministro da decisão. O X foi bloqueado por uma determinação de Moraes em 30 de agosto por descumprimentos judiciais por parte da rede. Em 2 de setembro, a 1ª Turma do Supremo manteve a decisão por unanimidade.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara de Natal aprova nove projetos de lei em sessão ordinária

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na manhã desta terça-feira (26), nove projetos de lei durante a sessão ordinária, contemplando áreas como educação, saúde, direitos sociais e cidadania. Entre os destaques, estão iniciativas que buscam promover inclusão, acessibilidade e melhorias na qualidade de vida dos natalenses.

Um dos projetos aprovados foi o Projeto de Lei nº 639/2021, da vereadora Margarete Régia (Republicanos), que obriga escolas públicas e privadas a disponibilizarem armários ou móveis para a guarda e conservação de insulinas e outros materiais utilizados por alunos com diabetes. “Essa medida visa garantir segurança e acessibilidade para estudantes que convivem com a doença”, explicou a vereadora.

Também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 380/2022, do vereador Preto Aquino (Podemos), que proíbe a cobrança de embalagens descartáveis por bares e restaurantes quando o peso do produto for calculado junto à embalagem. “Esse projeto beneficia principalmente quem frequenta esses estabelecimentos com regularidade, evitando cobranças indevidas e assegurando um consumo mais justo”, afirmou Preto Aquino.

Outra proposta significativa foi o Projeto de Lei nº 139/2024, do vereador Raniere Barbosa (União Brasil), que institui o Programa Municipal de Atendimento às Pessoas Egressas do Sistema Prisional. A iniciativa busca promover a reintegração social de apenados e seus familiares, oferecendo apoio através de políticas públicas. “É um passo importante para reduzir a reincidência e garantir uma segunda chance para essas pessoas, promovendo cidadania e inclusão”, destacou Raniere.

A sessão também aprovou o Projeto de Lei nº 266/2023, da vereadora Nina Souza (União Brasil), que institui o Dia Municipal do Bombeiro Militar, a ser celebrado no dia 29 de novembro.

Ainda foi discutido o Projeto de Resolução nº 18/2024, de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara Municipal de Natal.

Os projetos agora seguem para sanção ou veto do Executivo Municipal. A próxima sessão ordinária está prevista para quinta-feira (28).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cafake: entenda subproduto do café que é vendido a baixo custo

Reprodução

Após recorrente elevação no preço do café, fabricantes passaram a produzir um produto que estivesse mais acessível. O café fake, ou cafake, como foi apelidado nas redes sociais, é vendido como “bebida sabor café tradicional”, e não possui a semente do café, que é a matéria-prima do café comum. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), o produto não tem registro da Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado.

O café fake é produzido a base de pó aromatizando produzido a partir de cascas, folhas, palha, paus e outras partes da planta, e se popularizou nas redes sociais nos últimos dias pelo seu baixo custo em comparação com o café comum. Em imagens divulgadas nas redes sociais, o pó do cafake.

A temática dos alimentos “fakes” relembrou o polêmico leite condensado, que é comercializado como “mistura láctea”, e levantou discussão nas redes sociais sobre a similaridade das embalagens dos produtos com as suas versões tradicionais, que comumente leva o cliente a escolher o produto mais barato por engano, sem saber que está comprando um produto de qualidade inferior.

Pela incerteza da sua qualidade, o cafakepode apresentar riscos à saúde da população, aumentando o risco de alergias e consumo de substâncias tóxicas, bem como a ausência dos benefícios que o café apresenta ao seu consumidor. A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) informou que o caso da Master Blends já foi denunciado ao Ministério da Agricultura e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em preocupação com a saúde dos consumidores e a questão mercadológica.

Por razão da semelhança das embalagens, para que não realizem a compra equivocada os consumidores precisam estar conscientes da existência do café de má qualidade, e também se manterem atentos nas idas ao supermercado, efetuando a leitura dos rótulos dos produtos com atenção antes da compra.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Mas o café em pó comercializado já era assim: cheio de impurezas, um sub produto de café e que o povo consome pensando ser café puro.
    A única forma de consumir café puro, não necessariamente bom, é comprar os grãos e moer em casa, fora isso é tomar chá de café com milho, casca de milho, até mesmo insetos.

  2. O café “normal” já não prestava, imagina esse, declaradamente, “genérico”. O Brasil é o C_, do mundo. Que vergonha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja gasta R$ 34 mil em passagens áreas de classe executiva para ir e voltar de Roma

Foto: reprodução/Instagram

A primeira-dama Janja da Silva, a Janja, gastou R$ 34,1 mil em passagens áreas de classe executiva para ir e voltar de Roma, segundo revelou o Estadão.

Esse tipo de assento em aeronaves é considerado mais confortável e espaçoso, porém, com custo acima do que uma poltrona da classe econômica.

Janja viajou em 9 de fevereiro e retornou ao Brasil em 13 de fevereiro.

Mesmo sem cargo no governo, a primeira-dama compôs a comitiva que teve o total de 13 pessoas.

Ao todo, o grupo gastou R$ 292 mil em passagens aéreas e diárias.

Na capital italiana, Janja participou de eventos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, além de se encontrar com o Papa Francisco.

Em nota, a Secom (Secretaria de Comunicação) afirmou que Janja viajou como “colaboradora” do Ministério do Desenvolvimento e Assistência, Social, Família e Combate à Fome.

“A primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve em Roma a convite do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário – FIDA – para participar da abertura da Reunião do Conselho de Governança do FIDA, e outras agendas em torno do tema da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Janja viajou como colaboradora do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Para informações sobre custos da viagem, sugerimos consultar o ministério. Quanto à hospedagem, ⁠Janja Lula da Silva hospedou-se na Residência Oficial do Brasil em Roma”, diz.

Mais gastos

Depois do “Janjapalooza” e “Janjômetro”, os gastos de Janja da Silva, com sua ‘equipe informal’, numa espécie de gabinete paralelo, foram revelados pelo Estadão.

O ‘Time Janja‘ é composto por assessores de imprensa, fotógrafos, especialistas em redes sociais e um militar.

Em salários, a equipe custa, mensalmente, em torno de R$ 160 mil reais mensais.

Desde o início do governo Lula (PT), em 2023, os gastos para a viagem dos integrantes ultrapassaram R$ 1,2 milhão.

O Antagonista

Opinião dos leitores

  1. Essa sebosa gasta pq quem paga a conta somos nós, os que apanham todo dia, punidos pela imbecilidade dos jumentos que votaram no ladrão, maxo dela!!!

  2. Nunca tem fim até pq usa, abusa e vai continuar abusando do dinheiro público e ninguém pode fazer nada pra bloquear e nem devolve o dinheiro alheio, infelizmente é qd tiver perto de sair da mamada, vai pra lua. Kkkkkkkkkkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes manda soltar idosa de 74 anos condenada do 8 de Janeiro

Foto: Reprodução/X

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes concedeu neste sábado (26.abr.2025) prisão domiciliar a Vildete Ferreira da Silva Guardia, de 74 anos, condenada pelos atos do 8 de Janeiro.

Moraes acolheu o pedido da defesa por causa das condições de saúde da idosa. Os advogados dela disseram no documento que Vildete “sofre de graves problemas de saúde e locomoção” e juntaram ao laudo médico, que indica “iminente risco de morte”.

O STF pediu também um laudo da Penitenciária Feminina de Sant’Anna, em São Paulo, onde a idosa está presa. A resposta foi que não havia evidências que indicassem a necessidade de cuidados maiores do que aqueles disponibilizados à mulher no local.

Contudo, a penitenciária informou ser “fundamental garantir ao menos o acesso a consultas médicas com profissionais generalistas e, quando necessário, com um médico especialista”. A instituição também alertou para a necessidade de atenção a “possíveis comorbidades relacionadas ao envelhecimento” e de “acompanhamento mais próximo” por causa da idade.

A PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou a favor da concessão de prisão domiciliar a Vildete.

Na decisão, Moraes disse que a saúde “configura importante situação superveniente” para justificar a concessão “excepcional” de “prisão domiciliar humanitária”. O ministro afirmou que a liberdade de ir e vir vai além dos textos constitucionais ou das declarações de direitos. “Mas a absoluta necessidade de sua pronta e eficaz consagração no mundo real (é essencial)”, declarou.

Moraes também citou que a jurisprudência do STF admite “a concessão de prisão domiciliar humanitária ao condenado que tenha doença grave, que necessite de tratamento médico que não possa ser oferecido no estabelecimento prisional ou em unidade hospitalar adequada”.

Vildete foi condenada a 11 anos e 11 meses de prisão. Ela está detida desde 6 de junho de 2024, há cerca de 10 meses.

Ela é acusada de ter cometido os seguintes crimes:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: pena de 4 anos de reclusão;
  • Golpe de Estado: pena de 4 anos e 2 meses de reclusão;
  • Dano qualificado: pena de 1 ano e 3 meses de detenção e 50 dias de multa;
  • Deterioração do patrimônio tombado: pena de 1 ano e 3 meses de reclusão e 50 dias de multa;
  • Associação criminosa armada: pena de 1 ano e 3 meses de reclusão.

A idosa também foi condenada ao pagamento do valor mínimo indenizatório por danos morais coletivos de R$ 30 milhões, a ser pago de forma solidária pelos outros condenados.

No X, antigo Twitter, a Associação de Vítimas e Familiares de 8 de Janeiro, que defende os condenados pelos atos de depredação das sedes dos Três Poderes, comemorou a decisão de Moraes. “Vitória! Alexandre de Moraes concede a prisão domiciliar para a dona Vildete, de 74 anos”, diz o post.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Comeu o pão que o diabo amassou.
    74 anos e praticando atos golpistas, uma terrorista segundo a globo lixo.
    Isso tem cabimento???
    O Brasil acabou!
    Só lembrando que a galera do Mensalão, Pretolão estão soltos, livres e voando alto pra qualquer parte do Mundo.
    Recentemente o preso é o Collor de Melo num desdobramento da lava jato.
    Aquela que foi enterrada e sepultada.

    1. Quando vejo um indivíduo repetir “atos golpistas” eu já sei, espectador de JN e globo QI abaixo 80. Acreditou no golpe sem armas e sem feridos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita Aize Bezerra celebra 100 dias de gestão com prestação de contas e anúncio de atrações do “São João Câmara”

A Prefeita de João Câmara, Aize Bezerra (PSDB), realizou nesta quinta-feira (10), solenidade para apresentar à população e imprensa as ações de 100 dias de gestão. A celebração, marcada por homenagens, apresentações culturais e prestação de contas, reuniu a Governadora Fátima Bezerra, a senadora Zenaide Maia, os deputados Francisco do PT e Dr. Bernardo, Secretários de Estado, Secretários do Município, Vereadores, Servidores Públicos e a população. O evento destacou as principais ações já realizadas nos primeiros meses da administração. Durante o evento a Prefeita Aize Bezerra e a Governadora Fátima anunciaram um termo de coperação entre Estado e Município com a finalidade de aumentar os serviços ofertados à população, dentre eles a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros Militares. Além de parcerias para a saúde pública e moradias.

De acordo com a Prefeita Aize Bezerra, em sua gestão várias metas foram alcançadas, dentre elas: Na educação, foram realizadas a reforma das escolas antes do início do ano letivo, distribuição de kits de material escolar para alunos e professores, foi garantido e cumprido o pagamento do piso salarial nacional dos professores, a recuperação de uma creche que estava inativa e adquirido um ônibus escolar 0 km, além de dobrar a frota de transporte universitário. Na Saúde, o programa “Zera Fila JC” realizou mutirões de exames e consultas, foi adquirida uma ambulância nova, pactuadas cirurgias com o Governo do Estado — incluindo procedimentos oftalmológicos — e recuperadas duas Unidades Básicas de Saúde. Na Segurança, a prefeita assinou pactuação para implantação do Corpo de Bombeiros e articula aumento de efetivo e viaturas para a Polícia Militar. Na Agricultura, João Câmara vive a maior ação de corte de terras da história, com entrega de três tratores 0 km e destaque como maior produtor de algodão agroecológico da região do Mato Grande. Na Infraestrutura, a maior operação de limpeza urbana já feita no município, reforma e ampliação do abatedouro público, operação tapa-buraco e manutenção de prédios públicos. Na Assistência Social, foram retomados programas importantes como o Minha Casa Minha Vida, com a construção inicial de 50 casas, a reativação do Programa do Leite e a entrega de um veículo refrigerado. Já na área da Cultura, houve apoio aos grupos locais e cumprimento do calendário de eventos municipais.

Durante o evento, a Prefeita Aize Bezerra anunciou as atrações do tradicional “São João Câmara” o maior evento junino da região do Mato Grande. O evento receberá atrações de renome nacional. Dentre eles: Gianini Alencar, Grafith, Ricardo Chaves, Michele Andrade, Brasas do Forró, Circuito Musical, Alinne Reis, Matheus e Kauan, Forró Pegado, Rey Vaqueiro, Arnaldinho Neto e vários outros. A festa “São João Câmara” reafirma o compromisso da Prefeita Aize Bezerra em promover não apenas avanços estruturais, mas também momentos de lazer e valorização cultural para os moradores de João Câmara.

Opinião dos leitores

  1. Tudo começou como proprietária do Cursinho SIMETRIA! A ex vereadora Aize, cumpriu com responsabilidade, seu mandado, e logo depois sofreu a 1° derrotou, como candidata a Prefeita de João Câmara! Por um diferença inexpressiva é prefeita da cidade de maior expressão no Mato Grande do RN!

    Não lhe desejo sorte, pois o destino a favoreceu, e tens, antes de tudo COMPETÊNCIA em tudo que tocas! Houve uma valorização na Segurança Pública de João Câmara, nos últimos 10 anos: -Valorização da Guarda Municipal, e sede da Companhia da PMRN, agora está sendo implementado uma sede do CBM!!

    #VivaAizeBezerra
    #VivaASegurancaPublicaDeJoaoCamara

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Anatel proíbe uso de robôs para chamadas de telemarketing

Foto: divulgação

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai proibir o uso de robôs em chamadas de telemarketing. A agência publicará medida cautelar, na segunda-feira (6), para classificar os chamados “robocalls” como uso indevido da rede, obrigando as operadoras a bloquear usuários.

Segundo a medida, serão bloqueados os usuários que façam mais de 100 mil chamadas por dia em uma linha telefônica, com duração de até 3 segundos. Ou seja, aquelas chamadas que não são completadas ou que são desligadas.

Essas 100 mil ligações ou mais são um número inicial. Buscamos combater os maiores ofensores. A partir da observação do próprio mercado, se verificarmos que está se utilizando mecanismos para burlar os objetivos dessa cautelar, esse sarrafo será alterado até que se atinja o objetivo”, disse o conselheiro da Anatel Emmanoel Campelo.

De acordo com a cautelar, serão bloqueados também os números de telefone que não têm usuários atribuídos, mas são utilizados para ligações. Todo número de telefone precisar ter um cliente identificado, mas prestadoras de serviços de telemarketing utilizam os números vagos aleatoriamente para realizar suas ligações. Isso será proibido pela Anatel a partir de 2ª feira (6.jun).

Isso é uma janela que está sendo usada por empresas de telemarketing abusivo, mas também tem sido utilizada para as mais diversas fraudes”, afirmou Campelo a jornalistas nesta 6ª feira (3.jun).

As operadoras de telecomunicações e os usuários que não cumprirem as determinações da Anatel estão sujeitos a multas de até R$ 50 milhões.

Os prazos para adequação às normas, contatos a partir de 3ª feira (7.jun), são:

  • operadoras: 30 dias para bloqueio de chamadas de números sem usuário;
  • operadoras: 15 dias para bloqueio dos usuários que fizerem mais de 100 mil chamadas por dia com duração inferior a 3 segundos;
  • operadoras: 10 dias para enviar à Anatel a lista de usuários que fizeram ligações em volume e duração proibidos pela medida cautelar;
  • operadoras: devem, a cada 15 dias, notificar a Anatel sobre os usuários que foram bloqueados e seus números;
  • usuários: 15 dias para cessar o excesso de chamadas com duração de até 3 segundos.

O usuário será bloqueado por 15 dias. O bloqueio só será suspenso caso o cliente assine acordo com a Anatel para se adequar às regras.

A medida cautelar da Anatel terá vigência de 3 meses. Durante esse período, a agência vai abrir consulta pública para receber contribuições do setor.

No final de 2021, a agência publicou norma estabelecendo o prefixo 0303 para chamadas de telemarketing. O prefixo se tornou obrigatório para empresas de telefonia móvel em 10 de março. Para as redes de telefonia fixa, o prazo final é a próxima 4ª feira (8.jun).

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Até que fim, isto é um escárnio, essas operadoras descaradas importunando o Cidadão de dia e de noite.

  2. Agora proiba, eu recebo umas 30 ligações por dia desses robôs oferecendo cartão. Isso é culpa do Bozo agindo para os interesses do lobby da comunicação.

    1. Aí a operadora o presenteia com uma antena no sítio ‘de um amigo’.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Professores fantasmas: Estado gasta mais de R$ 233 milhões com professores sem local de trabalho

Reprodução

O Sinsp-RN (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte) fez uma grave denúncia contra o Governo do RN. O sindicato disse que o Estado gasta mais de R$ 233 milhões com professores sem local de trabalho.

Cadê o professor? Sumiu e nem a secretaria de Educação viu.

Essa é a realidade de 3.207 professores sem lotação definida, de acordo com relatório da própria secretaria de Educação do Estado.

Dos 19.137 professores e especialistas da rede estadual de ensino, entre efetivos e temporários, 3.207 não têm nenhuma lotação definida pela SEEC.

R$ 233 milhões no mínimo

Esse valor é uma projeção baseada no piso salarial do magistério.

O número tem como base o salário de R$ 4.420,55, que é o mínimo que um professor recebe.

Sabemos que é comum que professores tenham salários muito superiores a esse valor. Então, esse custo pode chegar aos R$ 300 milhões anuais.

Consultas ao Portal da Transparência por amostragem mostram que a lista dos professores sem lotação tem seu salário regularizado, pagos mensalmente. Não foi possível fazer a pesquisa em cima de todos os nomes.

Fazer concurso resolve?

A política deveria ser outra nesse caso. O governo deve urgentemente chamar os professores que estão sem lotação e também em desvio de função para voltar ao seu local de trabalho, para cumprir sua função.

Existem na rede estadual de ensino 19 mil professores, as apenas 10.703 estão na sala de aula. Desses 3 mil são temporários, segundo relatório da SEEC.

Deixando claro que professores que estão em cargos comissionados e funções gratificadas não estão na lista de professores em desvio de função. Exemplo: diretor e vice-diretor eleitos não estão em desvio de função.

Portaria da SEEC trata sobre alocados

Em 2019 a SEEC já demonstrava preocupação com os professores sem lotação. A Portaria 251/2019 proibia a liberação a transferência de uma escola para outra ou entre setores quando sem que exista professor disponível para preencher a vaga; como também determina que gestores de escolas e Direcs realizem a lotação, sob pena de responder por omissão, por exemplo.

SINSP vai entregar relatórios para Control

Na próxima segunda-feira (18) o SINSP vai apresentar este relatório e outros documentos em que constam o nome de cada um dos professores sem lotação.

Apesar do relatório da SEEC mostrar que esses professores não têm local de trabalho, esperamos que isso não seja a realidade.

Na verdade, não sabemos se essas pessoas trabalham ou não trabalham. Esperamos que a Controladoria-geral do Estado fiscalize essa grave informação.

Opinião dos leitores

  1. Os números de desempenho da educação do RN demonstram bem o má gestão desse setor…e esse governo ainda tem a “cara-de-pau” de querer aumentar imposto!!!!!!

  2. O jornalista está enganado com relação aos salários dos professores honestos,moro em São paulo tenho 28 aulas e ganho 2.400.

    1. Pois aqui na Bahia um professor ganha uns 7 a 8 mil com 40 horas.

  3. Enquanto isso, um Processo de Aposentadoria fica mais de um ano na Procuradoria do IPERN, sob a alegação que não tem Servidores….. estão à disposição de outros Órgãos, apadrinhados pelos companheiros do governo.

  4. Só pode ser apadrinhados pq o professor só entra na folha depois que apresenta o Atestado de Exercício assinado pela chefia imediata da escola

    1. Aqui no NORDESTE não existe isso. Exemplo claro é na Bahia. Esta na mesmo dilema. Pena que ninguém reclama , tampouco denuncia

  5. Tem que existir uma fiscalização isto é sério a educação agradece, vamos a caça dos vampiros kkkkk

  6. As professoras em sala de aula trabalham muito e merecem respeito e o reconhecimento da sociedade.
    Infelizmente ainda está perpetuado em nossa cultura o favorecimento das panelinhas, das amigas e amigos dos gestores e políticos

  7. Mas o secretário da tributação quer começar onerando o diesel e a passagem do trabalhador. E quando falei apareceu quem defendesse. O Nordeste não é atrasado a toa… Analfabetismo e miséria são terreno fértil pra o PT.

    1. Absurdo, isso só mostra a verdadeira face da educação. Corporativismo total.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 92% dos venezuelanos não acreditam na reeleição de Maduro indicada pelo CNE, diz pesquisa

Comunidade venezuelana em Monterrey, México, carregam faixa com dizer: ‘Edmundo é o presidente’ — Foto: Julio Cesar Aguilar/AFP

Apenas 7 em cada 100 cidadãos da Venezuela acreditam que o resultado da eleição presidencial apresentado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que decretou a vitória e reeleição de Nicolás Maduro, é confiável. É o que apontou uma pesquisa realizada pela consultoria Cati Meganálisis, divulgada pelo jornal venezuelano El Nacional nesta terça-feira (13).

Ao estudo, 92,7% dos entrevistados disseram não acreditar que os resultados apresentados pelo CNE são verídicos, enquanto um número ainda maior, 93,4%, disseram acreditar que o candidato Edmundo González Urrutia foi o verdadeiro ganhador da disputa eleitoral.

“Muito mais da metade da minoria chavista também acredita que o ganhador [da eleição presidencial] foi Edmundo González”, indicou o estudo, citado pelo El Nacional.

A pesquisa de opinião foi realizada pela Cati Meganálisis entre 8 a 11 de agosto, período em que a repressão à oposição já havia se estabelecido como regra na Venezuela. Mais de 1 mil pessoas foram ouvidas, distribuídas pelos 24 estados do país. Do total, 80,7% dos entrevistado votou na eleição de 28 de julho.

Em um outro recorte da pesquisa, 87,1% dos entrevistados apontaram que González Urrutia teria ganho a disputa em suas mesas eleitorais, enquanto 12,2% responderam que Maduro teria sido o vencedor. A partir deste dado, a consultoria projetou que o candidato opositor teria vencido em 26,1 mil mesas de votação, enquanto o presidente não teria conseguido maioria em mais de 3,7 mil mesas.

O resultado eleitoral na Venezuela segue um impasse, enquanto o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) lidera um processo para conferir a apuração dos votos divulgada pelo CNE — em um processo que a oposição classifica como inconstitucional, e analistas dizem se tratar de uma manobra do chavismo para ganhar tempo diante da pressão internacional e dar contornos de institucionalidade ao resultado já apresentado.

Enquanto o resultado apresentado pelo CNE apontou Maduro a frente, com 52% dos votos, contra 43% de González Urrutia, uma contagem independente realizada pela oposição, a partir das atas de votação recolhidas nas seções eleitorais no dia da eleição indica uma vitória contundente do ex-diplomata aliado de María Corina Machado. Com 83,5% das atas que diz ter em posse — divulgadas em um site aberto a consulta —, González tem 67% dos votos, contra 30% de Maduro.

Agências da ONU acompanham com preocupação o desenvolvimento da crise na Venezuela, com uma estimativa de que mais de 2,4 mil venezuelanos tenham sido detidos após o pleito. Dados oficiais do governo apontam que 25 pessoas morreram e 192 ficaram feridas nos protestos.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Engraçado que aqui onde o perdedor vai arrasta multidões, já o ganhador é vaiado não só no Brasil como também no exterior, cadê os 60 milhões de eleitores que votaram na esquerda, ninguém sabe ninguém viu!

  2. Dois malas conversando merds. Vão estudar política ou ler mais sobre o assunto Gustavo Malafra e Marcelo Mala. kkkkkkkkk.

  3. Bolsonaro deve tá se remoendo de inveja pq o Maduro fez o que ele sonhou durante todo o mandato: perder e continuar no poder.

    1. Oxe! Que comentário mais sem futuro, coisa de abestalhado, tu é homem mesmo?

  4. Pois é, isso acontece até hoje no Brasil. Os perdedores não aceitam a derrota. Sempre tem a palavra fraude. Provar a fraude os perdedores não conseguem.

    1. Desde quando Maduro perdeu a eleição? O PT não já o parabenizou pela vitória? Que petista é você? Não concorda com a aprovação do PT? Lula já assumiu que Maduro não foi eleito? Porque você tá falando que maduro é perdedor? Todo petista é hipócrita.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *