Brasil

Educação é a área mais afetada por novo bloqueio de gastos do governo; veja os números

Reprodução

O governo Lula detalhou nesta sexta-feira o bloqueio de gastos anunciado na semana passada para cumprir as regras fiscais.

O Executivo também anunciou que o bloqueio total será R$ 1,7 bilhão menor porque o governo cortou gastos de repasse a ações culturais via Lei Aldir Blanc.

No total, o novo bloqueio é de R$ 5,5 bilhões. Ao todo,os recursos congelados no ano chegam a R$ R$ 17,5 bilhões.

As áreas mais afetadas pelo novo bloqueio foram:

Ministério da Educação: R$ 1,6 bilhão
Ministério das Cidades: R$ 1 bilhão
Ministério dos Transportes: R$ 956 milhões
Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional: R$ 367 milhões
Considerando o bloqueio total de gastos, de R$ 17,5 bilhões, as áreas mais atingidas são:

Ministério da Saúde: R$ 4,3 bilhões
Ministério da Educação: R$ 3 bilhões
Ministério das Cidades: R$ 2,4 bilhões
Ministério dos Transportes: R$ 1,9 bilhão
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: R$ 1 bilhão
A projeção para o déficit primário este ano é de R$ 28,7 bilhões, contra R$ 28,3 bilhões até setembro. A meta é de resultado zero, com intervalo de tolerância de até 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), ou R$ 28,8 bilhões. Assim, governo prevê fechar o ano com déficit próximo ao limite previsto no arcabouço fiscal. A diferença é de apenas R$ 18,9 milhões.

Mais uma vez, bloqueio foi necessário para não estourar o limite de gastos devido ao crescimento maior do que o esperado de despesas obrigatórias, como os benefícios previdenciários e assistenciais.

Segundo nota divulgada à imprensa pelo Ministério do Planejamento, houve aumento de R$ 7,7 bilhões na estimativa de gasto com benefícios previdenciários, devido ao comportamento da despesa no bimestre de setembro e outubro.

O relatório destaca ainda que o efeito do pente-fino nos gastos do INSS ficou aquém do esperado. Para este ano, a previsão era de economia de R$ 6,8 bilhões, R$ 3,7 bilhões com o uso do Atestmed – concessão de benefícios de curta duração por análise documental – e o restante, principalmente, com a reavaliação dos benefícios por incapacidade.

A previsão para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) subiu bem menos, R$ 612 milhões. O Planejamento destacou que a expansão foi parcialmente compensada pela redução na projeção para despesas com pessoal, de R$ 1,9 bilhão.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Kd os alienados do IFRN e da UFRN, imbecis úteis, massa de manobra do PT? Não vão fazer nem uma manifestação? Nem uma zinha que seja, com meia dúzia de idiotas metidos a intelectuais?

  2. Parece que o pessoal da educação perdeu a voz, ninguém fala nada.tem que cortar mais um pouco para eles sentirem na pele. Faz o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Paulinho Freire é empossado prefeito de Natal

Imagem: reprodução/YouTube

A cidade de Natal oficialmente passa a ter Paulinho Freire (União Brasil) como prefeito da cidade para os próximos quatro anos, sucedendo Álvaro Dias (Republicanos), que comandou a cidade nos últimos seis anos. Ele foi empossado nesta quarta-feira (1°) em cerimônia no Teatro Riachuelo, em Natal. A vice prefeita, Joanna Guerra, também foi empossada.

A posse de Paulinho e Joanna foi formalizada pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Eriko Jácome (PP), eleito e empossado por 25 vereadores como novo presidente da Câmara para os próximos dois anos. A cerimônia foi iniciada por volta das 18h30.

Em seu discurso, Paulinho Freire relembrou sua vida pública iniciada em 1988, quando se lançou candidato à vereador pela primeira vez, não obtendo êxito. Ele se tornou vereador pela primeira vez em 1992 e ficou até 2002, quando se tornou deputado estadual. Ao lembrar de familiares falecidos, Paulinho se emocionou.

“Sabemos que ao lado dessa grandeza que existe em Natal há desafios que precisamos encarar. Natal precisa se tornar um refúgio de qualidade de vida, em que saúde, educação e trabalho sejam acessíveis a todos. Queremos transformar essa cidade em exemplo de gestão. Assumimos esse mandato com a convicção de que é possível construir um futuro melhor”, declarou Paulinho Freire em seu discurso.

Paulinho Freire (União Brasil) foi eleito para ser prefeito de Natal pelos próximos quatro anos tendo vencido Natália Bonavides (PT) nos dois turnos em outubro do ano passado. No segundo turno, Paulinho obteve 222.661 votos, o que representa 55,34% dos votos válidos. A adversária, Natália Bonavides (PT), recebeu 179.714 votos (44,66%).

Perfil

Paulo Eduardo da Costa Freire, conhecido como Paulinho Freire, é empresário, natural de Natal (RN) e tem 60 anos. Foi eleito vereador em 1992 pelo PMDB. De 1997 a 2002, ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo União Brasil.

Joanna de Oliveira Guerra, 34 anos, é graduada em Gestão de Políticas Públicas e mestre em Estudos Urbanos e Regionais, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Joanna atuou na secretaria municipal de Planejamento de Natal e já atuou na secretaria Especial e diretora de Elaboração e Gestão de Projetos Integrados da pasta, entre 2015 e 2020.

Veja como foi a Cerimônia de Posse:

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com presença dos chefes dos Três Poderes, reforma tributária é promulgada no Congresso; veja o que muda

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A reforma tributária foi promulgada no Congresso Nacional na tarde desta quarta-feira (20), em sessão solene. A matéria foi aprovada na semana passada depois de mais de três décadas de debates no legislativo.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, alguns de seus ministros e os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, estavam presentes no evento.

Na última sexta (15), a Câmara aprovou o texto que vem sendo discutido desde o início do ano e era uma das prioridades da agenda econômica do governo.

No primeiro turno, a proposta recebeu 371 votos a favor e 121 contrários. No segundo turno, o placar foi de 365 a 118 pela aprovação da matéria. Eram necessários 308 votos para a aprovação do texto.

O que muda

Em linhas gerais, o texto da reforma tributária prevê que todos os produtos e serviços vendidos no país terão um imposto federal unificado por meio de um “IVA dual”. Atualmente, o Brasil tem cinco tributos federais: IPI, PIS e Cofins; o estadual ICMS e o municipal ISS.

A ideia é que o novo imposto una IPI, PIS e Cofins em uma tributação federal e outra estadual e municipal, que unificaria ICMS e ISS.

O que diz a PEC

Pela proposta, haverá um período de transição para que a unificação de impostos ocorra. A ideia é que o prazo dure sete anos, entre 2026 e 2032.

A partir de 2033, os tributos atuais serão extintos e passará a valer a unificação. Além disso, o texto prevê que, em 2026, haja uma alíquota de 0,9% para a CBS (IVA federal) e de 0,1% para IBS (IVA compartilhado entre estados e municípios).

Em 2027, os tributos PIS e Cofins deixam de existir e a CBS será totalmente implementada. A alíquota para IBS permanecerá em 0,1%.

Entre 2029 e 2032, as alíquotas do ICMS e do ISS serão reduzidas, enquanto o IBS terá uma elevação gradual.

Por fim, em 2033, o novo modelo tributário passa a vigorar de forma integral e o ICMS e o ISS são extintos.

O relatório final da reforma tributária, apresentado por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), excluiu mecanismo, adicionado pelo Senado, que premiava estados que elevassem arrecadação em período de transição.

Utilizando o mecanismo, governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Paraná sinalizaram aumento da alíquota-base de ICMS para 19,5% em novembro.

O dispositivo contido no parecer do senador Eduardo Braga (MDB-AM) estabelecia que a arrecadação do ICMS entre 2024 e 2028 seria a base para a distribuição de parcela da arrecadação do IBS (imposto estadual criado pela reforma) entre 2029 e 2077.

Incentivo para veículos

Os deputados mantiveram uma emenda incluída pelos senadores que diz respeito à possibilidade de adoção de crédito presumido para incentivar a produção de veículos elétricos e flex (combustíveis derivados de petróleo e biocombustíveis).

Na prática, a medida permite que a empresa que utilize o crédito seja ressarcida pelo imposto pago.

O benefício se estenderá até 2032 e poderá ser utilizado por montadoras das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que iniciarem a produção de veículos elétricos e flex até 1º de janeiro de 2028.

Zona Franca de Manaus

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), retirou de seu parecer a criação de uma Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide) para beneficiar a Zona Franca de Manaus.

A Cide substituiria o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que seguirá valendo para as mercadorias similares àquelas produzidas pelo polo industrial.

A Cide não teve apoio das demais regiões e gerou um entrave entre os deputados. A solução encontrada foi manter a existência do IPI, imposto que tem a arrecadação com todos os estados.

O parecer também rejeitou a possibilidade de que a Zona Franca de Manaus importe petróleo, lubrificantes e combustíveis com isenção.

Setores com alíquotas reduzidas

A proposta estabelece que 13 setores do país terão um corte de 60% de tributos. São eles:

  • Serviços de educação
  • Serviços de saúde
  • Dispositivos médicos, incluindo fórmulas nutricionais
  • Dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência
  • Medicamentos
  • Produtos de cuidados básicos à saúde menstrual
  • Serviços de transporte coletivo de passageiros rodoviário e metroviário de caráter urbano, semi urbano e metropolitano
  • Alimentos destinados ao consumo humano e sucos naturais sem adição de açúcares e conservantes
  • Produtos de higiene pessoal e limpeza majoritariamente consumidos por famílias de baixa renda
  • Produtos agropecuários, aquícolas, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura
  • Insumos agropecuários e aquícolas
  • Produções artísticas, culturais, jornalísticas e audiovisuais nacionais, atividades desportivas e comunicação institucional
  • Bens e serviços relacionados a soberania e segurança nacional.

A PEC prevê que a manutenção das reduções dessas alíquotas deverá ser reavaliada a cada cinco anos.

Templos religiosos

A PEC prevê que a cobrança de tributos será proibida para entidades e tempos religiosos, e organizações que prestem serviços assistenciais e beneficentes que estejam vinculados a entidades e templos.

Atualmente, a Constituição já proíbe a criação de impostos sobre a atividade de tempos religiosos.

Imposto do pecado

No último minuto da votação da PEC, a bancada da bala conseguiu retirar do texto da reforma tributária um dispositivo que determinava a incidência do imposto seletivo sobre armas e munições.

O trecho recebeu o aval de 293 deputados e 198 votos contrários e foi retirado do texto da PEC durante a votação em segunda turno da proposta.

A bancada da bala tentou votar o mesmo dispositivo durante a votação em primeiro turno, mas o mesmo foi rejeitado por 326 deputados.

O texto da reforma tributária ainda prevê a criação de um “Imposto Seletivo”, que será de competência federal e irá incidir sobre bens e serviços prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas, armas e munições. O novo tributo é apelidado de “Imposto do pecado”.

A ideia é que o imposto seja cobrado em uma única fase da cadeia, sem incidir sobre exportações e operações com energia elétrica e telecomunicações.

Cesta básica e “cashback”

Quando a PEC passou pelo Senado, foram alterados aspectos relacionados à cesta básica que estavam contidos no texto aprovado inicialmente pela Câmara, em julho.

Na prática, o relatório manteve a isenção à cesta básica, mas limitou seus itens, que serão definidos por lei complementar. O dispositivo foi mantido pelos deputados durante a votação desta sexta-feira.

Os senadores também criaram uma “cesta estendida”, com desconto de 60% do IVA. O trecho, porém, foi retirado pela Câmara.

A devolução de parte do imposto pago pelos consumidores, chamada de cashback, foi incluída pelo Senado e mantida no texto aprovado na Câmara. Os reembolsos serão feitos à população de baixa renda que consumir serviços de energia elétrica, gás de cozinha e outros itens de consumo básicos.

Saneamento, teles e aéreas

Também foram retirados do texto seis setores econômicos que haviam sido incluídos na lista de regimes específicos de tributação.

Foram excluídos os serviços de:

  • Saneamento básico
  • Concessões de rodovia
  • Transporte aéreo de passageiros
  • Telecomunicações
  • Bens e serviços de economia circular
  • Micro e minigeração distribuída de energia elétrica

As companhias aéreas vinham alegando que, sem alíquotas menores do futuro Imposto sobre Valor Agregado (IVA) ou um regime próprio de tributação, cada uma das três grandes do setor teria aumento de custo adicional de até R$ 3 bilhões por ano.

No caso do saneamento, a previsão é que as tarifas de água e esgoto subam 18% em média, segundo estimativas apresentadas pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon). O marco legal do setor prevê a universalização dos serviços até 2033.

Comitê Gestor

A PEC também criou um Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O grupo será uma entidade pública sob regime especial, com independência técnica, administrativa, orçamentária e financeira.

O colegiado será composto por 27 membros representando cada estado e o Distrito Federal; outros 27 membros representando o conjunto dos municípios (14 representantes escolhidos de forma igual entre os municípios e 13 considerando o tamanho da população).

Quando o texto passou pelo Senado, os senadores definiram que o presidente do Comitê Gestor seria aprovado em sabatina na Casa, podendo ser convocado para prestar informações ao Congresso.

Além disso, previa que o controle da atuação do comitê seria feito pelas câmaras e assembleias legislativas, com auxílio dos tribunais de contas.

Na Câmara, porém, foi retirada a necessidade de aprovação do nome do presidente do colegiado pelo Senado — o que equiparava o presidente do Comitê Gestor a autoridades federais diretamente subordinadas à Presidência da República — e deixou a fiscalização da atuação do comitê apenas aos tribunais de contas estaduais.

CNN Brasil *Com informações de Mayara da Paz, Daniel Rittner e Luciana Amaral

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Portaria que libera emendas opõe governo Lula a Dino e gera mal-estar

Pedro Ladeira – 12.jun.24/Folhapress

A portaria do governo para retomar o pagamento de emendas parlamentares gerou mal-estar entre aliados de Lula (PT) e o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A contrariedade de integrantes do governo cresceu após Dino negar, na segunda-feira (9), três pedidos feitos pela AGU (Advocacia-Geral da União) para facilitar o desbloqueio de mais de R$ 13 bilhões em emendas não empenhadas.

Os pedidos do governo estavam alinhados com a cúpula do Congresso. Eles miravam o pagamento de emendas “Pix” e a identificação dos parlamentares autores originais das emendas de comissão.

Com a negativa de Dino, o governo finalizou a portaria em menos de 24 horas. O texto pode abrir brechas para as emendas “Pix” enviadas para a área de saúde serem executadas sem a apresentação de planos de trabalho.

A portaria ainda permite que as emendas de comissão sejam executadas quando “qualquer parlamentar” se identifique como solicitante da verba —sem garantias de que o congressista seja efetivamente o responsável pelo dinheiro.

Dino, que até então vinha dando decisões favoráveis à gestão petista, passou a exigir mais transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. O bloqueio da verba e as novas regras causaram uma crise entre os três Poderes.

Emissários do governo tentam construir canais de negociação com outros ministros do tribunal. Mas ainda não bateram martelo sobre novo recurso ao STF.

O imbróglio começou há cinco meses, mas ganhou novos contornos com a solução dada pelo governo com regras para distribuição dos recursos, em meio à urgência governista em votar o pacote de corte de gastos no Congresso e à exigência dos deputados e senadores em receber, como contrapartida, suas emendas, represadas desde agosto.

Foram editados um parecer da AGU orientando ministérios para distribuição das emendas e uma portaria interministerial sobre o mesmo tema.

Auxiliares do ministro Flávio Dino dizem que ele nem sequer tomou conhecimento dos dois textos e que só os lerá quando estiverem nos autos. Mas pessoas próximas do magistrado e ex-ministro da Justiça de Lula veem uma tentativa do governo de constrangê-lo devido às suas decisões.

Aliados do presidente afirmam que Lula está preocupado com a repercussão das decisões de Dino, especialmente porque parlamentares desconfiam da participação do governo na suspensão do pagamento de emendas por determinação da corte.

Integrantes do governo chegam a afirmar, sob reserva, que Dino rompeu um acordo ao rejeitar recurso da AGU.

Embora esteja preocupado com o impacto das decisões de Dino, Lula não estaria disposto a confrontar seu ex-ministro da Justiça, de quem gosta.

Na base governista, críticos de Dino começam a lançar dúvidas sobre a lealdade do magistrado, alimentando suspeita de que estaria disposto a concorrer à Presidência da República já em 2026.

Diante da possibilidade de ver o pacote de gastos não andar no Congresso, Lula chamou para uma reunião na segunda-feira os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), respectivamente. No encontro, segundo relatos, o petista disse que não interferiu na decisão de Dino.

Durante a reunião, também foram acertados os detalhes da portaria que regulamenta a liberação das emendas, necessárias para que o pacote avançasse.

O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), na véspera, já havia repassado a parlamentares a minuta do texto. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) levou uma cópia para o presidente da Câmara, que, segundo relatos, solicitou alteração em dispositivo que tratava do pagamento de recursos para a área de saúde.

A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na terça-feira (10). A jornalistas, pouco depois do texto ir ao ar, Lira disse não ter lido nem a portaria nem o parecer da AGU.

“Temos uma lei aprovada que não foi declarada inconstitucional, sancionada pelo Executivo, com a decisão do ministro um pouco diferente do que foi aprovado. Então, esse é o dilema”, disse.

Para auxiliares palacianos, a reunião com Lula acertou termos finais para que as emendas fossem liberadas, e o pacote pudesse caminhar. Parlamentares, contudo, ainda aguardam céticos para avaliar se a medida será cumprida na prática.

A portaria editada pelo governo para retomar o pagamento das emendas foi publicada após o ministro Flávio Dino negar um recurso da AGU que pedia mudanças em três principais pontos.

O ministro respondeu que os congressistas precisam se identificar para terem o dinheiro desbloqueado.

O governo ainda questionou o trecho da decisão de Dino que estabelecia a necessidade de prévia apresentação de um plano de trabalho para a execução das emendas “Pix”. A justificativa era de que a lei das emendas aprovada pelo Congresso em novembro já definia critérios para a liberação da verba. Dino negou.

O último ponto pedia que o Supremo alterasse a regra para o teto do crescimento das emendas parlamentares. O Congresso havia definido que as emendas seria reajustadas pela correção da despesa primária do ano corrente; no caso das emendas não impositivas, o valor seria sempre atualizado pela inflação.

Dino, porém, definiu outro critério. Ele estipulou três índices relacionados às despesas do governo e ao arcabouço fiscal e disse que o menor desses indicadores será usado para atualizar o valor das emendas do ano seguinte.

Folha de São Paulo

Opinião dos leitores

  1. O povo precisa entender as razões de Dino. O repasse das emendas como eles querem é um deboche com o trabalhador de onde sai o dinheiro. O que o congresso quer é o dinheiro pra corrupção, pq qual a justificativa de fugir da transparência se todo político vive de imagem de quem faz pelo seus correligionarios? São bilhões que eles usam pra enriquecimento e deixam o governo refém disso. Bolsonaro fraco deixou que criassem o orçamento secreto em troca de proteção e hoje os tentáculos são cravados. Santo Dino, e Rosa Weber são os únicos que peitoram isso. criticar esse homem é fortalecer essa vergonha que empobrece o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

LUTO NO SAMBA: Arlindo Cruz morre aos 66 anos

Foto: Reprodução/Instagram: arlindocruzobem

O cantor e compositor Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8) aos 66 anos. A informação foi confirmada pela Record. O artista era considerado um dos nomes mais influentes no mundo do samba.

Em 2017, o sambista sofreu um AVC (Acidente vascular cerebral) hemorrágico e passou 15 meses internado. Fora dos palcos, ele se recuperava das sequelas desde então. Ainda não informações sobre o velório e o sepultamento do corpo do cantor.

Carreira

Arlindo Cruz teve o primeiro contato com a música ainda criança, quando o pai Arlindão deu a ele um cavaquinho. Na adolescência, passou a fazer aulas de violão clássico e solfejo, e começou a trabalhar como músico profissional. Foi aí que conheceu Candeia, com quem gravou os primeiros discos.

Aos 15 anos, os rumos do cantor mudaram: ele foi estudar aeronáutica na escola preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, Minas Gerais. Apesar da correria do dia a dia, não deixou a música de lado: nas horas vagas, compunha canções, e até chegou a ganhar festivais na cidade e em Poços de Caldas, também em Minas. A escola chegou ao fim, mas a música continuava firme e forte no dia a dia do artista: passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos, onde conheceu ídolos do samba como Jorge Aragão e Beth Carvalho, e principiantes geniais como Zeca Pagodinho.

No primeiro ano como participante da roda, já tinha 12 músicas gravadas por artistas renomados. Em 1981, entrou no grupo Fundo de Quintal, onde estourou com clássicos como Bagaço da Laranja e Só Pra Contrariar. Após 12 anos no grupo, decidiu seguir em dupla com o artista Sombrinha. Arlindo Cruz seguia em carreira solo, e participou de shows ao lado do filho, Arlindinho.

Ao longo da carreira, Arlindo registrou 773 obras musicais e 1828 gravações cadastradas.

No dia 17 de março de 2017, Arlindo se preparava para viajar a São Paulo, onde faria um show na cidade de Osasco, com seu filho, no projeto 2 Arlindos. A viagem, no entanto, precisou ser cancelada quando o músico começou a se sentir mal e acabou por sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, e o deixou em coma induzido por duas semanas.

Arlindo nunca mais subiu em um palco, teve o lado esquerdo do corpo paralisado e perdeu cerca de 30 kg. Desde então, o músico lutava para se recuperar das sequelas causadas pelo problema de saúde.

O músico deixa a mulher, Babi Cruz, e dois filhos, Arlindinho e Flora Cruz.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

REAC Ativa Clínica inaugura unidade em Natal com tecnologia inovadora para autismo, TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento

Foto: reprodução

Natal recebe na próxima segunda-feira (11) um espaço pioneiro com tecnologia inovadora em saúde e bem-estar: a inauguração da REAC Ativa Clínica, especializada em neuromodulação com a tecnologia REAC – Radio Electric Asymmetric Conveyer. O local oferece um tratamento inovador e não invasivo, com resultados expressivos em casos de autismo, TDAH, depressão, ansiedade, estresse crônico, entre outros transtornos neurológicos e comportamentais.

Reconhecida por transformar vidas com base em uma tecnologia italiana validada cientificamente há mais de duas décadas, a REAC atua a partir da reorganização das funções cerebrais, promovendo melhorias cognitivas, emocionais e comportamentais e chega de forma pioneira ao Rio Grande do Norte com a abertura da REAC Ativa Clínica. O diferencial está em sua aplicação rápida, indolor e segura, com impactos positivos observados já nas primeiras sessões.

A chegada da REAC Ativa Clínica a Natal representa um avanço importante para famílias em busca de tratamentos eficazes e acessíveis para diferentes condições clínicas, sobretudo no espectro autista. A REAC atua diretamente na modulação cerebral, reorganizando os padrões neurológicos e trazendo ganhos significativos para o desenvolvimento, concentração, regulação emocional e autonomia dos pacientes de diversas faixas etárias.

A cerimônia de inauguração contará com a presença de um dos diretores da tecnologia REAC no Brasil, Weiker Pinheiro, referência nacional na aplicação e disseminação do método com um projeto que visa a colocação de pessoas autistas no mercado de trabalho. A visita reforça o compromisso da clínica em trazer o que há de mais moderno em neuromodulação para o público potiguar.

Quem também estará presente é o médico psiquiatra Ricardo João Fidelis de Araújo, gestor e CEO da Clínica MultiNós no Recife/PE, com atuação destacada há mais de 5 anos. Referência nacional em Neuromodulação REAC, tecnologia pela qual é pioneiro em Pernambuco, possui título de especialista em psiquiatria pela Sociedade Brasileira de Psiquiatria e especialização em atendimento a crianças e adolescentes.

Com ampla experiência clínica no cuidado de crianças, adultos e idosos, Ricardo se destaca por aplicar abordagens inovadoras e tecnologias avançadas no tratamento de transtornos como autismo, TDAH, depressão e ansiedade.

A REAC Ativa Clínica está localizada no bairro do Tirol, em Natal, com estrutura pensada para acolher pacientes de todas as idades em um ambiente humanizado, com atendimentos individualizados e acompanhamento especializado.

SERVIÇO: 
Início dos atendimentos: 11 de agosto de 2025 – segunda-feira
Endereço: Av. Romualdo Galvão, 138, Tirol, Natal/RN
Instagram: @reacativaclinica
Mais informações: https://reacativaclinica.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Projeto do Mundial de Clubes no Brasil em 2029 agita bastidores da CBF

Foto: CBF via X

A CBF manifestou à Fifa o interesse em receber a próxima edição do Mundial de Clubes, marcada para 2029. Nos próximos meses, a federação internacional apresentará os detalhes do processo de candidatura, como a quantidade mínima de estádios exigida.

Além do Brasil, outros dois países demonstraram disposição em ser sede: Espanha e Marrocos. Ambos, juntamente com Portugal, serão os anfitriões da Copa de 2030. Esse desejo, entretanto, não faz parte de uma proposta conjunta entre os países, nem representa um plano de transformar a competição em um evento-teste para o torneio de seleções.

Embora ainda não haja nada oficial, os bastidores da CBF já estão agitados, com diversas cidades sonhando em organizar o campeonato. A expectativa é de que a entidade nacional indique entre 10 e 12 estádios. Na edição inaugural do novo formato, realizada nos Estados Unidos, que se encerra amanhã, foram utilizadas 12 arenas, considerado como o número ideal com 32 participantes.

Até o momento, não há indícios de que o número de times possa ser ampliado para 48 em 2029, o que exigiria um projeto maior. Os oito equipamentos escolhidos para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que também será realizada no Brasil, saem na frente na disputa por vagas no Mundial, especialmente porque passarão por algum tipo de remodelação a pedido da Fifa.

São eles: Maracanã (Rio de Janeiro), Neo Química Arena (São Paulo), Mineirão (Belo Horizonte), Beira-Rio (Porto Alegre), Mané Garrincha (Brasília), Fonte Nova (Salvador), Arena de Pernambuco (região metropolitana do Recife) e Castelão (Fortaleza). Todos receberam jogos da Copa do Mundo de 2014.

É provável que, para um torneio com 10 ou 12 sedes, a região Norte também esteja representada. As possibilidades são Manaus, com a Arena da Amazônia, e Belém, com o Mangueirão. Essas cidades ficaram de fora da Copa Feminina por questões de infraestrutura. Dois dos vices da CBF são, justamente, os presidentes das federações do Amazonas, Ednailson Rozenha, e do Pará, Ricardo Gluck Paul.

Se o Brasil for confirmado, terá o direito de indicar um clube representante, além dos seis sul-americanos que disputarão a competição, o que já deve garantir a presença de mais de um brasileiro. Ainda será preciso definir o critério dessa escolha: a vaga ficará com o campeão da Série A de 2028, o último antes do Mundial, ou a gestão de Samir Xaud criará um ranking próprio, nos moldes do que a Fifa adotou para distribuir vagas entre clubes da Europa e da América do Sul?

Os próximos meses serão movimentados nos bastidores.

Estadão – Marcel Rizzo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

CBF é notificada pela Fifa por comissão a intermediário sem licença em negociação por Ancelotti

Foto: Index Conectada Assessoria

A CBF foi notificada pela Fifa, por e-mail, pelo pagamento de comissão a Diego Fernandes, o agente financeiro que ajudou a confederação, ainda sob a gestão de Ednaldo Rodrigues, a contratar o técnico Carlo Ancelotti para comandar a seleção brasileira. Fernandes não é agente registrado na entidade que comanda o futebol mundial, daí a razão da notificação.

O valor acertado no acordo entre Fernandes e a CBF é de 1,2 milhão de euros (R$ 7,4 milhões). O acordo também previa que o executivo tivesse participação especial na apresentação oficial de Ancelotti, como de fato aconteceu. Além de publicar nas redes sociais um agradecimento a ele, a diretoria da CBF deixou uma cadeira reservada ao empresário na primeira fileira do auditório no hotel na Barra da Tijuca, no Rio, em que Ancelotti anunciou sua primeira convocação e deu entrevista.

O acordo entre a CBF e Fernandes foi fechado pelo ex-presidente Ednaldo Rodrigues. Presidente eleito no último domingo, Samir Xaud solicitou que o departamento de governança da entidade analise a documentação. Há possibilidade de a CBF juridicamente contestar o pagamento da comissão. A informação foi revelada primeiramente pelo UOL e confirmada pelo Estadão.

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que os termos que envolveram a negociação para a contratação de Carlo Ancelotti e sua comissão técnica possuem cláusulas de confidencialidade e foram elaborados pela antiga gestão da entidade. A atual gestão está avaliando a situação internamente, trabalho liderado por sua área de governança”, disse em nota a CBF.

A Fifa pediu uma posição da CBF sobre o caso, além de uma série de documentos, como a cópia dos possíveis pagamentos e do contrato entre a entidade e o empresário. Também solicitou os contatos do executivo.

Em resposta à reportagem, Fernandes alega ter atuado como consultor na negociação e afirmou que só vai receber a comissão referente à intermediação após sua inscrição como agente intermediário junto à CBF e à Fifa.

Atualizado em dezembro de 2024, o regulamento que estabelece normas para os agentes de futebol da Fifa permite que apenas agentes licenciados participem de negociações envolvendo jogadores e treinadores.

“Somente um agente de futebol pode prestar serviços de agente de futebol”, é o que está descrito no artigo 11 do regulamento de agentes de futebol da FIFA.

No artigo 11 do regulamento, também consta que “quaisquer funcionário ou contratado por agência que não sejam agentes de futebol não podem prestar serviços de agente de futebol nem fazer qualquer abordagem a um potencial cliente para celebrar um contrato de representação”.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Não vou defender que nessa negociação houve algo ilegal ou não, o que acho um absurdo é a FIFA, campeã mundial na modalidade “falcatruas” querer meter o bedelho em tudo que as confederações fazem, a FIFA primeiro tem que dar um bom exemplo pra depois cobrar honestidade dos entes federados.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Trava do STF sobre “pejotização” pode ter efeito em direitos trabalhistas e custos empresariais

Antonio Augusto/MPF

A decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), desta segunda-feira (14), de suspender todos os processos que tratam da legalidade da “pejotização” — a contratação de profissionais como pessoas jurídicas — gerou reações entre especialistas e aumentou a expectativa sobre o futuro das relações de trabalho no país.

O STF discute um caso envolvendo um corretor de seguros contratado como PJ e vai definir, com repercussão geral, se esse tipo de vínculo configura relação de emprego.

Com a suspensão, nenhum processo sobre o tema pode seguir até que a Corte firme um entendimento que será obrigatório para os demais tribunais.

Para o sócio da Advocacia Maciel e advogado trabalhista Pedro Maciel, a medida busca uniformizar os posicionamentos da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que hoje são divergentes.

Ele entende que o julgamento pode esclarecer se é necessária a comprovação de fraude e quem deverá arcar com esse ônus, mas pondera que a Justiça do Trabalho deve seguir responsável por analisar os casos. Ele também ressalta que a decisão aprofunda uma tensão já existente entre o STF e a Justiça do Trabalho.

“É importante observar que essa decisão do STF se insere em um contexto mais amplo de tensão com a Justiça do Trabalho. Apesar de buscar uniformização, o STF já sinalizou críticas ao TST e aos tribunais trabalhistas por, supostamente, não seguirem suas diretrizes”, pontuou.

“Por outro lado, a Justiça do Trabalho, que analisa os contratos com base na realidade das relações, tem decisões variadas — algumas reconhecendo a validade da pejotização, outras caracterizando fraude”, concluiu.

Na avaliação da especialista em direito trabalhista, sócia do RCA Advogados Elisa Alonso, a decisão é mais que uma medida processual: representa um gesto político-jurídico para conter a insegurança causada por decisões conflitantes.

Ela ainda avalia que, para as empresas, a suspensão traz alívio momentâneo.

“Especialmente nos setores que operam com alta demanda por especialização técnica e flexibilidade contratual, como tecnologia, saúde, advocacia e representação comercial, o uso de modelos de contratação alternativos à CLT tem sido vital para viabilizar operações, reduzir custos e adaptar a prestação de serviços às dinâmicas modernas de mercado”, disse.

Mesmo assim, alerta para o risco aos trabalhadores, de que a um entendimento mais “permissivo” sobre pejotização “pode significar uma perda importante de proteção social e de garantias trabalhistas”, pois há, de fato, “inúmeros casos” de relações de trabalho estabelecidas como vínculos trabalhistas.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi rebate Caiado por se dizer alvo de retaliações de Lula

Foto: Reprodução

Articuladora política de Lula, a ministra Gleisi Hoffmann saiu em defesa do presidente após o governador de Goiás e pré-candidato ao Planalto, Ronaldo Caiado, dizer em entrevista à coluna do Paulo Cappelli que sofre “retaliações” por ser crítico do petista.

“O governador Caiado tem todo o direito de fazer oposição a quem ele quiser, mas não é certo dizer que é perseguido nem esconder verdades da população de Goiás”, disse Gleisi.

“O governo Lula trata a população de todos os estados com a mesma atenção, sem discriminar se os governadores apoiam ou fazem oposição ao presidente. É o caso de Goiás, por exemplo, que terá um benefício de R$ 5,2 bilhões com a renegociação das dívidas do estado com a União, que o presidente Lula aprovou”, continuou Gleisi.

“Sem mencionar mais R$ 2 bilhões em dívidas de estado com terceiros que foram honradas pela União, porque o governo estadual não pagou, nos últimos dois anos. O governo do presidente Lula praticamente dobrou os repasses do SUS para assistência farmacêutica à população de Goiás, que era de R$ 13 milhões em 2022, passou para R$ 21 milhões em 2024 e será de R$ 25 bilhões este ano.”

“O Hospital do Câncer está sendo construído em terreno cedido pela União, que ofereceu pagar a maior parte da obra, mas isso não aconteceu porque o governador Caiado se recusou a fazer licitação para ter direito de receber a verba federal. Além disso, foi o presidente Lula que autorizou a concessão para a Rota Verde, leiloada no final do ano passado, ligando Goiânia a Rio Verde e Itumbiara”, finalizou a ministra.

“É um governo de fofoca”

Em entrevista à coluna, Caiado afirmou ser vítima de sanções econômicas e decisões políticas que prejudicam sua administração e que avalia adotar medidas judiciais contra a União.

Segundo o governador, as retaliações de Lula incluiriam o veto do Ministério da Fazenda a um financiamento de R$ 700 milhões que seria liberado pelo Banco Mundial.

“É um governo de fofoca, de ti-ti-ti para cá, de ‘vamos perseguir o estado de Goiás’, ‘vamos tirar Goiás da licitação das rodovias federais porque o governador de Goiás é contra nós’. ‘Ah, não vamos passar dinheiro para a saúde, para Goiás, porque o hospital de Águas Lindas está sendo sustentado todo pelo estado de Goiás’”, reclamou Caiado.

De acordo com o governador, a bancada de Goiás no Congresso já foi acionada para tentar solucionar o problema junto ao governo federal. Caiado também estuda recorrer à Justiça.

Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gene Hackman e esposa morreram de causas diferentes em dias diferentes, diz autópsia

Foto: Getty Images

O ator vencedor do Oscar Gene Hackman morreu de doença cardíaca e outros fatores provavelmente dias depois que sua esposa, Betsy Arakawa, de acordo com os resultados da autópsia divulgados na sexta-feira (7) no Novo México.

Hackman estava em um estado avançado de Alzheimer e sua esposa morreu de uma síndrome rara transmitida por ratos, segundo os exames.

O ator vencedor do Oscar de 95 anos, sua esposa de 64 anos, e um de seus cães foram encontrados mortos em 26 de fevereiro em quartos separados de sua casa em Santa Fé.

A doença cardíaca de Hackman e a síndrome pulmonar por hantavírus que causaram a morte de sua esposa foram anunciadas em uma coletiva de imprensa no gabinete do xerife de Santa Fé nesta sexta.

O xerife disse aos repórteres na semana passada que um patologista determinou que o último sinal do marcapasso do ator foi de 17 de fevereiro, tornando provável que esse tenha sido o último dia de vida do ator.

Hackman e Arakawa, uma pianista, moravam em Santa Fé desde a década de 1980 e eram ativos na comunidade artística e na cena culinária da cidade.

Nos últimos anos, o casal foi visto com menos frequência na cidade, à medida que sua saúde piorava. Eles viviam uma vida reservada, disse o xerife Adan Mendoza, o responsável pela investigação das mortes.

Um zelador do condomínio descobriu o casal morto. Os delegados do xerife encontraram Hackman na cozinha. Arakawa e um cachorro foram encontrados em um banheiro, com pílulas espalhadas de um frasco de remédio aberto no balcão do cômodo.

Hackman e Arakawa pareciam ter caído repentinamente no chão e nenhum deles mostrou sinais de trauma contundente.

Uma porta foi encontrada entreaberta nos fundos da casa. Dois dos cães sobreviventes do casal a usaram para entrar e sair da casa, afirmou o xerife.

Hackman, um ex-fuzileiro naval conhecido por sua voz rouca, apareceu em mais de 80 filmes, bem como na televisão e no palco durante uma longa carreira que começou no início dos anos 1960.

Ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo papel de destaque como o irmão do ladrão de bancos Clyde Barrow em “Bonnie e Clyde”, de 1967. Ele ganhou um Oscar de melhor ator em 1972 por sua interpretação do detetive Popeye Doyle em “Operação França”, e em 1993 ganhou um Oscar de melhor ator coadjuvante por “Os Imperdoáveis”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Em decisão inédita, Sexta Turma do STJ permite a três pessoas cultivo de maconha para uso medicinal

Foto: Aline Massuca/Metrópoles

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, pela primeira vez na história, salvo-conduto para cultivo artesanal de cannabis sativa com fins medicinais. A autorização permite o cultivo da planta e a extração de canabidiol para uso próprio, sob prescrição médica, como forma de tratamento de estresse pós-traumático, fobias sociais e ansiedade.

Em julgamento de dois casos distintos, o colegiado permitiu o salvo-conduto ou habeas corpus. Com isso, os que precisam usar o canabidiol podem extrair o óleo da maconha sem ser alvo de ação policial.

O julgamento da Sexta Turma vale para os casos específicos dos três recorrentes, mas o entendimento, apesar de não vinculante, pode orientar decisões em processos em instâncias inferiores que discutem o mesmo tema.

O relator, ministro Sebastião Reis Júnior, que teve voto aprovado por unanimidade, considerou que “o cultivo da planta psicotrópica para extração do princípio ativo é conduta típica apenas se desconsiderada a motivação e a finalidade” da plantação.

Os ministros atuaram na ação em que foi pedido salvo-conduto para a produção de cannabis sativa para tratamento de enfermidades.

O ministro Sebastião Reis ressaltou que é necessário enfrentar a questão, e que diversos países pelo mundo já legalizaram o plantio, com as diferentes nuances de cada um. “Simplesmente taxar de maldita uma planta porque há um preconceito com ela, sem um cuidado maior em se verificar os benefícios que seu uso pode trazer, é de uma irresponsabilidade total.”

O relator deixou claro que não foi discutida na ação a licença para plantio da maconha, mas, sim, se haverá a persecução penal nos casos de produção caseira de cannabiol para pacientes que seguem tratamento médico com derivados da planta.

“O ponto em discussão é a aparente contradição entre a norma penal incriminadora e a omissão do Estado Brasileiro em regulamentar o plantio, a cultura e a colheita de vegetais, substratos, dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, especificamente a maconha e o cannabidiol”, completou.

Custo

Sebastião Reis Jr. analisou em seu voto que o custo da aquisição do cannabidiol torna-se barreira para o acesso à saúde, ao tratamento.

O paciente que precisa do canabidiol já tem autorização da Anvisa para importação, mas quer fazer o cultivo caseiro sem que autoridades procedam à prisão ou o processem penalmente.

Com informações de Metrópoles e g1

Opinião dos leitores

  1. TEM QUE SER FISCALIZADOS, CORRENDO RISCO DE AMIGOS VISITAR E CONSUMIR, [ ATÉ HAVER VENDA]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marketing

Hospital Infantil Varela Santiago lança campanha para Copa 2022

Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Varela Santiago lança nesta quinta-feira, dia 01 de setembro, a campanha para a Copa do Mundo 2022. Intitulada “Torcida do Bem – Vencer é o nosso propósito”, o objetivo da campanha é angariar fundos para a construção de um novo setor para tratamento de câncer infantojuvenil. O lançamento acontecerá às 9h30 no auditório da instituição.

Para a campanha, a agência de comunicação Art&C criou o “Torcedor do Bem”, alinhado ao tema que já estava sendo trabalhado pelo hospital, o “Assinante do Bem”. “Com isso, fazemos com que esse torcedor sinta-se parte de um time especial. O slogan ‘vencer é o nosso propósito’ completa o sentido desta torcida pelo Brasil e por todas as crianças que são assistidas pelo Varela”, explica Mariana Ranieri, redatora da Art&C.

De acordo com o Diretor Superintendente da instituição, dr. Paulo Xavier Trindade, a meta é vender 30 mil camisas para iniciar a construção do novo setor para tratamento de câncer infantojuvenil do hospital. “Hoje o hospital conta com enfermarias com três e quatro crianças. Quando há intercorrência com algumas delas, as outras presenciam, isso é muito doloroso. O nosso objetivo é fazer apartamentos individuais e propor ainda mais conforto e privacidade, que elas possam concluir seus tratamentos da melhor forma possível”, reforça.

A ideia da campanha é convidar toda a população potiguar a fazer parte da corrente do bem e adquirir as camisetas da instituição no valor de R$35,00 que já estão à venda na recepção do hospital, que fica na Av. Deodoro da Fonseca, 498, no Centro de Natal. Mais informações: (84) 3089-6179 – Central de Vendas da Copa.

O HIVS começou a fazer campanhas alusivas à Copa do Mundo FIFA no ano de 2006 com os recursos destinados à aquisição de uma ambulância. Em 2010 foram vendidas 11 mil camisetas e foram adquiridas máquinas extratoras para lavanderia. Já em 2014, a instituição vendeu 52 mil camisetas e conseguiu adquirir um tomógrafo.

O Hospital Infantil Varela Santiago foi fundado em 12 de outubro de 1917. A instituição filantrópica é pioneira no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado do Rio Grande do Norte e atende 100% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Em média, são realizados aproximadamente 14 mil procedimentos por mês. Siga o perfil do hospital no instagram @hospitalvarelasantiago e acompanhe!

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil pede que Egito receba ônibus com brasileiros de Gaza

Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta 4ª feira que conversou com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, para o país receber ônibus com brasileiros que estavam na Faixa de Gaza e buscam refúgio fora da região. Ele afirmou que a melhor saída para evacuar e deixar os cidadãos do Brasil “sãos e salvos”.

“Acabo e falar por telefone agora com o ministro das relações exteriores do Egito, Sameh Shoukry, a quem pedi que nos apoiasse, nos ajudasse, para facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza pela passagem de rafa para que entrem no território egípcio onde estarão a salvo”, afirmou em vídeo divulgado pelo Itamaraty.

O número de mortes por conta do conflito armado entre Israel e o grupo extremista Hamas chegou a 2.255. Desses, 1.055 são palestinos, segundo dados divulgados nesta 4ª feira (11.out.2023) pelo Ministério da Saúde da Palestina, e pelos menos 1.200 são israelenses, conforme a CNN.

Os números não contemplam os 1.500 corpos de combatentes do Hamas que as Forças de Israel disseram ter encontrado.

O grupo extremista Hamas lançou um ataque sem precedentes contra Israel em 7 de outubro. As forças israelenses responderam com bombardeios em alvos na Faixa de Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou no domingo (8.out) guerra ao Hamas e falou em destruir o grupo.

O porta-voz do Exército de Israel, Jonathan Conricus, disse que brasileiros estão sendo mantidos reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza. Segundo ele, também estão sob o domínio do grupo extremista cidadãos de Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Argentina e Ucrânia. O porta-voz disse que o resgate “não é apenas de Israel, mas de muitos outros governos democráticos no mundo”. Até o momento, 2 brasileiros morreram no conflito: Ranani Glazer e Bruna Valeanu.

Com esse cenário, Mauro Vieira afirmou que a saída para o Egito deve ser a melhor forma para que os brasileiros fiquem a salvo.

“Creio que essa é uma boa iniciativa, conto com o apoio egípcio para isso e creio que será a saída para evacuar os brasileiros que se encontram nessa região conflagrada correndo risco, dessa forma, estarão aos e salvos no território egípcio e estamos trabalhando para informar o governo egípcio da documentação e do horário dia e horário em que o ônibus passaria”, disse Vieira.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cidade no Japão entra em alerta após gato cair em tanque de químicos perigosos

Foto: Reprodução

Uma cidade no Japão está em alerta máximo por causa de um gato que caiu em um tanque de produtos químicos perigosos antes de desaparecer na noite.

Autoridades em Fukuyama, prefeitura de Hiroshima, disseram que intensificaram as patrulhas e alertaram os moradores para não se aproximarem do animal, que foi visto pela última vez, em imagens de câmeras de segurança, deixando uma fábrica de revestimentos no domingo (10).

Um rastro de pegadas descoberto por um trabalhador na segunda-feira (11) levou a um tanque de 3 metros de profundidade de cromo hexavalente, um produto químico causador de câncer que pode induzir erupções na pele e inflamação se tocado ou inalado, disseram autoridades.

Buscas na região ainda não tinham encontrado o gato, e ainda não está claro se o animal está vivo, disse um funcionário da Prefeitura de Fukuyama.

Akihiro Kobayashi, gerente da fábrica Nomura Mekki Fukuyama, disse que uma folha cobrindo o tanque químico foi encontrada parcialmente rasgada quando os funcionários voltaram ao trabalho após o fim de semana.

Os trabalhadores desde então estão à procura do gato, disse ele.

Os funcionários da fábrica normalmente usam roupas de proteção e nenhum problema de saúde foi relatado entre a equipe, acrescentou Kobayashi.

O cromo hexavalente, ou cromo-6, é talvez mais conhecido como o produto químico carcinogênico apresentado no filme de 2000 “Erin Brockovich – Uma mulher de talento”, estrelado por Julia Roberts.

A dramatização, baseada em um caso legal da vida real, foca na luta da personagem contra uma empresa de serviços públicos acusada de poluir a água em uma comunidade rural da Califórnia, causando aumento dos níveis de câncer e morte entre seus moradores.

A substância “é prejudicial aos olhos, à pele e ao sistema respiratório”, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).

“Os trabalhadores podem ser prejudicados pela exposição ao cromo hexavalente”, diz o CDC em seu site. “O nível de exposição depende da dose, duração e trabalho que está sendo feito.”

Os especialistas colocam em dúvida se o gato poderia sobreviver por muito tempo depois de entrar em contato com a substância.

“Mesmo que a pele proteja a pele de queimaduras grandes imediatamente, os gatos limpam a pele lambendo-a, movendo a solução corrosiva para a boca”, disse Linda Schenk, pesquisadora especializada em avaliação de risco químico no Instituto Karolinska, na Suécia.

“Meu palpite é que o gato infelizmente está morto ou estará morrendo em breve, pelas queimaduras químicas.”

CNN

Opinião dos leitores

  1. Não se preocupem povo de Fukuyama, o cachorro Fúria e a turma que está em Mossoró acham esse gato rapidinho

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Kate Middleton é vista fazendo compras com príncipe William, dizem tabloides britânicos

Foto: Divulgação

Em meio a especulações sobre seu estado de saúde, a princesa britânica Kate Middleton foi vista em público neste fim de semana juntamente com o seu marido, príncipe William, parecendo “felizes, relaxados e saudáveis”, conforme noticiaram os tabloides britânicos The Sun e Daily Mail.

Sem participar de compromissos oficiais desde o Natal, a princesa de Gales está afastada de sua vida pública desde o dia 16 de janeiro, quando foi submetida a uma cirurgia abdominal planejada, segundo a família real, sem revelar mais detalhes sobre o procedimento.

De acordo com a imprensa britânica, Kate foi vista no sábado (16) com o marido em uma loja localizada a cerca de um quilômetro de sua casa em Adelaide Cottage, em Windsor, que fica a 40 quilômetros de Londres. Uma testemunha citada pelo The Sun disse que “depois de todos os rumores que têm circulado, fiquei surpreso ao vê-los ali”.

Kate estava fazendo compras e parecia feliz e bem, disse a testemunha. “Os filhos não estavam com eles mas é um bom sinal que ele esteja bem para ir às compras”, afirmou a fonte, que falou sob condição de anonimato. O casal também teria passado a manhã de domingo, 18, assistindo aos filhos, Charlotte, George e Louis, praticando esportes.

Embora o Palácio de Kensington tenha afirmado que o retorno de Kate aos eventos oficiais da família real só está previsto, pelo menos, para depois da Páscoa, o The Sun sugeriu que a princesa pode estar planejando o seu retorno aos compromissos públicos para 31 de março, domingo de Páscoa, quando a família real britânica tradicionalmente vai a pé até a igreja para assistir a uma missa.

Por outro lado, o especialista em família real Phil Dampier declarou ao Daily Mail que embora muitas pessoas fiquem felizes em saber que Kate está fora de casa, outras pessoas “estarão dizendo que se ela está bem o suficiente para ser vista pelo público, então por que não podemos saber o que há de errado com ela?”.

No dia 10 de março, Kate Middleton publicou uma foto com seus três filhos – oficialmente, uma publicação em homenagem ao Dia das Mães no Reino Unido. Horas depois da divulgação da imagem, agências de notícias internacionais encontraram indícios de manipulação, e a princesa de Gales posteriormente reconheceu publicamente que editou a fotografia, multiplicando as especulações frenéticas sobre a ausência da futura rainha de eventos públicos.

Tribuna do Norte com informações do Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *