Geral

RN registra quase 3 violações de direitos de crianças por hora

Foto: Getty Images

O Rio Grande do Norte registrou, só em janeiro de 2024, quase três violações de direitos em relação a crianças de 0 a 14 anos. É o que apontam dados do Disque 100, plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O tema voltou à tona no Estado após a prisão de duas mulheres acusadas de tortura e maus-tratos contra suas próprias filhas, uma criança e uma adolescente. Segundo os dados do Disque 100, só em janeiro de 2024 foram registradas 289 denúncias e 1.902 violações de direitos, isso porque uma denúncia pode ter mais de uma violação. O número é ligeiramente menor do que em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registradas 308 denúncias e 1.911 violações.

Na avaliação de especialistas em Direito Infantil, psicólogos e conselheiros tutelares, a violação de direitos é qualquer atitude de pais ou tutores que negligenciem questões básicas das crianças, como direito à educação, acesso à saúde e alimentação, lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Em alguns casos, a denúncia só acontece após vários meses de violação do direito daquela criança.

Para o psicólogo, assessor técnico e consultor de proteção a infância, Gilliard Medeiros Laurentino, o período de férias acaba intensificando o contato entre agressores e vítimas, o que pode ser um fator de risco para crianças que já sofrem maus tratos.

“Esse período de férias em si é um que sempre tem aumento de violências contra crianças e adolescentes das mais diversas ordens. As crianças passam a maior parte do tempo em casa, não estão na escola, e as violências que acontecem no Brasil com crianças acontecem sempre dentro de casa, seja violência sexual, maus-tratos ou outras violências”, aponta.

Para a conselheira tutelar Edbegna Aquino, do Conselho Tutelar zona Sul, o fator desemprego também se soma a mais um agravante para crianças vítimas de maus-tratos. “Essas denúncias têm aumentado também devido ao desemprego, com os pais ficando mais perto dos filhos, além da falta de vagas escolares em creches, por exemplo. Com os filhos em casa, acaba tendo a agressão por parte dos pais, padrastos, tios”, reflete.

O psicólogo, assessor técnico e consultor de proteção a infância, Gilliard Medeiros Laurentino, aponta ainda que apesar do Brasil possuir legislações que dispõe sobre esses crimes e violações de direitos às crianças, ainda falta rede de apoio para acolher e atender essas vítimas. Ele cita exemplos como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Henry Borel (14.441/2022).

“No aparato legal temos uma gama de serviços que deveriam funcionar para lidar com essas questões, mas quando vamos para a prática é mais complicado. Por exemplo: municípios de pequeno porte, com 3 a 5 mil habitantes, as questões de média e alta complexidade não são de responsabilidade deles. Os CREAs já não existem, eles acabam dependendo do CRAS e do Conselho Tutelar. A rede para os pequenos municípios é mais difícil”, aponta.

Reportagem completa na Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Estão computados nesses dados o desrespeito dos direitos das crianças pelos pais bolsonaristas e negacionistas que vedam as vacinas aos filhos?

    1. Manoel vc que é esquerdista conhece as duas “professoras” da UFRN?? São de direita ou esquerda? Deixe de ser imbecil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% a partir de 30 de abril

Foto: Marlon Tavoni/EPTV

O álcool líquido 70% não vai mais ser comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no país a partir do dia 30 de abril.

A proibição é reflexo de uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que NÃO afeta a venda do álcool 70% em gel.

A comercialização do álcool líquido 70% era proibida há mais de 20 anos, por causa da sua alta inflamabilidade, mas foi flexibilizada pela agência com a pandemia da Covid-19.

Ao g1, a Anvisa informou em nota que essa liberação temporária permitiu a venda direta ao consumidor do álcool 70%, na forma líquida, até 31 de dezembro de 2023, mas que os estoques nas prateleiras podem acabar até o próximo dia 29 de abril.

“Reforça-se que há disponível no mercado álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol. E, na forma líquida, há disponível álcool etílico em concentração inferior a 54º GL (cinquenta e quatro graus Gay Lussac)”, disse a agência.

A Anvisa reforçou ainda que além do álcool líquido 70%, os consumidores ainda têm diversas outras opções para limpeza disponíveis no mercado, como produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19.

Veja a nota da Anvisa, na íntegra:

A vedação da venda livre do álcool líquido com a concentração 70% foi determinada em 2002, pela Resolução – RDC nº 46/2002. Porém, em razão da pandemia de Covid-19 e da necessidade da maior oferta de produtos desinfetantes, a venda livre do álcool etílico 70% líquido foi permitida de forma excepcional.

Em 2022, a norma foi consolidada, sem alteração de mérito, em norma atual que dispõe sobre a industrialização, exposição à venda ou entrega ao consumo, em todas as suas fases, do álcool etílico hidratado em todas as graduações e do álcool etílico anidro, como produto destinado a limpeza de superfície, desinfecção e antissepsia da pele ou substância.

Após, com o objetivo de manter o produto disponível para o combate de novos casos de infecção pelo vírus COVID-19 (à época da sua edição) e, também, como possível agente de mitigação da transmissibilidade da MonkeyPox, a Resolução – RDC nº 766/2022 estabeleceu uma excepcionalidade temporária à regra vigente, permitindo a venda direta ao consumidor do álcool 70%, na forma física líquida, até 31/12/2023, com possibilidade de esgotamento dos estoques até 29/04/2024.

Reforça-se que há disponível no mercado álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado, aerossol. E, na forma líquida, há disponível álcool etílico em concentração inferior a 54º GL (cinquenta e quatro graus Gay Lussac).

Os consumidores podem lançar mão de produtos saneantes destinados à limpeza contendo tensoativos e outras substâncias capazes de remover sujidades. Também estão à disposição os saneantes com ação antimicrobiana, à base de outros componentes que não o álcool, da categoria Desinfetante para Uso Geral, que também inativam microrganismos prejudiciais à saúde como o SARS-CoV2 (causador da Covid-19).

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natalenses lotam a Praça na última noite de shows do São João

Foto: Joana Lima

A noite desta segunda-feira (24), Dia de São João, foi plena para o público que compareceu em grande número à programação do São João de Natal 2024, realizado pela Prefeitura do Natal. Sem perder o brilho e a energia, os espectadores presentes na Praça Pedro Velho puderam dançar um arrasta pé e soltar a voz no embalo sertanejo da dupla Pedro & Erick, se encantar com a voz de Rodrigo Alves, se apaixonar por Aline Reis e ficar no agito da Banda Grafith. Além disso, um telão foi disponibilizado para quem quisesse acompanhar a estreia da Seleção Brasileira na Copa América.

Rivanilda Paiva, que mora em Natal há mais de 20 anos, esteve presente nos três dias de shows. Ela destaca que o São João deste ano foi muito bom e aproveitou bastante para dançar. “O que mais gostei foi da localização, por ser bem acessível. Além disso, as atrações locais foram muito boas. Pude dançar bastante”, enfatiza Rivanilda.

Gustavo Henrique, que é paulista mas mora em Parnamirim há bastante tempo, é cadeirante e compareceu apenas nos shows de hoje. Uma das coisas que ele elogiou foi a área PCD, que acolhe as pessoas com deficiência. “Achei muito legal a Prefeitura ter pensado na gente, com um espaço muito amplo”, enfatiza Gustavo.

Para o prefeito de Natal, Álvaro Dias, os shows realizados e o público que compareceu comprova o sucesso de mais um São João na cidade. “Pudemos presenciar, desde a primeira apresentação desta noite, uma verdadeira multidão. Ou seja, do começo ao fim foi um grande sucesso de participação popular, de engajamento do natalense e aplauso de reconhecimento mostrando que o nosso São João atingiu seu objetivo, que é promover o lazer, o entretenimento para a população que gosta, que curte e que quer ter um São João como nós realizamos em nossa cidade”, ressalta o prefeito.

Nem mesmo uma chuva rápida tirou a animação do público durante o show de Aline Reis. As apresentações desta segunda-feira seriam realizadas no sábado passado, mas devido às fortes chuvas foram adiadas para este dia 24. E foi uma das noites mais concorridas dos festejos juninos neste ano.

O São João ainda não terminou. Nesta semana, entre os dias 27 e 30, no Palácio dos Esportes, será realizado o Festival de Quadrilhas Juninas. Ao todo serão 25 grupos, entre tradicionais, estilizados e cômicos. O São João de Natal é um evento realizado pela Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).

O São João de Natal conta com o apoio das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Serviços Urbanos (Semsur), Guarda Municipal de Natal (CGM), de Planejamento (Sempla), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), em todos os aspectos envolvidos na estrutura, na organização e na segurança do evento.

PROGRAMAÇÃO

A programação completa do São João de Natal pode ser vista aqui: https://saojoaodenatal.com.br/

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Colégio Porto celebra 5 anos com selo de “Lugar Incrível para Trabalhar”

Fotos: Divulgação

O Colégio Porto, referência em educação em Natal, celebra seu quinto aniversário com um feito inédito: a certificação de Lugar Incrível Para Se Trabalhar, concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA). A conquista reflete o compromisso da escola com o bem-estar de seus colaboradores e a busca por uma educação de excelência, que prepara os alunos para os desafios do futuro.

O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (10) durante a comemoração dos 5 anos da escola com os colaboradores. A FIA é uma escola de negócios fundada por professores da USP e reconhecida nacionalmente e internacionalmente. A pesquisa tem o objetivo de reconhecer empresas que se destacam na criação de ambientes excepcionais e com melhores práticas de gestão de pessoas.

Para conseguir o selo de Lugar Incrível Para Se Trabalhar, a empresa precisa obter uma média acima de 75 pontos no Índice de Clima Organizacional. O Colégio Porto alcançou média de 88,9 pontos na avaliação de oito dimensões que impactam o trabalhador. “Isso, por si só, mostra o que a gente tem conseguido construir junto com os nossos colaboradores, como a gente tem conseguido impactar e ser impactado por eles. E, acima de tudo, criar um ambiente onde as pessoas estejam entregando o resultado e sendo felizes ao mesmo tempo”, disse o diretor da escola, Marcelo Freitas.

O diretor também celebrou os cinco anos do Colégio Porto, nesse mês de setembro. Para Marcelo, durante esse período, foi possível viver e entregar as expectativas que a equipe tinha quando iniciou o projeto. “Nossa proposta sempre foi ser uma escola inovadora, de resultado, com rigor acadêmico, mas ao mesmo tempo olhando para o lado humano, da experiência do aluno. É possível ter resultado com felicidade, com saúde mental. É nisso que a gente acredita e é muito gratificante percebermos que ao final de cinco anos somos reconhecidos por isso”, finalizou.

*Saiba mais sobre o Colégio Porto

Fundado em 2019, o Colégio Porto oferece à sociedade norte-rio-grandense uma educação básica de qualidade, com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio, equilibrando, com excelência, desempenho acadêmico e desenvolvimento pessoal.

Em 2024, o Colégio Porto conseguiu mais de 20 aprovações em Medicina em instituições de ensino públicas pelo Enem. Além de Medicina, a escola aprovou estudantes em diversos outros cursos, como Direito, Tecnologia da Informação, Administração, Medicina Veterinária, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia da Computação, Letras, Enfermagem, Odontologia, entre outros.

Com uma estrutura ampla, a escola conta com laboratórios equipados com alta tecnologia, salas de aulas modernas, rooftop com espaço de convivência e uma midiateca que integra biblioteca, cabines de estudo individualizado e salas para estudo em pequenos grupos.

A escola oferece atividades extracurriculares que fomentam a formação integral do aluno, como o programa preparatório para olimpíadas de conhecimento, o Porto Olímpico. O colégio tem ainda um ginásio poliesportivo com aulas de diversas modalidades esportivas.

Mais informações sobre o Colégio Porto em www.colegioporto.com.br, pelo @colegio-porto (Instagram) ou pelo contato (84) 99611-0016 (Whasapp).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula paga R$ 8,1 bilhões em emendas parlamentares em dezembro

Foto: Cléber Medeiros/Senado Federal

O governo federal pagou mais de R$ 8,1 bilhões em emendas parlamentares neste mês, superando o valor anunciado inicialmente pela União. Os números mostram o esforço do governo em liberar os recursos na véspera da semana final de votações no Congresso e logo após a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, exigindo transparência nas emendas. Na lista dos 20 deputados e senadores que mais receberam emendas estão parlamentares bolsonaristas e do centrão.

Maior parte dos pagamentos foi feita na véspera das votações-chave

Nos dias 12 e 13 deste mês foram pagos R$ 7,1 bilhões em emendas parlamentares, o que representa 18% de todas as emendas ao longo do ano, um total de R$ 38,6 bilhões até agora. Os dados mostram o esforço para liberar um alto valor justamente alguns dias antes da votação de temas importantes para o governo, como a reforma tributária e pacote de ajuste fiscal. Até o dia 18 deste mês o governo pagou R$ 8,1 bilhões.

Parlamentares bolsonaristas foram os que mais receberam emendas. Na lista estão os ex-ministros de Jair Bolsonaro: Rogério Marinho (PL-RN), Ciro Nogueira (PP-PI), Marcos Pontes (PL-SP) e Damares Alves (Republicanos-DF). Veja a relação completa abaixo.

Valor liberado reflete esforço do governo após Dino rejeitar recurso da AGU que pedia para flexibilizar liberação de verbas. A decisão final foi no dia 9. No dia 10 de dezembro, o presidente Lula se reuniu com os presidentes da Câmara e do Senado, e o governo editou uma portaria interministerial que estabeleceu parâmetros, com base nas decisões do ministro do STF, para liberação de emendas.

No dia 12, foi liberado R$ 1,3 bilhão, e, no dia 13, foram pagos mais R$ 5,8 bilhões. Os valores representam mais de 90% do pago em dezembro até agora. Durante o período eleitoral, o pagamento das emendas ficou suspenso.

Do total liberado, R$ 3,8 bilhões foram para o Fundo Nacional de Saúde e R$ 3,2 bilhões são de emendas Pix. O ministro Flavio Dino liberou as emendas Pix com a condição de que sejam apresentados em 60 dias os planos de trabalho que detalhem como o recurso será utilizado. Essa modalidade foi questionada no STF por permitir o repasse de verbas para estados e municípios sem uma destinação específica.

As emendas Pix têm esse nome porque foram criadas para serem enviadas diretamente ao caixa de estados e municípios. A modalidade de repasse permitia mandar recursos do governo federal direto para os cofres de outros governos sem explicar o motivo nem como a verba será gasta, o que o STF não permite mais. A definição sobre o repasse é feita pelos parlamentares.

Dino apontou que, se planos de trabalho não forem apresentados no prazo, os agentes públicos podem ser responsabilizados. “Não havendo, contudo, a providência determinada (apresentação de planos de trabalho), proceder-se-á a nova suspensão e apuração de responsabilidade civil e criminal”, disse o ministro em decisão do dia 9 de dezembro.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Nessas horas é com essas notícias, os petistas desmoralizados, tipo Gustavo Mafra e o Imparcial kkk desaparecem, ou partido bom da gota, dizem que Eduardo Braga foi contemplado com uma montanha de emendas, teria ganho mais que alguns partidos.

  2. A maior ironia (embora trágica) é que o dinheiro vem do corte do BPC de deficientes e do não corte das verbas do Ministério da Cultura (bolsa artista). Quem diria… manter a mesada dos artistas que iludem o povo (os idiotas úteis, para ser mais correto) é prioridade.

  3. Imagino a cena, um pedaço de queijo, grana, e uma montanha de ratos todos brigando por seu maior pedaço. Só bandidos nesse governo de LULADRAO.

  4. Como assim e o orçamento secreto ainda existe? Eu pensando que só havia no governo de Bolsonaro, óia.

  5. 👁️‍🗨️logo após a decisão do ministro Flávio Dino, do STF, exigindo transparência nas emendas. 🔍Vai haver transparência? ⚖️Decisão de um ministro do STF. É só uma dúvida, acho que tenho direito de ter.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Milei receberá prêmio de Economista do Ano no Brasil

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

A Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) escolheu o presidente da Argentina, Javier Milei, como “Economista do Ano” de 2025. O comunicado oficial foi entregue a Milei durante um encontro realizado nesta terça-feira (25) na Casa Rosada, em Buenos Aires. A cerimônia oficial de outorga do prêmio será realizada no Brasil, prevista para agosto deste ano.

O encontro, na sede do governo argentino, contou com a presença da ministra do Capital Humano da Argentina, Sandra Pettovello. Participaram ainda o presidente da OEB, Manuel Enríquez García, que é professor da FEA-USP, e o professor de Direito Econômico Ricardo Sayeg, presidente do Instituto do Capitalismo Humanista (ICapH).

A escolha de Milei, segundo a OEB, se dá pela atuação do chefe do Executivo argentino, que também é economista, à frente da política monetária do país. “Vossa Excelência vem atuando com sabedoria e determinação nas políticas monetárias e reguladoras, as quais têm desempenhado um papel crucial na estabilização da economia argentina em meio a tantos desafios”, disse Garcia.

A Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) escolheu o presidente da Argentina, Javier Milei, como “Economista do Ano” de 2025. O comunicado oficial foi entregue a Milei durante um encontro realizado nesta terça-feira (25) na Casa Rosada, em Buenos Aires. A cerimônia oficial de outorga do prêmio será realizada no Brasil, prevista para agosto deste ano.

O encontro, na sede do governo argentino, contou com a presença da ministra do Capital Humano da Argentina, Sandra Pettovello. Participaram ainda o presidente da OEB, Manuel Enríquez García, que é professor da FEA-USP, e o professor de Direito Econômico Ricardo Sayeg, presidente do Instituto do Capitalismo Humanista (ICapH).

A escolha de Milei, segundo a OEB, se dá pela atuação do chefe do Executivo argentino, que também é economista, à frente da política monetária do país. “Vossa Excelência vem atuando com sabedoria e determinação nas políticas monetárias e reguladoras, as quais têm desempenhado um papel crucial na estabilização da economia argentina em meio a tantos desafios”, disse Garcia.

“Tínhamos a missão de encontrar com o presidente Javier Milei e estreitar os vínculos com o Brasil. Para nossa grande honra, o presidente aceitou estar conosco e receber a láurea de Economista do Ano de 2025. Nossa nação não pode se isolar”, afirmou Sayeg.

A Argentina encerrou 2024 com uma taxa de inflação de 117,8%, uma redução histórica em relação aos 211,4% registrados no ano anterior.

O número, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) nesta terça-feira, 14, reflete a primeira desaceleração consistente do índice em quase uma década e é uma vitória política para o presidente Javier Milei, que assumiu a Casa Rosada em dezembro de 2023 prometendo controlar a inflação descontrolada.

Entre as medidas mais impactantes adotadas pelo governo Milei, destaca-se a austeridade fiscal. O presidente reduziu o número de ministérios pela metade, suspendeu a maioria das obras públicas e cortou repasses para saúde, educação e províncias.

Apesar de controversas, as ações começaram a produzir resultados econômicos concretos já no terceiro trimestre de 2024, quando o país saiu da recessão, registrando um crescimento de 3,9% no PIB.

O Antagonista

Opinião dos leitores

    1. Só que o “economista” está dirigindo um país, cuja a inflação é maior que 10% e o nosso Presidente um país cuja a inflação é menor que 5%…

    2. No Brasil, só tem um economista pra resolver esse caos político, é Ciro Gomes

    3. Um homem que já governou e está governando o país mais sempre tem os do contra, a oposição negativa que acha que vai derrubar o presidente que elegemos de forma democrática nas urnas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Abertura do São Gonçalo Junino 2025 reúne mais de 10 mil pessoas e confirma ser o maior evento de São João da história do município

A primeira noite do São Gonçalo Junino 2025 atraiu uma multidão de mais de 10 mil pessoas nesta quarta-feira (18), em Santo Antônio do Potengi – São Gonçalo do Amarante (RN). O festival foi oficialmente aberto com shows musicais, em uma noite marcada por animação, segurança e muito forró.

A programação começou com a apresentação de Ariane Sandrine, artista local que encantou o público ao se apresentar em sua cidade natal. Em seguida, o prefeito Jaime Calado chegou ao evento acompanhado da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, da filha Mada Calado (secretária Extraordinária) e de outras autoridades. Ao subir ao palco, o prefeito declarou oficialmente aberta a edição 2025 do São Gonçalo Junino e agradeceu aos patrocinadores que tornaram o evento possível.

“Estamos aqui para abrir a maior festa junina de São Gonçalo. Agradeço aos apoiadores: a deputada estadual Eudiane Macedo e a Inter TV Cabugi; e aos patrocinadores: Recicla, Rede de Postos Domingos, Comcel, além do Governo do Estado, por meio da Fundação José Augusto e da Secretaria Estadual de Cultura, via Lei Câmara Cascudo. Os cachês dos artistas e a estrutura do festival de quadrilhas são custeados por esses parceiros. Aproveitem com alegria e responsabilidade, porque o São João é tempo de celebração e união”, declarou o prefeito.

Às 21h20, a banda Grafith subiu ao palco como a atração mais esperada da noite. Com um repertório recheado de sucessos, levantou o público com hits como “Uh, Papai Chegou” e “Vai no Trem”. O encerramento ficou por conta de Guga Playboy, que manteve o clima de festa até o fim da noite, mesmo sob chuva, cantando os sucessos que marcaram sua trajetória.

A estrutura de segurança da festa foi reforçada, com a presença de 90 policiais militares, 4 policiais penais, 20 guardas municipais, 50 seguranças privados, 20 bombeiros civis, além de cinco viaturas da Polícia Militar e duas da Guarda Municipal. A equipe de saúde também atuou com 12 profissionais, distribuídos em dois pontos estratégicos, com duas ambulâncias de plantão.

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Carlos Leão, a festa foi considerada uma das mais seguras da Região Metropolitana. “Registramos apenas duas ocorrências: uma resolvida no local e outra encaminhada à delegacia pela Patrulha Maria da Penha por descumprimento de medida protetiva. Também apoiamos a Polícia Penal em cinco abordagens a tornozelados que descumpriram restrições no local. Não houve registro de brigas”, relatou.

Estiveram presentes na abertura do evento os vereadores Nonato Queiroz (presidente da Câmara Municipal), Léo Medeiros, Anderson Morcego, Delma Silva, Kallynne Mota, Sargento Jerson, Ulisses Costa, Rayure Protasio, Thiago Soares, Valda Siqueira e Nino Arcanjo; o vice-prefeito Flávio Henrique; além das deputadas estaduais Eudiane Macedo e Terezinha Maia.

O Festival São Gonçalo Junino segue de hoje (19) até o dia 21 de junho, com apresentações das quadrilhas juninas no ginásio de esportes de Santo Antônio do Potengi, a partir das 18h30, e shows musicais no arrasta-pé da Praça do Forró, ao lado do ginásio, a partir das 20h.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quase 12 mil crianças foram registradas só com o nome da mãe em 5 anos no RN

Foto: Agência Brasil/Divulgação/ARQUIVO

Quase 12 mil crianças foram registradas apenas com o nome da mãe em um período de aproximadamente 5 anos no Rio Grande do Norte. Os dados constam no Portal de Transparência do Registro Civil e representam o período entre janeiro de 2020 até este domingo (11), em maio de 2025.

Ao todo, segundo a Central de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), o RN teve neste período:

  • 210.975 nascimentos no RN;
  • 11.999 registros só com o nome da mãe.

A maior taxa percentual de crianças registradas apenas com o nome da mãe foi em Bodó, onde houve três nascimentos registrados neste período, sendo um deles apenas com o nome da mãe, cerca de 33% do total.

Na capital Natal, cidade que mais teve nascimentos neste período, com 59.208 crianças, foram 3.609 registros só com o nome da mãe.

Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, o Portal de Transparência do Registro Civil aponta que seis tiveram todos os registros com nomes tanto da mãe quanto do pai entre 2020 e 2025: João Dias, Jundiá, Pedro Avelino, Riacho da Cruz, Triunfo Potiguar e Várzea.

Os dados estão disponíveis no Portal da Transparência do Registro Civil, plataforma nacional administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A plataforma reúne informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos registrados nos 7.654 Cartórios de Registro Civil em todo o país, presentes em todos os municípios e distritos brasileiros.

Reconhecimento da paternidade

O procedimento de reconhecimento de paternidade pode ser feito diretamente em qualquer Cartório de Registro Civil do país desde 2012, quando foi regulamentado pelo Provimento nº 16 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com o Sindicato dos Notários e Registradores (Sinoreg), não é mais necessária decisão judicial nos casos em que todas as partes concordam com a resolução.

Nos casos em que a iniciativa for do próprio pai, o interessado pode comparecer ao cartório com a cópia da Certidão de Nascimento do filho, sendo necessária a anuência da mãe ou do próprio filho, caso este seja maior de idade. Em caso de filho menor, é necessário a anuência da mãe.

Caso o pai não queira reconhecer o filho, a mãe pode fazer a indicação do suposto pai no próprio cartório, que comunicará aos órgãos competentes para que seja iniciado o processo de investigação de paternidade.

Desde 2017, também é possível realizar em cartório o reconhecimento de paternidade socioafetiva, aquele onde os pais criam uma criança mediante uma relação de afeto, sem nenhum vínculo biológico, desde que haja a concordância da mãe e do pai biológico e que a criança tenha 12 anos ou mais.

Neste procedimento, caberá ao registrador civil atestar a existência do vínculo afetivo da paternidade ou maternidade mediante apuração objetiva por intermédio da verificação de elementos concretos:

  • inscrição do pretenso filho em plano de saúde ou em órgão de previdência;
  • registro oficial de que residem na mesma unidade domiciliar;
  • vínculo de conjugalidade – casamento ou união estável – com o ascendente biológico;
  • entre outros.

g1-RN

Opinião dos leitores

  1. Será que se a falsa dama aparecesse grávida, o Janjo teria coragem de assumir a paternidade? Ou quem sabe adotasse o mesmo comportamento que teve com Mirian Cordeiro?

  2. Lamentável que ainda existam seres vivos que desprezam ou ignoram um filho, estes não podem se quer serem chamados de animais.

    1. Eu concordo com vc em partes agora u que existe hoje è estas garotas muitas vezes não que namorar um trabalhador aí vai se envolver com estes moleque q não cuida nem deles jamais de outras pessoas infelizmente è assim.

  3. O homem que gera um filho e não o registra como um filho é um covarde e canalha, se tem dúvida da paternidade, solicite um exame de DNA mais fugir das responsabilidades é demonstrar ser um idiota desprezível.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula diz a deputados que é ‘candidatíssimo’ em 2026 e reconhece que governo depende do Congresso

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) fez um balanço de seu terceiro mandato durante um jantar com líderes da base aliada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23) e afirmou que é “candidatíssimo” à reeleição em 2026, segundo relatos dos participantes.

O jantar durou mais de duas horas e foi organizado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O evento ocorreu nos mesmos moldes de um jantar feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), há três semanas.

Criticado pela falta de reuniões com os congressistas neste mandato, Lula prometeu manter contato mais ativo com o Legislativo e disse que seu governo depende mais do Congresso do que o Congresso depende do Executivo.

O líder do União Brasil, deputado Pedro Lucas (MA), que recusou a indicação para assumir o Ministério das Comunicações mesmo após ter sido anunciado pela gestão petista e decidiu continuar no mandato da Câmara, também participou do jantar. O fracasso nessa primeira tentativa de escolha para a pasta expôs a fragilidade do governo, que acumula uma série de desgastes neste ano.

De acordo com relatos, o petista fez um discurso longo, de mais de 30 minutos, em que elencou o que considera as principais realizações do seu governo, fez comentários sobre sua história e apresentou sua visão sobre as questões sociais do país.

Lula afirmou ainda que está com a saúde em dia e que será candidato à reeleição em 2026. No jantar com os senadores, no início do mês, o petista havia feito um comentário sobre o tema em que havia deixado no ar a certeza da candidatura e chegou a ser alertado de que era necessário ser enfático.

O presidente também ouviu todos os 16 deputados presentes, desde parlamentares do PSOL e do PT até os representantes das bancadas de PP, Republicanos e PSD. A maioria aproveitou o encontro apenas para se apresentar ao petista e fazer elogios à decisão de dialogar mais.

A fala mais incisiva, por parte dos deputados, foi de Hugo Motta, que defendeu a autonomia do Legislativo para alterar os projetos enviados pelo Executivo e a independência da Câmara, mas também fez elogios ao presidente e à harmonia entre os Poderes.

Horas antes do jantar, o líder do União Brasil, Pedro Lucas, havia encontrado Lula no Palácio do Planalto, junto com Alcolumbre, para selar a escolha do presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, como o novo ministro da pasta.

Em geral, os relatos dos deputados sobre a reunião foram marcados pelo entusiasmo, com elogios ao discurso e à postura do presidente, classificada como cativante por um dos presentes. Outro deputado, que costuma ser mais crítico ao governo, chegou a ressaltar que aquele momento tinha ares de um recomeço de gestão.

Lula prometeu ainda ser o anfitrião de uma próxima reunião com os parlamentares e recebê-los com um churrasco e futebol na Granja do Torto, espécie de casa de campo da Presidência da República em Brasília.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. Tchau querido!
    Desse jeito que o país está sendo conduzido, vai perder, pelo menos essa é a lógica.
    Só forças ocultas, muda o resultado da proxima eleição.

  2. Lula será candidato com o apoio do TSE e do STF, assim fica difícil para os outros concorrentes ao cargo.

  3. e vai perder, pelos péssimos governos que o Pt e amigos vêm fazendo ao longo dos anos… até o PL conseguiu, com “aquilo”, levar na penúltima eleição…

    1. Vai ter meu voto dessa vez. A bomba tem estourar no colo de quem a plantou. Nada de vir um sucessor para botar a casa em ordem, para sair acusando de ódio a pobre e voltar na eleição seguinte.

  4. Se for contra Bolsonaro ganha de novo agora se o candidato for Tarciso o negocio é mais embaixo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eduardo Bolsonaro tira licença de cargo de deputado e afirma que vai morar nos EUA

Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

O deputado federal e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), anunciou ter se licenciado do cargo na Câmara e se mudado para os Estados Unidos. Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, o parlamentar justificou a decisão pelo que chamou de perseguição a qual ele e seu pai estão sendo submetidos no Brasil. Na gravação, Eduardo cita a possibilidade de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a sua prisão.

O parlamentar cita, em sua fala, um despacho do ministro para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre um pedido, feito por integrantes do PT na Câmara, para que seu passaporte seja apreendido. A representação, contudo, ainda não foi apreciada.

— Se Alexandre de Moraes quer prender meu passaporte ou mesmo me prender para que eu não possa mais denunciar seus crimes nos EUA, então é justamente aqui que vou ficar e trabalhar mais do que nunca — afirmou ele. — Abdico temporariamente do meu mandato, irei me licenciar sem remuneração, para que eu possa me dedicar integralmente, para que eu possa buscar as devidas sanções para os violadores dos direitos humanos.

O deputado afirmou que permanecerá no país americano para “lutar” pela anistia aos presos pela tentativa de golpe do 8 de janeiro de 2023 e que só retornará ao Brasil quando Moraes for punido por “abuso de autoridade”.

O deputado era cotado para assumir a Comissão de Relações Exteriores da Câmara (Creden), que seria a primeira pedida do PL entre as comissões permanentes. A ideia seria usar o cargo para uma aproximação institucional com o governo americano, comandado por Donald Trump. A comissão é responsável pelas relações diplomáticas e consulares da Casa com governos e entidades internacionais.

Segundo Eduardo, o deputado Luciano Zucco (PL-RS) será indicado para ocupar o cargo na Creden em seu lugar. A liderança do PL na Câmara, contudo, informou ter sido pega de supresa e disse que ainda não sabe quem poderá ocupar o lugar de Eduardo na comissão.

Deputados do PL admitiam que, como presidente da comissão, Eduardo teria mais prestígio e status para defender o pai em eventos internacionais, movimentação que já vem ocorrendo. O “zero três” liderou uma campanha contra Moraes nos últimos meses. No início de fevereiro, ele esteve em Washington, capital dos EUA, e voltou para a cidade na semana passada.

— Minha posição de deputado federal me facilitava sim a abertura de portas internacionais, mas essas portas já estão abertas. No mesmo dia em que os deputados do PT pediram a apreensão do meu passaporte, eu já estava nos EUA — relatou Eduardo no vídeo.

Diante da investida do PL para comandar a comissão, o PT sinalizou que também queria o posto, ou tentava articular para que outro partido de centro assumisse o colegiado.

O PL tem direito às duas primeiras pedidas de comissões da Câmara. Serão elas a Creden e a comissão de Saúde. A ordem de preferência entre as legendas é determinada pelo número de deputados em cada bancada. O partido de Bolsonaro tem 99 representantes na Casa. Em seguida, o PT poderá pedir sua prioridade de comissão.

Extra

Opinião dos leitores

  1. Não faça como seu pai, fique aí mesmo, se você voltar a primeira coisa que o sistema vai fazer o reter seu passaporte é provavelmente lhe preder, impossibilitando você de mostrar as atrocidades que vem acontecendo no Brasil ao mundo

  2. Os bandidos cúmplices do Luladrão agora tem mais uma narrativa com a familia Bolsonaro

    1. Acho que não, pelo contrário ele está perseguido politicamente

  3. Conversa é essa, fez tanta grana que nem precisa do salário gordo. Foi curtir a Copa e agora vai curtir os EUA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

VÍDEOS: Temporal causa inundações e destruição em Petrópolis-RJ e deixa pelo menos um morto e três soterrados

Um forte temporal que caiu na tarde desta terça-feira em Petrópolis, na Região Serrana, provocou um grande desabamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, deixando pelo menos uma pessoa morta e mais três soterradas, segundo informações do Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil municipal registra até agora 49 pontos de deslizamento na cidade. Com a cheia de rios, ruas do Centro ficaram completamente alagadas. Imagens que circulam na internet mostram carros sendo arrastados pela enxurrada nas regiões mais altas do município, em estágio de crise, a escala mais alta de três. Todas as sirenes de Petrópolis foram acionadas, alertando moradores de áreas de risco.

O acúmulo de chuva no município chegou a 259 milímetros em apenas seis horas, sendo que o esperado para todo o mês de fevereiro era de 238 milímetros.

Secretário de Defesa Civil do estado, o coronel Leandro Monteiro informou ao RJ1, da TV Globo, que todos os 120 bombeiros do quartel de Petrópolis estão nas ruas, mas que enfrentam dificuldades para se deslocarem devido aos alagamentos. Mais 60 agentes estão a caminho da cidade. Monteiro confirmou que, até o momento, há o registro de um óbito e de três pessoas soterradas no Morro da Oficina.

A população de área de risco está sendo direcionada a pontos de apoio, como escolas e postos de saúde. Os moradores do bairro Floresta foram orientados a realizar o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo, por apitos.

Segundo a Prefeitura de Petrópolis, somente o primeiro distrito do município foi atingido pela tempestade. O Centro ficou inundado, e a água invadiu estabelecimentos. Num supermercado, imagens mostram as mercadorias boiando sobre a água que tomou o lugar.

Em nota, a Secretaria de Educação do município informou que as aulas de amanhã foram suspensas.

Queda de barreira

Na Rio-Petrópolis, o trânsito opera em meia pista na descida da serra de Petrópolis, altura do km 82, nas imediações do terminal rodoviário do Bingen, devido à queda de barreira. Chove forte no trecho de Petrópolis da rodovia, exigindo atenção redobrada dos motoristas.

Em seu perfil no Twitter, o governador Cláudio Castro disse que entrou em contato com o prefeito Rubens Bomtempo: “orientei que parte dos secretários se desloquem para apoiar a população no que for preciso”.

Agentes acionados

Todos os agentes da Defesa Civil foram acionados; e alertas de chuva forte e inundações pela cidade foram emitidos pelo sistema de SMS, em avisos nas emissoras de televisão nos canais por assinatura, além dos informes por grupos de comunicação aplicativo.

O 26º Batalhão de Polícia Militar e agentes da CPTrans fecham as ruas de acesso ao Centro, que está com diversos pontos com inundações e alagamentos. Até o momento 12 ocorrências com deslizamentos foram registradas. As ruas Bingen, Coronel Veiga, General Rondon, Ipiranga, Mosela, Barão do Rio Branco, Rua Gonçalves Dias e os acessos pelos bairros Alto da Serra, Castelânea e Valparaíso estão fechados.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Finanças

Pelo menos 600 mil declarações do Imposto de Renda de 2021 estão na malha fina

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ao menos 600 mil declarações do Imposto de Renda entregues em 2021 estão na malha fina, segundo dados da Receita Federal. O número chega a 1 milhão quando considerado o total de documentos na malha de anos anteriores, que soma 400 mil.

As declarações vão para a malha fina do IR por erros cometidos pelos contribuintes. Dentre as principais falhas estão omissão de rendimentos do titular ou de seus dependentes, erros ao informar gastos com saúde ou a inclusão de dependentes que não atendem as regras do fisco, entre outros.

Para receber a restituição, o contribuinte precisa corrigir o erro, enviando uma declaração retificadora. Antes, porém, precisa saber o fez o documento ficar retido. Essa informação é obtida no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal.

É preciso ter código de acesso e senha para entrar no sistema. A criação do código e da senha é feita com os números de recibos das declarações de 2021 e 2020. Também é possível entrar no e-CAC utilizando a senha do sistema gov.br.

Após acessar o centro virtual, o contribuinte deve ir em “Serviços em Destaque”, acima, do lado esquerdo da tela, e clicar em “Meu Imposto de Renda (Extrato do DIRPF)”. As declarações de cada ano aparecem em uma barra azul, acima. O contribuinte pode clicar na de 2021. No entanto, também é possível saber qual foi o erro ao acessar “Pendências de Malha”, em “Processamento”.

Em “Processamento”, há informações detalhadas sobre o IR no link “Extrato de Processamento”. É preciso clicar no ano em se quer conferir os dados. Ao abrir o resumo da declaração, estará indicado o motivo que levou o contribuinte à malha fina.

Para fazer a retificação, o cidadão precisa acessar o programa IRPF 2021. Se for necessário, é preciso fazer a atualização. Ao abrir o programa, será exibida uma mensagem alertando sobre uma nova versão. Clique em “Atualizar” e espere a finalização do procedimento.

Há duas opções para fazer a correção. A primeira delas é abrir a declaração, clicando sobre o nome do contribuinte. A segunda é ir direto ao botão “Retificar”, na tela inicial. O símbolo é um R dentro de uma seta de cor de laranja. O programa irá perguntar se deseja continuar. Escolha “Sim”.

Para fazer a correção, é preciso ir na ficha exata onde há o erro. Por exemplo, se foi informado um salário menor do que o recebido, a correção deve ser na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”. Preencha com os dados corretos.

Quando concluir a alteração dos dados, o contribuinte deve ir em “Entregar declaração”, cujo ícone fica do lado esquerdo. Antes, porém, é indicado fazer a verificação dos dados. Basta clicar no sinal de checagem, em verde, acima.

Pendências vermelhas impedem o envio. As amarelas, não. Confirme os dados bancários e envie o IR. Após 24 horas do envio da retificadora, já é possível checar no e-CAC se o documento foi aceito. Neste caso, a restituição será liberada pela Receita em breve, em um lote residual.

FolhaPress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: Homem — o vírus da guerra. Por Marcus Aragão

Segundo a OMS, o vírus da Covid ceifou a vida de 15 milhões de pessoas, dizimando também milhares de empresas e empregos. Foram longos 03 anos e 03 meses, quando em 05 de maio de 2023, o vírus finalmente se rendeu. As economias até hoje tentam se reerguer da devastação provocada pela pandemia. Para aqueles que perderam algum parente, a dor e o sofrimento podem se arrastar por toda a vida. Cada hospital foi uma trincheira. Exércitos de médicos, enfermeiras e profissionais da saúde lutaram bravamente para combater o inimigo — o vírus SARS-CoV-2.

A Covid começou a bater em retirada em 2022, quando a Rússia já iniciava sua invasão à Ucrânia — agora, apenas 5 meses após o final oficial da pandemia, o mundo já é palco de um novo conflito que pode escalar como rastro de pólvora. Israel x Hamas tem um componente perigoso que é a intolerância religiosa. Só Deus sabe quanto sangue já foi derramado em nome de uma “guerra santa”. Não vamos confundir Deus com religião. Cada religião tem seu Deus e quando uma religião quer atacar outra, o Deus dela certamente não é o Deus do amor.

A intolerância é plantada sutilmente em nossa vida. Perceba que as frases “só existe um caminho para levar a Deus” ou “um só Deus” estão veladamente dizendo que as outras religiões são inferiores à nossa ou que o Deus delas não existe. Particularmente, acredito em um só Deus, mas não podemos impor isso a quem pensa diferente — isso se chama intolerância — assim como os jesuítas fizeram com os negros e os índios, impondo o cristianismo e impedindo que continuassem com suas respectivas religiões. Bem, isso foi só um exemplo de como podemos ser manipulados pela religião. Ao meu ver, é um erro achar que existe uma religião melhor que a outra.

É possível fazer grandes maldades em nome da religião. A Inquisição queimava pessoas vivas, com a plateia louvando e orando — eram os autos de fé. Prefiro um contato com Deus direto e sem atravessadores. É importante focar no principal e só sabemos disso lendo a Bíblia. Tiago (2:17-19) disse que as obras dão vida à fé. São as nossas obras que provam que temos fé em Jesus. Sem obras que revelem uma vida dedicada a Deus, a fé é inútil. A lei máxima é “Ama o próximo como a ti mesmo”. Se não colocar isso na prática, na verdade você é apenas um seguidor dos rituais da igreja e não da palavra de Deus. Vale lembrar que um samurai sem suas vestimentas continua um guerreiro milenar, e você sem os rituais religiosos continua verdadeiramente um filho de Deus?

Sou a favor do Estado de Israel, a favor do Estado da Palestina e totalmente contra o terrorismo. Isso tudo é óbvio, mas tem que ser dito. Assistindo a mais esses recentes conflitos logo após tanto sofrimento com a pandemia, me leva a pensar que o homem é realmente o vírus do mundo. Seja por motivos econômicos, geopolíticos ou religiosos, a única vacina é o amor, o Deus do amor — mas às vezes, esse não é o Deus de todos.

Oremos.

Marcus Aragão
Instagram @aragao01

Opinião dos leitores

  1. Guerra religiosa é a mais perigosa que existe!!!! – Deus é um só!!!!
    Fanatismo pior ainda!!! – Inocentes é que pagam…. Vamos nos unir em orações!!!

  2. Parabéns pelo texto excelente!O ser humano é um animal estranho,investimento alto para dizimar a própria espécie,só pelo poder

  3. Parabéns, Marcus Aragão. Oxalá que todos, todas e todes conhecessem o Deus do Amor, pois certamente não abraçariam e nem fariam atos de ódio contra o próximo.

  4. Parabéns Marcus Aragão pela a racionalidade descrito neste magnífico artigo, excelente reflexão. Salve Deus!

  5. Tenho pena é dos povos que se envolvem indiretamente nessa guerra por simplesmente ter nascido na rota de colisão, na rota da pólvora.

    Esse Ramas não representa a peladinha nem muito menos o povo palestino. Eles escravizam e massacram o povo palestino, até os políticos são inferiores a eles na hierarquia e só fazem o que eles mandam.

  6. A verdade é que atualmente temos dificuldades até para emitir alguma opinão diante de tantas barbaridades que estamos sendo bombardeados a cada amanhecer. Tens toda razão quando encerras o seu artigo dizendo: “OREMOS”.

  7. Costumo elogiar quem está aberto ao contraditório, quem é tolerante e principalmente, quem tem empatia pelo outro ser vivo…
    A doutrinação religiosa, política e social retira isso qdo vc não consegue mais “enxergar” o próximo como semelhante…

  8. Sinceramente tô nem ai pra essa guerra, infelizmente, tanto de um lado como o outro, quem sofre são os civis. No nosso país morre muito mais que essa guerra, conflito etc, que acontece quase todos os anos, vejo os brasileiros preocupados com uma guerra milhares de kms, e não com o que está acontecendo no nosso país!

    1. A Bahia e o RJ que o diga, a polícia anda fazendo uma limpa por lá, mas tá foda.

    2. O Satanás está dando risadas numa hora dessa, ele quer a divisão, invasão de terra, corrupção, perseguição, divisão da família, prostituição, desgraça dos outros e assim vai, uma guerra em todo o universo e apenas um salvador é Deus!

  9. Se divulgarem um estudo sobre as pessoas que pegaram o Covid e foram entubadas nos hospitais de campanha onde teve um número altíssimo de óbitos, só comprovará a falta de preparo de muitos para atender os enfermos. Isto é fato.

  10. Exatamente isso, dois povos dois países, sem que um fique eternamente escravizando o outro por n motivos. Terrorismo de ambos os lados é terrível. E o que vemos hoje é que algumas pessoas condenam um lado, e outro, bem o outro é meio que natural, afinal tem apoio dos americanos. Americano é tão bonzinho.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Superintendente do DNIT teria manipulado licitação, denunciam servidores

Foto: reprodução

Servidores do DNIT/RN enviaram ao BLOGDODINA uma série de denúncias alarmantes, com destaque para uma alegada manipulação em uma licitação que favoreceu uma empresa específica.

As acusações foram reveladas em um comunicado oficial emitido por funcionários do órgão à direção, em Brasília, contra o superintendente regional Getúlio Batista Neto, que alertou para possíveis irregularidades no processo de contratação da empresa em questão.

O BLOGDODINA procurou o DNIT em busca de esclarecimentos sobre as graves denúncias, mas, até o momento, não obteve resposta por parte do órgão responsável pela infraestrutura de transportes no estado.

Nossa equipe está comprometida em divulgar todas as informações relevantes assim que o DNIT se manifestar, a fim de esclarecer as alegações e proporcionar transparência sobre esse caso que pode ter sérias implicações para a gestão pública e a integridade das licitações no Brasil.

Confira um resumo das principais denúncias feitas pelos servidores:

* Substituições Indevidas de Empregados Terceirizados: Desde o início da gestão do atual Superintendente, houve um aumento significativo na substituição de empregados terceirizados, sem justificativa aparente para tais mudanças. Esta prática levanta questões sobre o uso de poder para fins pessoais​​​​.

* Manipulação de Licitações: Foi relatado que o Superintendente solicitou a suspensão de um edital e posteriormente reabriu a licitação, coincidindo com a data em que uma empresa específica, até então impedida de licitar com o DNIT, foi liberada de sanções e sagrou-se vencedora do certame​​.

* Centralização de Contratos: Contrariando o Regimento Interno do DNIT, o Superintendente concentrou vários contratos de manutenção e sinalização rodoviária em um único servidor, o que resultou em custos financeiros adicionais e problemas no acompanhamento fiscalizatório dos contratos​​.

* Contratação Questionável de Motorista Terceirizado: O Superintendente é acusado de utilizar um motorista terceirizado, contratado sob o Contrato nº 640/2022, para dirigir veículos oficiais e seu carro particular, ultrapassando os limites de suas funções contratuais​​.

* Inércia em Face a Solicitações de Doação: Houve relatos de que o Superintendente não atendeu a solicitações de audiência de um agente político municipal, nem se posicionou sobre um pedido de doação para construção de equipamentos públicos de saúde, apesar da contrapartida significativa oferecida pela municipalidade​​.

* Decisão Intempestiva sobre Obras nas Pontes do Rio Potengi: Uma decisão apressada do Superintendente para iniciar obras de reabilitação nas pontes sobre o Rio Potengi resultou na interdição da principal ponte de ligação entre as zonas norte e sul da capital, afetando negativamente o deslocamento diário de aproximadamente 350.000 habitantes​​.

* Conduta Desrespeitosa em Entrevistas: O Superintendente tem sido acusado de se referir desrespeitosamente a servidores e jornalistas em entrevistas, além de distorcer informações sobre contratos e ações sob sua responsabilidade na Superintendência Regional​​.

Estas graves acusações lançam uma sombra de dúvida e preocupação sobre a administração do DNIT/RN, com múltiplas instâncias de conduta imprópria e danosa emergindo sob a atual liderança. Reveladas por servidores, essas denúncias não apenas questionam a integridade e a eficiência na gestão de um órgão público essencial, mas também sugerem uma erosão alarmante dos padrões éticos esperados de seus líderes.

Blog do Dina

Opinião dos leitores

  1. Precisa ser investigado essa sinalização da BR101 norte a sinalização parece que foi feita por amadores

  2. Esse DNIT já transformou muita gente em réu. E parece que vai continuar transformando mais gente em réu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Senado deve votar recriação e novas regras para o DPVAT nesta quarta-feira, 24

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado deve votar nesta quarta-feira (24) o projeto que recria o seguro obrigatório de veículos terrestres, conhecido como DPVAT e que antecipa a liberação de R$ 15,7 bilhões em crédito suplementares para o governo.

O governo articula para que o texto seja analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, no plenário do Senado, no mesmo dia.

O projeto retoma a cobrança do seguro obrigatório dos proprietários de veículos automotores, agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT).

A proposta foi aprovada na Câmara na semana passada com um “jabuti” que permite ao governo antecipar crédito suplementar no valor de 15,7 bilhões. Para isso, o texto propõe alterar o arcabouço fiscal, que prevê a abertura de crédito no caso em que haja crescimento adicional da receita deste ano em relação ao mesmo período de 2023. O trecho incluído adianta essa liberação.

A intenção do Planalto é que o texto seja aprovado antes da reunião do Congresso para, assim, ser possível garantir uma compensação aos parlamentares em relação ao veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos R$ 5,6 bilhões de emendas de comissão previstas no Orçamento deste ano. Congressistas pressionam pela derrubada do veto.

No dia 9 de abril, o projeto foi aprovado na Câmara com o apoio de 304 deputados. A proposta foi enviada pelo governo em outubro de 2023 e agora passará pela análise do Senado.

No Senado, o governo não deve fazer mudanças no texto. Isso porque uma eventual aprovação com emendas fará a proposta retornar para análise da Câmara. O relatório de Jaques Wagner já está pronto, segundo o senador.

Volta do DPVAT

A proposta, enviada pelo governo, recria e reformula o seguro obrigatório de veículos terrestres, conhecido como DPVAT. O texto mantém a Caixa na operação do seguro, que será coberto por fundo mutualista.

A cobrança do DPVAT foi suspensa durante o governo Bolsonaro. A Caixa opera o seguro desde 2021 de forma emergencial após a dissolução do consórcio de seguradoras privadas que administrava o seguro. O banco operava com os recursos até então arrecadados, que foram suficientes para pagamento até novembro do ano passado.

Em relação ao projeto do governo, o texto ampliou o rol de despesas cobertas pelo SPVAT e incluiu o reembolso de despesas com assistências médicas e suplementares — como fisioterapia, medicamentos, equipamentos ortopédicos — desde que não estejam disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de residência da vítima do acidente.

Também acrescentou despesas com serviços funerários e despesas com a reabilitação profissional para vítimas de acidentes que resultem em invalidez parcial. O texto inicial já previa indenizações por morte e invalidez permanente. O texto determina que os valores da indenização serão definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).

O pagamento da indenização será feito exclusivamente por crédito em conta bancária, de poupança, de pagamento ou de poupança social de titularidade da vítima ou do beneficiário.

Fonte: CNN

Opinião dos leitores

  1. Esse governo só pensa em criar impostos e mais impostos. Não tem quem uma carga tributária tão alta assim. O pior é a subserviência do Congresso. Isso é uma vergonha!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito Antônio Henrique anuncia secretariado para a nova gestão em Ceará-Mirim

Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Ceará-Mirim, Antônio Henrique, divulgou hoje a lista dos secretários que comporão a sua equipe de governo a partir de 1º de janeiro. Com uma gestão voltada para a continuidade do progresso e o fortalecimento das políticas públicas, o novo secretariado reúne profissionais experientes e comprometidos com o desenvolvimento do município.

Antônio Henrique destacou que o seu mandato dará continuidade ao trabalho iniciado pelo atual prefeito, Júlio César, reforçando as conquistas alcançadas e ampliando os esforços para atender às demandas da população.

Entre os escolhidos, destacam-se nomes já conhecidos da administração, que continuarão a desempenhar funções estratégicas, assim como novas lideranças, que chegam para contribuir com essa missão. Mesmo os secretários que deixam suas atuais funções continuarão colaborando em outras áreas, reafirmando o compromisso coletivo com o bem-estar da população.

“Confio plenamente em cada um dos membros desta equipe, que foram escolhidos com base em sua competência e a capacidade de entrega. Já conversei com todos e enfatizei a importância de um trabalho incansável para que os benefícios de cada secretaria cheguem diretamente à nossa população. Nossa cobrança será diária, e todos sabem da responsabilidade que têm com o nosso povo”, declarou Antônio Henrique, que tomará posse, juntamente com a sua vice, professora Margareth, no próximo dia 01 de janeiro de 2025.

Confira a lista completa do secretariado:

1. Secretaria Municipal de Finanças: Ciro Davi da Cruz Azevedo
2. Secretaria Municipal de Cultura e Eventos: Carlos Augusto Borges da Penha
3. Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca: Randiere Ribeiro Martins
4. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: Fabíola Justino da Trindade
5. Secretaria Municipal da Mulher, Minorias e Igualdade Racial: Claudia Roberta Soares Câmara Cavalcanti
6. Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Regularização Fundiária: Cláudio José Pereira dos Santos
7. Secretaria Municipal Gabinete do Prefeito: Mateus Soares Fontenele
8. Secretaria Municipal de Serviços Urbanos: Carlos Magno da Rocha Ramalho
9. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras: Joedson Cézar da Cunha Pessoa
10. Secretaria Municipal de Educação Básica: Francisco de Assis Cavalcanti Pereira
11. Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer: João Victor Bandeira Xavier
12. Secretaria Municipal de Defesa Social: Cel. Antônio Pessoa de Souza Junior
13. Secretaria Municipal de Assistência Social: Nydia Licia de Oliveir
14. Controladoria Geral do Município: Rodolfo Fernandes Cabral
15. Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico – PROCON: Walmon Batista da Silva
16. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo: José Roberto Moura Rolim
17. Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos e Gestão Orçamentária: Nadja Ozinely da Silva Barbosa
18. Secretaria Municipal de Administração: Marco Antônio Medeiros
19. Secretaria Municipal de Tributação: Júlio César Santos da Silva
20. Secretaria Municipal de Saúde: Genilce Maria Maciel de Almeida
21. Secretaria Municipal de Interesses Jurídicos: Juliano Raposo da Silva
22. Secretaria Municipal de Comunicação Social: Luis Henrique de Souza e Silva
23. Secretaria Municipal de Articulação Política: Luciano Morais da Silva

Opinião dos leitores

  1. Uma cidade tão pequena com tanta secretaria. É muita teta para se mamar. Coitado do povo.

  2. Nossa! Tem poucas secretarias… Não cabe um pouquinho mais? Poderia fazer uma reforma?

  3. Danou-se… A banda não tocou para Damião (adevogado), Navegantes, nem para alhos nem bugalhos. Pois é, amigos, o CPF mudou de mandatário…

  4. Aí tá certo… prefeitura inchada da gôta! Só perde pro ministério de Lula. É gente… é gente!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *