Brasil

Ministro da Saúde diz que não está “nem aí” para visto americano

Foto: Reprodução

Alexandre Padilha, ministro da Saúde, disse que não está “nem aí” sobre a possibilidade de não conseguir autorização para entrar nos Estados Unidos. A declaração foi feita na 3ª feira (16.set.2025), durante entrevista depois do lançamento do cronograma de integração do Cadastro SUS ao CPF.

Padilha citou “Tô Nem Aí”, lançada em 2003 pela cantora Luka, para expressar sua posição. “Esse negócio do visto eu to igual aquela música: ‘Tô nem aí’, sabe? Vocês tão mais preocupados com o visto do que eu, certo? Tô nem aí. Eu acho que só fica preocupado quem quer ir para os Estados Unidos. Eu não quero ir para os Estados Unidos”, declarou.

O ministro recebeu convites para participar de reuniões internacionais nos EUA, incluindo um encontro de ministros da Saúde na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York e uma reunião da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) em Washington. Ambos os eventos estão programados para setembro.

O Ministério de Relações Exteriores informou na 2ª feira (15.set.2025) que nem todos os integrantes da comitiva que acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem aos Estados Unidos receberam os vistos necessários para entrar no país. Lula embarca para Nova York no sábado (20.set.2025) para participar de reuniões diplomáticas e da abertura da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), que será realizada em 23 de setembro.

Até o momento, o Poder360 confirmou que a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e a presidente do Banco do Brasil, Tarciana de Medeiros, integrarão a comitiva. Outros ministros ainda aguardam definições de agenda para confirmar a viagem.

No caso de Padilha, o Itamaraty encaminhou um pedido de concessão de visto ao ministro à embaixada dos Estados Unidos em 19 de agosto. A solicitação se deu 4 dias depois de o governo de Donald Trump (Partido Republicano) revogar a permissão da mulher e da filha de Padilha de entrar no país. O visto do próprio Padilha não foi revogado porque já havia expirado.

Ainda na conversa com jornalistas, Padilha disse que pode não comparecer aos eventos internacionais por compromissos no Congresso Nacional brasileiro.

O ministro também fez críticas indiretas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). “Só fica preocupado com visto quem quer sair do Brasil, ou quem quer ir pra lá pra fazer lobby de traição da pátria, como alguns tão fazendo. Não é o meu interesse, tá certo? Então eu tô nem aí com relação a isso” afirmou.

Outros funcionários do governo brasileiro também tiveram seus vistos americanos revogados. Entre eles estão Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde, e Alberto Kleiman, ex-assessor de Relações Internacionais do ministério e atual coordenador-geral para a COP30.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Ele e Fátima Bezerra não estão nem aí para a Saúde, basta ver a situação do Walfredo Gurgel

  2. Pois é… para quem idolatra os EUA, isso deve soar como pena de morte. Já para quem não tá nem aí, é só uma “sançãozinha”. O curioso é que eles medem todo mundo com a régua deles e ainda acham que estão aplicando a punição mais terrível do universo. Acontece o quê se o cara deixar de ir aos EUA? Nadica de nada. E como disse Xandão: “ainda temos Paris”.

    1. Vida que segue, só não sei o motivo dele ter tido visto em algum momento, para brincar de casinha não foi, e punição? Não chapa é só cuidado, eles fazem isso com residentes em países perigosos, esse Padilha é um maria mole, já estive com ele e sinceramente, esse não tinha nada que fazer lá, é um abestalhado.

    2. O interessante é que, mesmo não estando nem aí, se utilizam de empresas nis EUA para “legalizar” seus patrimônios; enviam parentes para estudar nos EUA; enviam filhos para fazer intercâmbio e passear na Disney, etc. etc. etc…. Quanta hipocrisia.

    3. O interessante é que, mesmo não estando nem aí, se utilizam de empresas nos EUA para “legalizar” seus patrimônios; enviam parentes para estudar nos EUA; enviam filhos para fazer intercâmbio e passear na Disney, etc. etc. etc…. Quanta hipocrisia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

MPRN emite nota sobre terceirização de serviços médicos na saúde pública de Natal

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) acompanha com atenção a contratação de serviços médicos por meio de empresas terceirizadas pelo município de Natal. A questão é alvo de várias ações judiciais e, em recente decisão, foi autorizada a formalização dos contratos com as empresas Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda. e Proseg Consultoria e Serviços Especializados.

O MPRN destaca que tem procedimentos que fiscalizam o funcionamento dos serviços. Além disso, reforça que atua para assegurar a manutenção da prestação dos serviços considerados essenciais à população natalense e aguarda um desfecho que traga segurança jurídica aos profissionais médicos e o atendimento qualificado à população, tendo em conta que zela pelo interesse público.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital do Coração reafirma parceria com os principais convênios de saúde do estado

O Hospital do Coração segue fortalecendo seu compromisso com a saúde da população ao reafirmar parcerias com os principais planos de saúde do estado. A unidade, reconhecida pela excelência no atendimento e estrutura moderna, atende atualmente uma ampla rede de convênios, garantindo acesso rápido, seguro e de qualidade para quem busca cuidado especializado 24 horas por dia.

Entre os convênios aceitos estão: Amil, Bradesco Saúde, Petrobras, Cassi, Caurn, Caixa, Geap, entre outros. 

Humana e SulAmérica, além de diversos outros planos. Essa cobertura reforça o papel do hospital como referência em urgência, cardiologia, ortopedia e diversas especialidades clínicas.

Com pronto-socorro 24h, equipe médica qualificada e tecnologia de ponta, o Hospital do Coração oferece o que há de melhor em saúde para beneficiários de planos, moradores da região e pacientes que já confiam na instituição.

Em caso de urgência ou necessidade de atendimento, procure o Hospital do Coração e utilize seu plano com segurança e agilidade. Endereço: R. Cel. Auris Coelho, 235 – Lagoa Nova

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Gestão Nilda amplia horário de funcionamento de Unidades Básicas de Saúde de Parnamirim

Foto: Divulgação

A saúde de Parnamirim vive uma nova realidade desde o início da gestão da prefeita Nilda Cruz. Com ações assertivas e responsabilidade, a nova gestão municipal tem garantido diversos avanços em busca de melhorar o atendimento aos usuários da rede pública municipal. Para fortalecer ainda mais a atenção básica, a secretaria de saúde anunciou a ampliação do horário de atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estratégicas do município, permitindo que a população busque atendimento fora do horário convencional. Ao todo, são seis UBS´s, funcionando de segunda a sexta das 7 às 19h. São elas UBS Rosa dos Ventos; UBS Santos Reis; UBS Nova Esperança I; UBS Suzete Cavalcante; UBS Parque Industrial e UBS Passagem de Areia II.

Com o novo funcionamento, essas unidades passam a atender em horários ampliados, facilitando o acesso de trabalhadores e estudantes que não conseguem comparecer às unidades durante o horário regular. A medida inclui serviços de consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinação e outros atendimentos da atenção primária. A ampliação do atendimento nas UBSs é parte de uma série de ações da atual gestão para fortalecer os serviços de saúde no município, garantindo mais acolhimento e resolutividade para os parnamirinenses.

A prefeita Nilda reforça que essa é mais uma ação que evidencia o compromisso da gestão com a saúde pública e com o bem-estar da população. “Ampliar o horário de funcionamento das UBS´s é ampliar também o cuidado com o nosso povo. Estamos investindo para que a saúde de Parnamirim seja cada vez mais acessível, eficiente e humanizada”, destacou.

Opinião dos leitores

  1. parabéns prefeita professora Nilda, a UBS Rosa dos Ventos tem um atendimento e excelência conta com funcionários atenciosos.

  2. Essa prefeita tá sendo muito eficiente em divulgar propaganda enganosa, nós sabemos o que ela diz que faz e não faz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital atualiza estado de saúde de Bolsonaro na tarde desta segunda-feira

Foto:reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia realizada no domingo (13/4) para tratar complicações abdominais. De acordo com o boletim médico divulgado nesta segunda-feira (14/4), o quadro clínico é considerado estável, com sinais de boa recuperação.

O procedimento, que durou cerca de 12 horas, teve como objetivo remover aderências intestinais — conhecidas como bridas — e reconstruir parte da parede abdominal. Essas alterações costumam surgir após cirurgias anteriores e podem provocar dores, obstruções e outros desconfortos.


Na nota divulgada pelo hospital, os médicos informaram que Bolsonaro está acordado, lúcido e sem apresentar dores, sangramentos ou outras complicações no pós-operatório. Ainda segundo o boletim, ele conseguiu se sentar no leito e deu início à deambulação assistida, ou seja, começou a se movimentar com apoio da equipe médica.

Essa é mais uma das intervenções médicas às quais Bolsonaro foi submetido após sofrer uma facada em setembro de 2018, durante a campanha presidencial.

Metrópoles

 

 

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministra da Saúde, Nísia tem cartão de vacina contra Covid incompleto

Hugo Barreto/Metropóles @hugobarretophoto

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, de 67 anos, só tomou uma dose de reforço da vacina contra a Covid em 2024, contrariando recomendação do próprio Ministério da Saúde para pessoas a partir de 60 anos. A pasta indica para esse grupo de pessoas duas doses por ano, com intervalo de 6 meses.

A carteira de vacinação de Nísia foi obtida pela coluna por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI). Confira o documento:

Idosos são considerados mais vulneráveis à Covid, devido à imunossenescência. Trata-se do processo de envelhecimento do sistema imunológico, que leva a uma menor resposta a infecções. Por isso, devem receber uma dose extra anualmente.

Tanto idosos como gestantes entraram para o Calendário Nacional de Vacinação em relação à Covid em dezembro passado. Assim, a imunização contra a doença passou a ser de rotina para os dois grupos.

De acordo com o documento “Estratégia de Vacinação Contra a Covid-19”, produzido pelo Ministério da Saúde sob a gestão de Nísia e publicado em 2024, o esquema vacinal recomendado para a população a partir de 60 anos é “o recebimento de uma dose a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas”.

Confira: 

Dessa maneira, considerando que Nísia tomou uma dose de reforço em fevereiro de 2024, ela deveria ter tomado a segunda dose da vacina a partir de agosto do ano passado, mas não há registro em seu cartão de vacinação de que isso tenha acontecido.

Procurado pela coluna, o Ministério da Saúde respondeu que “a ministra Nísia Trindade tomou 6 doses da vacina contra Covid-19”, confirmando que não tomou a segunda dose de reforço em 2024. Acrescentou, ainda, que a ministra “atualizará sua caderneta nesta semana”.

A pasta de Nísia enfrenta desafios em relação à vacinação. O governo bateu recorde e incinerou três vezes mais medicamentos e vacinas do que toda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A soma em dois anos alcançou R$ 1,9 bilhão.

Metrópoles 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Papa Francisco completa 22 dias internado; confira seu estado de saúde

Foto: Alessandra Benedetti – Corbis/Corbis via Getty Images

A sala de imprensa do Vaticano atualizou o quadro de saúde do papa Francisco nesta sexta-feira (7/3). Internado há mais de três semanas, ele teve mais uma “noite tranquila” no Hospital Agostino Gemelli, em Roma. “O papa teve uma noite tranquila e acordou pouco depois das 8h”, informou a Santa Sé.

Um novo boletim médico deve ser divulgado neste sábado (8/3). No último comunicado médico, foi informado que o estado clínico do papa se manteve estável em relação aos dias anteriores.

“A condição clínica do Santo Padre permaneceu estável em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou com benefício a fisioterapia respiratória e motora. Os parâmetros hemodinâmicos e os exames de sangue permaneceram estáveis. Ele não apresentou febre”.

Internado há três semanas

  • O papa Francisco está internado desde o último dia 14 de fevereiro. O líder da Igreja Católica apresenta quadro de pneumonia bilateral.
  • Nessa quinta-feira (6/3), o Vaticano anunciou mudanças na divulgação dos boletins médicos do pontíficie. Antes, as atualizações ocorriam duas vezes ao dia, sendo uma na parte da manhã e outra no período da tarde. No entanto, conforme anunciado pela Santa Sé, as próximas novas informações sobre a saúde do pontífice só sairão no sábado (8/2).
  • A explicação para a mudança é que o quadro clínico do papa está estável. O prognóstico segue reservado.
  • Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir depois de ser diagnosticada. Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais. No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.

Mensagem de áudio

Também nessa quinta-feira (6/3), o papa Francisco enviou a primeira mensagem aos fiéis que estão em vigília na Praça de São Pedro, no Vaticano. No áudio, o pontífice agradece as orações.

“Agradeço, de todo coração, as orações que fazem pela minha saúde da praça”, disse Francisco em um áudio reproduzido durante a vigília. “(Eu) os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado”.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

ARTIGO: Os Planos de Saúde, o Rol da Morte e as bananas. Por Marcus Aragão.

Estava sentado tranquilamente no Uber, pois tinha deixado meu carro na concessionária para revisão. O motorista era um sujeito aparentemente calmo, uns 60 anos, cabelo pintado de um preto forte. Antes que pudesse colocar o cinto de segurança, começou a praguejar:

— Imoral o preço da gasolina. Quero saber onde vamos parar. — Desabafou.
— Acho que não para, amigo. A crise é mundial. O que se há de fazer?
— Vivemos num país de bananas!! Fiz uma corrida para um americano semana passada e ele falou que nos EUA chamam o Brasil de país de bananas.
— Como assim? — Respondi meio desconfiado e incomodado.
— Ele disse que fazem o que querem com a gente e nunca fazemos nada.

Acusei o golpe. Senti. Disse: — Talvez ele tenha razão… País de bananas.

A corrida termina mas continuo com o “País de bananas” na cabeça. Num primeiro instante, penso em “República de Bananas” — a expressão que passou a fazer referência a países marcados pela monocultura e dotados de instituições governamentais fracas e corruptas, nas quais uma ou várias empresas estrangeiras tem o poder de influir nas decisões nacionais. Até faria certo sentido sermos chamados de República de Bananas, mas o americano se referiu a algo ainda mais relevante: a nossa total apatia, a nossa falta de combatividade para lutar pelos nossos direitos. O americano está certo? Isso você pode decidir.

Confesso que não me lembro do brasileiro lutando por nada. Diretas já? Não vale. Foi um movimento político de cunho popular com a presença constante de artistas e cantores. Eram como comícios grandes. As mobilizações na paulista? Greves? E, aqui em Natal, as mobilizações que apenas atrapalham o fluxo dos carros ao lado do Midway? Também não serve como exemplo de luta.

Movimentos fortes e impactantes como o “Black Lives Matter” nos EUA, ou as manifestações na França pelos direitos trabalhistas, ou os conflitos na Irlanda na década de 70 ou mesmo as lutas pelo fim do apartheid na África do Sul. Exemplos não faltam.

Um dos mais emblemáticos foi na Inglaterra, em 04 de outubro de 1936 — a batalha de Cable Street, onde os facistas comandados por Edward Mosley, uma espécie de “Hitler” inglês, queria fazer uma enorme passeata e passar pelos bairros judeus. A população não aceitou e foi para as ruas. “O pau comeu” — me perdoe o linguajar chulo, meu culto leitor. No cruzamento da Cable Street, a população enfrentou três mil fascistas e mais de seis mil policiais. Os ingleses não queriam o fascismo. Após essa batalha, a Câmara de Lordes, o parlamento inglês, proibiu o fascismo no país. Perceba que o povo não esperou os políticos. Exigiu o que queria.

Aqui no Brasil, uma notícia me deixou doente de raiva. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o rol de procedimentos e eventos em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), é Taxativo. Isso significa que, a partir de agora, os planos de saúde não são obrigados a cobrir nada que não esteja neste rol. Talvez o nome mais apropriado fosse Rol da Morte pelas inúmeras vidas que serão perdidas após sua implementação. Isso afeta milhões de pessoas que dependem de terapêuticas e exames específicos para câncer, autismo, serviço de homecare, intervenções variadas para diferentes deficiências, bipap, cirurgia intrauterina, medicamentos para doenças raras, ELA, AME. A lista é grande. Eles tem que pensar nos lucros? Claro. Mas, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) levantou, em 2021, que as operadoras de saúde tiveram um lucro líquido acumulado de R$ 15 bilhões nos 3 primeiros trimestres de 2020. Não está de bom tamanho?

Em tempo, a ANS recuou um pouco na última quarta-feira (22), quando ampliou a cobertura dos planos de saúde para usuários com transtornos globais do desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entretanto, algumas pessoas acham que esse movimento recente da ANS é para desmobilizar o protesto contra o Rol Taxativo — que está sendo organizado por várias entidades e está marcado para dia 29 no Congresso Nacional.

A verdade é que essa questão está longe de ser resolvida e muita gente já está sofrendo. Pessoas que já lutam pela vida com doenças sérias ficarão sem tratamento — trazendo dor e uma angústia enorme para milhares de famílias. Nosso país não oferece segurança, educação, transporte e saúde. Como se não bastasse, agora vão retirar direitos sobre planos de saúde que são pagos.

Todos seremos afetados com essa decisão, mas quero saber uma coisa: O que você vai fazer a respeito? Mais uma vez você não faz nada? Se vai apenas deixar para lá, tomar sua um cervejinha ouvindo um sambinha, me faça um favor… não esqueça sua banana!!!

— Veras que o filho seu não foge a luta. Pois então, lute!

Não queria ir embora sem mandar um recado para o americano desconhecido: my friend, não somos nem nunca seremos um país de bananas. Somos um país de leões que ainda dormem embaixo de bananeiras.

Marcus Aragão
Instagram @aragao01

Opinião dos leitores

  1. A verdade é que nós brasileiros nos acostumamos com tudo pela hora da “morte”, em todas as áreas de nossas vidas. Pena que, ainda, não aprendemos a reagir a altura de tantas provocações que nos são impostas incessantemente. Até quando?

  2. Seu texto é um murro na nossa cara. Depende de nós a reação, vamos cair e sentir a dor da derrota ou vamos partir para a briga??

    1. Meu plano também sem coparticipação , foi só precisar utilizar o plano e, pasmem … tudo que preciso que sai do comum, ou do que custa mais de “cinquenta reais”, inventaram um formato aprovado por um juiz ou “juiz” que o plano se transforma em comparticipação. Mas como ??? Me perguntam … eles podem fazer o que querem , se os médicos que fazem as perícias para o sistema jurídico trabalha e dirigem os planos de saúde. Porque não bananas me sinto a casca da banana !!!

  3. Parabéns amigo. Nem sempre nascemos perfeitos e não sabemos o que vamos precisar de um plano de saúde. Vamos à luta ….👏

  4. Enquanto o lucro afeta só a vida do pobre, está tudo certo, mas qdo afeta a vida da nossa classe média decadente aí vemos textos como esse. “A crise é mundial, o que podemos fazer qdo a isso?” kkkkkkkkkkkkkkkkkkk oh Jesus, só tem desse tipo.

    1. O que esse texto tem com a crise? Vc viu o lucro dos planos de saúde?

  5. texto bobo, amigo, abra qualquer livro de história do Brasil e leia sobre TODAS as dezenas de revoltas armadas

    1. Meu plano também sem coparticipação , foi só precisar utilizar o plano e, pasmem … tudo que preciso que sai do comum, ou do que custa mais de “cinquenta reais”, inventaram um formato aprovado por um juiz ou “juiz” que o plano se transforma em comparticipação. Mas como ??? Me perguntam … eles podem fazer o que querem , se os médicos que fazem as perícias para o sistema jurídico trabalha e dirigem os planos de saúde. Porque não bananas me sinto a casca da banana !!!

  6. Excelente texto. Assunto extremamente importante. Decisão muito grave do STJ, que muitos ignoram pois teoricamente não precisam.
    Será que um dia precisarão?
    Será que deveriam precisar para se posicionar sobre? Fica o questionamento.
    É fato que o brasileiro não sabe lutar pelos seus direitos. Fica a esperança que isso um dia mude. Enquanto isso vidas vão sendo perdidas quando são deixadas nas mãos dos nossos “representantes”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

OMS: Varíola dos macacos não constitui emergência de saúde mundial

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Organização Mundial de Saúde anunciou, neste sábado (25/6), que o atual surto de varíola dos macacos não constitui uma emergência de saúde pública mundial, categoria na qual está classificada a pandemia de Covid-19. Até aqui, ao menos 3.040 casos da doença infecciosa foram notificados em 47 países.

Entre os argumentos para não elevar o nível de atenção em relação à varíola dos macacos, os especialistas citaram a possibilidade de a classificação gerar estigmas e violações de direitos humanos contra homens que fazem sexo com homens, uma vez que a maioria dos pacientes registrados neste novo surto pertence ao grupo.

O painel de especialistas que aconselha a OMS sugere que a situação seja reavaliada se o número de casos seguir aumentando, se forem registrados infectados entre profissionais do sexo e se a gravidade dos casos notificados crescer.

Casos no Brasil

A cepa que está em circulação em países fora da África é considerada mais transmissível, mas menos letal. Até o momento, no atual surto, foram registrados mais de 2 mil casos em 42 países, e nenhuma morte. O Brasil já confirmou nove pacientes infectados pelo vírus.

A OMS acredita que as primeiras pessoas que tiveram contato com o vírus fora da África estavam em festas de música eletrônica na Europa. A doença é transmitida por contato próximo com os fluidos das feridas dos pacientes, assim como pela respiração, mas o contágio é bem mais difícil do que o da Covid-19, por exemplo.

A maioria dos pacientes infectados são identificados como homens que fazem sexo com homens, levantando dúvidas se o vírus também seria transmitido por contato sexual. Nas últimas semanas, pesquisadores do o Instituto Spallanzani encontraram DNA do vírus da varíola dos macacos no sêmen de pacientes infectados, mas ainda não há confirmação sobre essa maneira de contaminação.

Sintomas da infecção

O período de incubação do vírus que provoca a doença varia de sete a 21 dias. Os sintomas costumam aparecer 10 ou 14 dias após o momento da infecção. Os primeiros sinais são febre, mal-estar e dor. Cerca de três dias depois, os pacientes passam a apresentar bolhas pelo corpo – parecidas com as da catapora. A doença termina em um período entre três e quatro semanas.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Calígula, nossa missão é breve. Tenho em vc um amigo. Manteremos contato em breve. Compreenda as entrelinhas .
    Você é tão inteligente quanto eu.

  2. Mesma conversa no início da COVID, esperem muito tempo pra ver….
    Depois, vão culpar o Presidente.
    Bando de hipócritas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Palmada na infância impacta saúde mental na vida adulta, diz estudo

Foto: Ilustrativa/Reprodução/Getty Images

Você era daquelas crianças que recebia palmadas dos pais toda vez que aprontava? De acordo com um estudo da Universidade Católica Australiana, a palmada recorrente na infância está associada a um maior risco de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, em jovens adultos.

A pesquisa analisou dados de 8,5 mil pessoas, com idades entre 16 e 24 anos. Entre os voluntários, as mulheres e os homens que apanharam na infância eram quase duas vezes mais propensos a apresentarem transtornos depressivos e de ansiedade.

Autor principal do trabalho, o professor Daryl Higgins considerou as conclusões preocupantes. “O castigo corporal ou físico tem efeitos negativos na saúde mental e parte do motivo é que ele tende a estar acompanhado de experiências de abuso e/ ou negligência”, apontou o médico em entrevista ao portal 9news.

De acordo com a pesquisa, 61% dos voluntários sofreu castigos corporais quando era criança em ao menos quatro ocasiões. Atualmente, punições físicas estão proibidas em 62 países do mundo, incluindo o Brasil.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Varíola dos macacos: devo me preocupar com emergência de saúde global?

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A varíola dos macacos foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como emergência de saúde pública de interesse internacional no último sábado (23/7). No atual surto, já foram identificados mais de 18 mil casos da doença em cerca de 70 países e as perguntas sobre a transmissão e os sintomas se intensificaram.

O Brasil está entre as 10 nações com mais registros de infecções por varíola dos macacos: são 813 casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde. Entretanto, especialistas garantem que não há motivos para uma preocupação semelhante a que o mundo experimentou com a epidemia de Covid-19, isso porque os efeitos da doença tendem a ser leves e a letalidade é baixa.

“Quadros que evoluem para óbitos não são comuns, mesmo com quase 20 mil casos confirmados. Em relação à gravidade, as principais preocupações são com os grupos de pessoas imunossuprimidas, os muito jovens ou os de idade muito avançada”, explica o infectologista José David Urbaez, do grupo DASA.

Contágio

Os especialistas ressaltam que qualquer pessoa pode contrair a varíola dos macacos, já que uma das principais formas de transmissão do vírus consiste no contato prolongado com a pele ou com mucosas infectadas. Apesar de não ter sido documentada na versão original do vírus, a transmissão via sexual vem se consolidando como bastante provável.

O grupo de homens que fazem sexo (HSH) com homens deve ter especial atenção em relação à doença. “É significativo, nesse momento, que a principal população afetada é a de homens que fazem sexo com homens e que têm múltiplos parceiros sexuais. Essa população é mais vulnerável por estar mais exposta à transmissão”, afirma Urbaez.

Sintomas

O período de incubação do vírus que provoca a doença varia de sete a 21 dias. Os sintomas costumam aparecer 10 ou 14 dias após o momento da infecção. Os primeiros sinais são febre, mal-estar e dor. Cerca de três dias depois, os pacientes passam a apresentar bolhas pelo corpo – parecidas com as da catapora. A doença termina em um período entre três e quatro semanas.

As principais medidas a serem tomadas em caso de suspeita são o diagnóstico rápido e o isolamento imediato.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É só toma banho, eu mando minhas mulher tudinha tomar banho 1 a 2x por dia com protex e acepcia aquele sabonete

    1. E esteriliza suas pregas com ozônio, né não?!

    2. Que pregas, ele é monoprega, quica mais que funkeira jovem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Com Covid-19 em alta, secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara

Foto: Reprodução

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, neste domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1. Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus.

A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834. Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.

A recomendação acontece principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da Covid-19, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades. Bem como quem teve contato com infectados e indivíduos que estejam em situações de maior risco de contaminação, como em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e serviços de saúde.

Os casos suspeitos ou confirmados devem permanecer em isolamento. São aconselhados ainda o esquema vacinal completo, com atenção às doses de reforço, e a lavagem das mãos com álcool 70% e água e sabão.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Vai começar o terrorismo da Globo lixo, fique em casa e contrate meu Globoplay para aliviar o stress.

  2. Próximo passo ou seja próximo ano, é ficar em casa e acabar com a economia do país e virarmos uma Venezuela.
    A picanha prometida ser A dos cachorros.
    Preparem-se o nove dedos vai se vingar do povo brasileiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeitura de Ceará-Mirim recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher

Mais uma parceria entre a Prefeitura de Ceará-Mirim e o Sistema Fecomércio rende benefícios à população cearamirinense. Esta semana, foram iniciados os atendimentos do Sesc Saúde Mulher no município.

Mais de 800 mulheres, entre 25 e 69 anos, poderão realizar exames preventivos e mamografias gratuitamente até o dia 27 de setembro. Nesse mesmo período, ações educativas sobre saúde feminina devem abranger cerca de 1.200 pessoas.

As inscrições para as vagas de exames estão sendo realizadas diretamente com agentes de saúde da Prefeitura. Os documentos exigidos são os originais e as cópias do RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade de inauguração da unidade ocorreu na última terça-feira (5) na Praça Cidade de Vagos, no bairro da Cohab, com a presença do prefeito Júlio César Câmara e outras autoridades.

Opinião dos leitores

  1. Em Ceará-Mirim o trabalho não para!!!
    Parabéns ao Prefeito Júlio e a todos os envolvidos. A população de Ceará-Mirim bem assistida sempre.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Parnamirim publica aviso de licitação para contratar Sistema de Gestão em Saúde

Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde, publicou no Diário Oficial do Município o aviso de licitação, na modalidade pregão eletrônico, para contratação de empresa especializada em solução integrada de gestão de saúde pública. A sessão de disputa será no dia 04 de outubro de 2023, às 14 horas. O Edital encontra-se à disposição dos interessados no site: www.licitacoese.com.br com nº de identificação 1019666.

“A ferramenta vai modernizar a gestão e garantir maior organização, agilidade em processos, além de monitorar os principais indicadores dos serviços municipais de saúde. Vamos ter controle, por exemplo, sobre toda aquisição de dispensa de medicamentos, gerar relatórios, verificar o atendimento prestado a cada usuário do sistema de saúde municipal”, explicou a secretária de saúde, Luciana Guimarães.

Na modalidade SAAS (software como serviço), com operação via web, a licitação mira na contratação de sistema de gestão, hospedagem dos dados em data center virtual (cloud), incluindo os serviços técnicos de parametrização, customização, implantação, treinamento, evolução e suporte da aplicação para atender às necessidades de organização, automação e integração dos diversos processos da secretaria municipal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Empresa com apenas 1 funcionário leva contrato de R$ 285,8 milhões na Saúde

Foto: Laura Braga/Metrópoles.

Uma microempresa com apenas um funcionário registrado ao menos até março e capital social de R$ 1,3 milhão conseguiu um contrato de R$ 285,8 milhões, com dispensa de licitação, com o Ministério da Saúde. O acordo, assinado em abril, é para fornecimento de 293,5 mil frascos de imunoglobulina humana, um medicamento hemoderivado, ou seja, produzido a partir do sangue, usado para melhorar a imunidade de pacientes acometidos por uma série de doenças, como síndrome de Guillain-Barré.

O volume de recursos, aliado com o tamanho da empresa Auramedi, de Goiás, desconhecida no mercado farmacêutico, chama a atenção. Assim como o nome da companhia que ela representa nacionalmente, a chinesa Nanjing Pharmacare. O contrato é firmado pelo ministério com a asiática, e a Auramedi assina como representante.

A Nanjing também é representada no Brasil pela Panamerican Medical Supply, que tem como um dos sócios Marcelo Pupkin Pitta, empresário do ramo que já foi preso na Operação Vampiro, em 2004, e, de novo, em 2007. As investigações apuraram suspeita de fraude em licitação no Ministério da Saúde, justamente em compras de medicamentos hemoderivados, incluindo imunoglobulina.

Confira mais detalhes na matéria de Sarah Teófilo, Metrópoles.

Opinião dos leitores

  1. E muita idiotice nesses comentários, a empresa e representante gente, não fabricante, fornecedora… foca na licitação.

  2. Até o momento a polícia não tem motivos para entrar no assunto. Cabe aos Órgãos fiscalizadores fiscalizarem.

  3. Isso é o que se pode chamar de absurdo. Enquanto isso, lá na lua os doentes dormem no chão dos corredores dos hospitais

  4. Meu amigo!!!! Esse governo é profissional. Meus que eu tentasse não conseguiria uma vaga, parece que precisa ter credencial, que nem preciso dizer qual é!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Secretaria de Saúde investiga descarte de vacinas jogadas no lixo de UBS em Natal

Foto: Reprodução.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal está apurando uma denúncia que servidores foram obrigados a violar uma caixa de descarte para materiais perfurocortantes com o objetivo de resgatar frascos de vacinas que haviam sido jogado no lixo por engano. Caso aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto Soledade, no bairro Potengi, Zona Norte da cidade.

De acordo com a denúncia feita ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN) na sexta-feira (22), os profissionais precisaram retirar os insumos do lixo após a identificação de que os frascos que haviam sido descartados na caixa não estavam vencidos, como havia sido interpretado.

Antes do descarte errado, houve o entendimento de que o lote teria vencido no dia 21 de setembro. Entretanto, foi percebido que, na realidade, a data correta para vencimento seria em 2 de outubro. Entre as vacinas despejadas na caixa para descarte, existiam doses de imunizantes contra Covid-19.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal informou que iniciou um processo de sindicância para apurar o caso.

Confira mais informações na matéria do G1 RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *