Secretário de saúde confirma estabilidade da covid-19 no RN e tendência de declínio

Foto: Sandro Menezes – ASSECOM/RN/ILUSTRATIVA

Em entrevista coletiva para apresentação dos dados epidemiológicos da Covid-19 nesta quarta-feira (16), o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, destacou que apesar da situação de estabilidade da doença no estado ainda é preciso seguir o distanciamento físico e, principalmente, o uso correto da máscara. “Mais uma vez repetimos que a pandemia não acabou. Há uma ameaça de um novo surto com o crescimento da transmissibilidade na Europa e nós não podemos relaxar”.

Os dados apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), apontam um total de 65.933 casos confirmados, 30.807 suspeitos e 128.251 descartados. Foram registrados 2.330 óbitos, sendo dois nas últimas 24 horas e ainda 282 óbitos em investigação.

O número de novos casos nas últimas 24 horas foi de 286. Cipriano lembrou que no auge da pandemia o número de casos chegou a um pico de 1.000 novos registros em um dia. “A tendência é de declínio, mas a nossa meta é que não registremos nenhum óbito. A população, as autoridades e as instituições devem seguir a retomada com responsabilidade, respeito e cumprimento das normas de segurança”, frisou.

No RN, a taxa de ocupação de leitos está em 42,2%. Por região, a ocupação de leitos é a seguinte: Seridó – 67%, Oeste – 42%, Metropolitana de Natal – 34%, Alto Oeste – 80%, Potengi-Trairi – 18%, Mato Grande e Agreste 33% – todos os leitos Covid disponíveis. Até o final da manhã desta quarta (16) há 243 pessoas internadas em leitos críticos e clínicos nas unidades de saúde públicas e privadas.

O índice R(t) – que determina o potencial de propagação do vírus – segundo os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS da UFRN, está em 0,87 para o RN como um todo. Porém, essa taxa de transmissibilidade continua acima de 1 nas regiões do Oeste (1,11), Alto Oeste (1,09) e Seridó (1,03). A taxa de isolamento da população está em 36,1%, de acordo com o secretário o número é compatível com o processo de retomada das atividades.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Edgar bezerra disse:

    Favor enumerar ao menos duas ações concretas e reais da governadora contra o Covid caríssimos petistas. 5 milhões desviados? Contra a invermectina? Falência das empresas do estado? Não criação de leitos e divulgação de Leitos fakes no interior do estado?
    Fez uma super mega ultra medida, mandou um secretário com cara de pinguço ficar no RN Tv falando em nome dela e quando saía da toca da Redinha: falava o mesmo discurso de Dilmalouca: Estamos trabalhando incansavelmente, repito, trabalhando incansavelmente, ‘’ripito’’. Só faltou falar em dobrar a meta ou ensacar vento das eólicas como a ídola dela. Por que será que o prefeito Foi o político que mais cresceu no Brasil?

  2. Apir Pertinente disse:

    Se tivesse dependido de Bolsonaro, o nº de mortos teria pelo menos dobrado.
    Quem não se lembra dos "bons" exemplos que ele deu?
    Parabéns à governadora e seu secretário!
    OBS. Enviar recursos federais pro Estado não é bondade, é obrigação.

  3. Lucis disse:

    Estamos colhendo frutos do isolamento social.

  4. Edison Cunha disse:

    Obrigado presidente Jair MESSIAS Bolsonaro por ter ajudado os municípios do Rio Grande do Norte no combate ao vírus Chinês. Se nós fôssemos depender dessa Desgovernadora ridícula, nós estaríamos fud…

  5. Chico 100 disse:

    Dali , Fátima! Campeã do Brasil em diminuição da COVID 19. Isso se chama gestão em saúde. Rumo a mais um mandato. São mais 06 anos . Quem não aguentar , P …rsrsrs

    • Cabeça de touro disse:

      Parabéns! Kkkkk ficou escondida em um buraco durante a pandemia e os prefeitos administrando os recursos, EPIs e medicações repassadas pelo governo federal… Pior avaliação durante o covid…. As pesquisas, não sou eu kkkkkkkk

    • Chico 200 disse:

      Cadê os 5 milhões??????

    • Lucian disse:

      Kkkk
      Dalhe ivermectina cloroquina.
      Vamos tocar o barco, por essa desgovernadora o povo tava em casa escondido igual a ela.
      Cadê o hospital de campanha?
      Cadê o dinheiro das ambulâncias?
      Cade os respiradores???
      Governo fraco, pífio e inoperante.
      Pede pra sair incompetente.
      Fora Fátima do PT.

    • Cidadão disse:

      Só tem humorista…

    • Manoel disse:

      Exato. Parabéns Fátima!

    • SANDRO disse:

      O GOVERNO FEDERAL SALVOU O PAÍS

    • Alex disse:

      kkkkkkkkk é cada um que aparece!

COMENTE AQUI