Semana da Água é aberta com seminário no Parque da Cidade

????????????????????????????????????

O Prefeito Carlos Eduardo participou na tarde desta segunda-feira, 21, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, da abertura da Semana da Água em Natal. O evento, que começa hoje e se estende até o dia 23, é promovido pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal (Arsban) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Natal Shopping.

O Prefeito Carlos Eduardo falou da importância da Semana da Água como forma de conscientização da população natalense. “Esse seminário é uma forma de conscientizar, educar e informar a população a respeito da importância da água, um bem tão precioso para todos”, afirmou. O Chefe do Executivo Municipal falou ainda sobre a satisfação do evento ser realizado no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. “Não tinha local mais adequado para realizar a Semana da Água senão aqui no Parque da Cidade. São 136 hectares da maior reserva de água dessa cidade. É um grande lençol freático protegido da poluição. É uma reserva de grande importância para o futuro da cidade de Natal”, disse o Prefeito.

Na edição deste ano, que terá como tema “Água é vida que continua: Qualidade. Universalidade. Responsabilidade”, serão realizados seminários, mesas redondas, apresentação cultural e uma série de atividades educativas e de orientação sobre a importância da água e o consumo consciente, além de ecoblitz, ecocine e ações da campanha de prevenção das doenças de veiculação hídrica, com distribuição de panfletos e hipoclorito de sódio.

A Ecoblitz, será realizada no dia 22, no Natal Shopping, das 10h às 22h; e no dia 23, na área de lazer do conjunto Panatis, das 16h às 18h. Haverá também o Ecocine, com exibição de filmes ecológicos pela UFRN, no Parque da Cidade, nos dias 22 e 23. As ações da Campanha de Prevenção de Doenças de Veiculação Hídrica serão realizadas nas comunidades Cavaco Chinês, no bairro Lagoa Azul, na zona Norte; no bairro Planalto, na zona Oeste; Alecrim, na zona Leste, e Lagoa Nova e Ponta Negra, na zona Sul.

“Nosso grande objetivo é conscientizar gestores e cidadãos sobre como utilizar e valorizar a água. Trabalharemos ao longo desses dias o tema água sobre três vertentes: responsabilidade, universalidade e qualidade. Realizaremos também esse ano, além da semana da água, diversas campanhas educativas sobre o tema”, comentou o Diretor Presidente da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal, Cláudio Porpino.

Uma audiência pública no dia 23, às 8 horas, na Câmara Municipal de Natal (CMN), apresentará o Relatório Final do Plano Municipal de Saneamento Básico e Minuta da Política Municipal de Saneamento Básico.