Sesap conclui atividades de acolhimento do Programa Mais Médicos nesta sexta-feira

Terminam na manhã desta sexta-feira (1°) as atividades de acolhimento e integração dos profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos que vão atuar em municípios do Rio Grande do Norte. Esse é o segundo ciclo do programa, que trouxe, neste mês de outubro, mais 24 profissionais, 07 brasileiros e 17 estrangeiros para o Estado. Com os 32 médicos que chegaram no 1º ciclo do programa, o RN contará com 49 profissionais atuando em Estratégias de Saúde da Família.

As atividades de integração, que ocorrem desde a última terça-feira (29), no Hotel Praiamar, em Natal, foram elaboradas por técnicos da Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), responsável pelo monitoramento do programa no Estado.

“O objetivo principal foi transmitir conhecimentos aos médicos estrangeiros oriundos de Cuba, Bolívia e Peru, sobre o Sistema Único de Saúde, com prioridade para as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), além da realidade da saúde local e das especificidades da cultura norte-rio-grandense”, explica Uiacy Alencar, responsável pelo Provab no Estado.

Esse período de integração local é realizado apenas com os profissionais estrangeiros, que neste segundo ciclo chegaram no último sábado (26), depois de passarem por um treinamento durante 15 dias em Fortaleza/CE, oferecido pelo Ministério da Saúde. Os sete profissionais brasileiros que chegaram no dia 1º de outubro não passam por esse treinamento organizado pelo Provab.

Para promover uma maior integração entre todos os profissionais do Programa Mais Médicos, os técnicos da Sesap convidam os profissionais brasileiros a participarem também do encerramento das atividades. Segundo Uiacy Alencar, o RN foi o único Estado a promover esse evento junto aos profissionais.

A programação desta sexta-feira (1º) será das 9h às 12h e a abertura do evento contará com a presença do secretário adjunto da Sesap, Marcelo Bessa, além de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Após encerrar a programação de acolhimento, os médicos seguem para os municípios a que foram designados e a previsão é de que comecem a atuar a partir da próxima segunda-feira (04).

Os médicos estrangeiros deste segundo ciclo irão atuar nos municípios de Natal, que receberá 12 profissionais, Nova Cruz (02), Touros (01), Venha Ver (01) e Ceará Mirim (01). Os sete médicos brasileiros já estão atuando nos municípios de Touros, Tenente Laurentino Cruz, Ielmo Marinho, Upanema, Viçosa, Boa Saúde e Rio do Fogo. Cada município recebeu um profissional.

O Programa Mais Médicos trouxe 32 profissionais para o RN em sua primeira etapa. Os municípios beneficiados foram: Alexandria, Bom Jesus, Caraúbas, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Macaíba, Monte Alegre, Natal, Olho d’Agua do Borges, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Serra Caiada, Touros, Ceará Mirim, São Miguel do Gostoso, São Tomé, São Miguel e Riacho de Santana.