Sesap implanta Base Descentralizada do SAMU 192/RN em Santa Cruz

Entrega de Ambulancias Demis roussos (3)Nesta sexta-feira (1º) a cidade de Santa Cruz recebe uma Base Descentralizada do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU 192/RN). A solenidade de entrega acontece a partir das 9h e contará com a presença da Governadora do Estado Rosalba Ciarlini, do Secretário Adjunto de Estado da Saúde Pública, Marcelo Bessa, da coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, além de prefeitos de municípios vizinhos.

Com a inauguração, o município de Santa Cruz passa a contar com uma ambulância de Suporte Básico, onde atuarão, em regime de plantão, 6 técnicos de enfermagem, 6 condutores e 1 enfermeiro.

Segundo a coordenadora geral do SAMU 192/RN, Cecília Picinin, a implantação da nova base representa um avanço no processo de regionalização do Serviço que conta com a parceria dos municípios, estado e união. “Toda a parte de aquisição e manutenção de ambulância, fardamento, medicamentos e capacitação dos profissionais, fica sob a responsabilidade dos governos Federal e Estadual. A prefeitura entra com a contratação dos profissionais que vão atender na unidade”, explicou.

Para a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, a implantação do SAMU 192/RN representa um ganho importante para o município que conta hoje com 38 mil habitantes. “Estamos recebendo o Serviço Móvel de Urgência/192 com muita alegria. A qualidade dos atendimentos prestados pelos profissionais do Samu RN salvam vidas e são dignos de elogios. Nossa cidade passará a contar com especialistas no atendimento de urgência o que garantirá a sobrevida da nossa população que necessitar destes serviços”, enfatizou.

Com a implantação do SAMU/192 RN, no município de Santa Cruz, o projeto de regionalização dos Serviços Móveis de Urgência, realizado pelo Governo do Estado, passam a contar com 24 Bases Descentralizadas, com alcance direto a 52 cidades. Atualmente os serviços do SAMU 192/RN chegam à cobertura de mais de dois milhões de cidadãos potiguares, atingindo 73% da população. A meta da Sesap é de que, em 2014, essa cobertura alcance 85% da população, o que tornará este serviço superior a estados do Centro Sul do País.

A Base Descentralizada do SAMU 192/RN Santa Cruz ficará localizada na Avenida Trairí, nº 2, nas margens da Br 226, no Bairro Três a Um, no município de Santa Cruz/RN. Sua abrangência atingirá todo o município de Santa Cruz, cobrindo ainda ocorrências na Br 226 e RNs que interligam os municípios vizinhos.

HISTÓRICO – Desde o início da gestão da governadora Rosalba Ciarlini, o número de cidades atendidas pelo Serviço Estadual saltou de apenas oito, restritos à região metropolitana (Parnamirim, Monte Alegre, São José de Mipibú, Extremoz, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Nísia Floresta), para 24 municípios em todo o estado (Parelhas, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Canguaretama, Goianinha, João Câmara, Lajes, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santo Antônio, Touros, Assu, Macau, Currais Novos e Santa Cruz). Ainda em 2013, a cidade de Caicó deverá receber sua Base Descentralizada.

Com mais de 400 profissionais, entre médicos, condutores, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio, o SAMU 192/RN conta com 45 viaturas de suporte básico, 08 de suporte avançado, 04 veículos de intervenção rápida e 01 helicóptero para atender aos chamados da população em qualquer local e no menor tempo possível.