Nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza uma reunião sobre as ações de saúde a serem tomadas durante a Copa do Mundo de 2014. O evento ocorre no auditório do 12º andar da Sesap, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Fonseca, do consultor técnico do Ministério da Saúde, Márcio Garcia, e do diretor geral da FIFA no RN, Erland Mota, entre outras autoridades. Nesta quinta-feira (10), a reunião ocorrerá das 8h30 às 12h30 e das 14h às 17h30.
O objetivo é traçar as ações de saúde durante a realização da Copa, de forma integrada com diversos setores do estado, de modo a oferecer um serviço de qualidade, de forma resolutiva. De acordo com o secretário Luiz Roberto, “vamos nos empenhar em promover melhorias que, no entanto, não devem ser pensadas como destinadas apenas à Copa, mas como um legado para a população, propiciando benefícios permanentes do ponto de vista assistencial e da prevenção”.
A fim de definir metas a serem atingidas, a reunião focaliza áreas que serão estratégicas durante o evento, como as de vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e em saúde do trabalhador, emergências de Saúde Pública, laboratórios e promoção e atenção à saúde. “Vamos discutir as formas de reforçar as ações de vigilância, assistência e estruturação dos hospitais de referência”, explicou Juliana Araújo, subcoordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap.
De acordo com Walquíria Gomes, coordenadora da Força Estadual de Saúde, durante a reunião de trabalho a Sesap irá apresentar, em forma de gráfico, o andamento das ações no estado nos diversos requisitos solicitados pelo Ministério da Saúde para as cidades participantes da Copa.
Estão presentes na reunião representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Secopa, Defesa Civil, Forças Armadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu 192 RN, Caern e a Secretaria de Saúde de Natal, totalizando em torno de 70 participantes.
Comente aqui