Setor de atividade física se prepara para reabertura no RN

Foto: Divulgação

As academias de musculação e estabelecimentos de atividade física que não fazem uso de ar-condicionado vão poder reabrir suas portas nesta semana no Rio Grande do Norte, depois de mais de três meses de fechamento do setor. A prefeitura de Natal fará a liberação da área amanhã, terça-feira dia 14 de julho, enquanto o Governo do Rio Grande do Norte prevê a reabertura do setor no restante do estado no dia seguinte, a quarta-feira dia 15 de julho. O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região acompanha o retorno das atividades e reforça a importância do cumprimento dos protocolos apresentados pelas autoridades. O Conselho também criou uma cartilha de orientação que foi disponibilizada na internet, no site www.cref16.org.br, trazendo os principais pontos que devem ser seguidos para garantir a segurança nesse retorno.

“São orientações desde a chegada das pessoas, que deve acontecer sem nenhum tipo de toque, até questões como distanciamento de pessoas, distância entre equipamento, demarcação de locais para exercícios, circulação de ar natural, reforço na higienização, duração de treinos e controle do número de pessoas, afim de garantir segurança para os usuários e também para todos os profissionais do setor”, explica o diretor executivo do CREF16/RN, Adriano França.

O QUE DIZ O PROTOCOLO

A Prefeitura de Natal e o Governo do Rio Grande do Norte utilizam como orientação técnica para a reabertura gradual da economia os protocolos organizados pela Federação do Comércio do RN, a Fecomércio, que contou com a participação de diversas entidades e comitês científicos na sua elaboração.

De acordo com o documento, academias, clubes, box de crossfit e demais estabelecimentos de atividade física que vão reabrir nesta semana devem utilizar ventilação natural- sem uso do ar-condicionado, observar a distância de 2 metros entre pessoas e a ocupação de 6,25m²,proibir a entrada e permanência de pessoas sem máscaras, oferecer água, sabão e álcool em gel 70% para higienização, liberar a utilização de bebedouros apenas para abastecimento de garrafas pessoais, ter aulas com no máximo 40 minutos, agendar os atendimentos, garantir o uso de equipamentos de proteção individual para funcionários e capacitar colaboradores sobre as novas regras.

As aulas coletivas poderão acontecer, desde que sejam respeitadas as determinações sobre distanciamento e ocupação. A mesma regra vale para a realização de treinos coletivos ou com o acompanhamento de personal trainer ao ar livre. Os demais estabelecimentos, que façam a utilização de sistema de ar-condicionado, só vão poder reabrir a partir do dia 5 de agosto.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Augusto disse:

    Não era nem pra ter sido fechadas.
    Era só controlar as entradas do pessoal , com hora marcada.
    Academias gera SAÚDE.
    As atividades físicas é uma unanimidade entre todos os médicos do mundo.
    Primeiríssima necessidade.

  2. Almir Dionisio disse:

    Excelente, mais precisa que sejam fiscalizados os espaços antes da abertura.
    A higienização das academias em Natal deixa muito a desejar, algumas com apenas 01 servidor por turno para realizar a higienização.
    Sabemos que esse processo no protocolo deverá ser continuo com a utilização de cada equipamento por aluno.
    Eu particularmente continuarei me exercitando ao ar livre com os cuidados necessários e em casa. O momento ainda requer medidas de isolamento para a redução dos casos de transmissibilidade.
    Sabemos a importância da atividade física para a qualidade de vida e até mesmo o psicológico do individuo, porém, os alunos precisam que as academias propiciem o atendimento do protocolo estabelecido, bem como contribuírem para que tudo transcorra dentro do que foi estabelecido.
    Cada um será fiscal, devendo denunciar qquer medida que não esteja sendo observada e cumprida pelo estabelecimento,
    assim como colaborar com as medidas estabelecidas para os alunos.

  3. Aluísio Valença disse:

    Ninguém aguenta mais ficar sem malhar os glúteos!

COMENTE AQUI