Diversos

Sindicalistas partem para o ataque pessoal contra a secretária Betania Ramalho, diz Governo

Betania-01Inconformados com a adesão de apenas 10% dos professores à greve, que até o momento não se consolidou, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação partiram para o ataque pessoal à secretária Betania Ramalho. Foram as palavras do Governo do Estado em nota. Segundo a assessoria de comunicação, nas redes sociais, dirigentes sindicais estão levantando questionamentos sobre suposta acumulação de cargos da secretária, distribuindo inclusive a imagem de seu contracheque na internet. Sobre o assunto, a Secretaria de Estado da Educação decidiu fazer esclarecimentos. Confira na íntegra:

Betania Leite Ramalho é professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba, estado onde nasceu. É viúva do engenheiro e pesquisador da área de energias renováveis, professor José Wilson Lage Nogueira, de quem recebe pensão desde o seu falecimento, em 2011. É professora doutora do Departamento de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de onde foi cedida para o Estado, para exercer o cargo de Secretária da Educação.

Faz-se necessário informar que as remunerações da professora pelos vínculos com a UFPB e a UFRN, além da pensão, já atingiam o teto remuneratório constitucional, o que significa dizer que na função de secretária, Betania Ramalho, não teve qualquer acréscimo ao salário pela nova função.

“Costumo dizer que saí do conforto da universidade para dar uma contribuição, em nome da UFRN, à Educação Básica do Rio Grande do Norte. Eu acredito no Ensino Público, até porque estudei a vida inteira em escola pública. Agora estou devolvendo um pouco do que recebi, através dela, buscando melhorar as condições de aprendizagem de milhares de meninos e meninas que, assim como eu, não tiveram condições de estudar no ensino privado”, ressaltou a secretária.

A professora lamenta que o comportamento dos dirigentes sindicais tenha chegado a níveis tão baixos. Para ela, os ataques pessoais que os sindicalistas hoje realizam, buscando desconstruir a imagem de uma pessoa que trabalha há mais de 40 anos para conquistar tudo o que tem, apenas revelam o nível das pessoas que representam a categoria dos professores no Estado. “Atitudes como essas, geradas pelo desespero, são lamentáveis.”

Betania Ramalho acredita que os ataques são uma retaliação ao corte da cessão de professores ao sindicato e à divulgação do valor da consignação que o sindicato recebe anualmente dos professores, repassados pela secretaria. “Já que o assunto é transparência, no lugar de ficar levantando falsas informações para me atacar, o sindicato deveria explicar aos professores em que aplica os R$ 4,5 milhões que recebe anualmente, somente das contribuições dos servidores da Educação do Estado, sem falar das consignações que lhes são repassadas pelas prefeituras.

Opinião dos leitores

  1. Zé, essa conversa de sindicato que luta pela categoria é papo de quem está recebendo algum. O sindicato usa os professores para eleger seus escolhidos. A categoria que tem um Deputado estadual e outra federal além de uma Vereadora( e aponte qual categoria contra com tamanha representatividade) ainda não percebeu que apenas serve como curral eleitoral.
    Quanto aos apaniguados é simples: independente de quando começou a mamata, demonstre o amparo legal para que os cofres públicos continuem pagando salário e eles trabalhem para o SINTE.
    Quem luta por posições ética e moralmente desejáveis, deve antes mostrar um conteúdo ético e moral que o autorize a pedir isso. E um bom começo é deixar claro que o Sindicato está legalmente constituído.
    Sendo racional, está a vista de todos que essa greve é apenas para garantir que os apaniguados voltem a vida mansa.
    Encerrando, me responda: o que a situação levada as redes sociais quanto a Secretária atinge o suposto direito perseguido por essa greve? imaginando que ela estivesse incorrendo em alguma ilegalidade, seria isso que justificaria as reivindicações?

  2. Sérgio, "Um erro não conserta outro". O sindicato funcionava assim desde muito tempo, governo após governo, e nem Geraldo Melo, o pior Governador de todos os tempos, antes de Rosalba é claro, mexeu com isso. No entanto, se está errado, vamos corrigir, muito bem. Perguntar não ofende: Será que existe alguma coisa que a Secretaria e esse Governo também esteja fazendo de errado? Porque tem tanta ação judicial contra esse Governo? Porque praticamente todas as categorias estão guerreando com essa gestão Rosada(DELEGADOS E AGENTES DA POLICIA CIVIL, MP, TJRN, Assembléia Legislativa, TCE, Saúde, etc) e somente o sindicato dos professores e os seus profissionais são achincalhados e não possuem motivos para fazer greve? Será que toda a população não sabe que os mais baixos salários entre os servidores e também dos professores em relação a outros estado, são os dos Professores do RN?
    Ruim ou bom, gostando alguns ou não, tem sido o sindicato que tem liderado as lutas que consagraram as conquistas dos trabalhadores em educação do Estado do RN, que sem essas mobilizações jamais teriam conquistado nada, pois esse governo em momento algum concedeu nada sem que fosse demandado por ações judiciais e movimentos de luta. Quem acha que a vida dos Professores do Estado do RN é fácil e mole, faça uma visita e fotografe as estruturas precárias que vai encontrar, além do déficit caótico de servidores e investigue quantos servidores encontram-se a disposição da Assembléia Legislativa sem trabalhar em lugar algum. Professor não recebe SUPER SALÁRIOS, não tem Auxílio Moradia, Auxílio Alimentação e Auxílio Saúde e nem possuem GTNS(Gratificação de Nível Superior de 100%). E ainda tem que fazer cotinha pra comprar a água que bebe e o café que toma no intervalo.
    Caro Primo das Primas, a GENERALIZAÇÃO em qualquer situação ou Profissão, não ajuda muito a compreender os fatos e apenas mancha toda uma classe que com toda a dificuldade histórica, ainda carrega a difícil missão de ensinar um pouco de conhecimento e dar uma noção de valores e Princípios num mundo que desmorona com a desestruturação das família pelo movimento individualista. consumista, egoísta, de ambições e vaidades fugazes. Assim, A Secretária tem o direito de solicitar que os professores do sindicato que não estiverem acobertados pela lei retornem para sala de aula, e isso é parte de uma retaliação a classe que luta pela implantação do plano de cargos e salários e pelo pagamento das horas extras já ganhas numa ação judicial que o Estado e a SECRETARIA SE RECUSAM A CUMPRIR. Como também a Secretária tem que explicar sua situação funcional perante a legislação que regulamenta os impedimentos legais para a acumulação de cargos, no caso principalmente de cargos comissionados e de dedicação exclusiva como são os de Professor Universitário. Todos tem obrigação de andar dentro da legalidade e quem tem rabo de palha não pode tocar fogo no rabo dos outros.

  3. O que deve ser discutido é a omissão do ministério público da secretaria de educação e sindicato em relação a falta de professores na rede onde varias escolas estão sem professores desde o início do ano mas agora está pior pois ouve uma redução na carga horária onde o professor dava 25h em sala oga são 20 imagine o tamanho do déficite , isso em cada professor do estado isso ninguém fala ninguém viu.

  4. Nao é a toa que tem aluno que agride professor. Hoje professor ateando fogo em onibus, estimulando a violencia, querendo emprego sem trabalho, faltando aula; sao corporativistas ao extremo de condenar quem quer trabalhar. Resultado: alunos fracos, violentos, desmotivados, baixos salarios, carreira profissional fraca… Nao adianta aumentar o salario de professor, se este é incompetente. Mas essas palavras jamais devem ser entendidas como generalizadas, ainda há aqueles que sentem prazer na profissão e lutam pelo aluno. Agora esse sindicato é ridículo, os alunos em vez de destruir lojas e onibus poderiam começar pela raiz do problema que é o corporativismo destrutivo desse sindicato. Meritocracia é o caminho.

  5. "CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU."
    Cargos com dedicação exclusiva não são acumuláveis. Essa é a Lei.
    "FAÇA O QUE DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO."
    É importante a Secretária explicar se seus cargos são de dedicação exclusiva ou não e qual é a carga horária total, sob pena de hipocrisia em se exigir de outros o que não dá exemplo.
    "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO."
    A 3 lei de Newton diz que a toda a ação corresponde uma reação de mesma intensidade e sentido inverso. Retaliar o Sindicato por causa de suas lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores em educação massacrados por esse governo medíocre, é bom, mas explicar sua situação funcional ilegal perante a regra de acumulação de cargos , não.
    HÁ Bom!

  6. Não quero saber dessas picuinhas..sindicato-secretária…quero saber da implantação do plano e cargos e salários q foi esquecido, engavetado e nunca cumprido….??

  7. 'Cá pra nós' muitos destes professores que estão de Greve já estão querendo demais. Que coisa já teve vários reajuste, se não está gostando da remuneração vão pro ensino privado!!!

  8. Quando acabam os argumentos, eis que surge o desespero. Dessa turma de não faz nada, digo, de Sindicato, espere-se sempre o que de mais sujo, imoral e antiético possa o ser humano ser capaz de produzir.
    Ainda não apresentaram sequer prova de sua efetiva constituição perante o MTE. Não apresentaram prova que os 36 apaniguados que recebem para ser professor mas trabalham como sindicalistas tem mesmo esse direito.
    Sugeriria que antes de tudo demonstrassem a lisura de suas condutas e reivindicações para não ficar tão explícito que essa greve política não tem qualquer rabisco de moralidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio tem 50% contra 45% de Lula no 2º turno, aponta pesquisa Gerp

Reprodução

Pesquisa Gerp divulgada nesta sexta-feira (16) aponta Flávio Bolsonaro (PL) com 50% das intenções de voto no segundo turno da disputa presidencial, contra 45% do presidente Lula (PT). A diferença é de cinco pontos percentuais.

Segundo o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam responder e 2% disseram que não votariam em nenhum dos dois candidatos.

A pesquisa ouviu 2.400 pessoas entre os dias 14 e 16 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05187/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

BASTIDORES DO MASTER: Mensagens revelam pressão de Vorcaro e negócios de R$ 52 milhões com o Metrópoles, tratados como prioridade

Reprodução

Diálogos encontrados pela Polícia Federal no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, indicam que ele autorizou cerca de R$ 51,9 milhões em pagamentos ao Metrópoles entre 2024 e 2025 e tratou os negócios com o portal como prioridade. As conversas foram reveladas pelo Estadão.

As mensagens também apontam que Vorcaro participava diretamente das negociações com a CEO do grupo, Lilian Tahan, e que reportagens do site sobre um diretor do Banco Central eram discutidas com o banqueiro. Segundo a publicação, o portal teria recebido orientações sobre pautas e submetido conteúdos ao crivo de Vorcaro.

Em dezembro de 2024, quando a então superintendente de comunicação do Master, Ana Lúcia Matos, sugeriu renegociar um contrato de R$ 20 milhões por considerar o valor elevado, Vorcaro rejeitou a proposta. “Não! Coisa mais importante nossa vida é esse Metrópoles”, escreveu.

Entre os negócios citados nas conversas estão um contrato de R$ 6 milhões relacionado à transmissão de jogos da Série D do Campeonato Brasileiro e outro projeto de R$ 25 milhões. Também aparecem pagamentos vinculados a iniciativas de educação financeira.

Um relatório do Coaf, divulgado anteriormente pelo Estadão, identificou R$ 27,2 milhões em repasses diretos do Banco Master ao Metrópoles, apontando transferências subsequentes para empresas ligadas à família do proprietário do portal, Luiz Estevão.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Nikolas ironiza promessas de Lula sobre Bets e maioridade penal


O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) publicou nesta sexta-feira (16) um vídeo ironizando declarações do presidente Lula (PT) sobre as apostas esportivas, as chamadas Bets, e a redução da maioridade penal. Na gravação, o parlamentar debocha do que apresenta como contradições entre promessas e posicionamentos do petista.

Ao abordar as Bets, Nikolas imita Lula e ironiza: “Mas eu vou acabar com as Bets, hein! Já acabei, inclusive. Por que que eu não fiz antes? Porque eu esqueci! Eu esqueci!”.

O vídeo também mira o posicionamento de Lula sobre a maioridade penal, tema em debate no Congresso durante a tramitação da PEC da Segurança Pública. O presidente declarou ser favorável à redução de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos, mas defendeu que a discussão ocorra somente após a votação da proposta.

“Eu sou favorável a reduzir para 16, mas não discutindo nessa PEC, porque essa PEC não é para discutir isso. Primeiro, você discute a PEC, aprova a PEC e aí pode discutir a maioridade penal ou não”, declarou Lula.

Com informações da 96 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão de Direitos Humanos

Minuto da Câmara de Natal no ar, trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE manda governo Lula abrir dados de publicidade para apurar possível excesso de gastos em ano eleitoral

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o governo do presidente Lula (PT) apresente dados detalhados sobre despesas com publicidade entre 2023 e 2025 e no primeiro semestre de 2026.

A decisão unânime atende a uma ação apresentada pelo Partido Liberal (PL), que questiona os gastos em ano eleitoral. O PL acionou a Justiça Eleitoral para verificar se as despesas com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026 ultrapassaram a média do mesmo período dos três anos anteriores, limite previsto na Lei das Eleições.

A determinação obriga a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) e o órgão responsável pela administração orçamentária do Executivo federal a fornecer os registros em formato digital aberto, pesquisável e auditável.

As informações devem incluir valores, datas, contratos, processos administrativos, cancelamentos e detalhes das campanhas publicitárias, permitindo rastrear os recursos utilizados.

Relator do caso, o ministro André Mendonça afirmou que o acesso aos dados é necessário para permitir a fiscalização e verificar o cumprimento da legislação eleitoral. A decisão não conclui que houve irregularidade nos gastos do governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Flávio Bolsonaro ironiza mudança de posição do PT sobre redução da maioridade penal: “tinha que ter eleição toda semana”

O senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) ironizou a mudança de posicionamento de integrantes do PT sobre a redução da maioridade penal. Em transmissão ao vivo na quinta-feira (15), ele afirmou que o Brasil deveria ter eleições semanais para que políticos mudassem de opinião.

“Vocês não sabem, a bancada do PT estava ensaiando apresentar uma emenda também a favor da redução da maioridade penal. Olha! Rapaz, tinha que ter eleição toda semana, cara. O pessoal se converte, vai para a igreja, é uma maravilha”, declarou Flávio.

A reação ocorreu após o senador Camilo Santana (PT-CE) apresentar uma emenda à PEC da Segurança Pública para reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes hediondos. A proposta foi apresentada em meio à articulação da oposição, liderada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que defende a redução para 16 anos como regra geral e para 14 anos em determinados crimes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Deborah Secco repudia comentários de Vorcaro e ex-executivo da Globo: “machistas, desrespeitosos e irresponsáveis”

Fotos: Reprodução

A atriz Deborah Secco repudiou comentários de teor sexual feitos sobre ela pelo banqueiro Daniel Vorcaro e pelo ex-executivo da Globo Fred Kachar em conversas obtidas pela Polícia Federal (PF). Em nota enviada à coluna de Lucas Pasin, do Metrópoles, a assessoria classificou as mensagens como “machistas, desrespeitosas e irresponsáveis”.

As conversas ocorreram após o Baile da Vogue de 2024, no Rio de Janeiro. Em uma delas, Kachar afirmou que Deborah “estava pra jogo”. Vorcaro respondeu que ela estava “muito feia”, enquanto o ex-executivo declarou que só olhava para o corpo da atriz.

A assessoria esclareceu que Deborah nunca conheceu Vorcaro e que sua relação com Kachar sempre foi estritamente profissional, sem vínculo pessoal. Também negou que a atriz e Sabrina Sato, igualmente citada nas mensagens, estivessem em uma festa com os dois. Segundo a equipe, elas trabalhavam no evento.

A nota criticou ainda o uso da imagem da artista para alimentar especulações e afirmou que comentários desrespeitosos sobre mulheres não devem ser tratados com naturalidade.

Na quinta-feira (15), o Grupo Globo anunciou a demissão de Fred Kachar do cargo de diretor-geral de Mídia Impressa e Rádio, após a repercussão das conversas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Senado deve votar PEC da Segurança na próxima semana, e governo Lula quer adiar debate sobre redução da maioridade penal

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenta viabilizar a votação da PEC da Segurança Pública no Senado na próxima semana, mas quer deixar a discussão sobre a redução da maioridade penal para uma proposta separada. O tema provocou divergências entre governistas e oposição e levou ao adiamento da votação prevista para quinta-feira (15).

A intenção do governo é aprovar o texto e permitir a criação do Ministério da Segurança Pública antes do segundo turno das eleições. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), retirou a proposta da pauta para ampliar o debate e permitir um acordo sobre as emendas apresentadas.

Lula defendeu, durante sabatina no Jornal Nacional, reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes hediondos. A declaração marcou uma mudança em relação à posição tradicional do PT, mas o governo quer discutir o assunto separadamente da PEC da Segurança.

A oposição, por sua vez, quer incluir a redução no texto. O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, apresentou uma emenda que prevê maioridade penal de 16 anos como regra geral e de 14 anos para crimes como homicídio hediondo, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e participação em organizações criminosas.

O governo busca um acordo para votar a PEC sem essas alterações. A proposta amplia a integração entre União, estados e municípios no combate à criminalidade e fortalece a atuação federal na área. A retomada da votação depende das negociações entre os senadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Mourão defende nome de Rogério Marinho para presidir o Senado em 2027

O senador Hamilton Mourão (PL-RS), em entrevista ao “Estúdio i”, na Globonews, nesta sexta-feira (16), defendeu o nome do senador Rogério Marinho (PL) para presidir o Senado em 2027.

“O Rogério, dentro do nosso grupo, é aquele que tem liderado as nossas principais ações. Eu vejo que ele é alguém que está muito bem posicionado para ser eleito o novo presidente do Senado”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ícones do cenário empresarial, estrutura ampliada e proposta mais imersiva marcam expectativa para o 11º Fórum Negócios Experience

Evento acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Convenções de Natal, com mais de 30 especialistas convidados e previsão de 7 mil inscritos

Como estruturar um negócio para crescer com segurança e constância? Como acelerar resultados e expandir as fronteiras da empresa em um mercado cada vez mais competitivo? Essas são algumas das questões que estarão no centro do 11º Fórum Negócios Experience 2026, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. O encontro reunirá empreendedores, executivos e especialistas de diferentes áreas para discutir caminhos para a transformação empresarial e criar conexões capazes de gerar novas oportunidades de negócios.

A programação deste ano será orientada pelo tema “O Mapa da Expansão”, inspirado no novo livro do CEO do Fórum Negócios Group, Jean Valério. A proposta é levar ao palco discussões sobre modelo de negócios, alavancagem de produto e posicionamento, propulsão com growth e alta performance em vendas, aproximando o conhecimento empresarial dos desafios enfrentados por quem empreende e lidera organizações no Brasil.

Mais do que uma agenda de palestras, o evento oferece uma estrutura voltada à troca de experiências e à geração de negócios – ainda mais reforçada nesta edição. Entre as novidades estão: praça de alimentação mais completa, área expo ampliada, estandes maiores, mais espaços de experiência e ativação, e novos ambientes de relacionamento. Além disso, a produção também terá recursos de iluminação, sonorização, pirotecnia, cenografia e ativações para tornar a experiência mais imersiva para o público esperado de 7 mil inscritos.

O line-up reúne nomes reconhecidos no mercado nacional. Entre os especialistas confirmados estão o economista Ricardo Amorim; o CEO do Rock in Rio, Luis Justo; a Shark Tank e CEO da Atom, Carol Paiffer; a sócia da XP Vivian Sesto; a Shark Tank e empreendedora serial Camila Farani; a CEO da Editora Gente, Rosely Boschini; a psicóloga Heloísa Capelas; o estrategista empresarial Antônio Napole; o CEO da StartSe, Piero Franceschi; o especialista em oratória Giovanni Begossi; o neuropsicólogo Eduardo Shinyashiki e o especialista em crescimento de negócios e franchising Leonardo Castelo. Ao todo, estão previstos mais de 30 palestrantes.

A combinação entre conteúdo especializado e oportunidades de relacionamento busca atender tanto empresários que estão iniciando suas operações quanto os que procuram novos caminhos para expandir os negócios.

De acordo com Jean Valério, a escolha das temáticas e dos palestrantes acompanha demandas do núcleo empresarial brasileiro identificadas por meio de pesquisas de mercado. “Detectamos que os empresários buscam mais segurança nas decisões, crescer mais rápido e com mais estabilidade, e ter mais tempo. Por isso, trouxemos para o 11º Fórum Experience a metodologia que já aplicamos no nosso programa de aceleração empresarial, o Fórum Negócios Select, e que trabalha os principais fundamentos necessários para impulsionar negócios em diferentes estágios”, explica o fundador do Fórum Negócios Group.

Os ingressos para o 11º Fórum Negócios Experience estão disponíveis no site oficial do evento: forumnegocios.com.br. Esta edição é apresentada pela Brisanet e conta com patrocínio de Aerotur, Editora Gente, Emprotur, Justiz Terceirização, Kiwify, LocaInfo, Mirella Procópio Arquitetura, NowPro.AI, Viver Saúde, 3corações, Arena das Dunas, Fecomércio RN, Hospital Paulo Gurgel, Humana Saúde, Petisqueria, Universidade Potiguar (UnP), UPChina, Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Certtus Consultoria de Alimentos, ClickMassa, Favorito, Lion Brazil, MOV, Nordestão, Pão Cadice, Pittsburg, Plugtech, Produtiva Jr, Sankhya, Slup Sorvetes, Vectacont, Woopo, WRL Boné, Alport Libras, MB Limpeza Urbana, BAND RN, Grupo Dial Natal, TCM e TV Tropical.

SERVIÇO
11º Fórum Negócios Experience
💬Tema: Mapa da Expansão
📆Data: 5 e 6 de novembro de 2026
📍Local: Centro de Convenções de Natal
🎟️Ingressos: forumnegocios.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *