Religião

Veja os horários das missas de Ano Novo na capital potiguar, região metropolitana e interior

Confira os horários das missas Ano Novo para Natal, Região Metropolitana e outras cidades no interior do Rio Grande do Norte, divulgados pela Arquidiocese de Natal.

PARÓQUIA (Igreja Matriz) 31/12 01/01
Catedral Metropolitana 8h, 11h, 16h30, 19h 19h
Área Pastoral N Sra Impossíveis – Cidade Satélite 18h
Bom Jesus das Dores – Ribeira 18h 17h
Cristo Rei – Pirangi 19h30 19h30
Imaculada Conceição – Loteamento Aliança 20h
Nossa Senhora Aparecida – Neópolis 19h30 19h30
Nossa Senhora da Apresentação – Cidade Alta 18h
Nossa Senhora da Assunção – Guarapes 20h30
Nossa Senhora Auxiliadora – Felipe Camarão 20h
Nossa Senhora da Candelária – Candelária 18h
Nossa Sra da Esperança – Cidade da Esperança 19h 19h
Nossa Senhora de Fátima – Parque das Dunas 23h30
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Quintas 00h 8h / 19h
Nossa Senhora dos Navegantes – Redinha 21h
Sagrado Coração de Jesus – Morro Branco 20h 17h
Santa Clara – Pitimbu 19h 19h
Santa Luzia – Boa Esperança 21h
Santa Maria Mãe – Conj. Santa Catarina 21h 19h
Santa Rita de Cássia – Ponta Negra 18h
Santana – Capim Macio 18h
Santana – Soledade 2 19h30
Santo Ambrósio Francisco Ferro – Planalto 19h
Santo Afonso Maria de Ligório – Mirassol 19h 19h
Santo Antônio de Pádua – Parque Coqueiros 21h
Santuário dos Mártires – Nazaré 22h 17h
São Camilo de Léllis – Lagoa Nova 17h 19h
São Francisco de Assis – Cidade Satélite 18h 18h
São João Batista – Lagoa Seca 19h 18h
São João Batista – Vila de Ponta Negra 19h 19h
São João Bosco – Gramoré 6h, 20h30 8h, 19h15
São José – Cidade Nova 21h
São José de Anchieta – Lagoa Nova 19h30
São Pedro Apóstolo – Alecrim 17h 17h
São Sebastião – Alecrim 19h30 19h
São Tiago Menor – Santarém 20h 18h

 

GRANDE NATAL

PARÓQUIA (Igreja Matriz) 31/12 01/01
Área Past. Santo Expedito – Jardim Petrópolis 19h45
Nossa Senhora da Conceição – Macaíba 20h
Nossa Senhora da Conceição – Nova Parnamirim 19h 19h
Nossa Senhora de Fátima – Parnamirim 22h
Nossa Senhora do Carmo – Parque das Nações 19h30 18h
Santo André de Soveral – Emaús 17h
São Gonçalo – São Gonçalo do Amarante 22h
São João Batista – Pitangui 20h
São Lucas – Conjunto Amarante 19h30
São Mateus Moreira – Cidade Verde 20h 19h

 

INTERIOR

PARÓQUIA (Igreja Matriz) 31/12 01/01
Área Past. N. Sra. da Saúde – Boa Saúde 23h 19h30
Área Past. N Sra dos Navegantes – Rio do Fogo 22h
Nossa Senhora da Conceição – Ceará-Mirim 21h
Nossa Senhora da Conceição – Maxaranguape 22h 7h
Nossa Senhora da Conceição – Santo Antônio 20h
Nossa Senhora da Conceição – São Rafael 22h
Nossa Senhora da Conceição – São Tomé 22h30
Nossa Senhora da Pureza – Pureza 22h
Nossa Senhora das Dores – Brejinho 22h
Nossa Senhora das Graças – Afonso Bezerra 23h
Nossa Senhora de Fátima – Passa e Fica
Nossa Senhora de Nazaré – Parazinho 22h30
Nossa Senhora do Amparo – Coronel Ezequiel 21h
Nossa Senhora do Livramento – Taipu 22h
Nossa Senhora do Rosário – Alto do Rodrigues 22h
Nossa Senhora dos Prazeres – Goianinha 22h
Nossa Sra Perpétuo Socorro – Barcelona 22h
Sagrado Coração de Jesus – Riachuelo 20h
Santa Teresinha – Tangará 23h
Santa Rita de Cássia – Santa Cruz 22h30
Santana – Santana do Matos 22h
Santo Antônio de Lisboa – Tibau do Sul 22h15 19h30
São Francisco de Assis – Lagoa de Pedras 21h
São João Batista – Arez 22h
São João Batista – Montanhas 22h30
São João Batista – Pendências 22h30
São Paulo Apóstolo – São Paulo do Potengi 22h
São Pedro Apóstolo – São Pedro 21h
São Vicente Férrer – Itajá= 20h 17h

 

OUTROS

LOCAL 31/12 01/01
Anfiteatro do campus da UFRN – Natal 19h
Colégio Nossa Senhora de Fátima – Tirol – Natal 18h
Igreja Sagrado Coração de Jesus – Poço Branco 20h
Santana – Passagem 20h

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lei “Juliana Soares” é aprovada por unanimidade na Câmara de Parnamirim

Foto: reprodução

Foi aprovado, nesta quarta-feira (13), o projeto de lei ordinária “Juliana Soares”, que proíbe pessoas condenadas pelo crime de feminicídio, de forma tentada ou consumada, de assumir cargos públicos no município de Parnamirim. O projeto foi apresentado inicialmente pelo vereador Michael Borges, mas devido a sua importância, foi solicitado que houvesse a assinatura coletiva, reconhecendo que esse é um tema que sensibiliza todos os mandatos da Casa Legislativa.

O projeto de lei ordinária nº. 178/2025 tramitava em regime de urgência desde o dia 5 de agosto. Durante a 80ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim, nesta quarta (13), os vereadores decidiram pela aprovação de forma unânime do projeto que agora segue para sanção do Poder Executivo.

Durante a apresentação do projeto de lei, no dia 5 de agosto, Michael Borges destacou que a medida é um passo importante para que o município adote uma postura firme contra a violência de gênero: “Não podemos permitir que pessoas condenadas por feminicídio ocupem funções públicas e representem a população. A violência contra a mulher é uma chaga social que precisa ser combatida com leis severas e exemplos claros de intolerância a esse tipo de crime”, afirmou o parlamentar.

“Essa lei que leva o nome de Juliana é uma resposta dessa Casa Legislativa, em pleno Agosto Lilás, com relação às agressões sofridas pelas mulheres”, discursou o vereador Michael Borges durante a votação. Juliana Soares foi brutalmente agredida com 61 socos dentro de um elevador pelo seu ex-companheiro, o caso chamou a atenção em todo o país.

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Braga Netto nega plano de golpe e pede para ser absolvido pelo STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em alegações finais apresentadas ao STF (Supremo Tribunal Federal) nesta quarta-feira (13), a defesa do general Walter Braga Netto pediu para ser absolvido na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Braga Netto está preso preventivamente desde dezembro do ano passado, por obstrução de Justiça, no Rio de Janeiro.

A etapa processual de apresentação das alegações finais é a última antes do relator, ministro Alexandre de Moraes, concluir seu relatório e voto para disponibilizar o caso para julgamento na Primeira Turma do STF.

O general integra o chamado núcleo 1, considerado o grupo principal pela PGR (Procuradoria-Geral da República) na trama golpista, junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid e outros réus.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPMI do INSS será instalada na próxima semana, diz Alcolumbre

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), disse nesta quarta-feira, 13, que a CPMI do INSS será instalada pelo Congresso na próxima semana. A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito vai investigar o esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Alcolumbre falou sobre a instalação durante a sessão deliberativa do plenário.

“A nossa expectativa era que nós pudéssemos, ainda no dia de hoje, instalar. Ainda há pouco falei com o presidente [da Câmara] Hugo Motta e ele me pediu que nós pudéssemos fazer a instalação da CPMI na próxima semana, impreterivelmente. Este é o meu desejo, acordado com o presidente Hugo, para fazermos a instalação na próxima semana, já que hoje os líderes partidários da Câmara completaram as suas indicações [de membros]”, declarou o congressista.

Ele ressaltou ainda que o senador Omar Aziz (PSD-AM) será o presidente da comissão e que o relator será um deputado federal.

O colegiado foi criado em 17 de junho, com a leitura do requerimento de criação por Alcolumbre, em sessão conjunta das duas Casas Legislativas. O requerimento havia sido protocolado em 12 de maio pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e a deputada Coronel Fernanda (PL-MT).

A CPMI do INSS será constituída de 15 deputados federais e 15 senadores, com igual número de suplentes. O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 180 dias, e as despesas foram orçadas no valor de 200 mil reais.

Quem serão os membros da CPMI do INSS?

A criação da CPMI do Roubo das Aposentados teve o apoio de 248 deputados federais e 44 senadores. Considerando membros titulares e suplentes, pelo Senado, o PL tem o direito de indicar três integrantes, o MDB, o PSD e o PT, dois cada, e o União Brasil, o Podemos, o PSDB, o PSB, o PDT, o PP e o Republicanos, um cada.

Já pela Câmara, o PL tem direito a indicar três, a federação PT-PCdoB-PV e o União Brasil, dois cada, e o PP, o PSD, o Republicanos, o Podemos, a federação PSDB-Cidadania, o PDT, o Avante e o Novo, um cada.

Parte dos nomes escolhidos já foi revelada. O PL terá os deputados Coronel Chrisóstomo (PL-RO), Coronel Fernanda (PL-MT) e Bia Kicis (PL-DF) como titulares, e os deputados Zé Trovão (PL-SC) e Fernando Rodolfo (PL-PE) como suplentes.

O Republicanos escolheu Damares Alves para estar na comissão mista. O PSD, os deputados Sidney Leite (AM) e Carlos Sampaio (SP). Já a federação PT-PCdoB-PV optou pelos deputados Alencar Santana (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS) como titulares, e Rogério Correia (PT-MG) e Orlando Silva (PCdoB-SP) como suplentes.

Uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados e inquirir testemunhas.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Rússia restringe chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp e no Telegram

Foto: reprodução

O governo da Rússia decidiu restringir chamadas de áudio e vídeo nos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, argumentando que essa é uma forma de “combater criminosos”. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (13/8) pelo Serviço Federal de Supervisão de Comunicações, Tecnologia da Informação e Mídia de Massa (Roskomnadzor).

Segundo autoridades russas, chamadas realizadas nos aplicativos tem sido usadas para criminosos aplicarem golpes no país, além de servirem como meio para envolver cidadãos do país em “atividades de sabotagem e terrorismo”.

Em entrevista à mídia estatal da Rússia, o vice-presidente do Conselho Público do Ministério do Desenvolvimento Digital da Rússia, Rifat Sabitov, justificou a decisão pela falta de colaboração das plataformas.

“Empresas como Telegram e WhatsApp ignoram os requisitos das autoridades de supervisão russas, não respondem à solicitação do Ministério Público e não bloqueiam canais óbvios de phishing [espécie de ataque cibernético] e fraude”, declarou Sabitov.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Digital, as chamadas no WhatsApp e Telegram podem ser restabelecidas no país se as empresas cumprirem requisitos da legislação do país. A pasta, contudo, não deixou claro quais são as exigências.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Deputado chama plano de Lula de “paliativo e eleitoreiro”

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco (PL-RS), criticou duramente o novo plano de crédito anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A medida, que prevê a liberação de R$ 30 bilhões para empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos, foi classificada por Zucco como “paliativa e eleitoreira”.

“O governo Lula anunciou, com pompa e circunstância, um programa de ‘auxílio’ às empresas supostamente para enfrentar os impactos das barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos. Mas a verdade é que essa medida é meramente paliativa, eleitoreira e incapaz de resolver o problema real”, afirmou o deputado.

Zucco defende que o governo deveria buscar uma reaproximação diplomática com Washington, em vez de lançar uma linha de crédito interna.

“O maior e melhor auxílio que o governo poderia dar às empresas brasileiras seria parar de atacar os Estados Unidos, cessar as alianças vergonhosas com ditaduras e o alinhamento automático a regimes hostis ao Ocidente, e o presidente Lula ligar pessoalmente para o presidente norte-americano para restabelecer uma negociação direta e franca”, completou.

O plano do governo inclui uma linha emergencial de crédito voltada principalmente para pequenas e médias empresas exportadoras, além de estratégias para absorver produtos que não conseguirem ser exportados — especialmente os perecíveis.

A proposta surge após semanas de pressão do setor produtivo e busca mitigar os efeitos das sobretaxas impostas pelos EUA a produtos brasileiros, como aço e derivados agrícolas.

Além de Zucco, o senador Ciro Nogueira (Progressistas) também criticou a medida petista. Em uma rede social, ele pediu que Lula sente para negociar com o presidente Donald Trump e deixe “a ideologia de lado”.

“Lançar auxílio aos setores afetados pelo tarifaço mas continuar os ataques aos EUA e a recusa em ligar para o presidente americano é como colocar gaze na ferida exposta: ajuda, mas não resolve. O socorro era importante e vem com atraso. Mais importante, no entanto, é deixar a ideologia de lado e sentar à mesa para negociar, coisa que Lula continua se recusando a fazer”.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Oposição elabora carta a embaixadas com “denúncia” contra Moraes

Foto: Antonio Augusto/STF

Parlamentares da oposição elaboraram uma carta que será enviada a embaixadores e representantes diplomáticos de outras nações em Brasília. Com o título “Denúncia formal contra o Ministro Alexandre de Moraes por violações sistemáticas aos direitos humanos, repressão política e uso autoritário do Poder Judiciário no Brasil”, o grupo pretende chamar a atenção para o embate com o magistrado.

“Os atos contínuos e sistemáticos do Ministro configuram uma escalada sem precedentes de autoritarismo judicial, ameaçando diretamente o Estado de Direito, a normalidade institucional e os direitos fundamentais em nossa nação”, diz trecho do documento. “O que observamos no Brasil não são incidentes isolados, mas sim a consolidação de uma autocracia togada, onde um único homem acumula poderes para investigar, julgar, punir e censurar, desvirtuando os pilares de nossa democracia”.

Brasília conta com 133 embaixadas. A intenção é distribuir a carta a todas. Para ilustrar as supostas “violações de direitos humanos” por parte do ministro, são apresentados um resumo de casos considerados “emblemáticos”. Entre elas a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL).

Também são listados o fato de o ex-ministro Walter Souza Braga Netto estar preso, a situação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e as medidas cautelares contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES).

“O que está em questão não é somente perseguição contra o ex-presidente Jair Bolsonaro ou alguns parlamentares. Trata-se da consolidação de uma jurisprudência de exceção, onde qualquer cidadão poderá ser alvo de medidas semelhantes por discordar e criticar decisões judiciais da Suprema Corte, sob o pretexto transformista de defesa da democracia”, completa.

No texto, os parlamentares dizem que essa suposta escalada autoritária poderá comprometer seriamente o processo eleitoral de 2026 e a integridade democrática do país. “A manutenção silenciosa desse modelo abrirá precedente para regimes futuros que usarão o Judiciário como instrumento de dominação política. O que hoje é exceção contra um adversário pode amanhã se tornar regra contra todos”.

O grupo pede ainda que cada representação diplomática registre tais denúncias junto a ONU (Organização das Nações Unidas), OEA (Organização dos Estados Americanos), CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) e o Parlamento Europeu.

Também é solicitado o envio de observadores internacionais ao Brasil e um posicionamento público institucional “contra as arbitrariedades do Ministro Alexandre de Moraes”.

“Acreditamos firmemente que a manifestação de repúdio da comunidade internacional é crucial para assegurar que o Brasil não siga o caminho da supressão democrática, pois a neutralidade diante da injustiça é a semente de toda tirania”, finaliza o texto.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente da Mercedes-Benz janta e inaugura Sala STA Motors no Cicchetti Midway

Foto: reprodução

O restaurante Cicchetti Midway acaba de elevar o conceito de sofisticação com sua sala reservada, agora chamada STA Motors Mercedes-Benz. A inauguração da sala foi celebrada em grande estilo com um jantar especial, marcado pela presença de Ronald Koning, presidente da Mercedes-Benz no Brasil, além da presença de Marcelo Vadalá, diretor comercial da STA Motors e Renata Varela, gerente comercial.

Sala Reservada Cicchetti

A sala reservada do restaurante Cicchetti Midway é perfeita para momentos especiais. O espaço acomoda até 18 pessoas com total privacidade, seja para um jantar intimista, uma boa degustação de vinhos ou uma reunião entre amigos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Essa bosta que o governo americano está fazendo pode não dar certo para eles”, comenta Lula

O presidente Lula comentou a estratégia econômica do governo americano, e falou que “essa bosta que o governo americano está fazendo pode não dar certo para eles”. Para ilustrar seu ponto, Lula citou o alto preço de um quilo de contrafilé nos EUA, que, segundo ele, foi divulgado a US$150.

O presidente também reforçou o otimismo em relação à economia brasileira, especialmente no setor de agronegócio. Ele afirmou que o Brasil “vai continuar assustando muita gente” porque “vai continuar melhorando a nossa produção”. Lula citou diversas áreas, como milho, soja, frango, feijão, arroz e café, prometendo que o país “vai continuar melhorando a produção”.

Jovem Pan News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do RN contesta metodologia, mas confirma números do relatório

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Após a publicação da reportagem sobre o fechamento do 1º semestre de 2025 com arrecadação recorde e desequilíbrio fiscal, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN) enviou nota em que afirma que a análise apresentada teria utilizado uma comparação “inadequada” entre despesas empenhadas para todo o exercício e receitas arrecadadas apenas nos seis primeiros meses do ano.

Segundo a pasta, o valor de R$ 4,7 bilhões citado na matéria corresponde a despesas empenhadas para 2025 que ainda não foram pagas e, portanto, não se configuraria como déficit consolidado.

Segue Nota completa do Governo:

Nota de Esclarecimento

A respeito da matéria publicada pelo Blog do BG, sob o título “Governo do RN fecha 1º semestre com arrecadação recorde, mas já conta com déficit de R$ 4,7 bilhões”, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN) esclarece que a informação veiculada apresenta inconsistências técnicas e metodológicas.

A suposta “dívida futura” de R$ 4,7 bilhões mencionada na reportagem decorre de uma comparação inadequada entre dados incompatíveis sob os aspectos temporal e conceitual. O valor citado refere-se a despesas empenhadas para todo o exercício de 2025 (empenhos estimativos e globais), enquanto é confrontado com as receitas efetivamente arrecadadas apenas no primeiro semestre do ano — ou seja, uma análise parcial, comparando despesas empenhadas para 12 meses com receitas arrecadadas em apenas seis.

Esse procedimento desconsidera as normas básicas da contabilidade pública e compromete a precisão da informação, ao adotar um critério que não reflete a real situação fiscal do Estado.
De acordo com a metodologia correta, amparada pela legislação vigente, a
análise deverá ser feita entre receitas arrecadadas e despesas liquidadas até o primeiro semestre de 2025, que indica um superávit de R$ 938,4 milhões. Essa é a abordagem recomendada até o quinto bimestre de cada exercício financeiro, conforme as normas de execução orçamentária.

A Secretaria da Fazenda reforça seu compromisso com a transparência e a responsabilidade fiscal, e se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte

Nota da redação:

Apesar da “divergência”, os dados citados na reportagem — arrecadação de R$ 11,47 bilhões no semestre, empenhos de R$ 14,74 bilhões, liquidação de R$ 10,53 bilhões e pagamentos de R$ 10,00 bilhões — constam no próprio Relatório Resumido de Execução Orçamentária do Estado.

Os dados aparecem nas tabelas do Relatório Resumido de Execução Orçamentária e a apuração está baseada em informações oficiais.

O que foi apresentado com déficit na reportagem não significa rombo imediato nas contas, quando tecnicamente é um passivo que ainda pode ser quitado ao longo do exercício. No entanto, já demonstra compromissos assumidos e ainda não quitados e que o Estado já empenhou mais de 63% dos recursos disponíveis para todo o ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Minuto da Câmara Municipal de Natal – Comissão Especial de Inquérito

Minuto da Câmara de Natal no ar trazendo os assuntos mais importantes debatidos na última semana, na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *