Política

Vem ai o 29º partido do País. PDN

Josias de Souza

Receita de novo partido: pega-se uma pitada de pragmatismo. Mistura-se aos outros três ‘ismos’ essenciais: oportunismo, governismo e banditismo.

Com ataques à velha legenda e divergências, faz-se um motivo. Com raspas de emendas e favores, faz-se o rol de adesõe$.

Leva-se a mistura ao fogo brando. Azeita-se a grelha com o déficit público. Vira-se lentamente até atingir o ponto. Come-se com o bolso.

Os arquivos do TSE informam que há no Brasil 27 partidos políticos. Livrando-se do fracasso, o PSD de Gilberto Kassab irá à lista como a 28a legenda.

Como se fosse pouco, o deputado federal Diego Andrade (PR-MG) anunciou nesta segunda (18) que vem aí a agremiação de número 29: PDN.

O Partido do Desenvolvimento Nacional nascerá de uma costela do Partido da República, o famigerado PR.

A dissidência do deputado Andrade, liderada pelo tio dele, o senador Clésio Andrade (PR-MG), rebela-se contra o secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto (SP).

Submetidos ao estilo mão-de-ferro que Valdemar impõe ao PR, os Andrade puxam o PDN. O eleitor puxa o ronco. A Viúva agarra-se à bolsa e puxa o 38.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PSTU oficializa candidatura de Dário Barbosa ao Governo do Estado e Rosália Fernandes e Luciana Lima ao Senado

Foto: PSTU/Divulgação

O PSTU oficializou a composição da chapa majoritária do partido para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. Em convenção realizada na Assembleia Legislativa, na quinta-feira (30), a legenda confirmou os nomes de Dário Barbosa para o Governo do Estado e de Rosália Fernandes e Luciana Lima ao Senado.

Dário terá como candidata a vice em sua chapa Fernanda Soares, também filiado ao PSTU. Essa será segunda vez que o sindicalista e professor aposentado das redes municipal e estadual de ensino disputa o cargo de governador do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cristiane Dantas cobra explicações do governo após câmeras quebradas facilitarem fuga em Alcaçuz

A deputada estadual Cristiane Dantas cobrou explicações do governo do estado sobre a fuga dos 11 detentos que escaparam do presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, por volta das 5h30 desta sexta-feira (31). Em video publicado nas redes sociais, a parlamentar falou da preocupação com os criminosos que estão soltos e colocam a Região Metropolitana de Natal em alerta.

Cristiane apontou uma falha que, segundo ela, escancara o problema. “As câmeras de segurança do presídio estão quebradas há mais de 30 dias. Essa falta de gestão, essa falta de ação, essa inércia do sistema penitenciário é que faz com que fugas como essa aconteçam”, afirmou.

Cobrando providências, a parlamentar disse que o episódio não pode ser tratado como caso isolado. “Isso é inaceitável. A população precisa de segurança pública. Precisa saber que tem o direito de ir e vir sem estar correndo risco com fugitivos soltos nas ruas”, pontuou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 34 mil atendimentos reforçam compromisso da UnP com a formação prática e o cuidado com a população potiguar

Educação/Ensino de qualidade que transforma vidas

A formação de profissionais da saúde vai além da sala de aula. Na Universidade Potiguar (UnP), integrante do Ecossistema Ânima, a prática faz parte da experiência acadêmica desde os primeiros períodos e, ao mesmo tempo, gera impacto direto na vida da população. Somente no último ano, os serviços oferecidos pelo Centro Integrado de Saúde (CIS) realizaram mais de 34 mil atendimentos, fortalecendo a formação dos estudantes e ampliando o acesso a atendimentos em diferentes especialidades.

Presente em Natal e Mossoró, o CIS reúne serviços que aproximam ensino e comunidade, permitindo que os estudantes vivenciem situações reais, sempre acompanhados por professores e preceptores. Essa experiência contribui para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades sociais essenciais para o exercício profissional, promovendo uma formação mais completa, humanizada e conectada às necessidades da população, ao mesmo tempo em que estende a oferta de serviços de saúde no Rio Grande do Norte.

Saúde Única como diferencial

Essa atuação está alinhada ao conceito de Saúde Única (One Health), que reconhece a relação entre a saúde humana, animal e ambiental. Na UnP, essa visão orienta a formação de profissionais preparados para atuar de forma integrada e colaborativa, acompanhando as transformações da área da saúde e as demandas da sociedade.

Dentro dessa perspectiva, a unidade Salgado Filho, em Natal, se destaca como referência regional em Fisioterapia Veterinária, evidenciando a conexão entre ensino, assistência e inovação na instituição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cade arquiva inquérito contra o Sindipostos RN e confirma retidão e legalidade do trabalho e posturas da entidade

Cade arquiva inquérito contra o Sindipostos e confirma retidão e legalidade do trabalho e da entidade – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou o arquivamento do Inquérito Administrativo nº 08012.000368/2026-98, aberto para “apurar suposta conduta anticoncorrencial de sindicatos patronais do setor de combustíveis, entre eles o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos RN)”, presidido por Maxswell Flor. A decisão foi publicada no Boletim de Serviço Eletrônico do Cade na quarta-feira (29).

O processo nasceu de um ofício da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), protocolado em março, que relatava manifestações públicas de representantes sindicais do setor sobre reajustes de preços de combustíveis.

À época, o mercado reagia à escalada do conflito entre Estados Unidos, Israel e Irã, que pressionou a cotação internacional do barril de petróleo antes mesmo de qualquer sinalização de reajuste por parte da Petrobras. A Senacon interpretou essas falas como um possível risco de coordenação de preços entre concorrentes e pediu ao Cade que avaliasse a abertura de investigação.

No caso potiguar, o episódio girou em torno de uma publicação do Sindipostos RN no Instagram, em que a entidade manifestava a expectativa de que um desconto do subsídio federal concedido ao setor fosse repassado “ao longo de toda a cadeia produtiva”. A nota técnica que fundamentou o arquivamento reconhece esse registro como o único comentário do sindicato relacionado a fatores concorrenciais no período analisado — nove meses antes e três meses depois do ofício da Senacon — e conclui que um único apelo à redução de preços não configura potencial concorrencial suficiente para caracterizar infração à ordem econômica.

A análise do Cade foi além do post isolado: técnicos da Superintendência-Geral vasculharam sistematicamente site institucional, Instagram, Facebook e X do Sindipostos RN, além dos canais de entidades análogas em outros quatro estados — Sulpetro RS, Sindicombustíveis BA e Minaspetro MG. Em nenhum deles se identificou divulgação de diretrizes, parâmetros de margem, custo ou qualquer sinalização capaz de induzir os revendedores a um comportamento comercial uniforme. Segundo a nota técnica, as informações eventualmente veiculadas tinham origem em fontes públicas e regulatórias (notadamente ANP, Petrobras e centros de pesquisa de mercado) e não em articulação entre concorrentes.

O parecer também compara o caso potiguar a um precedente concreto: o processo administrativo movido contra o Sindicombustíveis DF, no qual o Cade identificou divulgação reiterada de parâmetros de margem, sinalização de comportamento futuro e construção de narrativa de paralelismo entre postos de combustíveis — elementos que, segundo a própria autoridade, não se repetiram no caso do Sindipostos RN.

Para o setor no Rio Grande do Norte, o desfecho tem peso que vai além do aspecto técnico-jurídico. A decisão do Cade reconhece, na prática, que comentar expectativas de mercado em meio a uma crise internacional de preços de petróleo — desde que sem coordenação de conduta — é exercício legítimo de comunicação institucional, e não indício de cartel.

O arquivamento chancela a atuação do Sindipostos RN como entidade representativa séria e tecnicamente cuidadosa, em linha com o papel que sindicatos patronais devem exercer: informar o mercado sem orientar preços.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SESI-RN amplia interiorização do atendimento em saúde ocupacional com clínicas em Mossoró e Caicó

As clínicas do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) em Mossoró e Caicó têm fortalecido a oferta de serviços voltados à saúde ocupacional no interior do Rio Grande do Norte. Com estrutura voltada ao atendimento de trabalhadores da indústria e ao suporte às empresas no cumprimento das normas de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), as unidades em Natal, nas regiões Seridó e do Oeste Potiguar reúnem consultas, exames ocupacionais e programas legais em um único espaço.

Em Mossoró, a clínica oferece consultas ocupacionais, exames laboratoriais, raio X, audiometria tonal e vocal, eletroencefalograma (EEG), eletrocardiograma (ECG), espirometria, avaliação psicossocial, acuidade visual e o Circuito Saúde, conjuntode procedimentos voltados ao acompanhamento da saúde do trabalhador.

A unidade também disponibiliza atendimentos em psicoterapia, fisioterapia, pilates, odontologia, ginástica laboral e massoterapia, ampliando a assistência aos trabalhadores e à comunidade.

Na área de Segurança do Trabalho, são ofertados serviços como elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT), Laudo Técnico de Insalubridade e Periculosidade (LTIP), além de avaliações ambientais e análises ergonômicas.

A Clínica Industrial Camilo Garcia Dantas, em Caicó, inaugurada em 30 de abril com atendimentos iniciados a partir de maio deste ano, ampliou a presença do SESI-RN na região do Seridó e passou a oferecer os principais serviços de saúde ocupacional para trabalhadores e empresas da região.

A clínica realiza consultas ocupacionais, exames laboratoriais, raio X, audiometria tonal e vocal, eletroencefalograma, eletrocardiograma, espirometria, avaliação psicossocial, avaliação psicossocial, exames de acuidade visual e o Circuito Saúde. Também disponibiliza os programas legais de Saúde e Segurança no Trabalho, como PGR, PCMSO, LTCAT e LTIP, além de avaliações ambientais e análises ergonômicas.

Segundo a superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra, a descentralização dos serviços busca facilitar o acesso das empresas e dos trabalhadores à saúde ocupacional. "Nosso objetivo é aproximar os serviços de saúde e segurança do trabalho das indústrias do interior, oferecendo uma estrutura completa para atender
às necessidades das empresas e dos trabalhadores. Com isso, conseguimos agilizar os atendimentos, fortalecer a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais e contribuir para ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, afirma.

Além da realização dos programas ocupacionais obrigatórios (PGR, PCMSO, LTCAT e LTIP,), as clínicas também prestam suporte às empresas na emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), na elaboração dos programas previstos pelas Normas Regulamentadoras (NRs) e no acompanhamento da saúde dos trabalhadores, contribuindo para a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

De acordo com a coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho do SESI-RN, Rayanne Araújo, a concentração desses serviços em um mesmo espaço permite reduzir o tempo de atendimento às empresas e facilitar o cumprimento das exigências legais relacionadas à saúde e segurança do trabalho. “Com unidades em Natal, Mossoró e Caicó, o SESI-RN atua na promoção da saúde do trabalhador por meio de atendimentos clínicos, exames ocupacionais, programas preventivos e ações de segurança do trabalho, atendendo empresas de diferentes segmentos industriais em todo o estado”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Fuga em massa em Alcaçuz é o grande final da incompetência do Governo do PT no RN”, comenta BG

No programa “Meio Dia RN” desta sexta-feira (31), BG comentou a notícia da fuga de 13 detentos do Pavilhão 5 da Penitenciária de Alcaçuz, no início da manhã, incluindo líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), segundo Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte (Sindppen-RN). Dois fugitivos foram capturados. O apresentador também criticou a situação da saúde estadual, que vive mais um capítulo de crise com a paralisação do atendimento nos hospitais privados que prestam serviço pelo SUS devido aos atrasos nos pagamentos de repasses e ao não cumprimento de acordos financeiros anteriormente firmados com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

“Quem está à frente da gestão do Governo do Estado devia ter vergonha na cara, pedir desculpas e sequer lançar candidato a qualquer cargo com a sigla do partido que conduz os destinos do Rio Grande do Norte há sete anos e meio. tudo o que sabem fazer é olhar para o retrovisor e culpar Bolsonaro e Robinson Faria, mesmo Robinson tendo deixado há oito anos o Governo do Estado. Estamos na segunda gestão de Fátima Bezerra. Não diziam que ‘o melhor ia começar’. Onde? O que é que falta acontecer no Rio Grande do Norte?”, comentou BG.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Detentos retiraram vaso sanitário da cela e escavaram passagem pela tubulação para fugir de penitenciária estadual em Nísia Floresta, diz SEAP

Foto: Reprodução/SEAP

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) revelou como os detentos conseguiram fugir da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, na madrugada desta sexta-feira (31).

Segundo a pasta, os presos retiraram um vaso sanitário de concreto e alumínio da cela e escavaram uma passagem pela tubulação, criando um túnel para deixar a unidade.

Inicialmente, 13 detentos conseguiram sair da cela, mas o sistema de monitoramento identificou a fuga e acionou o alarme. Dois presos foram recapturados ainda dentro do presídio, enquanto os outros 11 conseguiram escapar após pular a muralha.

As buscas pelos foragidos continuam com apoio das polícias Penal, Militar, Civil e Rodoviária Federal, da Guarda Municipal de Parnamirim e da aeronave Potiguar 01.

LEIA TAMBÉM: VEJA QUEM SÃO: Seap divulga nomes dos 11 presos que seguem foragidos da Rogério Madruga, na Grande Natal

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Como a Ratts Ratis usa IA para turbinar a criatividade, não para substituí-la

Existe um mito de que IA só produz conteúdo robótico, frio, sem alma. Quem acredita nisso nunca viu a ferramenta nas mãos certas. Na Ratts Ratis, a IA não escreve a campanha no seu lugar — ela amplia o que a nossa equipe consegue criar.

Na prática, isso significa testar dezenas de variações de um conceito em vez de uma, explorar ângulos que levariam dias para mapear no manual e liberar o time para a única coisa que máquina nenhuma faz: a grande ideia, aquela sacada que faz a marca ser lembrada. A criatividade continua profundamente humana. A IA só tira da frente o trabalho repetitivo que sugava as melhores horas da equipe.

O resultado para o seu negócio é direto: campanhas mais ousadas, mais bem testadas e entregues no prazo, sem a correria de última hora que costuma sacrificar a qualidade. Você recebe o melhor dos dois mundos — a sensibilidade de quem entende de gente e a potência de quem domina a tecnologia.

Quer ver criatividade de verdade, turbinada por IA? A Ratts Ratis te mostra. Chama no @rattscom ou no 99215-9781.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospitais suspendem novos atendimentos pelo SUS no RN por falta de repasses

Foto: Reprodução

A falta de repasses financeiros do Governo do Rio Grande do Norte está provocando a suspensão de atendimentos a novos pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais privados que prestam serviços à rede estadual.

O Hospital Rio Grande suspendeu nesta quinta-feira (30) os atendimentos destinados a pacientes encaminhados pelo SUS por meio do Governo do Estado. A unidade atribui a decisão aos atrasos nos pagamentos e ao não cumprimento de acordos financeiros anteriormente firmados com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A situação deve atingir outras unidades a partir deste sábado, 1º de agosto. O Hospital Memorial São Francisco confirmou que também deixará de receber novos pacientes encaminhados pela rede pública. O Hospital do Coração também pode suspender os serviços.

Memorial diz não ter condições de manter novos atendimentos

Em nota divulgada nesta sexta-feira (31), o Hospital Memorial São Francisco afirmou que enfrenta atrasos recorrentes nos pagamentos referentes aos serviços prestados à rede estadual nos últimos meses.

A instituição também relata que parcelamentos acertados anteriormente com o Governo do Estado não teriam sido cumpridos.

Segundo o hospital, a situação financeira chegou a um ponto em que a unidade não consegue mais arcar normalmente com insumos, procedimentos e manutenção das equipes para continuar recebendo novos pacientes encaminhados pelo SUS.

Diante desse cenário, o Memorial São Francisco informou que a suspensão começa neste sábado (1º) e será aplicada aos novos pacientes encaminhados pela rede pública estadual.

A direção afirmou que permanece aberta ao diálogo com a Sesap e que espera a regularização dos pagamentos para restabelecer os atendimentos o mais rápido possível.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio diz que vaga de vice está em aberto e que conversa com partidos

Screenshot

Foto:  Marina Uezema

Questionado pela imprensa na manhã desta sexta-feira (31), o senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a vaga de vice em sua chapa segue em aberto, enquanto mantém conversas com a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

A declaração ocorreu antes de o PP (Partido Progressistas) comunicar que permanecerá neutro na disputa.

“A Tereza Cristina é um quadro excepcional, foi ministra do presidente Bolsonaro, uma referência em várias áreas, em especial no agro, respeitadíssima dentro da política, dentro do país e fora do país. Então, o convite foi feito, ela aceitou e agora estamos nas conversas pra saber se o partido vai avançar ou não”, disse o senador.

Com isso, o PP aceitou rediscutir a posição de neutralidade que havia adotado anteriormente. Contudo, após consulta aos dirigentes estaduais da legenda, a opção foi por reafirmar a isenção no pleito deste ano.

Flávio chegou a admitir que, enquanto aguardava resposta das legendas do centro, sabia que “tudo pode acontecer, inclusive nada”.

A expectativa agora é que Flávio anuncie uma chapa puro-sangue para a disputa presidencial. Os nomes mais fortes são da vereadora Priscila Costa (PL-CE) e da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC).

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *