Verão: boletim do IDEMA aponta boas condições de balneabilidade das praias

O boletim de balneabilidade emitido pelo IDEMA/IFRN nesta sexta-feira, 11, apontou estabilidade na qualidade das águas das praias em relação à última semana. Dos 48 pontos monitorados pelo órgão, apenas o trecho do Rio Pium, no município de Parnamirim, apresentou qualidade imprópria para o banho. Todos os demais pontos monitorados encontram-se em condições favoráveis de balneabilidade, incluindo a praia da Redinha, que permanece própria desde o início do ano.

O boletim de balneabilidade é um serviço prestado à população freqüentadora das praias. Placas de sinalização estão colocadas nas praias indicando aos banhistas se aquele trecho está próprio ou impróprio para o banho.

A balneabilidade das praias faz parte do Programa Água Azul, responsável pelo monitoramento dos corpos hídricos do Estado.

OPERAÇÃO VERÃO

De dezembro deste ano a fevereiro de 2013, período de veraneio, o programa passa a realizar o monitoramento semanal de dezoito pontos adicionais, além dos trinta trechos já monitorados durante todo o ano. Com isso, totalizam-se agora 48 pontos de coleta e análise da qualidade da água das praias, compreendendo basicamente todo o litoral potiguar: de Baía Formosa ao município de Tibau.
Fonte: DNonline