Potiguar de nascimento e dono do maior canal de aviação do YouTube, criador de conteúdo enfrenta doença neurológica rara e busca terapia experimental no exterior. Imagem: Reprodução
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) manifestou nesta quarta-feira (27) solidariedade ao comunicador e especialista em aviação Lito Sousa, natural de Natal, que enfrenta uma doença neurodegenerativa rara e busca acesso a um tratamento experimental nos Estados Unidos. Médica de formação, a senadora colocou o mandato à disposição da família para apoiar o esforço de viabilizar essa terapia.
Joselito Geraldo de Sousa, o Lito Sousa, nasceu em Natal em 25 de janeiro de 1967. Piloto, mecânico de aviação e especialista em segurança de voo, com passagens por companhias como Varig, Transbrasil e United Airlines, ele construiu ao longo dos anos uma das trajetórias mais reconhecidas da comunicação sobre aviação no país. À frente do canal “Aviões e Músicas”, que reúne milhões de inscritos e é o maior do gênero no YouTube brasileiro, Lito se notabilizou por explicar, com simpatia, didática e simplicidade, como funcionam os aviões e as viagens aéreas — desmistificando o setor, inspirando jovens e ajudando milhões de pessoas a superar o medo de voar. Também é autor do livro Onde Morrem os Aviões e idealizador do curso “Sem Medo de Voar”.
O caso de Lito tem comovido o Brasil nas últimas semanas. Em julho, ele revelou um diagnóstico de câncer de próstata; pouco depois, passou a apresentar sintomas neurológicos que levaram a internação e a uma investigação médica mais ampla. Em 21 de agosto, sua esposa, Mila Seidl, informou nas redes sociais que exames confirmaram a doença de Creutzfeldt-Jakob. Desde então, a mobilização em torno do comunicador cresceu — na quarta-feira (27), ele foi homenageado pelo Palmeiras no aniversário do clube, em meio a uma onda de manifestações de carinho de seguidores e de personalidades.
A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma enfermidade neurológica rara e progressiva, provocada por proteínas alteradas (príons) que danificam o tecido cerebral. Ela provoca deterioração rápida das funções motoras e cognitivas, não tem cura conhecida e costuma ter evolução acelerada, com expectativa de vida geralmente inferior a um ano após o início dos sintomas. É justamente essa urgência que tem levado a família a buscar, fora do país, protocolos experimentais em centros de pesquisa de referência.
Em vídeo, a senadora Zenaide destacou a identidade potiguar de Lito e o alcance de seu trabalho. “Como médica, sei o peso que é uma família viver um momento desses. E como senadora do Rio Grande do Norte, quero dizer com sinceridade: o meu mandato está à disposição do Lito, no que a gente puder ajudar.
A parlamentar reforçou que o apoio inclui colocar a estrutura do mandato a serviço das articulações necessárias ao esforço da família obter autorização para o tratamento no exterior, e encerrou com uma mensagem direta: “Lito, o Rio Grande do Norte está com você. O povo potiguar está torcendo e rezando por você.”
O Brasil é um país fadado ao atraso, jamais será uma Nação potente e se igualar aos paises de 1° Mundo! Taí o judiciario que nós temos, a herança maldita do Partido das Trevas, PT e agora quando tivemos a chance de colocar na presidencia um cara DURO, HONESTO, eis que a desgraça bate nossa porta!! O Maldito Covid! Que o SATÂNICO Zé Inácio agradeceu a natureza pela criação do Virus!!! Isso sem falar num Senado e Câmara acuados por conta dos Processos que têm, engavetados prontos para serem usados no momento oportuno!!! Vergonha!!
Governo Bolsonaro finalmente concluindo obras “eternas” iniciadas nos governos do PT e que serviam apenas para suas roubalheira. O nordeste finalmente vai ter água.
E nem Bolsonaro vai terminar isso.
Quando Jesus voltar, vai inaugurar
Na realidade, petistas acéfalos, a transposição do rio São Francisco, foi uma ideia desde a época do D. Pedro II. A única coisa que Lula fez e muito, foi roubar e enganar o sofrido povo do Nordeste, com esse discurso ridículo que só quem é burro cai.
Precisou um nordestino iniciar a obra,com 90 % de realizada,mas o fato de ter dado continuidade é um ponto positivo para o presidenciavel ministro da infra estrutura TARCISIO e ao ministro do desenvolvimento regional,contraponto do presunçoso ministro da economia ,mega Guedes
D Pedro l era nordestino? Ele foi quem fez o 1o projeto, passou por todos, vai terminar o governo Bolsonaro e não conclui. Será se o próximo consegue concluir?
Mais um projeto do LULA…êta Presidente fantástico esse Lula…👏👏👏
Mais um projeto do PT que foi usado por 20 anos como promessa de campanha.
Teve o custo inicial aumentado em 100x e naõ foi concluído para poder continuar sendo promessa de campanha.
Aí aparece esse tal de Bolsonaro sem noção e conclui o projeto, que absurdo! Mais um discurso que o PT não pode mais usar sem fim…
Projeto que não saiu do papel, teve que vir um presidente de verdade e realizar. Sonha mortadelante….kkkkkkk
Bolsonaro fez 5 % da obra e esses doidim acha que foi ele quem fez a obra toda, sai dai bolsoloide genocida
Esse vídeo é desesperador para quem torce contra o Brasil !!!
Mortadela esse troço do bostonaro pegou as obras com mãos de noventa por cento prontas pelo governo Lula e Dilma fique sabendo bostonariano