Vídeo mostra como Sonda Spirit chegou a Marte

O vídeo retrata em pouco mais de seis minutos, como se realizou a viagem de sete meses da Sonda Spirit ao planeta Marte.  A animação é uma versão editada do vídeo original de 2006, e foi postado no youtube há um ano, mas agora animação começa a circular com mais intensidade na web.

A Sonda Spirit  foi um veículo de exploração espacial não tripulado, cuja missão era estudar o planeta Marte, permanecendo ativo de 2004 a 2010. A sonda foi um dos veículos projetados pela NASA para o Programa Mars Exploration Rovers. Pousou com sucesso em Marte em 4 de janeiro de 2004, três semanas antes do outro veículo, Opportunity.

O robô atingiu o tempo planejado para a missão, mas continuou em atividade por mais de 20 vezes o tempo inicial, devido ao excelente condicionamento de seus sistemas. Além disso, o robô percorreu cerca de 7,7 km, ao invés do 1 km que era esperado no início da missão, permitindo uma investigação geológica mais extensa e completa que o previsto.

O Spirit continuou a realizar suas tarefas até 22 de março de 2010, quando a comunicação foi interrompida, ainda tentou-se restabelecer a comunicação até 24 de maio de 2011, quando a Nasa anunciou que os esforços para se comunicar com o Rover tinham terminado. A despedida formal foi planejada na sede da Nasa após o feriado do Memorial Day e foi televisionada pela NASA TV.

Confira o vídeo aqui

 

Related Post