ZONA SUL: Semurb apreende trailer em área pública e autua condomínios por lançamento de esgotos em Natal

Foto: Divulgação

As equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), em ações na Zona Sul de Natal, apreenderam um trailer irregular que ocupava uma área pública, no bairro de Neópolis. E autuaram dois condomínios por lançamento de esgoto em via pública, no bairro de Lagoa Nova. Na apreensão, os fiscais contaram com a apoio tático e logístico do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM/GMN) e de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).

As ações atenderam denúncias da população e ocorreram na sexta-feira (3) com a apreensão do trailer e na quinta (2) com a autuação dos condomínios. “Ao chegar no local, foi constatada a instalação de um trailer e a construção de um baldrame de alvenaria que serviria para criar uma área destinada a colocação de mesas e cadeiras para a exploração comercial do espaço, sem a devida autorização do poder público”, explica o supervisor geral de fiscalização ambiental, Leonardo Almeida.

Um prazo de 72 horas foi dado ao autuado para a remoção voluntária do equipamento no último dia 30 de junho. Como o mesmo não atendeu a determinação da Semurb, os fiscais aplicaram multa e apreenderam o trailer. Foi averiguado, ainda, que a área em que o trailer estava instalado está requisitada no programa Adote o Verde, uma iniciativa municipal para que empresas adotem e cuidem dos espaços verdes, o que vai de encontro com a proposta da privatização do espaço promovida pela instalação de um ponto comercial no local.

Já os em relação aos condomínios, após diversas denúncias junto à Ouvidoria da Semurb, a equipe de fiscalização passou a acompanhar o caso. “Desde outubro de 2019, os condomínios vinham lançando os esgotos brutos da ETE diretamente na via pública, gerando grandes transtornos para a comunidade local”, conta o supervisor de Fiscalização Ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi,

Os dois condomínios, um residencial e outro empresarial, dividiam a mesma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) , que deveria ser individual. “Após tentar resolver o caso com a emissão de notificações, a realização de audiências de conciliação e a concessão de prazos para a resolução do problema, sem que nada tivesse sido concretizado, não restou outra alternativa para Semurb, a autuação com previsão de multa diária em desfavor dos dois condomínios”, afirma Szilagyi.

A aplicação da multa foi em descumprimento aos termos da Lei Municipal 124/2011, que versa sobre o Plano Diretor de Drenagem da capital. O valor da multa aplicado aos condomínios foi de R$ 402,00 (quatrocentos e dois reais) por dia, que serão contabilizados até a resolução definitiva do problema.

A Semurb conta com o apoio da população para realização de denúncias pelo telefone da Ouvidoria que é o (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou pelo e-mail [email protected] .

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Laura disse:

    Por acaso a Semurb nunca passou nas praias urbanas, em Areia Preta?
    Esgoto escorrendo diariamente nas areias das praias.
    Dois pesos e duas medidas.
    Local onde moram ex governador, ex prefeito, deputado, ex senador. Nada fizeram durante sua gestão. Isso vai continuar assim?

  2. Alfredo Paiva disse:

    Acho que o revoltado ai não sabe ler. rssssssssssssss A multa aplicada pela SEMURB para os condomínios é de 402 Reais POR DIA.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tem gente precisando voltar para a escola.

  3. nasto disse:

    E a Av. DOS PINEIRAIS em NEOPOLIS ? Façam uma fiscalização e peçam a documentação das barracas , treilher , cigarreiras, oficinas. Tudo irregular . É só fiscalizar que encontra um verdadeira esculhambação.

  4. Paulo disse:

    Quando vão resolver a Avenida das Alagoas? Carros parando no canteiro… para comprar de tudo,,

  5. Juliano bugueiro disse:

    Venham urgente na avenida da Chegança aqui no Nova Natal, colocaram umas 20 cigarreiras nos canteiros tudo irregular.

  6. Luciana Morais Gama disse:

    Enquanto isso os canteiros das avenidas Das Alagoas e Airton Senna estão cheios de trailers, barracas, toldos, mesas… e ninguém faz nada.

    • disse:

      A Semurb de que trata a reportagem é a do Município de Natal. Se o trecho das Avs. das Alagoas e Ayrton Senna já pertencerem a Parnamirim, a secretaria já não seria a mesma… importante aferir.

  7. Revoltado disse:

    Interessante, para o trailer apreenderam, aplicaram multa em APENAS 72h.
    Já os condomínios que despejaram esgoto desde 2019, só uma multa de 402 reais.

    Ou seja, se for fazer uma merda, que seja grande, porque se for coisa "besta" você se ferra mais.
    O crime realmente compensa aqui no BR

COMENTE AQUI