Diversos

Advogados de Flávio Bolsonaro pedem para senador prestar depoimento no MP

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Os novos advogados do senador Flávio Bolsonaro entraram nesta segunda-feira com pedido para que ele preste esclarecimentos no caso da “rachadinha”, a devolução dos salários dos servidores no antigo gabinete dele na Assembleia Legislativa do Rio.

Luciana Pires e Rodrigo Roca informaram por nota que protocolaram “junto ao MP petição requerendo a oitiva do Senador , à vista do art 8, parágrafo 7, da Resolução 181/2017 do CNMP, bem como, art. 5, LV da Constituição da República , uma vez que ele qd fora intimado figurava como “testemunha “. Após pedido de vista dos autos não mais foi intimado, sendo um direito seu esclarecer pessoalmente os fatos”.

Com a saída do advogado Frederick Wassef, Roca e Pires assumiram a defesa do senador nas investigações sobre a “rachadinha”, prática ilegal de devolução de salários de assessores na Assembleia Legislativa do Rio.

Flávio junto com Fabrício Queiroz, ex-chefe da segurança dele, são investigados por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa pelo Ministério Público do Rio. Na quinta-feira passada, Queiroz foi preso em um sítio de Wassef em Atibaia, no interior de São Paulo.

A iniciativa do senador de pedir para prestar depoimento é uma mudança nas estratégias de defesa até o momento. Antes dissso, em dezembro de 2018, o MP tinha convocado Flávio para prestar depoimento em janeiro do ano passado. No entanto, o senador não compareceu à convocação e passou a entrar com habeas corpus questionando a investigação e pedindo o seu arquivamento.

Desde janeiro de 2019, os antigos advogados de Flávio, liderados por Frederick Wassef, tentaram ao menos nove vezes parar as investigações. O primeiro foi apresentado no Supremo Tribunal Federal e questionava o direito ao foro junto ao STF, uma vez que ele tinha sido eleito para o Senado. O recurso não teve sucesso e acabou negado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Depois disso, a defesa de Flávio passou a apontar o que chamava de quebra de sigilo bancário e fiscal nos relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) que permitiram a identificação de R$ 1,2 milhão na conta de Queiroz e deram início às investigações. O recurso também não obteve sucesso no julgamento do STF em novembro do ano passado.

Na próxima quinta-feira, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) vai julgar um pedido de habeas corpus feito pela defesa do senador em março. Nesse recurso, o senador questiona a competência do juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, para determinar as medidas cautelares do caso da “rachadinha”, a prática ilegal da devolução dos salários dos assessores. Desde abril do ano passado, Itabaiana já determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Flávio e outras 103 pessoas e empresas, além de mandados de busca e apreensão. Na quinta-feira, o juiz também decretou a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, e de sua mulher Márcia Oliveira de Aguiar, que está foragida.

O HC foi apresentado pela advogada Luciana Pires e a defesa sustenta que, como Flávio era deputado estadual no período dos fatos investigados, entre 2007 e 2018, o juízo competente para o caso seria o Órgão Especial do TJ do Rio. Caso a defesa tenha o pedido atendido pelos três desembargadores que julgarão o HC, as decisões de Itabaiana podem ser consideradas nulas. No entanto, os promotores que investigam o caso apontam que há jurisprudência em tribunais superiores garantindo que o direito a foro se encerra quando o mandato termina.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Ensaiaram bem as lorotas para dizer? Cuidado para não deixar mais furos do que essa história já tem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oito cidades do RN ficam sem abastecimento de água neste sábado (27) após furto de cabos em estação elevatória

Foto: Caern/Divulgação

Oito municípios do Rio Grande do Norte ficaram sem abastecimento de água neste sábado (27) após o furto de cabos de energia e a depredação da Estação Elevatória EB03, localizada em Lajes, na região Central do estado. O crime ocorreu por volta das 2h30 da madrugada.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), equipes técnicas foram mobilizadas para realizar os reparos e restabelecer o sistema. A empresa também informou que acionou as autoridades policiais para investigar o caso.

A suspensão do fornecimento de água atinge:

Lajes, Riachuelo (incluindo o distrito de Cachoeira do Sapo), Santa Maria, Jardim de Angicos, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Fernando Pedroza e Pedro Avelino.

A previsão é que os reparos sejam concluídos até as 19h deste sábado, mas a normalização total do abastecimento pode levar até 72 horas, já que a retomada ocorre de forma gradual, com a pressurização da rede. A Caern orienta a população a utilizar a água de forma consciente durante o período, priorizando atividades essenciais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: 34% dos petistas se posicionam à direita, e 14% dos bolsonaristas, à esquerda

Fotos: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo e Daniel Castelo Branco/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Uma pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) mostra que 34% dos que afirmam ser petistas se dizem de direita ou centro-direita, enquanto 14% dos que se dizem bolsonaristas se identificam com a esquerda ou centro-esquerda, o que expõe incoerências entre a identificação ideológica dos brasileiros e o alinhamento a lideranças políticas, segundo o levantamento.

Para medir o alinhamento político, o instituto pediu que os entrevistados se posicionassem numa escala de 1 a 5, em que 1 e 2 indicam bolsonarismo, 4 e 5 petismo e 3 neutralidade. Já a ideologia foi avaliada numa escala de 1 a 7, do extremo à esquerda ao extremo à direita.

Veja detalhes:

  • Entre os petistas, 47% se declaram de esquerda ou centro-esquerda, 9% se dizem de centro e 9% não souberam responder.
  • No grupo dos bolsonaristas, a convergência com a direita é maior: 76% se identificam como direita ou centro-direita, 8% como centro e 2% não souberam classificar.

Personalização da política e confusão conceitual

Segundo cientistas políticos ouvidos pela Folha de S.Paulo, os dados refletem a personalização da política, a confusão conceitual sobre esquerda e direita e o impacto da polarização, que faz com que muitos eleitores se alinhem mais a líderes do que a ideologias.

Panorama geral

  • 47% dos brasileiros se dizem de direita ou centro-direita;
  • 28% se dizem de esquerda ou centro-esquerda.

Já a identificação com lideranças mostra 40% de petistas e 34% de bolsonaristas, indicando peso semelhante entre correntes políticas e ideológicas.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de dezembro, com base em uma amostra de 2.002 eleitores, em 113 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Opinião dos leitores

  1. O que é isso??
    Querem confundir?
    Vão levar até o final da eleição nesse xafurdo, pra depois as urnas do Nordeste cobrir as do país todinho.
    Palhaçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

NATAL EM NATAL: Segundo dia de shows reúne inclusão, grandes atrações e solidariedade

Segundo dia de shows do Natal em Natal reúne inclusão, grandes atrações e solidariedadeFoto: Washington Dantas/Secom

O segundo dia do Natal em Natal, realizado na noite de 26 de dezembro, na Nova Ponta Negra, foi marcado por grande público, diversidade musical, inclusão e emoção. A programação confirma o sucesso do evento, que vem consolidando a capital potiguar como um dos principais destinos de celebrações de fim de ano no país.

Durante a programação, o prefeito Paulinho Freire esteve presente acompanhado da primeira-dama, Nina Souza, e celebrou o êxito do evento. Ele destacou a proposta de unir artistas nacionais e locais, ampliando o alcance da programação e atraindo públicos diversos para curtir a festa em família.

“Tenho certeza do sucesso absoluto dessa festa em seu segundo dia. Natal merece. Aliamos, este ano, artistas nacionais aos da casa, queremos agradar todos os públicos e esperamos todos aqui com muita alegria, para curtir com toda a família. Parabéns para Natal”, afirmou.

A abertura da noite ficou por conta da banda Bonde do Gragra, que deu início à sequência de apresentações. Desde as primeiras horas, o público já ocupava o espaço, incluindo a Área PCD, estrutura que garantiu conforto e acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Entre os presentes estavam Mila Santos e sua filha Elisa Santos, de 26 anos, que convive com fibromialgia. As duas chegaram cedo para acompanhar toda a programação. Mila já havia utilizado a Área PCD em outras grandes festas da cidade, como o Carnaval e o São João. Elisa ressaltou a importância da iniciativa para o acesso ao lazer. “É uma forma de garantir que pessoas com algum tipo de limitação também possam aproveitar eventos como esse. No meu caso, não consigo ficar muito tempo em pé, e aqui me sinto acolhida”, destacou.

Outro ponto de destaque foi o Camarote Solidário, ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), que garantiu acesso ao espaço mediante a doação de três latas de leite em pó, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando o papel social do Natal em Natal.

A programação seguiu com Soanata, que manteve o clima animado do público para receber o cantor Zé Vaqueiro. Seus maiores sucessos foram acompanhados em coro, em um momento de grande interação com os fãs.

Mesmo com o grande número de pessoas, a segurança também foi ressaltada como um dos pontos positivos da noite. Adriana Gomes, bombeira civil, participou pela primeira vez do Natal em Natal e destacou a tranquilidade da festa, sem registros de ocorrências, evidenciando o planejamento e a organização do evento.

A estrutura montada na orla da Praia de Ponta Negra também atraiu turistas. Abraão Macedo, visitante de Maceió, contou que chegou à cidade no mesmo dia e foi surpreendido positivamente pela programação. Hospedado nas proximidades do evento, ele aproveitou a noite para conhecer a festa e celebrar o clima natalino em Natal.

Encerrando a programação, o cantor Dilsinho subiu ao palco e manteve o público animado até os últimos minutos. Muito aguardado, o pagodeiro foi recebido com entusiasmo e retribuiu o carinho, destacando a conexão especial com o povo natalense.

A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, confirmou que a programação segue conforme o planejamento e com excelente receptividade do público. Segundo ela, os shows têm agradado diferentes perfis e reforçado o caráter democrático da festa. Iracy lembrou ainda que a agenda cultural segue até o dia 30 de dezembro, dentro das comemorações pelos 436 anos de Natal, e será encerrada no dia 31 com o tradicional show da virada, reunindo artistas locais, regionais e nacionais.

O segundo dia do Natal em Natal reforça o evento como condutor de inclusão, diversidade cultural, segurança e solidariedade, proporcionando momentos de lazer e emoção para moradores e visitantes, em uma celebração pensada para toda a família.

Programação:

Orla de Ponta Negra

27/12 – Sábado
DJ Local
Circuito Musical
Zezo
Luan Estilizado

28/12 – Domingo
Hiago Medeiros
Priscila Freire
Léo Santana
Calcinha Preta

29/12 – Segunda-feira
DJ Local
Raynel Guedes
Nuzio Medeiros
Sorriso Maroto

30/12 – Terça-feira
DJ Local
Pedro Lucas
Cláudia Leitte
Limão com Mel

31/12 – Quarta-feira
DJ Local
Giullian Monte
Israel Fernandes
Durval Lelys
Henry Freitas
Ricardo Chaves

Avenida da Alegria – Redinha

31/12 – Quarta-feira
Banda Detroit
Ricardo Chaves
Banda Mel

Opinião dos leitores

  1. Como aparece dinheiro facilmente para desperdício e para manter postos de saude é uma dificuldade, é a lei da licitação, etc, é um mistério.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após tentativa de fuga de Silvinei, PF comunica Filipe Martins sobre prisão domiciliar decretada por Moraes

Foto: Reprodução/Twitter e Divulgação/TSE

Um dia após a prisão do ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques, detido ao tentar fugir do Brasil, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar do ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, Filipe Martins.

Segundo o advogado Jeffrey Chiquini, a Polícia Federal esteve na residência de Martins na manhã deste sábado, em Ponta Grossa (PR). A defesa informou que a decisão de Moraes teria sido motivada pela tentativa de fuga de Silvinei Vasques, considerada um fator de risco para outros investigados.

A defesa criticou a medida. “No Brasil agora se responde pela conduta de terceiros”, afirmou o advogado. Até então, Martins cumpria medidas cautelares, com uso de tornozeleira eletrônica e autorização para sair de casa durante o dia.

Filipe Martins foi condenado em dezembro no julgamento da trama golpista a 21 anos de prisão, sendo 18 anos e seis meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, além de 120 dias-multa. Como ainda há recursos pendentes, a pena em regime fechado não havia começado a ser cumprida.

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Martins integra o chamado “núcleo gerencial” da tentativa de golpe, ao lado de outros servidores de segundo escalão do governo Bolsonaro. O grupo é acusado de articular a minuta do golpe, planejar bloqueios de rodovias pela PRF nas eleições de 2022 e elaborar o plano Punhal Verde Amarelo, que previa o assassinato de autoridades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ao ser preso, Silvinei levava carta dizendo que tinha câncer no cérebro e por isso não podia ouvir, nem falar

Foto: Polícia do Paraguai/Divulgação

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, preso após fugir do Brasil para o Paraguai, apresentou às autoridades aeroportuárias uma declaração médica em que afirma ser portador de glioblastoma multiforme grau IV, um câncer cerebral agressivo.

No documento, redigido em espanhol, Vasques diz não conseguir falar nem ouvir, solicitando que qualquer comunicação seja feita por escrito. “Não posso responder perguntas de forma falada. Se necessário, a comunicação pode ser feita por escrito”, escreveu.

Ele também declarou ter realizado radioterapia e quimioterapia em dezembro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), e que viajava para realizar um procedimento de radiocirurgia, com o objetivo de prolongar a vida. Apesar disso, afirmou estar lúcido e clinicamente apto para viajar, dentro das limitações de comunicação.

Segundo o texto, Vasques seguia de Assunção (Paraguai) para San Salvador (El Salvador) em voo da Copa Airlines, exclusivamente para tratamento médico, sem data definida de retorno ao Brasil.

A prisão preventiva foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) após a Polícia Federal apontar indícios de fuga, incluindo a perda de sinal da tornozeleira eletrônica e a constatação de que o apartamento do ex-diretor estava vazio. Vasques será transferido para Foz do Iguaçu e, depois, para Brasília.

Veja a carta:

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Com 2025 chegando ao fim, Lula planeja viagens estratégicas ao exterior em 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já traça as primeiras agendas internacionais de 2026. Embora o ano seja marcado pela disputa eleitoral, o Planalto trabalha com a previsão de ao menos quatro viagens ao exterior no primeiro semestre, voltadas ao fortalecimento de relações bilaterais e à ampliação de acordos comerciais.

A primeira parada pode ocorrer em janeiro, no Panamá, após convite feito pelo presidente José Raúl Mulino durante a Cúpula do Mercosul. Em fevereiro, Lula deve viajar à Índia e à Coreia do Sul. Na Índia, participará da abertura de um seminário sobre inteligência artificial e cumprirá visita de Estado, em meio ao esforço do governo brasileiro para ampliar o acesso de produtos nacionais ao mercado indiano.

A agenda na Coreia do Sul também é considerada estratégica, especialmente pelo interesse do Brasil em abrir espaço para a exportação de carne ao país asiático. Em março, o presidente ainda deve seguir para a Alemanha, onde participará da Feira de Hannover, principal evento mundial de inovação industrial, além de manter encontro bilateral com o primeiro-ministro Friedrich Merz.

No segundo semestre, a tendência é de redução das viagens internacionais em razão da campanha à reeleição. Ainda assim, Lula pode comparecer a cúpulas tradicionais do calendário diplomático, como o G7, que será realizado na França, além de encontros do Brics, da ONU, do G20 e da COP31, prevista para ocorrer na Turquia.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STF abre brecha inédita e coloca em risco decisão do BC que liquidou o Banco Master

Foto: Carlos Moura/STF

Brasília acompanha um movimento considerado sem precedentes no sistema institucional brasileiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) passou a sinalizar a possibilidade de interferir diretamente em uma decisão técnica do Banco Central, o que pode levar à anulação da liquidação do Banco Master, instituição investigada por suspeitas de irregularidades graves.

A movimentação ocorre sob a relatoria do ministro Dias Toffoli e levanta questionamentos sobre a autonomia do Banco Central, que por lei atua de forma independente para preservar a estabilidade do sistema financeiro. Especialistas destacam que, até hoje, o STF nunca havia revisado ou colocado em dúvida uma decisão técnica do BC nesse nível.

O indicativo mais recente dessa possível reviravolta foi a determinação de Toffoli para a realização de uma acareação envolvendo o controlador do Master, Daniel Vorcaro, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. A iniciativa reforçou a expectativa de que a decisão de liquidação possa ser revista.

Nos bastidores, a estratégia de Vorcaro seria tentar descredibilizar o trabalho técnico da equipe do Banco Central, colocando em xeque os fundamentos usados para justificar a liquidação da instituição financeira.

Paralelamente, o Tribunal de Contas da União (TCU) também entrou no debate ao questionar a rapidez e os critérios adotados pelo BC no processo de liquidação do Master. As manifestações do órgão de controle acabaram abrindo espaço para o avanço de uma possível reversão da medida, algo que pode redefinir os limites entre decisões técnicas e interferências judiciais no sistema financeiro brasileiro.

Com informações do Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. “Cheirinho” de coisa estranha no ar…
    Tudo isso acontecendo no recesso do judiciário….Onde só questões de ordem urgente deveriam ser analisadas….O que não é o caso….Alguém está com receio da coisa evoluir sem controle….Nunca na história do país,algo dessa forma aconteceu…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: População comemora transporte gratuito na volta do shows do Natal em Natal

Vídeo: Reprodução

Quem foi aos primeiros shows do Natal em Natal já sentiu a diferença na saída: a volta para casa está sendo feita de ônibus e sem pagar passagem. A medida, anunciada pela Prefeitura do Natal, foi comemorada pelo público, especialmente por quem depende do transporte coletivo para retornar após os eventos em Ponta Negra.

De acordo com a gestão municipal, entre a quinta-feira (25) e o dia 31 de dezembro, os usuários contam com linhas especiais e com o reforço do sistema Corujão, garantindo transporte gratuito apenas no retorno dos shows. Na ida, o passageiro paga a tarifa normal do sistema, com tarifa social de R$ 2,45 no feriado de Natal para quem utiliza o cartão NuBus, e valor integral de R$ 4,90 entre os dias 26 e 31.

Os shows, realizados entre os dias 25 e 30 de dezembro em Ponta Negra, contam com três linhas expressas — SE7, SE8 e SE9 — além das linhas Corujão N-73 e Corujão E. A operação atende todas as regiões da cidade, com destaque para a Zona Norte, garantindo deslocamento rápido e seguro após o encerramento das apresentações.

A linha SE7 faz a ligação direta entre Ponta Negra e a Zona Norte, com parada também na Praia do Meio, realizando 20 paradas ao longo do percurso. Já a SE8 atende exclusivamente bairros da Zona Norte, com 14 paradas, enquanto a SE9 percorre bairros como Neópolis, Pitimbu e Planalto, com 11 paradas no trajeto.

O embarque acontece na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Hotel Ponta Negra Flat. Entre os dias 26 e 30, as linhas operam a partir da 1h10, com saídas concentradas entre 2h15 e 3h40, garantindo fluxo contínuo de passageiros após os shows.

Ao todo, a operação especial conta com 50 ônibus e 53 viagens por noite, ampliando a oferta de transporte e reduzindo transtornos no retorno para casa. Para o público, a iniciativa representa mais conforto, economia e segurança durante a programação do Natal em Natal.

Com informações do G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Onda de calor coloca mais de mil municípios em risco e acende alerta para a saúde

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A forte onda de calor que atinge três regiões do Brasil deixou mais de 1,2 mil cidades em oito estados sob alerta de grande perigo até a próxima segunda-feira (29). As temperaturas elevadas têm imposto riscos à saúde da população, especialmente para quem trabalha ao ar livre e grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas.

A exposição prolongada ao calor extremo pode provocar estresse térmico, desidratação e, em casos mais graves, hipertermia — quando a temperatura corporal ultrapassa os 40 °C, afetando órgãos vitais. O corpo tenta se regular por meio da transpiração, mas a perda excessiva de líquidos e sais minerais pode levar a tontura, fraqueza, confusão mental e até desmaios.

No Rio de Janeiro, a rede municipal de saúde registrou mais de 1,3 mil atendimentos em apenas três dias, possivelmente relacionados ao calor intenso. Entre os principais sintomas estão tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares. Em Belo Horizonte, onde os termômetros ultrapassaram os 35 °C, moradores reforçaram cuidados como hidratação, uso de protetor solar e roupas leves.

Especialistas alertam que qualquer sinal de mal-estar deve ser levado a sério. A recomendação é evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes, buscar ambientes frescos, manter hidratação constante e procurar atendimento médico diante de sintomas persistentes, principalmente em pessoas com hipertensão ou outras condições de saúde.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após cirurgia, Bolsonaro permanece internado com foco em recuperação e controle de soluços

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado neste sábado (27), dois dias após passar por cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral. Segundo a equipe médica, o procedimento realizado no dia de Natal ocorreu dentro do previsto, e o ex-presidente permanece em cuidados pós-operatórios, com fisioterapia, uso de medicamentos para prevenção de trombose e acompanhamento clínico contínuo.

A previsão inicial é de até uma semana de internação, o que pode estender a permanência no hospital até o período do Ano Novo. Bolsonaro não precisou ser encaminhado à UTI após a cirurgia e já retornou ao quarto. A recuperação agora está concentrada no restabelecimento da autonomia para atividades básicas do dia a dia.

De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, o ex-presidente ainda necessita de auxílio para tarefas como tomar banho e se movimentar, o que impede, neste momento, a alta hospitalar. A equipe médica avalia diariamente a evolução do quadro para definir o melhor encaminhamento após a internação.

Além da recuperação cirúrgica, os médicos seguem monitorando crises de soluço que afetam Bolsonaro. Um procedimento específico chegou a ser cogitado, mas foi adiado após ajustes na medicação e na dieta. A necessidade de nova intervenção deve ser reavaliada nos próximos dias, possivelmente na segunda-feira.

Com informações do R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *