Após capotamento de jipe, MP recomenda que órgãos fiscalizem e proíbam circulação de veículos nas dunas de Búzios

Foto: Reprodução

Após a divulgação de imagens de um acidente com diversos capotamentos de um veículo tipo jipe no último fim de semana, na conhecida “Duna do P”, na praia de Búzios, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Nisia Floresta, emitiu recomendação ao Idema, Detran-RN, Companhia de Policiamento Ambiental e Prefeitura de Nisia Floresta para fiscalizarem e impedirem o tráfego de veículos no local.

Segundo a recomendação assinada pela promotora de justiça, Danielli Pereira, “ o Diretor-Geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), ao Comandante da Companhia Independente de Proteção Ambiental – (CIPAM) e ao Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN) que providenciem fiscalização efetiva nas dunas de Búzios em Nísia Floresta, sobretudo nos locais em que os veículos motorizados não credenciados costumam fazer manobras, tal como a chamada Duna do P, enviando a esta Promotoria documento hábil que demonstre a inclusão das áreas em Nísia Floresta/RN no seu planejamento estratégico de fiscalização, de modo a coibir essas práticas ilícitas, identificando os veículos e respectivos condutores que forem flagrados transitando no local e aplicando-lhes as sanções administrativas cabíveis. Requisita resposta no prazo de 30 (trinta) dias”.

Além disso, recomenda a Prefeitura, “sob a orientação do IDEMA, coloque placas de proibição de acesso na “Duna do P” e em outros locais na região de Búzios que sejam comumente frequentados por condutores de veículos motorizados, como 4×4, bugres, motos e quadriciclos, sob pena de responsabilização administrativa e criminal do infrator (crimes dos arts. 40 e 48 da Lei 9.605/98 e infração de trânsito do art. 187 do Código de Trânsito Brasileiro), devendo as placas serem afixadas estrategicamente nas entradas/pontos de acesso das trilhas. Requisita resposta no prazo de 30 (trinta) dias”.

Ainda segundo a promotora, caso tais medidas não sejam cumprida, sernao tomadas medidas judiciais.

Confira recomendação AQUI no Justiça Potiguar.

OPINIÃO DOS LEITORES:
  1. Franci disse:

    O turismo do RN deve estar de vento em popa. Pois acho que O MP e o governo do estado não estão fazendo questão de turismo. Estão perdendo uma boa parcela de arrecadação. Cada vez mais o estado do RN está afundando. Tenho 4×4 , e de Buggy eu e a grande maioria dos que tem 4×4 com certeza não vai para o RN para passear nas dunas, isso fica para turistas que vêm de longe. A galera do mimimi só perde com isso. Sigo com o meu lema: Se eu gostasse de mimimi eu comprava um gato gago. @sem_paciencia1967

  2. De olho👀 disse:

    Tráfego nas dunas assim como no asfalto precisa ser disciplinado, regiões demarcadas e fiscalização dos condutores e veículos. Só isso.

  3. Carlos Brasileiro disse:

    Eita, Augusto, com esse seu entendimento os buggys também não podem andar nas dunas.
    Será que vão proibir os buggys também?

  4. Antonio Turci disse:

    Duna não é estrada. No máximo, é espaço pra camelo, lá pras bandas da África e da Ásia.

  5. No money, no funny! disse:

    Pois então é pra colocar um par de guarda em cada duna? Pode usar verba do MP pra contratar os guardas? Daí poderia também contratar mais guardas pras esquinas da cidade, onde o crime corre solto?

  6. Carlos Brasileiro disse:

    Fico aqui fazendo uma analogia com tudo isso.
    Carros batem e viram nas dunas, ruas, avenidas e estradas.
    O Ministério Público sugere fiscalização e PROÍBE a circulação de todos.
    Por que não proíbe também a circulação nas ruas, avenidas e estradas, uma vez que o número de "acidentes" é exponencialmente maior?

    • Augusto disse:

      Ruas estradas e avenidas são para o tráfego de automóveis, dunas não. Só isso.

    • Paulo Soares disse:

      Parabéns Augusto, você é muito esperto. Em todo o mundo existem amantes do off road, quem pega seu carro e entra nessas áreas está se responsabilizando… Se preocupar com as dunas que sempre serviram de lazer e esporte estão de sacanagem, deixem de mimimi. Se não gostam ou se não tem condição de comprar um veículo desses acredito que mesmo assim tenham maiores problemas para se preocupar, mas é sempre a vontade de acabar com a liberdade do outro por aparentemente ter maior condição que você.

  7. Alguém disse:

    Mostrar as maravilhas do RN para o mundo capotando, ótimo cartão de visitas.
    Tem mais é que fiscalizar mesmo, pois depois quando morrer gente por inexperiência ou falta de habilidade vão culpar os orgão por não fiscalizarem.

    • DeSacoCheio disse:

      Alguém que não conhece do assunto p/ mim é um Ninguém

    • Paulo Soares disse:

      Alguém, porque não se preocupa com a reta tabajara que é uma rodovia onde veículos e caminhões com famílias deveriam passar com segurança e agilidade e está a mais de década em obra… com previsão vergonhosa para final do próximo ano ainda, o país das tartarugas e dos estupidos como você.

  8. Nordestino disse:

    MP, só o que tem é ladrão solto pelas ruas, isso vcs não se preocupam, só o que tem acontecido no interior é aglomeração que parece um carnaval fora de época, isso vcs não fazem nada, acorda para vida .

  9. DeSacoCheio disse:

    Taí, era só o que faltava mesmo. Vai caçar vagabundo MP, deixa o pessoal do Offroad continuar a apresentar as maravilhas do RN p/ o mundo! Era tudo o que os "credenciados" queriam, monopólio das dunas.

  10. AZ disse:

    A cipam tá quase fechando as porta sem efetivo,vai sobra pra vtr da área que patrulha nizia floresta,Piúm e as praias de pirangi do sul até malenba é pequeno à área kkkkk.

COMENTE AQUI