Judiciário

Após declaração do papa, padre excomungado por defender gays vai à Justiça contra punição

 Impulsionado pelas declarações do papa Francisco sobre homossexuais, o padre Beto, excomungado em abril deste ano após declarações de apoio a gays, decidiu recorrer à Justiça para tentar anular sua exclusão da Igreja Católica.

Roberto Francisco Daniel, 48, conhecido como padre Beto, contratou advogados e protocolou na segunda-feira uma medida cautelar contra a Diocese de Bauru (329 km de São Paulo). Questiona a forma como foi expulso da igreja, num tribunal em que, segundo ele, compareceu sem saber do que se tratava e sem direito à defesa.

Ele estudava a possibilidade de ir à Justiça desde a época do excomunhão, mas diz que a postura do papa Francisco o estimulou ainda mais. No final de sua visita ao Brasil, o papa fez a mais ousada declaração de um pontífice sobre o homossexualismo. “Se uma pessoa é gay e busca Deus, quem sou eu para julgá-la?”, disse.

A ação judicial tramita na 6ª Vara Cível de Bauru. O religioso alega que tratado assinado entre o Vaticano e o governo brasileiro determina que o sistema constitucional e as leis brasileiras sejam seguidos pela igreja. Beto afirma que, além de não ter tido direito de defesa, a decisão foi publicada no mesmo dia em que foi tomada, no site da diocese.

“Fui tratado como um adolescente. Fui exposto publicamente”, diz. “Essa ação judicial é também para que todo brasileiro entenda que nenhuma instituição pode fazer isso com uma pessoa”.

O ex-padre disse que acreditava que seu processo de excomunhão não estivesse encerrado e ainda teria de ser assinado pelo Vaticano. Ao estudar o caso, descobriu que a decisão da Diocese de Bauru é definitiva na igreja. Por isso resolveu tentar revertê-la na Justiça.

“Não movo uma ação contra a Igreja Católica. Existe igreja e igreja. A ação é contra a diocese”, ressalta.

Antes da excomunhão, Beto havia decidido pedir um afastamento temporário de suas funções. Isso aconteceu depois que o bispo de Bauru, Dom Caetano Ferrari, 70, determinou uma retratação por causa de entrevistas em que o religioso falava sobre os homossexuais e questionava o conservadorismo da Igreja Católica.

A Diocese de Bauru ainda não se manifestou sobre a ação judicial. O argumento oficial para a excomunhão foi que Beto “negou categoricamente a cumprir o que prometera em sua ordenação sacerdotal: fidelidade ao Magistério da Igreja e obediência aos seus legítimos pastores”.

Depois da excomunhão, Beto seguiu dando aulas em universidades, concedeu entrevistas para programas de TV e escreveu o livro “Verdades Proibidas – ideias do padre que a igreja não conseguiu calar”, lançado esta semana.

Folha

Opinião dos leitores

  1. Os gays estão equivocados. Não devemos discriminá-los, porém, não devemos permitir que eles imponham que o estilo de vida deles é o correto. Já não se contentam em apenas serem gays e viverem e paz, livre de qualquer discriminação, mas querem doutrinar outras pessoas, sobretudo, os jovens em fase imatura de sexualidade e de discernimento sobre questões psicológicas, para assim, fazerem o lobby da causa sem maiores constrangimentos. O papa disse que não julgará, pois não cabe a ninguém julgar a opção sexual de ninguém, mas o repórter era para ter sido mais explícito e ter perguntado se a Bíblia condena a união sexual de pessoas do mesmo sexo. O papa certamente dirá que sim, que é pecado, mas não pode condenar ninguém, pois Deus aceita a todos os pecadores, mas isso não dá direito aos gays em quererem exercer sua sexualidade se dizendo que estão amparados pela Bíblia, pois sabem que não estão, sabem que estão pecando, e o preço deste, pecado será cobrado de todos no dia do julgamento final, mas mesmo assim, preferem viver uma homossexualidade desenfreada, dando vazão às paixões carnais em detrimento ao sacrifício a essas mesmas paixões. O mesmo recado é dado aos heterossexuais que se deixam levar pela lascívia, vivem um estilo de vida altamente mundano, baseado nos valores materiais, só se preocupando com carros, roupas, dinheiro, bens, posição social, poder, e vivendo muitas vezes em prática de adultério, cometendo abominações carnais por meio de sexo grupal em orgias desenfreadas em episódios de explícita prostituição e uso excessivo de álcool e outras drogas mais pesadas, colocando homens e mulheres em um ciclo vicioso que a cada dia os afastam mais de Deus, tornando assim suas existências vazias, dando lugar muitas vezes ao aparecimento de doenças sexualmente transmissíveis ou mesmo, doenças da alma como a ansiedade e a depressão. É o preço que todo ser humano pecador paga, seja ele, heterossexual ou homossexual, pois se afastam de Deus, achando que todas esta felicidade efêmera um dia, ilusoriamente, poderá se tornar definitiva. Estão destruindo os valores tradicionais da família e acham que estão no caminho certo para uma nova e mais justa ordem social. Pura ilusão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gastos da Secom do governo Lula com propaganda até junho de 2026 chegam a quase R$ 180 milhões

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Palácio do Planalto gastou R$ 178 milhões com publicidade entre 1º de janeiro e 15 de junho de 2026, segundo dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom). Com isso, os gastos do governo Lula com propaganda desde o início do terceiro mandato chegaram a R$ 954,5 milhões.

Os investimentos da Secom foram de R$ 175,9 milhões em 2023, R$ 234,9 milhões em 2024, R$ 365,7 milhões em 2025 e R$ 178 milhões em 2026, até 15 de junho.

Os valores consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas com publicidade de ministérios, estatais e empresas de economia mista.

Grupos de mídia que receberam publicidade da Secom em 2026 (jan. a jun. de 2026)

  1. Grupo Globo — R$ 33,0 milhões
  2. Google Brasil — R$ 23,0 milhões
  3. Facebook/Meta — R$ 18,6 milhões
  4. Grupo Record — R$ 13,4 milhões
  5. SBT/SBT News — R$ 5,9 milhões
  6. Kwai Brasil — R$ 4,6 milhões
  7. Amazon/Prime Video — R$ 4,3 milhões
  8. JCDecaux — R$ 3,7 milhões
  9. ESPN/Disney+ — R$ 2,6 milhões
  10. Netflix — R$ 2,3 milhões
  11. Uber — R$ 2,0 milhões
  12. Eletromidia — R$ 1,9 milhão
  13. Grupo Jovem Pan — R$ 1,4 milhão
  14. CazéTV — R$ 1,3 milhão
  15. Max — R$ 1,2 milhão
  16. Grupo UOL/Folha — R$ 1,1 milhão
  17. Grupo Metrópoles — R$ 1,1 milhão

As campanhas publicitárias divulgaram 49 temas e tiveram 1.454 anúncios veiculados em TV, rádio, jornais, revistas, internet e plataformas de streaming.

Temas com as campanhas mais caras em 2026:

  • fim de ano de 2025 – R$ 36 milhões;
  • balanço do governo e panoramas nos Estados – R$ 32 milhões;
  • ações de oportunidade (também chamada de always on –é um gasto para manter campanhas ativas) – R$ 28 milhões;
  • isenção do Imposto de Renda – R$ 17 milhões;
  • governo presente nos Estados – R$ 12 milhões.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Grupo Globo recebeu R$ 267 milhões de publicidade em 3,5 anos do governo Lula; valor é mais que o dobro do destinado à Record, segunda da lista

Foto: reprodução/montagem/Metrópoles

O Grupo Globo recebeu R$ 267,1 milhões em publicidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) durante três anos e meio do atual mandato de Lula na Presidência. O valor representa 25,6% dos R$ 954,5 milhões gastos pelo Palácio do Planalto com campanhas publicitárias no período.

A Globo foi a empresa que mais recebeu recursos, com um valor 118% superior ao destinado ao Grupo Record, o segundo que mais recebeu recursos com R$ 122,6 milhões. Em seguida aparecem a Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp), com R$ 85,9 milhões, e o Google Brasil, com R$ 80,9 milhões.

O levantamento também motivou uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O partido alega que o governo ultrapassou o limite legal de gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2026 e pede a suspensão das campanhas publicitárias federais. O caso será analisado pelo ministro André Mendonça.

Grupos que mais receberam dinheiro da Secom do governo Lula com publicidade (jan/2023 a jun/2026)

  1. Grupo Globo — R$ 267,1 milhões
  2. Grupo Record — R$ 122,6 milhões
  3. Facebook (Meta) — R$ 85,9 milhões
  4. Google Brasil — R$ 80,9 milhões
  5. SBT/SBT News — R$ 68,7 milhões
  6. Grupo Bandeirantes — R$ 49,8 milhões
  7. Kwai — R$ 26,3 milhões
  8. TikTok — R$ 13,6 milhões
  9. RedeTV! — R$ 11,3 milhões
  10. Grupo Folha/UOL — R$ 9,4 milhões
  11. X (Twitter) — R$ 6,9 milhões
  12. Amazon/Prime Video — R$ 6,1 milhões
  13. CNN Brasil/Itatiaia — R$ 6,1 milhões
  14. Grupo Jovem Pan — R$ 4,4 milhões
  15. Grupo Metrópoles — R$ 4,4 milhões
  16. LinkedIn — R$ 4,1 milhões
  17. EBC — R$ 4,0 milhões
  18. JCDecaux — R$ 3,7 milhões
  19. Carta Capital — R$ 3,7 milhões
  20. Canal Rural — R$ 3,4 milhões
  21. Terra — R$ 3,4 milhões
  22. Uber — R$ 2,9 milhões
  23. Netflix — R$ 2,9 milhões
  24. Max — R$ 2,7 milhões
  25. Grupo Massa — R$ 2,7 milhões
  26. Terra Viva — R$ 2,7 milhões
  27. TV Cultura — R$ 2,6 milhões
  28. Veja/Abril — R$ 2,6 milhões
  29. Brasil 247 — R$ 2,6 milhões
  30. Pinterest — R$ 2,6 milhões

Os dados consideram apenas os gastos da Secom da Presidência e não incluem despesas de ministérios, estatais e empresas de economia mista, como a Petrobras.

Nota da Secom:

“A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), na condição de órgão central do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), atua em estrita observância à legislação eleitoral e às normas que disciplinam a publicidade institucional da administração pública federal.

 “Os limites aplicáveis às despesas com publicidade institucional vêm sendo plenamente cumpridos pela pasta, com base nos critérios estabelecidos na legislação vigente e nas orientações jurídicas aplicáveis, inclusive por meio de sua regulamentação interna.

 “A Secretaria está à disposição para prestar todas as informações necessárias e destaca que apresentará, no foro competente, os esclarecimentos técnicos e jurídicos que se fizerem necessários.

 “Por fim, eventuais comparações entre exercícios distintos devem considerar as especificidades de cada período, as políticas públicas desenvolvidas, o planejamento anual de comunicação e as necessidades de campanhas de utilidade pública, não sendo adequada a comparação isolada de valores empenhados entre anos sem a devida contextualização.”

Com informações de Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa Civil de Natal registra mais de 140 mm de chuva no bairro Pajuçara entre sábado e domingo (28); média na capital potiguar foi de 84,3 mm

Imagem: reprodução/Via Certa Natal

A Defesa Civil de Natal registrou volumes expressivos de chuva entre o sábado (27) e a madrugada deste domingo (28), com destaque para o bairro de Pajuçara, na Zona Norte, que acumulou 148 milímetros até as 4h, o maior índice da capital no período.

De acordo com os dados da rede de pluviômetros da Semurb/Geoma, outros bairros de Natal também tiveram altos volumes de chuva, como Salinas (Gamboa), com 127,4 mm, Tirol, com 112,2 mm, Sarney, também com 112,2 mm, e Nossa Senhora de Nazaré, com 76,4 mm.

A média registrada pelos equipamentos em operação foi de 84,3 mm.

Os volumes registrados são os seguintes (em ordem descrescente):

  • Pajuçara (Guarda Municipal): 148,0 mm
  • Salinas (Gamboa): 127,4 mm
  • Tirol (Exército): 112,2 mm
  • Sarney: 112,2 mm
  • Nossa Senhora de Nazaré: 76,4 mm
  • Parque da Cidade: 54,2 mm
  • Ponta Negra: 48,6 mm
  • Neópolis: 44,4 mm
  • Guarapes: 35,2 mm

A capital potiguar permanece sob Aviso Amarelo para chuvas intensas, emitido pelo Inmet. Segundo a Defesa Civil, a previsão é de continuidade das chuvas durante a manhã deste domingo, com redução gradual ao longo do dia e períodos de céu aberto. A Defesa Civil informou que segue monitorando as condições meteorológicas e os volumes de chuva registrados em Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lulinha teria atuado na Fictor e facilitado aproximação com o governo no caso Banco Master, diz reportagem; defesa nega

Foto: Reprodução

Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, voltou ao centro das atenções após reportagem da Folha de S.Paulo apontar uma suposta atuação dele junto ao grupo empresarial Fictor e em articulações para aproximação com integrantes do governo federal, no contexto das apurações envolvendo o caso Banco Master.

Segundo a publicação, a relação entre Lulinha e o grupo empresarial teria se intensificado ao longo de 2024. Nesse período, ele teria atuado de forma consultiva e em funções relacionadas a interlocução institucional com a empresa.

Ainda de acordo com a reportagem, essa suposta atuação envolveria a facilitação de contatos da Fictor com membros do governo federal. O jornal também relata que ele mantinha uma presença discreta, com baixa exposição pública, embora tenha sido visto em ambientes ligados à companhia.

O texto cita ainda que essa aproximação teria ocorrido em meio a movimentações que envolveram o empresário Luiz Phillippe Rubini, incluindo sua indicação ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), conhecido como “Conselhão”, órgão consultivo vinculado à Presidência da República.

Em novembro de 2025, a Fictor anunciou uma tentativa de aquisição do Banco Master. Posteriormente, o grupo passou a enfrentar dificuldades financeiras e entrou em processo de recuperação judicial, com passivo superior a R$ 4,2 bilhões. O caso também passou a ser mencionado em investigações em andamento relacionadas a suspeitas no setor bancário.

A defesa de Lulinha, representada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho e Guilherme Suguimori, nega qualquer vínculo profissional com a Fictor ou atuação junto ao governo federal. Em nota, os advogados afirmam que ele apenas conhece o empresário citado na reportagem e que não houve contrato, consultoria ou intermediação de interesses.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Jacaré aparece morto na Avenida João Medeiros Filho durante temporal em Natal

Imagens: Reprodução/Gustavo Xavier

Um jacaré foi encontrado morto na noite deste sábado (27) na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, durante as fortes chuvas que atingiram a capital e a Grande Natal.

Segundo informações repassadas no local, o animal teria sido atropelado por um veículo. Até o momento, porém, não há confirmação oficial sobre a causa da morte.

Imagens registradas por populares mostram o jacaré caído na pista durante o temporal, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pela avenida.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Lagoa de captação transborda e invade casas na Zona Norte de Natal

Imagens: Reprodução/ZNNews

As fortes chuvas registradas entre a noite deste sábado (27) e a madrugada deste domingo (28) provocaram o transbordamento da lagoa de captação do bairro Santarém, na Zona Norte de Natal, e alagaram diversos imóveis nas proximidades.

Com o transbordamento, a água invadiu casas da região, deixando moradores ilhados e causando prejuízos. Imagens gravadas no local mostram ruas tomadas pela água e residências parcialmente alagadas.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de famílias atingidas nem sobre a extensão dos danos provocados pelo alagamento.

O transbordamento da lagoa ocorreu durante o período de chuvas intensas que atingiu Natal e a Grande Natal, provocando diversos pontos de alagamento, transtornos no trânsito e prejuízos em diferentes bairros da capital.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Delegacia de plantão da Zona Norte fica ilhada após fortes chuvas em Natal

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

A frente da Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal ficou completamente alagada na noite deste sábado (27), após as fortes chuvas que atingiram Natal e cidades da Grande Natal.

O alagamento impediu a entrada e a saída de veículos e pedestres do prédio, deixando o acesso à unidade comprometido durante o temporal.

A água cobriu toda a área em frente à delegacia, dificultando a circulação e evidenciando os impactos provocados pela chuva na região.

As fortes chuvas registradas na noite deste sábado provocaram diversos pontos de alagamento em Natal e na Grande Natal, afetando o trânsito e a mobilidade em diferentes áreas da região metropolitana.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Chuva invade casas e deixa famílias com móveis debaixo d’água em Natal

Imagens: Reprodução/Via Certa Natal

As fortes chuvas registradas na noite deste sábado (27) provocaram alagamentos em diversas ruas do bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, e deixaram moradores com casas invadidas pela água.

Imagens compartilhadas por moradores mostram ruas completamente alagadas e famílias tentando retirar móveis e outros pertences para reduzir os prejuízos causados pela inundação.

Em vários imóveis, a água entrou nas residências e atingiu móveis e eletrodomésticos, causando transtornos aos moradores. Até o momento, não há informações oficiais sobre o número de famílias afetadas ou a extensão dos danos.

As Rocas estão entre os bairros atingidos pelo temporal que caiu sobre Natal e a Grande Natal na noite deste sábado, quando diversos pontos da capital registraram alagamentos e dificuldades de mobilidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura cancela shows de Raça Negra e Samira Show após fortes chuvas em Natal

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Natal anunciou, na noite deste sábado (27), o cancelamento dos shows de Raça Negra e Samira Show, que aconteceriam no Polo Nélio Dias, dentro da programação do São João de Natal 2026.

Segundo nota oficial do Município, a decisão foi tomada em razão das fortes chuvas e dos ventos intensos registrados na Zona Norte da capital. De acordo com a Prefeitura, as condições climáticas comprometeram a estrutura necessária para a realização segura das apresentações.

Ainda conforme o comunicado, a medida foi adotada com base em critérios técnicos e preventivos, tendo como prioridade a segurança do público, dos artistas, das equipes técnicas e dos demais profissionais envolvidos no evento.

Foto: Divulgação/PMN

A administração municipal informou que, diante do cenário, a continuidade da programação no local tornou-se inviável. Até o momento, a Prefeitura não anunciou uma nova data para a realização dos shows cancelados.

Na nota, o Município agradeceu a compreensão do público e informou que eventuais atualizações sobre a programação do São João de Natal serão divulgadas pelos canais oficiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Ideb deve subir no RN, mas 86% dos alunos continuam abaixo do nível adequado em Matemática

Foto: Reprodução

Mesmo com a expectativa de alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2025, 86% dos estudantes do Ensino Médio da rede estadual continuam abaixo do nível adequado de aprendizagem em Matemática.

Os dados são da própria Secretaria de Educação do RN (Seec-RN), que prevê aumento da nota projetada do Ensino Médio de 3,2 em 2023, para 3,85 em 2025.

Os dados preliminares do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no entanto, mostram que os problemas de aprendizagem persistem.

Além dos 86% de estudantes abaixo do nível adequado em Matemática, outros 74,1% também não alcançaram o padrão esperado em Língua Portuguesa, segundo o levantamento.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *