Blogueiro ameaçado por Secretário de Turismo de Antônio Martins

Está na Coluna de Crispiniano Neto no Jornal de Fato de hoje. Já imaginaram se essa moda pega de ameças e crime contra blogueiros? Chega a hora de uma intervenção da polícia, não se pode  admitir atitudes como essa.

Depois do cruel assassinato de Ednaldo Filgueira, presidente do PT da Serra do Mel e blogueiro, eis que outro blogueiro da região denuncia que está sendo ameaçado.

Trata-se do responsável pelo blog www.sosantoniomartins.blogspot.com. Ele informa que o secretário de Turismo de Antônio Martins, Francisco das Chagas Reinaldo, está dirigindo-lhe ameaças. O blog “SOS Antonio Martins” recebeu correspondência eletrônica do secretário de Turismo, Francisco das Chagas Reinaldo, mais conhecido por Chagas Cristovão, em que o mesmo faz ameaças veladas ao blogueiro, que tem se dado ao trabalho de levar ao conhecimento público, o que considera como desmandos que vêm ocorrendo naquele município, sob comando do prefeito Edmilson Fernandes de Amorim.

Em tom ameaçador, Chagas Cristovão diz que “não cutuque o cão com vara curta”, tentando amedrontar e impor censura às denúncias que vêm sendo feitas contra a administração pública de Antônio Martins. Antes disso, o secretário de Turismo questiona a gestão de Dr. Zé Júlio, o antecessor de Edmilson Fernandes, aliás, o ex-prefeito que o colocou na cadeira de mandatário do município.

O blogueiro destaca que Chagas Cristovão, “homem que se apresenta como culto, escritor, vem gozando das benesses de secretário de Turismo há mais de 10 anos. Ele está no posto desde a época de Dr. Zé Júlio. Ele é mais outra dessas criaturas que se voltam contra seus criadores, no afã de continuar exercendo poder”. Por fim, o secretário de Turismo diz: “Depois não se arrependam de estarem tocando numa tecla tão desgastada”. E encerra mandando um abraço. O e-mail foi enviado no dia 9 de agosto, às 19h05. Chegou logo após ele ler o post “Prefeito de Antônio Martins ainda não justificou atrasos salariais e cheques sem fundos repassados a professores”. A pergunta que fica é: ao que Chagas Cristovão está se referindo?

O blogueiro pede ao secretário de Turismo que apresente as denúncias, se é que elas existem. Já que faz ameaças é por que está sabendo de coisas. O blog faria questão de depurá-las se fossem expostas. Aliado da hora do prefeito Edmilson Fernandes, que o deixou permanecer no cargo, Chagas Cristovão deveria ser mais inteligente e prudente com as palavras e o raciocínio. Deveria perceber também que o blog nada mais tem feito do que repercutir notícias-denúncias que foram veiculadas na imprensa potiguar, nos jornais impressos do Estado.

Como no caso da Gazeta do Oeste, do dia 28 de julho, que a Prefeitura correu para justificar que a professora não havia dado tais declarações, tentando tirar o foco da verdade, que é justamente o atraso no pagamento dos salários e os cheques sem fundos que foram soltos pelo prefeito Edmilson Fernandes. Até onde se sabe, a matéria foi feita a partir de um e-mail anônimo que foi distribuído para diversos veículos de comunicação, blogs e jornalistas, e não somente para o diário mossoroense, que acabou publicando.

O blog também seguiu o jornal e publicou a denúncia, juntamente com as cópias dos cheques anexadas. Nada mais que isso. Além da Gazeta do Oeste, outros veículos de comunicação já denunciaram atos da gestão desastrosa do prefeito Edmilson Fernandes. Depois que o blog passou a noticiar com mais veemência, e dos primeiros posts, o S.O.S. Antonio Martins passou também a receber mais e mais denúncias anônimas sobre a atual administração de Antônio Martins. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos. O que não se pode admitir é o clima de ameaças, pois a ditadura acabou. E não podemos ver mais um blogueiro perseguido na região, pois o resultado da Serra do Mel já bastou para entendermos que a liberdade de expressão precisa ser respeitada. Assim a vida das pessoas.