Política

Bolsonaristas se mantêm fiéis mesmo após nota de “recuo” do presidente

Infográfico de dados analisados pela Bites. Foto: Reprodução/Poder 360

O bolsonarismo não dá sinais de fragmentação nas redes sociais depois do recuo de Jair Bolsonaro (sem partido) em “nota à nação”. Esta é a avaliação de Manoel Fernandes, diretor da Bites, empresa de análise de dados. “Não há qualquer indicativo até agora que a base do presidente está deixando de apoiá-lo ou que há debandada”, disse ao Poder360.

Na 5ª feira (9.set.2021), às 16h25, o site do Planalto publicou nota oficial –escrita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB)–, na qual Bolsonaro afirma que nunca teve a intenção de agredir outros Poderes, que suas “palavras contundentes” se deram pelo “calor do momento” e que sempre esteve aberto ao diálogo.

Horas depois, na tradicional live de 5ª feira, Bolsonaro declarou que a nota divulgada à tarde não tinha “nada demais”: “Eu acho que o que eu dei de resposta ali é o seguinte: eu estou pronto para conversar”.

Para Fernandes, a transmissão noturna do presidente serviu para reagrupar os bolsonaristas, desconcertados com a nota emitida à tarde. Análise da Bites até 11h desta 6ª feira (10.set.2021) mostra que a live de Bolsonaro foi a publicação com mais interações no Facebook no Brasil nas últimas 24 horas: 253 mil reações, 279 mil comentários e 62.000 compartilhamentos.

De 500 mil posts publicados sobre Bolsonaro em páginas ou grupos públicos, só 2.000 continham termos como “traição”, “traído” e “traidor” –número equivalente a 0,4% do total analisado na rede social de Mark Zuckerberg.

Também não foi registrada uma perda de seguidores nos canais oficiais do presidente. Pelo contrário. Nas últimas 24 horas –até 12h desta 6ª–, os perfis de Bolsonaro no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube ganharam 2.620 novos seguidores.

Em retrospecto, em 24 de abril de 2020, quando o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro anunciou sua saída do governo, Bolsonaro perdeu 55.000 seguidores de um dia para o outro. Nas redes, bolsonaristas lembraram o episódio envolvendo o ex-juiz, afirmando que o “tempo vai mostrar” que Bolsonaro estava certo, e pediram que “confiem no capitão”.

No caso dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Roberto Barroso, alvos de ofensas por parte de Bolsonaro nas últimas semanas, o crescimento nas redes foi ligeiramente menor: 1.321 novos seguidores para Barroso (Twitter e Instagram), e 929 para Moraes (Twitter).

Poder 360

 

Opinião dos leitores

    1. Nem Lula e nem Bolsonaro, para o bem do Brasil. Precisamos de alguém RESPONSÁVEL e que goste de T.R.A.B.AL.H.A.R !!

    2. Sabe de nada ant papangu de estimação.
      Repito, vc sabe de nada papangu.
      Depois vc vai morder a língua e agradecer a Jair Bolsonaro.
      Mas só lá pra frente quando deixar de ser criança bôba.
      Não esqueça que Bolsonaro é militar e muito bem acessórado.
      No mundo militar exister uma coisa chamada estratégia.
      Tú acha que xandão é canalha na terça feira r na quarta deixa de ser???
      Aguarde babaca.
      Alguma coisa grande aconteceu.
      Preste atenção mané.

  1. Será mesmo? Du-vi-de-ó-dó!
    Mas pergunte ao assalariado se a vida dele melhorou… Vai ver votos indo pro ralo à rodo.

  2. O bolsonarismo é um movimento desprovido de caráter e ética, tem suas raízes fincadas na mentira e autoritarismo que incrivelmente ainda rende dinheiro. Qto a bolsonaro por ser ciente do que ele e seus familiares fizeram e fazem, e que agora está nas mãos da justiça, adotou a tática de atacas o STF de forma atecipadamente pra vender a falsa impressão de que o ministro ao dar suas decisões pareça como revanchismo.Essa estratégia só engana quem tem vontade de ser enganado, no caso os bolsonaristas por motivos óbvios.

  3. Pela milícia digital paga com nosso dinheiro não tem como medir apoio de ninguém por meio de postagens na internet… Vcs acham mesmo que os bolsopetistas a cada dia não estão largando o apoio ao MINTOmaníaco das rachadinhas? Sério!

  4. “MITO” e Churchill no mesmo patamar Dunkirk, com 300.000 homens nas praias e o Sr. Churchill fez uma retirada estratégica, salvou o seu exército para ganhar a guerra. Recuar as vezes é preciso, REDERMOS, NUNCA. —

    1. Kkkkkkkkk. Tadinho de Churchill , deve estar se revirando no túmulo ao ser comparado com um presidente inepto e golpista como o MINTOmaníaco das rachadinhas que enriqueceu a família toda na base de desvio de dinheiro público…

    2. Pra onde o Rei do Gado que entende de chifre tanger, a boiada vai.

    3. Rapaz, vá fazer alguma coisa de útil e deixe digitar tanta imbecilidade. Querem comparar um ESTADISTA DE VERDADE como Sir Winston Churchill com um mamador preguiçoso como Bolsonaro é demais.
      Tem hora que cansa viu ?!

  5. Eu não largo o Véio Bolsonaro por nada.
    O Véio é duro e quem não quiser cair que se deite.
    O Capitão já falou.

  6. A essas alturas quem ainda está com ele não tem cérebro nem caráter . Vão continuar agarrados a ele até a derrota no primeiro turno ano que vem .

    1. Isso mesmo tirem ele para eu poder saquear o Brasil por mais 30 anos e distribuir cartilhas de sexo para crianças de 5 anos

    2. Ficar com uma quadrilha comandada por lula é ter carater e cérebro? Continua e pede uma carteirinha.

    3. Joab, existem vagas no Hospital João Machado. Vá se tratar por lá.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Não baixou o e-Título? Veja como consultar local de votação

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Se você não conseguiu baixar o aplicativo e-Título a tempo, não se preocupe. Existem outras formas simples e eficazes para encontrar essa informação. Confira abaixo as principais opções:

1. Site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Acesse o site do TSE www.tse.jus.br. Na página inicial, procure pela opção “Consulta do título e local de votação”. Você precisará informar alguns dados, como:

  • Nome completo
  • Data de nascimento
  • Nome da mãe

Após preencher as informações, você poderá visualizar seu local de votação, além de outros dados relacionados ao seu registro eleitoral.

2. Site do Tribunal Regional Eleitoral do seu Estado (TRE)

Outra alternativa é consultar o site do TRE do seu estado. Por exemplo, se você é do Rio Grande do Norte, acesse o site www.tre-rn.jus.br. Procure a aba “Local de Votação” e siga o mesmo procedimento de preenchimento de dados pessoais para obter a informação necessária.

3. Central de Atendimento ao Eleitor

Se preferir um atendimento mais direto, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Eleitor do TRE do seu estado. Geralmente, o número de telefone está disponível no site do tribunal. A equipe poderá fornecer informações sobre seu local de votação e esclarecer quaisquer dúvidas que você tenha.

4. Verificação na sua Unidade de Ensino ou Trabalho

Em muitos casos, o local de votação é o mesmo que a unidade escolar onde você está matriculado ou a empresa onde trabalha. Consulte a administração da sua escola ou empresa para verificar se essa informação está disponível.

5. Informações em Redes Sociais

As redes sociais dos tribunais eleitorais também são uma fonte útil de informações. Siga as páginas oficiais do TSE e do TRE do seu estado para receber atualizações e orientações sobre a votação.

Dicas Finais

  • Documentação: No dia da votação, não esqueça de levar um documento oficial com foto, como RG ou CNH.
  • Horário: Fique atento ao horário de votação e chegue com antecedência ao seu local.
  • Preparação: Tenha em mente o número dos candidatos que você pretende votar, pois isso facilitará o processo na hora da escolha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

ELEIÇÕES 2024: Transporte público em Natal possui tarifa zero neste domingo (6)

Foto: José Aldenir/AGORARN

A Prefeitura do Natal instituiu nesta quarta-feira 2, por meio do Decreto nº 13.207, a gratuidade do transporte público coletivo urbano nos dias de votação das eleições municipais de 2024. A medida abrange as 24 horas deste domingo 6 e, se necessário, do segundo turno em 27 de outubro. Os ônibus que circulam neste domingo contam com o painel de letreiro informando a gratuidade do transporte.

Pelo decreto, ficam proibidas alterações nos horários e itinerários das concessionárias durante os pleitos. O custo operacional será coberto pelo Orçamento Municipal, com normas complementares podendo ser emitidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) de Natal. O decreto entra em vigor na data de sua publicação.

O 1º turno das eleições está marcado para hoje, dia em que a população vai escolher seus candidatos a prefeito e vereador para os próximos quatro anos.

Agora RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça suspende novo perfil Marçal do Instagram 5 horas após mandar derrubar conta anterior

Foto: Leandro Torres/Divulgação

A nova conta no Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) foi suspensa ainda no sábado (5) após uma decisão da Justiça Eleitoral.

A medida, direcionada ao Instagram, deve valer pelo prazo de 48 horas, segundo decisão do juiz Rodrigo Capez.

A decisão ainda determina que, caso “novas tentativas” sejam feitas, o prazo das contas permanecerem desativadas passa de dois para 15 dias, que podem ser prorrogados a cada violação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MT Internet está chegando em São Paulo do Potengi

São Paulo do Potengi, estamos chegando!

A MT Internet irá desembarcar em breve para trazer ainda mais conexão para nossos potengienses!

Com planos a partir de R$ 39,90 para garantir acessibilidade e um padrão de internet de qualidade.

Siga nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

155 milhões de brasileiros elegem 5.569 prefeitos neste domingo

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Os brasileiros vão às urnas neste domingo (6.out.2024) para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5.569 cidades (leia mais abaixo). Há 155.912.680 eleitores no país aptos a votar no 1º turno, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Será possível acompanhar a apuração em tempo real no Poder360.

A maioria do eleitorado é de mulheres. Eis como se divide o eleitorado brasileiro:

  • mulheres – 81.806.914 (52,47%);
  • homens – 74.076.997 (47,51%);
  • votantes que não informaram o gênero – 28.769 (0,02%).

Não há eleições municipais em Brasília (DF) (2.176.616 eleitores) e em Fernando de Noronha (distrito estadual de Pernambuco) (3.454 eleitores). Brasileiros com registro para votar no exterior (761.390 eleitores) também não participam do pleito municipal: só estão aptos a votar na disputa presidencial. Ou seja, 2.941.460 não podem votar neste domingo.

Dados oficiais mostram que o eleitorado apto a votar em cidades que elegem prefeitos cresceu 5,4% em relação ao pleito municipal de 2020 –quando eram 147.918.483 eleitores.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Eleições 2024: saiba o que é proibido e o que é permitido neste domingo

Foto: RafaPress/Getty Images

No domingo, 6, mais de 153 milhões de brasileiros e brasileiras irão às urnas para escolher os novos prefeitos e vereadores em 5.569 municípios do país.

Para garantir uma votação segura e transparente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite determinadas condutas no momento da votação, ao mesmo tempo que proíbe práticas que possam comprometer o sigilo do voto ou a ordem do processo eleitoral. Veja o que pode e o que não pode neste domingo:

O que é proibido nas eleições?

  • A legislação eleitoral proíbe a aglomeração de pessoas que utilizem roupas ou materiais que identifiquem partidos ou candidatos;
  • É vedada qualquer manifestação coletiva ou ruidosa, bem como o aliciamento, a abordagem de eleitores e a distribuição de materiais, como camisetas;
  • O uso de alto-falantes, amplificadores de som, a realização de comícios ou carreatas e a prática de boca de urna são considerados crimes;
  • A propaganda de candidatos ou partidos, bem como a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento de posts nas redes sociais, também são proibidos.

O que é permitido na hora de votar?

  • “Colinha” de papel com os números de cada candidato;
  • Usar camisetas, broches, adesivos e outros objetos de algum candidato, desde que a manifestação seja “individual” e “silenciosa”.

O que é proibido leva na hora de votar?

Não é permitido entrar na cabine de votação com:

  • Aparelho celular;
  • Máquinas fotográficas;
  • Filmadoras;
  • Equipamento de radiocomunicação;
  • Qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa

PESQUISA FUTURA/EXAME: Paulinho Freire tem 40,1% dos votos válidos e Carlos Eduardo 33,7%, em Natal

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) tem 40,1% dos votos válidos na disputa pela prefeitura de Natal, e o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), 33,7%, de acordo com pesquisa realizada pela Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, divulgada neste sábado, 5.

De acordo com a margem de erro do levantamento, que é de 4 pontos percentuais, Freire lidera a corrida eleitoral.

Na sequência, Natália Bonavides (PT) aparece com 21,5% dos votos válidos e Rafael Motta (Avante) marca 4,1%.

Na comparação com o levantamento anterior, Freire manteve dianteira. Alves continuou na segunda posição, com leve crescimento.

Os votos válidos, que excluem os votos em branco e nulos, determinam o resultado das eleições. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, o candidato a prefeito que atinge mais de 50% dos votos válidos vence a disputa.

Pesquisa de votos válidos em Natal

  • Paulinho Freire (União Brasil): 40,1%
  • Carlos Eduardo Alves (PSD): 33,7%
  • Natália Bonavides (PT): 21,5%
  • Rafael Motta (Avante): 4,1%

A pesquisa foi registrada no TSE como MT-09159/2024 e realizou 600 entrevistas no dia 3 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Pesquisa estimulada em Natal

  • Paulinho Freire: 37,5%
  • Carlos Eduardo Alves: 31,5%
  • Natália Bonavides: 20,1%
  • Rafael Motta: 3,8%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 3,4%
  • NS/NR/Indeciso: 3,1%

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, quando o eleitor não é apresentado a nenhuma lista de candidatos, 10,3% dizem que ainda estão indecisos a poucos dias da votação.

  • Paulinho Freire: 34,1%
  • Carlos Eduardo Alves: 30,6%
  • Natália Bonavides: 18,5%
  • Rafael Motta: 1,9%
  • Ninguém/Branco/Nulo: 3,8%
  • NS/NR/Indeciso: 10,3%

Exame

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre a jornalista Célia Freire; veja informações do velório

Foto: Reprodução

Morreu neste sábado (5), em Natal, a jornalista Célia Freire. Segundo o portal BZ Notícias, ela deu entrada em um hospital sentindo dores.

Chegou a ser internada, mas não resistiu e faleceu. Ela há alguns anos, inclusive, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

O velório começa a partir das 8h e prossegue até às 14h30 no Centro de Velório São José, na Rua São José, em Lagoa Seca.

Às 14h30 será celebrada a missa de Corpo Presente. Às 16h a saída do cortejo em direção ao Cemitério Morada da Paz, em Emaús e às 17h o sepultamento.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte divulgou nota a respeito do falecimento de Célia Freire.

Leia a íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte recebe com tristeza a notícia da morte da jornalista Célia Freire, na tarde deste sábado, cinco de outubro.

Celinha, carinhosamente chamada pelos amigos, deixa um exemplo de dedicação à profissão com muito zelo e profissionalismo. Ícone do jornalismo potiguar, foi sempre educada e prestativa com todos, seu legado será lembrado pelos profissionais da imprensa e quem convivia ao seu lado.

Celinha foi presidente do SINDJORN, na década de oitenta, dando uma imensa contribuição ao movimento sindical. Na última eleição para a diretoria fez questão de votar na sede do SINDJORN, mesmo com dificuldade de locomoção.

Aos familiares e amigos, nossa solidariedade, na confiança e esperança de uma vida plena em Deus.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula, Bolsonaro e Tarcísio como padrinhos e futuro de Marçal ligam 2024 ao xadrez de 2026

Foto: Reprodução

“São Paulo parece que virou eleições presidenciais”, observou Jair Bolsonaro (PL), na sexta (4), antevéspera do primeiro turno. “Ninguém dava muita bola […] e, de repente, quem está envolvido na eleição de São Paulo ou é do bem ou é do mal.”

O tom nacional da disputa pela prefeitura já estava posto em janeiro, quando Lula (PT) disse que “a eleição em São Paulo será entre eu e a figura”, referindo-se justamente a Bolsonaro.

Nem precisava explicitar que, no tabuleiro que reúne o presidente atual e o ex, além de dois aspirantes ao Planalto, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Pablo Marçal (PRTB), se misturam os jogos de 2024 e de 2026.

Em campanha atípica, permeada por ataques verbais e físicos e em que as pesquisas variaram de líder a cada rodada, mas sempre num cenário apertado de indefinição, não é possível saber quem vai largar à frente neste domingo (6) na corrida para, não só o Edifício Matarazzo, mas também para o Palácio do Planalto.

Mesmo com a nacionalização, Lula e Bolsonaro estiveram mais ausentes do que seus representantes, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), gostariam. Deixaram como marcas sobretudo a escalação dos vices, Marta Suplicy (PT) e Ricardo Mello Araújo (PL).

Tarcísio, ao contrário, se jogou na disputa, formando dupla com o prefeito. Marçal correu por fora. Representando a si mesmo, o influenciador roubou a cena com seus factoides e ditou a pauta da eleição na capital paulista.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Resultados das eleições devem ser divulgados até 20h30 no RN

Foto: Antonio Augusto/secom/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) deve divulgar os resultados de 90% dos municípios do RN até as 20h30 deste domingo. Cerca de 2,6 milhões potiguares podem votar em 2024. Veja as dicas para a votação.

A votação

Ao todo, 2.649.624 potiguares têm direito ao voto. Em Natal, 575.642 eleitores estão aptos ao voto. A capital potiguar é a única cidade do RN em que há possibilidade de segundo turno. A expectativa da Secretaria de Tecnologia e Eleições do TRE-RN é de que 90% dos municípios estejam com resultados conhecidos até as 20h30.

O que levar

Para votar, os eleitores precisam ter em mãos documento oficial com foto.

Onde votar

Eleitores que tenham dúvidas acerca do local de votação podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na aba “Consulta do título e local de votação”, ou no site do TRE-RN, na aba “Local de Votação). Outra opção é o aplicativo e-Título, acessível por títulos eleitorais regulares e suspensos. Em caso de eleitores que não votaram em 2022 mas justificaram as ausências à Justiça Eleitoral poderão votar neste domingo.

Como votar

O eleitor fará primeiro a escolha para o cargo de vereador (a), com cinco números. Em seguida, eleitores escolherão os prefeitos e vices, digitando apenas o número do partido do candidato. A foto de ambos aparecerá na tela.

Transporte

Em Natal, eleitores terão acesso ao transporte público gratuito no próximo domingo. A medida abrange as 24 horas do dia 6 de outubro e, se necessário, do segundo turno em 27 de outubro. As informações foram publicadas por meio do Diário Oficial do Município.

Pelo decreto, ficam proibidas alterações nos horários e itinerários das concessionárias durante os pleitos. O custo operacional será coberto pelo Orçamento Municipal.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *