Saúde

Bolsonaro promete divulgar relatório do TCU que questiona números da pandemia no país: “Não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid”

Foto: Carolina Antunes/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7/6) que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o vírus. A declaração foi dada a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, apontou.

O Correio questionou o TCU a respeito do levantamento. O Tribunal informou que não possui conhecimento sobre o documento e pediu prazo maior para apurar se há algum relatório sobre a informação.

Bolsonaro acrescentou que divulgará o documento nesta tarde. “Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. E como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de Whatsapp, etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender”, acrescentou.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. esse presidente ja deu o que tinha que dar. Quem tem que pedir p/ sair é ele, é um perturbador da ordem a todo momento. So se mete em polêmica. Vai p/ porr* presidente chato e encrenqueiro, vai trabalhar seu incompetente cego pelo poder, so pensa no poder, ta nem aí p/ o povo, ele devia ter vergonha do mandato dele. Se não teve corrupção nao fez mais do que o seu dever. Mas o mandato se limitou a isso e a somente isso, presidente fraquissimo em relação a todo o resto! Um desbocado, mal educado e um falso patriota, isso sim, chega, que ja cansou, pede p/ sair, 2022 chegue logo p/ gente tirar esse incompetente!

  2. Na cabeça de Bolsonaro todo mundo que morre de covid é p atrapalhar a gestão dele. Todo mundo que reivindica algo é pq é contra ele. Todo mundo que fala de fatos ele vem com piada e achismos, sempre terceirizando a culpa.

  3. Chega a ser revoltante a falta de empatia com as vítimas desse cidadão. Pior ainda é quem defende.

  4. Se for pra chutar, o número de mortes real deve ser o dobro do oficial. Basta conversar com tabelião ou tabeliã de cartório (inclusive, gente que morre por síndrome respiratória grave sem o termo ‘covid’ porque não tem teste feito antes do óbito). Eu só não entendo como um ser desprezível desse não morre. Ele e o chefe de quadrilha de nove dedos.

    1. Tenha cuidado porque um bocado de otários inclusive você morreram, por desejarem a morte de outrem. Compre logo seu caixão para não deixar os parentes endividados.

  5. Omi mostre! Se o MINTO mostrar esse relatório que de fato indique isso que ele alega, eu até volto a tentar acreditar nele novamente…

  6. Mais uma mentira desse lixo.
    O TCU informou que não existe nenhum documento como esse em andamento.
    Esse esclerosado não tem o que fazer não? Não sabe fazer outra coisa, que não seja mentir.

  7. Quando ele viu que as mortes por falta de vacinas vão pra conta dele, já que apostou num remédio sem eficácia , vai mudar a narrativa de que não morreu tanta gente assim. É psicopatia em estado puro.

    1. O Brasil se transformou no país da desgraça pronta. A ignorância, o mal caratismo e a mentira passaram a ter validade e Nortear os rumos de uma nação, que como consequência perde respeito, moral e cidadania. O governo tem ministérios, mas segue as orientaçôes de um grupelho extra oficial, que é na verdade quem norteia o governo. Fazem parte desse grupelho os mais diversos tipos de irresponsáveis e incompetentes criaturas. Daí negam a pandemia, negam as vacinas, validam tratamento, contra a ciência, tramam ataques a pessoas e instituições, demitem ministros, enquadram militares. Um estágio para se tornado uma mafia que passará antes por uma mexicanização do paìs. Caminhamos a passos largos para nos tornarmos um paìs degraçadamente miliciano, como já é o estado do Rio de Janeiro. Agora, vão anunciar que mortes por covid, nao foram por covid, em mais um estudo tal qual da cloroquina para o virus, decidido pelo mesmo grupelho que dita o rumo do paìs. Logo, alguns meios jornalísticos, igualmentes associados a essa turma, cuidarão para que se torne verdade absoluta. Um paìs condenado a desgraça.

    2. Bolsovirus, meu amigo sábias palavras, falou tudo! Tenho nada a acrescentar. na verdade, ate tenho. Tem gente que pega covid e nao comunica que pegou. Entao com toda certeza o numero dos que pegaram a doença é muito maior, muito mesmo, essa doença altamente contagiosa

    1. Esse verme é um canalha, foi 50% a mais!!! Não tinha testes e morreram muitos de covid19 sem os exames. Que diabo o TCU têm com isso???? Só engana o gado .

    2. Que cuuunversa bonita Geraldo. Todos, absolutamente TODOS, que morreram no país a partir de abril de 2020 foram testados para COVID mesmo que nitidamente a morte não teria relação alguma com COVID. Imagina se fizesse isso quanto ao vírus da gripe. A verdade eh q muita gente, mas muita mesmo, morreu com covid e não DE covid, entrando nas estatísticas de forma completamente equivocada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Heloísa Bolsonaro admite problema de saúde do marido: “Eduardo não está bem”

Foto: Reprodução/Redes sociais

A esposa do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) colocou ainda mais lenha na briga interna do clã bolsonarista. Heloísa Bolsonaro disse nesta segunda-feira (23) que o marido “não está bem”, ecoando declarações do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o estado de saúde do parlamentar.

Em postagem nas redes sociais, Heloísa afirmou que Eduardo carrega “uma cobrança e um peso absurdo nas costas” e destacou o impacto da pressão que ele exerce sobre o STF na família. “Mesmo assim, ele segue firme… mas não está bem, porque continua trabalhando todos os dias, de forma voluntária, pelo Brasil que acredita”, escreveu.

A declaração vai ao encontro do que Nikolas disse no sábado (21), após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, em Brasília. O deputado ressaltou que Eduardo enfrenta momentos difíceis, e que sua família, incluindo Michelle Bolsonaro, sofre com as consequências. “Ele não está bem. E eu faço questão de não perder tempo com divergências, porque temos um Brasil para salvar”, afirmou.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula reage e corta repórter: “Não vamos receber criminosos, queremos prendê-los”

Foto: Reprodução

O presidente Lula (PT) interrompeu o repórter Tiago Eltz, da TV Globo, durante coletiva em Nova Deli, para negar que tenha sinalizado interesse em “receber criminosos” brasileiros deportados dos Estados Unidos. Lula reagiu de forma ríspida e deixou claro: a prioridade é prender, e não acolher.

O impasse começou quando o repórter questionou Lula sobre declarações interpretadas como disposição para receber brasileiros envolvidos em crimes nos EUA. O presidente cortou a pergunta e insistiu: “Você não ouviu isso aqui. Nós queremos prendê-los. Eu não quero recebê-los, eu quero prendê-los”. O diálogo teve várias interrupções e correções de interpretação.

Lula explicou que a confusão surgiu da conversa sobre brasileiros que cometeram crimes no exterior, citando casos ligados ao contrabando de combustíveis.

Ele detalhou: “Bloqueamos 250 milhões de litros de gasolina em 5 navios, entregamos para a Petrobras. Essa pessoa mora em Miami, enviamos para o presidente Trump a fotografia da casa dele e o nome dele. Queremos essa pessoa no Brasil. É para combater o crime organizado”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Caso Master: André Mendonça pressiona investigação em reunião sigilosa de 2h30 com a Polícia Federal

Foto: Reprodução

O ministro do STF, André Mendonça, se reuniu nesta segunda-feira (23) com investigadores da Polícia Federal por cerca de 2h30 para discutir o andamento das apurações da fraude no Banco Master. No encontro, os delegados apresentaram um relatório detalhado do caso, ajudando o ministro a definir os próximos passos.

Mendonça assumiu a relatoria do caso em 12 de fevereiro, depois da saída do ministro Dias Toffoli, e este foi o segundo encontro do tipo com a PF, sendo o primeiro presencial. Como relator, ele autorizou a PF a seguir o fluxo normal de perícia em cerca de 100 dispositivos eletrônicos apreendidos na Operação Compliance Zero, que investiga o suposto esquema de fraudes no banco.

Além disso, o ministro ampliou o trabalho investigativo da PF, permitindo diligências que não precisam de aval judicial, como oitivas de investigados e testemunhas na própria Polícia Federal. O material apreendido seguirá sob custódia da PF e os autos da operação mantêm sigilo nível III — um nível abaixo do aplicado por Toffoli.

As medidas foram tomadas a pedido da própria PF, que destacou a necessidade de distribuir tarefas entre peritos habilitados e apresentou observações sobre planejamento operacional. O encontro reforça a atuação do STF na supervisão da investigação e a relação direta do relator com a força-tarefa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro: “Todo mundo quer vencer discussão, mas precisamos ganhar eleição”

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência, colocou na mesa a prioridade da campanha em meio a atritos internos do partido. “Está todo mundo querendo vencer a discussão. Mas o que precisamos é ganhar a eleição! Gostaria de contar com todas, todos, todes, todys e todXs!”, escreveu em seu perfil no X.

Os comentários de Flávio aparecem depois de críticas do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à ausência de apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro à candidatura do irmão.

Eduardo disse ao SBT News que não viu nenhum post de Michelle a favor de Flávio, enquanto Michelle respondeu com uma imagem no Instagram fritando rodelas de banana, em possível indireta a Eduardo, conhecido pejorativamente como “Bananinha”.

O clima tenso não parou por aí. O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL-SC) questionou a declaração do presidente do partido, Valdemar Costa Neto, sobre a escolha dos pré-candidatos a governos estaduais pelo PL e a lista do Senado ficar a cargo de Jair Bolsonaro.

“Me parece que as coisas estão meio desencontradas sem querer querendo! As peças todas parecem se encaixar! Deixar o PRESO POLÍTICO isolado… está cada dia mais estranho!”, escreveu Carlos em suas redes.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire detalha números do 1º ano e anuncia pacote de obras e investimentos em Natal

Foto: Rennê Carvalho/Secom

O prefeito Paulinho Freire (União Brasil) apresentou nesta segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Natal, a mensagem anual com um balanço detalhado do primeiro ano de gestão. No discurso, destacou organização administrativa, responsabilidade fiscal e uma série de obras executadas e planejadas, afirmando que a Prefeitura estruturou as bases para um novo ciclo de desenvolvimento da capital.

Na drenagem urbana, foram retiradas quase 40 mil toneladas de resíduos das redes e galerias pluviais, com mais de 400 quilômetros de redes limpas, 3 mil bocas de lobo e 550 poços de visita atendidos. Mesmo com registros de chuvas acima de 100 milímetros, apenas uma das 82 lagoas de captação da cidade transbordou.

Entre as obras já concluídas, o prefeito citou a drenagem e urbanização da Avenida Presidente Sarmento (Avenida 4), no Alecrim, e a reurbanização da Lagoa do Santarém.

A Zona Norte foi apontada como prioridade da gestão. Paulinho informou que já existem estudos topográficos para a Via Mangue, ligação entre as pontes de Igapó e Newton Navarro, que deverá reduzir congestionamentos e criar alternativa à Avenida João Medeiros Filho.

Ele também destacou a abertura definitiva do Mercado da Redinha como marco da revitalização econômica e turística da região e anunciou R$ 10 milhões do Finisa para drenagem da Ribeira e das Rocas, além de obras na Solange Nunes, no Planalto, na Lagoa do Soledade e a continuidade do túnel de macrodrenagem.

Na mobilidade urbana, Natal registrou crescimento de 69,3% na malha cicloviária, com mais de 4 mil metros de novas ciclovias e 9 mil metros de calçadas acessíveis. O Binário Jaguarari–São José foi ampliado em 1.800 metros, e a faixa reversível da Avenida Felizardo Moura, por onde circulam cerca de 75 mil veículos por dia, já está em operação.

Na área fiscal, a Central de Compras gerou economia superior a R$ 13 milhões, o Frota Digital ultrapassou R$ 400 mil de economia mensal, o controle da folha reduziu cerca de R$ 390 mil por mês e o REFIS 2025 formalizou mais de 21 mil acordos.

O prefeito também citou investimentos sociais, como a Cidade Social, com R$ 15 milhões, e o programa Natal Integra, com US$ 38 milhões, que prevê a construção de 12 CRAS, 4 CREAS, 4 Oficinas do Fazer e 3 novas Cidades Sociais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Desembargador assume vaga de ministro do STJ afastado após denúncia de assédio sexual contra jovem de 18 anos

Foto: Gláucia Rodrigues/TJMG

O desembargador do TJ-MG, Luís Carlos Balbino Gambogi, passa a ocupar temporariamente, a partir desta segunda-feira (23), a vaga do ministro Marco Buzzi no STJ. Ele atuará na 2ª Seção e na 4ª Turma da Corte.

Buzzi foi afastado cautelarmente no início de fevereiro, após virem à tona denúncias de importunação sexual envolvendo duas mulheres. Com a saída temporária do ministro, o STJ convocou Gambogi para manter o funcionamento dos colegiados ligados ao Direito Privado.

Formado em Direito pela PUC-MG, Gambogi tem mestrado e doutorado em Filosofia pela UFMG. Antes da magistratura, atuou como advogado e foi deputado estadual constituinte em Minas Gerais entre 1987 e 1991, chegando ao TJ-MG pelo quinto constitucional da advocacia.

Em nota, a OAB-MG parabenizou o desembargador pela convocação e destacou sua “visão humanista e garantista”.

A 2ª Seção e a 4ª Turma do STJ são responsáveis por julgar temas como contratos, responsabilidade civil e recuperação judicial, áreas sensíveis para empresas e cidadãos em todo o país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça derruba condenação e absolve humorista Leo Lins após pena de 8 anos

Foto: Divulgação/Redes sociais

A Justiça Federal decidiu nesta segunda-feira (23) reformar a sentença que havia condenado o humorista Leo Lins a oito anos e três meses de prisão em regime fechado. A absolvição foi definida pelo TRF, por dois votos a um, e confirmada pela defesa ao portal Metrópoles.

A decisão foi divulgada nas redes sociais pelo apresentador Danilo Gentili e celebrada pelos advogados de Leo Lins, que classificaram o resultado como um “grande resultado da comédia nacional”. Segundo a defesa, ainda é preciso aguardar o prazo para saber se o Ministério Público vai recorrer, embora os advogados avaliem que, se houver recurso, ele será mais restrito a questões jurídicas.

O caso teve início em 2025, quando Leo Lins foi condenado em primeira instância pela Justiça de São Paulo por piadas consideradas preconceituosas no especial “Perturbador”, publicado no YouTube em 2022. Além da prisão em regime fechado, a sentença previa o pagamento de mais de R$ 1,4 milhão por danos morais coletivos.

À época, o MPF recorreu da decisão, discordando da forma como a Justiça contabilizou os crimes. O órgão pediu a absolvição da pena em regime fechado e a redução da multa para R$ 53 mil. O recurso foi analisado pelo TRF, que decidiu pela absolvição do humorista, embora ainda caiba novo recurso por parte do MP.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

PCGO desmente boatos e mantém linha única no caso do secretário de Itumbiara

Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) negou, nesta segunda-feira (23), que existam novas linhas de investigação sobre a morte do secretário de Governo de Itumbiara, Thales Naves Alves Machado, e de seus dois filhos. Em nota oficial, a corporação afirmou que o inquérito segue sem mudanças, exatamente como definido desde o início dos trabalhos.

Segundo a PCGO, a apuração é conduzida pelo Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de Itumbiara e permanece no mesmo escopo inicial.

O esclarecimento foi feito após a circulação de boatos indicando uma possível mudança de rumo que poderia alterar a autoria do crime, o que foi descartado pela polícia.

A instituição informou ainda que novas informações só serão divulgadas após a conclusão das diligências e dos laudos periciais, respeitando o sigilo previsto em lei. Todo o material coletado no local passou por análise técnica, incluindo objetos apreendidos pela perícia.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

VÍDEO: Homem é preso em Natal com quase meio milhão em anabolizantes e “Mounjaro” ilegal

Imagens: Divulgação/PCRN

A Polícia Civil, em ação conjunta com a Receita Federal, apreendeu nesta segunda-feira (23) uma grande quantidade de anabolizantes e medicamentos de origem irregular em Natal. O material foi avaliado preliminarmente em cerca de R$ 480 mil, e um homem de 37 anos foi preso em flagrante.

Segundo as informações oficiais, foram encontrados aproximadamente 800 frascos de substância análoga à drostanolona, 100 frascos semelhantes ao stanozolol — ambos esteroides usados ilegalmente para fins estéticos e aumento de desempenho físico — além de 42 frascos que possivelmente contêm tirzepatida 15 mg, medicamento indicado para tratamento do diabetes tipo 2 e controle da glicemia.

A operação foi desencadeada após o monitoramento de uma encomenda considerada suspeita. No momento da entrega, as equipes realizaram a abordagem, confirmaram o conteúdo ilícito e efetuaram a prisão do investigado no local.

O suspeito foi autuado por falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Secretaria para Assuntos Extraordinários de São Gonçalo confirma para março o início dos aulões preparatórios para o IFRN e ENEM

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal para Assuntos Extraordinários de São Gonçalo do Amarante confirmou para o mês de março o início dos Aulões Preparatórios voltados ao processo seletivo do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A iniciativa busca oferecer suporte pedagógico gratuito e qualificado, ampliando as oportunidades de aprovação nos exames.

O primeiro encontro será realizado no dia 14 de março de 2026 (sábado), com a aula inaugural do cursinho preparatório para o IFRN. A programação acontece a partir das 8h, no Auditório da UAB, com inscrições realizadas no próprio local, no momento da chegada.

Já no dia 22 de março (domingo), será a vez do cursinho preparatório para o ENEM, também com início a partir das 8h, no Teatro Municipal Poti Cavalcanti. As inscrições igualmente serão feitas no local, antes do início das atividades.

Os aulões vão até às vésperas da realização dos exames seletivos e os estudantes que participarem terão acesso:

AULÕES ESTRATÉGICOS, ministrados por profissionais experientes e altamente capacitados na preparação para exames seletivos, com metodologia dinâmica e focada em resultados;

MATERIAL DIDÁTICO ATUALIZADO, alinhado aos conteúdos exigidos pelo IFRN e às competências avaliadas no ENEM;

CORREÇÃO SEMANAL DE REDAÇÕES, com acompanhamento contínuo e avaliações baseadas nos critérios oficiais, promovendo evolução consistente no desempenho textual;

SIMULADOS, que reproduzem o formato das provas oficiais, auxiliando no desenvolvimento da gestão do tempo e na familiarização com o estilo das questões.

A secretária para Assuntos Extrordinário, Mada Calado, reforça o convite: “Nossos jovens e adultos estão convidados para fazer parte dos aulões. Essa é mais uma oportunidade que a gestão do prefeito Jaime Calado está oferecendo aos que sonham com a aprovação nos cursos profissionalmentes do IFRN ou uma vaga na universidade”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *