Saúde

Bolsonaro promete divulgar relatório do TCU que questiona números da pandemia no país: “Não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid”

Foto: Carolina Antunes/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7/6) que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o vírus. A declaração foi dada a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, apontou.

O Correio questionou o TCU a respeito do levantamento. O Tribunal informou que não possui conhecimento sobre o documento e pediu prazo maior para apurar se há algum relatório sobre a informação.

Bolsonaro acrescentou que divulgará o documento nesta tarde. “Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. E como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de Whatsapp, etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender”, acrescentou.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. esse presidente ja deu o que tinha que dar. Quem tem que pedir p/ sair é ele, é um perturbador da ordem a todo momento. So se mete em polêmica. Vai p/ porr* presidente chato e encrenqueiro, vai trabalhar seu incompetente cego pelo poder, so pensa no poder, ta nem aí p/ o povo, ele devia ter vergonha do mandato dele. Se não teve corrupção nao fez mais do que o seu dever. Mas o mandato se limitou a isso e a somente isso, presidente fraquissimo em relação a todo o resto! Um desbocado, mal educado e um falso patriota, isso sim, chega, que ja cansou, pede p/ sair, 2022 chegue logo p/ gente tirar esse incompetente!

  2. Na cabeça de Bolsonaro todo mundo que morre de covid é p atrapalhar a gestão dele. Todo mundo que reivindica algo é pq é contra ele. Todo mundo que fala de fatos ele vem com piada e achismos, sempre terceirizando a culpa.

  3. Chega a ser revoltante a falta de empatia com as vítimas desse cidadão. Pior ainda é quem defende.

  4. Se for pra chutar, o número de mortes real deve ser o dobro do oficial. Basta conversar com tabelião ou tabeliã de cartório (inclusive, gente que morre por síndrome respiratória grave sem o termo ‘covid’ porque não tem teste feito antes do óbito). Eu só não entendo como um ser desprezível desse não morre. Ele e o chefe de quadrilha de nove dedos.

    1. Tenha cuidado porque um bocado de otários inclusive você morreram, por desejarem a morte de outrem. Compre logo seu caixão para não deixar os parentes endividados.

  5. Omi mostre! Se o MINTO mostrar esse relatório que de fato indique isso que ele alega, eu até volto a tentar acreditar nele novamente…

  6. Mais uma mentira desse lixo.
    O TCU informou que não existe nenhum documento como esse em andamento.
    Esse esclerosado não tem o que fazer não? Não sabe fazer outra coisa, que não seja mentir.

  7. Quando ele viu que as mortes por falta de vacinas vão pra conta dele, já que apostou num remédio sem eficácia , vai mudar a narrativa de que não morreu tanta gente assim. É psicopatia em estado puro.

    1. O Brasil se transformou no país da desgraça pronta. A ignorância, o mal caratismo e a mentira passaram a ter validade e Nortear os rumos de uma nação, que como consequência perde respeito, moral e cidadania. O governo tem ministérios, mas segue as orientaçôes de um grupelho extra oficial, que é na verdade quem norteia o governo. Fazem parte desse grupelho os mais diversos tipos de irresponsáveis e incompetentes criaturas. Daí negam a pandemia, negam as vacinas, validam tratamento, contra a ciência, tramam ataques a pessoas e instituições, demitem ministros, enquadram militares. Um estágio para se tornado uma mafia que passará antes por uma mexicanização do paìs. Caminhamos a passos largos para nos tornarmos um paìs degraçadamente miliciano, como já é o estado do Rio de Janeiro. Agora, vão anunciar que mortes por covid, nao foram por covid, em mais um estudo tal qual da cloroquina para o virus, decidido pelo mesmo grupelho que dita o rumo do paìs. Logo, alguns meios jornalísticos, igualmentes associados a essa turma, cuidarão para que se torne verdade absoluta. Um paìs condenado a desgraça.

    2. Bolsovirus, meu amigo sábias palavras, falou tudo! Tenho nada a acrescentar. na verdade, ate tenho. Tem gente que pega covid e nao comunica que pegou. Entao com toda certeza o numero dos que pegaram a doença é muito maior, muito mesmo, essa doença altamente contagiosa

    1. Esse verme é um canalha, foi 50% a mais!!! Não tinha testes e morreram muitos de covid19 sem os exames. Que diabo o TCU têm com isso???? Só engana o gado .

    2. Que cuuunversa bonita Geraldo. Todos, absolutamente TODOS, que morreram no país a partir de abril de 2020 foram testados para COVID mesmo que nitidamente a morte não teria relação alguma com COVID. Imagina se fizesse isso quanto ao vírus da gripe. A verdade eh q muita gente, mas muita mesmo, morreu com covid e não DE covid, entrando nas estatísticas de forma completamente equivocada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Secretário de Defesa dos EUA diz que novo líder do Irã está ferido e “provavelmente desfigurado”

Foto: Reprodução

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, afirmou nesta sexta-feira (13) que o novo líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, está ferido e “provavelmente desfigurado”. A declaração foi dada em coletiva de imprensa no Pentagon. Segundo ele, o iraniano estaria escondido em bunkers desde o ataque que matou seu pai, Ali Khamenei.

Mojtaba, de 56 anos, assumiu o comando do país no último domingo (8), após a morte do pai em um ataque coordenado dos Estados Unidos e de Israel em território iraniano no dia 28 de fevereiro. Desde que foi escolhido para o cargo, ele não fez nenhuma aparição pública oficial, o que tem alimentado especulações sobre seu estado de saúde.

Na quinta-feira (12), o jornal britânico Daily Mail publicou que o líder iraniano estaria gravemente ferido, sem uma perna e em coma em uma UTI do Hospital Universitário Sina, com uma ala inteira isolada para garantir sua segurança. Já a CNN afirma que ele teria sofrido apenas uma fratura no pé, uma contusão ao redor do olho esquerdo e pequenos cortes no rosto.

Durante a coletiva, Hegseth disse ainda que a liderança iraniana estaria “desesperada” e escondida no subsolo após os ataques. No Irã, o cargo de líder supremo tem o maior poder político e religioso do país, acima do presidente e do Parlamento — modelo estabelecido após a Revolução Islâmica do Irã de 1979. O título de aiatolá, ligado ao posto, é usado para designar altos clérigos do islamismo xiita e significa “sinal de Deus”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

EUA ainda não responderam ao STF sobre notificação de Paulo Figueiredo

Foto: Reprodução

O governo dos Estados Unidos ainda não respondeu ao pedido de cooperação jurídica internacional feito pelo STF para notificar oficialmente o jornalista Paulo Figueiredo. A informação foi enviada ao ministro Alexandre de Moraes pelo Ministério da Justiça em ofício encaminhado nesta sexta-feira (13).

Segundo o ministério, até agora não houve manifestação das autoridades norte-americanas sobre a solicitação feita em novembro de 2025. O documento informa que um novo contato foi feito para saber o andamento do pedido.

A chamada carta rogatória — instrumento usado quando a Justiça brasileira precisa de apoio de outro país — tem como objetivo notificar Figueiredo para que ele apresente defesa prévia. Figueiredo foi denunciado pela PGR no inquérito que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

Como Figueiredo mora nos Estados Unidos, o avanço do processo depende da cooperação internacional. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) informou que voltou a pedir informações às autoridades estrangeiras e que o STF será comunicado caso haja resposta de Washington.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Justiça manda colocar tornozeleira em preso sem pernas — e acaba tendo que liberá-lo

Foto: Reprodução

Um homem de 68 anos, cadeirante e sem as duas pernas, teve a prisão domiciliar concedida com uso de tornozeleira eletrônica em Blumenau (SC). O detalhe: o equipamento não pôde ser instalado justamente porque ele não tem as pernas.

O idoso foi preso na segunda-feira (9) para cumprir pena de cinco anos de reclusão em regime inicial semiaberto. A condenação é por um homicídio culposo no trânsito — quando não há intenção de matar — ocorrido há mais de dez anos.

Dois dias depois, ele teve a pena substituída por prisão domiciliar, que foi aceito nesta quinta (12), com a condição de monitoramento eletrônico por tornozeleira. No entanto, o presídio informou que não poderia soltá-lo porque não havia como instalar o equipamento, já que o apenado não possui as duas pernas.

Após novo acionamento do Judiciário, a juíza de plantão revisou a decisão, dispensou a tornozeleira e determinou a liberação imediata do homem, que agora cumpre a pena em prisão domiciliar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Itamaraty revoga visto de assessor de Trump e alega “informações falsas” no pedido

Foto: Departamento de Estado dos EUA/Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (13) que revogou o visto do assessor sênior do Departamento de Estado do governo Donald Trump, Darren Beattie. Segundo o Itamaraty, o norte-americano teria apresentado “omissão e falseamento de informações relevantes” sobre o motivo da viagem ao Brasil no momento da solicitação do visto, feita em Washington.

Conforme o Metrópoles, o Itamaraty afirmou que a revogação ocorreu porque as informações prestadas no pedido de visto não corresponderiam ao objetivo real da visita. De acordo com o ministério, esse tipo de situação é considerado motivo legal suficiente para negar ou cancelar um visto, conforme a legislação brasileira e normas internacionais.

Mais cedo, o presidente Lula declarou que Beattie estava proibido de entrar no Brasil e mencionou a suspensão de vistos de ministros brasileiros pelos Estados Unidos. Lula afirmou que o assessor havia dito que viria ao país para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A visita ganhou repercussão depois que a defesa de Bolsonaro pediu ao STF autorização para que Beattie o visitasse na Papudinha, onde o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado.

O pedido chegou a ser autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, que depois reformou a decisão após receber do Itamaraty a informação de que o norte-americano não tinha agenda diplomática no país e que o visto havia sido concedido apenas para compromisso privado.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Investigadores apostam que Vorcaro delatará após nova decisão do STF

Foto: Divulgação/Banco Master

Por Paulo Cappelli – Metrópoles

Após a Segunda Turma do STF formar maioria, nesta sexta-feira (13/3), para manter a prisão preventiva de Daniel Vorcaro, investigadores que acompanham o caso avaliam que uma delação premiada do empresário está próxima. Segundo apuração da coluna, interlocutores do banqueiro já sinalizaram à Corte a disposição de Vorcaro em aderir a um acordo de colaboração.

Relator do processo, o ministro André Mendonça votou pela manutenção da prisão ao afirmar que os elementos reunidos nas fases da Operação Compliance Zero indicam “indícios consistentes da prática de diversos crimes”, incluindo delitos contra o sistema financeiro nacional, corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O voto foi acompanhado pelos ministros Kássio Nunes Marques e Luiz Fux.

No voto, Mendonça também apontou que provas documentais, registros de mensagens e fluxos financeiros analisados pela Polícia Federal indicam atuação estruturada entre os investigados, “com divisão de tarefas, característica típica de organizações criminosas”.

Segundo o ministro, as investigações indicam que Vorcaro atuava diretamente na condução das estratégias financeiras e institucionais do Banco Master, inclusive em decisões relacionadas à captação de recursos e à alocação desses valores em estruturas de investimento vinculadas ao próprio grupo econômico.

Mendonça também registrou que as apurações apontam interlocução frequente do empresário com servidores do Banco Central responsáveis pela supervisão bancária, com troca de mensagens e discussões sobre temas regulatórios envolvendo a instituição financeira.

Ao analisar o pedido de revogação da prisão, o relator afirmou ainda que o material obtido pela investigação revela riscos a diversos bens jurídicos e que a adoção de medidas cautelares não poderia aguardar o término de todas as diligências.

Segundo ele, diante da gravidade do conteúdo já identificado, seria necessário evitar a “concretização ou agravamento de lesões irreparáveis à integridade física de pessoas, à economia popular e ao sistema financeiro nacional”.

Por Paulo Cappelli – Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Trump propõe que Brasil receba estrangeiros capturados nos EUA e exige plano para acabar com PCC e CV

Foto: Evelyn Hockstein/Reuters

O governo de Donald Trump propôs que o Brasil passe a receber em prisões nacionais estrangeiros capturados nos Estados Unidos, em modelo semelhante ao adotado por El Salvador na penitenciária de segurança máxima Cecot.

A proposta faz parte de uma negociação de cooperação bilateral contra organizações criminosas transnacionais, que poderá ser anunciada durante uma futura reunião entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro, inicialmente previsto para março, deve ocorrer em abril.

Segundo um alto funcionário americano, Washington também quer que o Brasil apresente um plano para combater organizações como o Primeiro Comando da Capital (PCC), o Comando Vermelho (CV), o Hezbollah e grupos criminosos chineses atuando no país.

Outra exigência dos EUA é que o Brasil compartilhe dados, inclusive biométricos, de estrangeiros que solicitam refúgio, como parte de medidas para conter imigração irregular e crimes transnacionais.

As propostas americanas são uma resposta ao plano de cooperação apresentado por Lula em 2025, que incluía ações contra lavagem de dinheiro, bloqueio de ativos ilegais, combate ao tráfico de armas e troca de informações sobre criptomoedas.

O governo brasileiro ainda não aceitou as condições e negocia mudanças no acordo. Um dos principais receios do Planalto é que os EUA classifiquem o PCC e o CV como organizações terroristas, o que, na avaliação do governo, poderia abrir brecha para ações externas em território brasileiro.

Enquanto as negociações seguem, equipes dos dois países trabalham para tentar fechar um acordo antes da possível visita de Lula a Washington.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Médico de Jair Bolsonaro diz que quadro é ‘grave’ e que ex-presidente ficará internado por tempo indeterminado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, após apresentar calafrios e vômitos na prisão da Papudinha, nesta sexta-feira (13).

De acordo com o médico, o quadro é considerado grave e exigirá internação por tempo indeterminado, podendo durar ao menos sete dias.

Segundo o médico Brasil Caiado, Bolsonaro foi diagnosticado com broncopneumonia bacteriana bilateral, provavelmente causada por aspiração relacionada a refluxo gastroesofágico. Ele está recebendo antibióticos intravenosos e suporte clínico não invasivo.

Caiado afirmou que esta é a pneumonia mais acentuada já registrada no ex-presidente. Após iniciar o tratamento com dois antibióticos, Bolsonaro apresentou leve melhora, mas ainda relata sintomas como enjoo, dor de cabeça e dores musculares. A equipe médica agora aguarda a resposta do organismo ao tratamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gilmar Mendes leva suspensão da quebra de sigilo de Lulinha ao plenário do STF

Foto: Luiz Silveira/STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu destaque no julgamento que analisa a decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu as quebras de sigilo aprovadas pela CPMI do INSS, elas a de Lulinha, filho do presidente Lula.

Com o pedido, o processo deixa o plenário virtual e será analisado em sessão presencial do STF, em data a ser definida pelo presidente da Corte, Edson Fachin.

Antes da suspensão, apenas Dino havia votado, defendendo a manutenção de sua própria decisão.

O caso chegou ao Supremo após ação da empresária Roberta Luchsinger, que contestou a quebra de seus sigilos bancário e fiscal determinada pela CPMI. A medida também atingia o empresário Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na decisão liminar, Dino suspendeu as quebras de sigilo aprovadas pela comissão, argumentando que medidas desse tipo exigem análise individualizada, o que não ocorreu quando a CPMI aprovou 87 requerimentos em bloco. O ministro indicou que o Congresso pode voltar a analisar os pedidos, desde que faça votação separada para cada caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Produção industrial do RN cai quase 25% em janeiro de 2026, maior recuo do país

Foto: Agência Brasil/EBC

A produção industrial do Rio Grande do Norte caiu 24,9% em janeiro de 2026 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Pesquisa Industrial Mensal divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi o maior recuo entre os 17 estados analisados. A queda foi puxada principalmente pela retração de 38,6% na fabricação de coque, derivados de petróleo e biocombustíveis, impactada por paradas programadas para manutenção no setor.

Outras atividades também registraram queda, como indústrias extrativas (-7,5%) e produção de alimentos (-5,6%). A única alta foi na confecção de vestuário e acessórios, que cresceu 41,6%.

No acumulado de 12 meses, a produção industrial potiguar recuou 12,5%. No cenário nacional, a indústria avançou 0,2% em janeiro. Entre os destaques positivos estão Pernambuco, com alta de 27,7%, e Espírito Santo, com 14,5%.

Opinião dos leitores

  1. PORCARIA DO MP DE NATAL NO LUGAR DE IR ATRÁS DE LADRAO VÃO ATRÁS DE EMPRESÁRIOS ISSO QUE DÁ

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *