Saúde

Bolsonaro promete divulgar relatório do TCU que questiona números da pandemia no país: “Não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid”

Foto: Carolina Antunes/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7/6) que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o vírus. A declaração foi dada a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, apontou.

O Correio questionou o TCU a respeito do levantamento. O Tribunal informou que não possui conhecimento sobre o documento e pediu prazo maior para apurar se há algum relatório sobre a informação.

Bolsonaro acrescentou que divulgará o documento nesta tarde. “Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. E como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de Whatsapp, etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender”, acrescentou.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. esse presidente ja deu o que tinha que dar. Quem tem que pedir p/ sair é ele, é um perturbador da ordem a todo momento. So se mete em polêmica. Vai p/ porr* presidente chato e encrenqueiro, vai trabalhar seu incompetente cego pelo poder, so pensa no poder, ta nem aí p/ o povo, ele devia ter vergonha do mandato dele. Se não teve corrupção nao fez mais do que o seu dever. Mas o mandato se limitou a isso e a somente isso, presidente fraquissimo em relação a todo o resto! Um desbocado, mal educado e um falso patriota, isso sim, chega, que ja cansou, pede p/ sair, 2022 chegue logo p/ gente tirar esse incompetente!

  2. Na cabeça de Bolsonaro todo mundo que morre de covid é p atrapalhar a gestão dele. Todo mundo que reivindica algo é pq é contra ele. Todo mundo que fala de fatos ele vem com piada e achismos, sempre terceirizando a culpa.

  3. Chega a ser revoltante a falta de empatia com as vítimas desse cidadão. Pior ainda é quem defende.

  4. Se for pra chutar, o número de mortes real deve ser o dobro do oficial. Basta conversar com tabelião ou tabeliã de cartório (inclusive, gente que morre por síndrome respiratória grave sem o termo ‘covid’ porque não tem teste feito antes do óbito). Eu só não entendo como um ser desprezível desse não morre. Ele e o chefe de quadrilha de nove dedos.

    1. Tenha cuidado porque um bocado de otários inclusive você morreram, por desejarem a morte de outrem. Compre logo seu caixão para não deixar os parentes endividados.

  5. Omi mostre! Se o MINTO mostrar esse relatório que de fato indique isso que ele alega, eu até volto a tentar acreditar nele novamente…

  6. Mais uma mentira desse lixo.
    O TCU informou que não existe nenhum documento como esse em andamento.
    Esse esclerosado não tem o que fazer não? Não sabe fazer outra coisa, que não seja mentir.

  7. Quando ele viu que as mortes por falta de vacinas vão pra conta dele, já que apostou num remédio sem eficácia , vai mudar a narrativa de que não morreu tanta gente assim. É psicopatia em estado puro.

    1. O Brasil se transformou no país da desgraça pronta. A ignorância, o mal caratismo e a mentira passaram a ter validade e Nortear os rumos de uma nação, que como consequência perde respeito, moral e cidadania. O governo tem ministérios, mas segue as orientaçôes de um grupelho extra oficial, que é na verdade quem norteia o governo. Fazem parte desse grupelho os mais diversos tipos de irresponsáveis e incompetentes criaturas. Daí negam a pandemia, negam as vacinas, validam tratamento, contra a ciência, tramam ataques a pessoas e instituições, demitem ministros, enquadram militares. Um estágio para se tornado uma mafia que passará antes por uma mexicanização do paìs. Caminhamos a passos largos para nos tornarmos um paìs degraçadamente miliciano, como já é o estado do Rio de Janeiro. Agora, vão anunciar que mortes por covid, nao foram por covid, em mais um estudo tal qual da cloroquina para o virus, decidido pelo mesmo grupelho que dita o rumo do paìs. Logo, alguns meios jornalísticos, igualmentes associados a essa turma, cuidarão para que se torne verdade absoluta. Um paìs condenado a desgraça.

    2. Bolsovirus, meu amigo sábias palavras, falou tudo! Tenho nada a acrescentar. na verdade, ate tenho. Tem gente que pega covid e nao comunica que pegou. Entao com toda certeza o numero dos que pegaram a doença é muito maior, muito mesmo, essa doença altamente contagiosa

    1. Esse verme é um canalha, foi 50% a mais!!! Não tinha testes e morreram muitos de covid19 sem os exames. Que diabo o TCU têm com isso???? Só engana o gado .

    2. Que cuuunversa bonita Geraldo. Todos, absolutamente TODOS, que morreram no país a partir de abril de 2020 foram testados para COVID mesmo que nitidamente a morte não teria relação alguma com COVID. Imagina se fizesse isso quanto ao vírus da gripe. A verdade eh q muita gente, mas muita mesmo, morreu com covid e não DE covid, entrando nas estatísticas de forma completamente equivocada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Pré-candidatura de Pedro Filho já conta com apoios em mais de 100 municípios do RN

Foto: Divulgação

A pré-candidatura de Pedro Filho (PL) a deputado federal segue em ritmo de crescimento no Rio Grande do Norte e já reúne apoios políticos em mais de 100 municípios potiguares, consolidando seu nome como uma das candidaturas em ascensão para a disputa de 2026.

Líder evangélico e atualmente vereador em Assú, Pedro Filho vem ampliando alianças em todas as regiões do Estado, especialmente no Vale do Açu, onde desponta como forte nome na corrida proporcional e com tendência de ampla votação na região.

Com apoios já consolidados em mais de 100 cidades, Pedro Filho fortalece sua estrutura política e amplia competitividade para a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. “Estamos construindo um projeto coletivo, ouvindo as pessoas, dialogando com as lideranças e defendendo valores que acreditamos”, afirmou Pedro Filho.

Jovem liderança política do estado, Pedro Filho tem se apresentado como defensor de pautas conservadoras, com atuação voltada à defesa da família, valorização dos princípios cristãos e fortalecimento dos municípios. Também se posiciona de forma crítica a propostas de liberação das drogas, tema que considera sensível para a segurança pública e para a proteção da juventude.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

MISTÉRIO: Licitação de publicidade do Governo continua parada

Screenshot

Foto: Reprodução 

Já são quase 60 dias que o Governo do RN iniciou a licitação de publicidade e até agora nada de resultado do julgamento das propostas. Estranho demais. E o mais grave: uma fonte do Blog do BG Paraíba (@blogdobgpb) revelou que não só não julgaram as propostas, como tem gente dentro do governo defendendo cancelar a licitação, pois alguma coisa não saiu como o “esperado”.

Lembrando que, nesta licitação, serão escolhidas 5 agências para atender às demandas do Governo, mais uma só para o Detran e uma outra só para o Idema. Com a palavra, a ASSECOM, Assessoria de Comunicação do Governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Endividamento atinge 84,6% das famílias em Natal

Screenshot

Foto: Anderson Régis

O percentual de famílias endividadas em Natal chegou a 84,6% em março de 2026, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O cenário na capital potiguar acende um alerta para riscos econômicos imediatos como a perda do poder de compra das famílias e os impactos no consumo e na economia local, segundo análise do Instituto Brasileiro de Finanças Digitais (IFD). Além disso, a situação acende um alerta para o risco de aumento da inadimplência das famílias nos próximos meses.

O índice de 84,6% de endividamento em Natal supera a média nacional, estimada em 70%, e é superior ao registrado, por exemplo, em Recife (80,9%). O índice potiguar também se aproxima dos patamares observados no Ceará, onde 89% das famílias relataram ter dívidas a vencer (cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque pré-datado e prestações de carro e casa).

De acordo com o presidente do IFD, Rodrigo de Abreu, em Natal o risco econômico imediato é a perda de poder de compra. “Quando vai ao mercado, a família opta por produtos mais baratos ou, no limite; elimina certos itens da lista de compras, como a carne bovina”, disse.

Segundo o presidente, há dois fatores decisivos em Natal: em primeiro lugar, como a renda média é menor do que a média nacional, as famílias precisam mais de crédito para fechar as contas do mês. “Ao lado disso, como há muita informalidade no mercado de trabalho, o crédito é ainda mais caro”, comentou.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Confusão em shopping durante ato por uso de banheiros femininos termina com vereadora trans no hospital após queda

Imagens: Reprodução/Luiz Bacci

Um vídeo divulgado nas redes sociais registrou o momento de uma confusão envolvendo a vereadora trans Benny Briolly, no Plaza Shopping, em Niterói, na noite desta terça-feira (19). As imagens mostram o tumulto gerado no local durante uma mobilização.

O episódio ocorreu durante o ato denominado “Libera o Meu Xixi”, organizado em defesa do acesso de mulheres trans a banheiros femininos. A movimentação gerou discussões e correria nos corredores do estabelecimento comercial.

Segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da parlamentar, Benny Briolly teria sido empurrada por um homem ao tentar entrar no banheiro feminino. Com o impacto, a vereadora caiu e bateu a cabeça no chão.

A equipe da parlamentar informou ainda que, após a queda, ela apresentou uma alteração na pressão arterial. Diante do quadro, foi necessário acionar uma ambulância para realizar o socorro e encaminhá-la para atendimento médico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

[VÍDEO] Janones chama Neymar de “vagabundo”, mas diz que vai torcer por ele na Copa

Imagens: Reprodução/Jovem Pan News

O deputado federal André Janones (Rede-MG) gerou forte repercussão nas redes sociais ao comentar a convocação do atacante Neymar para a Copa do Mundo de 2026. O parlamentar utilizou termos pesados ao se referir ao camisa 10 da Seleção Brasileira.

Mesmo chamando o atleta de “vagabundo” e afirmando publicamente que ele “não entende nada de política”, o deputado de esquerda recuou na postura de boicote. Janones declarou que irá torcer pelo desempenho do jogador no torneio mundial.

Na mesma manifestação, o congressista defendeu que a população brasileira deve voltar a celebrar as partidas da Seleção Brasileira e focar na Copa do Mundo. A postura ambígua do parlamentar dividiu opiniões e gerou debate imediato entre os internautas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Erro em informes de rendimentos do Governo Fátima faz servidores caírem na malha fina da Receita Federal

Foto: Reprodução

Servidores públicos do Governo do RN enfrentam graves problemas no período de declaração do Imposto de Renda 2026. Diversos relatos apontam inconsistências severas nos informes de rendimentos emitidos pelo Estado, gerando retenções na malha fina e atrasos no recebimento das restituições.

 De acordo com as denúncias da categoria, o valor do Imposto de Renda retido na fonte apresenta diferenças de até 30% a menos do que o efetivamente descontado dos salários. Servidores relatam que o sistema emite múltiplos documentos com dados conflitantes, impedindo a validação correta junto à Receita Federal.

Contribuintes afetados classificam a situação como “pura desorganização e ineficiência”. Um dos relatos aponta que erros semelhantes em anos anteriores geraram cobranças indevidas superiores a R$ 5 mil pela Receita Federal, sem que o ressarcimento tenha sido efetuado até o momento.

Explicação Oficial

Em nota pública, a Secretaria de Estado da Administração (Sead-RN) justificou que as atualizações decorrem da transição para o sistema eSocial, considerado mais complexo. A pasta informou que o processamento dessas retificações junto ao banco de dados da Receita Federal pode demandar tempo para sincronização.

A Sead-RN alertou que, com o novo sistema, o CNPJ impresso no informe passou a ser o do órgão de origem do servidor, e não mais o CNPJ geral da secretaria. A orientação oficial é que os servidores utilizem exclusivamente o demonstrativo atualizado disponível no Portal do Servidor para o preenchimento.

A administração estadual declarou que a Coordenadoria de Pagamento (Copag) elaborou um guia de orientações para consulta via portal e-CAC. O governo afirmou que segue acompanhando os casos de servidores que foram retidos na malha fina para monitorar os fatores envolvidos.

NOTA

A Secretaria de Estado da Administração (SEAD) informa que segue realizando os envios de retificações e atualizações dos Informes de Rendimentos dos servidores públicos estaduais para os sistemas oficiais vinculados à Receita Federal. No ano de 2026, referente ao calendário 2025, o sistema utilizado passou a ser o eSocial, que opera em uma estrutura nova e mais complexa, já em funcionamento no Estado.

Em alguns casos, essas atualizações podem levar um tempo para aparecer no sistema da Receita Federal, especialmente na declaração pré-preenchida. Isso não significa que a declaração não deva ser enviada ou que deixará de ser processada. Conforme orientação da Receita Federal, a declaração pré-preenchida é uma prévia das informações, que deve ser conferida pelo contribuinte, incluindo dados como CNPJ da fonte pagadora, valores recebidos, rendimentos isentos, despesas e informações pessoais. Somente após essa conferência, e de posse de todos os comprovantes e demonstrativos, a declaração deve ser transmitida.

Para auxiliar os servidores no acompanhamento do processamento da declaração junto à Receita Federal, a Coordenadoria de Pagamento (COPAG) elaborou um guia com orientações para consulta da situação da declaração no portal e-CAC. O material está disponível para consulta AQUI.

A SEAD reforça que o documento que deve ser utilizado pelos servidores para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda é o demonstrativo disponível no Portal do Servidor do RN, que reúne as informações mais atualizadas, efetivamente enviadas e recebidas pelo sistema do eSocial junto à Receita Federal do Brasil.

A Secretaria também ressalta que, com a implantação do eSocial, o CNPJ que aparece no Informe de Rendimentos passou a ser o do órgão de origem do servidor. Até o ano passado, as informações eram enviadas utilizando o CNPJ da SEAD. Dessa forma, é fundamental que o servidor utilize, na declaração, o mesmo CNPJ que consta no demonstrativo disponível no Portal do Servidor do RN, para evitar inconsistências no envio.

A SEAD tem acompanhado o cenário de processamento de malha fina junto à Receita Federal, monitorando os casos de servidores eventualmente afetados e os diferentes fatores envolvidos.

Em caso de dúvidas ou necessidade de orientações adicionais, a Secretaria permanece à disposição dos servidores.

Natal, 19 de maio de 2026.
Secretaria de Estado da Administração

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeitos do Alto Oeste fecham apoio a Álvaro Dias e Babá Pereira em articulação política durante Marcha em Brasília

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias (PL), reuniu nesta terça-feira (19), em Brasília, prefeitos e importantes lideranças do Alto Oeste Potiguar em mais uma agenda de fortalecimento político visando as eleições de 2026.

O encontro contou também com a presença de Babá Pereira e do deputado estadual Kerginaldo Jácome.

Estiveram presentes os prefeitos José Adolfo, de Francisco Dantas; Marcus Aurélio, de Riacho da Cruz; José Augusto, de Portalegre; Rosânia, de Serrinha dos Pintos; Dibed, de Marcelino Vieira; Cleiton Jácome; Luciano Cunha Lages; Nilson, de Bom Jesus; e Gleidson Benevides, de Carnaubais.

Também participaram do encontro os ex-prefeitos Babau, Bárbara Teixeira e Clécio Azevedo.

O encontro é mais uma demonstração de força política de Álvaro e Babá, durante a programação da 27ª Marcha dos Prefeitos, em Brasília.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Escutas da Operação Mederi apontam gestão de Allyson Bezerra como “pulmão” de esquema bilionário investigado no RN

Foto: Reprodução

Transcrições da Polícia Federal juntadas à Operação Mederi apontam que a gestão municipal de Mossoró, sob o comando de Allyson Bezerra (União Brasil), teria papel relevante no fluxo financeiro da distribuidora Dismed, segundo registros anexados aos autos, conforme informações do Blog do Dina.

Em conversas gravadas em maio de 2025, dois sócios da empresa discutem contratos públicos, volume de compras e a dependência de grandes cidades para sustentar a operação em outros municípios do RN.

Em um dos trechos citados pela PF, um dos interlocutores afirma que “sem Mossoró não teria volume”, destacando ainda a importância da cidade no equilíbrio das operações da empresa em outras localidades.

Em outra passagem, há menções ao impacto do volume de compras na formação de preços e competitividade da distribuidora em licitações municipais.

Dados reunidos pelo MPF e pelo TCE-RN indicam que, entre 2021 e 2025, Mossoró teria repassado cerca de R$ 13,5 milhões à Dismed.

Segundo a perícia citada no processo, esse valor representa aproximadamente 59% de todos os pagamentos identificados no período envolvendo seis municípios potiguares analisados na investigação.

Foto: Reprodução/Blog do Dina

Concentração de contratos

Ainda conforme os autos, a diferença entre Mossoró e outros municípios é destacada pela investigação, que aponta que a cidade teria volume superior ao somatório de outros contratos relevantes da mesma empresa em parte do período analisado.

O relatório também cita que, em 2024, os pagamentos teriam alcançado cerca de R$ 5,86 milhões em um único ano.

Investigação federal

A Operação Mederi apura possíveis irregularidades em contratos públicos envolvendo fornecimento de medicamentos em municípios do RN, com base em documentos, perícias e interceptações telefônicas.

As defesas citadas nos autos negam irregularidades e afirmam que os contratos seguiram os trâmites legais de licitação. O caso segue em investigação pela Polícia Federal e pelo MPF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Maioria dos brasileiros desaprova governo Lula, aponta nova pesquisa Vox Brasil

Foto: Reprodução

O levantamento nacional do instituto Vox Brasil, divulgado nesta quarta-feira (20), aponta ainda que a desaprovação ao governo Lula  (PT) atingiu 50,4% entre os entrevistados.

Já a aprovação da gestão petista fixou-se em 46,1%. Os eleitores que não souberam responder ou não opinaram somam 3,5% do total.

A pesquisa da Vox Brasil realizou 2.100 entrevistas em todo o território nacional entre os dias 17 e 19 de maio de 2026. A margem de erro estimada é de 2,15 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02416/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula lidera rejeição com 52,8% em novo levantamento da Vox Brasil

Foto: Reprodução

Levantamento divulgado pela Vox Brasil nesta quarta-feira (20) indica que o presidente Lula  (PT) atinge 52,8% de rejeição entre os eleitores brasileiros.

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência, aparece na sequência com 49,2% de rejeição.

De acordo com os dados, o ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é o terceiro nome mais rejeitado no cenário testado, somando 21,3%.

A coleta de dados ocorreu em um período subsequente à repercussão do caso envolvendo áudios atribuídos ao senador do PL.

Dados Técnicos

A pesquisa da Vox Brasil realizou 2.100 entrevistas em todo o território nacional entre os dias 17 e 19 de maio de 2026. A margem de erro estimada é de 2,15 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02416/2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *