Saúde

Bolsonaro promete divulgar relatório do TCU que questiona números da pandemia no país: “Não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid”

Foto: Carolina Antunes/ Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (7/6) que um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 50% das mortes registradas por covid-19 no Brasil foram por outras causas que não o vírus. A declaração foi dada a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada.

“Não é meu. É do tal do TCU, questionando o número de óbitos no ano passado por covid. E ali, o relatório final, não é conclusivo, mas disse que em torno de 50% dos óbitos por covid no ano passado não foram por covid, segundo o Tribunal de Contas da União”, apontou.

O Correio questionou o TCU a respeito do levantamento. O Tribunal informou que não possui conhecimento sobre o documento e pediu prazo maior para apurar se há algum relatório sobre a informação.

Bolsonaro acrescentou que divulgará o documento nesta tarde. “Esse relatório saiu há alguns dias. Logicamente que a imprensa não vai divulgar. Já passei para três jornalistas com quem eu converso e devo divulgar hoje à tarde. E como é do TCU, ninguém queira me criticar por causa disso. Isso aí muita gente suspeitava. Muitos vídeos que vocês viram de Whatsapp, etc, de pessoas reclamando que o ente querido não faleceu daquilo. Está muito bem fundamentado, todo mundo vai entender, só jornalista não vai entender. O resto, todo mundo vai entender”, acrescentou.

Correio Braziliense

Opinião dos leitores

  1. esse presidente ja deu o que tinha que dar. Quem tem que pedir p/ sair é ele, é um perturbador da ordem a todo momento. So se mete em polêmica. Vai p/ porr* presidente chato e encrenqueiro, vai trabalhar seu incompetente cego pelo poder, so pensa no poder, ta nem aí p/ o povo, ele devia ter vergonha do mandato dele. Se não teve corrupção nao fez mais do que o seu dever. Mas o mandato se limitou a isso e a somente isso, presidente fraquissimo em relação a todo o resto! Um desbocado, mal educado e um falso patriota, isso sim, chega, que ja cansou, pede p/ sair, 2022 chegue logo p/ gente tirar esse incompetente!

  2. Na cabeça de Bolsonaro todo mundo que morre de covid é p atrapalhar a gestão dele. Todo mundo que reivindica algo é pq é contra ele. Todo mundo que fala de fatos ele vem com piada e achismos, sempre terceirizando a culpa.

  3. Chega a ser revoltante a falta de empatia com as vítimas desse cidadão. Pior ainda é quem defende.

  4. Se for pra chutar, o número de mortes real deve ser o dobro do oficial. Basta conversar com tabelião ou tabeliã de cartório (inclusive, gente que morre por síndrome respiratória grave sem o termo ‘covid’ porque não tem teste feito antes do óbito). Eu só não entendo como um ser desprezível desse não morre. Ele e o chefe de quadrilha de nove dedos.

    1. Tenha cuidado porque um bocado de otários inclusive você morreram, por desejarem a morte de outrem. Compre logo seu caixão para não deixar os parentes endividados.

  5. Omi mostre! Se o MINTO mostrar esse relatório que de fato indique isso que ele alega, eu até volto a tentar acreditar nele novamente…

  6. Mais uma mentira desse lixo.
    O TCU informou que não existe nenhum documento como esse em andamento.
    Esse esclerosado não tem o que fazer não? Não sabe fazer outra coisa, que não seja mentir.

  7. Quando ele viu que as mortes por falta de vacinas vão pra conta dele, já que apostou num remédio sem eficácia , vai mudar a narrativa de que não morreu tanta gente assim. É psicopatia em estado puro.

    1. O Brasil se transformou no país da desgraça pronta. A ignorância, o mal caratismo e a mentira passaram a ter validade e Nortear os rumos de uma nação, que como consequência perde respeito, moral e cidadania. O governo tem ministérios, mas segue as orientaçôes de um grupelho extra oficial, que é na verdade quem norteia o governo. Fazem parte desse grupelho os mais diversos tipos de irresponsáveis e incompetentes criaturas. Daí negam a pandemia, negam as vacinas, validam tratamento, contra a ciência, tramam ataques a pessoas e instituições, demitem ministros, enquadram militares. Um estágio para se tornado uma mafia que passará antes por uma mexicanização do paìs. Caminhamos a passos largos para nos tornarmos um paìs degraçadamente miliciano, como já é o estado do Rio de Janeiro. Agora, vão anunciar que mortes por covid, nao foram por covid, em mais um estudo tal qual da cloroquina para o virus, decidido pelo mesmo grupelho que dita o rumo do paìs. Logo, alguns meios jornalísticos, igualmentes associados a essa turma, cuidarão para que se torne verdade absoluta. Um paìs condenado a desgraça.

    2. Bolsovirus, meu amigo sábias palavras, falou tudo! Tenho nada a acrescentar. na verdade, ate tenho. Tem gente que pega covid e nao comunica que pegou. Entao com toda certeza o numero dos que pegaram a doença é muito maior, muito mesmo, essa doença altamente contagiosa

    1. Esse verme é um canalha, foi 50% a mais!!! Não tinha testes e morreram muitos de covid19 sem os exames. Que diabo o TCU têm com isso???? Só engana o gado .

    2. Que cuuunversa bonita Geraldo. Todos, absolutamente TODOS, que morreram no país a partir de abril de 2020 foram testados para COVID mesmo que nitidamente a morte não teria relação alguma com COVID. Imagina se fizesse isso quanto ao vírus da gripe. A verdade eh q muita gente, mas muita mesmo, morreu com covid e não DE covid, entrando nas estatísticas de forma completamente equivocada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio registra boletim de ocorrência após postagem sugerir que senador leve facada como Bolsonaro em 2018

Foto: reprodução/X

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registrou neste sábado um boletim de ocorrência na Polícia do Senado após identificar uma postagem em rede social que sugere que ele sofra um ataque semelhante à facada sofrida por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018.

De acordo com o registro policial, a publicação foi feita na plataforma X (antigo Twitter) por um usuário identificado como @MarcosB51733320, que escreveu: “QM mandou eu não sei. Mas quem quiser me pagar pro Flávio sofrer o mesmo…”.

Segundo o boletim de ocorrência, o senador tomou conhecimento da publicação e decidiu formalizar a denúncia por considerar que o conteúdo representa uma ameaça à sua integridade física. O caso foi registrado pela Secretaria de Polícia do Senado Federal como ameaça com conotação política, enquadrada no artigo 147 do Código Penal.

O documento aponta como suposto autor da postagem Marcos da Cunha Magalhães, de 40 anos, morador de Brasília.

De acordo com o relato incluído no boletim, a mensagem considerada ameaçadora foi publicada em resposta a uma postagem do perfil @FiorinoCarioca, que mencionava conteúdos supostamente extraídos de celulares ligados a investigações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e fazia referência ao atentado contra Jair Bolsonaro.

Na publicação original, o perfil escreveu:

“Vocês estão assustados com os prints do celular do Vorcaro? Imaginem os prints dos celulares de Adélio Bispo. Quem mandou matar Jair Bolsonaro?”.

A mensagem do perfil identificado como @MarcosB51733320 foi publicada logo abaixo, em tom de resposta ao comentário. No texto, o usuário escreveu: “QM mandou eu não sei. Mas quem quiser me pagar pro Flávio sofrer o mesmo…”, em referência à facada sofrida por Bolsonaro durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

Além da mensagem considerada ameaçadora, também foi identificado outro conteúdo divulgado pelo mesmo usuário contendo uma imagem de Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro em 2018, acompanhada da frase “ANISTIA PARA ADÉLIO! Ele só tentou, mas não conseguiu finalizar o golpe!!”

O boletim foi registrado na manhã deste sábado pela Coordenação de Polícia de Investigação e Judiciária da Secretaria de Polícia do Senado, responsável pela segurança institucional da Casa. No documento, Flávio Bolsonaro aparece como vítima e comunicante da ocorrência.

A partir do registro, o caso poderá ser encaminhado para investigação para apurar a autoria da publicação e eventual responsabilização criminal do autor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Petróleo dispara até 35% em primeira semana de guerra no Oriente Médio

Foto: reprodução/The Star

Os preços do petróleo dispararam na primeira semana de guerra entre Estados Unidos, Israel e Irã, impulsionados pela escalada do conflito e pelo bloqueio do Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa cerca de 20% do petróleo mundial.

O barril do Brent, referência internacional negociada na ICE, fechou com alta de 8,52%, a US$ 92,69, acumulando avanço de 27,2% na semana.

Já o WTI, referência nos Estados Unidos, subiu 12,21% no dia e encerrou cotado a US$ 90,90. No acumulado semanal, a valorização chega a 35,63%.

Analistas apontam que o mercado reage ao risco de redução na oferta global. Com o Estreito de Ormuz praticamente travado, cresce a preocupação com queda nos estoques mundiais caso o conflito se prolongue.

Além disso, países produtores do Golfo já enfrentam dificuldades na produção e no armazenamento de petróleo, enquanto refinarias asiáticas pagam prêmios mais altos para garantir o abastecimento.

Segundo especialistas, a alta da commodity também aumenta a aversão ao risco nos mercados e reacende temores de pressão inflacionária em escala global.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘ESCUDO DAS AMÉRICAS’: Com presidentes latinos, Trump anuncia coalizão para erradicar cartéis; Lula não foi convidado

O presidente dos EUA, Donald Trump, no centro, ao lado de presidentes de países da América Latina, como República Dominicana, Luis Abinader, da Argentina, Javier Milei, de El Salvador, Nayib Bukele, da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles, da Bolivia, Rodrigo Paz, e do Chile, o recém-eleito Jose Antonio Kast durante o evento ‘Escudo das Américas’ – Foto: Kevin Lamarque/REUTERS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (7) a criação de uma coalizão com países da América Latina para combater cartéis do narcotráfico. A iniciativa, chamada “Escudo das Américas”, foi apresentada durante encontro com líderes da região em seu resort em Doral, no estado da Flórida.

Participaram do evento o presidente da Argentina, Javier Milei; o presidente de El Salvador, Nayib Bukele; e o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast.

O presidente Lula não foi convidado para participar da iniciativa, assim como os líderes de Colômbia e México. A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Amanda Roberson, afirmou que participaram apenas países que já mantêm cooperação estreita com Washington na área de segurança.

Durante o discurso, Trump afirmou que a aliança busca ampliar a cooperação regional no combate ao narcotráfico e ao crime organizado, que, segundo ele, tem ampliado seu poder e influência em vários países da região. O republicano, no entanto, não detalhou como funcionará a coalizão.

O encontro ocorre após o lançamento da chamada “Doutrina Donroe”, proposta de Trump inspirada na Doutrina Monroe, com foco em reforçar a influência dos Estados Unidos no hemisfério ocidental e conter a presença de potências como a China.

Brasil

Sobre o Brasil, A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Amanda Roberson, disse que a parceria com os EUA continua ativa e citou operações conjuntas entre a DEA e a Polícia Federal do Brasil, que resultaram na apreensão de mais de 70 toneladas de cocaína em 2024.

Durante o evento, Trump também criticou a atuação de cartéis no México, afirmando que as organizações criminosas têm ampliado sua influência e representam ameaça à segurança regional.

O presidente americano ainda comentou a relação com a Venezuela, elogiando a vice-presidente Delcy Rodríguez pela cooperação recente com os EUA. Ele também voltou a criticar o regime de Nicolás Maduro e afirmou que Washington pretende avançar em negociações envolvendo Cuba.

Após o encontro com os líderes latino-americanos, Trump seguiu para Dover, no estado de Delaware, onde participa de cerimônia em homenagem a seis militares americanos mortos na recente Guerra no Irã.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Presidente do Irã suspende ataques a países vizinhos e pede desculpas

Foto: Reprodução/ Getty Images

O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, pediu desculpas, neste sábado (7/3), aos países vizinhos pelos ataques feitos pelo país.

“Peço desculpas… aos países vizinhos que foram atacados pelo Irã”, disse Pezeshkian, em um discurso transmitido pela TV estatal e reproduzido pela imprensa internacional.

De acordo com ele, foi emitida uma ordem às Forças Armadas para só atacar caso o país seja atacado prmeiro. “A partir de agora, não ataquem os países vizinhos a menos que sejam atacados primeiro.”

Desde a ofensiva norte-americana e israelense ao país no sábado passado (28/2), o Irã tem respondido com ataques a países do Golfo que abrigam forças americanas.

Também neste sábado, um porta-voz do das Forças Armadas do Irã disse que os ataques só estão sendo direcionados aos países que estão deixando os EUA e Israel utilizarem seus espaços aéreos.

“Os países que não permitiram que os Estados Unidos ou o regime israelense utilizassem seu espaço aéreo ou instalações não foram alvos de nossos ataques até o momento, e não serão alvos no futuro”, disse.

Ontem, o Irã ameaçou atacar países da Europa em qualquer caso de envolvimento ou apoio militar aos Estados Unidos e Israel. A declaração foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores iraniano, Majid Takht-Ravanchi.

“Se [algum país] se juntar aos Estados Unidos e Israel na agressão contra o Irã, também se tornará alvo legítimo de retaliação iraniana”, afirmou Takh-Ravanchi durante entrevista ao canal France 24.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vorcaro tem contato de Moraes na agenda desde 2023, mostram dados da PF

Foto: Maria Isabel Oliveira/O Globo

O número de celular do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está registrado na agenda do ex-banqueiro Daniel Vorcaro desde 26 de dezembro de 2023, segundo dados extraídos do celular do empresário.

Mensagens atribuídas a Vorcaro e reveladas pelo jornal O Globo, com confirmação da Folha de S.Paulo, colocaram o ministro no centro da crise envolvendo o Banco Master, investigado por um rombo estimado em cerca de R$ 50 bilhões.

No dia 17 de novembro de 2025, quando Vorcaro foi preso pela primeira vez, registros do celular indicam o envio de nove gravações de tela com mensagens que teriam sido encaminhadas ao ministro por WhatsApp. As mensagens teriam sido enviadas como visualização única, recurso que apaga o conteúdo após ser aberto. Não há registro das respostas de Moraes.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (6), o ministro negou ter recebido as mensagens. Segundo sua assessoria, os prints encontrados no aparelho de Vorcaro “não constam como direcionados” ao magistrado.

A defesa do ex-banqueiro pediu ao STF investigação sobre vazamentos de dados sigilosos extraídos dos celulares apreendidos no caso. Os advogados afirmam que o espelhamento completo dos aparelhos foi entregue à defesa apenas em 3 de março.

Opinião dos leitores

  1. Agora a anistia vai haver,tá todo mundo no barco afundando,$e gritar ladrão não fica um meu irmão

  2. 👉🏿https://youtu.be/AFvrAsmyFnM?si=R16sAdqeGp_l5NDK👈🏿 Será que Bolsonaro já sabia do esquema?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAFOLHA: Lula cai de 51% para 46% e Flávio Bolsonaro cresce de 36% para 43% das intenções de voto no 2º turno

Fotos: Edilson Rodrigues/Agência Senado/Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (7) pelo jornal “Folha de S.Paulo” aponta que, em um cenário de 2º turno nas eleições de 2026, Lula (PT) teria 46% e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), 43% das intenções de voto para a Presidência.

No levantamento anterior, divulgado em dezembro, o presidente aparecia com 51% das intenções de voto contra 36% de Flávio. Em julho de 2025, a pesquisa mostrou Lula com 48% e o filho do ex-presidente Bolsonaro com 37%.

Veja os números:

  • Lula (PT) – 46% (eram 51% em dezembro);
  • Flávio Bolsonaro (PL) – 43% (eram 36% em dezembro);
  • Branco/nulo/nenhum – 10% (eram 12% em dezembro);
  • Não sabem – 1% (era 1% em dezembro).

O instituto ouviu 2.004 eleitores de 16 anos ou mais entre segunda-feira (3) e quinta-feira (5), com moradores de 137 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.

g1

Opinião dos leitores

  1. Lule está derretendo, vivi para ver isso. O bom é que também será o fim do PT pois Lule não tem substituto. Ah o choro é livre, hein?

    1. Ele no mínimo foi conivente com tudo. Ele sabia de tudo Ou mais uma vez vai dizer que nao sabia de nada, como sempre fez ???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Seis metros quadrados, com móveis de concreto e sem TV: como é a cela de Vorcaro no presídio federal em Brasília

Foto: reprodução

Transferido nesta sexta-feira (6) para a Penitenciária Federal de Brasília, o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ficará em uma cela individual de seis metros quadrados, padrão das unidades do sistema penitenciário federal.

O espaço possui móveis de concreto integrados à estrutura, incluindo uma cama elevada, uma bancada que funciona como mesa e um banco fixo. A cela também conta com área de higiene com pia, vaso sanitário e chuveiro. A iluminação natural entra por uma pequena janela localizada na parte superior dessa área.

Dentro da cela não há televisão nem tomadas elétricas. A iluminação e o funcionamento do chuveiro são controlados externamente pelos agentes penitenciários, em horários definidos pela administração da unidade.

Antes de ocupar a cela definitiva, Vorcaro deve permanecer 20 dias em uma cela de inclusão, etapa inicial destinada à adaptação de novos presos. Nesse período, os detentos recebem orientações sobre as regras da unidade e um documento com direitos e deveres, além de uniforme, itens de higiene e materiais de leitura.

Inaugurada em 2018, a penitenciária integra o sistema federal de segurança máxima e possui 208 celas individuais distribuídas em quatro blocos, em uma área construída de cerca de 12 mil metros quadrados.

O complexo conta com monitoramento permanente por câmeras com áudio e vídeo, torres de vigilância, muralhas e barreiras de segurança. As estruturas são reforçadas com concreto armado para impedir fugas.

A rotina dos detentos é marcada por restrições. Os presos passam a maior parte do tempo nas celas e podem sair apenas em horários determinados, como para o banho de sol diário de até duas horas, sempre sob escolta.

Os deslocamentos seguem protocolos rígidos: o preso é revistado sempre que sai da cela, e o dormitório também passa por inspeções. As comunicações externas são limitadas e ocorrem apenas por parlatório ou videoconferência, sem contato físico com familiares ou advogados.

A transferência de Vorcaro foi determinada pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, após a Polícia Federal apontar riscos à segurança pública e à integridade do investigado caso ele permanecesse em um presídio estadual.

Com informações de O Globo

Opinião dos leitores

  1. O cair é dos homens, mas o levantar é de DEUS. Arrependimento é o caminho. A raiz de TODOS os males é o AMOR ao dinheiro. Misericórdia. O diabo veio para: Matar; Roubar e Destruir, mais JESUS veio para dar vida, e vida em abundãncia. Que vale mais ? Rico momentaneamente com o diabo, pois ele vai tomar tudo depois ou Liso e com JESUS, mas JESUS traz a PAZ ??? Assim são nossas escolhas.

  2. Abre a boca meu fii.
    O homi mais importante do Brasil pode ser Vc.
    Basta falar a verdade.
    Com provas, estarás passando o Brasil a limpo.
    Do contrário, tú vai apodrecer aí ou ir direto para a cidade de pé junto, igual ao teu parceiro espião foi.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem morre após ser atacado por cachorro da raça pitbull em Extremoz; vítima realizava serviço de limpeza na residência

Ataque de pitbull aconteceu dentro de quintal de casa onde homem trabalhou limpando mato — Foto: Inter TV CabugiFoto: Inter TV Cabugi

Um homem de 62 anos morreu após ser atacado por um cachorro da raça pitbull enquanto realizava um serviço de limpeza em uma residência em Extremoz, na Região Metropolitana de Natal. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira (6), no conjunto Portal do Sol Oeste.

De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi Francisco Paulo da Silva, conhecido como Paulo Montanha. Ele havia sido contratada pela proprietária do imóvel para limpar o mato do quintal. Durante o trabalho, o homem foi surpreendido pelo animal, que teria escapado de dentro da casa após pular uma janela.

O trabalhador sofreu ferimentos graves, principalmente em uma das pernas, o que provocou grande perda de sangue. A dona do imóvel conseguiu afastar o cachorro e levou a vítima para o banheiro da casa, tentando conter o sangramento, mas o homem não resistiu e morreu no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte foram acionadas, mas encontraram a vítima já sem vida.

Tutora foi detida

Durante o atendimento da ocorrência, a tutora do animal foi detida após reagir à abordagem policial e, segundo relatos, agredir uma policial militar. O pitbull foi contido pelos bombeiros dentro de um dos quartos da residência.

O caso será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ataque e da agressão registrada durante a ocorrência.

Opinião dos leitores

  1. Essa raça era para ser proibida no Brasil. Crio cachorro, mas essa raça nem de graça. 3 homens não conseguem tirar uma fera destas de cima de uma pessoa ou outro animal. Uma açao de danos morais deve ser imposta a essa dona do animal. Família procure um advogado !!! No mínimo uma omissão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Se ganhar, terá meu total apoio”, diz Paulo Guedes sobre Flávio Bolsonaro

Foto: Wilton Junior/Estadão

O ex-ministro da Economia Paulo Guedes afirmou nesta sexta-feira (6) que apoiará o senador Flávio Bolsonaro (PL) caso ele vença a eleição presidencial deste ano. A declaração foi feita durante o evento Advance 2026, promovido pela Fami Capital, em São Paulo.

“Se ele ganhar, terá meu total apoio. Mas Zema, Caiado, Ratinho Júnior, todos eles já tiraram fotos juntos, pois a centro-direita estará junta”, afirmou Guedes diante de uma plateia de investidores e empresários.

Durante o evento, Guedes também comentou o cenário econômico global. Para ele, o mundo vive um período de ruptura da ordem liberal, marcado por disputas de poder entre países.

O ex-ministro avaliou que o momento pode abrir oportunidades para economias emergentes e afirmou que as Américas tendem a ganhar mais protagonismo no cenário internacional.

Sobre o Brasil, Guedes reconheceu avanços, mas alertou para o crescimento da relação dívida/PIB. Ele classificou a situação fiscal do país como “pandêmica sem pandemia”, em referência ao nível atual de gastos públicos. Segundo ele, o Brasil tem potencial de crescimento caso haja uma aliança entre liberais e conservadores.

Opinião dos leitores

  1. Esse ai foi o cara que fez Bolsonaro perder a eleição.
    Se a direita tolerar PG em um novo governo vai entregar o próximo mandato para a esquerda novamente.
    Escreva ai!

    1. Você entende de economia tanto quanto o TAXADE🫏🫏🫏🫏

  2. O Brasil nao aguenta mais 4 anos de paulo Guedes nao. Crescimento a menos de 1% anual, desemprego em alta. Esse ai so serve pra banco mesmo…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula firma contrato bilionário com irmãos Batista para energia a carvão até 2040

Fotos: Brenno Carvalho/O Globo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estruturou um contrato de 15 anos para a compra de energia da usina termelétrica de Candiota, no Rio Grande do Sul, administrada pela Âmbar Energia, subsidiária do grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

A medida foi aprovada no Congresso por meio de um dispositivo conhecido como “jabuti”, garantindo a operação das termelétricas a carvão até 2040.

O acordo prevê pagamentos anuais de R$ 859,7 milhões até 2040, somando mais de R$ 12 bilhões em valores presentes. O preço estabelecido é 50,2% superior ao praticado em leilões de energia a carvão, o que tem gerado críticas sobre favorecimento empresarial e impacto direto na conta de luz dos consumidores.

Ambientalistas denunciam que a decisão contraria compromissos internacionais de redução de emissões e prolonga a dependência de um combustível altamente poluente. Por outro lado, alguns defensores afirmam que o contrato assegura estabilidade energética e preserva empregos na região carbonífera de Candiota.

Revista do Ceará

Opinião dos leitores

  1. O que seria dos irmãos Batista sem apoio do cumpanhêro Lule? Aos amigos do rei o bônus, aos pagadores de impostos o ônus.

  2. A turma da lava jato estão todos juntos e misturados, foi como profetizou o vice presidente, todos voltaram a cena do crime

  3. Só cabe dizer Faz o L.
    Saiu os irmãos Batista, entrou Vorcaro.
    Amanhã muito provavelmente o Vorcaro assina um contrato desses como prêmio por ter lascado Brasileiros.
    É assim que funciona.

  4. A energia está funcionando mesmo a todo vapor, É ENERGIA PARA TODOS OS GOSTOS. (elétrica – eólica – solar – hidroelétrica – carvão – nuclear) BRASILLLLLLLLL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *