Imagens: Reprodução/Blog Gustavo Negreiros
A disputa entre grupos de jipeiros que fazem passeios turísticos nas dunas do litoral sul da Grande Natal tem gerado confusão. Um vídeo, divulgado pelo Blog Gustavo Negreiros, mostra o desentendimentos entre condutores nas dunas de Búzios, em Nísia Floresta, com relatos de bloqueio de vias de acesso, tentativas de impedir o trabalho de outros motoristas e até ameaças. A Polícia foi acionada para conter a situação.
Nesta segunda-feira (9), um novo episódio ocorreu na estrada que liga a Lagoa de Alcaçuz à comunidade do Carcará, área turística do litoral sul potiguar. Segundo o Sindicato dos Condutores de Veículos 4×4 de Turismo do RN (Sinditur 4×4 RN), um condutor considerado irregular se envolveu em uma colisão e, após o acidente, teria passado a obstruir a via, impedindo a circulação de mais de dez veículos que transportavam turistas. A situação só foi parcialmente controlada com a chegada da polícia.
Em nota pública, o sindicato afirmou que o condutor seria integrante do chamado “time dos novatos” e que usaria tornozeleira eletrônica. A entidade declarou “indignação” com o caso e voltou a cobrar fiscalização mais rigorosa, afirmando que a atividade de turismo off-road no estado ainda enfrenta um “vácuo regulatório”.
O SINDITUR 4×4 RN pediu investigação do episódio, apuração da situação do condutor envolvido e criação de um cadastro estadual de motoristas que atuam com turismo em veículos 4×4. Enquanto isso, seguem as denúncias de intimidações, ameaças e confusões nas dunas da região, cenário que preocupa quem vive do turismo e também quem visita o litoral potiguar.
Veja a nota na íntegra
Condutor irregular em atividade turística causa acidente e obstrui via pública na região de Alcaçuz
O Sindicato dos Condutores de Veículos 4×4 de Turismo do Rio Grande do Norte (SINDITUR 4×4 RN) vem a público manifestar sua indignação com mais um episódio ocorrido na manhã desta segunda-feira, 9 de março de 2026, na estrada que liga a Lagoa de Alcaçuz à comunidade do Carcará, no litoral sul potiguar e que depõe contra o turismo e a atividade pela qual nossa entidade tenta zelar diariamente.
De acordo com relatos de condutores presentes no local, um condutor irregular — identificado como integrante do chamado “time dos novatos” e que seria inclusive portador de tornozeleira eletrônica — envolveu-se em colisão com outro veículo na referida estrada e, após o acidente, passou a obstruir deliberadamente a via, impedindo a circulação de mais de dez veículos que transportavam turistas. A situação somente foi parcialmente contida com o deslocamento de equipes policiais ao local.
O SINDITUR 4×4 RN ressalta que o fato expõe, de maneira inequívoca, a gravidade do vácuo regulatório que ainda persiste na atividade de turismo off-road no estado. Um condutor que porta tornozeleira eletrônica — instrumento de monitoramento tipicamente associado ao cumprimento de medidas cautelares ou penas restritivas de liberdade — não deveria estar no exercício de atividade profissional que envolve a condução de turistas em percursos de risco, em vias não pavimentadas e em situações que exigem pleno domínio técnico, emocional e reputacional do operador.
Este sindicato tem reiteradamente alertado os órgãos competentes — incluindo o Detran/RN, a Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-RN) e o Ministério do Turismo — sobre a necessidade de mecanismos efetivos de habilitação, credenciamento e fiscalização continuada dos condutores de veículos 4×4 que operam com turistas no estado. Enquanto as autoridades se omitem, casos como o desta segunda-feira se repetem, colocando em risco a integridade física dos turistas, a reputação do turismo potiguar e a credibilidade dos condutores regularmente habilitados e comprometidos com as boas práticas da atividade.
Não é aceitável que um condutor nessa condição jurídica e comportamental continue exercendo livremente a atividade, captando clientes, transportando turistas e expondo terceiros a situações de perigo. A inação das autoridades não é apenas omissão administrativa: é cumplicidade com o risco.
Diante do exposto, o SINDITUR 4×4 RN reivindica:
1. Investigação imediata do episódio ocorrido em 09/03/2026 pelas autoridades de trânsito e de segurança pública do RN;
2. Suspensão imediata da habilitação para o exercício da atividade de condutor turístico 4×4 até que sua situação jurídica e técnica seja devidamente apurada;
3. Criação de cadastro estadual de condutores turísticos off-road, com critérios de inabilitação automática para condutores com medidas judiciais restritivas em vigor;
4. Ação efetiva e imediata das autoridades de turismo e de trânsito do estado, pondo fim à tolerância implícita com condutores irregulares que operam à margem de qualquer controle.
O turismo 4×4 é uma atividade econômica, cultural e ambiental de grande relevância para o Rio Grande do Norte. Protegê-lo significa, antes de tudo, proteger quem o pratica com seriedade, responsabilidade e respeito — tanto pelos turistas quanto pelo território que habitamos.
Só faltava essa….
esse presidente ja deu o que tinha que dar. Quem tem que pedir p/ sair é ele, é um perturbador da ordem a todo momento. So se mete em polêmica. Vai p/ porr* presidente chato e encrenqueiro, vai trabalhar seu incompetente cego pelo poder, so pensa no poder, ta nem aí p/ o povo, ele devia ter vergonha do mandato dele. Se não teve corrupção nao fez mais do que o seu dever. Mas o mandato se limitou a isso e a somente isso, presidente fraquissimo em relação a todo o resto! Um desbocado, mal educado e um falso patriota, isso sim, chega, que ja cansou, pede p/ sair, 2022 chegue logo p/ gente tirar esse incompetente!
Na cabeça de Bolsonaro todo mundo que morre de covid é p atrapalhar a gestão dele. Todo mundo que reivindica algo é pq é contra ele. Todo mundo que fala de fatos ele vem com piada e achismos, sempre terceirizando a culpa.
Chega a ser revoltante a falta de empatia com as vítimas desse cidadão. Pior ainda é quem defende.
Se for pra chutar, o número de mortes real deve ser o dobro do oficial. Basta conversar com tabelião ou tabeliã de cartório (inclusive, gente que morre por síndrome respiratória grave sem o termo ‘covid’ porque não tem teste feito antes do óbito). Eu só não entendo como um ser desprezível desse não morre. Ele e o chefe de quadrilha de nove dedos.
Tenha cuidado porque um bocado de otários inclusive você morreram, por desejarem a morte de outrem. Compre logo seu caixão para não deixar os parentes endividados.
Desejo a sua inclusive, palhaço.
Omi mostre! Se o MINTO mostrar esse relatório que de fato indique isso que ele alega, eu até volto a tentar acreditar nele novamente…
Mais uma mentira desse lixo.
O TCU informou que não existe nenhum documento como esse em andamento.
Esse esclerosado não tem o que fazer não? Não sabe fazer outra coisa, que não seja mentir.
Quando ele viu que as mortes por falta de vacinas vão pra conta dele, já que apostou num remédio sem eficácia , vai mudar a narrativa de que não morreu tanta gente assim. É psicopatia em estado puro.
O Brasil se transformou no país da desgraça pronta. A ignorância, o mal caratismo e a mentira passaram a ter validade e Nortear os rumos de uma nação, que como consequência perde respeito, moral e cidadania. O governo tem ministérios, mas segue as orientaçôes de um grupelho extra oficial, que é na verdade quem norteia o governo. Fazem parte desse grupelho os mais diversos tipos de irresponsáveis e incompetentes criaturas. Daí negam a pandemia, negam as vacinas, validam tratamento, contra a ciência, tramam ataques a pessoas e instituições, demitem ministros, enquadram militares. Um estágio para se tornado uma mafia que passará antes por uma mexicanização do paìs. Caminhamos a passos largos para nos tornarmos um paìs degraçadamente miliciano, como já é o estado do Rio de Janeiro. Agora, vão anunciar que mortes por covid, nao foram por covid, em mais um estudo tal qual da cloroquina para o virus, decidido pelo mesmo grupelho que dita o rumo do paìs. Logo, alguns meios jornalísticos, igualmentes associados a essa turma, cuidarão para que se torne verdade absoluta. Um paìs condenado a desgraça.
Bolsovirus, meu amigo sábias palavras, falou tudo! Tenho nada a acrescentar. na verdade, ate tenho. Tem gente que pega covid e nao comunica que pegou. Entao com toda certeza o numero dos que pegaram a doença é muito maior, muito mesmo, essa doença altamente contagiosa
FORA BOZOOOO MALDITOOOOO
FORA PT DO RN. RN ESTÁ DESGOVERNADO.
E vc acredita nessa do capita, eu não.
Esse verme é um canalha, foi 50% a mais!!! Não tinha testes e morreram muitos de covid19 sem os exames. Que diabo o TCU têm com isso???? Só engana o gado .
Que cuuunversa bonita Geraldo. Todos, absolutamente TODOS, que morreram no país a partir de abril de 2020 foram testados para COVID mesmo que nitidamente a morte não teria relação alguma com COVID. Imagina se fizesse isso quanto ao vírus da gripe. A verdade eh q muita gente, mas muita mesmo, morreu com covid e não DE covid, entrando nas estatísticas de forma completamente equivocada.