Esporte

CASO GERSON – FLAMENGO: Bahia informa que perícias em língua estrangeira não comprovam injúria racial, e diz que vai reintegrar Ramírez por ‘inexistência de provas’

Foto: Jorge Rodrigues / AGIF

Nesta véspera de Natal, o Bahia divulgou uma ‘carta à sociedade’ onde informa que o atleta Índio Ramírez será reintegrado ao elenco após o afastamento devido às acusações de injúria racial por parte de Gerson, do Flamengo. A decisão do Tricolor foi motivada por ‘inexistência de provas e possíveis’, mesmo entendendo que a palavra do jogador rubro-negro é revelante.

“Os laudos das perícias em língua estrangeira contratadas pelo Bahia não comprovam a injúria racial e o clube entende que, mesmo dando relevância à narrativa da vítima, não deve manter o afastamento do atleta Índio Ramírez ante a inexistência de provas e possíveis diferenças de comunicação entre interlocutores de idiomas diferentes. O papel do Bahia é de formação e transformação, sempre preservando os direitos fundamentais e a ampla defesa. O atleta deverá ser reincorporado ao elenco tão logo os profissionais da comissão técnica e psicólogos entendam adequado”.

Na carta, o Bahia também enfatizou que continuará atento aos desdobramentos do caso e anunciou que incluirá cláusula antirracista, xenofóbica e homofóbica no contrato dos atletas. Confira abaixo o que o Tricolor baiano chamou de ‘conjunto imediato de medidas estruturais’.

Confira a carta do Bahia na íntegra:

“PARTE 1 – O RACISMO E A SOCIEDADE

O racismo faz nosso país sangrar. Pela morte, pela dor, pelas portas fechadas, pela discriminação no mercado de trabalho, pela violência diária de todas as formas. O racismo entra pela fresta das casas, está nas ruas, nos supermercados, nas empresas e também no futebol. Segue impregnado por todos os lados. Combater o racismo é dever de todos: das organizações, dos governos e sobretudo das pessoas que historicamente se beneficiaram de uma estrutura social e econômica sustentada na branquitude e no racismo. O racismo é um fenômeno concreto e opera para além das estatísticas de expectativa de vida, acesso à saúde e garantias dos direitos fundamentais e dignidade humana. O racismo é persistente, gritante, barulhento e, por muitas vezes, silenciosamente cruel.

PARTE 2 – O BAHIA NO DEBATE RACIAL

Há três anos, através do Núcleo de Ações Afirmativas, o Bahia se tornou referência internacional na luta antirracista. As campanhas educativas do clube viraram tema de vestibular em universidades e de redação em escolas. Além das campanhas, o Bahia foi o primeiro time de futebol no mundo a lançar um programa de imersão para debater os aspectos estruturais do racismo. O “Dedo na Ferida” capacitou 484 pessoas em 15 organizações de 3 capitais brasileiras. Funcionários, diretores, conselheiros, torcidas organizadas, profissionais de imprensa, além de empresas de fora do esporte, participaram gratuitamente. Antes disso, homenageou personalidades negras do passado e do presente em suas camisas. Na divisão de base, o Bahia possui amplo programa de desenvolvimento humano tendo o combate ao racismo como tema principal. Há apenas 33 dias, abriu programa de trainee exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas, ao todo com 305 candidatos, em outra inovação no futebol.

PARTE 3 – ACONTECEU COM O BAHIA? QUAL O SENTIDO DISSO?

O episódio do último domingo (20), com toda a sua repercussão e simbologia, nos revela que o combate ao racismo deve ser ainda mais aprofundado no nosso clube e no Brasil. O Bahia é um reflexo de uma sociedade que carrega o racismo em suas estruturas. A questão racial não pode servir de pano de fundo para uma disputa entre clubes e torcidas rivais. O racismo não veste uma só camisa. A postura antirracista deve ser constante e não apenas quando convém ao time que torcemos. No caso do Bahia, embora já venha perseguindo a luta antirracista, seria ingênuo acreditar que estaríamos imunizados a um fenômeno tão complexo e particularmente enraizado na sociedade brasileira. Ninguém está! Ser antirracista no Bahia não é apenas uma opção da presente gestão, mas uma obrigação institucional.

PARTE 4 – O QUE FAZER?

Os laudos das perícias em língua estrangeira contratadas pelo Bahia não comprovam a injúria racial e o clube entende que, mesmo dando relevância à narrativa da vítima, não deve manter o afastamento do atleta Indio Ramírez ante a inexistência de provas e possíveis diferenças de comunicação entre interlocutores de idiomas diferentes. O papel do Bahia é de formação e transformação, sempre preservando os direitos fundamentais e a ampla defesa. O atleta deverá ser reincorporado ao elenco tão logo os profissionais da comissão técnica e psicólogos entendam adequado.

O Futebol é reflexo de uma sociedade que, quando não nega o racismo, adere a um populismo punitivista que finge resolver o problema apenas punindo o agressor. Atos de discriminação racial não são “casos isolados”.

Portanto, por entender seu papel de entidade de interesse público, o Bahia se compromete publicamente a adotar um conjunto imediato de medidas estruturais:

1. Inclusão de cláusula anti-racista, xenofóbica e homofóbica no contrato dos atletas.

2. Proposta de criação de protocolo antidiscriminatório para jogos de futebol no Brasil.

3. Implantação do projeto “Dedo na Ferida” para o elenco na pré-temporada. Não haverá jogador ou jogadora que vista a camisa do Bahia sem que tenha antes a oportunidade de obter acesso a uma imersão sobre racismo estrutural.

4. Encaminhamento junto à mesa do Conselho Deliberativo do clube para incorporação de cotas raciais nas próximas eleições.

5. Inclusão de espaço no Museu do Bahia dedicado ao combate e debate do racismo, xenofobia, sexismo e LGBTfobia e demais formas de intolerância.

6. Apoio ao projeto de lei que Cria o Dia Nacional Da Luta Contra o Racismo no Futebol

Adicionalmente, o Bahia seguirá acompanhando os desdobramentos que ocorrerem fora das instâncias do clube, seja na Polícia Civil ou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Além de negros, somos nordestinos e conhecemos bem o poder do preconceito e da exclusão pela xenofobia. Diante disso e das provas constituídas, caberá ao atleta Ramírez decidir pela denúncia ou não quanto ao tema – e ao Bahia apoiar a decisão.

Desde o domingo à noite o Bahia procurou uma rede de apoio formada por lideranças ligadas a movimentos sociais de enfrentamento ao racismo como o Observatório de Discriminação Racial e instituições como a Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado, com quem está construindo um Termo de compromisso antirracista. Entendemos que nesse momento é necessário incorporar o compromisso com a implantação real e perene da agenda antirracista. Desta forma, respaldo institucional e a experiência de tais atores deste processo consolida e qualifica as nossas decisões.

Muitas das ações propostas neste documento, dentre outras, estarão sendo instrumentalizadas, nos próximos dias em convênios, parcerias e termos de compromissos com a agenda de enfrentamento ao racismo. As decisões e propostas durante esse processo tiveram a colaboração dos voluntários do nosso Núcleo de Ações Afirmativas, professores e ativistas atuantes no debate racial nas universidades e nos movimentos sociais.

O Bahia segue como um clube atento ao seu papel de transformação e bem-estar social. O futebol não é um fim em si mesmo. É um agente que deve promover união, preservação do patrimônio cultural, lutas por igualdade e diversidade dentro e fora das quatro linhas.

Esporte Clube Bahia.”.

Esporte Interativo

 

Opinião dos leitores

  1. Se comprovar que o Ramires não falou o que Gerson diz, não é nenhuma novidade, este clube é imbatível em casos criminosos e irregulares, tem o caso dos garotos que morreram queimados, até hoje não entraram em um acordo razoável para indenizar as famílias, mas pagar 1,6 milhões para o Gabigol por mês pode, tem o caso da portuguesa que levou dinheiro do Flamengo em 2014 para escalar heverton na última partida para perder pontos favorecendo o Flamengo permanecer na série A.
    Tem casos de aliciamento de jogadores, um exemplo é o do William Arão que saiu do Botafogo , hoje já está notificado pela justiça para pagar 7 milhões.
    Enquanto houver um Marinho na globolixo este time mesmo com todos esses casos criminosos, continuará nas cabeças.
    Isso é o Flamengo, não existe igual.

  2. Tem que processar esse atleta mentiroso que inventou essa celeuma na vida do jogador do Bahia. Isso é um perigo em se tratando de atletas profissionais que trabalham para ganhar o seu sustento.
    Mas a bandidagem de Gerson tem que ser apurada e ele deveria ser suspenso por mentir para toda uma nação.
    Cabra safado.

  3. Amigo desculpe, mais o que uma coisa tem a ver com a outra? Crimes distintos, culpas distintas, bem como penas. Caso houvesse havido crime do jogador índio, que ao que parece, nao restou caracterizado, absolviçao e ponto. O crime do CT do Flamengo está sendo respondido, caso haja culpa ou dolo, rogar que os culpados sejam punidos. Um crime não anula o outro.

  4. Engraçado essa atitude do flamengo em penalizar um atleta por causa de discussão besta de futebol , enquanto isto, as crianças que o clube matou da pior forma que existe tiveram sua indenização negada covardemente. É muita hipocrisia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Guamaré confirma Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, como primeira atração de 2026

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria de Turismo, confirmou a primeira atração do Carnaval 2026: a dupla baiana, os irmãos Rafa e Pipo.

O anúncio aumenta a expectativa para mais uma grande edição do evento, considerado um dos mais animados carnavais de rua da Costa Branca potiguar.

A dupla, formada pelos filhos do cantor Bell Marques, deve se apresentar na terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro, puxando um trio elétrico pelas ruas da cidade.

Sob a gestão do prefeito Hélio Willamy, Guamaré segue respeitando suas tradições e fomentando o turismo de eventos, gerando empregos e renda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

OPERAÇÃO FECHAMENTO: Oito réus na mira do MPRN por sonegar R$ 1,5 milhões em ICMS e lavar dinheiro

Foto: Freepik

O Ministério Público do RN denunciou oito pessoas envolvidas em um esquema pesado de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro que movimentou mais de R$ 1,5 milhão em ICMS não pago. A denúncia, resultado da Operação Fechamento, coloca os acusados como réus e detalha uma rede de laranjas, empresas fantasmas e sucessões fraudulentas para driblar a fiscalização.

O grupo atuava entre 2008 e 2025, abrindo CNPJs de fachada para continuar vendendo calçados, bolsas e acessórios em Natal e Parnamirim sem recolher impostos. A investigação identificou até mercadorias sem nota fiscal avaliadas em R$ 146 mil e uso de máquinas de cartão de crédito fora da contabilidade oficial para sumir com receitas.

Segundo a denúncia, havia um núcleo de liderança familiar, contadores que planejavam a fraude e funcionários que figuravam como sócios de fachada.

Diálogos em celulares mostraram o planejamento das sonegações e a blindagem do patrimônio contra penhoras judiciais. Um dos réus ainda responde por posse de munição de uso restrito, encontrada durante a operação.

O MPRN pede a condenação pelos crimes de associação criminosa, sonegação, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, além do confisco de R$ 2,9 milhões em bens e valores ligados aos líderes do esquema.

A ação é conduzida pelo GAESF, grupo especializado em rastrear fraudes tributárias complexas e garantir que o dinheiro desviado volte para o Estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vorcaro nega delação premiada e mantém blindagem total

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, negou com força os rumores de delação premiada. Em nota divulgada nesta quarta-feira (21), o advogado afirmou que “não existe qualquer proposta ou negociação” sobre o assunto, formal ou informalmente.

Segundo a defesa, Vorcaro mantém sua inocência e exerce plenamente o direito de defesa, colaborando com as autoridades dentro dos limites legais. “Confiamos que os fatos serão esclarecidos pelo devido processo legal”, reforça a nota.

Os boatos sobre uma possível delação começaram a circular após o advogado Walfrido Warde deixar a defesa criminal do banqueiro. Warde atuava com Vorcaro em processos cíveis e, desde a Operação Compliance Zero, havia assumido a defesa criminal nas investigações sobre supostas fraudes envolvendo o Master.

Mesmo com a saída do advogado e a pressão das investigações, Vorcaro segue blindado, mantendo sigilo absoluto sobre suas estratégias jurídicas. No mercado e entre aliados, a mensagem é clara: não há negociação de bastidores, apenas defesa firme dentro da lei.

NOTA 

“A defesa de Daniel Vorcaro nega com veemência a existência de qualquer proposta ou negociação de delação premiada. Essa informação não corresponde à realidade e não foi objeto de tratativa formal ou informal por parte do Sr. Vorcaro ou de seus advogados. Daniel Vorcaro reafirma sua inocência, segue exercendo plenamente seu direito de defesa, colaborando com as autoridades dentro dos limites legais e confia no esclarecimento dos fatos por meio dos instrumentos regulares do devido processo legal.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Operação da Polícia Federal mira abusadores de crianças em Ceará-Mirim e Patu

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal não deu trégua e deflagrou, nesta quarta-feira (21), a 24ª e 25ª fases da Operação Uiraçu, mirando criminosos que compartilham e armazenam imagens de abuso sexual infantil na internet. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Ceará-Mirim e Patu, com apreensão de celulares e computadores que agora passam por perícia.

A ação reforça o combate a um crime que vai além de “pornografia infantil” — termo que ainda aparece na lei brasileira, mas que especialistas internacionais chamam de violência sexual contra crianças e adolescentes, mostrando a gravidade real do que essas vítimas sofrem.

A PF alerta: os pais não podem se omitir. Monitorar o uso de redes sociais, aplicativos e jogos, conversar sobre os perigos do mundo virtual e perceber sinais de comportamento estranho são medidas essenciais. O objetivo é proteger crianças e adolescentes antes que o pior aconteça.

Essas operações reforçam que quem se envolve com abuso infantil não tem descanso. Celulares, computadores e contas digitais estão na mira, e a Justiça pode agir rápido quando há provas. A prevenção e a vigilância continuam sendo a forma mais eficaz de salvar vidas inocentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ratos são flagrados no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal

Ratos foram flagrados circulando por uma área externa do Hospital Giselda Trigueiro, no bairro das Quintas, em Natal, como mostram as imagens da denúncia enviadas ao BLOGDOBG. A pessoa que registrou as imagens se espanta com a presença e também com o tamanho dos animais no local.

A unidade hospitalar é administrada pelo Governo do Estado. A presença e a movimentação dos roedores coloca em risco a saúde de pacientes e profissionais, além de demonstrar falta de cuidado em relação à limpeza e a higiene do local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump afirma que Venezuela quis acordo após ataque dos EUA que depôs Maduro: ‘Mais pessoas deveriam fazer isso’

Foto: FABRICE COFFRINI / AFP

Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Venezuela optou por negociar com os EUA após o ataque que resultou na captura de Nicolás Maduro, e sugeriu que outros países deveriam fazer o mesmo. Segundo ele, o país “vai gerar mais dinheiro em seis meses do que nos últimos 20 anos”, em referência às vendas de petróleo sob controle americano.

Trump elogiou a cooperação das autoridades venezuelanas desde a deposição de Maduro e disse que grandes empresas estão se envolvendo, prevendo um “futuro fantástico” para a economia venezuelana.

Além de tratar da Venezuela, o presidente também voltou a defender a ideia de que os Estados Unidos deveriam negociar a aquisição da Groenlândia, descrevendo a ilha como estratégica e afirmando que os EUA devem buscar acordos imediatos sobre o tema, embora tenha garantido que não pretende usar força militar para isso.

No mesmo discurso, Trump criticou políticas europeias e afirmou que a Europa “não está na direção certa”, enquanto destacava a força econômica e diplomática dos EUA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Os caminhos que o verão revela

Todo verão nos convida a seguir caminhos. Alguns levam ao mar, à lagoa; outros, à mesa, ao descanso, ao encontro, à memória. Há caminhos que descobrimos pela primeira vez — e outros que seguimos ano após ano, porque já fazem parte da nossa história.

Nesta edição de verão 2026, a PRAIAS em REVISTA percorre o litoral do Rio Grande do Norte guiada por quem transforma o verão em experiência. Cada parceiro presente nestas páginas é parte essencial desse trajeto: pousadas que acolhem, restaurantes que traduzem sabores do mar, espaços de lazer que celebram o tempo livre, marcas que acreditam no bem-receber e pessoas que constroem nosso estado — e o verão — com propósito.

Visitamos o Pitangui Lagoa Park e celebramos a inauguração do Wyndham Natal Pitangui Praia, novo cinco estrelas do nosso litoral. O empresário Paulo de Paula comemora a Riviera Pitangui, que consolida uma nova fase de desenvolvimento para o Rio Grande do Norte.

Destacamos a hospitalidade vivida em Rio do Fogo, onde experimentamos sabores à mesa e aventuras incríveis nas praias de Zumbi e Pititinga. Ainda em Pititinga, o destaque é o Country Club Pititinga. Próximo dali, o Tao Paradise — que não é apenas um ponto no mapa, mas uma experiência e uma emoção que vale a pena viver pelo menos uma vez na vida.

Em Genipabu, apresentamos a Pousada Villa do Sol e o novíssimo Maui Praia Pousada e Restaurante, que redefine o conceito de hospedagem e gastronomia à beira-mar. Na Praia da Redinha, o destaque é o Aquário Natal, o maior AquaZoo do Nordeste.

Em Pium, conhecemos a Samosaria Hare, restaurante vegano e vegetariano com um espaço belíssimo. Ainda em Pium, o convite é para o café da manhã servido no Restaurante Santo Reis. Já em Cotovelo, a novidade é a Estação Verão 96, projeto da 96 FM, onde também distribuímos parte dos nossos exemplares. A Estação Verão 96 terá suas ações também na zona norte, no caminho das praias daquele litoral.

Em Pirangi do Norte, os shows da Clap na Ilha Ecomax e no Cirquinho, além do Paçoca de Pilão, do Pirangi Village Hotel, o Terra Beach Club e os passeios Terra Molhada, são nossos destaques. Em Barra de Tabatinga, a Hamburgueria da Praia, a Pousada Palawan, o Restaurante Nakasa e o Tempero da Zefinha são nossos parceiros neste verão.

Na Lagoa de Arituba, a parceria consolidada é com o Restaurante Gosto da Terra e o Point Arituba. Em Camurupim, comemoramos os 8 anos do Caranguejo do Olavo e destacamos o Restaurante Corais de Pedra. Em Pipa, chega uma grande novidade: o Alma Pipa.

O verão também é sinônimo de saúde, esporte, beleza e moda. Em nossas páginas, destaque para a MaterSol e para Óticas A Graciosa, que comemora 50 anos. O litoral não termina na beira do mar — ele se estende até onde a areia encontra o esporte, o lazer e os bons momentos. Por isso, o Parque Arena também faz parte das nossas PRAIAS em REVISTA, junto ao Cangote Bar e Petiscaria. Ainda na região metropolitana, o Caranguejos Restaurante e Hamburgueria completa esse roteiro que fazem o verão acontecer além da orla.

Na área da saúde e estética, o Dr. Alexander Farinas assina a matéria “Verão, corpo e tecnologia: a nova estética da cirurgia plástica”. Seguimos ainda com a parceria do Iate Clube do Natal, das Drogarias Ultra Popular, do Restaurante Navarro e, pela primeira vez, da Faculdade SENAC RN e da BeFly Travel Natal, fazem parte das nossas páginas.

O consultor imobiliário Kacá Borges apresenta a matéria “Natal: a cidade das oportunidades”. As construtoras Alliance, Andrade Marinho Empreendimentos e Construtora Lamartine também são destaques desta edição. Assim como a entrevista com Kelly Vieira, a matéria sobre a banda Era Vinil, a parceria com Lee Medeiros, do Turiste pelo RN, e o olhar consagrado do fotógrafo Fernando Chiriboga, que fecham nossa edição.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nanii Hotel vira vitrine nacional ao sediar gravações do “Caldeirão de Verão” da Globo em São Miguel do Gostoso (RN)


Empreendimento potiguar foi palco da maior produção audiovisual já realizada no Rio Grande do Norte; temporada segue no ar até o fim de janeiro e reforça vocação do espaço para grandes celebrações e casamentos de alto padrão.

São Miguel do Gostoso (RN) entrou definitivamente no radar do Brasil neste verão. Desde o início de janeiro, milhões de telespectadores acompanham na programação do Caldeirão com Mion as edições especiais do Caldeirão de Verão, gravadas no litoral norte potiguar, tendo como cenário principal o Nanii Hotel, em São Miguel do Gostoso (RN) — hotel e espaço de eventos de alto padrão que se transformou no coração da superprodução da TV Globo no estado.

As gravações, realizadas entre os dias 24 e 28 de novembro, transformaram o Nanii Hotel em um set exclusivo para a temporada especial de verão do programa. Ao todo, cinco edições foram gravadas no Rio Grande do Norte. Três já foram exibidas, e as duas últimas irão ao ar nos sábados dias 24 e 31 de janeiro, mantendo São Miguel do Gostoso (RN) e o hotel em evidência nacional até o encerramento do mês.

O projeto reuniu alguns dos maiores nomes da música brasileira, como João Gomes, Xand Avião, Pablo, Matheus Fernandes, Dorgival Dantas, Chico César, Solange Almeida, Luan Pereira, Zaynara, Mariana Nolasco, Henry Freitas, Anne Louise, Murilo Huff e Tierry, reforçando a identidade musical do Nordeste em rede nacional.

Bastidores de uma superprodução inédita no RN

A operação envolveu números históricos para o audiovisual potiguar. Cerca de 300 pessoas participaram diretamente da produção, incluindo aproximadamente 120 profissionais da Globo, 80 colaboradores do Nanii Hotel e mais de 100 trabalhadores de fornecedores locais, movimentando mais de 10 empresas do Rio Grande do Norte nas áreas de logística, alimentação, estrutura, energia, internet dedicada, cenografia, decoração e apoio técnico.

Durante toda a semana de gravações, o Nanii Hotel foi completamente fechado para funcionar exclusivamente como set. Além do hotel, 25 casas do condomínio Uhane Luxury Villas foram reservadas para hospedagem de artistas, produção, salas técnicas e áreas operacionais — uma estrutura inédita no estado para um projeto dessa magnitude.

Para atender às exigências técnicas da emissora, o espaço passou por adequações robustas, como contratação de três geradores extras; reforço da rede elétrica para iluminação cinematográfica; instalação de internet dedicada para direção e produção; ajustes no paisagismo para novos enquadramentos; reorganização de fluxos internos para circulação de equipamentos pesados e suporte a um caminhão tecnológico da Globo, especializado em captação de imagem.

Segundo a equipe de fotografia da emissora, o Nanii Hotel proporcionou “um dos cenários ao ar livre mais sofisticados e cinematográficos do Nordeste”, graças à combinação de luz natural, arquitetura contemporânea e estética minimalista integrada à paisagem de São Miguel do Gostoso (RN).


Do set de TV às maiores cerimônias de casamento do Brasil

O mesmo espaço que encantou o público na televisão é hoje palco de algumas das maiores e mais impactantes cerimônias de casamento já realizadas no Brasil. As apresentações musicais e parte das gravações aconteceram no Espaço Hana Nui, ambiente versátil do Nanii Hotel que já se consolidou como referência nacional para casamentos de alto padrão, eventos sociais exclusivos, celebrações intimistas ou grandiosas e produções audiovisuais.

Integrado ao projeto arquitetônico do hotel, o Espaço Hana Nui combina amplitude, luz natural, paisagismo autoral e integração com a paisagem, criando cenários que unem sofisticação, emoção e estética cinematográfica — exatamente os atributos buscados por noivos que desejam uma experiência única e memorável.

O Nanii Hotel conta com 32 apartamentos cuidadosamente ambientados, arquitetura moderna e atmosfera exclusiva, permitindo que noivos, familiares e convidados vivam uma experiência completa, do pré-wedding à celebração. Seu nome vem do havaiano “Nani”, que significa “fantástico” — definição que hoje se traduz tanto na tela da TV quanto nos altares montados à beira-mar.

Exposição nacional, prestígio e posicionamento de luxo

A vinda do Caldeirão de Verão ao estado foi viabilizada com apoio institucional da Emprotur, reforçando a estratégia de posicionar o Rio Grande do Norte como destino apto a receber grandes produções de TV e eventos de padrão internacional.

Mais do que visibilidade, a escolha do Nanii Hotel representa exposição nacional e global, alcançando milhões de telespectadores; Imagem de prestígio, associada a uma marca que simboliza sofisticação, lifestyle e alto padrão; Posicionamento estratégico como destino ideal para casamentos de luxo no Brasil e Case de sucesso que ultrapassa o momento televisivo e se consolida como referência no mercado de eventos e celebrações exclusivas.

Um novo patamar para eventos, casamentos e audiovisual no RN

Com os programas já no ar — e duas edições ainda inéditas previstas para os dias 24 e 31 de janeiro — São Miguel do Gostoso (RN) e o Nanii Hotel seguem em destaque em veículos de comunicação de todo o país.

A repercussão nacional do Caldeirão de Verão consolida o Nanii Hotel como um dos empreendimentos mais desejados do Brasil, preparado para receber grandes casamentos, festas de alto padrão, campanhas publicitárias e produções audiovisuais nacionais e internacionais.

Com o Brasil inteiro assistindo até o último sábado de janeiro, São Miguel do Gostoso (RN) — e o Nanii Hotel — permanecem no centro das atenções do verão 2026, agora também como endereço definitivo para celebrações inesquecíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Leão é convidado para o Conselho de Paz criado por Trump, diz cardeal

Foto: Saul Loeb/AFP e Handout/Vatican Media/AFP

O papa Leão XIV foi convidado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a integrar o chamado “Conselho de Paz”, grupo criado para buscar soluções para conflitos internacionais. A informação foi confirmada pelo cardeal Pietro Parolin, principal diplomata do Vaticano.

Segundo Parolin, o convite está sendo analisado com cautela. “Será preciso um tempo de reflexão antes de qualquer resposta”, afirmou.

Inicialmente voltado ao conflito em Gaza, o conselho deve ter atuação mais ampla, com foco em crises globais. Países como Israel e Egito já aceitaram participar, enquanto outras nações demonstram preocupação com possíveis impactos sobre o papel da ONU.

Eleito em 2025, Leão XIV é o primeiro papa norte-americano e já criticou publicamente algumas políticas de Trump, além de denunciar as condições humanitárias na Faixa de Gaza.

O Vaticano raramente participa de conselhos desse tipo, mas mantém atuação diplomática constante como observador permanente da ONU.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Pré-candidatura de Cadu Xavier larga com problemas para formar chapa e conseguir apoios

O BG comentou no programa Meio Dia RN desta quarta-feira (21) sobre os problemas políticos da pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN em razão da dificuldade em conseguir apoios e também para compor a chapa, pois sequer tem nome para ser vice.

“Carlos Eduardo Xavier hoje tem um problema político grande porque pelo menos metade dos apoios políticos que Fátima Bezerra tem para o Senado não votam em Cadu para o governo”, comentou BG que também citou a situação política fragilizada de Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *