O comitê científico de enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Norte, em coletiva no fim da manhã desta segunda-feira(29), afirma que há redução na pressão sobre leitos de UTI no estado. Conforme noticiado nos últimos dias, a taxa de transmissibilidade da doença também surge como notícia positiva, confirmando diminuição.
“Já está consolidado que a taxa de transmissibilidade está caindo de maneira gradual, o que é do curso da pandemia. Esse dado já se consolida há mais de 15 dias e o comitê científico já entende como um dado seguro”, revelou o professor Ricardo Valetim, integrante do comitê e coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN.
Segundo o coordenador do Lais, há ainda uma pressão por ocupação de leitos e UTI. Porém durante seis dias consecutivos foi registrada uma redução na solicitação por novas vagas nesses leitos críticos.
“Porém, isso não é algo que permita que a sociedade se descuide e relaxe o isolamento social. Pelo contrário: se nós quisermos voltar a uma normalidade, é preciso a colaboração de todos de maneira solidária, setor produtivo, escolas, sociedade, governo. Todo mundo se mantendo ainda vigilante com relação à questão da pandemia, que ainda continua bastante agressiva”, alertou.
O Rio Grande do Norte registra neste momento 994 óbitos, e ainda tem 161 sob investigação.
Melhorando assim, em Setembro vai poder reabrir.
UTI é o último estágio do sistema de saúde. É interessante ver se a diminuição também ocorre na atenção básica. Pelo o que vejo nas unidades de saúde da Zona Norte isso ainda não chegou no pico.
Tem muito cientista famoso que vai ter que pedir desculpa pelo terror que espalhou !!
Ou por incompetência ou por interesses …….
Eita vírus para expor o caráter das pessoas.
Vai expor principalmente os alienados políticos.