Judiciário

Deltan Dallagnol interferiu para colocar juiz aliado no lugar de Sergio Moro na Lava Jato, diz The Intercept Brasil

Foto: Reprodução/The Intercept Brasil

Os procuradores da Lava Jato no Paraná atuaram nos bastidores para interferir na sucessão do ex-juiz Sergio Moro nos processos da operação em primeira instância. A força-tarefa do Ministério Público Federal fez lobby num outro poder, o Judiciário, para garantir que o novo escolhido para a cadeira do então recém-nomeado ministro do governo de Jair Bolsonaro fosse alguém que agradasse aos investigadores.

As articulações estão explícitas em duas mensagens de áudio do então coordenador da força-tarefa, o procurador Deltan Dallagnol. Nelas e em várias mensagens de texto trocadas pelo Telegram em janeiro de 2019, ele elenca os principais candidatos à vaga de Moro, elege os preferidos da força-tarefa e esboça o plano em andamento para afastar quem poderia “destruir a Lava Jato”, na opinião dele.

Quando Moro abandonou a carreira de juiz, em novembro de 2018, logo após a eleição de Bolsonaro, deixou vaga a cadeira de responsável por julgar os processos da Lava Jato na primeira instância. A sucessão ou substituição de um magistrado é um processo comum no poder Judiciário, que tem autonomia para decidir – obedecendo a um regimento interno.

O que é no mínimo incomum, nesse caso, é a pressão e a interferência de um órgão externo, o Ministério Público Federal. Em mensagens de texto e áudio, Dallagnol também pede a colegas familiarizados com o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF4, responsável pela Justiça Federal do Paraná, que tentassem “advogar” junto a ele por uma solução que agradava à força-tarefa.

A ideia compartilhada por Dallagnol e por juízes federais do Paraná era colocar três magistrados na posição de assessores de um quarto, o veterano Luiz Antônio Bonat, num esforço para convencê-lo a disputar a vaga de Moro. “Ele colocou ali o nome dele por amor à camisa”, narrou Dallagnol. “Então a gente tem que conseguir um apoio. A ideia talvez seria de ter juízes assessores ali designados junto a ele”.

A Lava Jato considerava que Bonat, um juiz com 64 anos e de perfil extremamente discreto (jamais deu palestras ou entrevistas desde que assumiu o comando da operação, há quase dois anos), precisaria de ajuda para dar conta das dezenas de processos que corriam no Paraná. Assim, Dallagnol e equipe buscaram uma forma de garantir que nem todo o trabalho da operação cairia sobre ele.

O plano articulado para montar o time de juizes acabou por não sair do papel, mas o principal foi feito: Bonat foi convencido a disputar a vaga. “Aí ontem os juízes estavam preocupados e conseguiram fazer, conseguiram convencer o número 1 da lista, o que é ótimo para nós, assim, simbolicamente, a aceitar o desafio de ir para a 13ª”, celebrou Dallagnol, em áudio.

E, como era previsto pelos procuradores, Bonat herdou a cadeira de Moro por ser o mais antigo juiz federal em atividade na jurisdição do TRF4.

Nas conversas, fica claro que o juiz resistiu a entrar na disputa e que ele foi convencido a concorrer por colegas e procuradores que “estavam preocupados” com a vitória iminente de alguém visto com desconfiança pela Lava Jato: Julio Berezoski Schattschneider, um juiz que atuava em Santa Catarina. Procurados, nenhum deles quis dar entrevista.

A candidatura de Bonat surpreendeu a comunidade jurídica. Magistrado com 25 anos de carreira, à época, ele estava afastado da área criminal havia 15 anos. Até um juiz federal que atua na região do TRF4, e que falou ao Intercept sob a condição de anonimato, diz ter estranhado: “Era uma vara difícil, cheia de trabalho, daquelas que habitualmente ninguém quer pegar e acaba sobrando nas mãos de um juiz mais novo. E aí aparece um monte de gente mais antiga [na disputa]”, ele observou.

‘Vou convidar quem puder pra irmos estimular rs’

Sergio Moro foi o primeiro grande nome confirmado por Bolsonaro para seu governo após a vitória nas urnas. A adesão do então juiz ao político de extrema direita se deu meros três dias após o segundo turno: ele viajou ao Rio, visitou Bolsonaro em sua casa na Barra da Tijuca, ouviu o convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública e disse sim poucas horas depois.

Com a entrada formal na política, Moro foi obrigado a passar o bastão dos processos da Lava Jato. Temporariamente, a operação passou a ser conduzida pela juíza substituta Gabriela Hardt até que um novo magistrado assumisse a vaga de titular.

Pelas regras de funcionamento da justiça no Brasil, os processos seguiriam com a 13ª Vara Federal de Curitiba. Com a saída de Moro, a vaga de titular dessa vara entrou em disputa. Qualquer juiz da 4ª região da Justiça Federal – que abrange Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – poderia disputar o posto. O escolhido seria quem tivesse mais tempo de carreira entre os inscritos, seguindo o regimento do TRF4.

No dia do anúncio de Moro, procuradores da Lava Jato já especulavam no Telegram quem sucederia o magistrado. Mas a interferência da força-tarefa no Judiciário só ganhou forma em janeiro de 2019, quando Dallagnol fez um comunicado aos colegas:

Dallagnol parecia obcecado. No dia seguinte, o então coordenador da força-tarefa apresentou aos colegas um prognóstico sobre os potenciais postulantes, endereçado especificamente a Januário Paludo, um dos veteranos da força-tarefa e com quem Dallagnol contava para ajudá-lo no lobby:

Ali Dallagnol expôs o primeiro alvo da força-tarefa e uma estratégia para tirá-lo da disputa. Tratava-se do juiz Eduardo Vandré, que trabalhava numa vara federal de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Ele ocupava o sexto lugar na lista de antiguidade, mas “seria péssimo” para a Lava Jato, segundo o coordenador.

Os motivos para a desconfiança foram descritos por Paludo, que afirmou na mesma conversa, mais tarde, que Vandré era “pt e não gosta muito do batente”.

Com isso em mente, Dallagnol buscava fazer uma espécie de seguro: garantir a candidatura de um dos cinco juízes mais antigos, de forma que Vandré ficasse sem chances na disputa. Paludo detalhou o plano pouco depois:

Os comentários mostram que Paludo e Dallagnol viam Bonat (o juiz federal com mais tempo de serviço em toda a região Sul) como um instrumento para impedir que um nome indesejável ficasse com a vaga de Moro. Mas havia um problema: justamente pela idade, achavam que ele não teria “pique” para assumir os processos da Lava Jato. Por isso, Dallagnol aventou a possibilidade de que Bonat fosse escolhido, mas deixasse outros “trabalharem por trás” dele, como juízes assessores.

O assunto voltou ao Telegram quase uma semana depois, em 16 de janeiro. Dallagnol encaminhou aos colegas a mensagem de um juiz que chamou de “nosso preferido” para ocupar a cadeira de Moro: “estou avaliando, sim….temos até segunda…. Conversei com o Malucelli ontem e ele me disse que conversou com Bonat, e ele disse que não vai pedir e que nem cogita”, escreveu o magistrado, segundo o relato de Dallagnol.

A mensagem não deixa claro quem era o “preferido”, mas as tratativas nos dias seguintes indicam tratar-se do juiz Danilo Pereira Júnior, que já atuava noutra vara federal de Curitiba. Malucelli é o juiz Marcelo Malucelli, então diretor do foro da Seção Judiciária do Paraná – na prática, o administrador da unidade.

Àquela altura, Eduardo Vandré já desistira de concorrer, mas a Lava Jato tinha outra preocupação. O nome dela era Julio Berezoski Schattschneider, que trabalhava em Santa Catarina, outro a receber a alcunha de “péssimo” na lista de Dallagnol.

O chefe da força-tarefa afirmou ter conversado sobre o assunto com a juíza Gisele Lemke, de uma vara federal de Curitiba, e narrou aos colegas o que foi discutido:

Segundo o áudio, Schattschneider havia informado o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, instância máxima da Justiça Federal no Sul do país, que desejava ser transferido para Curitiba, mas não fazia questão de ficar com o lugar de Moro. Assim, a Lava Jato planejava convencê-lo a aceitar outra posição que não fosse a de Moro. Se ele não topasse, haveria um problema: por ser mais antigo, Schattschneider teria preferência sobre Danilo Pereira Júnior, o favorito da Lava Jato. O juiz Bonat continuava decidido a não concorrer.

Esse quadro permaneceu até 21 de janeiro de 2019, último dia para inscrição dos interessados. A força-tarefa estava tensa porque o desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, então presidente do TRF4 (que ironicamente foi cotado para suceder Moro no ministério de Bolsonaro por ser próximo aos militares), havia anunciado que os dois nomes preferidos da Lava Jato estavam impedidos de entrar no páreo.

A razão era um item do regimento do tribunal que vedava a transferência de juízes para uma vara com a mesma especialidade daquela em que já atuam.

Dallagnol se afligiu e pediu lobby sobre Thompson Flores:

O clima só desanuviou quase dez horas da noite. Januário Paludo avisou ao grupo que Luiz Antônio Bonat havia mudado de ideia e decidido se inscrever. No dia seguinte, o TRF4 divulgou a lista dos inscritos com ele na cabeça. Se Bonat não mudasse de ideia até a meia-noite do dia 24, dali a três dias, a vaga seria dele. Mas Schattschneider vinha na segunda posição. Por isso, a articulação continuou para que Bonat não desistisse.

As mensagens indicam que procuradores da Lava Jato trataram pessoalmente desse assunto com a cúpula da Justiça Federal do Paraná. Eles mencionam um encontro em 22 de janeiro, um dia após o encerramento das inscrições. Ao final da reunião, Dallagnol fez um resumo aos colegas:

Em viva voz, o procurador faz duas grandes confissões. Juízes federais alinhados à Lava Jato “estavam preocupados” com a possibilidade de que Schattschneider ficasse com a vaga de Moro, segundo Dallagnol, e, por isso, conseguiram convencer Bonat a se inscrever de última hora, “por amor à camisa”.

Esses magistrados, que não são identificados por Dallagnol no áudio, lançam uma suspeita sobre Schattschneider: a de que ele havia tentado iludir a corregedoria da Justiça Federal sobre sua intenção de suceder Moro. Procuramos Schattschneider em seu gabinete para que comentasse a suspeita levantada pela corregedoria, mas ele não respondeu às tentativas de contato.

Para manter o interesse de Bonat no cargo, os juízes e o MPF decidiram tentar algo que Dallagnol havia sugerido em 10 de janeiro: transformar o magistrado numa espécie de líder de um grupo de três outros juízes que ajudariam a dar agilidade aos processos. Segundo o áudio de Dallagnol, quem estava à frente desse plano era o juiz Marcelo Malucelli, mas a cúpula do TRF-4 já tinha se manifestado contra a ideia.

Procuramos Malucelli para que comentasse a declaração de Dallagnol, mas o juiz disse não saber que Bonat foi convencido de última hora e não esclareceu se articulou ou não o plano de designar juízes assessores para ele. “Várias medidas de auxílio foram tomadas pela corregedoria do TRF4 para a 13ª Vara de Curitiba, antes e depois da saída do juiz Moro. À direção do foro incumbe apenas cumpri-las”, respondeu.

A preocupação dos procuradores se dissipou no dia seguinte, 23 de janeiro, quando eles ficaram sabendo que Schattschneider havia desistido da vaga. No fim das contas, Bonat assumiu a 13ª Vara no dia 6 de março.

Entregamos a transcrição integral dos áudios e um resumo cronológico detalhado das mensagens de texto ao TRF4, à Justiça Federal do Paraná e ao MPF. Aos órgãos do Judiciário, perguntamos se eram verdadeiras as afirmações de Dallagnol de que os juízes só convenceram Bonat a concorrer à vaga de Moro de última hora porque “estavam preocupados” com a chance de vitória de Schattschneider e de que a direção do tribunal discutiu nomear três juízes assessores para “dar um apoio” ao magistrado veterano à frente da Lava Jato.

Também perguntamos se o tribunal não considera que as conversas narradas por Dallagnol são uma interferência indevida no Judiciário e fizemos o mesmo questionamento à força-tarefa da Lava Jato. Ao MPF, perguntamos se os procuradores chegaram a visitar candidatos para a vaga de Moro, como disse Dallagnol, e se o órgão não considerava inadequado o lobby sobre os juízes para viabilizar os nomes de sua preferência e, depois que esse plano falhou, para garantir que Bonat não desistisse da vaga.

Todas as questões ficaram sem resposta. Além de não se manifestar institucionalmente, o TRF4 não emitiu posicionamento de nenhum dos juízes citados nas conversas, aos quais direcionamos perguntas específicas. O MPF também preferiu não se manifestar.

The Intercept Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. Concordo com o seu comentário, cara Renata Bastos. Os corruptos podem conversar, pessoas do bem, não podem! João Macena.

  2. Intercept já publicou algum vazamento do PT? E de Bolsonaro? E da AGU ou STF? Porque só dos integrantes da lava jato. Esse blog não deveria nem existir mais, e Greenvalda deveria estar presa ou expulsa do país.

  3. O ódio ideológico realmente é uma mer$@!
    O presidente desses que detonam o intercep falou com todas as letras: ACABEI O LAVA JATO, e nao causou tamanha indignação.
    Agora o intecept Brasil divulga áudios, conversar autênticas sobre os desmandos do lava jato e a mesma turma se volta contra o intercept.
    Realmente ser gado é nao ter caráter.

    1. Parece que é você que tem ódio ideológico… isso é "ILÓGICO"…

  4. Quadrilha. Se fizessem isso com a milícia do planalto, os ruminantes estariam espumando pela boca que nem cachorros.
    Raça desprezível.

  5. Nada demais!!
    Só preocupação para que a lava jato não sofresse descontinuidade…
    Corretíssimo!!
    Só aplausos para esse funcionário publico pelo empenho e comprometimento com a instituição.

    Estranho é se ele estivesse combinando alguma coisa com Lula, Zé Dirceu , Marcelo Odebrech e outras figurinhas que estavam chafurdando na lama da corrupção.

  6. E daí??!
    Chega de hipocrisia! Os bandidos se unem, mesmo de ideologias diferentes e o cidadão de bem, não pode fazer nada em prol do bemmm!

  7. Esse é só um jornalzinho dos vermelhinhos, só eles ligam pra choradeira do jornal……tudinho revoltadinho pq Moro colocou o Pinguço Trambiqueiro na cadeia.

  8. Qual o problema de ter um aliado que defendam causas nobres e do coletivo? Se grampeassem todos dos poderes nas nomeações de cargos comissionados e de confiança sairiam coisas bem piores, interesses econômicos e manutenções de esquemas escusos é a toada. E na hora de inserir essa emenda que soltou o cabeça do PCC?

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Política

Relatório do processo de cassação de Brisa Bracchi é adiado para novembro

Foto:  Francisco de Assis

O relatório final do processo que pode levar à cassação do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT) será apresentado apenas na primeira semana útil de novembro. A previsão inicial era de que o documento fosse concluído ainda em outubro, mas o cronograma precisou ser ajustado após novas manifestações da defesa e a juntada de documentos ao processo.

De acordo com o relator da Comissão Especial Processante, vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), a vereadora apresentou uma nova manifestação em resposta à inclusão de documentos feita pelo vereador Matheus Faustino (União Brasil) durante a fase de instrução.

“A vereadora Brisa, na semana passada, apresentou manifestação acerca da nova juntada de documentos que Faustino fez durante a fase de instrução, solicitando algumas diligências que, segundo o regimento, devem ser analisadas pela comissão, que se reunirá amanhã [sexta-feira] para deliberar as questões e eventualmente abrir o prazo para alegações finais, se assim entender”, explicou.

Segundo o relator, o relatório final será elaborado apenas após a entrega das alegações finais da defesa. “O relatório final será dado após a apresentação das alegações finais da defesa. A expectativa é que o relatório seja dado na primeira semana útil de novembro, atendendo todos os prazos regimentais”, afirmou.

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Economia

RN pode perder até R$ 1 milhão em receitas com paralisação da Agência Nacional de Mineração

Foto: Alex Régis

A paralisação das atividades da Agência Nacional de Mineração (ANM), devido à falta de recursos orçamentários, pode causar uma perda de cerca de R$ 1 milhão na arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) no Rio Grande do Norte até o fim de 2025. A estimativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) considera os impactos tanto para o estado quanto para os municípios.

De acordo com Paulo Morais, Coordenador de Desenvolvimento Mineral do RN, com a paralisação, operações minerárias poderão sofrer atrasos ou bloqueios nas etapas de autorização e renovação de títulos minerários, licenciamento ambiental ou concessão de pesquisa e lavra: “A própria ANM já informou que suas atividades de outorga, gestão e fiscalização estão comprometidas. Isso significa maior tempo de espera para obtenção de títulos de pesquisa e lavra, adiamento de novos projetos e aumento de custos”.

No RN, até outubro de 2025, já foram arrecadados cerca de R$ 7,7 milhões com a CFEM, segundo dados da ANM e da SEDEC. Para o coordenador, esses recursos “reforçam o orçamento municipal, viabilizam investimentos em infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento comunitário”.

Os investimentos no setor mineral potiguar também serão impactados. O estado é produtor de minérios como scheelita, rochas ornamentais, feldspato e ouro. A paralisação da ANM deve provocar maior tempo de espera para a obtenção de títulos de pesquisa e lavra, adiamento de novos projetos e aumento de custos. “Essa incerteza regulatória tende a afastar investidores e elevar o custo de capital de quem pretende investir no setor mineral potiguar”, disse o coordenador.

O presidente do Sindicato das Indústrias da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do Rio Grande do Norte (Sindiminerais-RN), Mário Tavares alerta que o setor já enfrenta empreendimentos paralisados e há preocupação com o aumento do desemprego. “Os processos não andam, a gente não fica com as licenças que a gente precisa para começar a minerar. Aí vira uma bagunça”, disse Tavares.

Tribuna do Norte 

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Polícia

VÍDEO: Operação no RN bloqueia R$ 3 milhões em esquema de clonagem de cartões

Vídeo: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a “Operação Berço do Estouro”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em clonagem de cartões e lavagem de dinheiro.

As investigações tiveram início há mais de um ano e já resultaram, anteriormente, na prisão dos líderes do grupo em outras duas ações deflagradas no início deste ano. O grupo mantinha uma estrutura organizada e ramificada em diferentes estados do país, causando prejuízos significativos a diversas instituições financeiras.

De acordo com as apurações, pelo menos 16 instituições bancárias foram lesadas com as práticas criminosas da organização. Durante a operação desta quarta-feira, foram cumpridos mais de 15 mandados judiciais, entre prisões preventivas e buscas e apreensões, nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo. Até o momento sete pessoas foram presas.

A ofensiva também teve como foco o bloqueio judicial de mais de R$ 3 milhões em contas vinculadas a investigados e pessoas interpostas (“laranjas”), além da apreensão de mais de 25 veículos, incluindo carros de luxo que, juntos, ultrapassam o valor de R$ 4 milhões.

A operação, deflagrada pela Polícia Civil do RN, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal), contou com o apoio da Diretoria de Polícia da Grande Natal (DPGRAN), da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), da Divisão de Polícia do Oeste (DIVIPOE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Delegacia de Defraudações da Paraíba (DDF/PCPB) e da Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

 

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Geral

Bandidos de outros estados reforçam Comando Vermelho no Rio e dificultam identificação de mortos após megaoperação

Foto: Cesar Sales

A megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro revelou que o Comando Vermelho (CV) conta com reforços de criminosos de outros estados, aumentando a complexidade do combate ao tráfico e dificultando a identificação das vítimas. Durante os confrontos, que chegaram a envolver drones lançando granadas, a polícia enfrentou resistência de traficantes vindos de locais como Bahia, Pernambuco, Pará, Goiás e Amazonas, muitos deles instalados em áreas de mata para proteger os principais quartéis-generais da facção.

Segundo a Polícia Civil, dos 113 presos, pelo menos 33 eram de fora do Rio, com origem confirmada de 28 deles: 18 da Bahia, três de Pernambuco, quatro do Pará e outros três vindos de Santa Catarina, Espírito Santo e Maranhão. Entre os armamentos apreendidos, foram encontrados fuzis com inscrições como CV AM (Comando Vermelho do Amazonas) e “Tropa de Manaus”, evidenciando a presença de criminosos forasteiros nos plantões da mata da Serra da Misericórdia, no Complexo da Penha.

A presença desses criminosos de outros estados tornou a identificação dos 121 mortos da operação ainda mais difícil. Com muitos sem vínculos familiares diretos no Rio, a Defensoria Pública enfrentou grande desafio para localizar parentes e permitir a liberação dos corpos. Segundo Mirela Assad, coordenadora da equipe, “o número de mortos de outros estados é surpreendente, mesmo sem contagem oficial, e exige trabalho de traslado e declaração por terceiros para identificação”.

Relatos de presos e investigações mostram que a cúpula do CV cobra plantões armados e pagamento semanal de traficantes forasteiros que desejam atuar no Rio. Alexander Alves de Moura, do Pará, detalhou que os traficantes vindos de fora devem vigiar áreas estratégicas da mata com fuzis fornecidos pelo chefe local, Edgar Alves de Andrade, o Doca. O Complexo do Alemão também funciona como entreposto para distribuição de drogas a estados do Nordeste, com criminosos transportando grandes quantidades de maconha em rotas organizadas para cidades como Crateús, no Ceará.

Com informações do O Globo

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Geral

91% dos brasileiros apoiam alertas de risco à saúde em bebidas alcoólicas, aponta pesquisa

Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

Uma pesquisa Datafolha encomendada pela ACT Promoção da Saúde revelou que 91% dos brasileiros são favoráveis à inclusão de alertas sobre riscos à saúde em bebidas alcoólicas, seguindo o modelo já adotado em maços de cigarro. O levantamento ouviu 2.002 pessoas maiores de 18 anos em todas as regiões do país, com margem de erro de dois pontos percentuais.

O estudo mostra que a população deseja maior transparência sobre os efeitos do consumo de álcool, incluindo dependência, doenças crônicas e acidentes. Além disso, 69% apoiam restrições à propaganda de cerveja em televisão, redes sociais e eventos, enquanto 73% afirmam que a publicidade de cerveja sem álcool pode estimular o consumo de versões alcoólicas.

A pesquisa também aponta amplo apoio a políticas tributárias voltadas à saúde pública. 79% defendem aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas, enquanto 82% apoiam maior tributação sobre cigarros e produtos de tabaco. Entre alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas, a maioria também é favorável à sobretaxa: 67% para refrigerantes, 66% para bebidas adoçadas e 64% para ultraprocessados.

Para Marília Albiero, coordenadora da área de alimentação da ACT, os resultados indicam que a população reconhece os riscos do álcool e quer medidas de proteção, mas que há lacunas na legislação. “O álcool é nocivo, mas ainda carece de regras mais firmes. É urgente atualizar a legislação brasileira para que alertas e restrições sejam efetivos, protegendo especialmente jovens e comunidades vulneráveis”, afirmou. O estudo reforça ainda o apoio a medidas de controle do tabagismo e restrições a ultraprocessados, temas que seguem em debate no Congresso e no STF.

Com informações da Folha de S.Paulo

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Esporte

Flamengo empata com Racing e garante vaga na final da Libertadores 2025

Foto: Marcos Brindicci/Getty Images

O Flamengo está na final da Libertadores 2025. Na noite desta quarta-feira (29/10), o Rubro-Negro segurou um empate em 0 x 0 contra o Racing, na Argentina, e confirmou a classificação para a decisão da competição. O resultado se somou à vitória por 1 x 0 no jogo de ida, no Maracanã, garantindo ao time carioca a quinta presença em uma final do torneio.

O confronto começou com pressão do Racing, que tentou se aproveitar do apoio da torcida e tomar a iniciativa do jogo. Mas o Flamengo se manteve firme e confortável em campo, controlando a posse de bola e criando as melhores chances nos minutos iniciais. Próximo do intervalo, os argentinos passaram a explorar lançamentos na área, equilibrando as ações.

No segundo tempo, a partida ficou marcada por cartões e tensão. Aos 10 minutos, Gonzalo Plata recebeu cartão vermelho direto após agressão a Marcos Rojo, dando vantagem numérica ao Flamengo. O Racing dominou boa parte do jogo, mas não conseguiu furar a defesa brasileira. Mais tarde, um lance envolvendo Léo Ortiz quase resultou em expulsão, mas o VAR corrigiu a decisão do árbitro.

Com o placar zerado, a partida se transformou em ataque contra defesa, e o goleiro Rossi brilhou, segurando o empate até o apito final. Agora, o Flamengo aguarda o vencedor do duelo Palmeiras x LDU para conhecer seu adversário na final, que será disputada no dia 29 de novembro, no Estádio Monumental U, em Lima, no Peru.

Com informações do Metrópoles

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Geral

VÍDEO: “Uma coisa é terrorismo, outra são facções criminosas”, diz Lewandowski ao lado de Cláudio Castro

 

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Vídeo: Reprodução/CNN

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quarta-feira (29) que terrorismo e facções criminosas são fenômenos distintos e não devem ser confundidos. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa ao lado do governador Cláudio Castro, no Rio de Janeiro, em meio ao debate sobre o enquadramento de organizações como o Comando Vermelho na Lei Antiterrorismo.

“Uma coisa é terrorismo, outra são facções criminosas. O terrorismo envolve sempre uma nota ideológica, uma atuação política, repercussão social e fatores ideológicos. Já as facções criminosas são constituídas por grupos que sistematicamente praticam crimes previstos no Código Penal. É muito fácil identificar o que é uma facção criminosa. Já o terrorismo envolve uma avaliação mais subjetiva”, explicou o ministro.

A discussão ganhou força após uma megaoperação policial no estado, que resultou na morte de mais de 100 suspeitos. Segundo Lewandowski, o governo federal não pretende interferir na ação, considerada de responsabilidade exclusiva do estado. “Estamos acompanhando à distância, oferecendo ajuda naquilo que for possível. Temos uma posição que já foi externada várias vezes”, disse.

Durante a coletiva, o ministro e o governador anunciaram uma parceria entre os governos federal e estadual para intensificar o combate ao crime organizado. Cláudio Castro destacou que o Palácio do Planalto ofereceu apoio imediato, com a criação de um Escritório Emergencial de Enfrentamento ao Crime Organizado e integração entre Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Independente de erros ou acertos, saímos daqui hoje com uma grande oportunidade”, afirmou o governador.

Com informações da CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tratar essas organizações como terroristas nao muda muita coisa no Brasil. Tinha que mudar a legislação pra atingir bens da família do envolvido em facção. O marginal precisa saber que entrar no mundo do crime tem um preço alto e a família às vezes é corresponsável. Quando a família puder ser atingida, o jogo vira.

  2. Não vai demorar para o sistema iniciar uma perseguição ao governador do Rio de Janeiro, foi assim com o então juíz Mouro, foi assim com juíz Bretas e tantos outros

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Geral

VÍDEO: Derrite cita El Salvador como exemplo de combate ao crime e diz que é possível acabar com PCC e CV

 

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Vídeo: Reprodução/CNN

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que é possível extinguir facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), citando o exemplo de El Salvador. Em entrevista ao programa WW, da CNN, nesta quarta-feira (29), ele destacou a política de segurança adotada pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele, que reduziu drasticamente os índices de homicídio no país.

“Se não desse pra acabar, eu sei que é difícil falar sobre isso, é polêmico. Eu fui criticado quando fiz uma comparação e não falei sobre os meios pelos quais o presidente Nayib Bukele conseguiu. Eu inclusive pretendo visitar El Salvador no ano que vem, mas eles conseguiram”, disse Derrite. O secretário ressaltou que o país chegou a ter uma taxa de 109 homicídios por 100 mil habitantes e hoje registra menos de dois por 100 mil. “Ele controlou, estancou as quadrilhas do crime organizado. E a força que o Estado brasileiro tem pra dar essa resposta é muito maior.”

Derrite reconheceu, no entanto, que o modelo de Bukele — marcado pela suspensão de garantias constitucionais e prisões em massa — não deve ser replicado integralmente no Brasil. “Não é necessário destruir as instituições do Estado Democrático de Direito para combater o crime, mas a legislação deve ser adequada. A gente não pode permitir que um criminoso seja preso 30 vezes assaltando carro-forte”, afirmou.

O secretário paulista deve se licenciar do cargo para reassumir o mandato de deputado federal e relatar o projeto de lei que propõe enquadrar facções criminosas como organizações terroristas. “Se você fizer uma pesquisa hoje, o que mais a população quer é a força do Estado para conter as organizações criminosas. Quem mais sofre com elas é o povo das comunidades, onde o Estado paralelo age na ausência do Estado legítimo”, concluiu.

Com informações da CNN Brasil

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Brasil

Ministro de Lula vai à Câmara explicar projeto que dispensa uso obrigatório de autoescola para tirar CNH

Foto: Freepik

O ministro dos Transportes, Renan Filho, participará nesta quinta-feira (30) de uma reunião com líderes partidários na Câmara dos Deputados para detalhar o projeto do governo que desobriga candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de frequentarem autoescolas. O encontro foi convocado pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e está marcado para as 9h.

A proposta mantém a exigência das provas teóricas e práticas aplicadas pelos Detrans, mas flexibiliza a etapa de formação dos motoristas. O texto autoriza que candidatos contratem instrutores autônomos credenciados e realizem as aulas teóricas de forma online. Segundo o Ministério dos Transportes, o custo para tirar a CNH pode cair até 80% com as mudanças — uma redução significativa, especialmente para motoristas de baixa renda e moradores de áreas rurais.

O projeto tem gerado forte reação de entidades do setor de trânsito. A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) classificou a proposta como “um desastre social” e “um grande retrocesso”, alertando que cerca de 15 mil centros de formação podem fechar as portas, o que colocaria em risco aproximadamente 300 mil empregos. Representantes do setor afirmam ainda que a medida pode comprometer a qualidade da formação dos condutores e a segurança no trânsito.

Renan Filho, por outro lado, defende que a medida apenas dá liberdade de escolha ao cidadão, sem extinguir as autoescolas. “Eu defendo a permanência da autoescola, só não defendo a obrigação de fazer uma. Em países como Estados Unidos, Canadá, México e Índia, não há obrigatoriedade de cursos de formação de condutores”, afirmou o ministro. O governo aposta no apelo popular do projeto, mas reconhece que o tema deve enfrentar resistência no Congresso, onde deputados prometem apresentar emendas para limitar a flexibilização.

Com informações do O Globo

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Mundo

Trump reduz tarifas sobre a China ligadas ao fentanil após encontro com Xi Jinping

Foto: Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a redução de 20% para 10% das tarifas impostas à China relacionadas à entrada de fentanil no país. A decisão foi tomada após uma reunião com o líder chinês, Xi Jinping, realizada em Busan, na Coreia do Sul.

“Como vocês sabem, eu impus uma tarifa de 20% sobre a China por causa do fentanil que entra no país, o que é uma tarifa alta. Reduzi em 10%, então agora é 10% em vez de 20%, com efeito imediato”, disse Trump a repórteres a bordo do Air Force One, após deixar a Coreia do Sul. O republicano afirmou ainda acreditar que Xi “vai trabalhar muito para impedir as mortes que estão acontecendo”.

O encontro entre os dois líderes foi o primeiro presencial em seis anos e ocorreu em meio às tensões comerciais e diplomáticas entre as maiores economias do mundo. Eles se reuniram na base aérea do Aeroporto Internacional de Gimhae e trocaram um aperto de mãos antes de deixarem o local juntos.

A reunião tinha como principal objetivo discutir formas de conter o tráfico de fentanil — opioide sintético responsável por uma crise de overdoses nos EUA — e estabelecer uma nova estrutura para o relacionamento econômico entre Washington e Pequim, buscando reduzir o impacto do conflito comercial que marcou os últimos anos.

Com informações da CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Perguntar não faz mal… Por que no encontro com o Lules não foi feito a redução da taxação no Brasil? O galeginho está só na vaselina no 9 dedos. Kkkk

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