Saúde

“É hora de manter o isolamento para conter o avanço da pandemia. O nosso litoral tem 50% da população”, alerta Mineiro, sobre fiscalização

Foto: Ilustrativa/Divulgação

Sobre o apoio estadual às fiscalizações nos municípios localizados no litoral do estado, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro, reafirmou que as atividades desenvolvidas pelo Governo têm o objetivo claro de barrar o avanço da contaminação e de novos casos de Covid-19. “Importantes ações estão articuladas pelo Estado junto aos municípios. O RN tem posição positiva comparado a outros Estados, mas é preciso manter o controle e a vigilância para impedir novos casos da doença. E isso só é possível se avançarmos na prevenção”, registrou.

Ações articuladas funcionaram bem no fim de semana passado e continuarão neste sábado (1º) e domingo (02). “O sistema de vigilância do Ciosp da Secretaria Estadual de Segurança Pública, está à disposição da prefeitura de Natal, funciona 24 horas e cobre, ao vivo e on line, a movimentação de Ponta Negra à Redinha. Hoje teremos nova reunião para organizar a fiscalização. Não é hora ainda de aglomerações. Queremos evitar o efeito sanfona como aconteceu em outros Estados e países. É hora de manter o isolamento para conter o avanço da pandemia. O nosso litoral tem 50% da população, mas tem entre 60 e 70% do número de casos e de mortes por Covid”, afirmou Fernando Mineiro.

Opinião dos leitores

  1. Quem danado é esse mineiro para emitir opinião sobre isolamento social, pior ainda são vocês jornalistas transcreverem notícias desqualificadas de fonte desacreditada!

  2. A única ação que esses ladrões do PT sabem fazer. KD o dinheiro q foi para o bando do nordeste????

  3. Qual é e onde especificamente ocorreu esse efeito sanfona??? Em nenhum ligar no mundo houve segunda onda! Casos vão continuar existindo, pois a doença será endêmica, asim como diversas outras!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Tércio Tinoco poderá se tornar primeiro cadeirante deputado estadual no RN

Foto: Divulgação 

O vereador de Natal Tércio Tinoco (União Brasil) poderá se tornar o primeiro cadeirante eleito deputado estadual na história do Rio Grande do Norte. O parlamentar, que tem uma história de luta em favor das pessoas com deficiência, tem sido bem citado nas últimas pesquisas de intenção de votos.

”Hoje não temos um representante legítimo na Assembleia Legislativa para lutar pelas pessoas com deficiência. Só sabe realmente das dificuldades quem vive. E eu vivo diariamente. Então, a minha luta é para mudar essa realidade e levar inclusão, acessibilidade e respeito a todo RN”, enfatizou Tércio Tinoco.

Em Convenção Estadual do União Brasil, realizada no último dia 28 de julho, no Espaço América, Tércio Tinoco teve sua candidatura confirmada para disputar uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do RN. ”Precisamos quebrar barreiras e incluir pessoas. Vamos lutar, ainda mais, pelas pessoas com deficiência e fazer história no Rio Grande do Norte”, ressaltou o candidato.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CREF autua 70 academias no RN por ausência de registro no primeiro semestre

Foto: Ilustrativa/CREF16

O Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN) divulgou os resultados das ações desenvolvidas no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Norte. De acordo com o relatório da instituição, cinco pessoas jurídicas foram interditadas e 70 academias foram autuadas por ausência de registro.

Segundo o relatório, de janeiro a junho deste ano, o conselho realizou um total de 715 ações de fiscalização às academias e escolas em 51 municípios do Rio Grande do Norte. O documento foi apresentado pelo Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN.

Entre as irregularidades constatadas, a mais recorrente foi a presença de pessoas não habilitadas atuando como profissionais da Educação Física nos estabelecimentos, bem como credenciamento de pessoa jurídica com prazo de validade vencido. “Quando falamos em Profissional estamos falando do graduado ou licenciado que é devidamente registrado no CREF16/RN. Na ausência do registro, o exercício da atividade é totalmente ilegal”, informou o presidente da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF16/RN, Franklin Deweskley Soares.

“A função do Conselho é orientar e fiscalizar os profissionais de Educação Física e os estabelecimentos. Contudo, além disso, nós prezamos pelo bem-estar da população. Garantir o funcionamento correto de academias, bem como a atividade regular do profissional, é garantir a saúde das pessoas”, enfatizou Franklin.

De acordo com o artigo 171 do Código Penal, ao se passar por professor de musculação, por exemplo, ou exercer atividade sem registro junto ao CREF16/RN, a pessoa obtém vantagem ilícita. Dessa forma, comete crime com pena de 1 a 5 anos de reclusão e multa. Além disso, o indivíduo também viola o artigo 47 da Lei das Contravenções Penais, com pena de prisão simples, podendo variar de quinze dias a três meses, ou multa.

O CREF16/RN recebe denúncias de irregularidades através da ouvidoria do Conselho, no site oficial www.cref16.org.br.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Semana de Humanidades do Colégio Porto vai promover projetos, cultura Maker e discussão de fatos históricos

 

Foto: Divulgação ( Professora Kennia ísis, coordenadora de Ciências Humanas do Colégio Porto)

O ano de 2022 celebra a marca histórica de dois fatos que mudaram os destinos do país: o bicentenário da Independência do Brasil, em 1822; e o centenário da Semana de Arte Moderna, de 1922. Por isso, esses foram os temas escolhidos para a Humanitas – Semana de Humanidades do Colégio Porto. A exposição final acontece no dia 11 de agosto.

Pensando em promover uma atividade científica de caráter interativo e interdisciplinar, estes dois temas sustentarão cinco eixos temáticos: a construção do feminino; a busca pela imparcialidade na construção da realidade social ontem e hoje; independência ou morte; o melhor do Brasil é o brasileiro; e o trem do Progresso. Os eixos vão promover o diálogo e provocar a realização de projetos entre os estudantes de todas as séries, do Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio.

Além de promover a interação de toda a escola, projetos como a Humanitas têm um papel de destaque na construção da educação do século XXI. Neste evento, os alunos se tornam de fato protagonistas dos seus processos de ensino e aprendizagem, os professores orientadores norteiam as ações e os estudantes as desenvolvem de fato.

“O Colégio Porto tem como uma das suas propostas pedagógicas a formação integral e integrada dos estudantes, por isso a Semana de Humanidades foi pensada considerando o caráter interdisciplinar e colaborativo que se estabelece no intercâmbio dos objetos do conhecimento que norteiam as Ciências Humanas e as Linguagens. A proposta é demonstrar, através de projetos, que essas áreas do conhecimento produzem saberes científicos necessários à vida em sociedade”, explicou a professora Kennia ísis, coordenadora de Ciências Humanas da escola.

“Esta postura estimula a ‘cultura maker’, isto é, os pilares da educação – aprender a conhecer e aprender a fazer – são amplamente contemplados. Os alunos colocam a mão na massa de verdade. E ainda vale salientar que no dia da exposição do evento teremos um show de talentos e uma feira de garagem que oportunizam os momentos de socialização e que fortalecem a construção socioemocional dos envolvidos, contemplando assim os demais pilares da educação: aprender a ser e aprender a conviver”, finalizou a professora.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Rafael Motta critica gestão de Carlos Eduardo como prefeito: “Natal não aguenta uma chuva”

O candidato do PSB ao Senado, Rafael Motta, criticou o adversário Carlos Eduardo Alves (PDT) por sua gestão à frente da Prefeitura do Natal. Em entrevista à TV TCM de Mossoró, Rafael afirmou que, apesar de Carlos Eduardo ter sido prefeito da cidade por quatro mandatos, “Natal não aguenta uma chuva”, por causa da deficiência estrutural da cidade.

Rafael criticou, ainda, o fato de a revisão do Plano Diretor de Natal não ter sido realizada pela gestão de Carlos Eduardo. A atualização foi realizada no ano passado, na gestão do prefeito Álvaro Dias (PSDB). E condenou, também, a não realização da licitação do transporte público.

“(Carlos Eduardo) Foi um gestor em Natal, mas não foi gestor das grandes obras. Tanto que Natal não aguenta uma chuva, que você vai ver toda a capital imobilizada por causa da questão estrutural. A própria licitação dos ônibus, que ficou congelada durante sua gestão… O Plano Diretor da cidade… A gente tem uma Zona Norte. Se subir a ponte Newton Navarro e ver a Zona Norte, só vê telhado. Se olhar para a Zona Sul, você vai ver prédios crescentes, uma certa pujança, diferente do que é a Zona Norte. Ele não tem mais aquele apelo como bom gestor”, afirmou Rafael.

98 FM

Opinião dos leitores

  1. Esse boy nunca trabalhou na vida , PAPAI comprou um MANDATO para o filho, vá arrumar um emprego rapaz , seja digno, POLÍTICA NÃO É PROFISSÃO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura do Assú planeja ações de educação e cultura para o segundo semestre de 2022

Foto: Divulgação 

Durante a manhã desta segunda-feira (08), os chefes do executivo municipal assuense, prefeito Gustavo Soares e vice-prefeita Fabielle Bezerra, acompanhados da primeira-dama Mariana Costa, estiveram reunidos com Cláudia Cezário, secretária municipal de educação e cultura. A reunião teve o intuito de tratar de ações da pasta a serem realizadas neste segundo semestre de 2022.

Em diálogo, a responsável pela pasta apresentou algumas ações de grande relevância para a cultura e educação assuense, entre os assuntos tratados na reunião se destacam a programação do aniversário da cidade, colação de grau unificada dos doutores do ABC da rede municipal, desfile cívico e exposições de arte no Cine Teatro Dr. Pedro Amorim. A Prefeitura do Assú segue dialogando e planejando todas as ações com afinco para que tudo seja concretizado e leve o melhor a todos os cidadãos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Projeto de Lei que está em curso na Câmara de Mossoró visa ensinar educação financeira aos alunos da rede municipal

Foto: Reprodução

Está em curso na Câmara Municipal de Mossoró o Projeto de Lei Ordinária do Legislativo de número 92/2022. O PL tem como objetivo incluir no currículo escolar do ensino fundamental das escolas municipais de Mossoró, o estudo de orientações básicas sobre educação financeira. O projeto é de autoria do Vereador e Presidente da casa, Lawrence Amorim.

O Projeto vai ser votado em sessão nos próximos dias, e se aprovado e sancionado, ele irá orientar nas escolas os alunos sobre educação financeira e uma melhor forma de educá-los a lidar com situações que envolvem dinheiro. A maior importância do PL é a grande dificuldade que os brasileiros têm de administrar a vida financeira, pagar dívidas e se organizar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Turismo

VIAGEM DOS SONHOS: Arituba Turismo lança pacote para Turquia e Dubai, com tarifa especial de grupo, guia e vários diferenciais inclusos no “tour”

 

Fotos: Divulgação

Uma viagem dos sonhos. É assim que pode ser traduzido o pacote turístico especial que a Arituba Turismo está comercializando com destino a Dubai e Turquia, com saída de Natal no dia 17 de janeiro de 2023. O tour é repleto de diferenciais, a começar por proporcionar um guia da própria agência que acompanhará os viajantes desde Natal, durante todo o roteiro.

O primeiro pais a ser visitado é a Turquia e depois Dubai. Além de guia, o pacote inclui passagens aéreas, hotéis de categoria superior, passeios, traslados e até mesmo três almoços e sete jantares.

São 14 dias de glamour, diversão e encantamento. Não é à toa que o pacote exclusivo da Arituba é denominado *“Encantos de Turquia e Dubai”*.

Com relação ao preço dessa deslumbrante viagem, as informações podem ser obtidas através do fone (84) 99415-3353.

No entanto, a boa notícia é que, apesar de todos os “inclusos” da viagem, e de seus diferenciais, a expectativa é que o pacote, com tudo a que tem direito, gire em torno de R$ 15 mil por pessoa, valor que pode ser parcelado em até 10 vezes.

É isso mesmo: apenas cerca de R$15 mil por pessoa, por tratar-se de uma tarifa especial para grupos. Por isso, as reservas já estão sendo feitas e o número de vagas é limitado.

Em outras palavras, quem deixar para resolver de última hora, corre o risco de perde a oportunidade de conhecer os “Encantos de Turquia e Dubai” em condições excepcionais.

O roteiro é extenso e bem completo, tanto em Dubai como na Turquia.

Na Turquia, por exemplo, o viajante, entre outros atrativos, vai conhecer a vibrante Istambul, com seus belos monumentos e a Capadócia, uma fantástica área de formação vulcânica com sua desigual paisagem composta por pináculos e cavernas de calcário que parecem de outro mundo.

Também faz parte do roteiro Kusadasi, importante balneário no mar Egeu e visita ao grandioso Complexo de Éfeso e a Casa da Virgem Maria. Já a charmosa Cesme desfruta de sua atmosfera otomana com belas praias. A histórica Izmir e a diversificada Istambul com seus belos e expressivos monumentos torna a viagem perfeita para viajantes com interesse em cultura, história, boa gastronomia e diversão.

Em Dubai, os viajantes vão ficar deslumbrados com a modernidade do mundo ocidental, misturada com o charme e a hospitalidade da Arábia.

Para o empresário Abdon Gosson, diretor da Arituba Turismo, as belezas são de encher os olhos até mesmo dos viajantes mais exigentes.

“Nos encantaremos com a charmosa capital dos Emirados, Abu Dhabi. Conheceremos o incrível Burj Khalifa – considerado o edifício mais alto do mundo, o Burj Al Arab – hotel em formato de vela que se tornou o símbolo de Dubai e a Palm Jumeirah – imensa ilha artificial em forma de palmeira. Visitaremos os edifícios de arquitetura futurista, museus e mesquitas que refletem a cultura árabe”, revela.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Sine-RN oferece mais de 300 vagas de emprego para Natal e outras cinco cidades

Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (8) o Sistema Nacional de Empregos do Rio Grande do Norte (Sine-RN), divulgou uma lista com vagas de emprego para a capital potiguar e outras cinco cidades do estado. São 316 vagas que serão distribuídas entre Natal, Currais Novos, João Câmara, Mossoró, Parnamirim e São José de Mipibu.

O candidato precisa se inscrever via internet no Portal Emprega Brasil: Clique aqui  , para concorrer às vagas disponíveis. Acessando a loja de aplicativos do celular, o candidato pode baixar o Sine Fácil ou a Carteira de Trabalho Digital e também realizar o seu cadastro.

As pessoas que tiverem interesse podem entrar em contato com o próprio Sine para buscar mais informações e tirar dúvidas. Os Números são: (84) 3190-0783 e 3190-0788. A instituição funciona de segunda à sexta, das 7:30h às 13:30.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Dia RN

[VÍDEO] MEIO–DIA RN: Confira o programa desta segunda-feira

Confira o programa desta segunda-feira (8). O MeioDia RN, com este blogueiro, debateu os principais assuntos no Estado, pelo país e no mundo.  Clique abaixo e assista via YouTube.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Hospital, boteco e feira de artesanato são denunciados por poluição sonora em Natal

Foto: Divulgação/Semurb

As equipes de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) atenderam denúncias de poluição sonora e de poluição atmosférica neste fim de semana, dias 5, 6 e 7 de agosto nas zonas, Sul, Norte e Leste de Natal. As vistorias aconteceram nos bairros de Pajuçara, Ponta Negra e Lagoa Seca. Duas padarias na zona Norte foram fiscalizadas por denúncias  de emissão de fumaça e um hospital por geração de ruído excessivo de seus geradores.

“No  sábado (6), momento da vistoria, não foi constatada emissão de fumaça. Moradores vizinhos informaram que o horário de maior incômodo é pela manhã cedo, entre 5h e 6h. E que já viram sendo descarregadas madeiras com verniz, tinta, pregos e que em alguns dias é insuportável a fumaça. O responsável contou que uma vez o funcionário colocou cascas de cocos no forno e gerou muita fumaça, mas foi advertido a não repetir a ação”, disse o supervisor de fiscalização de poluição atmosférica e sonora, Felipe Oliveira.

Foi lavrada Notificação para Providência com as orientações de não utilizar materiais que possam causar forte emissão de fumaça, manter a chaminé limpa e emitir alvará de funcionamento.  Também no sábado, um hospital em Lagoa Seca foi fiscalizado em atendimento a denúncia de poluição sonora proveniente de geradores. “Foi constatado que o hospital possui dois grupos de geradores, sendo um com acesso à Av. Jaguarari e outro com acesso à Rua Presidente Quaresma porém, não havia desconformidades no momento da vistoria”, disse o supervisor.

Além disso, uma feirinha de artesanato e um restaurante, ambos em Ponta Negra, foram vistoriados em atendimento a denúncia de poluição sonora, mas nenhum deles estava promovendo música ao vivo.  “Contudo, foi realizado procedimento de notificação para apresentação do Alvará de Funcionamento”.

Já na sexta (5), outra padaria também no Pajuçara foi vistoriada e a equipe de fiscalização percebeu uma pequena emissão de fumaça, rapidamente dispersada pelos ventos. O responsável atendeu a equipe e mostrou que está utilizando lenha, acondicionada próximo ao forno. Os fiscais frisaram a necessidade de renovar o Alvará de Licença para Funcionamento Provisório e de utilizar apenas combustível adequado no forno.

E o responsável por um boteco localizado no bairro foi intimado a comparecer ao prédio da Semurb para tratar da atividade do estabelecimento e da emissão de sons acima do permitido pela legislação. “No momento da vistoria, estava havendo uma festa de aniversário com promoção de música ao vivo e o boteco estava apenas com um alvará de funcionamento provisório, com data de vencimento bem próxima. Além da intimação, o responsável foi orientado a providenciar o alvará no prazo de trinta dias”, finaliza Oliveira.

Opinião dos leitores

  1. Isso não da em nada . hoje mesmo já começa tudo de novo, tiro por exemplo a avenida itapetinga onde tem musica ao vivo todos os dias ate´depois da meia noite a Prefeitura e a policia ja cansaram de ir no local, mais no outro dia começa novamente uma verdadeira enxugada de gelo, cadeiras nos locais onde os pedestres passavam tudo irregular, creio que do jeito que estar em pouco tempo não vai passar nem carro mais, não $ei o que acontece

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *